Pesquisa realizada em 27 países revela
que os jovens de hoje apostam no poder da tecnologia, acreditam que
podem fazer a diferença e são muito otimistas. Saiba como eles estão
transformando a maneira de se relacionar, trabalhar, fazer política e
negócios
Rodrigo Cardoso, Mariana Brugger e Andres Vera
Aos 23
anos, a paulista Lala Rudge é referência para adolescentes e garotas na
sua idade com dicas de moda, beleza e life style pela internet. Ela
começou a postar fotos de si própria no Instagram e em um blog há três
anos. Hoje, é seguida por quase 400 mil pessoas na rede social de fotos e
seu diário
virtual recebe 80 mil visitas
diárias. O blog possui dez anunciantes e, para ter um banner estampado
nele por um mês, a empresa interessada tem de desembolsar entre R$ 5 mil
e R$ 30 mil. Com o sucesso, Lala abandonou a faculdade de direito e é
disputada por grifes de moda para prestigiar eventos e desfiles.
Eles são otimistas, acreditam que podem
fazer a diferença, têm espírito empreendedor e são ultraconectados.
Também podem ser descritos como narcisistas, excessivamente confiantes e
um tanto mimados. O retrato dos jovens nascidos entre os anos 1980 e
2000 depende do ângulo escolhido e da lente utilizada. Mas a juventude
de hoje, que cresceu embalada pela maior revolução tecnológica dos
últimos tempos, a internet, vem transformando o seu tempo com uma
eloquência que não se via desde os anos 1960 e 1970, quando a garotada
fez barulho pela liberdade sexual e contra os regimes ditatoriais e as
guerras. Educados sob o lema “yes, you can” (sim, você pode),
interligados pela rede mundial onde compartilham ideais e ambições, eles
estão mudando a forma de se relacionar, trabalhar, fazer política e
negócios.
Uma pesquisa feita em 27 países, inclusive o Brasil, com 12 mil jovens
de 18 a 30 anos traçou o perfil da Geração Milênio. Salta aos olhos a
crença no poder da tecnologia (leia quadro), capaz, na visão deles, de
transpor barreiras de linguagem, de facilitar a conquista de um novo
emprego e até de reduzir as diferenças sociais. Na enquete, intitulada
Telefónica Global Millennial Survey, encomendada pela multinacional de
telecomunicações espanhola, os brasileiros se destacam pelo otimismo:
81% acreditam que os melhores dias do País estão por vir, contra 67% da
juventude no mundo, e 87% esperam ter dinheiro o suficiente para se
aposentar de forma confortável – a média mundial ficou em 61%. Também
vale ressaltar que 80% dos nossos jovens creem que podem se destacar na
sua comunidade (no mundo o percentual ficou em 62%) e apostam no
empreendedorismo. Para 47% dos brasileiros entrevistados, ser dono do
próprio negócio é muito importante, contra 22% na média geral. “Essa
geração quer mudar o mundo como o Mark Zuckerberg, do Facebook, criando
algo grande e ganhando muito dinheiro”, resume a psicóloga Maria Célia
Lassance, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS).
A estudante de moda Jordana França é um
exemplo do jovem empreendedor. Aos 22 anos, nunca pensou em ter patrão.
Recém-chegada de um intercâmbio na Itália, ela acaba de inaugurar, com o
apoio financeiro da família, seu primeiro empreendimento, a loja de
roupas de ginástica Move Fitwear. “Preciso ser um sucesso. E rápido”,
diz. Jordana toca o negócio que fatura cerca de R$ 30 mil por mês, mas
também gosta de fazer as vezes de modelo e posta fotos de si própria no
Instagram da loja. Os planos para o futuro já estão delineados: “Em seis
meses quero abrir outra unidade, lançar minha coleção de peças e
vendê-las pela internet”.
“Há um desejo muito grande de se arriscar longe do caminho convencional
traçado dentro de uma empresa”, diz Marcela Butazzi, consultora da MB
Coaching especializada em carreira para jovens. Em seu escritório,
Marcela ouve queixas diante da promoção rápida que não veio ou do
salário que não cresceu exponencialmente. “Antigamente, o sujeito
primeiro acumulava experiência no mercado. Hoje, ele quer experiência e
reconhecimento simultâneos”, explica. Em 2012, uma pesquisa da agência
de recrutamento Cia de Talentos sondou 40 mil jovens em todo o País. O
sonho de 56% dos entrevistados era não ter patrão e metade revelou a
intenção de montar uma empresa no prazo máximo de seis anos.
O desejo de tornar-se uma marca é outra
característica desta geração. Jovem, bonita e bem-nascida, a paulista
Lala Rudge, 23 anos, virou referência para adolescentes e garotas da sua
idade ao dar dicas de moda, beleza e life style pela internet. Ela
começou a postar fotos dela mesma no Instagram e em um blog há três
anos. Hoje, seu diário virtual recebe 80 mil visitas diárias. Para ter
um banner estampado nele por um mês, a empresa interessada tem de
desembolsar entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. Lala, que deixou a faculdade de
direito para desbravar o mundo virtual, possui dez anunciantes. Os
convites recebidos constantemente para figurar na primeira fila de
desfiles são um termômetro da sua influência. Grifes como Cris Barros,
Mixer e Daslu, entre outras, fazem questão da presença dela em seus
eventos.
Mesmo gigantes do varejo, como a
Riachuelo, estão de olho nas blogueiras fashion. No fim do ano, a marca
irá lançar uma coleção assinada por dez personalidades da moda, entre
elas duas blogueiras. “Elas são grandes formadoras de opinião”, afirma
Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo. “Temos um núcleo de
mídias sociais que acompanham, entre outras coisas, blogs e sites dessa
turma.” Para Veranise Dubeux, da Escola Superior de Propaganda e
Marketing do Rio de Janeiro, pesquisadora desse público nas áreas social
e de consumo, a juventude atual tem uma maneira peculiar de lidar com a
pressão para se destacar e ainda ter qualidade de vida. “Ela
compartilha isso usando a felicidade como meio de promoção, mostrando
sempre coisas agradáveis nas redes sociais.” É nessa passarela que Lala
desfila. Seu Instagram é seguido por 396 mil pessoas. “Jovens como eu
não querem trabalhar para os outros”, diz ela, hoje dona de uma grife de
lingerie localizada no badalado shopping Iguatemi, em São Paulo.
Carreiras tradicionais em grandes empresas
continuam atraindo os profissionais do futuro, mas a relação entre o
jovem talento e o chefe experiente mudou drasticamente. Flexibilidade de
horários, plano de carreira e maior acompanhamento profissional são
fatores decisivos na hora de preencher vagas. Uma pesquisa da Amcham, a
Câmara Americana de Comércio, ouviu 87 gestores de recursos humanos e
mostrou que 34% deles já haviam criado algum plano específico para reter
funcionários da Geração Milênio. Este mês, 8.185 brasileiros até 31
anos foram entrevistados pela Clave Consultoria de Recursos Humanos e o
LAB SSJ, consultoria especializada em soluções de aprendizagem
corporativa, que queriam entender o que esses profissionais procuram na
hora de escolher uma empresa e o que os faz permanecer nela. O estudo,
intitulado “Atração e Retenção de Jovens”, mostrou que os fatores mais
importantes para a atração dessa mão de obra são a boa perspectiva na
carreira futura (69,3%) e a possibilidade de desenvolver novas
habilidades (60%). O que retém esses jovens são os desafios constantes e
responsabilidades relevantes (39,1%) e a existência de um gestor que os
apoie e lhes dê autonomia para realizar o trabalho (31,1%).
Hoje, é comum ver empresas oferecendo
acompanhamento profissional a pessoas de 25 anos. “Os dilemas foram
antecipados”, explica a consultora Adriana Marques, da Sociedade
Brasileira de Coaching. “Quanto mais possibilidades de carreiras, maior é
a quantidade de dúvidas e menor o comprometimento com a companhia.” Uma
das marcas da Geração Milênio é não temer as novas experiências
profissionais. Estatisticamente, eles tendem a permanecer em uma empresa
por dois ou três anos, enquanto os Baby Boomers, seus pais, ficavam
entre cinco e sete anos, de acordo com a pesquisadora americana Peg
Streep, que irá lançar um livro sobre o tema em dezembro.
O engenheiro carioca Augusto Acioly, 29 anos, formado há quatro, está em
seu quarto emprego. Há três meses, conseguiu realizar o sonho de viver
no Exterior e foi morar em Milão, na Itália. Funcionário da
multinacional francesa Anotech Energy, ele presta consultoria a uma
gigante italiana do ramo petrolífero. Antes, trocou três vezes de
patrão. Ficou seis meses no primeiro emprego, depois passou dois anos em
uma empresa de onde saiu para ganhar três vezes mais. A experiência,
porém, durou apenas oito meses. “Saí porque o chefe não enxergava que
poderíamos crescer juntos, como alguém que pode agregar. Quando vi que
não teria espaço para crescer, procurei outro lugar”, diz. “Uma das
mudanças possibilitou que eu adquirisse experiência em gerenciamento,
pois sempre havia atuado na parte técnica da profissão.” Como não
poderia deixar de ser, quase todas as oportunidades de trabalho de
Acioly surgiram via Linkedin, a rede social profissional.
Na pesquisa da Telefónica, temas como
educação e desigualdade social também estão em alta na cartilha de
interesses da Geração Milênio brasileira. Esses dois fatores foram
citados como os que mais afetam o País e receberam 24% dos votos,
seguido de saúde, com 17%. Não surpreende, então, que nas manifestações
de junho – todas coordenadas pelas redes sociais – as principais
bandeiras fossem melhorias no ensino, na saúde e no transporte. Muito
antes dos protestos, a estudante catarinense Isadora Faber, 14 anos, já
denunciava a precariedade do sistema educacional público do País. No ano
passado, ela ganhou notoriedade ao criar a fanpage Diário de Classe, no
Facebook, na qual mostrava como funciona uma escola pública na visão de
quem a frequenta. Seus posts ecoaram pelo País e a colocaram no centro
das atenções. “Se não fosse a internet talvez eu não tivesse feito
nada”, diz ela. Com a repercussão, a casa da adolescente foi apedrejada e
ela recebeu uma ameaça de morte.
Isadora, porém, seguiu em frente e, hoje, é referência para empresários,
educadores e gestores públicos que frequentam as palestras dela pelo
País. No mês passado, a estudante catarinense lançou o site de sua ONG
que, entre outras propostas, servirá de canal de denúncias sobre a
situação de escolas de todo o Brasil. A postura de Isadora está alinhada
com o pensamento de 54% dos brasileiros ouvidos na pesquisa da
Telefónica, para quem melhorar o acesso e a qualidade da educação é uma
maneira de fazer a diferença no mundo. “A maioria dos jovens de hoje
quer resolver questões sociais que, eles acreditam, foram deixadas pelas
gerações anteriores”, afirma o sociólogo Ronald E. Riggio, professor de
liderança e psicologia organizacional da Claremont McKenna College, na
Califórnia.
Da mesma forma, a questão ambiental tem um
apelo inédito para a juventude. Proteger o meio ambiente é citado por
45% dos brasileiros como a maneira de fazer a diferença mundialmente e
70% acreditam que a questão da mudança climática é muito urgente. O
pernambucano Lucas Tiné, 21 anos, tornou-se ativista ambiental três anos
atrás, em meio à discussão da votação do novo Código Florestal. Depois
de alguns debates via internet, ele e o grupo que criou decidiram ir às
ruas do Recife fazer coleta de lixo e educar a população sobre a causa.
“Percebi uma destruição do meio ambiente gigantesco em minha cidade”,
diz ele, que chegou a cursar jornalismo, mas hoje é flautista. Tiné está
presente em várias mídias sociais e lança mão delas para difundir suas
ideias. “As redes são a maior porta para o debate porque dão o maior e
mais rápido feedback atualmente”, acredita. “Meu trabalho de formiguinha
pode se converter em um trabalho do formigueiro todo muito mais
rápido.” É com essa crença que eles constroem a própria história e
transformam o mundo.
foto: Rafael Hupsel)/ag istoé
fotos: montagem sobre foto de kelsen fernandes;
Leo Caldas; Masao Goto Filho /ag. Isto É
Fonte: Telefónica Global Millennial Survey: Global Results