3.05.2016

Vox Populi: ação contra Lula foi tiro pela culatra



:
Texto divulgado neste sábado busca rebater as críticas de juristas contra a condução coercitiva do ex-presidente Lula, ocorrida nesta sexta-feira; segundo a força-tarefa, liderada pelo procurador Carlos Fernando Lima, o objetivo foi preservar a segurança de Lula; "para a segurança pública, para a segurança das próprias equipes de agentes públicos e, especialmente, para a segurança do próprio senhor Luiz Inácio Lula da Silva, além da necessidade de serem realizadas as oitivas simultaneamente, a fim de evitar a coordenação de versões, é que foi determinada sua prisão coercitiva

Dilma visita o ex presidente: 'Lula sofreu violência injustificável'

Roberto Parizotti:
A presidente Dilma Rousseff, que hoje visitou o ex-presidente Lula em São Bernardo (SP), prestou solidariedade e disse que ele foi alvo de uma "violência injustificável" por parte da força-tarefa da Operação Lava Jato; Lula, Dona Marisa, seus filhos e noras foram os alvos da Operação Alethéa, determinada pelo juiz Sergio Moro; em mais de uma ocasião, Dilma denunciou a tentativa de se conseguir um "Golpe Cautelar" do ex-presidente Lula, impedindo que ele venha a concorrer em 2018

PT peita Aécio e diz que PSDB quer poder a qualquer custo

Brasil 247.

Brasil 247 - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reagiu às declarações do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), que o havia acusado de não pedir serenidade à militância petista. Falcão disse que “quem precisa de serenidade são os tucanos, porque eles querem o poder a qualquer custo”.
A declaração de Falcão foi postada em vídeo em uma rede social do PT. No vídeo, Falcão relembra que convocou a militância do partido a ir às ruas em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para prestar depoimento no âmbito da 24ª fase da Operação Lava Jato.
“O senador Aécio Neves fez uma declaração dizendo que não pedi serenidade para a militância que vai às ruas. Somos muito serenos, mas não somos covardes. Quem precisa de serenidade são os tucanos, porque eles querem o poder a qualquer custo. Menos, senador”, disse Falcão. “Menos urgência. Espere 2018, porque não tem eleição esse ano, a não ser municipal”.
Ele também ironizou as dificuldades internas enfrentadas por Aécio para viabilizar a sua candidatura presidencial para 2018.  “Se o senhor quiser, dispute sua indicação no PSDB, que não está muito fácil”.

O festival de Injustiça e a Espiral do Medo


O dia em que a democracia viu o dedo do fascismo
Hoje o povo brasileiro acordou com uma notícia, que no resto do mundo soou como estarrecedora, mas que por aqui mereceu aplausos, elogios e loas.
O ex-presidente Lula foi levado coercitivamente a prestar depoimentos na Operação Lava Jato.
Não sei se os aplausos se deveram à ignorância, inocência, ódio ou uma mistura de tudo isto.
Sim porque nos últimos meses Lula prestou depoimentos e informações em 4 inquéritos, inclusive no âmbito da Lava Jato. Pediram a quebra do sigilo bancário e fiscal. Mas esta quebra já havia sido feita pelo próprio Lula e os documentos estão de posse do MPF e inclusive já foi vazado ilegalmente para a imprensa. E a pergunta que não quer calar é a seguinte: pq ação coercitiva se em momento algum ele se negou a dar os depoimentos? A resposta para muita gente é bem clara. Mas como para outros não, eu passo a explicar.
Trata-se de um jogo político, baixo, antidemocrático e que conta com participações enveredadas em empresas privadas e instituições públicas.
É um estratagema que foi bem descrito na década de 60 pela filósofa alemã, Elisabeth Noelle-Neumann, que o denominou de Espiral do Medo. Em resumo foi uma constatação feita a partir de estudos sobre os efeitos dos meios de comunicação em massa sobre a população e se baseia em três premissas:
1-As pessoas têm uma intuição ou um sexto-sentido que lhes permite saber qual a tendência da opinião pública, mesmo sem ter acesso a sondagens;
2-As pessoas têm medo de serem isoladas socialmente, e sabem qual o tipo de comportamento que poderá contribuir para esse isolamento social, tendendo a evitá-lo;
3-As pessoas apresentam reticências ou até medo em expressar as suas opiniões minoritárias, por terem receio de sofrer o isolamento da sociedade ou do círculo social próximo. À medida que a distância entre a opinião dessa pessoa e a opinião pública aumenta, aumenta também a probabilidade de essa pessoa se calar e de se autocensurar. Os meios de comunicação de massa são um fator essencial de estabelecimento da “espiral do silêncio”, na medida em que formatam a opinião pública. Perante uma opinião pública formatada, as pessoas que não concordam com a mundividência, digamos assim, politicamente correta, emanada da comunicação social, entram em “espiral do silêncio” muitas vezes constituindo uma “maioria silenciosa”. Daí o termo.
A Teoria do Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas ideias, através de três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público: ACUMULAÇÃO, que se refere ao excesso de exposição de determinados temas na mídia (explicando o fato de a imprensa publicar diuturnamente notícias de seu interesse enquanto que outras de extrema relevância são ignoradas); a CONSONÂNCIA, que se refere à forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas(vide as capas de Veja e Folha e matérias veiculadas no JN) e finalmente a UBIQUIDADE, que se refere à presença da mídia em todos os lugares (vide o twiter de repórter da Globo às 2 da manhã dizendo que em poucas horas o país iria ficar com mais “paz e amor”).

O certo é que os aplausos talvez fossem dirigidos a um Lula com algemas –nada contra pessoas optarem por A ou B, uma vez que a democracia prescinde disto- mas acertaram em cheio a derrubada do Estado Democrático de Direito, ao atentado contra a Justiça e a Constituição e a esperança de que as verdadeiras raízes da corrupção fossem mostradas.
O resultado? Bom, a partir de hoje você pode ser preso se não gostarem da sua cor, da sua crença, da sua condição financeira, da cor dos seus olhos ou da camisa que veste. Daqui em diante você terá que ser como ELES...
Mas se enganam achando que a espiral do medo funciona para todos. Não passarão!!!

"A única proposta do golpe é o golpe. Coxinhas estão em êxtase





O golpe é contra você

:  
"O golpe não é contra Dilma. Não é contra Lula. Não é contra o PT. O golpe é contra os 54,3 milhões de votos que elegeram a presidente em eleições livres e limpas"; a afirmação é do colunista do 247, Marcelo Zero; ele entende que "o golpe é contra o futuro e pela restauração do passado": "A única proposta do golpe é o golpe. O golpe é contra a esperança e pelo ódio, para o ódio. O golpe é intolerante. O golpe é mesquinho. O golpe é contra a grande nação e pela republiqueta de bananas. O golpe é contra a democracia. Contra o Brasil"

3.04.2016

Lula pede ao STF suspensão da 24ª fase da Lava Jato




:
Advogados do ex-presidente pediram nesta manhã a suspensão de procedimentos relacionados às investigações contra ele dentro da operação batizada de Aletheia, deflagrada nesta sexta-feira; documento sustenta que a condução coercitiva do ex-presidente foi "desnecessária"; "Portanto, não há nenhuma base para presumir que, regularmente notificado, não iria repetir um ato de cuja realização não relutara", diz o texto; petição foi protocolada junto à ação apresentada na sexta-feira 26 no Supremo, em que Lula pedia para o STF decidir quem é o responsável por investigar o apartamento no Guarujá e o sítio em Atibaia, se a Lava Jato ou o MP-SP; o juiz Sérgio Moro, porém, agiu antes de qualquer decisão da ministra Rosa Weber, relatora do caso 

Chama acesa

Lula: 'Nada diminui minha vontade. Vou pôr as canelas de fora e vou percorrer este país'

“Lamentavelmente, vivemos um processo em que pirotecnia vale mais”, diz ex-presidente. “Não era necessário o jogo de hoje. Não era necessário o jogo da ‘Globo’ de ontem, da revista ‘IstoÉ’”
por Redação RBA publicado 04/03/2016 15:03, última modificação 04/03/2016 15:17
Lula
Lula: "Lutei tanto contra a ditadura, e não vou aceitar essa ditadura midiática de hoje"
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que bastaria ao Ministério Público ou ao juiz Sérgio Moro chamá-lo para prestar qualquer esclarecimento que o faria sem a necessidade de “pirotecnias”. Em rápido pronunciamento no Diretório Nacional do PT, Lula lembrou que já interrompeu férias para ir a Brasília depor a convite da Polícia Federal. E criticou a ação de hoje em nova fase da Lava Jato, em que foi conduzido à unidade da Polícia Federal sob forte aparato policial e, sobretudo, midiático.
“Vim dizer para vocês que eu vim ao mundo para viver a adversidade. Nunca na minha vida tive nada fácil. Foi tudo muito difícil. Eu, que pensava que poderia me aposentar e apenas ser cabo eleitoral, acho que só existe uma intenção deste comportamento da justiça, deste comportamento que foi colocado hoje pelo Ministério Público, que é muito grave, porque, já fui prestar vários depoimentos à Polícia Federal, ao Ministério Público."
“Se vocês não sabem, no dia 5 de janeiro, eu estava de férias. Eu suspendi as férias para ir até Brasília prestar depoimento a convite da Polícia Federal. Portanto, se o juiz Moro ou o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter mandado um ofício para eu ir, como sempre fui, prestar esclarecimento, porque não devo e não temo.
“Lamentavelmente, estamos vivendo um processo onde a pirotecnia vale mais do que qualquer coisa. O que vale mais é o show midiático do que a apuração séria e responsável que deve ser feita pela Justiça e pelo Ministério Público. São instituições que eu não só valorizo como valorizei muito quando era presidente da República. Nunca se investiu tanto quanto eu nas instituições."
“De qualquer forma, nada disso diminui a minha vontade. Pelo contrário, acenderam em mim a chama de que a luta continua, e que preciso voltar a correr este país. Não era necessário o jogo de hoje. Não era necessário o jogo da Globo de ontem, da revista IstoÉ. Tudo isso é para desgastar o nosso governo. Vou pôr as canelas de fora e vou percorrer este país. Lutei tanto para democratizar este país. Lutei tanto contra a ditadura e não vou aceitar essa ditadura midiática de hoje. E convido vocês a correrem o país comigo. Quaisquer cinco pessoas trataremos como se fossem cinco mil.”

'Mansão dos Marinho' em Paraty é notícia na Globo

Homem invade transmissão ao vivo com cartaz contra a Globo

Repórter da Globo News estava em link ao vivo quando um manifestante surgiu lembrando caso da 'Mansão dos Marinho'

O Dia
Brasília - Um homem invadiu a cobertura ao vivo da Globo News sobre a 24ª etapa da Operação Lava Jato, nesta sexta-feira. A repórter Marina Franceschini estava no Congresso Nacional, em um link ao vivo com o estúdio, quando um homem surgiu atrás dela segurando um cartaz com os dizeres "Mansão dos Marinho. Paraty".
O cartaz é uma referência ao caso da mansão de veraneio que seria dos herdeiros de Roberto Marinho, em Paraty. A propriedade, que vem sendo investigada pelo Ministério Público, foi construída em área desmatada de um parque federal e em área pública. 




Homem invade transmissão ao vivo com cartaz contra a Globo
Foto: Reprodução

Mansão que Globo não noticia é alvo da Lava Jato no esquema Mossack Fonseca

Documentos ligam obra ilegal em área protegida, em Paraty, a empresas investigadas por operações suspeitas. Será curioso assistir a William Bonner noticiando operação da PF na mansão que a Globo não noticia
por Helena Sthephanowitz, para a RBA publicado 12/02/2016 10:36, última modificação 27/02/2016 12:51
Reprodução
Mansão dos Marinho
Segundo o DCM, tríplex foi erguido em área de preservação pertencente à União
Em atenção a pedido de retificação de João Roberto Marinho, que diz ser inverídica a informação de que a mansão em Paraty e as empresas citadas nesta matéria como sócias na casa não estão em nome de nenhum dos integrantes da família Marinho e, portanto, declara não serem os proprietários, a reportagem – publicada em 12 de fevereiro –, foi atualizada em 27 de fevereiro, sem prejuízo das demais informações.
A mansão de praia construída ilegalmente em área de preservação ambiental em Paraty foi noticiada pela Bloomberg em 2012 como sendo da família Marinho, dona da TV Globo. Não há registro na Bloomberg até hoje de desmentido, mas agora João Roberto Marinho afirma em nota enviada ao blog que não são os proprietários. Há notícias e relatos de que a família Marinho é quem utiliza a casa, mas João Roberto Marinho nada disse a esse respeito. O blog apurou que a mansão tem documentos em nome de uma empresa que em sua cadeia societária encontram-se offshores investigadas na Operação Lava Jato e na Operação Ararath, da Polícia Federal.
Segundo reportagem do Diário do Centro do Mundo, a mansão está em nome da empresa Agropecuária Veine, tendo como sócio-administrador Celso de Campos. A Secretaria de Patrimônio da União confirma a ocupação de três terrenos litorâneos da União por esta empresa na área onde está a mansão, o maior deles na certidão abaixo.
Nos dados abertos da Receita Federal, a Agropecuária Veine tem como endereço um apartamento residencial no Rio de Janeiro, em Copacabana, e tem no quadro de sócios outra empresa: a Vaincre LLC, domiciliada no exterior, cujo representante legal por procuração é Lucia Cortes Rosemburge, ex-funcionária do INSS, aposentada em 2008, salvo homônimo.
A Vaincre LLC tem CNPJ registrado, mas chama atenção o endereço incompleto no cadastro desde 2005, onde nem sequer informa a cidade, estado e país. Também não tem telefone nem e-mail de contato. E não tem informações sobre o quadro de sócios. Tudo isso dificulta entregar notificações judiciais, autuações administrativas ou operações de busca e apreensão, se necessárias.
Mas descobrimos que o endereço é de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos.
O endereço da Vaincre LLC – 520, S7TH Street, Suite C, Las Vegas, Nevada (EUA) – é exatamente o mesmo da Murray Holdings LLC, a empresa offshore dona de um apartamento tríplex no Guarujá, no edifício em que o ex-presidente Lula quis comprar apartamento e desistiu, levando a mídia tradicional a produzir a onda de boatos de que ele seria dono. Os reais proprietários do apartamento, que nada tem a ver com o ex-presidente, foram alvo da 22ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Triplo-X.
Além das duas empresas terem o mesmo endereço em Las Vegas, têm o mesmo representante legal e o mesmo gestor. A Vaincre LLC da mansão em Paraty e Murray Holdinds LLC do Guarujá tem como representante legal a MF Corporate Service e tem como gestora a Camille Services SA, uma offshore no Panamá, cujo endereço é uma "P.O.box" (caixa postal) de número 0832-0886.
A Camille Services SA tem entre seus dirigentes Francis Perez, Leticia Montoya e Katia Solano, nomes citados no escândalo de suposta lavagem de US$ 100 milhões do ex-presidente da Nicarágua Arnoldo Alemán (1997-2002) e da Fundação Voyager, sediada na Costa Rica.
A MF Corporate Service é uma empresa do Grupo Mossack Fonseca, investigado nos Estados Unidos por suspeita de lavagem de dinheiro e no Brasil, antes da Lava Jato, na Operação Ararath, cujas empresas envolvidos estão no quadro abaixo, com o mesmo endereço, mesmo representante legal e mesmo administrador usado no esquema da mansão.
Agora não há como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deixarem de investigar o uso de offshores suspeitas em paraísos fiscais para adquirir esta mansão, no mesmo esquema usado nas operação Triplo-X e Ararath, com o agravante de estar edificada em terreno da União e de ter desmatado área bem maior do que a lei permite.
Será curioso assistir como o apresentador William Bonner noticiará uma operação da Polícia Federal na mansão em Paraty, já que a TV Globo até hoje não deu nenhuma notícia da mansão apesar do inegável interesse público em saber quem são os verdadeiros donos por trás das empresas nos paraísos fiscais.
Há uma justiça poética nesta história. O Jornal Nacional e a revista Época fizeram reportagens acusatórias e improcedentes, típicas de assassinato de reputação, alimentando-se de boatos de que o ex-presidente Lula estaria ocultando patrimônio. Isso ignorando documentos que já provavam serem completamente falsas tais acusações.
Agora, quem pode estar ocultando patrimônio de fato é alguém no caso da mansão. Afinal, por que montar uma complexa estrutura societária, com empresas aparentemente de fachada, passando por empresas em paraísos fiscais – que ocultam os verdadeiros donos?
No popular, podemos dizer que atiraram no ex-presidente Lula e acertaram, sem querer, nos donos da mansão que a TV Globo não noticia.

Leia Mais


Golpe e Estado de Exceção no Pais. O povo irá reagir.



Paulo Pimenta: “Hoje, o golpe chega no seu ápice”

:
"Não há nenhuma justificativa para o que está acontecendo. Se era a intenção da Justiça ouvir o ex-presidente Lula, bastava que ele fosse notificado. Jamais a Polícia Federal, fortemente armada, chegando em sua residência, trancando ruas, trancando o Instituto Lula, levando pessoas como se fossem criminosos", diz o deputado do PT do Rio Grande do Sul, em vídeo; "Nós vamos resistir e reagir a esse golpe", acrescenta o parlamentar, convocando os diretórios do partido a realizar reuniões para definir ações em defesa do ex-presidente

Jandira aponta golpe e estado de exceção no País

:
"Sem provas, Polícia Federal amanhece com mais uma operação, desta vez o alvo é o ex presidente Lula. O maior líder popular que o Brasil já teve. O presidente que tirou o país do mapa da fome. Nossa indignação não será silenciosa. Vamos às ruas defender o estado democrático de direito. Contra as arbitrariedades. Golpe não!!!!!", avisou a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ); esquerda se mobiliza para defender o ex-presidente Lula, levado a depor coercitivamente por decisão do juiz Sergio Moro, que deflagrou operação contra todos os familiares do presidente mais popular da história do País e que foi reconhecido globalmente como um dos maiores líderes da história
 

PF faz operação política na casa do ex-presidente Lula

:
Pela 24ª fase da Operação Lava Jato, Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (4) ação no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha, em Moema; há também agentes da PF no Instituto Lula, no bairro Ipiranga, e na Odebrecht, na marginal Pinheiros; Lula está sendo conduzido coercitivamente para depor, assim como o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto; blitz determinada pelo juiz Sérgio Moro atinge todo a família de Lula, filhos, noras,netos e dona Marisa, sua esposa; mandados também são cumpridos em sítio de Atibaia e imóvel do Guarujá, ligados à família Lula, além de Santo André e Manduri; ação foi batizada de “Aletheia” em referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”; no total, cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia

Brasil é referência em aleitamento materno, diz estudo inglês

O levantamento analisou 153 nações, sendo que os brasileiros aparecemos em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido

Agência Brasil
Brasília - Estudo publicado nesta quarta-feira na revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, destaca avanços brasileiros em políticas de estímulo à amamentação e cita o país como referência mundial no aleitamento materno. O levantamento analisou dados de 153 nações, sendo que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.
O pediatra e coordenador do estudo, César Victora, explicou que, na década de 70, as crianças brasileiras eram amamentadas por um período de dois meses e meio, em média. Em 2006, o número subiu para 14 meses. O levantamento mostra também que, na década de 80, apenas 2% das crianças brasileiras até 6 meses de idade recebiam exclusivamente leite materno. Em 2006, o índice passou para 39%.
“O Brasil foi o país que mais chamou a atenção por ter tomado medidas importantes e complementares nas últimas três décadas”, destacou, ao citar que a China, por exemplo, registrou uma redução de 5% no total de crianças com até 6 meses que se alimentam  exclusivamente com leite materno.
Ainda de acordo com o estudo, as brasileiras amamentam mais do que as britânicas, as americanas e as chinesas. A taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, no Brasil, é o dobro da registrada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. “Não fizemos um ranking, mas o Brasil, com certeza, estaria entre os cinco primeiros”, reforçou o pesquisador.
No Brasil mães amamentam seus filhos até os 14 meses em média
Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Outros dados que constam no artigo e que têm como base informações do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) revelam que 68% das crianças brasileiras são amamentadas na primeira hora de vida, 50% continuam sendo amamentadas até completar 1 ano de idade e 25% são amamentadas até os 2 anos.
Durante evento na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em Brasília, o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, lembrou que a saúde da criança envolve cuidados que começam na vida intrauterina. “A política nacional de aleitamento materno não é um esforço de um governo. É um esforço de todos e uma política abraçada pelo Brasil”, disse.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, avaliou o conjunto de ações de estímulo ao aleitamento materno como uma das políticas exitosas da pasta. “É uma política iniciada na década de 80 e que vem, desde então, sendo aplicada, estimulada e planejada com excelentes resultados”.
Entre as estratégias elogiadas por Castro estão a rede brasileira de bancos de leite humano, a regulamentação da chamada Lei da Amamentação, que limita a comercialização de substitutos ao leite materno, e a ampliação da licença-maternidade, de quatro para seis meses, permitindo a amamentação exclusiva pelo período recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Pesquisa brasileira mostra que zika mata células cerebrais

 
Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) mostrou os primeiros resultados que mostram que o vírus da zika mata células do cérebro em laboratório. O pesquisador que coordenou o estudo, Stevens Rehen, usou células-tronco para desenvolver células neuronais similares às formadas em bebês de até 3 meses de gestação. Depois viu como o vírus infecta e mata as células. Esse é o primeiro passo para comprovar que o vírus realmente causa lesões nos cérebros dos bebês. Saiba mais no UOL Ciência e Saúde.

Delcídio divulga nota e desmente reportagem da IstoÉ sobre delação premiada


Delcídio Amaral divulga nota e desmente reportagem da IstoÉ que apresentou sua suposta delação premiada. Matéria pautou os principais veículos de comunicação do Brasil nesta quinta-feira

Delcídio Amaral IstoÉ delação premiada
Delcídio desmente IstoÉ. Teria a revista cometido uma das maiores barrigadas do jornalismo brasileiro dos últimos tempos?
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (3) na qual desmente conteúdo da reportagem da revista “IstoÉ”, que dizia que ele teria feito um acordo de delação premiada e citado a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.
A matéria da revista foi divulgada de forma destacada por todos os grandes veículos de comunicação do Brasil nesta quinta.
A nota divulgada por Delcídio diz que nem ele e “nem sua defesa confirmam o conteúdo da matéria assinada pela jornalista Débora Bergamasco”.
A nota prossegue dizendo que, “em momento algum, nem antes, nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre a fidedignidade dos fatos relatados”.
Mais cedo, um dos advogados do senador já havia demonstrado surpresa com o conteúdo da reportagem. O advogado responsável pela defesa no seu processo de cassação no Senado, Gilson Dipp, afirmou não saber da existência de uma delação e se demonstrou incomodado com a notícia. “É novidade para mim, senão eu não estaria brigando tanto na defesa. Como que eu ia perder tempo assim no Senado?”, indagou.
Os citados na suposta delação de Delcídio já desmentiram as informações divulgadas pela revista.
Mais cedo, o Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também havia tratado com ironia a ‘notícia’ da suposta delação premiada de Delcídio Amaral: “Não discuto ato jornalístico, que não é jurídico”, afirmou.
O ministro José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União) disse que Delcídio “não tem credibilidade” nem “prima por dizer a verdade” e, caso tenha feito uma delação premiada para colaborar com a Operação Lava Jato, é possível que seja uma “retaliação” ao governo Dilma por não tê-lo ajudado a sair da prisão.
“Ele não tem credibilidade. Não será o cumprimento de uma vingança espúria, já que ele poderia ter condicionado a delação à omissão das informações até que pudesse ficar livre de uma eventual cassação? Se alguém quer dar credibilidade a isso, que dê. Delcídio parece querer dividir o ônus do que fez com os outros”, afirmou Cardozo.
O ex-ministro da Justiça minimizou também o impacto das delações premiadas. “A delação é um ponto de partida e não um ponto de chegada, não é conclusão de inquérito; Não pode ter peso de sentença. A delação de Delcídio não para em pé porque nós (do governo) sabemos o que aconteceu.”
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por Delcídio do Amaral:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito ao povo brasileiro e ao interesse público, o Senador Delcídio Amaral e a sua defesa vêm se manifestar sobre a matéria publicada na Revista IstoÉ na data de hoje.
À partida, nem o Senador Delcídio, nem a sua defesa confirmam o conteúdo da matéria assinada pela jornalista Débora Bergamasco.
Não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto.
Esclarecemos que em momento algum, nem antes, nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre fidedignidade dos fatos relatados.
Por fim, o Senador Delcídio Amaral reitera o seu respeito e o seu comprometimento com o Senado da República.
SENADOR DELCÍDIO AMARAL ANTONIO AUGUSTO FIGUEIREDO BASTO

3.03.2016

Analgésicos x Gravidez: risco de malformação congênita


*Por Mariana Scarfoni Peixoto

As malformações congênitas estão entre os problemas médicos de prevenção e cura mais difíceis. Trata-se de uma complicação que ocorre durante o desenvolvimento do bebê no útero, gerando anomalias funcionais ou estruturais no recém-nascido. São decorrentes de uma série de causas, que variam desde herança genética e doenças preexistentes ou contraídas pela mãe nos primeiros meses de gravidez, até a exposição a substâncias químicas. Entre elas está o consumo de analgésicos opioides, como codeína, oxicodona e hidrocodona, que, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, pode aumentar em duas vezes o risco de algumas raras malformações congênitas. Inclusive, em 2011, a instituição emitiu um alerta sobre os riscos causados pelo consumo de opioides antes ou no início da gestação.

Os opioides são substâncias naturais que podem ser encontradas em plantas ou produzidas pelo organismo humano. Estes últimos, denominados “opioides endógenos”, são produzidos e distribuídos por todo o Sistema Nervoso Central (SNC) a fim de modular a dor e controlar o sistema cardiovascular. Contudo, os opioides sintéticos e semissintéticos é que são os destaques clínicos devido especialmente ao seu alto potencial analgésico. São indicados, normalmente, para pacientes pós-cirúrgicos e, em casos extremos, para gestantes com crise de pedras nos rins, por exemplo.

No Brasil, os analgésicos opioides são medicamentos amplamente consumidos, comercializados somente sob prescrição médica, controlados pela Portaria n° 344, de 12 de maio de 1998 da ANVISA, além de possuir indicação bastante restrita para gestantes, sendo prescritos apenas em casos de extrema urgência, como citado anteriormente, o que reduz a probabilidade da malformação congênita.

Entretanto, a maior preocupação apontada pelos médicos para as gestantes é o consumo de anti-inflamatórios indiscriminadamente, uma vez que estes são vendidos sem prescrição médica. Os anti-inflamatórios usados de forma incorreta durante a gestação podem aumentar o risco de malformação cardíaca fetal em qualquer estágio da gravidez, ao contrário dos opioides, que apresentam probabilidade de malformação apenas no início da gravidez, durante a formação dos órgãos e tecidos do feto.

A automedicação contribui para milhares de mortes por ano, de acordo com dado de 2006 da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA), o qual aponta cerca de 20 mil mortes por ano causadas pela automedicação. Já em 2012, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) relatou cerca de 86 mil casos registrados de intoxicação causados pelo uso indiscriminado de medicamentos.

Dose, período de gestação, tempo de uso e interação com outras substâncias são alguns dos fatores que podem desencadear danos à saúde do bebê. As malformações atingem, todo ano, mais de dez mil crianças, sendo que a maioria delas morrem no primeiro ano de vida e as demais são submetidas a cirurgias ou tratamentos vitalícios. Por isso, o alerta para as gestantes, que devem redobrar a atenção durante este período.

*Mariana Scarfoni Peixoto é farmacêutica e especialista em assuntos regulatórios. Atua como analista de assuntos regulatórios na empresa Intertox, referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação.
 


Maioria do STF aceita denúncia contra Eduardo Cunha


Se resultado for mantido, presidente da Câmara passa à condição de réu no processo

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela abertura de ação penal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e também contra a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida. Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavacki, os ministros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras. Pela manhã, o Jornal do Brasil havia antecipado que a abertura do inquérito seria aprovada pelo STF por unanimidade.
A sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira (2), com os votos dos demais ministros que compõem a Corte. Até o momento, seis dos 11 ministros aceitaram a denúncia contra Cunha e a prefeita Solange. Se o resultado for mantido, os dois passam à condição de réus no processo. 
Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavacki, os demais ministros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras
Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavacki, os demais ministros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras
Os ministros Edson Fachin, Luiz Roberto Barroso, Marco Aurélio e Cármen Lúcia acompanharam voto do relator, ministro Teori Zavascki, que votou pelo recebimento parcial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, por entender que há indícios de que o presidente da Câmara pressionou um dos delatores da Lava Jato por propina.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu nesta quarta-feira (2) no STF a abertura de ação penal contra Cunha, alegando que o parlamentar usou o cargo para receber US$ 5 milhões em propina para viabilizar a contratação de dois navios-sonda do estaleiro Samsung Heavy Industries, em 2006 e 2007. O negócio teria sido feito sem licitação e com a intermediação do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró. A pedido de Janot, o Supremo julgou a denúncia apresentada. 
O caso foi descoberto a partir do acordo de delação premiada firmado por Júlio Camargo, ex-consultor da empresa Toyo Setal e um dos delatores do esquema de desvios na Petrobras. Ele também teria participado do negócio e recebido US$ 40,3 milhões da Samsung Heavy Industries para efetivar a contratação, segundo a denúncia.
De acordo com Janot, “tudo ia bem na propinolândia” até que o contrato para contratação das sondas foi suspenso por um problema jurídico. Para o procurador, a partir daí, Fernando Soares passou atuar em nome de Cunha para pressionar Júlio Camargo para que o pagamento de propina fosse retomado.
O advogado de Eduardo Cunha, Antonio Fernando de Souza, alegou que as condutas contidas na denúncia não foram cometidas pelo deputado, e pediu que a denúncia não fosse recebida, ou que fosse julgada improcedente.
Propina
Segundo a acusação, Solange Almeida, em 2011, quando era deputada federal, atuou em favor de Cunha e apresentou requerimentos à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para pressionar Camargo, que parou de pagar as parcelas da propina. De acordo com Janot, não há dúvida de que Cunha foi o verdadeiro autor dos requerimentos.
“Portanto, o que se pode afirmar é que houve pagamento de propina nas sondas, o deputado e a deputada ambos utilizaram o cargo para pressionar e forçar o pagamento de propina. O deputado Eduardo Cunha recebeu, no mínimo, US$ 5 milhões e eles indicaram a forma de lavagem do dinheiro”, disse Janot.
Para o procurador, as suspeitas de irregularidades nos contratos de duas sondas foram de aproximadamente R$ 1 bilhão, valor que é maior que o orçamento o Ministério Público da União (MPU). Janot também defendeu as investigações da Operação Lava Jato e disse que nenhuma prova foi ocultada das defesas e que a denúncia contra Cunha não se assentou somente nos depoimentos de delação premiada
Com Agência Brasil

Cunha diz que está tranquilo com Conselho de Ética e julgamento do STF
>> Em votação apertada, Conselho decide continuar processo contra Cunha
>> Berzoini: decisão do STF contra Cunha não interfere em impeachment

Revelada a razão de a Revista Veja fazer tantas matérias contra o PT

Jornalista revela detalhes do encontro de Roberto Civita (ex-presidente do grupo Abril) com Lula. Constrangimentos pessoais e prejuízos financeiros fizeram a Revista Veja virar a porta-voz do anti-petismo.
constantino-azevedo-magnoli
Por Ricardo Kosho
Criada e comandada nos primeiros dos seus 47 anos de vida, pelo grande jornalista Mino Carta, hoje ela agoniza nas mãos de dois herdeiros de Victor Civita, que não são do ramo, e de um banqueiro incompetente, que vão acabar quebrando a “Veja” e a Editora Abril inteira do alto de sua onipotência, que é do tamanho de sua incompetência.
Para se ter uma ideia da política editorial que levou a esta derrocada, vou contar uma história que ouvi de Eduardo Campos, em 2012, quando ele foi convidado por Roberto Civita, então dono da Abril, para conhecer a editora.
Os dois nunca tinham se visto. Ao entrar no monumental gabinete de Civita no prédio idem da Marginal Pinheiros, Eduardo ficou perplexo com o que ouviu dele. “Você está vendo estas capas aqui? Esta é a única oposição de verdade que ainda existe ao PT no Brasil. O resto é bobagem. Só nós podemos acabar com esta gente e vamos até o fim”.
É bem provável que a Abril acabe antes de se realizar a profecia de Roberto Civita. O certo é que a editora, que já foi a maior e mais importante do país, conseguiu produzir uma “Veja” muito pior e mais irresponsável depois da morte dele, o que parecia impossível.
E se os leitores quiserem saber a causa desta bronca, posso contar, porque fui testemunha: no início do primeiro governo Lula, o presidente resolveu redistribuir verbas de publicidade, antes apenas reservadas a meia dúzia de famílias da grande mídia, e a compra de livros didáticos comprados pelo governo federal para destinar a escolas públicas.
Ambas as medidas abalaram os cofres da Editora Abril, de tal forma que Roberto Civita saiu dos seus cuidados de grande homem da imprensa para pedir uma audiência ao presidente Lula. Por razões que desconheço, o presidente se recusava a recebe-lo.
Depois do dono da Abril percorrer os mais altos escalões do poder, em busca de ajuda, certa vez, quando era Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, encontrei Roberto Civita e outros donos da mídia na ante-sala do gabinete de Lula, no terceiro andar do Palácio do Planalto.”
“Agora vem até você me encher o saco por causa deste cara?”, reagiu o presidente, quando lhe transmiti o pedido de Civita para um encontro, que acabou acontecendo, num jantar privado dos dois no Palácio da Alvorada, mesmo contra a vontade de Lula.

No dia seguinte, na reunião das nove, o presidente queria me matar, junto com os outros ministros que tinham lhe feito o mesmo pedido para conversar com Civita. “Pô, o cara ficou o tempo todo me falando que o Brasil estava melhorando. Quando perguntei pra ele porque a “Veja” sempre dizia exatamente o contrário, esculhambando com tudo, ele me falou: `Não sei, presidente, vou ver com os meninos da redação o que está acontecendo´. É muita cara de pau. Nunca mais me peçam pra falar com este cara”.
A partir deste momento, como Roberto Civita contou a Eduardo Campos, a Abril passou a liderar a oposição midiática reunida no Instituto Millenium, que ele ajudou a criar junto com outros donos da imprensa familiar que controla os meios de comunicação do país.
Escrevi hoje apenas porque acho que os leitores, internautas e telespectadores, que formam o eleitorado brasileiro, têm o direito de saber neste momento com quem estão lidando quando acessam nossos meios de comunicação.
Fonte: Balaio do Kosho
 

As forças do mal e o Golpe de Estado

3.02.2016

Prefeitura do Rio abre 580 vagas para o cargo de professor

Interessados devem se inscrever até o próximo dia 14 e pagar taxa de R$ 100. Concurso será realizado em 24 de abril

O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu concurso público com 580 vagas para o cargo de professor, com salário de R$ 4.886,33. Os editais foram divulgados nesta quarta-feira. Do total das vagas, 20% são reservadas para negros e índios e 5% para deficientes físicos. As inscrições vão até o próximo dia 14 e a taxa de inscrição é R$ 100. 
VEJA EDITAIS DO CONCURSO
Para participar do concurso, os candidatos devem ter nível superior na área de atuação. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e os profissionais receberão ainda bônus-cultura de R$ 155,18, auxílio transporte de R$ 167,20 e vale alimentação.
A seleção será feita por meio de provas objetiva, discursiva, prática e de títulos. Além disso, haverá ainda um curso de formação básica. Os testes objetivo e discursivo serão realizados no dia 24 de abril. O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Os interessados devem se inscrever pelo site www.concursos.rio.rj.gov.br

Disputa entre Gradiente e Apple pela marca Iphone chega ao STJ

Globo.com - ‎há 36 minutos‎
A IGB Eletrônica, dona da marca Gradiente, anunciou nesta terça-feira, 1º, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o pedido de analise do recurso especial sobre o uso da marca Iphone pela Apple no Brasil. A companhia brasileira, que trava uma .