9.27.2014

Flusão (3x1) arrasador vence o São Paulo no Morumbi e dorme no G-4 do Brasileirão

Gols do time carioca foram marcados por Fred, Wagner e Conca. Alexandre Pato descontou para o Tricolor Paulista

O Dia
São Paulo - Um jogo de dois tempos distintos no Morumbi. Depois de uma primeira etapa sonolenta, as equipes acordaram nos 45 minutos finais e premiaram os torcedores que compareceram ao duelo no embalo de sábado à noite. No final, o Fluminense saiu de campo comemorando. Venceu a partida por 3 a 1, com gols de Fred, Wagner e Conca. Pato descontou para os mandantes.
O resultado positivo deixou os cariocas provisoriamente no G-4 do Brasileirão. Os paulistas, por sua vez, perderam a oportunidade de encostar no líder do Cruzeiro. A equipe continua na terceira colocação, com 43 pontos, e viu a vantagem da Raposa aumentar para 10.  
Na próxima rodada, o clube das Laranjeiras enfrenta o Bahia, no Mané Garrincha, em Brasília, no sábado, às 16h20. O São Paulo viaja até Porto Alegre para pegar o Grêmio, no mesmo dia e horário. 
FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória do Fluminense 
Fred abriu o placar para o Fluminense
Foto:  Ale Cabral
O JOGO
O São Paulo buscava mais o ataque e o Fluminense esperava para sair rápido no contragolpe. No entanto, as duas equipes não conseguiam criar chances claras de gol. Até os 30 minutos do primeiro tempo, os dois goleiros eram meros espectadores da partida. Os times até rodeavam à grande área, mas pecavam na construção das jogadas. O Tricolor Paulista teve a oportunidade de abrir o placar duas vezes no fim do primeiro tempo com Alexandre pato. Diego Cavalieri foi bem e evitou o gol nos dois lances.
Ao contrário dos primeiros 45 minutos, a segunda etapa teve início fulminante. O São Paulo começou em cima. Kaka foi lançado, saiu na cara do gol, tentou tocar de calcanhar para quem vinha de trás, mas a zaga do Flu foi mais esperta e afastou o perigo. Como quem não faz, leva. No lance seguinte, o Tricolor Carioca abriu o placar. Conca deu passe magistral para Fred escorar e estufar a rede: 1 a 0.
O Fluminense, contudo não teve muito tempo para comemorar. Pouco depois, Alexandre Pato aproveitou cruzamento de Alan Kardec em impedimento e na frente de Cavalieri não desperdiçou: 1 a 1. O clube das Laranjeiras respondeu rapidamente. Cícero assustou Ceni em um arremate rente à trave. Wagner, porém, teve melhor sorte e fez um golaço. Cortou a marcação e, com tranquilidade, deslocou o goleiro são-paulino: 2 a 1.
O gol desnorteou o São Paulo, que passou a não se achar em campo. O Flu se fechava e conseguia segurar o resultado. No final, Conca bateu falta magistral e decretou a vitória Tricolor por 3 a 1 e colocou o time de forma provisória no G-4. 
SÃO PAULO 1 X 3 FLUMINENSE:
Estádio: Morumbi
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Gols: Fred (2ºT 7'), Alexandre Pato (2ºT 11'), Wagner (2ºT 27'), Conca (2ºT 45')
Cartões amarelos: Elivelton (Fluminense), Denilson (São Paulo), Antonio Carlos (São Paulo) 
Cartões vermelhos:
São Paulo: Rogério Ceni, Auro, Antonio Carlos, Edson Silva, Álvaro Pereira (Reinaldo); Denilson, Souza (Osvaldo), Ganso, Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec (Luis Fabiano) 
Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Elivelton, Marlon, Chiquinho (Carlinhos); Rafinha, Jean, Cícero, Wagner, Conca; Fred (Rafael Sobis) 

A educação em Minas

Carta aberta à atriz global Débora Falabella: a verdade sobre a educação de Minas Gerais

“Todas as informações são comprovadas por dados publicados pelo próprio governo estadual e estão à sua disposição. A convidamos para conhecer uma escola estadual mineira para comprovar que o personagem das peças publicitárias não corresponde à realidade em Minas Gerais”

Débora Falabella Educação Minas Gerais
Atriz encabeça campanha publicitária do governo de Minas Gerais
Abaixo, transcrevemos carta do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais endereçada à atriz Débora Falabella em resposta à campanha publicitária mentirosa veiculada pelo Governo de Minas em horário nobre e que tem a atriz como protagonista (vídeo aqui)
Prezada Débora Falabella,
Às vezes vale a pena recusar alguns trabalhos apenas para não decepcionar milhares de fãs.
Às vezes vale a pena procurar mais informações sobre o personagem que você irá representar.
Milhares de professores, alunos e comunidades foram extremamente prejudicados pelo governo de Minas Gerais em 2011 e o que você afirma através das peças publicitárias não corresponde à realidade.
No sentido de informá-la da real situação da educação mineira, apresentamos informações:
– O Governo mineiro investe apenas 60% do total dos recursos que deveria investir em educação. O restante vai para fins previdenciários;
– Desde 2008, há uma diminuição do investimento do governo estadual em educação;
– No que se refere à qualidade da educação, o Estado de Minas Gerais tem resultado abaixo da média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
– Apenas 35% das crianças mineiras até cinco anos frequentam estabelecimentos de ensino em Minas Gerais. Onde está o direito à educação de 65% destas crianças?

A realidade do Ensino médio é igualmente vergonhosa:

– nos últimos 6 anos houve uma redução de matrículas no Ensino Médio de 14,18%;
– O passivo de atendimento acumulado no ensino médio regular entre 2003 e 2011, seria de 9,2 milhões de atendimentos. Isso quer dizer que nem todos os adolescentes tiveram o direito de estudar garantido;
– Minas Gerais, comparativamente à média nacional, tem a pior colocação em qualidade da escola: 96% das escolas não têm sala de leitura, 49% não têm quadra de esportes e 64% não têm laboratório de ciências

Os projetos e programas na área da educação são marcados pela descontinuidade e por beneficiar uma parcela muito pequena de alunos.

Veja:
– O Projeto Escola de Tempo Integral beneficiou 105 mil alunos, num universo de 2,5 milhões de alunos;
– O programa professor da família não atinge as famílias mineiras que necessitam de ajuda e tampouco é feito por professores, mas por pessoas sem a formação em licenciatura;
– O Estado não tem rede própria de ensino profissionalizante, repassando recursos públicos à iniciativa privada.
A respeito dos dados sobre o sistema de avaliação, é importante que saiba que são pouco transparentes, com baixa participação da comunidade escolar e ninguém tem acesso à metodologia adotada para comprovar a sua veracidade.
Quanto à valorização dos profissionais da educação relatada nas peças publicitárias, a baixa participação em inscrições para professor no concurso que a Secretaria de Estado realiza comprova que esta profissão em Minas Gerais não é valorizada.
O Governo de Minas não paga o Piso Salarial Profissional Nacional, mas subsídio. Em 2011, 153 mil trabalhadores em educação manifestaram a vontade de não receber o subsídio. Ainda assim o Governo impôs esta remuneração.
Em 2011 o governo mineiro assinou um termo de compromisso com a categoria se comprometendo a negociar o Piso Salarial na carreira. Mas o governo não cumpriu e aprovou uma lei retirando direitos, congelando a carreira dos profissionais da educação até dezembro de 2015.

Compromisso e seriedade com os mineiros são qualidades que faltam em Minas Gerais.

Todas as informações são comprovadas por dados publicados pelo próprio governo estadual e estão à sua disposição. Por fim, a convidamos para conhecer uma escola estadual mineira para comprovar que o personagem das peças publicitárias não corresponde à realidade em Minas Gerais.

Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso


Criticado por Ney Matogrosso, benefício é pago para 14 milhões de famílias. Veja quais as respostas às perguntas mais frequentes sobre o programa

ney matogrosso bolsa família portugal
Entenda abaixo como funciona o Bolsa Família, benefício recentemente criticado pelo cantor Ney Matogrosso (Pragmatismo Político)
Uma das principais bandeiras dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o programa de transferência de renda Bolsa Família entrou na pauta eleitoral de 2014.
(Curta Pragmatismo Político no Twitter)
O anúncio do reajuste de 10% em cadeia nacional, feito às vésperas do 1º de maio pela presidenta Dilma Rousseff, e as críticas de seu opositor Aécio Neves – de que o aumento é insuficiente e não atende às recomendações das Nações Unidas sobre o combate à pobreza – mostram que o benefício dado pelo governo federal será alvo de debate e disputa durante a campanha eleitoral. Recentemente, o cantor Ney Matogrosso também desqualificou o governo, ao tecer críticas ao programa social.
Conheça mais sobre o Bolsa Família e veja quais as respostas às perguntas mais frequentes sobre ele:

O que é o Bolsa Família?

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza do País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação brasileiros com renda familiar per capita inferior a 70 reais mensais.

Quantas pessoas são atingidas pelo Bolsa Família?

De acordo com o governo, no mês de abril de 2014 o Bolsa Família foi pago a 14.145.274 famílias, atingido cerca de 50 milhões de pessoas.

Qual o valor que cada família recebe e como ele é calculado?

O programa oferece às famílias quatro tipos de benefícios: o Básico, o Variável, o Variável para Jovem e o para Superação da Extrema Pobreza.
O Básico, concedido às famílias em situação de extrema pobreza, é de 70 reais mensais, independentemente da composição familiar. Já o Variável, no valor de 32 reais, é concedido às famílias pobres e extremamente pobres que tenham crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos, gestantes ou nutrizes, e pode chegar ao teto de cinco benefícios por família, ou seja 160 reais. As famílias em situação de extrema pobreza podem acumular o benefício Básico e o Variável, até o máximo de 230 reais por mês.
Leia também: Quem é contra o Bolsa Família ou é mal informado, ou mal internacionado
O benefício Variável para Jovem, de 38 reais, é concedido às famílias pobres e extremamente pobres que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos, matriculados na escola. A família pode acumular até dois benefícios, ou seja, 76 reais.
Já o para Superação da Extrema Pobreza é concedido às famílias em situação de pobreza extrema. Cada família pode ter direito a um benefício. O valor varia em razão do cálculo realizado a partir da renda per capita da família e do benefício já recebido no programa.
As famílias em situação de extrema pobreza podem acumular o benefício Básico, o Variável e o Variável para Jovem, até o máximo de 306 reais por mês, como também podem acumular um benefício para Superação da Extrema Pobreza.

Qual o máximo que uma família já recebeu?

O benefício do Bolsa Família é variável, uma vez que é pago o valor suficiente para que uma família possua uma renda per capita mensal mínima de 70 reais (77 reais, a partir de junho de 2014).
No entanto, um dos valores mais altos pagos a uma família, de 19 membros, foi de 1.332 reais. A quantia repassada pelo Bolsa Família, no ano de 2012, teve valores combinados através do Brasil Carinhoso.

Como o governo sabe quem tem que receber o Bolsa Família?

A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta e gestão de dados que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona as famílias que receberão o benefício.

Quais são as regras para poder receber o benefício?

Podem receber o benefício as famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até 70 reais por mês; aquelas que são consideradas pobres, renda per capita entre 70,01 reais e 140 reais por mês; e as que são pobres ou extremamente pobres e tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos (sendo nesses últimos casos um valor maior do que o fornecido às famílias sem crianças, adolescentes ou gestantes).
Para ser beneficiário, será preciso apresentar um documento de identificação, como o CPF, por exemplo, entrar no Cadastro Único. O cadastramento, no entanto, não significa que o recebimento será imediato. Quem seleciona as famílias que receberão o Bolsa Família é o Ministério do Desenvolvimento Social, com base na renda per capita.
As prefeituras municipais são responsáveis por cadastrar, digitar, transmitir, manter e atualizar a base de dados, acompanhar as condições do benefício e articular e promover as ações complementares destinadas ao desenvolvimento autônomo das famílias pobres do município.

Quais as contrapartidas que a família precisa dar?

Na área de saúde, as famílias devem acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento médico. Quando gestantes ou lactantes devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê.
No que diz respeito a educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar matriculados e ter frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
Na área de assistência social, crianças e adolescentes com até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil devem participar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal.

De que maneira as contrapartidas são checadas?

Cabe ao poder público fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condicionalidades. A partir daí, são implementadas ações de acompanhamento das famílias em descumprimento, consideradas em situação de maior vulnerabilidade social.
A família que encontra dificuldades em cumprir as contrapartidas deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) ou a equipe de assistência social do município.
Caso não tome nenhuma dessas atitudes, corre o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado.

Dos brasileiros que recebem o Bolsa Família, qual a porcentagem de mulheres e de homens?

Entre os titulares responsáveis pelas famílias que recebem, 93% são mulheres. Do total de pessoas que são beneficiadas pelo programa, 56% são mulheres e 44% são homens.

Qual o número de brasileiros que deixaram de precisar do programa e abriram mão do benefício?

Desde o início do programa, em 2003, 1,7 milhão de famílias deixaram o programa por informarem renda per capita mensal superior aos limites estabelecidos.

Há outras iniciativas neste sentido?

O Brasil Sem Miséria lançou a Ação Brasil Carinhoso Para atender as crianças de zero a seis anos – fase crucial do desenvolvimento físico e intelectual. A Ação Brasil Carinhoso foi concebida numa perspectiva de atenção integral que também articula reforço de políticas ligadas à saúde e à educação. Por isso, envolve o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC).
Em um primeiro momento, foi criado um complemento do benefício do Bolsa Família, que garante que todos os beneficiários tenham uma renda mensal de pelo menos 70 reais, saindo da situação da extrema pobreza. Atualmente, entretanto, esse complemento foi estendido para as famílias com crianças e jovens de até 15 anos e a todas as famílias em situação de extrema pobreza.
Segundo o governo, entretanto, hoje não é mais possível considerar que o complemento do Bolsa Família para famílias em extrema pobreza seja parte do Brasil Carinhoso. Ele é nominado como complemento do Brasil Sem Miséria.

Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou um reajuste de 10% no Bolsa Família. Como ele será feito?

De acordo com o Decreto nº 8.232, de 30 de abril de 2014, esse aumento terá efeitos a partir de 1º junho de 2014. Assim, o programa passará a atender famílias que tenham renda mensal por pessoa de até 77 reais (extrema pobreza) e famílias com renda per capita entre 77,01 reais e 154 reais (pobreza), desde que, nesse caso, haja crianças, adolescentes, gestantes ou nutrizes.
Assim, os valores mensais pagos às famílias também terão aumento. Enquanto o benefício Básico passa a ser de 77 reais, o Variável aumentará para 35 reais e o Variável Jovem passa a ser 42 reais. Já o para Superação da Extrema Pobreza terá aumento caso a caso, pois deverá ser concedido para famílias que, mesmo após receber os demais benefícios do Bolsa Família permaneçam com renda por pessoa de até 77 reais.

O que garante o Bolsa Família? Uma lei?

O Bolsa Família foi criado por meio da Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Sua regulamentação se deu por meio do Decreto nº 5.209, de 17/09/2004.

Como o programa poderia vir a se tornar um direito constitucional?

Criado para atender aos direitos sociais expressos no artigo 6º da Constituição (a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados), o Bolsa Família não é um direito constitucional. No entanto, projeto de lei do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, prevê que o programa seja incorporado à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) com objetivo de assegurar o benefício como política pública. Já o presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, prometeu incluir mais famílias no benefício do governo federal.
Há estudiosos do programa que defendem que se o benefício se tornar um direito constitucionalizado deixará de ser uma política pública de governo – ou atrelada a um partido – para se tornar de Estado.
Fontes: CartaCapital, MDS e Caixa Econômica Federal

Bobo da Corte e a Infelicidade





















 
Às vezes as algumas atitudes me deixa " voltar " a acreditar que 
o mau caráter prevalece nas pessoas, simplesmente
 para distrair-se...e brincar...fico indignada com isso.
Brincam absurdamente com os sentimentos das pessoas.
Sem pensarem como esta pessoa ficará, depois que a brincadeira
acabar.
Será que passa pela cabeça de um ser assim, que poderá destruir
emocionalmente a outra.
Imagine, ela estando bem naquele momento, o outro é problema
do outro.
Mas não é bem assim temos responsabilidades pelos nossos
atos, principalmente quando envolve outra vida.
Colheremos o que plantamos, essa é a lei Universal,
Ação e Reação, 
Nesta figura acima esta estendido a homens e mulheres, que
para se dar bem, fazem o papel mais cruel na vida.
Bobo da Corte, por aceitar tudo o que o outro quer.
Para a chamada felicidade, deixam de ser eles mesmos, para
agradar, ou mostrar a sociedade que esta junto com a pessoa
que o faz feliz.
Mas pensando bem e analisando são pessoas frustradas e infelizes

 que no final não são nada.....nem alegres e nem felizes...
Desabam com decepções, culpam-se por elas, mas continuam a dar

 murros em ponta de faca....neste caso....o que fazer?????? 
Assistir.....somente isso...ate quando isso tudo vai durar.
Fato.

Renatta Magrini

FEIOS PORÉM LINDOS





"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal.
Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorado com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cera. Há quem defenda a ideia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lúcias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas.
Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e autoconfiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo.
Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo.
Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

Escritora perde mais de 40kg após ouvir: ‘Esconde a comida porque a gordinha chegou’


A escritora fez um registro do corpo antes de emagrecer Foto: Reprodução/Instagram
Depois de chegar aos 60kg, ela aumentou 5 quilos de massa magra Foto: Arquivo pessoal
Lídia Azevedo
Lidar com o sobrepeso, para a maioria das pessoas, é difícil. Imagine ter que lidar com esse problema, mais os comentários maldosos das pessoas em volta! Essa era a vida de Érwelley Andrade, de 31 anos. A escritora chegou a pesar mais de 105kg aos 26 anos — ela parou de se pesar em um determinado momento —, mas conseguiu mudar o rumo de sua história e chegar aos 60kg com alimentação, exercícios físicos e muita força de vontade.

Ela parou de se pesar depois que chegou aos 105kg
Ela parou de se pesar depois que chegou aos 105kg Foto: Arquivo pessoal
— Eu fui engordando sem perceber. Comia errado, estava desleixada. Teve um período em que fiquei sem trabalho e estava sem estudar, ficava em casa comendo, acomodada. Quando andava na rua, as pessoas me perguntavam com quantos meses eu estava. E eu explicava que não estava grávida. Meu filho mais novo falava para mim que a minha barriga parecia um colchão. Eu sabia que era coisa de criança, mas me sentia mal — lembra a estudante de Letras, que começou a mudar seu corpo no início de 2011: — A gota d’água foi numa festa familiar, quando um parente me viu e disse: “Escondam a comida porque a gordinha chegou”. Todas as pessoas que estavam em volta riram. Levantei chorando e disse, antes de voltar para casa, que nunca mais ninguém me chamaria de gorda, porque iria emagrecer.

Ela faz questão de resgistrar e compartilhar a transformação para servir de inspiração
Ela faz questão de resgistrar e compartilhar a transformação para servir de inspiração Foto: Arquivo pessoal
Logo após este episódio, Érwelley, que é do Maranhão mas mora em Brasília há 15 anos, começou a caminhar perto de casa e a mudar a própria alimentação. Saíram as besteiras e entraram alimentos mais saudáveis. Em três meses, 17 quilos já tinham ido embora:
— Não fui a uma nutricionista porque já tinha tentado várias dietas que não deram certo. Parava e engordava tudo de novo. Cortei praticamente todo o sal da minha alimentação, não como mais carboidrato à noite, troquei o açúcar refinado pelo mascavo, enfim, fiz trocas inteligentes em cima das dietas que já tinha feito e consegui emagrecer. Ao perceber que estava ficando flácida, troquei as caminhadas ao ar livre pela academia. Comecei fazendo mais aeróbico e fui aumentando a carga da musculação aos poucos, conforme adquiria resistência e força e perdia peso. Fiquei quase dois anos malhando de segunda a sábado.

Agora, ela usa roupas para mostrar o corpo definido
Agora, ela usa roupas para mostrar o corpo definido Foto: Arquivo pessoal
Desta época até hoje, a escritora chegou a pesar 60kg. Mas, como o desejo era ficar mais definida, ela aumentou um pouco a massa muscular e atingiu os 65kg.

O filho brincava dizendo que a barriga dela parecia um colchão
O filho brincava dizendo que a barriga dela parecia um colchão Foto: Arquivo pessoal
— No começo, eu sofri muito com a abstinência, mas o controle emocional veio aos poucos. Hoje, se como mais do que meu organismo pede, passo mal. Tenho uma maleta azul onde levo toda a minha comida. Quando sinto vontade de comer chocolate, vou na barrinha de proteína. Eu me sinto mais disposta, com mais ânimo, mesmo trabalhando em dois lugares, estudando e cuidando da casa, dos meus dois filhos e do marido — conta, orgulhosa, a maranhense que viu a circunferência do seu abdome sair de 100cm para 72cm: — Muita gente não acredita que não fiz cirurgia, mas eu mostro o meu corpo, deixo as pessoas me tocarem. E compartilho nas redes sociais tudo o que como, os chás que eu gosto, e as fotos, para servir de incentivo. Os meus filhos estão comendo melhor e não veem a hora de treinar comigo. Meu marido agora sente ciúme de mim. E algumas das pessoas que antes falavam do meu peso, atualmente dizem que mulher musculosa é feio. Não me importo, interpreto isso como um elogio.

Érwelley Andrade se sente mais disposta com o novo corpo
Érwelley Andrade se sente mais disposta com o novo corpo Foto: Arquivo pessoal
Érwelley Andrade é a personagem da semana do Projeto Toda Extra, no Instagram (@TodaExtra). Ela foi escolhida porque usou a hashtag #projetotodaextra em seus posts de antes e depois. As leitoras que têm histórias de emagrecimento, sem cirurgias e remédios, também podem ter suas trajetórias contadas no Extra Online. Para isso, devem fazer como Érwelley e usar a hashtag #projetotodaextra. No Instagram da Toda Extra também tem dicas de moda, beleza, boa forma e comportamento.

Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/corpo/escritora-perde-mais-de-40kg-apos-ouvir-esconde-comida-porque-gordinha-chegou-14064359.html#ixzz3EYLGQOTn

9.26.2014

REVISTA VEJA MENTIU E TSE GARANTE DIREITO DE RESPOSTA AO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)



Foto de Manoel Messias.

Reportagem dizia que PT pagou para evitar novo escândalo na Petrobras.
Para ministros, não há comprovação; revista diz que material é jornalístico.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25) conceder direito de resposta ao PT na revista "Veja" devido a uma reportagem que dizia que o partido pagou para evitar que fosse divulgado um novo escândalo envolvendo a Petrobras.
A reportagem, publicada na edição do dia 17 de setembro, dizia que o ex-sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado, condenado no julgamento do mensalão, chantageou o PT para não fornecer detalhes de uma suposta operação que teria desviado R$ 6 milhões da Petrobras, em 2004.
Conforme a publicação, o dinheiro que teria sido desviado da estatal foi utilizado, na época, para calar um empresário que ameaçava envolver os nomes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e de outros políticos petistas na morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado no dia 18 de janeiro de 2002.
O advogado do PT, Alexandre Severo, argumentou que a reportagem ofendeu o PT e prejudicou a sigla em meio ao processo eleitoral.
Já o advogado da revista "Veja", Alexandre Fidalgo, disse que a publicação trouxe material jornalístico, precedido de apuração. "O que está em discussão é material jornalístico e só material jornalístico. O argumento de que a liberdade de expressão tem suas restrições, e de fato há que se punir quando há excessos [...] não é o que a gente encontra nos textos da matéria jornalística aqui", disse o advogado da revista.
Ao conceder o direito de resposta ao PT, o relator do processo no TSE, ministro Admar Gonzaga, afirmou que a reportagem traz “ofensa infundada” contra a sigla. “A matéria não informa a origem dos dólares que afirmou terem sido usados para silenciar Enivaldo Quadrado. [...] Percebe-se que a representada não trouxe elementos confirmadores das informações trazidas. Trata-se de ofensa infundada”, afirmou, sendo acompanhado por todos os demais ministros da Corte.
Para a ministra Rosa Weber, o texto publicado pela revista “desborda da simples manifestação e contém afirmações peremptórias e ofensivas que ensejam o direito de resposta.” “Que se ouça a manifestação da parte que se julga ofendida”, disse.
Pela decisão do TSE, a revista deverá reservar uma página inteira para a resposta do PT, na edição seguinte à intimação. “O texto será escrito em caixa alta, numa página inteira, localizada logo após a metade do caderno, onde foi publicada a fotografia do leque de dólares. A editora deverá juntar aos autos comprovação do cumprimento dessa decisão”, decidiu o ministro Admar Gonzaga.

A ativista Sininho não é fraca não....

Sininho faz ensaio para revista e fala sobre convite para posar nua: ‘Não ia vender tanto’


Sininho posa para foto Foto: Camilla Maia/TOP Magazine/Divulgação
Sininho, ativista que ganhou projeção nas manifestações de junho de 2013, falou pela primeira vez sobre o convite que recebeu para posar nua na “Playboy”, no ano passado. A manifestante contou à “TOP Magazine” que ficou tão horrorizada que não chegou nem a discutir sobre essa possibilidade.
“Teve essa história do convite mesmo. Achei uma coisa tão maluca que até hoje não sei se foi só um trote. Sei que um dia meu telefone tocou e o cara começou a falar que era da revista, que tinha o convite e coisa e tal. Sei que falei um palavrão bem cabeludo e bati o telefone. Nunca mais me ligaram. Mas sou muito magrinha, não ia vender tanto assim”, afirmou.


Sininho posa para a revista “TOP Magazine”
Sininho posa para a revista “TOP Magazine” Foto: Camilla Maia/TOP Magazine


Sininho
Sininho Foto: Camilla Maia/TOP Magazine


Sininho posa na Lapa
Sininho posa na Lapa Foto: Camilla Maia/TOP Magazine/Divulgação


Sininho
Sininho Foto: Camilla Maia/TOP Magazine/Divulgação
Sininho posou sem maquiagem nas ruas da Lapa, região central do Rio de Janeiro. Ela também falou sobre sua relação com os “black blocs”. “Não vou criminalizar jamais a luta desses jovens. Houve erros? Sim, porque faz parte do crescimento, do amadurecimento. Sabia que os black blocs pararam de falar comigo? Eles não aceitam liderança. Então como assim, de repente, aparece uma pessoa que é tida como liderança nacional, internacional? Eles estão certos de não querer falar comigo, de não me deixar mais chegar nem perto deles”, disse.

Parlamento britânico aprova bombardeios contra o EI no Iraque

Forças reais irão se juntar à coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Premiê retirou Parlamento de recesso após pedido do governo iraquiano.

Da France Presse
 
O Parlamento britânico aprovou nesta sexta-feira (26) a realização de bombardeios contra os militantes do Estado Islâmico no Iraque. A aprovação ocorreu com 524 votos a favor e 43 contra, permitindo que a Força Aérea real se junte às forças militares lideradas pelos Estados Unidos de forma imediata.
Seis bombardeiros Tornado GR-4 baseados em Chipre já foram colocados em alerta para realizar os primeiros ataques. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, retirou o Parlamento de seu recesso para a votação após um pedido de ajuda oficial do governo iraquiano.
A moção autoriza ataques aéreos, mas estabelece que não haverá soldados britânicos em terra.
Os Estados Unidos lideram uma coalizão internacional que tenta enfraquecer a organização extremista com bombardeios aéreos.
O Iraque solicitou a vários governos estrangeiros a ajuda, ao contrário da Síria, o que provoca as dúvidas britânicas a respeito de ampliar a campanha ao país vizinho.
Luta por anos
Mais cedo nesta sexta, Cameron afirmou que a campanha militar contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria pode demorar anos.

"Esta será uma missão que vai durar não apenas meses, mas anos, mas eu acredito que temos que estar preparados para este compromisso", disse Cameron no Parlamento, que votará uma autorização para a participação do país nos bombardeios americanos contra o EI, apenas no Iraque no momento.
"Esta não é uma ameaça no outro extremo do mundo", disse Cameron.
"Se não for enfrentada, acabaremos enfrentando um califado às margens do Mediterrâneo, na fronteira com um membro da Otan, Turquia, e com uma determinação declarada e provada de atacar nosso país e nossa população".
"Isto não é uma fantasia, está acontecendo diante de nós e temos que enfrentar", completou.
"Se permitirmos ao Estado Islâmico crescer e propagar-se, a ameaça será maior".
"O Estado Islâmico tem que ser destruído", afirmou Cameron, que no momento busca permissão apenas para bombardeios no Iraque e sem o envio de tropas de combate terrestres, uma fórmula que permitiria o envio de assessores ou forças especiais pontualmente.

Mayra Cardi coloca o maridão em forma e confessa: "Ele é mais assediado do que eu"

Ex-BBB, jornalista e empresária, que mora com Egil Greto em Miami, explica como ajudou o amado a ter uma vida mais saudável após perder mais de 15 quilos. "Relacionamento para dar certo tem que ter amizade acima de tudo, além de companheirismo, inteligência e bom humor"


Egil Greto e Mayra Cardi (Foto: Luan Califa/Divulgação)
Mayra Cardi, que já posou para um ensaio exclusivo a QUEM mostrando suas belas curvas, também decidiu colocar o empresário Egil Greto na linha com relação à boa forma. A apresentadora, jornalista e ex-sister do BBB9, que atualmente mora com a família em Miami, diante da visão paradisíaca da praia Key Biscaine, contou como fez para ajudar o maridão, que perdeu mais de 15 quilos na balança.
O início
"Ele tinha quase 100 quilos quando nos conhecemos! Na verdade, eu nunca procurei beleza ou corpo perfeito na outra pessoa em primeiro lugar. Muito pelo contrário: o relacionamento para dar certo tem que ter amizade acima de tudo, além de companheirismo, inteligência e bom humor. Porém, eu vivo um estilo de vida saudável e a primeira coisa que mudei nele foram os hábitos alimentares. Fiz, em primeiro lugar, pela saúde."
O passado o condena?
"Ele fazia levantamento de garfo! [risos]. Ele era totalmente desencanado com beleza e ganhava a mulherada porque era o gordinho gentil e bem humorado, sempre muito bem educado e sempre fazendo as mulheres dar risada! Porém, ele sempre teve dificuldade para emagrecer e a maior dificuldade não é só emagrecer; é conseguir se manter magro, porque o corpo tem uma memória, seja ela muscular ou para gordura", explicou Mayra. Porém, Greto lembra nem sempre esteve acima do peso. "Não. Comecei a engordar por volta dos 19 anos, quando fui morar em São Paulo e cai pesado na balada, com excesso de bebida e lanches, ganhei peso em ritmo acelerado."
Siga a QUEM no Instagram (Foto: .)

Mayra Cardi e Egil Greto  (Foto: Luan Califa/Divulgação)
Entrando na linha
"A maior dificuldade do Greto foi passar a comer mais vezes no dia. Quanto mais vezes se come, mais se acelera o metabolismo, gerando uma queima maior de calorias. Comia alimentos saudáveis de 3 em 3 horas, mas ele achava que ia engordar no lugar de emagrecer e reclamava muito", relembra ela, que influenciou o então namorado logo cedo. "Logo no primeiro mês de namoro o Greto já entrou na reeducação alimentar, porque morávamos em cidades diferentes e nunca tinha nada saudável para comer, repaginei todas suas compras de supermercado", confessa Mayra.
E lá vaaamos nós!
Com um corpo escultural, que já chamava a atenção na 9ª edição do Big Brother Brasil, ela se dedicou ao projeto de entrar em formas a dois. "Os primeiros quilos são sempre os mais rápidos. A primeira gordura é a mais fácil de se perder. Quanto menos gordura, mais dificuldade de perder. Nos três primeiros meses foi quando ele mais perdeu peso (referente à balança), aproximadamente por volta de 15 quilos. Após mais três meses, ele já havia perdido mais massa gorda, porém iniciou os treinos pesados, com o Rogerio Sthanker, nosso personal trainner em São Paulo, que é focado em treino funcional", afirmando que o casal esqueceu da balança. "Quando se inicia a academia, o correto é esquecer que a balança existe e o seu termômetro passa a ser o espelho, pois você começa a ganhar massa magra (músculos) e continua a perder gordura. O espaço que um quilo de massa magra ocupa pode ser menos da metade que um kilo de gordura ocupa ou seja, se você ficar encanado na balança, vai começar a achar que esta engordando e não emagrecendo. Por conta disso, a partir dai sempre falava para o Greto esquecer a balança e paramos de pesar ele."
Casal malhando juntos em 2013 (Foto: Reprodução/Instagram)
Saudáveis à mesa
Defendendo que uma das piores formas de emagrecer é ficar sem comer, Mayra e Greto desfrutam um cardápio bem diversificado. "Procuro ter um cardápio sempre muito variado para não enjoar. Um dos motivos que as pessoas não suportam fazer dieta é a repetição dos alimentos. As refeições principais sempre são as mesmas, mas temos gostos diferentes e o Greto é muito enjoado para comer, procuro inventar sanduíches saudáveis, tortas, bolos de proteína. Mas a regra básica eu diria que é nunca comer fritura, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas e massa branca. Sempre comer grãos, frutas, carne branca, bastante proteína e beber muito líquido", conta Mayra, que diz não ser linha dura. "Hoje ele realmente é muito mais chato com ele mesmo do que eu. Acontece que, por fazer dieta há muitos anos, acabo sabendo mais o que faz bem ou o que faz mal."
Mão à obra
Greto detalhou os exercícios que faz para complementar a dieta. "No começo, fizemos [ele e o personal trainer] uma série focada em exercícios funcionais, com o elevado ritmo cardíaco para secar. Na Califórnia, com [o personal] Fábio Melo, como já estava bem mais magro, fiz uma série mais focada em ganho de massa magra, bem focado em ganhar músculos e ficar grande. Hoje em dia faço o calisthenics, que é uma combinação de força e resistência que me faz ter um ganho grande de massa magra (músculos) com uma grande perda de gordura. E, como ainda não cheguei aonde quero chegar, hoje em dia malho até sete vezes por semana". Haja fôlego e disposição!
Egil Greto (Foto: Luan Assis)
Egil Greto em 2012, quando ainda namorava Mayra, e em 2014 (Foto: Reprodução e Luan Assis)
O que é bonito é pra se mostrar
"Com certeza, ele é mais assediado do que eu! Porque, independente de a pessoa ser bem humorada, educada, legal, inteligente, o que chama a atenção a primeira vista é a beleza. Então, as mulheres são mais atiradas e sair à noite é um horror. Ficam pegando, puxando, mas eu não sou ciumenta, não. Pelo contrário: quero que ele fique cada dia mais bonito e que chame mais atenção. Quanto mais feliz ele estiver, mais feliz ele é capaz de me fazer também. Às vezes, tem umas fãs minhas bem abusadas que chegam a escrever umas baixarias para ele, só que acho graça. Aliás, não só as meninas [risos]", disse ela, assumindo o sucesso do maridão também com os homens.
Pitaco de David Brazil
As antigas curvas de Greto, inclusive, chamaram a atenção até do apresentador e promoter David Brazil. "Assim que começamos a namorar, uma das primeiras pessoas a falar 'o que você está fazendo com este gordinho?' foi o David. Após quatro meses de namoro, ele se encontraram pessoalmente e o David Brincou: 'agora entendi o que você estava fazendo com o gordinho; você viu potencial! [risos]”.

Atraindo olhares
Mayra dispara que gosta de ser notada pelas curvas. "Ai, eu sinceramente não fico 40 minutos na academia para não ser julgada. Quero mais é ser comentada, observada e se tiver fora de forma, sempre peço ao meu marido sinceridade. De uns dois anos para cá, as pessoas têm se preocupado muito com a saúde e cada vez mais com o corpo. Porém, para ser magro e ter um bom corpo hoje em dia, infelizmente, custa muito dinheiro. E, no Brasil, a maior parte da população é de baixa renda então a maior parte infelizmente não consegue fazer a dieta, o que explica o resultado da pesquisa."
Egil Greto (Foto: Luan Assis)
Egil Greto (Foto: Luan Assis)

Fifa proíbe jogador de empresário, mas não imediatamente

Blatter garante que empresas e fundos de investimento não poderão mais ser donos de atletas, mas promete período de transição (para alívio de brasileiros)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista coletiva na sede da entidade
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista coletiva na sede da entidade (Sebastien Bozon/AFP)
A Fifa decidiu proibir que jogadores sejam comprados por fundos de investimento e empresas, uma prática recorrente na Europa e América do Sul, anunciou nesta sexta-feira o presidente da entidade, Joseph Blatter. Em entrevista coletiva realizada após a reunião do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, Blatter disse que a Fifa está "firme" na decisão mas avisou que a medida, adotada depois da análise de um relatório feito por um grupo de trabalho em Zurique, não será aplicada de maneira imediata: haverá "um processo de transição". O cartola disse que esse período, em que a Fifa vai definir melhor o regulamento sobre o assunto e permitir que os clubes se ajustem à novidade, será de quatro anos. A adoção de uma fase de transição é um alívio para os clubes brasileiros, que têm recorrido cada vez mais aos empresários para viabilizar contratações e manter seus principais atletas no país.
A medida anunciada nesta sexta pela Fifa era uma reivindicação da Uefa. Em meio às discussões sobre o tema, a CBF tentou convencer os demais dirigentes a optar por uma regulamentação, e não a erradicação do sistema. Conseguiu apenas o apoio dos votos sul-americanos. Dezenas de contratos de jogadores brasileiros poderão ser afetados com a mudança – que deve também comprometer a capacidade dos clubes de manter seus jogadores. Neymar, por exemplo, só ficou no Santos por tanto tempo graças aos investidores. Paulo Henrique Ganso, no São Paulo, também vive essa situação. Para a CBF, se a ideia europeia vingar, o que pode estar em jogo é a sobrevivência financeira de clubes inteiros no Brasil. Elencos como os do Corinthians, Internacional e Botafogo estariam entre os mais afetados.
Para Pedro Fida, especialista em direito desportivo e sócio da Bichara e Motta Advogados, 80% dos elencos no Brasil atualmente contam com algum tipo de participação de investidores, o que na prática torna possível que muitos jogadores de bom nível – e, portanto, com mercado no exterior – fiquem nos clubes. "Banir essa possibilidade pode prejudicar muito o futebol brasileiro", disse Fida. "Esse é um instrumento de financiamento dos clubes no Brasil. Times da Série A poderiam sofrer muito." Mas a Uefa, que comanda o futebol na Europa, alerta há tempos para o risco que esse sistema representa ao futebol, que incluiria o controle de clubes por investidores em busca de lucros e a perda de poder do jogador em transações. "Há muito dinheiro envolvido e precisamos lutar contra isso", declarou Michel Platini, presidente da Uefa e principal defensor da ideia de banir o envolvimento de investidores.
Especulação - Para o advogado Pedro Fida, a Europa pode propor o fim do sistema justamente porque já conta com a "indústria de futebol mais desenvolvida do mundo" e com outras fontes de renda. Números da KPMG revelaram que atualmente mais de 1.100 jogadores na Europa têm seus direitos federativos controlados por grupos financeiros, e não por clubes. Outra constatação é a concentração do poder do futebol nas mãos de poucos agentes. Juntos, esses investidores poderiam formar cerca de 50 times completos de futebol, com titulares e reservas. No total, há um investimento de mais de 1,2 bilhão de dólares nesses jogadores. Muitos deles são de propriedade de fundos que aplicam em jogadores da mesma forma que poderiam ir à bolsa aplicar em outros setores. Parte da iniciativa vem dos próprios clubes – diante da recessão na Europa, saíram ao mercado oferecendo parcelas de seus jogadores a investidores para ajudar a pagar os altos salários dos craques e também como forma de atrair capital.
No estudo feito a pedido da Fifa, clubes estão em "um ciclo vicioso de dívida e dependência". Isso abre as portas para a chegada de investidores que, com o controle de jogadores, promovem uma troca com o clube: paga o salário do jogador, mas mantém o controle financeiro sobre ele. Para o estudo, o que está em risco é a independência dos clubes. "A proliferação desse esquema pode estar associado a um controle parcial dos clubes por quem procura lucros de curto prazo e especulação na compra e venda de direitos econômicos, independente das preocupações esportivas", diz o texto. Alerta-se também para o risco do conflito de interesse. No levantamento, 269 agentes europeus confessam que têm parte dos direitos de 15% dos jogadores que eles mesmos representam. O risco é de que haja, dentro do clube, pressão para se escalar um determinado jogador para atender a um acordo comercial.
(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

Leia também:
Clubes em apuros: Fifa deve proibir jogador de empresário
Ricardo Teixeira faz acordo para cortar vínculos com a Fifa

"Sonho que sejam independentes", diz mãe de gêmeos siameses

Após quatorze passagens pelo centro cirúrgico, irmãos nascidos em Goiânia podem ser separados ainda este ano

Desde que seus filhos Arthur e Heitor nasceram, há cinco anos, a professora Eliana Ledo Rocha de Brandão, 37 anos, viaja da cidade de Riacho de Santana, na Bahia, a 720 Km de Salvador, para Goiânia, acompanhando as crianças nas várias etapas do tratamento que visa separar os gêmeos siameses.
Desde que iniciaram o tratamento, os meninos – que são unidos por parte do tórax, abdômen e bacia – já passaram por sete cirurgias. A última foi este mês, para colocação de expansores de pele – bolsas de silicone que vem conectadas a uma válvula, colocadas debaixo da pele, que são infladas –  etapa necessária para criar as condições ideais para a cirurgia final de separação, que pode acontecer este ano ainda. 
Eliana sonha com a independência dos filhos
Foto: Arquivo pessoal
Eliana conta que descobriu que os filhos eram siameses ainda durante a gestação, por volta do quinto mês, e desde então buscava informações sobre a condição dos gêmeos. “Foi um choque muito grande, porque a gente não esperava. Eu achava que aqui no Brasil seria o primeiro caso, porque eu nunca havia ouvido falar”, confessa. Ela e o marido começaram a fazer pesquisas na internet, e ficaram sabendo do trabalho realizado na área pelo cirurgião Zacharias Calil, em Goiânia. “Entramos em contato com ele e decidimos vir para cá, mas antes fomos também a Salvador”, contou. 
Os gêmeos nasceram em Goiânia, para onde a família veio um mês antes do nascimento. Desde então são acompanhados pelo médico, que é considerado referência nacional e internacional neste tipo de cirurgia complexa, realizada em um hospital da rede pública estadual, o Materno Infantil. “Com vinte dias do nascimento deles voltamos para a nossa cidade, e voltamos para Goiânia quando eles tinham um ano, para começar o processo de separação. Chegando, recebemos a notícia de que eles não tinham pele suficiente e começamos com o processo de expansão de pele”, detalhou. “Entre colocar e retirar expansor, e outros procedimentos,  eles já foram umas 14 vezes para o Centro Cirúrgico”, acrescenta a mãe das crianças. 
Segundo Eliana, seu grande sonho é que a cirurgia de separação dos filhos, que deve ser realizada em dezembro,  seja um sucesso. “Porque eu sei que o risco é muito grande, mas acredito que Deus está preparando o momento certo. O meu sonho é vê-los separados, porque eles não têm liberdade, quero dar independência para eles”, afirma.
De fato, segundo o cirurgião Calil, a cirurgia é mesmo de alto risco. “O risco é altíssimo. Em uma cirurgia normal já existe risco. Numa cirurgia desta, de separação de órgãos, é muito complicado”, explica o médico, informando que o índice de mortalidade é alto. “Hoje na literatura médica a sobrevida é de 6 a 20%. Aqui em Goiás, nós temos um índice de 50%”, detalhou. 
Arthur e Heitor têm cinco anos e já passaram pelo centro cirúrgico 14 vezes
Foto: Arquivo Pessoal
Geralmente, segundo o médico, a cirurgia de separação é indicada para ser feita em crianças de cerca de um ano de idade. “No caso de Arthur e Heitor, não conseguimos fazer a cirurgia ainda porque eles apresentam uma alteração da pele, não há pele suficiente para fazer o fechamento do abdômen e do tórax”, explicou. “Daí a necessidade dos expansores”, disse, citando a técnica trazida para o Brasil pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O caso de Arthur e Heitor será a décima primeira cirurgia de separação que Calil e sua equipe farão, desde que começaram a realizá-las, em 2000.  
Eliana diz que os filhos, apesar de serem muito pequenos, têm certa consciência do difícil processo que vivem, se preparando para a cirurgia de separação. “Eles sabem de tudo. A gente conversa muito com eles sobre esta questão da separação. Inclusive eles querem a separação. Não é uma imposição nossa, dos pais”, conta ela. “Quando a gente pergunta para eles se eles querem desistir, deixar tudo de lado, continuar do mesmo jeito, eles falam que não, falam que querem separar. Talvez não entendam a complexidade de tudo, de como vai ser, mas optaram por separar”, completa a mãe dos meninos.   
Arthur e Heitor nasceram unidos por parte do tórax, abdômen e bacia
Foto: Arquivo pessoal
Segundo Eliana, os filhos, que adoram assistir televisão, e principalmente, desenhar, demonstram vontade de  terem corpos individuais. “Eles sentem esta necessidade de liberdade. Poder ir e vir sem precisar da 'permissão' do outro”, acredita. Os meninos conseguem engatinhar, mas não andar, e se locomovem  em um carrinho adaptado, importado, que lhes foi doado. 
Eliana teve que pedir licença da escola pública de Ensino Fundamental onde dava aula  e passa longos períodos – até 9 meses, em uma  das ocasiões –  longe da cidade onde mora e do restante da família, abrigada na Casa do Interior, mantida pelo governo de Goiás. “Aqui temos um quarto,  alimentação, serviço de transporte, acompanhamento médico e até psicológico”, disse. Eliana conta que, se a cirurgia não fosse custeada pelo poder público, ela jamais teria condição de pagar por ela. “No Brasil, seu custo é alto, de R$ 800 mil reais”, diz o cirurgião Zacharias Calil.. 
Além de Arthur e Heitor, Eliana é mãe de Cecília, de 7 anos, e de Leonardo, hoje com 21, rapaz que veio para a família por afinidade e acabou sendo adotado. “Encontrei ele nesta Casa de Apoio, quando ele acompanhava sua irmã em um tratamento. Ela foi embora, mas ele não conseguiu viver sem os meninos, já que ajudava a gente bastante. Então, ele disse que, se a gente quisesse que ele ficasse, ele ficaria. Com isso, já são mais de três anos que ele está com a gente”, conta, emocionada, a professora. A outra filha e o marido, Delson Brandão, 33 anos, que também é professor, vem a Goiânia de vez quando passar alguns dias, geralmente em feriados prolongados. “Claro que a gente fica sentida, mas vale a pena, faria tudo de novo”, declara a mãe dos gêmeos, emocionada.  
Para Eliana, dentre as maiores dificuldades enfrentadas, além da necessidade de locomoção entre as duas cidades, está a saudade da filha, que fica com a avó. “Ela me acompanhou aqui na Casa durante um certo período antes de ir para a escola, mas agora tem que ficar lá na Bahia”, conta. 
A mãe de Arthur e Heitor disse que não sente preconceito das pessoas em relação a condição dos filhos. “Não sinto preconceito das pessoas, muito pelo contrário. Todo mundo que se aproxima deles a gente vê carinho. Pessoas que a gente nem conhecia e passou a conhecer aqui em Goiânia e que hoje temos ligação muito grande”, diz Eliana, citando a relação desenvolvida com o próprio médico que acompanha o caso, Zacharias Calil. “Ele é como se fosse um amigo da família, não o vemos apenas como um médico. É uma pessoa abençoada nas nossas vidas”, diz. 
Eliana diz que pretende, no futuro, após a cirurgia dos filhos, ajudar, com sua experiência, outras famílias que tenham que enfrentar uma situação semelhante a sua. “Trocamos experiências, aqui na Casa mesmo, com outras mãezinhas que vem para cá. Depois, continuamos a nos comunicar, vira uma grande família”, afirma. Ela acredita que a divulgação na imprensa do caso dos filhos ajuda a dar esperanças a muitas famílias. “Muitas pessoas já me disseram que através deste nosso caso encontraram esperança de também separar seus filhos”, diz.