2.17.2011

DENGUE PODE CAUSAR PROBLEMAS NA VISÃO

Dengue pode causar problemas na visão
Você sabia que a Dengue também pode causar sérios problemas na visão. Quem fuma, tem diabetes ou é hipertenso e contrai a doença, corre ainda mais riscos.

Com o calor que anda fazendo e o alto volume de chuvas decorrentes disso, a preocupação com a Dengue aumenta ainda mais. De acordo com a Vigilância Sanitária, a doença, que precisa ser combatida durante o ano inteiro, costuma ficar ainda mais evidente nesta época do ano. Daí a alta no número de casos.

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, nas epidemias passadas, o atendimento médico tardio respondeu por 90% das mortes. Mas, você sabia que além de todos os outros problemas causados pela dengue, a doença pode, inclusive, afetar a visão? Pois é o que explica Roberta Abdulmassih, oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO.

A médica explica que a demora na busca por tratamento pode, além de levar o paciente à óbito, causar distúrbios graves na visão, pois muita gente não tem conhecimento dessa possibilidade, nem se preocupa em procurar um oftalmologista para se informar.

“A dengue pode afetar o segmento posterior dos olhos, o revestimento interno, que chamamos de coróide e também a retina, membrana que transmite imagens para o cérebro. Isso tudo porque, para combater o vírus, nosso sistema imune forma anticorpos que podem se depositar nos vasos da corioretina, causando obstrução ou derrame.”, explica Roberta.

A oftalmologista afirma que a queda de plaquetas pode ocasionar hemorragia subconjuntival ou intraocular. Outra complicação da dengue é a neurite óptica ou inflamação do nervo óptico, que pode, inclusive, acometer os dois olhos.

De todos os distúrbios oculares decorrentes da dengue, só a hemorragia subconjuntival altera o aspecto do olho, deixando a parte branca (esclera) congestionada de sangue. Mas, segundo a médica, o problema desaparece em semanas sem precisar fazer uso de medicação.

A oclusão vascular (trombose) e a neurite deixam a visão embaçada e aumentam o risco de hemorragia. Por isso, ao menor sintoma de dor nos olhos ou visão turva, a recomendação é consultar um oftalmologista imediatamente.
Sua Dieta

Nenhum comentário: