1.29.2020

Abuso sexual no ginecologista: aprenda a reconhecer procedimentos que jamais deveriam ocorrer em consultas

Tema veio à tona depois que médico do Ceará foi denunciado. Ele fazia 'exames' com a paciente de costas, por exemplo, o que especialistas dizem que não existe

Determinadas posições e procedimentos, como colocar a boca no mamilo da paciente para ver se tem secreção, não são nem um pouco adequados para uma consulta ginecológica Foto: Arte de Nina Millen
Determinadas posições e procedimentos, como colocar a boca no mamilo da paciente para ver se tem secreção, não são nem um pouco adequados para uma consulta ginecológica Foto: Arte de Nina Millen

RIO - Mais um caso escandaloso de violência contra a mulher veio à tona nos últimos dias. O médico José Hilson Paiva, que atuava como ginecologista no Ceará, foi denunciado por seis mulheres ao Ministério Público por abuso sexual, conforme revelou o "Fantástico", da TV Globo. O médico não apenas abusava das pacientes, como também filmava esses atos sem autorização das pacientes — mais de 63 vídeos já foram apresentados às autoridades. As denúncias vêm desde a década de 80.
Nas imagens, é possível ver Paiva colocando a boca nos seios das mulheres, sob o pretexto de de conferir se havia secreção. Outras vezes, ele as posicionava de costas durante a realização de "exames", por exemplo. No último dia 19, ele foi preso pela Polícia Civil em Fortaleza e perdeu o registro médico (CRM).
José Hilson Paiva, médico cearense, filmava o atendimento suas pacientes sem autorização delas e fazia procedimentos inadequados e abusivos Foto: Reprodução de vídeo
José Hilson Paiva, médico cearense, filmava o atendimento suas pacientes sem autorização delas e fazia procedimentos inadequados e abusivos Foto: Reprodução de vídeo
Nos relatos das vítimas, boa parte delas diz que não sabia que estava sendo violentada. Algumas jamais tinham ido a um ginecologista, desconhecendo os procedimentos que deveriam ser realizados.
Por isso, a equipe de CELINA conversou com a ginecologista Isabela Correia para saber o que pode e o que não pode durante uma consulta ginecológica.
A médica ressalta que, em qualquer momento da consulta, é direito da mulher pedir o acompanhamento de uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, um parente ou amigo. A decisão pelo acompanhamento e por quem a acompanhará é exclusiva da paciente.
Veja abaixo, separadas por tópicos, quais técnicas são de fato médicas e quais não são.

Análise das mamas

Segundo Isabela, o exame nas mamas pode ser feito com ou sem luva. No entanto, o médico jamais deve usar a palma da mão no exame, nem apertar a mama. Isso porque as pontas dos dedos — única parte das mãos que deve ser usada nessas situações —  tem maior sensibilidade.

— O toque com a palma da mão é algo mais sexual, não existe. Você usa a ponta dos dedos para sentir nódulos e outros aspectos — explica Isabela.

Além disso, para nenhum exame é necessário o uso da boca. Logo, procedimentos como o de José Hilton Paiva jamais deveriam ocorrer.
— Primeiro, é uma questão de risco de contaminação. O médico não sabe que secreção é aquela. Depois, porque nenhum diagnóstico é feito pelo paladar — ressalta a médica. — Alguns diagnósticos são dados pelo olfato, apenas. Mas isso não significa que o médico vai aproximar o rosto do seu corpo. Em caso de corrimento, por exemplo, ele vai colher o material e, aí sim, vai cheirar, se achar necessário.

Nudez e posições 

De acordo com Isabela, nenhum exame ginecológico exige a completa exposição do corpo da mulher.
— Você não examina a genitália e a mama ao mesmo tempo, por exemplo. A paciente pode sempre permanecer com uma peça de roupa. Até durante o exame de mama eu posso expor só a mama que eu estou examinando. A não ser que seja um exame visual, que ocorre também. Nessa situação, o médico não precisa ficar muito tempo analisando a paciente.

Além disso, destaca a especialista, a mulher não precisa ficar de costas ou de quatro em nenhum momento da consulta. Até exame na região anal, quando necessário, pode ser feito na posição ginecológica — que é deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados e afastados.

Toques e penetrações 

O exame com toque é normal em consultas ginecológicas. No entanto, há algumas questões técnicas que diferenciam o toque médico na genitália de um abuso sexual.
— O exame de toque é feito com o dedo indicador e o médio, sendo necessário em algumas situações o toque bidigital (com o indicador e o do meio). Durante o exame de toque, nunca é realizado estímulo clitoriano. O médico não tem contato com essa região — ressalta Isabela Correia.
A penetração com os dedos também pode ser feita em alguns casos. A colocação de um ou no máximo dois dedos é feita para avaliação de útero, ovários e pelve. Mas nunca com mais do que dois dedos (indicador e dedo médio). E não é um exame absolutamente necessário.
— Na paciente virgem, por exemplo, você não precisa introduzir nada, nem um cotonete.

Quando se usa o espéculo — instrumento usado para dilatar cavidades como vagina e ânus —, o dedo não deve ser introduzido no corpo da mulher. Às vezes, o uso de outras ferramentas é necessário, como uma escova para coletar o material para exame preventivo.

Além disso, segundo Isabela, o exame de toque retal raramente é feito.
— Eu nunca fiz esse exame em um consultório. Normalmente, não é feito nessa ocasião. Só fiz exame retal uma vez, de emergência, em um ambulatório.

No consultório 

No momento da consulta em que médico e paciente estão sentados à mesa conversando sobre queixas ou dúvidas ginecológicas que ela possa ter e possíveis diagnósticos, o médico não precisa ter contato físico com a paciente. Se for pedido para ela retirar a roupa ou mostrar uma parte do corpo em qualquer momento fora da situação de exame, a paciente pode questionar.
— A consulta é dela — destaca a ginecologista Isabela Correia. — Em nenhum momento ela precisa continuar na consulta se estiver se sentindo desconfortável. Nunca duvide do seu instinto de desconforto.
Além disso, é claro, em momento nenhum o médico precisa mostrar a genitália dele. Isso configura assédio sexual.
A paciente também não deve fechar os olhos durante a consulta, mesmo que isso tenha sido pedido pelo médico. Não há justificativa médica para pedidos como este.

Filmagem 

Consultas nunca devem ser filmadas sem a autorização da paciente. Caso haja necessidade de realizar algum registro de imagem, a paciente deve autorizar, e a sua identidade deve ser totalmente preservada.
— Filmar ou fotografar dentro da consulta somente com a autorização da paciente. Jamais a sua identidade pode ser exposta. Aquela paciente não deve ser reconhecida de jeito algum — destaca Isabela.
*Estagiária sob supervisão de Clarissa Pains

1.28.2020

Bolsonaro analisa situação do Enem e cita possível “sabotagem”. Incompetência do ministro da Educação poderá derrubá-lo


Bolsonaro analisa situação do Enem e cita possível “sabotagem”

A divulgação dos resultados do SiSu está suspensa. Matrículas estavam previstas para iniciarem já nesta quarta-feira 28

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira 28 sobre a situação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve a divulgação de resultados do Sistema de Seleção Unificada, o SiSu, bloqueadas após decisão judicial. Bolsonaro afirmou que tem falado com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e que não vai se “precipitar” em relação ao ocorrido, mas lançou alternativas que incluem, segundo ele, a possibilidade de uma sabotagem.
“Está complicado, eu tenho conversado com ele [Abraham Weintraub] para ver o que está acontecendo. Se realmente foi uma falha nossa, se tem uma falha humana, sabotagem, seja lá o que for, temos que chegar no final de linha e apurar isso aí. Eu não quero me precipitar e dizer o que deve ter acontecido com o Enem”, disse o presidente ao chegar ao Palácio da Alvorada. Bolsonaro estava na Índia até a segunda-feira 27 para discutir acordos comerciais com o país.
A situação do Enem se complicou a partir da divulgação de notas erradas no sistema de verificação do MEC, falha admitida pelo Ministério no dia 19 de janeiro. Desde então, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já informou sobre a revisão de provas corrigidas com o gabarito errado e negou quaisquer outras falhas no sistema.

No entanto, a Defensoria Pública da União entrou com uma ação para suspender a divulgação dos resultados do SiSu por causa dos 5.974 candidatos que receberam notas erradas, e exigiu que o Ministério explicasse como realizou a correção.
A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão no sábado 25. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por sua vez, negou o pedido feito pelo governo e manteve a liminar que suspende o resultado do SiSu.
Segundo o calendário oficial, as matrículas da chamada regular estão previstas para o período entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos em lista de espera está marcada para 7 de fevereiro e deve se estender até 30 de abril.
Até a sexta-feira 24, o MEC divulgava a marca de 1,5 milhão de inscritos no sistema. Neste semestre, são ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior.

Muito obrigado por ter chegado até aqui...


... Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho de CartaCapital.

O jornalismo vigia a fronteira entre a civilização e a barbárie. Fiscaliza o poder em todas as suas dimensões. Está a serviço da democracia e da diversidade de opinião, contra a escuridão do autoritarismo do pensamento único, da ignorância e da brutalidade. Há 25 anos CartaCapital exercita o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta ao compromisso de fiscalizar o poder onde quer que ele se manifeste.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores. Seja Sócio CartaCapital, assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica. A democracia agradece