8.28.2021

Desafiando a morte, negacionistas têm atitude de 'defesa maníaca', aponta psicanalista


O Brasil está melancolizado.

Para colocar a pandemia no divã, recebemos o psicanalista, mestre e doutor em filosofia e professor da UFRJ Joel Birman, autor do livro 'O trauma na pandemia do coronavírus'. Ele define o conceito de trauma de acordo com a psicanálise, explica o pânico que uma ameaça invisível pode causar e comenta a postura do presidente Jair Bolsonaro frente à Covid-19: 'não se compadece com os mortos, nem com as famílias. Parece despossuído de capacidade empática'.

  • DURAÇÃO: 00:44:44

  •  
  •  
  •  
  •  
  • Copie o código abaixo para usar no seu site:

    Código copiado!

Noite de festas com aglomeração no Rio. Foto: Reprodução Twitter (Crédito: )

Noite de festas com aglomeração no Rio. Foto: Reprodução Twitter

  • SÁBADO, 28/08/2021, 11:09
    Bolsonaro volta a criticar instituições em evento em Goiânia (Crédito: )
    País

    Bolsonaro volta a criticar instituições em evento em Goiânia

    Contrariando evidências científicas, o presidente defendeu novamente o tratamento precoce contra a Covid-19. Bolsonaro participa de evento em uma igreja evangélica. Na oportunidade, ele falou em três alternativas de futuro se referindo às eleições do ano que vem: 'estar preso, ser morto ou a vitória'.

    •  
  • SEXTA, 27/08/2021, 20:36
    60% dos brasileiros já receberam a primeira dose contra a Covid-19 (Crédito: )
    Bem-estar & Saúde

    60% dos brasileiros já receberam a primeira dose contra a Covid-19

    Já 27,9% da população já está com o esquema vacinal completo. Nesta sexta-feira, o Brasil registrou 791 novas mortes por coronavírus, somando 578.396 vidas perdidas desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 677, a menor registrada desde 30 de dezembro. O balanço é do consórcio de veículos de imprensa.

    •  
  • SEXTA, 27/08/2021, 19:38
    SP vai vacinar adolescentes sem comorbidades a partir de segunda-feira (Crédito: )
    Bem-estar & Saúde

    SP vai vacinar adolescentes sem comorbidades a partir de segunda-feira

    Inicialmente, serão imunizados contra Covid-19 os jovens de 15 a 17 anos. Eles deverão ir acompanhados pelos pais ou estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido, à TV Globo.

    •  
  • SEXTA, 27/08/2021, 10:15
    'Paulo Guedes encontrou na linguagem bolsonarista terreno para se sentir à vontade' (Crédito: )
    CBN em Foco

    'Paulo Guedes encontrou na linguagem bolsonarista terreno para se sentir à vontade'

    Carlos Andreazza faz uma análise da fala do ministro Paulo Guedes sobre o aumento na conta de luz. 'Uma fala barbaramente desprovida de empatia'. Andreazza compara a postura de Guedes com a de Bolsonaro em relação ao assunto. 'Paulo Guedes mais bolsonarista do que Jair Bolsonaro’. Na live dessa quinta-feira, o presidente mostrou preocupação e demonstrou solidariedade ao povo. Fez um apelo correto, apesar de tardio. Andreazza acrescenta que 'o ministro da economia do Brasil se tornou em um tiozão do zap'. Andreazza e Marcella Lourenzetto também falaram sobre 'o novo inimigo de infância' de Bolsonaro: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

  • 'Temos que priorizar quem corre mais risco' (Crédito: )
    CBN BH - Entrevista

    'Temos que priorizar quem corre mais risco'

    Infectologista Adelino Melo afirmou em entrevista ao CBN BH que dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos segue a lógica de aumentar a resposta imune desse público.

    •  
  • SEXTA, 27/08/2021, 05:26
    Energia em baixa, preço em alta: 'o limite do limite' dos brasileiros (Crédito: )
    CBN Primeiras Notícias

    Energia em baixa, preço em alta: 'o limite do limite' dos brasileiros

    O 'limite do limite'. Foi assim que Jair Bolsonaro classificou a situação das crises hídrica e energética no país. Com reservatórios em baixa, o presidente pediu durante live nas redes sociais para que 'todos apagassem um ponto de luz em casa'. Esse é um dos destaques do podcast do #PN, que traz também outros assuntos: a preocupação de governadores com o engajamento de PMs nas manifestações programadas para 7 de setembro; a inclusão do diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, no inquérito que apura a interferência de Bolsonaro na instituição; a discussão sobre regra eleitoral que pode facilitar a vida do político que sofre processo de cassação; o fim do sigilo de documentos que envolvem a compra da vacina Covaxin; o início da discussão sobre 'marco temporal' na demarcação de terras indígenas; e as repercussões do ataque que resultou em dezenas de mortes no Afeganistão. E o Brasil passou dos 213 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Ouça os detalhes!

8.22.2021

Principais notícias (22/08/21)