Medicamentos para portadores de mal de Parkinson e epilepsia serão oferecidos pelo poder público
Os medicamentos são Ácido Valproico, Valproato de Sódio e Divalproato
de Sódio, para tratamento de epilepsia, mais o Prolopa, usado por
pacientes com mal de Parkinson, bem como o Cabergolina, prescrito pelos
médicos para pessoas com problema de alteração hormonal.O Parkinson é uma doença crônica, com agravamento progressivo dos sintomas caso não se mantenha a continuidade do tratamento com medicação adequada.
. Os órgãos responsáveis argumentaram que o processo licitatório estava em andamento e quando fosse finalizado o medicamento seria fornecido aos pacientes., o ministério público tomou a iniciativa de garantir estes medicamentos.
“Ao paciente interessa ter acesso aos medicamentos enquanto necessário, para que haja o efetivo controle da doença. A forma como isso irá acontecer é responsabilidade da administração pública, que dispõe de mecanismos próprios regulados por lei”.
Os pacientes devem receber imediatamente os medicamentos. Os gestores têm um prazo de 12 meses para adotar medidas necessárias para que o fornecimento seja feito de forma ininterrupta a todos os pacientes cadastrados.
Cabergolina
O medicamento Carbergolina é usado por pacientes que apresentam alteração hormonal.
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondonia justificou ao MP que a falta dos medicamentos ocorrera em razão da demora na realização de processo licitatório para a compra dos medicamentos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário