2.19.2011

  Atividades para pessoas muito acima do peso


Atividades para quem está muito acima do peso


Grande parte dos indivíduos obesos se encontra na faixa etária produtiva, porém apresentam um estilo de vida tipicamente sedentário.

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade.

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, trazendo perdas hídricas e eletrolíticas, redução de massa magra e nos níveis de força, além de queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

Com os exercícios regulares você acelera o seu metabolismo e facilita o emagrecimento saudável, além de prevenir doenças e manter uma boa saúde.

Em vista disso, a obesidade tem sido apontada como um problema de saúde pública. O peso corporal apresenta um sistema de dois componentes:


  • Massa corporal magra (isenta de gordura) formada pelos tecidos musculares e esqueléticos, pele, órgãos e tecidos;




  • Gordura corporal.



  • O aumento de massa corporal magra pode representar a elevação no peso corporal total sem que haja aumento nos níveis de gordura corporal. Por outro lado, o excesso de peso corporal pode ocorrer pela elevação nos depósitos de gordura, com ou sem o aumento na massa corporal magra, o que caracteriza um ganho de peso que pode levar à obesidade.

    Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico. Assim, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados.

    Muitas pessoas que estão muito acima do peso se preocupam com as atividades que seriam mais indicadas e adequadas.

    Exercícios ideais

    Os exercícios mais indicados são os aeróbicos de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, hidroginástica, bicicleta, natação e dança.

    Mas se o seu condicionamento não é dos melhores, o ideal seria mesmo começar com caminhadas e hidroginástica fazendo cada uma destas atividades pelo menos 2x por semana somando 4x por semana de exercícios.

    Os alongamentos também são essenciais. Você deverá fazer uma dieta balanceada regularmente e mudar o treino com os exercícios e a dieta a cada 2 meses para dar novos estímulos ao seu corpo, pois este se acostuma a tudo.

    O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regulação do apetite, melhoria da imagem e expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

    Aumentar a massa magra também é muito importante, pois isto também acelera o seu metabolismo. Por isso a musculação é indicada e pode ajudar muito a mudar os seus componentes corporais. Depois de 6 meses de caminhadas e hidroginástica você poderá incluir a musculação aos seus treinos (a princípio com treino para iniciantes e depois mudando a intensidade dos exercícios também a cada 2 meses).
    Por:
    Valéria Alvin Igayara de Souza

    Mitos e verdades sobre a gagueira

    Seja qual for sua condição ou profissão, quem tem gagueira enfrenta diversos problemas no dia a dia.
    O problema é causado por causa da dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar automaticamente para o próximo. Desta forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica "presa" em algum som ou sílaba até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento ao restante da palavra.
    A gagueira, que também é chamada disfluência, é envolta em diversos mitos. A fonoaudióloga do Grupo Microsom, Clara Rocha, desvendou alguns mitos e confirmou algumas verdades sobre o assunto. Confira:

    1) A gagueira é contagiosa ou pode-se ficar gago ao conviver com uma pessoa que têm este distúrbio da fala? MENTIRA. A gagueira não é contagiosa e não "pega". Portanto, Ninguém deve ter receio de conversar ou interagir com pessoas que gaguejam.
    2) A gagueira tem relação com a garganta ou com a língua? MENTIRA. A gagueira é entendida como uma dificuldade do cérebro na temporalização e automatização dos movimentos da fala. Pode ser causada por múltiplos fatores, entre eles o genético - em que pessoas da mesma família, de diferentes gerações, carregam o gene responsável pela gagueira, que pode ou não se manifestar, dependendo da interação com os fatores social e psicológico a que a pessoa é exposta; e o orgânico, no caso de lesões cerebrais.
    3) Tem cura? MENTIRA. Até o momento, não há cura para a gagueira, no sentido de eliminar o caráter genético e/ou orgânico envolvido, mas há tratamentos com ótimos resultados e reduções significativas das rupturas da fala. No filme "O Discurso do Rei", George VI teve sucesso em seu discurso, porém não é curado da gagueira. Ele passa a utilizar estratégias que facilitam a fluência e "monitorar" a sua fala, tendo assim um bom resultado ao tratamento.
    4) Existem diferentes linhas de tratamento? VERDADE. Existem diferentes linhas de tratamento para a gagueira, visando à diminuição dos seus sintomas, como repetições, prolongamentos, pausas, bloqueios, entre outros. Por ser um distúrbio de fala, o tratamento adequado é o fonoaudiológico.
    5) Ainda hoje, no tratamento fonoaudiológico são utilizados os métodos de inserir bolas de gude na boca ou rolar no chão, como apresentado no filme? MENTIRA. Atualmente, esses dois exercícios não são aplicados no tratamento fonoaudiológico. No entanto, algumas estratégias observadas no filme "O Discurso do Rei" ainda são utilizadas pelos fonoaudiólogos para facilitar a fluência, como a suavização das palavras, a diminuição da velocidade de fala e a modificação da gagueira.
    6) A pessoa com disfluência não gagueja quando canta? VERDADE. As pessoas com gagueira não costumam gaguejar durante o canto porque ele é processado no cérebro de forma diferente da fala espontânea, auto-expressiva. No canto, há pistas externas como ritmo, melodia e uma letra que já existe, que auxiliam o cérebro e favorecem a fluência.
    7) Uma pessoa normal deve completar a palavra ou frase ao conviver com um indivíduo que gagueja para ajudá-lo? MENTIRA. As pessoas devem encorajar a pessoa que gagueja a falar, dando atenção e demonstrando interesse em conversar com ela. Não se deve pedir para a pessoa ter calma, pensar, respirar e falar devagar. Além disso, deve-se esperar que a pessoa que gagueja termine de falar, sem completar a fala dela, o que muitas vezes acontece de forma equivocada.
    8) Em momento de tensão, a pessoa com disfluência gagueja mais? VERDADE. A gagueira pode aumentar em momentos de tensão. Isso acontece inclusive com pessoas fluentes, que em uma situação de estresse, como falar em público, com um superior ou sobre um conteúdo que não domina, podem apresentar algumas disfluências. Os fatores psicológicos são aspectos importantes na fluência, não são a sua causa, mas interferem e podem aparecer como conseqüência do distúrbio.
    9) A pessoa com gagueira não pode ter um cargo de responsabilidade em uma empresa? MENTIRA. Mesmo coma gagueira é possível liderar, ser respeitado, ser competente, reinar, ter destaque e ser alguém de sucesso, que enfrenta e supera obstáculos na vida, como qualquer outra pessoa.

    Maioria das receitas para memória não funciona




    A cada semana surge um estudo que associa algum hábito ou substância a maior ou menor risco de demência e, mais especificamente, de doença de Alzheimer. Porém, poucos trabalhos trazem resultados conclusivos, que justificariam essas indicações como forma de prevenir esses problemas.

    A conclusão é de um grupo de especialistas que se reuniu na semana passada nos Estados Unidos para avaliar a produção científica realizada sobre o assunto nos últimos 20 anos. O encontro foi organizado pelo National Institutes of Health, o principal órgão americano de produção e financiamento de pesquisas médicas.

    Para Alzheimer, doença que responde por boa parte dos casos de demência no mundo, as notícias são piores: não há nada que tenha eficácia cientificamente comprovada para prevenção. Isso deve tirar da lista de compras de alguns esperançosos os suplementos de gingko biloba, as cápsulas de ômega-3 e de vitaminas. Esses produtos também não têm eficácia comprovada na prevenção de outros tipos de demência.

    "O fato é que se investe muito dinheiro na pesquisa sobre doença de Alzheimer desde os anos 80 e, mesmo assim, até hoje não temos nada que realmente seja efetivo contra a doença. Apesar de todos os esforços, nada aconteceu. É um desastre", lamenta a patologista Lea Grinberg, coordenadora do Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da USP.

    O documento poderá direcionar novas pesquisas na área e orientar especialistas sobre o que deve ser indicado ao paciente. "É importante especialmente quando sabemos que alguns profissionais divulgam esses métodos não comprovados: tem muito médico que prescreve ginkgo biloba aos montes, como prevenção e para quem já tem queixas de memória", diz Paulo Caramelli, neurologista da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Programas de computador e jogos que prometem evitar a perda de memória também não apresentaram nenhum efeito que justifique o investimento. "O efeito de ler frequentemente e de um programa proposto para treinar o cérebro é o mesmo", afirma Grinberg.

    Problemas vasculares

    Somados à doença de Alzheimer, problemas cardiovasculares são causa de 75% das demências no mundo. No Brasil, estima-se que de 8% a 12% da população com mais de 65 anos manifeste algum grau de perda cognitiva -maior parte dos casos é causada por questões vasculares.

    Por isso, algumas intervenções se mostram importantes nos estudos avaliados para prevenir demência por essa causa. No levantamento americano, a dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos apresentaram resultados significativos, provavelmente pelo impacto no sistema cardiovascular.

    A hipertensão arterial, por exemplo, pode causar microinfartos em pequenos vasos no cérebro (as arteríolas) e prejudicar a oxigenação e a chegada de nutrientes na região. Com isso, há degeneração de células e maior dificuldade de circulação de informações na área do cérebro atingida. Com o acúmulo dessas lesões, as chances de demência aumentam.

    O que deve ser feito

    Além de controlar os fatores de risco para o coração, manter-se intelectualmente ativo, sem artificialidades, também ajuda. "Interaja com pessoas, não passe o dia inteiro vendo TV, leia", indica Grinberg.

    O diagnóstico precoce da perda de cognição também pode melhorar a qualidade de vida do paciente, segundo a patologista. "Deve-se buscar assistência desde o começo, quando os quadros de esquecimento ainda são leves. Apesar de a doença não ter cura, alguns remédios que combatem esses sintomas ajudam a pessoa a se sentir melhor por mais tempo."

    Fonte: Julliane Silveira Folha de SP

    Qual é a sua missão de vida?

    O que eu estou fazendo está me levando mais próximo ou mais longe do meu propósito de vida

    .Quando a madruga  anuncia a vinda de um novo dia, volto os meus olhos para o amanhã e me purifico na inocência da aurora. Meu hoje é e será, meu ontem foi e tem sido. Meu ontem é o que fiz dele, vejo-o na memória perfeito ou imperfeito; meu hoje é o que farei dele e quero fazê-lo perfeito. Eu tenho o poder de construir o dia ou destruí-lo, de torná-lo bom ou mal, de vivê-lo preso à terra ou ao topo da montanha. Para mim o universo é um livro aberto, ouço a música das esferas e vejo o invisível do topo da montanha.
    Preste atenção na frase acima. Se o que você está fazendo neste momento da sua vida não está te levando aonde você quer, acredite, esta é a melhor hora de fazer mudanças. Se você está se sentindo abatido e desanimado achando que perdeu o controle da sua vida e que o mundo está contra você, faça uma pausa para reflexão. Permita-se parar para questionar, para relembrar o seu propósito de vida. Cada um de nós tem um propósito, uma mis são de vida. Missão, visão ou propósito de vida, só para relembrar, são aqueles sentimentos ou aqueles valores pelos quais vale a pena viver. São aqueles objetivos que você quer conquistar para o seu futuro e que estão totalmente alinhados com os seus valores, com os desejos de seu coração. Medite por alguns minutos e responda às seguintes questões:
    Qual é a minha missão? O que eu estou fazendo está me levando mais próximo ou mais longe do meu propósito de vida? As minhas ações estão me levando à minha missão? Por que eu acordo todos os dias? O que eu preciso mudar para alcançar o que eu realmente quero?
    Confie na sua alma e ouça as repostas. Se você, ao encontrar as respostas, descobrir que os seus comportamentos e suas ações estão te levando para onde você quer, parabéns, continue indo em frente. No entanto, se você descobrir que as suas ações não estão te levando a sua missão, que você está apenas apagando os incêndios do dia-a-dia, decida agora a mudar sua vida. Acredite, você pode! Tome uma atitude e conduza o barco do seu destino rumo à sua missão. Lembrese meu amigo (a), mesmo as grandes mudanças começaram com uma decisão, apenas um pensamento.
    A partir do momento que você decidir ser o dono do seu destino, comece a mudar os seus hábitos. Crie uma atmosfera de sucesso através de seus pensamentos. Traga para sua me mória as lembranças dos muitos sucessos que você já experimentou ao longo de sua vida.
    Lembre-se que viver é uma dádiva. Abrir os olhos para ver a luz do dia é um grande sucesso se você enxergar a beleza do amanhecer. Tudo depende da maneira como cada um enxerga sua vida. Responsabilize- e pelos seus atos.
    O presente é reflexo de suas ações passadas. E o futuro você está decidindo neste exato momento.
    A escolha é totalmente sua!
    Hilda Medeiros

    "A vida é uma missão. Qualquer outra definição de vida
    desorienta aqueles que a aceitam. Religião, ciência e filosofia,
    embora ainda discordem em muitos pontos, concordam em que toda
    existência tem um objetivo."

    Mazzini

    A força dos remédios

     
    Foi de R$ 15 bilhões a receita das dez maiores fábricas de medicamentos instaladas no Brasil no ano passado. As vendas para farmácias e distribuidoras cresceram 12% sobre 2009. Um dos destaques foi o grupo Hypermarcas, que subiu da 11ª para a 7ª posição, superando a Bayer Schering – que caiu do 8º para o 11º lugar. A brasileira EMS Pharma manteve-se no “top ten”, seguida da Medley e Sanofi-Aventis. O estudo é da IMS Health, consultoria que audita o setor.
    Isto é
    ALGUNS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS EM UTI

    RESTRIÇÃO
    Material (restrição mecânica)
    - atadura de crepe; algodão, gaze, compressas cirúrgicas; lençóis; tala; fita adesiva; braçadeiras de contenção.

    Procedimento
    - proceder a restrição no leito dos segmentos corporais na seguinte ordem: ombros, pulsos e tornozelos, quadril e joelhos;
    - ombros: lencol em diagonal pelas costas, axilas e ombros, cruzando-as na região cervical;
    - tornozelos e pulsos: proteger com algodão ortopédico, com a atadura de crepe fazer movimento circular, amarrar;
    - quadril: colocar um lençol dobrado sobre o quadril e outro sob a região lombar, torcer as pontas, amarrar;
    - joelhos: com 02 lençóis. Passar a ponta D sobre o joelho D e sob o E e a ponta do lado E sobre o joelho E e sob o D;

    Observações
    - não utilizar ataduras de crepe (faixas) menor do que 10 cm;
    - evitar garroteamento dos membros;
    - afrouxar a restrição em casos de edema, lesão e palidez;
    - retirar a restrição uma vez ao dia (banho);
    - proceder limpeza e massagem de conforto no local.

    SONDA NASOGÁSTRICA
    (do nariz ao estômago)

    Sonda aberta: drenagem
    Sonda fechada: alimentação

    Material
    - sonda gástrica LEVINE ( mulher 14 a 16, homem 16 a 18);
    - seringa de 20ml; copo com água; gaze, benzina; toalha de rosto; xylocaína gel; fita adesiva; estetoscópio; biombo s/n; luvas de procedimento; sacos para lixo.

    Procedimento
    - Elevar a cabeceira da cama (posição Fowler – 45º) com a cabeceira inclinada para frente ou decúbito dorsal horizontal com cabeça lateralizada;
    - Proteger o tórax com a toalha e limpar as narinas com gaze;
    - Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele;
    - Medir a sonda do lóbulo da orelha até a ponta do nariz e até a base do apêndice;
    - Marcar com adesivo;
    - Calçar luvas;
    - Lubrificar a sonda com xylocaína;
    - Introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta, introduzir até a marca do adesivo;
    - Observar sinais de cianose, dispnéia e tosse;
    - Para verificar se a sonda está no local:
    · Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos;
    · Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml;
    · Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.
    · Toda vez que a sonda for aberta, para algum procedimento, dobrá-la para evitar a entrada de ar;
    · Fechá-la ou conectá-la ao coletor;
    · Fixar a sonda não tracionando a narina.
    CURATIVO
    Curativo Infectado: limpeza de fora para dentro
    Curativo Limpo: limpeza de dentro para fora.

    Material:
    - Bandeja ou carrinho contendo pacote de curativos:
    - 1 pinça anatômica; 1 pinça dente de rato; 1 pinça Kocher ou Kelly; tesoura estéril s/n; pacotes de gases esterilizados; micropore ou esparadrapo; almotolia com éter ou benzina; almotolia com soluções anti-sépticas, SF 0.9% E PVPI; saco para lixo; atadura de crepe ou gaze s/n; pomadas, seringa, algodão e espátula s/n; luvas de procedimento.

    Procedimentos
    - fixar o saco para lxo em loca conveniente;
    - abrir o pacote estéril com técnica e dispor as pinças;
    - colocar gaze em quantidade suficiente, dentro do campo;
    - remover ocurativo com a pinça dente de rato, Kelly ou luva de procedimento e uma gaze embebida em benzina ou SF (se houver aderência);
    - limpar com SF e fazer anti-sepsia com PVPI ou curativo disponível;
    - cobrir com gaze estéril.

    Observações
    - quando a ferida encontra-se com tecido de granulação (sensível) é contra-indicado a utilização de gaze para a limpeza, neste caso, recomenda-se irrigar a ferida com SF; se o pacote de curativo apresentar 4 pinças, despreza-se as duas utilizadas para remover o curativo, se apresentar 03 pinças, despreza-se a dente de rato na cuba rim ou retira-se o curativo com a luva de procedimento;

    LAVAGEM INTESTINAL
    Material:
    - irrigador com extensão clampada contendo solução prescrita: água morna, glicerina, solução salina, SF + glicerina, fleet enema, minilax;
    - sonda retal (mulher: 22 ou 24 e homem: 24 ou 26);
    - pincha para fechar o intermediário; gazes; vaselina ou xylocaína; cuba rim; papel higiênico; luva de procedimento; suporte de soro; comadre; biombo s/n; impermeável; lençol móvel; solução glicerinada ou fleet enema; saco para lixo.

    Procedimento:
    - abrir o pacote do irrigador, conectar a sonda retal na sua borracha;
    - colocar a solução (SF + glicerina) dentro do irrigador;
    - retirar o ar da borracha;
    - colocar a xylocaína numa gaze;
    - colocar a cuba rim, gaze e irrigador completo numa bandeja e levar para o quarto;
    - proteger a coma com impermeável e lençol móvel;
    - dependurar o irrigador no suporte de soro à altura de 60cm do tórax do paciente;
    - colocar a comadre sobre os pés da cama;
    - colocar a paciente em posição de Sims;
    - tirar ar da sonda sobre a cuba rim;
    - clampar a extensão do irrigador;
    - lubrificar a sonda reta 5 cm;
    - calçar luvas;
    - entreabrir as nádegas com papel higiênico;
    - introduzir a sonda de 5 a 10 cm, usando uma gze, pedir ao paciente que inspire profundamente;
    - firmar a sonda com uma mão e com a outra desclampar a extensão;
    - deixar ecoar lentamente o líquido até restar pequena quantidade no irrigador;
    - se a solução não estiver sendo infundida, fazer movimentos rotatórios;
    - clampar a extensão, retirar a sonda com papel e desprezar na cuba rim;
    - orientar o paciente a reter a solução, o quanto puder;
    - oferecer comadre e papel higiênico à mão.

    SONDA NASOENTERAL
    (do nariz ao duodeno)

    Somente estará aberta se estiver infundido.
    Somente usada para alimentação.

    Material:
    - sonda enteral DOOBBHOFF, com fio guia (mandril);
    - seringa de 20ml; copo com água; gaze, benzina; toalha de rosto; xylocaína gel; fita adesiva; estetoscópio; biombo s/n; luvas de procedimento; sacos para lixo.

    Procedimento
    - Elevar a cabeceira da cama (posição Fowler – 45º) com a cabeceira inclinada para frente ou decúbito dorsal horizontal com cabeça lateralizada;
    - Proteger o tórax com a toalha e limpar as narinas com gaze;
    - Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele;
    - Medir a sonda do lóbulo da orelha até a ponta do nariz e até a base do apêndice (acrescentar mais 10cm) ;
    - Marcar com adesivo;
    - Calçar luvas;
    - Injetar água dentro da sonda (com mandril);
    - Mergulhar a ponta da sonda em copo com água para lubrificar;
    - Introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta, introduzir até a marca do adesivo;
    - Retirar o fio guia após a passagem correta;
    - Aguardar a migração da sonda para duodeno, antes de administrar alimentação (até 24hs) confirmada pelo RX;
    - Observar sinais de cianose, dispnéia e tosse;
    - Para verificar se a sonda está no local:
    · Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos;
    · Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.
    · Toda vez que a sonda for aberta, para algum procedimento, dobrá-la para evitar a entrada de ar;
    · Fechá-la ou conectá-la ao coletor;
    · Fixar a sonda não tracionando a narina;
    · Colocar o paciente em decúbito lateral direito para que a passagem da sonda até o duodeno seja facilitada pela peristalce gástrica.

    CATÉTER NASOFARÍNGEO
    Material
    - catéter estéril de 8 a 12;
    - frasco umidificador de bolhas estéril; extensão de borracha; fluxômetro calibrado para rede de oxigênio; esparadrapo; gaze com lubrificante; 50ml de água destilada esterilizada.

    Procedimento
    - instalar o fluxômetro na rede de Oxigênio e testá-lo;
    - colocar a água destilada esterilizada no copo do umidificador, fechar e conectá-lo ao fluxômetro;
    - conectar a extensão plástica ao umidificador;
    - identificá-lo com etiqueta (data, horário e volume de água);
    - medir o catéter do início do canal auditivo à ponta do nariz, marcar com adesivo;
    - lubrificar o catéter e introduzí-lo em uma das narinas, até aproximadamente 2 cm antes da marca do adesivo;
    - conectar o catéter à extensão;
    - abrir e regular o fluxômetro (conforme prescrição);

    Trocar o catéter diariamente, rodiziando as narinas.
    Trocar o umidificador e a extensão a cada 48hs.

    CÂNULA NASAL (óculos)
    Material:
    - cânula nasal dupla estéril; umidificador de bolhas estéril; extensão de borracha; fluxômetro calibrado por rede de oxigênio; 50 ml de AD esterilizada.

    Procedimento:
    - instalar o fluxômetro e testá-lo;
    - colocar água no copo do umidificador, fechá-lo e conectá-lo ao fluxômetro;
    - conectar a extensão ao umidificador;
    - identificar o umidificador com etiqueta (data, horário e volume de água);
    - instalar a cânula nasal do paciente e ajustá-la sem tracionar as narinas;
    - conectar a cânula à extensão, abrir e regula o fluxômetro (conforme prescrição).

    Trocar a cânula nasal diariamente.
    Trocar o umidificador e extensão plástica a cada 48 horas.

    NEBULIZAÇÃO
    Material
    - fluxômetro; máscara simples ou “Venturi” de formato adequado esterilizado;
    - frasco nebulizador; extensão plástica corrugada (traquéia); 250 ml de água destilada esterilizada; etiqueta e folha de anotações de enfermagem.

    Procedimento
    - instalar o fluxômetro e testá-lo;
    - colocar a água no copo do nebulizador, fechar e conectar ao fluxômetro;
    - conectar a máscara ao tubo corrugado, e este ao nebulizador;
    - colocar a máscara no rosto do paciente e ajustá-la, evitando compressões;
    - regular o fluxo de Oxigênio, de acordo com a prescrição;
    - identificar o nebulizador com adesivo (data, hora e volume).

    Trocar a água do nebulizador 6/6hs, desprezando toda a água do copo e colocando nova etiqueta.
    Trocar o conjunto a cada 48 horas.
    INALAÇÃO
    Material
    - fluxômetro; micronebulizador, com máscara e extensão; 10ml de SF ou água destilada esterilizada; medicamento; etiqueta; gaze esterilizada; folha de anotações;

    Procedimento
    - instalar o fluxômetro na rede de Oxigênio ou ar comprimido e testá-lo;
    - abrir a embalagem do micronebulizador e reservá-lo;
    - colocar o SF ou AD no copinho, acrescentar o medicamento, fechar e conectar ao fluxômetro;
    - conectar a máscara ao micronebulizador;
    - regular o fluxo de gás (produzir névoa 5L/min);
    - aproximar a máscara do rosto do paciente e ajustá-la, entre o nariz e a boca, solicitando que respire com os lábios entreabertos;
    - manter o micronebulizador junto ao rosto do paciente, por 5 minutos, ou até terminar a solução (quando possível orientá-lo a fazê-lo sozinho);
    - identificar com etiqueta (data, horário de instalação);
    - fechar o fluxômetro e retirar o micronebulizador;
    - secar com gaze, recolocá-lo na embalagem e mantê-lo na cabeceira do paciente.
    Trocar o nebulizador a cada 48 horas.

    ASPIRAÇÃO
    Material
    - sonda de aspiração de calibre adequado; intermediário de conector Y; luva estéril;
    - aparelho de sucção; frasco com água (500ml) de SF 0.9% para limpeza do circuito após a utilização; gaze estéril; máscara de proteção; seringa de 10 ml s/n; agulhas 40x12 s/n; ampola de SF s/n; saco de lixo.

    Procedimento:
    - colocar água e sabão no frasco coletor;
    - testar o aspirador;
    - elevar a cabeça do paciente e lateralizá-la;
    - abrir a extremidade da sonda e adaptar ao aspirador;
    - manter o restante da sonda na embalagem;
    - colocar a máscara e a luva (considerar uma das mãos estéril e a outra não);
    - introduza a sonda com a válvula aberta, na fase inspiratória, abrindo o Y;
    - aspire e retire a sonda com a mão estéril;
    - desprezar em caso de obstrução e colocar as luvas (s/n fluidificar a secreção, instalando 2ml de SF);
    - aspirar a boca e nariz com nova sonda;
    - lavar todo o circuito com SF e desprezar a sonda;
    - trocar todo circuito a 24hs.
    Anotar
    - data e hora;
    - quantidade;
    - característica da secreções;
    - reações do paciente;
    Aspirar durante 15 s e dar intervalos de 30 segundos.

    SONDA VESICAL

    Mulher: 14 a 16
    Homem: 16 a 18



    Material:
    - pacote (cateterismo vesical) com:
    - campo estéril; cuba redonda ou cúpula; 5 bolas de algodão ou gaze; pinça Pean; cuba rim; sonda vesical ou Nelaton; PVPI tópico; Luva estéril; Saco para lixo;
    - Recipiente para coleta de urina (cálice graduado); Recipiente estéril para coleta de amostra de urina; Seringa 20 ml; Biombo s/n.
    SONDA VESICAL DE DEMORA
    Material
    - gaze estéril; seringa de 20 ml ou 10 ml; agulha de 40x20; ampola de AD 10 ml / SF
    - xylocaína gel lacrada; coletor de urina estéril (sistema fechado); micropore; comadre; sonda Foley; homem: uma seringa a mais (xylocaína / água).

    Procedimento
    - colocar o paciente em posição (mulher: ginecológica; homem: pernas estendidas);
    - biombo e foco de luz s/n;
    - lavar as mãos;
    - abrir o coletor e fixá-lo na cama, colocar a ponta da conexão sobr o campo fixando-o com adesivo;
    - abrir o pacote de sondagem (cateterismo vesical) sobre o leito, no sentido diagonal, colocando uma das pontas sob a região glútea (se paciente abitado, abrir em mesa auxiliar);
    - colocar PVPI na cuba redonda, que contém as bolas de algodão;
    - abrir a sonda e o resto do material sobre o campo (gaze, agulha, seringa);
    - colocar xylocaína na gaze;
    - abrir a ampola de água;
    - calçar as luvas;
    - testar o Cuff da sonda (fazer o balão inflar);
    - aspirar 10 ml de água destilada sem tocar na ampola;
    - lubrificar 5 cm da sonda;
    - homem: preparar seringa com 10 ml de xylocaína;
    - conectar a sonda ao coletor;
    - fazer a anti-sepsia:
    v mulher: duas bolas de algodão entre a vulva e os grandes lábios, duas bolas de algodão entre os pequenos lábios, uma bola de algodão no meato urinário;
    v homem: afastar o prepúcio e expor a glande, fazer antissepsia em movimentos circular ou, do meato em direção a glande, elevar o pênis perpendicularmente ao corpo do paciente, injetar 10 ml de xylocaína no meato;

    SONDA VESICAL DE ALÍVIO: Não possui CUFF
    SONDA VESICAL DE DEMORA:
    - FOLEY de duas vias (01 para insulflar e outra para drenar);
    - FOLEY de três vias (igual a anterior + 01 para infundir solução;
    - Fazer o controle da irrigação.
    RETIRADA DE SONDA
    Material:
    - saco de lixo; luva de procedimento; seringa.

    Procedimento:
    - verificar a bolsa coletora (volume, cor, aspecto da urina);
    - calçar luvas de procedimento;
    - aspirar o soro fisiológico ou AD do CUFF (mesmo volume que foi colocado);
    - retirar a sonda;
    - desprezar no lixo.
    IRRIGAÇÃO CONTÍNUA
    Material
    - sonda de 3 vias; SF para irrigação; Equipo de soro; Luvas de procedimento; Folha de impresso; Coletor; Suporte de soro;

    Procedimento:
    - preparar a solução;
    - pendurá-lo no suporte;
    - s/n sonde o paciente;
    - conectar a sonda ao equipo da solução;
    - substituir a solução sempre que necessário;
    - controlar o gotejamento e observar a permeabilidade;
    - calçar luvas;
    - medir volume drenado;
    - VOL. DRENADO – VOL. INFUNDIDO = VOL. TOTAL
    - Observar características;
    - Anotar balanço;
    RETIRADA DE PONTOS
    Material:
    - 1 pinça Kocker, 1 pinça Kelly, 1 pinça dente de rato e 1 anatômica;
    - gazes esterilizados;
    - soro fisiológico;
    - tesoura de iris ou lâmina de bisturi ou gilete esterilizada;
    - fita adesiva;
    - saco plástico.
    Procedimento
    - faz-se a limpeza da incisão cirúrgica, obedecendo a técnica do curativo;
    - umideça os pontos com soro fisiológico, secar;
    - com a pinça anatômica, segura-se a extremidade do fio e com a tesoura corta-se a parte inferior do nó;
    - coloca-se uma gaze próxima à incisão, para depoisitar os pontos retirados;
    - após o procedimento, fazer a limpeza local com técnica asséptica.

    EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS


    Exercícios Isométricos: conheça um pouco mais sobre eles
    Com estes exercícios você consegue os mesmos benefícios da malhação tradicional, porém sem sobrecarregar as articulações.

    Todo mundo sonha com o corpo perfeito. Aquele que tenha os músculos torneados e firmes, abdômen sarado e, no caso das mulheres, cinturinha fina. Pois saiba que com os exercícios isométricos você pode conseguir.
    Essa modalidade de exercício é perfeita para quem quer ganhar força e tônus muscular em menos tempo, sem correr o risco de aumentar a massa muscular. Além disso, exerce uma carga infinitamente menor nas articulações, o que evita lesões, geralmente causadas por má postura durante a prática das atividades, principalmente as de maior impacto.
    Nada mais do que um treinamento de resistência, sua pratica é simples. Basta usar os músculos para exercer força contrária ao objeto imóvel ou mantê-los contraídos numa posição fixa por um tempo determinado. Todos os movimentos sempre devem ser realizados com os músculos contraídos. Isso porque a tensão gerada com os músculos contraídos não altera o comprimento das fibras musculares e auxilia, consequentemente, a estabilização das articulações sem sobrecarregá-las.  

    Esse tipo de exercícios é bastante utilizado em programas de reabilitação e em pessoas com algumas limitações ou pouca experiência na prática de atividades físicas. Mas é preciso estar atento e ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física que seja habilitado para dar orientações.
    Segundo especialistas, isso é importante porque os exercícios isométricos aumentam a resistência vascular e a pressão sanguínea, o que pode sobrecarregar o coração. Portanto, estão proibidos de praticar esse tipo de treino os cardiopatas e as pessoas que sofrem de hipertensão, já que a atividade aumenta a pressão arterial. Sabendo disso, dê atenção aos detalhes e faça do seu treino um sucesso.
    Exercício isométrico é uma forma de treinamento de resistência, no qual o participante usa os músculos do corpo para exercer uma força contra um objeto imóvel ou também manter o músculo em uma posição fixa por uma duração de tempo determinada. Neste tipo de exercício, o músculo é contraído mas não muda de extensão enquanto a força é exercida. Adicionalmente, a articulação mais próxima associada ao esforço permanece estática ao longo de toda a duração do exercício.
    Embora os exercícios isométricos possam resultar em uma grande quantidade de benefícios para o indivíduo, há algumas precauções que devem ser observadas. Especificamente as pessoas com problemas de pressão sanguínea alta não devem se ocupar deste tipo de atividade, porque os exercícios isométricos causam uma pequena elevação na pressão sanguínea. A pressão sempre volta ao normal um tanto rapidamente quando o músculo é relaxado, mas a pequena elevação pode ser perigosa para aqueles que já sofrem de pressão sanguínea alta. Se você tem pressão alta mas realmente quer praticar exercícios isométricos, consulte seu médico para receber dicas sobre como reduzir a pressão antes.
    Outras considerações, quando você executar exercícios isométricos, incluem o tempo de duração em que cada ação é mantida, assim como o ângulo da articulação quando a ação é formada. O tempo de duração para a execução de cada exercício isométrico é comparável ao número de repetições executadas em outros tipos de exercícios de treinamento de força, Para treinamento de força, a duração de 3-5 segundos é ótima. Mas, quando o peso do corpo é usado como resistência, são necessárias durações longas de mais de 10 segundos. Em termos do ângulo da articulação, é importante observar que o músculo só vai ganhar força para o ângulo de articulação em que o exercício é executado. Aqueles que querem adquirir força através da extensão completa do movimento do músculo devem considerar o treinamento em intervalos de 10 a 30 graus. Mas isto pode demorar bem mais tempo.
    Nas próximas linhas você vai encontrar exemplos e diferentes formas de exercícios isométricos que ajudam a aumentar a força de músculos como os abdominais, ombros, quadríceps e panturrilha.
    A Prancha - para os abdominais.
    A prancha compromete muitos músculos; além do fortalecimento dos seus abdominais, você também condiciona suas costas. Este é um dos melhores exercícios de núcleo que existem.
    1. Comece por deitar completamente estendido no chão.
    2. Eleve o corpo devagar, de modo que se apóie só sobre os dedos dos pés e os antebraços.
    3. Mantenha as costas estendidas, em linha reta, e os músculos abdominais tensionados.
    4. Mantenha a posição por 10-30 segundos.
    5. Repita o exercício 2-3 vezes.
    Quando o exercício se tornar fácil, dobre os dedos dos pés para baixo dos pés, para tornar mais difícil. Você também pode estender um braço para a frente, para obter uma outra variação difícil.

    Para mais aconselhamento sobre como firmar seus músculos abdominais, recomendamos Firm&Flatten Your Abs.

    Elevações Isométricas Dos Ombros .
    1. Comece com os pés separados pela distância dos ombros, e os joelhos ligeiramente dobrados.
    2. Pegue um haltere em cada mão e erga o peso para os lados, até que estejam separadas pela distância dos ombros e seu braço esteja paralelo ao solo.
    3. Segure o peso nesta posição por 20-30 segundos.
    4. Repita o exercício 2-3 vezes.Se este exercício for muito difícil, tente erguer com apenas um braço de cada vez, alternadamente, até você conseguir trabalhar com os dois pesos ao mesmo tempo. Se você não tem um haltere, pode usar faixas ou tubos da mesma maneira.
    Agachamentos Isométricos - para os quadris.
    1. Comece com os pés separados pela distância dos ombros, e suas costas firmemente apoiadas em uma parede.
    2. Deslize devagar para baixo da parede, até que suas coxas estejam paralelas ao solo.
    3. Se necessário, mova os pés para longe da parede para não deixar os joelhos irem para além dos dedos dos pés.
    4. Mantenha a posição por 10-30 segundos.
    5. Repita o exercício 2-3 vezes.
    Se você quiser mais informações sobre como desenvolver pernas impressionantes e musculosas, você não vai errar com este site: Killer Quads.

    Elevações Isométricas Da Panturrilha
    1. Fique parado perto de uma parede, sobre um pé, e toque levemente a parede para ter equilíbrio, se necessário, mas não se apóie na parede.
    2. Erga-se a apóie-se somente nos dedos dos pés.
    3. Mantenha a posição por 10-30 segundos.
    4. Troque o pé e repita o exercício para a outra panturrilha.
    5. Repita o exercício 2-3 vezes para cada panturrilha.
    Por: Alfonso Almeida
    e  Sua dieta

    CONCURSO PARA AUDITOR FISCAL DO RIO DE JANEIRO

    SEFAZ - RJ abre 100 vagas para Auditor Fiscal da Receita Estadual 3ª Categoria

    .A remuneração inicial do cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual de 3ª Categoria é de R$ 9.927,00.
    O Conselho Superior de Fiscalização Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ) abre Concurso para provimento de 100 vagas no cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual de 3ª Categoria.
    As inscrições para o Concurso de Auditor Fiscal da Receita Estadual 3ª Categoria podem ser realizadas através do endereço eletrônico www.fgv.br até o dia 16 de março de 2011 ou via Posto de Inscrição presencial, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado nº 20, Catete, Rio de Janeiro-RJ, no horário das 9h00 às 17h00. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
    Estará isento do pagamento da taxa de inscrição, o candidato cuja renda familiar máxima corresponda a R$ 640,56. A solicitação de isenção deve ser realizada no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no período de 14 a 18 de fevereiro de 2011.
    A aplicação das provas está prevista para os dias 17 e 21 de abril de 2011 no período da tarde.
    Mais informações no edital.

    Jornal Capacitar

    2.18.2011

    Encontro do G20 vai discutir matérias-primas

    Começa encontro do G20, em Paris, com foco na alta das commodities

    Ministros das Finanças das maiores economias se reúnem no país.
    Mantega diz que vai se opor à regulação de preços das matérias-primas.

    Começa nesta sexta-feira (18), em Paris, o encontro do G20 – que reúne os ministros das Finanças das maiores economias do mundo e das principais emergentes. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está na França para representar o Brasil.
     Polícia francesa faz a segurança em frente ao edifício do Ministério das Finanças da França, na véspera do início do encontro do G20 (Foto: Reuters) 
    Polícia francesa faz a segurança em frente ao edifício do Ministério das Finanças da França, na véspera do início do encontro do G20 (Foto: Reuters)
    O aumento nos preços das commodities deve ser um dos destaques da pauta do encontro – que tem como um dos objetivos estabelecer indicadores comuns para medir os desequilíbrios econômicos mundiais.
    Para o grupo, além da alta dos preços das matérias-primas, representam riscos para a recuperação econômica mundial o potencial superaquecimento das economias emergentes e os problemas de dívida soberana nas nações mais ricas. Estas preocupações devem ser combatidas com cortes orçamentários, uma maior liberdade das taxas de câmbio e reformas estruturais
    Na reunião, que coincide com um momento em que os preços dos alimentos batem recordes, Brasil e Argentina vão se opor a qualquer tentativa de impor um controle da cotação das matérias-primas, um ponto que provoca choques entre o mundo desenvolvido e o emergente.
    Mantega e o ministro da Fazenda da Argentina, Amado Boudou, estiveram reunidos há uma semana para discutir o tema.
    Mantega
    "O Brasil é totalmente contra qualquer mecanismo para controlar ou regular os preços das commodities", disse Mantega na última terça-feira (15). "De qualquer forma, os preços das commodities vão ceder naturalmente às forças do mercado."
    Na opinião do ministro, o melhor meio para se assegurar preços acessíveis de alimentos, no longo prazo, é estimular o aumento da produção. "Uma forma de manter em baixa os preços das commodities seria encorajar uma produção maior nos países emergentes e pobres", sugeriu Mantega. "Os países desenvolvidos poderiam ajudar este processo com investimentos."
    Mantega acrescentou ainda que os países desenvolvidos industrializados podem ajudar a promover uma produção maior das commodities "com a remoção das barreiras comerciais".
    O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa do G20 até o fim de 2011, propôs uma reforma do sistema monetário mundial e o estabelecimento de um controle contra a especulação nos mercados de matérias-primas - duas maneiras, a seu ver, de defender as economias mais pobres dos atuais desequilíbrios comerciais globais.
    O primeiro passo seria definir indicadores econômicos capazes de medir as diferenças entre os países e dar início a um processo corretivo - embora muitos enxerguem este projeto como um modo sutil de obrigar a China a reavaliar o yuan, reduzindo seu descomunal excedente comercial.
    "Nossa expectativa é alcançar um acordo sobre os indicadores no sábado", disse esta semana a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde.
    BricsOs Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) convocaram para esta sexta-feira uma reunião preparatória, na qual abordarão, entre outros temas, a questão da avaliação das economias do G20 e a reforma do sistema monetário internacional.
    Já no ano passado, por exemplo, em um encontro de ministros das Finanças do G20, ainda sob a presidência sul-coreana, a China e outros países haviam se declarado contrários a uma proposta americana de estabelecer um limite de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) para os desequilíbrios das contas correntes.
    Diante desta reticência, que não inclui apenas os países emergentes, mas também grandes exportadores desenvolvidos como a Alemanha, existe um consenso de evitar referências, neste momento, a metas específicas na hora de enfrentar o abismo que há entre os países.
    (Com informações da France Presse, EFE e Agência Estado)

    GENÉRICOS

    Genéricos para tratamento de Aids e câncer

    Medicamento para tratamento de Parkinson também está entre aprovados pela Anvisa.
    Desde novembro, foram pelo menos seis novos genéricos autorizados.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, desde novembro de 2010, a entrada de pelo menos seis novos genéricos no mercado, entre eles medicamentos para o tratamento da Aids, Parkinson e câncer. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Anvisa na quinta-feira (17).
    Em novembro, o fumarato de quetiapina, usado para o tratamento de esquizofrenia aguda ou crônica, teve seu primeiro registro como genérico autorizado pela Anvisa. O mesmo ocorreu com o entacapona, utilizado no tratamento de Parkinson, em 17 de janeiro.
    Outro medicamento que teve seu primeiro genérico registrado é a Dacarbazina, utilizada no tratamento de câncer. O genérico deve entrar no mercado com um preço pelo menos 35% menor do que o medicamento de referência. O registro foi autorizado em 31 de janeiro.
    Ainda segundo a Anvisa, foram concedidos, em 7 e 14 de fevereiro, registros para os dois primeiros medicamentos genéricos com a substância Tenofovir, utilizada no tratamento de Aids e hepatite.
    Em fevereiro, o medicamento rosuvastatina cálcica, para o tratamento de redução do colesterol e dos riscos cardiovasculares, também teve seu primeiro registro como genérico autorizado.
    A Anvisa afirma que tem dado prioridade ao registro de medicamentos que ainda não contam com a presença de genéricos e que são importantes do ponto de vista da saúde pública.

    Compaixão


    Compaixão, de Adolphe Bouguereau (1897).
    Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de acções, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
    A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Actos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais correctamente classificados como actos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.
    wikipédia

    Quando sente compaixão, você não comete erros.


    Você só pode cometer um erro quando se esquece que a outra pessoa está sofrendo. Temos a tendência de acreditar que só nós sofremos, e que a outra pessoa está feliz por nos fazer sofrer. Quando achamos isso, fazemos coisas más e cruéis para magoar o outro. A consciência de que a outra pessoa sofre muito, ajudará você a ouvir profundamente. A compaixão se torna possível e você consegue mantê-la viva enquanto escuta. Agindo assim, você será um excelente terapeuta para o outro.

    Talvez a outra pessoa seja muito crítica e diga palavras de acusação, mostrando-se amarga. No entanto, como a compaixão está em você, essas atitudes não afetam tanto. O néctar da compaixão é maravilhoso. Se você se empenhar em mantê-lo vivo, estará garantindo sua proteção. O que a outra pessoa diz não desencadeará raiva e irritação em você, porque a compaixão é o verdadeiro antídoto da raiva. Somente a compaixão é capaz de curar a raiva. É por isso que a prática da compaixão é maravilhosa.

    Só é possível existir compaixão quando a compreensão está presente. Compreensão de que? O entendimento de que a outra pessoa sofre e precisa da minha ajuda.

    [...]

    A raiva é uma coisa viva. Ela brota e precisa de tempo para abrandar. [...] Quando você desliga um ventilador, ele continua a girar durante algum tempo antes de parar. A raiva também é assim. Não espere que a outra pessoa pare imediatamente de sentir raiva. Deixe que ela desapareça aos poucos, lentamente.

    [...]

    A paciência é a marca do verdadeiro amor. Se queremos amar, precisamos aprender a ser pacientes, tanto com os outros quanto com nós mesmos. A prática de abraçar a raiva requer tempo, mas, se você praticar durante apenas cinco minutos a respiração consciente , o andra consciente e abraçar sua raiva, poderá alcançar um resultado eficaz. Se cinco minutos não forem suficientes, leve dez. e se dez não bastarem, leve quinze. Leve o tempo que precisar.

    [...]

    Quando está chovendo, parece que não existe a luz do sol. Mas se ultrapassarmos as nuvens, veremos que a luz está sempre presente. Mesmo num momento de raiva ou desespero, nosso amor continua presente. Nossa capacidade de comunicação, de perdão, de sentir compaixão, ainda existe. Tenha certeza: somos mais do que a nossa raiva, mais do que o nosso sofrimento. Se você souber que tem dentro de si a capacidade de amar. compreender e sentir compaixão, não sentirá desespero quando chover. Você sabe que a chuva está presente, mas a luz do sol continua existindo em algum lugar e, quando a chuva parar, o sol voltará a brilhar. Se nos momentos de raiva você conseguir lembrar que os sentimentos positivos continuam dentro de você e da outra pessoa, saberá que é possível abrir caminho para eles, de modo que o que há de melhor em vocês volte a se manifestar.

    Extraído do livro "Aprendendo a lidar com a raiva"

    Thich Nhat Hanh

    O MELHOR CONSELHO DE UM PAI !

    Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita à casa do seu pai. Enquanto conversavam sobre a vida,  o casamento, as responsabilidades, as obrigações e deveres da pessoa adulta, o pai remexia  pensativamente os cubos de gelo no seu copo, quando lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho, e disse:
    Nunca se esqueça de seus amigos! - aconselhou
    Serão mais importantes na medida em que você envelhecer.
    Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de, ocasionalmente, ir a lugares com eles; divirta-se na companhia deles; telefone de vez em quando...
    Que estranho conselho - pensou o jovem. Acabo de ingressar n o mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e minha família serão tudo o que necessito para dar sentido à minha vida! Contudo, ele seguiu o conselho de seu pai. Manteve contacto com seus amigos e sempre procurava fazer novas amizades. À medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
    À medida em que o tempo e a natureza realizavam suas mudanças e mistérios sobre o homem, os amigos sempre foram baluartes em sua vida.
    Passados mais de 50 anos, eis o que o jovem aprendeu:

    • O Tempo passa.
    • A vida acontece.
    • A distância separa...
    • As crianças crescem.
    • Os empregos vão e vêem.
    • O amor se transforma em afeto.
    • As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
    • O coração para sem avisar.
    • Os pais morrem.
    • Os colegas esquecem os favores.
    • As carreiras terminam.
    Mas os verdadeiros amigos estão lá,  não importa quanto tempo nem quantos quilometros tenham afastado vocês.
    Um AMIGO nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abenço ando sua vida!
    Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabemos das incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos à frente, nem temos boa noção do quanto precisamos uns dos outros...
    Mas, ao chegarmos ao fim da vida, já sabemos muito bem o quanto cada um foi importante para nós!
     


    "VÃO ESQUECER O QUE VOCE  DISSE
    VÃO ESQUECER O QUE VOCE FEZ 
    MAS JAMAIS ESQUECERÃO O QUE OS FEZ SENTIR." 



    CARNAVAL 2011: ENTRE EM FORMA PARA CAIR NA FOLIA

    Carnaval 2011: três semanas para entrar em forma
    A cada semana, uma nova etapa do Projeto Carnaval 2011!

    Foi dada a largada! Estamos a três semanas do Carnaval e o que todos querem nos dias de folia é esbanjar alegria, fôlego e, é claro, boa forma! Para te ajudar nesta batalha, o Suadieta preparou um plano de emagrecimento infalível. Basta você seguir todas as dicas de nutrição e exercícios para afinar a silueta e definir os músculos. Confira o plano da Primeira Semana.

    Semana 1

    - Alimentação – Programa indicado pela Nutricionista Lílian Assis

    Na primeira semana, o objetivo maior é acelerar a perda de peso para chegar ao Carnaval mais magro e leve.

    Cortar de vez os alimentos hipercalóricos:
    •    Frituras
    •    Doces
    •    Molhos gordurosos
    •    Biscoitos recheados
    •    Carnes gordas
    •    Pele de frango

    Aumentar o consumo de alimentos hipocalóricos:
    •    Frutas
    •    Legumes
    •    Verduras


    - Exercícios Físicos
    – Programa indicado pelo Professor Jannos Jesus da academia A!BodyTech


    Para quem malha em academia


    2ª feira

    •    aquecimento: 5 minutos na bicicleta ergométrica
    •    cadeira extensora: 3 séries de 12 a 15 repetições (alternar com o próximo exercício)
    •    mesa flexora: 3 sessões de 12 a 15 repetições
    •    1minuto de bicicleta ergométrica (carga moderada e velocidade máxima em 1 minuto)
    •    gluteo solo com tornozeleira: 3 séries de 12  (alternar com o próximo)
    •    abdominal completo no solo: 3 séries de15
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    Adutor: 3 séries de 12 a15 repetições (alternar com o próximo)
    •    Abdutor: 3 séries de 12 a 15 repetições
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    leg press: 3 séries de 12 a 15 repetições (alternar com próximo)
    •    panturrilha no leg press: 3 séries de 15
    •    30 minutos de esteira (alternando 2minutos de caminhada(6 km/h ) com 2 minutos de corrida (de 8 a 10 km/h).
    •    5 minutos de alongamento


    3ª feira

    •    aquecimento: 5 minutos na bicicleta ergométrica
    •    puxada frente: 3 séries de 12 a 15 repetições (alternar com próximo)
    •    supino reto: 3 séries de 12 a 15 repetições
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    remada baixa: 3 séries de 12 a 15 repetições (alternar com próximo)
    •    desenvolvimento com halter:  3 séries de 12 a 15 repetições
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    bíceps com halter: 3 séries de 12 a 15 repetições (alternar com próximo)
    •    tríceps puley: 3 séries de 12 a 15 repetições
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    lombar no banco romano: 3 séries de 12
    •    abdominal inverso na prancha reta: 3 séries de15
    •    1 minuto de bicicleta ergométrica
    •    abdominal com torção na prancha: (oblíquos) 3 séries de 12 (alternar 1 lado do tronco com o outro)

    4ª feira - só atividade aeróbia

    •    50 minutos de esteira (alternando corrida e caminhada de acordo com a necessidade individual. Exemplo: a cada 5min,corre 3' e caminha 2')
    ou
    •    1 aula de spinning ou RPM


    5ª feira (repetir 2ª feira)

    6ª feira (repetir 3ª feira)

    Sábado (repetir 4ª feira)

    Domingo (descanso)


    Para quem pratica exercícios ao ar livre
    - Programa indicado pela Personal Trainer Aline Mirian

    - Iniciantes

    2ª feira: 35 minutos de caminhada

    3ª feira: 40 minutos de caminhada

    4ª feira: 35 minutos de caminhada

    5ª feira: 45 minutos de caminhada

    6ª feira: 40 minutos de caminhada

    Sábado: 40 minutos de caminhada


    - Para quem já caminha

    2ª feira: Fazer 8 vezes: 4 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida

    3ª feira: 50 minutos de caminhada

    4ª feira: Fazer 8 vezes: 4 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida

    5ª feira: 45 minutos de caminhada

    6ª feira: Fazer 8 vezes: 4 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida

    Sábado: Fazer 10 vezes: 3 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida

     Fonte: Sua Dieta

    MALÁRIA


    Parceria pública internacional disponibiliza novo medicamento contra a malária - uma combinação em dose fixa administrada uma vez ao dia
     – Uma parceria inovadora entre Farmanguinhos/Fiocruz, o laboratório farmacêutico público do Brasil, e a organização de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, sem fins lucrativos, DNDi, iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, anunciaram hoje que o ASMQ, a nova combinação em dose fixa do artesunato (AS) e mefloquina (MQ), para o controle da malária, já está registrado e disponível no Brasil.

    As combinações contendo derivados de artemisinina (ACTs) são consideradas os melhores tratamentos disponíveis contra a malária falciparum não complicada e são um elemento decisivo na estratégia de luta contra a malária. Segura, rápida e eficaz, a combinação de AS e MQ é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2001, como um dos quatro ACTs para o tratamento antimalárico de primeira linha.

    ASMQ é o primeiro novo produto para doenças negligenciadas desenvolvido e registrado no Brasil e o segundo disponibilizado pelos parceiros públicos do projeto FACT da DNDi (Terapia Combinada em dose fixa à base de Artemisinina). O ASMQ é uma formulação em dose fixa da combinação do AS e da MQ, amplamente utilizada em países da América Latina e do Sudeste Asiático ao longo da última década.

    Graças à colaboração de parceiros públicos no Brasil e no sudeste da Ásia, dentro do Projeto FACT de DNDi, esta inovadora formulação está agora disponível no Brasil. As autoridades brasileiras do Programa de Controle da Malária observaram, em resultados preliminares que, após um ano de tratamento de 17 mil pacientes com ASMQ em uso programático, a nova formulação foi essencial para a redução dos casos de malária e do número de hospitalizações relacionadas à doença. 1

    Em 2006, o Ministério da Saúde registrou 145 mil casos de malária falciparum, a mais grave, sendo 99% deles na Amazônia Legal. Em 2007, houve redução para 93 mil casos. As hospitalizações de pacientes com malária também caíram de 9.500 em 2006 para pouco mais de 6 mil em 2007. A expansão da rede de atenção básica, o diagnóstico precoce e o emprego da nova terapêutica – ASMQ - desempenharam papel significativo para estes resultados”, afirmou Gerson Penna, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.

    O ASMQ, que combina dois medicamentos (AS e MQ) em um pequeno comprimido azul, simplifica o tratamento de adultos e crianças com uma dose diária de 1 a 2 comprimidos por 3 dias, garantindo que os dois medicamentos sejam tomados juntos e na proporção correta. As necessidades das crianças, principais vítimas da malária, são atendidas pelo ASMQ que oferece três apresentações para as crianças. Os comprimidos são pequenos e facilmente trituráveis.

    Embalagens com indicações em cores facilitam não apenas a administração do medicamento pelos pacientes, mas também a prescrição feita por profissionais de saúde. O ASMQ é o primeiro ACT em dose fixa que pode ser armazenado por 3 anos em clima tropical.
    Fonte: Farmanguinhos 

    2.17.2011

    Pressão Ocular: praticar esportes pode trazer benefícios para a visão

    Em nosso olho existe um líquido que está em constante troca com o meio exterior ao olho. Este fluido exerce (como todo fluido) pressão nas paredes do olho. Em alguns casos a produção do fluido é maior q a vazão gerando um aumento da pressão intra ocular e q pode danificar o nervo ótico levando inclusive a cegueira: Que é o glaucoma. A pressão normal varia de pessao, mas normalmente 14 é um valor aceitavel.
    quando a pressão está alta o médico receita um colírio (existem vários). Se ela não baixar ele pode abrir um ducto no olho para melhorar a saida contínua desse líquido.

    Estudos feitos no Centro de Oftalmologia Esportiva do Instituto da Visão da Unifesp mostram que o exercício abaixa a pressão intraocular – principal fator de risco para desenvolver glaucoma.
    Os pesquisadores avaliaram o efeito da prática de exercícios físicos como natação, boxe, jiu-jítsu, atletismo e handebol na pressão intraocular de atletas. Houve uma redução significativa nesse parâmetro. A queda mínima foi de 20% e a máxima, de 45%. Foram avaliados cerca de 200 atletas, todos profissionais de elite.
    Os estudos na literatura mundial são controversos em relação ao efeito do esporte na pressão ocular. Uma pesquisa anterior havia sugerido que o uso de óculos de natação pode aumentar a pressão intraocular. O novo estudo provou que isso não é verdade e que a pressão cai significativamente.
    GLAUCOMA
    É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão.
    Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
    Chamamos de hipertensão ocular e não de glaucoma, quando a pressão está elevada e o campo de visão e o nervo óptico aparecem como normais.
    Considera-se como elevada a pressão ocular acima de 21 mmHg. A pressão intra-ocular varia durante o dia, sendo mais elevada na maioria das pessoas nas primeiras horas da manhã. Assim sendo, ao lado do valor absoluto, é importante o conhecimento da variabilidade da pressão para o adequado manejo da doença.
    Atualmente sabemos que a má perfusão vascular é importante na patogenia do glaucoma. Assim sendo, podemos ter o chamado glaucoma sem pressão elevada.
    A forma mais comum de glaucoma, que é o crônico simples, não causa sintomas e seu diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico.
    É mais freqüente após os 30 anos de idade e, quando há história familiar de glaucoma, os pacientes devem ser examinados anualmente.
    Chamamos de glaucoma agudo, quando há aumento súbito e importante da pressão ocular. Nestes casos a dor e a perturbação da visão são importantes e requerem pronto atendimento.
    A conseqüência do glaucoma não tratado é a perda de campo de visão e após a perda da visão central.
    O glaucoma pode ser secundário a outras doenças e ao uso indiscriminado de determinados medicamentos como os corticóides.
    O tratamento do glaucoma é clínico para a maioria dos pacientes (colírios que atuam baixando a pressão ocular). O tratamento pode ser cirúrgico para os casos que não respondem aos medicamentos.

    Saiba mais:
    • O que é Glaucoma?
    • O glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).
    • Quais os sinais e sintomas do Glaucoma?
    • O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes DORES DE CABEÇA, FOTOFOBIA, enjôo e DOR OCULAR intensa.
    • Quais os exames necessários para diagnóstico do glaucoma?
    • Para o diagnóstico do glaucoma alguns EXAMES devem ser realizados, como: TONOMETRIA DE APLANAÇÃO (exame para a tomada da pressão intraocular), FUNDO DE OLHO (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), GONIOSCOPIA (exame para classificar o tipo de glaucoma) e CAMPO VISUAL (exame para avaliar se há perda do campo visual). O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em um exame oftalmológico de rotina e a medida anual da pressão intraocular é a forma mais sensata de se preservar a VISÃO.
    • A pressão alta dos olhos pode ser um indicativo de glaucoma?
    • Sim, um dos fatores de risco relacionados ao glaucoma é a pressão interna do OLHO alta. Entretanto este não é o único fator que contribui para a doença, pois algumas pessoas com pressão do olho alta nunca demonstrarão lesão por glaucoma. Somente com acompanhamento e verificando outros fatores como aparência do NERVO ÓPTICO e o exame de CAMPO DE VISÂO comparativo dará melhores informações.
    • Mesmo com a pressão ocular alta a visão pode continuar piorando?
    • Sim, o bom controle da pressão interna do olho retarda a lesão do glaucoma, porém já foi observado que ele pode continuar a piorar em algumas pessoas, demonstrando que outros fatores podem estar relacionados para sua piora (ver VISÃO).
    • O glaucoma deixa o paciente cego?
    • Sim, a perda progressiva do CAMPO DE VISÃO PERIFÉRICO pode causar grandes dificuldades para perceber objetos a sua volta (porém só ocorre com muitos anos de doença não controlada, geralmente). Já o glaucoma avançado pode acometer a VISÃO CENTRAL também (aquela que se usa para leitura), podendo chegar ao ponto de perda total da VISÃO.
    • A cegueira causada pelo glaucoma é reversível?
    • Não, como ela se dá pela lesão que ocorre em fibras de nervos que saem da RETINA para o NERVO ÓPTICO, não se tem ainda como recuperá-las.
    • O colírio usado para baixar a pressão ocular deve ser usado para sempre?
    • Sim, a pressão interna dos olhos é o único fator relacionado ao glaucoma que é possível de intervir, portanto é onde são investidos recursos para controle. Os COLÍRIOS são os meios até o momento mais seguros de manter o controle da pressão do olho e como já foi comprovado que o controle da pressão retarda a evolução do glaucoma é necessário o uso contínuo destes colírios para proteger o olho da lesão do glaucoma.
    • Quando a pressão ocular estiver normalizada a pessoa pode parar de usar os colírios?
    • Não, se são os COLÍRIOS que no caso estão mantendo a pressão controlada, parar seu uso causará novo desequilíbrio e aumento da pressão. Quando o controle não é alcançado com os colírios em terapia máxima a cirurgia para redução da pressão deve ser indicada.
    • Quando se opera o glaucoma o problema da pressão está resolvido?
    • Na maioria dos pacientes que são submetidos a CIRURGIA para redução da pressão interna do olho ocorre o equilíbrio da pressão em um nível seguro, não precisando mais do uso de COLÍRIOS. Por outro lado, alguns pacientes podem apresentar difícil controle mesmo após a cirurgia, necessitando novas cirurgias ou até manter os colírios.
    • Quando se opera o glaucoma a visão pode voltar?
    • A CIRURGIA tem apenas o objetivo de controle da pressão interna do olho, para evitar a rápida progressão da lesão do glaucoma. Portanto não melhora a VISÃO já afetada pela lesão do NERVO ÓPTICO, pelo glaucoma.
    • Ter familiares com glaucoma aumenta o risco de ter glaucoma?
    • Sim, um dos fatores de risco muito importante para ter o glaucoma é a história familiar. Porém não quer dizer que obrigatoriamente terá glaucoma quem tiver familiar glaucomatoso. O EXAME oftalmológico adequado, com um bom oftalmologista, é muito importante para o esclarecimento de dúvidas.
    • Quais as pessoas mais propensas a terem glaucoma?
    • De acordo com as estatísticas1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de glaucomatosos precisam verificar com mais freqüência sua pressão intraocular. Deve se ter atenção a certos MEDICAMENTOS que podem provocar o aumento da pressão intraocular. 
      Colirio:
      Bimatoprosta, latinoprosta e travoprosta, componentes usados para baixar a pressão ocular no glaucoma.
       
      Site Instituto  Bejamin Constant