1.02.2014

Esteroide natural pode reduzir efeitos da maconha

Estudo em animais sugere que é possível isolar as propriedades medicinais da droga e encontrar novas formas de tratar os casos de intoxicação

O GLOBO

A pregnenolona atenua os efeitos do THC nos animais, como perda de memória e excesso de fome
Foto: AFP
A pregnenolona atenua os efeitos do THC nos animais, como perda de memória e excesso de fome AFP
RIO - Um estudo publicado hoje na revista “Science” descobriu que a pregnenolona, um hormônio esteroide natural, reduz a atividade do receptor canabinóide tipo 1 (CB1) no cérebro, eliminando de forma eficaz o efeito causado pelo THC — o ingrediente psicoativo da marijuana. A descoberta pode levar a novas abordagens para tratar a intoxicação e o vício da maconha, além de permitir aos pesquisadores isolar as propriedades medicinais da cannabis, bloqueando seus efeitos comportamentais.
A pregnenolona é considerado o precursor inativo de todos os hormônios esteroides, e seu potencial efeitos funcionais até agora não tinham sido devidamente investigados. A administração do THC aumenta substancialmente a síntese de pregnenolona no cérebro através da ativação do CB1.
Intitulada “Pregnenolona pode proteger o cérebro da intoxicação da cannabis”, a pesquisa de Monique Vallée e seus colegas da Universidade de Toronto, no Canadá, estudaram ratos e camundongos para descobrir como as principais drogas viciantes, como cocaína, morfina, nicotina e álcool, afetam os neuroesteroides (esteroides naturais ou sintéticos que alteram rapidamente a excitabilidade dos neurônios).
Eles concluíram que o THC leva a um aumento dramático em pregnenolona ao ativar o receptor do CB1 dos roedores. A pregnenolona atenuaria assim os efeitos do THC nos animais, como perda de memória e excesso de fome. Os resultados revelam um até agora desconhecido ciclo de feedback negativo, que é o quando sistema reage a mudanças compensando-as. Isto acaba protegendo o cérebro de um super estímulo do CB1.

Nenhum comentário: