1.04.2014

EXAME DE URINA

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.


O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.
As três análises de urina mais comuns são:
- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I.
- Urina de 24 horas.
- Urinocultura (urocultura).

Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou urina tipo I). As informações contidas aqui têm como objetivo ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico.

EAS | urina tipo I

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.
A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.
Tira de EAS
A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.
O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.
Na primeira parte mergulha-se  uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que estão nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.
EAS - Urina 1
Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:
- Densidade.
- pH.
- Glicose.
- Proteínas.
- Hemácias (sangue).
- Leucócitos.
- Cetonas.
- Urobilinogênio e bilirrubina.
- Nitrito.
- Cristais.
- Células epiteliais e cilindros.

Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.
Vamos, então, aos valores de referência do EAS:
Densidade:
A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte
A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.
pH:
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.
Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter tido vômitos horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.
Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.
O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.
Glicose:
Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.
A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina .
A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.
Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doença dos rins.
Proteínas:
A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, por isso, em situações normais, não devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas na urina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.
Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ser causadas por dezenas de situações, que vão desde situações benignas e triviais, como presença de febre, exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes.
Grandes quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns .
Existem duas  maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:
Ausência = menos que 10 mg/dL (valor normal)
Traços = entre 10 e 30 mg/dL
1+ = 30 mg/dl
2+ = 40 a 100 mg/dL
3+ = 150 a 350 mg/dL
4+ = Maior que 500 mg/dL

A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada . O exame da urina de 24h é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina
Hemácias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:
Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).
Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.
Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:
- Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual.
Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças como a glomerulonefrite. É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem que isso tenha relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.
Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.
Leucócitos ou piócitos – Esterase leucocitária
Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.
Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo
Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.
Cetonas ou corpos cetônicos:
Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.
Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.
Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.
Urobilinogênio e bilirrubina
Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevância clínica.
Nitritos
A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.
Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura
A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.
Cristais
Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais.
Os únicos cristais com relevância clínica são:
- Cristais de cistina
- Cristais de magnésio-amônio-fosfato (estruvita)
- Cristais de tirosina
- Cristais de bilirrubina
- Cristais de colesterol

A presença de cristais de ácido úrico, se em grande quantidade, também deve ser valorizada.
Células epiteliais e cilindros
A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.
Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.
Os cilindros que podem indicar algum problema são:
- Cilindros hemáticos (sangue) = Indicam glomerulonefrite.
- Cilindros leucocitários = Indicam inflamação dos rins.
- Cilindros epiteliais = indicam lesão dos túbulos.
- Cilindros gordurosos = indicam proteinúria.

Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.
A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma obervação.
Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.
Ácido ascórbico na urina
É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.
EAS (urina tipo I) normal 
Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.
COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- limpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

EXAME QUÍMICO
Glicose —- ausente
Proteínas —- ausente
Cetona —- ausente
Bilirrubina —- ausente
Urobilinogênio —- ausente
Leucócitos —- ausente
Hemoglobina —- ausente
Nitrito —- negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)
Células epiteliais —- algumas
Leucócitos —- 5 por campo
Hemácias —- 3 por campo
Muco —- ausente
Bactérias  —- ausentes
Cristais —- ausentes
Cilindros —- ausentes

Vérsion en español:  ANÁLISIS DE ORINA | Examen de orina

Leia o texto original no site MD.Saúde: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina... - MD.Saúde http://www.mdsaude.com/2009/08/exame-de-urina.html#ixzz2pU6I7ROK

Estudante atirada de terraço em São Gonçalo será sepultada neste domingo

De acordo com a mãe da Jovem, Nívia passou por cirurgia para retirada dos órgãos que serão doados para 40 pessoas

O Dia
Rio - Foi confirmada, durante a madrugada deste sábado, a morte de Nívia de Araújo, de 24 anos, que sofreu uma queda do terraço da casa onde morava, em São Gonçalo, Região Metrolitana do Rio, na noite de Réveillon. De acordo com a mãe da jovem, Neuzeli Barbosa da Costa, de 47 anos, ela passou por uma cirurgia no Hospital Estadual Alberto Torres para retirada dos órgãos que serão doados para mais de 40 pessoas. A previsão é de que o corpo da estudante de Direito seja enterrado neste domingo, no Cemitério Parque da Paz, no bairro Pacheco, em São Gonçalo.
A estudante de Direito Nível Araújo, 24 anos, teria sido atirada do terraço pelo ex-namorado na noite de Réveillon
Foto:  Reprodução Internet
"Como minha filha não fumava, era saudável e não tinha vícios, pelo menos ela vai poder ajudar mais de 40 famílias. Ela gostava de ajudar os outros", disse a mãe de Nívia. 
O ex-namorado da vítima, Leonardo Carvalho Oliveira, de 25 anos, é suspeito de ter arremessado a estudante de uma altura de, aproximadamente, dez metros e teve prisão temporária pedida pela 73ª DP (Neves) e decretada pela Justiça nesta sexta.
Segundo Neuzeli, o suspeito é um homem violento e ciumento e havia ameaçado a jovem quando ela pôs fim ao relacionamento no último domingo.
"Havia câmeras de segurança em frente à residência o que aumenta a minha esperança de que ele não fique impune", disse Neuzeli. As imagens já estão sendo analisadas pela 73ª (Neves), onde as investigações são concentradas.

Neuzeli disse que a filha, que também é mãe de uma menina de dois anos, teria passado o Réveillon com amigos e foi surpreendida quando voltava para casa ao encontrar o ex-namorado no portão da residência, localizada na Estrada do Boqueirão Pequeno.
"Um vizinho contou que ele aguardava a chegada dela desde às 2h. Quando ela chegou, ele tentou arrombar o portão, mas como não conseguiu subiu até a varanda, arrombou a porta e quebrou toda a casa. Ela se trancou no quarto, mas ele conseguiu entrar. Tem um pedaço do vestido dela dentro do quarto", disse a mãe da jovem, afirmando que o laudo policial constatou que Nívea teria sido golpeada com socos até ficar inconsciente e ser jogada da sacada.
"Na delegacia ele afirmou que ela estaria embriagada e que teria caído, mas é mentira. Minha filha tomou apenas uma taça de champanhe", disse Neuzeli.
Logo após o ocorrido, Leonardo acionou os Bombeiros, que desconfiados da situação, o conduziram à 73ª DP, que registrou o fato como acidente.

NO PIOR IDH DO PAÍS, A LIÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS



NO PIOR IDH DO PAÍS, A LIÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS
IHU – Sexta, 03 de janeiro de 2014
“Fomos a uma comunidade ribeirinha, fizemos travessia de barco e na casa de um senhor diabético de 86 anos ouvimos, depois do exame:‘04 médicos aqui, quatro médicos me visitando em casa, meu Deus posso morrer feliz. Nunca tinha visto um médico!’, escreve Vera Paoloni, bancária, jornalista e secretária de comunicação da CUT/Pará, em artigo publicado no portal Brasil 247, 28-13-2013.
Melgaço, no Marajó, Pará, tem o pior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do país, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado no final de julho. São 24 mil habitantes, dos quais 12 mil não sabem ler e nem escrever, apenas 681 pessoas frequentam o ensino médio, saneamento é zero, saúde é rarefeita e internet só de vez em quando e apenas por celular. O melhor de Melgaço é o povo, as pessoas, atestam Maribel, Oyainis e Maribel as três médicas e o médico cubano Orlando que estão morando e trabalhando no município marajoara desde 21 de setembro, há pouco mais de 03 meses. Eles integram o programa audacioso e certeiro ‘Mais Médicos’, que leva assistência e médicos a municípios carentes e vulneráveis. Ponto para o Ministério da Saúde e para a presidenta Dilma Rousseff.
Se o povo é o melhor de Melgaço, o pior é a água. Ribeirinho, Melgaço não tem água tratada e nem saneamento básico. Isso gera micoses e contaminações genitais. Há gravidez muito precoce e um índice alarmante de hipertensão que atinge muitos jovens, resume o quarteto médico cubano que atende 24 pessoas, no mínimo, todo dia em Melgaço, de segunda a sexta. Com a consulta média de 30 minutos, salvo situações mais complicadas e que exigem mais tempo. Em todas as consultas, a medicina preventiva em ação: tratar a água com hipoclorito de sódio, ferver a água, só pra citar um exemplo.
Pobreza e generosidade – Quase a metade, 48% da população deMelgaço é pobre, aponta o Mapa da Pobreza do IBGE publicado em 2003. Grande parte da população do campo tem remuneração de R$ 71,50, fazendo com que as famílias na zona rural sobrevivam, em média, com R$ 662 por mês – menos que um salário mínimo. As distâncias são grandes e se leva até 15 dias pra cruzar o espaço de mais de 06 mil quilômetros. Com toda essa adversidade, o povo de Melgaço é acolhedor e generoso, garantem as médicas e o médico cubanos.
Rendimentos compartilhados – Afinal, o que vocês ganham de salário fica com vocês ou vai pra família, indago? “Parte fica conosco, parte vai para nossas famílias e outra parte vai para o nosso governo, para ajudar o nosso povo cubano”, me diz Maribel Hernandez. “Mas o que ficamos é suficiente para nos manter, para lazer. A prefeitura de Melgaço paga nosso alojamento e esse é muito bom: tem um quarto para cada um de nós, com banheiro, cama, ar condicionando. Temos mais que suficiente”, fala Maribel Saborit.
Nem açaí e nem farinha – Como a jornada de trabalho em Melgaço é de 40 horas semanais, igual a Cuba, pergunto o que fazem no final de semana pra driblar a saudade de casa, já que as famílias ficaram em Cuba.“Lavamos e passamos nossas roupas, limpamos nossos quartos, lemos, entramos na internet pra passar correio eletrônico, descansamos”. E Orlando informa que em julho vão de férias a Cuba.
Nove anos de estudo – Nem a imensidão de água da baía do Marajó, o calor ou as travessias de barco até as comunidades assustam o quarteto médico cubano. Os quatro trabalharam em missões humanitárias na Venezuela e na Bolívia. Estudaram os nove anos da formação de medicina cubana: 06 da medicina geral e mais 03 da medicina integral, algo semelhante à residência médica brasileira, em que a especialização é feita juntamente com trabalho prático. E os quatro trabalhavam em Cuba. Maribel Saborit, em Belém. Na capital, fizeram um treinamento na área de saúde e retornam segunda-feira 23, bem no período de recesso natalino. De Melgaço a Breves, uma hora de barco e de Breves a Belém, mais 14 horas. Ao todo 15 horas pra chegar em Belém, atravessando a baía do Marajó. Maribel Saborit, Oyainis Santos, Orlando Penha eMaribel Hernandez, médicas e médico cubanos se conheceram não em Cuba, país em que nasceram, estudaram, se formaram, casaram, tiveram filhos e trabalharam. Foi em solo brasileiro, em Brasília, que os quatro se encontraram pela primeira vez, em agosto. Agora trabalham em Melgaço e lá ficarão por 03 anos.
Maribel Saborit tem 21 anos de profissão. Maribel Hernanez, 19 anos.Oyanis, 08 anos e Orlando, 22 anos. Cuba orientou como critério de participação no programa ‘Mais Médicos’o mínimo de uma missão humanitáriaOrando esteve no Paquistão e Venezuela. Oyainis, na Venezuela. Maribel Saborit e Maribel Hernandez, na Venezuela e Bolívia. Além dos 09 anos de estudo, atuação em uma missão humanitária por 03 anos.
Um médico em casa? – Embora o quarteto fale num bem compreensível portunhol, indago se não falarem bem o português fez com que algum paciente deixasse de entendê-los. “De jeito nenhum diz Oyainis. A gente olha pra eles, conversa e se entende. Fazemos um amplo interrogatório, anotamos, fazemos exames físicos completos”. EMaribel Saborit completa: “o povo é muito acolhedor, generoso e agradecido. Fomos a uma comunidade ribeirinha, fizemos travessia de barco e na casa de um senhor diabético de 86 anos ouvimos, depois do exame: 04 médicos aqui, quatro médicos me visitando em casa, meu Deus posso morrer feliz. Nunca tinha visto um médico”!
Sem essa de ‘Dr, Dra’ – Fico surpresa quando me dizem que se apresentam aos pacientes como Maribel, Oyainis, Orlando. Assim, sem ‘Dr, Dra’, termos que aqui no Brasil são acrescidos à profissão de médicos.Maribel Saborit ri e me diz: “por que ‘Dr, Dra’?” Somos iguais, só tivemos mais chance de estudar, ter uma graduação. Mas nossa identidade é a mesma de quando nascemos”.
Os quatro me contam que Belém e Melgaço são ‘mais quente que Cuba”, mas isso não atrapalha. Gostam da comida à base de peixe, frango, carne, arroz, feijão. Só açaí e farinha não faz parte do cardápio deles. ‘Muito forte o açaí’ diz Maribel Saborit sorridente. Eu afianço a elas e ele que não sabem o que estão perdendo. E rimos todos.
Internet, problemão – O contato com a família é via e-mail, pois falar pelo celular é muito caro. Cada um tem um tablet 3G, que faz parte dos equipamentos do ‘Mais Médicos’. E eles compraram um pacote ‘basicão’ da Vivo“mas os créditos somem muito rápido”, se queixam. Como falar por telefone é caro demais, sobra conversar por e-mail na internet do celular.
Eu digo a elas e ele que quem mora e luta na Amazônia quando vara uma notícia pro mundo, rompe o cordão sanitário do isolamento em que nos encontramos. O acesso à internet poderia ser uma forma de ajudar a romper esse cordão, mas temos o pior acesso de todas as cinco regiões do país e no Marajó, o pior acesso do Pará. Estamos ilhados, portanto.
Oyanis completa: “a saúde em Cuba precisa da ajuda de todos nós, porque o país sofre um embargo econômico que é muito doloroso para nossa gente. Então, a ajuda precisa vir de nós, cubanos e de nossos aliados”.
Faz parte da nossa formação retribuir – A conversa vai chegando ao fim, pois há várias pessoas chamando o quarteto médico cubano e querendo tirar fotos, indagar, conversar, rir junto. E eu faço a última inquirição: o que fez vocês saírem de Cuba e vir pra Melgaço? E Maribel Saborit diz: “olha, faz parte da nossa formação ajudar países e pessoas mais necessitadas com nosso conhecimento que foi dado de forma coletiva e gratuita. Só estamos retribuindo”.
Encerramos a conversa e eu fico matutando que grandeza é essa de Cuba e do seu povo que tanto tem a nos ensinar! Se eu conheço quantos médicos do meu país que fariam algo semelhante aqui mesmo. Em janeiro vou a Melgaço numa caravana formativa da Fetagri/CUT no Marajó. Quero rever meu novo quarteto camarada e amigo e conversar com o povo atendido pelas médicas e pelo médico cubanos (V.P).
E só finalizando mesmo: fizemos uma pequena homenagem às 03 médicas cubanas e ao médico cubano ontem à noite na formatura de encerramento do curso de Formação de Formadores promovido pela Escola Chico Mendes da Amazônia e da qual participamos 46 pessoas, de todas as CUTs da Amazônia.
Via Vitor Buaiz

Bolsa Dondoca, consome R$ 4 Bi por ano dos cofres públicos

 
Alguns de vocês devem se lembrar da famosa entrevista da atriz Maitê Proença para o Estadão na época das eleições de 2010, na qual ela afirmou, com todas as letras, que gostaria que o machismo "salvasse" o país da então candidata petista Dilma Rousseff. 

Enquanto isso, Maitê foi no jantar promovido pelo PSDB e posou de "engajada" tirando a roupa na ridícula campanha contra a usina de Belo Monte. O tempo, claro, foi implacável com a global e a História provou, mais uma vez, que o elitismo e o machismo de pessoas como a atriz perderam espaço no Brasil, com a vitória de Dilma nas urnas.
Até aí, nada de novo. O que pouca gente sabe (ou lembra) é que Maitê recebe desde 1989 uma pensão mensal vitalícia de "míseros" 13 mil reais. Motivo? Ser filha solteira de procurador de justiça falecido. Só isso mesmo: sem derramar uma gota de suor, sem produzir NADA para a sociedade brasileira, essa cavalgadura anencéfala chupinha uns vinte salários mínimos na altura de seus 55 anos de idade! Dá gosto saber que estamos do lado oposto a gente assim na política, não é mesmo? Diga-me com quem NÃO andas e te direi quem és...

Mas o pior, meus caros, ainda está por vir: Maitê é só a ponta do iceberg. Um sem fim de dondocas elitistas parasitam dos cofres públicos mais de quatro bilhões de reais todos os anos pelo simples fato de, à exemplo da atriz, permanecerem na condição de solteiras (ao menos "de fachada") e serem filhas de funcionários públicos falecidos do alto escalão. Bilhões. Todos os anos. Dondocas na maioridade, com plena capacidade de labutar, que sempre tiveram do bom e do melhor na infância e adolescência. Quanta gente, no Brasil, deixaria de passar fome se essa quantia exorbitante fosse distribuída entre quem ganha menos?

O mais engraçado é que aquele seu amigo coxinha, que vive enchendo o saco com aquela falácia da "meritocracia", repetindo ad nauseam que o governo precisa "ensinar a pescar" ao invés de investir em programas de redistribuição de renda para pobres, mas não dá UM PIO sobre essas filhinhas de papai (morto) que, em muitos casos, já eram ricas e ficaram ainda mais com essa mamata que não produz absolutamente nada de útil para o país. Bem diferente do Bolsa Família, que tira dezenas de milhões da miséria, aquece a economia e ajuda a aumentar o consumo de bens de primeira necessidade, como geladeira, fogão, etc.

As filhas de servidores que ficam solteiras para ter direito a pensão do Estado:
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/11/filhas-de-servidores-qu...
Maitê Proença pede que o machismo "salve o país de Dilma": http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=134797&id_sec...
O elitismo de Maitê Proença contra Dilma Rousseff: http://nucleogenerosb.blogspot.com.br/2010/08/httpwww.html
Maitê quer se livrar de Dilma, mas não dos R$ 13 mil que embolsa da Previdência: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/maite-quer-se-livrar-...

Opções para a hospedagem de animais crescem no Brasil

Cães e gatos já têm onde ficar na ausência de seus donos com o crescimento de estabelecimentos para a hospedagem de pets

 Foto: Getty Images 
  Foto: Getty Images
Há não muito tempo, os donos de pets que precisavam viajar ou, por algum motivo, se ausentar de casa, enfrentavam grandes problemas para encontrar locais onde pudessem deixar seus bichinhos de estimação com segurança. No entanto, o mercado aquecido do mundo pet provocou uma série de mudanças ao longo da última década e, hoje, as opções de hospedagem para animais são muitas.

O número de hotéizinhos especiais para pets cresce cada vez mais, assim como a quantidade de hotéis tradicionais que já aceitam animais entre os seus hóspedes – incluindo nomes populares do ramo hoteleiro como Sofitel, Sheraton, Hilton, Fasano e até Copacabana Palace.

Obviamente, os estabelecimentos que permitem a hospedagem de pets com seus donos – como hotéis, hotéis-fazenda e pousadas - contam com algumas regras específicas para quem chega com um pet, além da bagagem; e taxas adicionais podem ser cobradas para que cuidados e higienizações sejam garantidas para o animal.


Na grande maioria dos casos, estes hotéis contam com espaços especiais para o abrigo dos pets durante a estadia de seu proprietário nos apartamentos; no entanto, alguns já permitem, inclusive, que os animais fiquem no próprio quarto de seu dono – levando em conta o comportamento e o nível de barulho produzido pelo bicho de estimação, para que outros hóspedes não sejam incomodados.

Além destas, as opções para quem deseja, somente, um local para que seu pet fique seguro na sua ausência, também são muitas; e até mesmo as pet shops mais modernas já prestam essse tipo de serviço atualmente. Nestes estabelecimentos mais específicos, também é possivel escolher o tipo de abrigo onde seu animal ficará, havendo modelos que incluem desde quartos individuais até ambientes para a convivência com outros animais.

É importante lembrar que, ao levar seu pet para qualquer um destes estabelecimentos, é necessário que ele esteja em dia com todas as vacinas e procedimentos de vermifugação, entre outros – já que a maioria dos hotéis exige uma comprovação disso para que o animal seja admitido. Nos casos em que o objetivo seja deixar o pet hospedado em um local próprio para animais, esse cuidado também é extremamente importante – evitando que o animal seja contaminado por outros que possam estar doentes e vice-versa.

Clique aqui e confira opções de hotéis para cachorros.

Fonte: dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos

Gwyneth Paltrow cria dieta detox para secar exageros das festas


A atriz é adepta de alimentação saudável Foto: Getty Images
A atriz é adepta de alimentação saudável
Foto: Getty Images
Se você exagerou neste Natal e está à procura de voltar à forma ideal, a atriz Gwyneth Paltrow pode ajudar com um plano de desintoxicação para janeiro. Um cardápio com patê de lentilhas e cenoura, chás, saladas, sopas e peixes frescos são as apostas da famosa. Café, álcool, tomate, carboidratos, açúcar e leite estão todos banidos. As informações são do Daily Mail.  

"Você sabe que adoro um bom detox e em janeiro deste ano não será diferente”, afirmou. Gwyneth garantiu que a dieta, criada com ajuda do nutricionista Alejandro Junger, não deixará a pessoa passar fome. "Criamos um menu de três dias de receitas de desintoxicação sem sacrifício”, contou a estrela.

A dieta aconselha começar o dia com água em temperatura ambiente e limão, seguido de chá de ervas. O almoço se consiste em salada, grão de bico ou sopa de cenoura. Se a fome bater na parte da tarde, Gwyneth sugeriu lanches com patê de lentilha ou um punhado de nozes e quinoa. Para jantar: frango cozido e brócolis.


O detox de inverno é muito menos rigoroso do que os outros criados pela atriz e sua equipe. "Aqui estamos evitando laticínios, glúten, crustáceos, qualquer coisa processadA, solanáceas ( batata, tomate, pimentão e berinjela), condimentos, açúcar, álcool, cafeína e refrigerantes ", disse a atriz. 


Perder peso é mais dificil quando estamos mais velhos



Estudo mostra por que perder peso é mais difícil ao envelhecer

Há dois tipos de gordura e a considerada “boa” se torna menos ativa com o tempo

Os cientistas descobriram uma forma que poderia combater o problema Foto: Getty Images
Os cientistas descobriram uma forma que poderia combater o problema
Foto: Getty Images
Perder peso se torna mais difícil com o passar dos anos. E, agora, cientistas da Universidade de Shizuoka, no Japão, descobriram o motivo: a gordura marrom ou gordura “boa”,  responsável por transformar gordura branca ou gordura “ruim” em calor, torna-se menos ativa ao envelhecer. As informações são do site do jornal Daily Mail. 


A boa notícia é que descobriram uma possível mudança metabólica que reverteria a situação e poderia ajudar a criar tratamentos para problemas relacionados à obesidade, como diabetes e pressão alta. 


Foram realizados testes com dois grupos de ratos. Um deles teve o gene receptor do fator de ativação plaquetária eliminado, fazendo com que os animais se tornassem obesos. O segundo permaneceu da mesma forma. Constatou-se que a deficiência do gene fez com que a gordura marrom funcionasse mal, levando à obesidade devido à redução da atividade termogênica.  


Acreditava-se que a gordura marrom estava presente somente em bebês. Hoje, já se sabe que permanece na fase adulta e que as mulheres têm mais que os homens.







Grávidas que bebem vinho têm crianças mais bem comportadas

Pesquisa dinamarquesa acompanhou gestantes e seus filhos até os 7 anos de idade para obter os resultados

Em geral mulheres que bebem moderadamente têm um estilo de vida mais saudável


O Globo


Estilo de vida saudável e envolvimento das mães = crianças mais bem comportadas e emocionalmente estáveis
Foto: StockPhoto

Estilo de vida saudável e envolvimento das mães = crianças mais bem comportadas e emocionalmente estáveis StockPhoto
LONDRES - Mulheres que bebem uma taça de vinho por semana têm crianças mais bem comportadas e mais ajustadas emocionalmente em comparação com aquelas que se abstêm, segundo uma nova pesquisa da psicóloga Janni Niclasen, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
A psicóloga descobriu que mulheres que bebiam 90 unidades alcoólicas ou mais - dez garrafas de vinho branco com 12% de álcool por volume (ABV, na sigla em inglês) tinham filhos que, aos 7 anos de idade, apresentavam maior estabilidade emocional e eram mais bem comportadas.
- À primeira vista não faz sentido, já que o álcool durante a gravidez não traz benefícios para o bebê, mas ao olhar para o estilo de vida dessas mães eu encontrei a explicação - disse Janni ao “Daily Mail”.
Em geral, essas mulheres que bebem moderadamente costumam ser mais graduadas (no nível educacional) e investir em um estilo de vida mais saudável. Neste tipo de investigação, segundo ela, é importante levar em consideração fatores psicológicos, tais como o envolvimento de mães e filhos.
- Já sabemos que o envolvimento é muito importante e determinante para a saúde mental e cognitiva da criança - observou a pesquisadora.
Neste trabalho ela consultou a população estudada pelas autoridades dinamarquesas desde o nascimento, com informações sobre álcool e gravidez. Só foram examinados mulheres que tinham um consumo pequeno de álcool durante a gestação, então os resultados não mostram os efeitos em filhos de mães que tinham consumo excessivo.
A população do estudo entre 1996 e 2002 era de cem mil grávidas dinamarquesas, entrevistadas sobre seu consumo de álcool em três ocasiões diferentes: duas na gravidez e uma quando o bebê completava seis meses de nascimento. Quando as crianças completavam 7 anos, 37 mil mulheres que tinham passado pelas três entrevistas anteriores eram contatadas novamente. O objetivo era rastrear o comportamento, as emoções e o relacionamento de crianças e adolescentes, mas não incluía fatores psicológicos, sociodemográficos e estilo de vida.

Ser ou não ser, eis a questão

Será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação.
William Shakespeare

Ser ou não ser, eis a questão

Muitas pessoas trabalham com um único objetivo, manter o sustento da casa, e para esse grupo de “profissionais”, se o salário estiver entrando na sua conta mensalmente, está tudo certo

Quem  já  não  ouviu  ou  até  mesmo  se questionou a respeito da famosa frase do William Shakespeare? “Ser ou não ser, eis a questão”. Muitos até podem não saber quem é o autor da famosa frase, mas uma coisa, podemos, afirmar: Como autores da nossa própria  história, talvez muitas vezes tenhamos nos apoderado da parte A desta frase, como se fosse da nossa própria autoria, ou seja, quantas vezes durante a nossa vida nos perguntamos: Ser ou não ser? Principalmente quando se trata da nossa vida profissional e do nosso ambiente de trabalho.
Muitas pessoas trabalham com um único objetivo, manter o sustento da casa, e para  esse  grupo de  “profissionais”, se o salário estiver entrando na sua conta mensalmente, está tudo certo. Talvez esse grupo de pessoas não saiba diferenciar um ambiente de trabalho conturbado de um ambiente de trabalho totalmente tranquilo e com certeza também não sabem diferenciar um profissional de sucesso de um profissional fracassado.
E o mais incrível disso tudo é que o sucesso e o fracasso do profissional não estão automaticamente ligados ao cargo que ocupam, pois dois profissionais podem ocupar a mesma posição na empresa em que trabalham e um deles ser um profissional de sucesso e outro um profissional fracassado. Como isso é possível? Tudo depende exclusivamente da maneira como vemos o nosso trabalho. Algumas pessoas veem o seu trabalho como uma adversidade outras veem o seu trabalho como uma oportunidade, sendo assim, podemos afirmar que a maneira como vemos o nosso trabalho automaticamente define o resultado final da nossa vida profissional.
Profissionais fracassados veem o seu trabalho como uma adversidade e logo refletem à sua visão através das suas atitudes. São pessoas altamente conformadas com a posição que ocupam e por conta disso não desenvolvem a sua função com excelência, nunca terminam o que começam e quando terminam pode ter certeza, tudo precisa ser refeito; São pessoas que não assumem suas falhas, pelo contrário, sempre procuram alguém para responsabilizar pelos seus erros; são altamente críticas em relação aos colegas, não tem coragem de fazer, porém vivem criticando os que fazem; são pessoas péssimas em relacionamentos, até por que profissionais com esse perfil só se aproximam de pessoas que podem oferecer-lhe algo, tratando com indiferença àquelas pessoas que ela entende não precisar. São fofoqueiras e conturbam completamente o ambiente de trabalho. Para manter o seu relacionamento com o chefe é capaz de comprometer qualquer colega; sempre desprezam a orientação dos colegas, são denominados de sabe tudo; são completamente desorganizadas; são pessoas totalmente desprovidas de ética.
Profissionais de sucesso veem o seu trabalho como uma oportunidade e assim como os profissionais fracassados logo refletem à sua visão através de suas atitudes, claro que de maneira totalmente diferente. São pessoas alegres, satisfeitas com a posição que ocupam, porém são focadas, metas e objetivos não lhe faltam; estão sempre querendo crescer, por isso desenvolvem bem o seu trabalho, transmitindo confiança aos seus superiores, pois tudo o que começam terminam e digas de passagem com excelência. São pessoas altamente responsáveis, procurando o máximo não errar, mas quando isso acontece, logo assumem suas falhas, transmitindo segurança aos seus colegas de trabalho. São bastantes críticos consigo mesmos, com o objetivo de se aperfeiçoarem.
São pessoas ótimas em seus relacionamentos, não fazem acepção de pessoas e trata a todos com respeito, pois entendem que para crescerem em sua vida profissional necessitarão da ajuda de todos, entendendo que independente da posição que ocupam, todos são importantes no ambiente de trabalho. Não gostam de fofocas, e tentam ao máximo manterem o ambiente de trabalho saudável. Seus méritos são adquiridos através de esforço e dedicação, compreendendo que média com chefe só se adquire quando se oferece um trabalho de qualidade. São humildes e abertas a novos aprendizados; mantém a ética acima de tudo.
Uma coisa, podemos garantir, analisando o perfil dos profissionais fracassados podemos até achá-los uns idiotas, mas na verdade eles são muito úteis aos profissionais de sucesso. Como? É só atentarmos para a frase do Mark Twain:
“Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso.”
E aí pergunto: Ser ou não ser um profissional de sucesso?
 
Mônica Bastos,

Câncer de próstata aparece sem dar sinais e exige atenção

Ele ocupa a 2ª posição entre os tipos de câncer que mais matam os homens

Por Minha Vida -

Matéria vencedora do Prêmio IBCC de Jornalismo, na categoria mídia digital

Ainda é importante incentivar os homens de meia idade a deixarem o preconceito de lado e fazerem exames para descobrir possíveis anormalidades na próstata (glândula localizada perto da bexiga e que envolve a uretra).O câncer aparece sem dar sinais e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), ocupa a segunda posição entre os tipos de câncer que mais matam a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

"Por ser uma doença que não apresenta sintomas em muitos casos, a recomendação é que homens com mais de 45 anos façam os exames de rotina anualmente", alerta o urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), André Cavalcanti.

A experiência do biólogo José Guimarães Gomes, de 57 anos, se diferenciou da maioria dos casos. "Eu já fazia os exames regularmente, mas fiquei uns dois anos sem ir ao urologista. Neste intervalo, comecei a notar que minha ejaculação estava falhando e quando vinha, era bem pouca", conta sobre os primeiros sintomas do câncer.

O diretor da SBU faz uma ressalva para homens que já tenham este tipo de doença no histórico familiar e também para os negros. "Por causa do fator genético, os negros têm chances de desenvolver a doença em um grau mais avançado", explica. Para os que se encaixam nestes dois últimos perfis, os exames anuais devem ser feitos a partir dos 40 anos.

Apesar de não existirem métodos preventivos, quanto antes o diagnóstico for feito, mais chance de cura tem o paciente e menos agressivos são os tratamentos. Os exames de rotina são o exame digital da próstata (mais conhecido como toque retal) e o associado à dosagem de uma proteína chamada PSA. No primeiro, o médico consegue apalpar a próstata através do reto e verificar eventuais alterações no tamanho e consistência da glândula. Já a dosagem é feita a partir de um exame de sangue: se a taxa da proteína estiver elevada, é mais um indício da presença do tumor.

Porém, a elevação da quantidade de PSA pode ter causa benigna. Sendo assim, a constatação do câncer não pode ser feita apenas com o exame de sangue. "Caso sejam notadas quaisquer alterações nestas duas análises, o paciente deve se submeter à biópsia de próstata", afirma o urologista.

Como tratar?
Os tipos de tratamento variam de acordo com o grau do câncer e com a idade do paciente. Segundo André, casos em que o câncer ainda não se espalhou por outros órgãos, e que a expectativa de vida do homem é de mais de 10 anos, recorre-se à prostatectomia radical. A cirurgia consiste na retirada total da próstata e dos tecidos linfáticos que a envolvem, podendo acarretar em disfunção erétil e incontinência urinária. "As duas seqüelas apresentam estatísticas bem variáveis, de acordo com o estágio em que o tumor se encontrava e com a faixa etária do paciente. Mas, em geral, a incontinência urinária acomete menos de 10% dos homens, enquanto a disfunção erétil não chega a atingir 30% dos pacientes", tranqüiliza o urologista.

Jorge Hallak, urologista do Hospital das Clínicas, diz que é importante lembrar que alguns co-fatores aumentam as chances do paciente sofrer com a disfunção erétil, depois do tratamento. "Ou seja, não só o tratamento contra o câncer é responsável pela disfunção, como muitos pacientes pensam. A somatória de fatores como idade, hipertensão, diabetes, colesterol elevado e obesidade, por exemplo, resultam na incidência do problema".Ainda falando da retirada total da próstata, Cavalcanti afirma que a recuperação da cirurgia é rápida, já que os pacientes têm alta em, no máximo, três dias. Em casa, os cuidados resumem-se em passar de uma a três semanas com uma sonda. O homem pode voltar às atividades rotineiras, depois de retirar a sonda, somando 30 dias para a recuperação total.
Quanto à atividade sexual, os próprios pacientes contam que ela se normaliza depois de um ano, em média. "Mas, enquanto a recuperação não era total, meu médico recomendou o uso de medicamentos que possibilitavam a ereção. Hoje em dia, como não tive nenhuma seqüela, tenho uma vida sexual que considero boa, adequada para a minha idade", diz o biólogo que passou pela cirurgia de retirada total da próstata em 2001.

Caso as sequelas apareçam, existem tratamentos específicos para cada uma. "Existem inúmeros tratamentos. Para a disfunção erétil, por exemplo, pode-se recorrer às auto-injeções no pênis ou à prótese peniana. Entre as séries de técnicas para tratar a incontinência urinária, o esfíncter artificial se destaca, apesar de ser um dos métodos mais caros", enumera o diretor da SBU.

A radioterapia entra como método alternativo para pacientes com alto risco cirúrgico ou que preferem driblar a cirurgia. Porém, o urologista do Hospital das Clínicas ressalta que o tratamento tem eficácia menor, se comparado com a retirada total da próstata. Mais um contratempo desta medida terapêutica é que o homem pode sofrer com efeitos colaterais, como irritação do colo e do reto e de tecidos próximos à próstata. "Como as radiações têm atuação local, os sintomas durante o tratamento se limitam à região da glândula", explica.

O especialista da SBU, André Cavalcanti cita ainda que "a radioterapia também pode ser recorrida quando nota-se que a quantidade de PSA voltou a aumentar. Nesses casos, ela funciona como tratamento complementar à cirurgia".

Quando a doença já está mais avançada, o especialista normalmente lança mão de hormônios que bloqueiam as elevações dos níveis de testosterona. "O câncer de próstata se alimenta de testosterona. Com o bloqueio hormonal, a tendência é que o tumor murche ou pare de crescer", explica André. A cirurgia também pode ser recomendada nestes casos, para retirada dos tecidos que circundam a próstata. O uso de medicamentos entra em cena como mais uma linha de tratamento, levando em conta a situação de cada paciente.

Depois do tratamento e da esperada cura, o urologista afirma que é importante fazer um acompanhamento constante dos níveis de PSA. "No primeiro ano pós-tratamento, é preciso verificar as taxas a cada três meses. Essa frequência vai aumentando com o tempo, mas é importante ver o paciente de seis em seis meses".

De acordo com o relato do biólogo José, que se curou do câncer há cinco anos, os exames pós-operatórios são partes fundamentais do tratamento do câncer. "Até agora, está tudo bem comigo e tenho uma ótima qualidade de vida. Mas, em meus últimos exames, parece ter sido detectado o restante de uma célula cancerígena. Caso a investigação seja confirmada, a medida terapêutica adotada serão os hormônios", fala.

Outras doenças da próstata
Apesar de só o câncer ser considerado maligno, algumas outras doenças que atingem a próstata também causam transtornos ao paciente, diminuindo sua qualidade de vida ou mesmo levando à morte, se não forem tratadas devidamente.

A prostatite aguda é um dos casos que pode levar à morte. Ao apresentar este quadro infeccioso, "o homem pode entrar em estado febril, ter retenção urinária, sentir dores na região do perineo e ao urinar", cita os sintomas, o especialista da SBU. Para solucionar o problema, o paciente precisa ser internado para esvaziar a bexiga com um método de pulsão pela pele. "Isso evita que um cateter passe pela uretra, inflamando-a ainda mais", diz o urologista André Cavalcanti. Além do esvaziamento da bexiga, o médico receita alguns antibióticos para acabar com a inflamação.

Outro tipo de prostatite é a crônica. Caracterizada por um quadro mais prolongado da doença (exigindo que o tratamento também seja), os sintomas da prostatite crônica são mais suaves, como desconforto no períneo, testículos e na região lombar. Nestes casos, a internação é dispensável, sendo necessário apenas o uso de medicamentos.

Quando a próstata aumenta de tamanho e passa a comprimir a bexiga, o homem sofre de hiperplasia. Os principais sintomas são dificuldade em urinar, com aumento da frequência e, muitas vezes, com urgência miccional. "Em todas as situações, o exame prostático não só desvenda o problema como também indica o tratamento ideal, já que consegue verificar o grau da doença", afirma o urologista. Geralmente, a hiperplasia é tratada com inibidores hormonais que relaxam a próstata ou diminuem seu tamanho. Outros medicamentos também são indicados para diminuir as dores. Caso os tratamentos medicamentosos não funcionem, o especialista recorre à cirurgia, em que a parte aumentada da próstata é retirada. "Os riscos são menores que os da retirada total da próstata, apresentando probabilidade de sequelas, como disfunção erétil e incontinência urinária, de apenas 3%", completa.

Ejaculação precoce

O que é Ejaculação precoce?


A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que ele ou a parceira desejariam durante a relação sexual.

Causas

A ejaculação precoce é uma queixa comum. Raramente, é causada por um problema físico.
Adam Ilusração do sistema reprodutivo masculino
A ejaculação precoce no começo de um relacionamento normalmente é causada por ansiedade e excesso de estímulo. Culpa e outros fatores psicológicos também podem estar envolvidos. O problema normalmente melhora sem tratamento.

Exames

Normalmente, não há descobertas anormais com o problema. O médico pode obter informações mais úteis entrevistando a pessoa ou o casal.

Sintomas de Ejaculação precoce

O homem ejacula mais cedo do que ele ou sua parceira desejariam (prematuramente). Isso pode ocorrer desde antes da penetração até logo após a penetração. Essa rapidez pode deixar o casal insatisfeito.

Buscando ajuda médica

Tratamento de Ejaculação precoce

Prática e relaxamento devem ajudá-lo a lidar com o problema. Alguns homens tentam se distrair com pensamentos não sexuais (como nomes de jogadores de futebol e recordes) para evitar que a excitação ocorra muito rápido.

Há muitas técnicas úteis que você pode tentar.
O método "parar e começar":
  • Essa técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
O método do "aperto":
  • A técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, o homem ou sua parceira aperta suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
Antidepressivos, como o Prozac e outros inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.
Você pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.
Se essas técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.
A avaliação feita por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.

Expectativas

Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando as técnicas simples aqui descritas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.

Complicações possíveis

  • A ejaculação muito precoce, antes que o homem consiga penetrar na vagina, pode impedir um casal de ter filhos.
  • A falta de controle contínua da ejaculação pode fazer com que um dos parceiros ou ambos se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode levar a uma tensão sexual ou conflito no relacionamento.

Prevenção

Não existe nenhuma maneira de prevenir esse distúrbio. No entanto, relaxar pode diminuir a probabilidade de ocorrência.


Ejaculação precoce desaparece com uma conversa franca

Tomar remédio nem sempre é preciso, veja se este é seu caso


  Minha Vida -

O assunto é tabu entre os homens. A maioria prefere arranjar desculpas a procurar um médico ou assumir que tem algo errado junto à parceira. Mas perder o sono por causa de ejaculação precoce, hoje em dia, é só mesmo para quem gosta de sofrer. O problema, na maioria dos casos, é de solução simples , afirma o médico Omar Nayef Fakhouri, da Sociedade Brasileira de Urologia. Há pacientes que melhoram só de confessar que estão passando por uma fase difícil. A pressão emocional diminui e, com isso, a satisfação sexual aumenta , afirma o especialista. (Câncer de próstata chega sem dar sinais e exige atenção)E nem esquente com inconvenientes repentinos. Isso é normal e acontece com, praticamente, todos os casais. O que não significa, entretanto, que você vai ignorá-lo. Numa entrevista direta e sem rodeios, o doutor Omar mostrar como diferenciar um caso médico de um problema passageiro e dá todas as dicas para quem quer se livrar de crises desnecessárias. (Camisinha, sim. Mas qual?)

Ejaculação precoce é sintoma de alguma doença? Nem sempre. Em alguns casos de impotência (seja ela orgânica, psicológica ou mista), o primeiro sintoma pode ser o aparecimento de ejaculação precoce. No entanto, a maior causa da ejaculação precoce está associada a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e insegurança. (Não deixe a impotência te derrubar)
Mas quando ela é sinal de um problema, então? Em alguns casos, o homem pode (conscientemente ou não) evitar relacionamentos ou mesmo evitar a parceira, por medo ou insegurança de ocorrer a ejaculação precoce. Aí temos um problema. A satisfação sexual do casal acaba comprometida e o pior é que, muitas vezes, o casal passa ignorar a situação. Isto gera também a perda do envolvimento e pode levar a um grande desajuste conjugal.

E se o casal procura ajuda, isso tende a melhorar enquanto o problema não é resolvido? Sem dúvida. Muitas vezes só a ida ao médico já traz mais tranqüilidade ao casal, que lida mais fácil com a situação.

De que forma o mau humor desencadeia reações que dificultam a ereção? Os problemas emocionais estão por trás da maioria dos casos de ejaculação precoce e disfunção erétil. A ansiedade causa alterações nos neurotransmissores que facilitam ou inibem a ereção (os facilitadores são dopamina, oxitocina e acetilcolina, dentre outros, enquanto os inibidores atendem por epinefrina, norepinefrina, prolactina e ácido gama amino butírico). Para que essa relação ocorra de forma equilibrada, levando à ereção, é necessário um certo grau de relaxamento físico e psicológico. Outros fatores como depressão, mau humor, sentimentos de culpa , baixa auto-estima e a própria forma do homem encarar e lidar com a sexualidade podem influenciar fortemente, na ejaculação precoce e no próprio desempenho na cama.

Os remédios para ereção melhoram o problema?
Muito pouco. O uso dos medicamentos para ereção, como o próprio nome já diz, são eficazes em iniciar e potencializar as ereções. Nos casos em que a ejaculação precoce é conseqüência de problemas de ereção, estes medicamentos seriam eficazes. Mas os problemas emocionais são a principal a causa de ejaculação precoce. E, nessas situações, esses remédios promovem ereções às vezes sem prazer e dolorosas. Nos casos extremos, entretanto, eles são utilizados como auxiliares ao tratamento e para motivar um pouco mais o paciente. Mais, ressalto, em situações extremas, nada de rotina! (Homem também passa por menopausa)

O problema tem idade para acontecer? O problema pode aparecer em qualquer idade e em qualquer fase da vida. Depende mais da incidência de fatores psicológicos. Mas as causas emocionais tendem a aparecer mais no adulto jovem, enquanto os problemas biológicos são mais recorrentes no adulto mais velho. Mas todas as faixas etárias estão sujeitas a fatores biológicos e emocionais.

Como a mulher pode ajudar o homem a vencer essa fase? Pressionar exerce que efeitos? Antes de tudo, a mulher deve tentar abordar o parceiro com um diálogo franco e sincero (e muita paciência!). Em muitos casos, a parceira pode acreditar que o parceiro não tem mais desejo por ela ou, pior, que ele tem outra. Isso pode gerar um grande desgaste conjugal, principalmente se o homem ficar retraído e não aceitar a condição em que ele se apresenta (daí a necessidade de muita paciência!). Infelizmente muitos homens não reconhecem o problema, acham que a masculinidade está em jogo e, por isso, protelam a busca de um especialista.

Mas não dá para a mulher simplesmente esperar o parceiro a se decidir. Como ela deve agir? A pressão pode piorar a situação. Mas, se conduzida para auxiliar o tratamento, é benéfica. A mulher deve acompanhar o paciente em algumas consultas (não necessariamente em todas). Ela deve pressionar, sim, no sentido de se dispor a ajudar no tratamento, motivando e incentivando o parceiro, e não simplesmente cobrar sucesso.

E o desempenho sexual da mulher pode atrapalhar de alguma forma? Sim. Em alguns casos, transtornos sexuais da parceira podem piorar, agravar ou dificultar o tratamento do homem mulheres que não conseguem atingir o orgasmo, por exemplo. Nessas situações, é necessário que ela também seja tratada.

Como é o tratamento?
O primeiro passo é o homem se conscientizar que deve buscar ajuda de um urologista. O médico, inicialmente, pesquisa a história clínica do paciente. Fazemos perguntas de um modo geral, incluindo a sua saúde psicológica, hábitos e a vida sexual completa: medos e ansiedades relacionados a ela, o início dos sintomas, distúrbios de ereção, rupturas e relacionamentos problemáticos. Nem sempre dá para colher todas as informações numa única consulta, por inibição do próprio paciente. Mas é importante obter o histórico completo, porque a partir dele o urologista já tem pistas das hipóteses diagnósticas. Além do exame físico habitual, o urologista deve solicitar exames de rotina, mesmo com as hipóteses já formuladas. Os casos de impotência devem ser tratados com as medicações adequadas. O uso de drogas para ereções seja via oral, injetável (no pênis) ou hormônios é indicado apenas quando há diagnóstico de impotência.

A terapia só traz efeitos nos casos de fundo emocional?A terapia psicológica direcionada é muito importante em todos os casos, principalmente para o entendimento das reações de ansiedade. A terapia comportamental, com técnicas para retardar o momento da ejaculação, também é eficaz. Os medicamentos que retardam a ejaculação devem ser utilizados apenas como auxiliar ao tratamento, já que os resultados esperados são temporários, e nem sempre eficazes. Isso sem contar alguns efeitos colaterais, como sono e irritabilidade. (Troque a terapia pela academia em casal)
E em quanto tempo é possível reverter o problema? O tempo de tratamento varia conforme cada caso e conforme cada pessoa em particular. Muitas vezes, só o fato do casal compreender o que está ocorrendo já é o suficiente para uma melhora completa ou quase completa. Quando o homem nunca tinha tido ejaculação precoce e, de repente, começa a ter é mais rápido tratar. Isso porque pacientes que sempre tiveram o problema demandam sessões de a terapia comportamental, com técnicas e exercícios para prolongar a ejaculação, além de medicações específicas, mesmo que temporárias.


Ejaculação precoce prejudica a autoestima e a qualidade da relação

O problema pode surgir em homens de todas as faixas de idade


Por Especialista -



Diversos "fantasmas" assombram os homens no que diz respeito à vida sexual. Um dos mais freqüentes é a ejaculação precoce, geralmente associada à ansiedade, stress e outros fatores psicológicos e orgânicos, que acometem jovens e adultos.

É importante destacar que a ejaculação precoce atinge homens de todas as idades e influencia não apenas no ato sexual, mas na segurança e auto-estima masculina. Há homens maduros que convivem com o problema desde muito jovens, mas a ejaculação precoce pode se manifestar também já em idade adulta.

Fatores psicológicos aparecem com freqüência maior, mas outros fatores também podem existir. O órgão masculino tem uma temperatura de 0,5 a 0,7 grau mais baixo que o resto do corpo. Em pessoas que apresentam uma sensibilidade muito alta na glande, essa diferença de temperatura pode gerar um estímulo mais intenso, que favorece a ejaculação precoce.
Pacientes com ejaculação precoce podem ficar preocupados em melhorar sua performance sexual e acabar apresentando outros problemas que podem prejudicar a qualidade de suas ereções

Uma das maiores dúvidas de pacientes que chegam ao Centro Médico Masculino de Campinas, onde atuo, é saber exatamente o que é a ejaculação precoce. Considera-se que um homem tem ejaculação precoce quando ela ocorre com menos de 05 minutos após a penetração, na maioria de suas relações sexuais.

Mas o tempo de ejaculação é muito variável e leva em conta outros fatores, ligados à companheira e ao ambiente - envolvimento, atração, local, grau de excitação, que estão relacionados a cada episódio. Portanto, não significa que o homem tem problemas de ejaculação precoce se isso acontecer em uma relação isolada, mas apenas quando o quadro se repete insistentemente, sem que o homem tenha controle desse evento.

 Para solucionar o problema, é comum, por parte de alguns profissionais, a indicação de medicamentos estimulantes que ajudam a manter a ereção por mais tempo.

O uso de estimulantes, porém, entre os quais o mais conhecido é o Viagra, não é um tratamento para a ejaculação precoce, pois nesse caso o que ele faz é prolongar a ereção. Como todo medicamento, ele tem seus efeitos colaterais especialmente se usado indiscriminadamente e em excesso. O uso prolongado desde a juventude pode trazer conseqüências mais sérias. 

Tratando o problema


Para um tratamento eficaz, o ideal é primeiro determinar as causas do problema, o que só pode ser feito mediante avaliação médica. Após a análise no consultório, quando percebemos que o paciente apresenta ejaculação precoce em decorrência de aspectos psicológicos, é comum a indicação de acompanhamento terapêutico, podendo haver ou não associação medicamentosa, de acordo com cada caso.

Quando as causas são físicas, é possível tratar o problema usando desde medicamentos até técnicas de dessensibilização da glande. 

Conversar com o médico é essencial


É comum pacientes com ejaculação precoce ficarem tão preocupados em melhorar sua performance sexual que acabam apresentando outros problemas que podem prejudicar a qualidade de suas ereções. Muitos homens, por causa de algum evento isolado, passam a acreditar que têm ejaculação precoce, quando, na verdade, apresentam ejaculação normal.

Para eliminar essas dúvidas, obter um diagnóstico correto, e, se necessário, receber o tratamento adequado, a indicação é sempre procurar um profissional especializado. E mais uma dica: é importante encarar a solução da ejaculação precoce como um tratamento que, portanto, exige um período de acompanhamento médico.