2.17.2011

PLÁSTICA NOS PÉS: SERÁ QUE ESSA MODA PEGA?

Plástica nos pés: será que essa moda pega?
Realmente, o mercado da estética nos dá diversas possibilidades! Conheça melhor este procedimento.

Na China antiga, as mulheres já apertavam seus pezinhos no sapato numa tentativa de impedir que crescessem  e, consequentemente, segundo os padrões da época, ficassem mais bonitos. Muitas quebravam os dedos ou os mantinham enfaixados, acreditando que assim eles teriam o formato que elas consideravam ideal para a beleza feminina. Mas, parece que a técnica foi aprimorada e veio com tudo para o ocidente.

Nos Estados Unidos, a moda agora é fazer cirurgia plástica nos pés. Isso mesmo! E as técnicas aplicadas vão desde lipoaspiração no tornozelo, aplicação de botox no pé e até raspagem nos ossos dos dedos para deixá-los menores ou mais fininhos.

A aplicação de toxina botulínica, por exemplo, é usada para tratar o excesso de suor nos pés, grande causador do temido chulé, e ainda ajuda a amenizar a dor nos pés de quem usa muito salto alto.

A lipoaspiração no tornozelo é indicada quando há excesso de gordura na região. Assim o local ficaria mais torneado e ganharia curvas. O processo pode ser feito pelo método tradicional, com seringa, ou com a ajuda de aparelhos de ultra-som. Aí vai depender do critério usado pelo médico.

Mas há quem não concorde com a cirurgia quando ela é apenas por finalidade estética. Especialistas explicam que a cirurgia nos pés deve se limitar a corrigir deformações naturais que estiverem prejudicando a qualidade de vida do paciente. Nada de cortar o osso do dedo para diminuí-lo ou colocar parafusos para aumentá-lo só porque não está satisfeita com o que a natureza te deu.

Segundo os ortopedistas, qualquer alteração numa articulação de carga que tem infinitas terminações nervosas, como é o caso dos pés, muda todo seu mecanismo de funcionamento e pode causar sérios problemas. Além do que, essas técnicas ainda não oferecem resultados seguros ao paciente.

No mercado norte americano a plástica nos pés já movimenta cerca de R$ 75 milhões por ano, de acordo com informação divulgada pelo canal “ABC”. No Brasil ainda não existem especialistas que façam esse tipo de cirurgia. Será que a moda vai pegar por aqui? Espere para ver!

Nenhum comentário: