7.22.2018

Tereza Cruvinel: se votar em Alckmin, eleitor escolherá a mesma porcaria que está ai no poder.


247 - "Até agora falamos muito do que Alckmin ganha, e pouco dos custos que ele pode ter com a grande aliança", observa a jornalista Tereza Cruvinel, em sua coluna no Jornal do Brasil deste domingo 22. "Ganhará um tempo colossal de televisão, mas o maior tempo nem sempre garante a vitória", alerta.22 de Julho de 2018 , Se Alckmin for eleito, o país terá optado por ter mais do mesmo, embora hoje esteja torcendo o nariz para partidos e candidatos", os ministros serão os mesmos do Temer e o PSDB estará roubando e privatizando todas as nossas riquezas, constata. Leia aqui a íntegra.













A candidata do PT (governadora)


Rio 247 - A pré-candidata do PT ao governo do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi, fez uma caminhada pela Rocinha neste sábado 21 em defesa da Liberdade de Lula. Acompanhada do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ela defendeu a participação na política e a política como meio de transformação.
"É importante que as mulheres decidam seus futuros. Cada mulher é um agente transformador. Nenhuma mulher deve abrir mão do voto e da participação política. Não se pode temer a política, temos que fazer dela nosso instrumento de transformação", postou a filósofa em sua conta no Twitter.
"Pesquisadores apontam que a pobreza extrema cresce no Brasil após o golpe contra a democracia. No Rio de Janeiro, basta andar pelas cidades para se perceber que o povo mais sofrido foi a principal vítima do governo Temer e de seus apoiadores", lembrou Marcia.
"Deixe o antipetismo de lado, pense e responda: após o golpe contra o governo do PT, aumentou o número de pessoas em situação de rua na sua cidade?", questionou a pré-candidata. Ela destacou ainda na rede social:
"A) Adolescente é morto por fazer barulho ao brincar; B) Trabalhador é baleado ao chegar em casa; C) Quase metade da juventude negra de São Gonçalo e de Niterói está desempregada; D) Aumenta a pobreza extrema e os casos de mortalidade infantil... Há um mundo para mudar, vamos?".
Inscreva-se na TV 247 e assista ao programa Por Elas, que estreou neste sábado com um debate sobre a situação de crise e o cenário eleitoral no Rio de Janeiro. Com Elika Takimoto, Dafne Ashton e Gisele Federicce:

Vários usos para o bicarbonato de sódio, dentro e fora de seu corpo

  
Bicarbonato de sódio... somos grandes fãs dele. Você pode usá-lo em vários projetos diferentes pela casa (você pode até descobrir formas de uso em sua caixa de remédios). Enquanto esse ingrediente para bolos e biscoitos pode parecer meio incomum, na verdade ele é bem útil. Você pode se surpreender com a quantidade de formas que ele pode ser usado. 
Antes de listar uma infinidade de projetes onde você pode usá-lo, gostaríamos de salientar que ele não deve ser usado para exfoliação. Por mais que o uso do bicarbonato de sódio para exfoliação seja algo comumente realizado pela internet, o uso dele em seu rosto pode, na verdade, danificar sua pele, de acordo com Future Derm. O bicarbonato de sódio possui um nível de pH alto o que pode prejudicar os níveis de acidez natural de sua pele. Não use o bicarbonato de sódio e opte por uma receita à base de açúcar. 
Confira alguns desses usos saudáveis aqui embaixo:
1. Aliviar problemas estomacais
O bicarbonato de sódio neutraliza ácidos (e é por isso que não deve ser usado para lavar o rosto). Se você sofre com azia ou problemas estomacais, o bicarbonato de sódio pode ajudá-lo a aliviar a dor. Experimente tomar uma colher de chá diluída em um copo de água. 
2. Criar um desodorante
Guardar o bicarbonato de sódio na geladeira ajuda a remover odores de alimentos. Ele também funciona para o corpo. Misture um pouco de bicarbonato de sódio com um pouco de água para criar uma pasta. Esfregue em suas axilas ou pés para remover odores. 
3. Remover farpas
Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio a água para criar uma pasta. Aplique a pasta sobre a farpa que você deseja remover e deixe secar. Aplique duas vezes ao dia, por alguns dias. A farpa emergirá, sem dor. 
4. Lavar seus cabelos
Ao aplicar seu shampoo, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio remove os resíduos restantes do shampoo e de outros produtos capilares. 
5. Clarear seus dentes
Você pode já ter ouvido que usar o bicarbonato de sódio para escovar seus dentes é uma forma maravilhosa de economizar o dinheiro gasto com pasta de dente, mas você também pode usar o bicarbonato de sódio para clarear seus dentes. Crie uma pasta com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um pouco de água. Esfregue a mistura em seus dentes e deixe agir por 5 minutos, uma vez por semana, e enxugue. 
6. Tratar suas unhas
Remova manchas de esmalte de suas unhas mergulhando-as em uma mistura de água, peróxido e bicarbonato de sódio. (Combine 1/2 copo de água, 1 colher de chá de água oxigenada e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio).  Aplique a mistura em suas unhas e deixe agir por dois minutos antes de enxaguar. Use esta técnica a cada dois meses para obter melhores resultados. 
7. Limpar nariz entupido
Misture 1 copo de água morna com 1/2 colher de chá de sal marinho fino e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio. Use uma seringa para ouvido para aplicar em seu nariz como necessário. 
8. Acabar com aftas
Livre-se das dolorosas aftas enxaguando sua boca com uma combinação de água morna e bicarbonato de sódio. Enxágue duas vezes ao dia. 
9.  Melhorar sua malhação
Beba uma mistura composta de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água antes de se exercitar para ajudar a absorção do ácido lático e retardar a fadiga. 
10. Aliviar queimaduras solares 
Alivie a dor de queimaduras solares com um banho de imersão em bicarbonato de sódio. Coloque 1/2 copo de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna e fique imersa nela para aliviar o desconforto.

Impacto do Golpe nos jovens e no nosso futuro



Chico Cardillo/FOTOS PÚBLICAS
O golpe de 2016 deixou nossa juventude em desalento. Sem vislumbrar perspectiva no próprio futuro e no do país, a maioria dos jovens brasileiros quer parar de estudar e deixar o Brasil. O futuro da nossa nação resta comprometido.
No mês passado o Datafolha divulgou que 62% dos nossos jovens, entre 16 e 24 anos, desejam emigrar do Brasil. Na faixa etária entre 25 e 34 anos o índice fica em 50% e em 44% entre brasileiros de 35 a 44 anos.
Já o relatório do Banco Mundial (Bird), divulgado em março deste ano, aponta que 52% dos jovens brasileiros entre 19 e 25 anos estão sem motivação para os estudos.
"52% da população jovem brasileira, quase 25 milhões de pessoas, está desengajada da produtividade. Nessa conta, estão os 11 milhões dos chamados "nem-nem", aqueles que não trabalham nem estudam. A eles, foram somados aqueles que estão estudando, mas com atraso em sua formação. E os que trabalham, mas estão na informalidade." (GAZETA DO POVO, 2018).
A falta de estudos dos jovens acarretará em seu "desengajamento econômico" ou seja, na sua exclusão do mercado de trabalho, na sua vulnerabilidade à pobreza e na perpetuação da nossa estagnação econômica.
"Além da ameaça ao futuro desses jovens, essa situação leva a outra consequência séria: ela põe em risco o crescimento da economia brasileira. Isso porque o país vai depender do trabalho deles para continuar produzindo. Mais ainda, vai precisar que eles sejam mais produtivos do que seus pais para reverter uma tendência de queda na taxa de crescimento do Brasil." (GAZETA DO POVO, 2018).
A evasão universitária também preocupa. Dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil publicado em 2016 pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) revela que a taxa de permanência dos estudantes das universidades particulares é de 40%, e de 51,3% nas universidades públicas. "O dado, chamado de taxa de permanência, considera os estudantes que ingressaram em 2010 e até 2014 não pararam de estudar. Os demais ou trancaram matrícula, deixaram o curso ou foram transferidos." (GAZETA DO POVO, 2016).
Mortalidade infantil
A Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) publicou, em abril deste ano, o Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil no qual "aponta que 40% de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade vivem em situação domiciliar de pobreza no Brasil, o que representa 17,3 milhões de jovens. Destes, 5,8 milhões, ou 13,5%, vivem em situação de extrema pobreza." (MANSUR, 2018).
Em outro estudo, divulgado em maio deste ano, a Fundação Abrinq alertou para o primeiro aumento da mortalidade infantil depois de 15 anos consecutivos de queda. Entre 2015 e 2016 a mortalidade infantil aumentou 11%.
"De acordo com a pesquisa, cortes orçamentários em saúde básica e assistência social podem levar a até 20 mil mortes e 124 mil hospitalizações de crianças com menos de 5 anos até 2030. Essas mortes seriam evitadas com investimentos no programa Estratégia Saúde da Família, voltado para a atenção básica em saúde, e no Bolsa Família." (CYMBALUK, 2018).
Recorde de assassinatos
Estamos em uma crescente de violência.
Em 2014 o número de assassinatos entre jovens de 12 a 18 anos bateu recorde. É o que afirma um estudo coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos do Brasil, com o Observatório de Favelas e com o Laboratório de Análise da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
"(...) o Brasil alcançou a marca de 3,65 adolescentes entre 12 e 18 anos assassinados para cada grupo de mil jovens. O número é o mais alto desde que começou a ser medido, em 2005." (AZEVEDO, 2017).
O Atlas da Violência de 2018, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), demonstra que 56,5% dos óbitos entre os jovens de 15 a 29 anos do sexo masculino foram por mortes violentas.
O Brasil detém a 7ª maior taxa de homicídios de jovens de todo o mundo. A estatística foi apresentada em 2017 pela publicação A Familiar Face: Violence in the lives of children and adolescents realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
No ano do Golpe, o Brasil registrou "o maior número de mortes violentas do mundo. Foram 70,2 mil mortos, o que equivale a mais de 12% do total de registros em todo o planeta. O alerta faz parte de um novo informe, publicado (...) pela entidade Small Arms Survey, considerada como referência mundial para a questão de violência armada." (O DIA, 2017).
Este é o resultado do golpe de 2016.
Referências:
 
AZEVEDO, Guilherme. Assassinatos de adolescentes batem recorde histórico no Brasil, diz Unicef. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/10/11/assassinatos-de-adolescentes-batem-recorde-historico-no-brasil-diz-unicef.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 15 jul. 2018.
 
CYMBALUK, FERNANDO. Mortalidade de crianças no Brasil aumentou após 15 anos de queda no índice. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/05/26/corte-bolsa-familia-investimento-saude-mortalidade-infantil-estudo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 15 jul. 2018.
 
DEUTSCHE WELLE. Mais da 60% dos jovens querem sair do Brasil, diz pesquisa. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mais-da-60-dos-jovens-querem-sair-do-brasil-diz-pesquisa>. Acesso em: 15 jul. 2018.
 
GAZETA DO POVO. Metade dos jovens brasileiros corre risco de ficar na pobreza, diz Banco Mundial. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/metade-dos-jovens-brasileiros-corre-risco-de-ficar-na-pobreza-diz-banco-mundial-9nuapepkaldyngxd2xwqjpksx>. Acesso em: 15 jul. 2018.
 
GAZETA DO POVO. Na rede privada, 60% dos estudantes abandonam a universidade em até 5 anos. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/na-rede-privada-60-dos-estudantes-abandonam-a-universidade-em-ate-5-anos-02d966rqok3zq18y80hsrb91p>. Acesso em: 16 jul. 2018.
 
MANSUR, Vinícius. Pobreza atinge 17,3 milhões de crianças e jovens brasileiros com até 14 anos. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2018/04/24/pobreza-atinge-173-milhoes-de-criancas-e-jovens-brasileiros-com-ate-14-anos/>. Acesso em: 16 jul. 2018.
 
O DIA. Estudo: Brasil é o país com o maior número de mortes violentas no mundo. Disponível em: < https://odia.ig.com.br/_conteudo/brasil/2017-12-07/estudo-brasil-e-o-pais-com-o-maior-numero-de-mortes-violentas-no-mundo.html>. Acesso em: 16 jul. 2018