12.30.2013

Comer devagar diminui a fome e emagrece

Estudo mostra que consumo de calorias também é menor em refeições mais lentas

O GLOBO
Foto: unknown
Filadélfia (EUA) - Cientistas dão um bom motivo para comer devagar. Pessoas que comem lentamente sentem menos fome, segundo estudo americano. Além disso, indivíduos de peso normal consomem menos calorias quando se alimentam devagar. Isso não ocorre, no entanto, com obesos e pessoas com sobrepeso.
- Diminuir a velocidade da alimentação pode ajudar a diminuir o consumo de calorias e a fome, além de tornar a alimentação mais prazerosa - comenta Meena Shah, professora da Universidade Cristã do Texas.
No experimento, eles fizeram duas refeições: uma lenta e outra rápida. O resultado mostrou que indivíduos de peso normal tinham uma redução significativa no consumo calórico durante a refeição lenta: 88 calorias a menos no grupo de peso normal, versus apenas 58 calorias a menos no grupo de indivíduos obesos e com sobrepeso.
- Diminuir o ritmo da alimentação levou a uma redução significativa no consumo de calorias no grupo de peso normal, mas não no de sobrepeso e obesos.
Os resultados foram publicados no “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics”. Os participantes do estudo também consumiram mais durante as refeições mais lentas: 250 mililitros (ml) de água durante nas rápidas e 350 ml, na lenta.
- O maior consumo de água durante a refeição lenta provavelmente causou a distensão estomacal e pode ter afetado a quantidade de comida ingerida -

COMER DEVAGAR AJUDA A EMAGRECER!

Está comprovado: Comer devagar ajuda a emagrecer!
Se quiser emagrecer, não mude apenas o que você come, mas, também, a maneira como você come!

Desde sempre a gente ouve aquela mesma história: Comer devagar faz bem à saúde! Mas, você leva isso a sério? Se a sua resposta foi “não”, é melhor mudar a maneira como você come. Um estudo realizado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou a relação entre o ritmo que se come e a quantidade de calorias consumidas.

De acordo com a pesquisa, comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e mastigando por mais tempo, pode reduzir a ingestão de calorias e, conseqüentemente, ajudar na perda de peso. Esse hábito faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente.

O Endocrinologista, Mauro Scharf, ressalta que: “O ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas. Outra dica é não se sentar à mesa com muita fome, pois assim acaba-se comendo tudo em poucos minutos”.

Confira quais são as quatro maiores vantagens de comer devagar:

- Perda de peso. Como o nosso cérebro demora 20 minutos para processar que está satisfeito, ao mastigar lentamente, você só come o que o seu organismo realmente necessita.


- Prazer gastronômico. A pressa faz com que você nem consiga sentir o sabor da comida.

- Melhora a digestão. Quanto mais se trabalha a mastigação, menos trabalho o estômago terá.

- Diminui o estresse. Comer devagar pode ser um grande exercício de concentração.

Nenhum comentário: