10.11.2014

Antibiótico natural, a própolis verde está em alta






Antibiótico natural e muito usado no combate às enfermidades, o própolis verde está em alta entre os pesquisadores para ser usado como suplemento alimentar e preventivo de diversos tipos de doenças. Na odontologia, o produto também ganha espaço nas pesquisas. O clima de Minas Gerais favorece a produção, que acaba de ganhar um peso a mais no estado: o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estabeleceu em maio a primeira denominação de origem para o própolis verde no Brasil, através da Portaria nº 1138, de 2011.

A região de própolis verde no estado é composta por 102 municípios mineiros localizados em áreas de produção dos associados da Federação Mineira de Apicultura (FEMAP-MG). Minas produz 29 toneladas de própolis ao ano, sendo que 20 são de própolis verde, segundo a Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap).

A denominação de origem é uma certificação que reconhece produtos cujas qualidades ou características se devem principalmente ao meio geográfico. O gerente de certificação do IMA, Marco Antônio Vale, afirma que o reconhecimento ajuda a agregar valor ao própolis verde, que passa a ter maior abertura de mercado. “Os maiores consumidores de própolis são as indústrias farmacêuticas e os asiáticos. A denominação dá mais confiabilidade ao processo de negociação”, diz Vale.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece que para entrar no mercado externo o própolis deve ter a presença de flavonoide (princípio que combate o radical livre) e ausência de metais pesados. O grande diferencial do própolis verde produzido em Minas é a presença de um fenólico chamado artepelin – C (princípio ativo que ajuda a combater o câncer). “Minas tem regiões com elementos essenciais para o artepelin – C no própolis, com altitude de 750 a 1,4 mil metros e temperatura média de 25 graus”, observa Irone Martins Sampaio, presidente da Conap.

A origem botânica desse própolis no estado é o alecrim do campo, encontrado nas vassourinhas do Cerrado. “O própolis verde está na fronteira entre o alimento e o medicamento. É um alimento com propriedades funcionais. Os japoneses compram o própolis porque sabem da forte presença do artepelin – C”, explica Sampaio. O produto, diz, cria no organismo uma resistência contra inúmeras doenças, inclusive o câncer.

O própolis verde é encontrado principalmente no Sul de Minas e Região Central, em cidades como Entre Rios, São João del-Rei, Belo Vale, Presidente Bernardes, Barbacena, Formiga, Muzambinho, Viçosa e Patrocínio. Em algumas regiões, como Entre Rios, Sampaio afirma que a produção tem sido feita com percentual grande de artepelin -C, em torno de 11,6%.

Cura na boca


O professor de patologia bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vagner Rodrigues Santos, tem realizado estudos dos efeitos do própolis verde em micro-organismos que causam lesões na boca, como gengivite, candidíase, cárie, aftas e herpes. Inicialmente foi feito um trabalho com extrato alcóolico e gel de própolis em pacientes portadores de candidíase bucal. “O resultado mostrou-se eficaz quando comparado com outros antifúngicos usados para esse tratamento”, revela Santos.

A pesquisa conta com a participação de mestrandos e docentes da unidade, alunos de iniciação científica, professores do Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas (Icex), da Escola de Farmácia e da Faculdade de Odontologia. Há dois anos, o grupo passou a oferecer atendimento especial a pessoas com câncer de cabeça e de pescoço que têm disfunção provocada pela radioterapia, conhecida como “boca seca”, caracterizada por pouca ou nenhuma produção de saliva. Segundo o professor, a saliva protege a boca e controla o crescimento exagerado de micro-organismos potencialmente patogênicos. Se ela existe em quantidade insuficiente, a pessoa pode desenvolver mucosite (inflamação da mucosa) com sobreposição de outras doenças, como a candidíase bucal, popularmente chamada de sapinho. “Esse quadro deixa o paciente mais vulnerável. Ele sente dor até mesmo quando fala ou se alimenta”, diz Santos.

Para aliviar o mal-estar, o grupo de pesquisa criou um gel à base de própolis que lubrifica a boca e traz conforto. Os resultados mostram que pacientes submetidos ao processo não desenvolvem mucosite, e, quando ela já existe, a complicação regride. “Em muitos pacientes, quando aplicamos o gel, a mucosite desaparece em até uma semana. E quando o gel é aplicado antes da radioterapia, a inflamação nem chega a aparecer. Isso se justifica pelos efeitos analgésico, anti-inflamatório e antimicrobiano do própolis”, diz o professor.

O grupo também já fez uso do própolis contra a cárie. Foram identificados 14 extratos de própolis disponíveis no mercado de Belo Horizonte, vários deles provenientes de outros estados. As amostras foram utilizadas em testes in vitro para combater os micro-organismos patogênicos. Os experimentos mostraram que todas eles eliminam e inibem o crescimento desses micro-organismos danosos à saúde bucal em maior ou menor grau.

O professor conta que foi feita uma pesquisa com alguns voluntários com alta susceptibilidade a cáries. Por motivos que podem envolver genética, questões sociais e hábitos de higiene, essas pessoas têm entre 100 milhões e um bilhão de bactérias na boca, número suficiente para causar cáries. Quando elas utilizam o gel e o enxaguante bucal à base de própolis por 20 dias, esse número cai para entre 10 mil e 100 mil.

Propriedades

Antibiótico natural, é eficaz no tratamento de gripes, resfriados, inflamações de garganta, bronquites, úlceras. Anti-inflamatório; anestésico, acelera a cicatrização e alivia queimaduras. Suplemento alimentar, preventivo.

Instruções de uso

Pode ser ingerido de preferência com água fria ou morna, sucos ou leite, pela manhã. Sugere-se de 15 a 20 gotas para crianças ao dia e 15 a 30 gotas ao dia para adultos.

Indicações

>>Em afecções inflamatórias superficiais, como estomatite, amigdalite, gengivite, piorreia alveolar, hemorroidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico atua melhor no sintoma, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;


>>É indicado para recuperação do estado de fadiga

>>Em formato de enxaguante bucal, ajuda no ataque a bactérias que causam cáries

>>É sugerido para reduzir as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, diabetes, hipertensão;

>>Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia;

>>Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;

>>Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas

  Estado de Minas
 DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Comunidade médica prega holocausto no Nordeste em campanha contra Dilma na web

Grupo  que se diz médicos ou estudantes de medicina defende 'castrações químicas' a eleitores do PT

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma comunidade de quase 100 mil usuários numa rede social, que se declaram profissionais da classe médica brasileira, se tornou palco de uma guerra de classes no entorno da corrida presidencial, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).
Com o título de “Dignidade Médica”, as postagens do grupo pregam “castrações químicas” contra nordestinos, profissionais com menor nível hierárquico, como recepcionistas de consultório e enfermeiras, e propõe um “holocausto” entre os eleitores da petista.
Médicos, professores e estudantes de medicina estão entre os 97.901 membros da comunidade na rede social Facebook. Entre postagens de revolta com a situação da econômica do País e xingamentos a nordestinos, os participantes confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado – convencendo os seus pacientes. Eles dizem que colocam “a recepcionista no lugar dela” com ameaças de que perderia o emprego com a reeleição de Dilma.
O discurso de ódio com conta com frases de “nível de conversa que pobre entende” e ameaças de expulsão do grupo caso o usuário se manifeste contra os ideais da página. Um usuário protesta: “70% de votos para Dilma no Nordeste! Médicos do Nordeste causem um holocausto por aí! Temos que mudar essa realidade!”.
As manifestações, no entanto, saíram das redes e foram denunciadas pelo tumblr “Médicos Indelicados”, que reúne os post mais inflamados e dá comentários irônicos aos desabafos dos profissionais de jaleco branco.
Procurado, o Conselho Federal de Medicina (CFM), com sede em Brasília, afirmou ser “contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa”. Em nota, o órgão ponderou dizendo que todos os profissionais podem manifestar opiniões, “inclusive políticas”, mas considerando o “comportamento ético e o respeito às leis”. O CFM cita ainda uma investigação em casos que “extrapolem esses limites”.
Leia abaixo a íntegra da nota CFM ao iG sobre o caso:
“O Conselho Federal de Medicina (CFM) é contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa praticada por qualquer pessoa por conta de aspectos como etnia, origem geográfica, gênero, religião, classe social, escolaridade, orientação sexual ou posicionamento ideológico, entre outros. Esse entendimento representa a percepção da classe médica brasileira.
Para a Autarquia, o Brasil é um país democrático, onde todos os cidadãos devem e podem manifestar suas opiniões, inclusive políticas. No entanto, esta expressão deve ter como parâmetros o comportamento ético e o respeito às leis. Casos que extrapolem esses limites devem ser investigados pelas autoridades competentes.”
Fonte: IG

"Perspectiva Econômica Global".

 Um aumento em  investimento da  infraestrutura é fundamental para o Brasil na transição da economia mundial

A presidente Dilma Rousseff e a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde
O relatório do FMI diz que  os projetos se forem eficientes certamente  darão  retorno.

Nova York - A infraestrutura mais eficiente no Brasil  de médio prazo  influenciará a atividade econômica do País mesmo no curto prazo, destaca um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado na semana passada e que pede que os governos de diversos mercados invistam mais em infraestrutura.
Em meio ao crescimento econômico decepcionante de vários países, o Brasil se destaca  no aumento do investimento público em energia, estradas, abastecimento de água e portos e esta é uma forma de estimular a atividade e gerar emprego.
"Em vários mercados emergentes, incluindo Brasil, Índia, Rússia e África do Sul,  a infraestrutura é uma  preocupação de médio prazo, mas têm sido apontados como uma restrição ao crescimento mesmo no curto prazo", afirma o documento do FMI, que faz parte do relatório "Perspectiva Econômica Global".
Um aumento do investimento em infraestrutura é crucial para a transição da economia mundial para um nível maior de expansão, ressalta o relatório.
"Cinco anos após a crise financeira global, a recuperação das economias mundiais continua" , diz o FMI, .
Os países emergentes, após um forte crescimento econômico depois da crise de 2008, vêm registrando taxas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), afirma o FMI.
As taxas têm sido razoáveis  não apenas aos níveis do pós-crise.
"A  desaceleração sugere que fatores estruturais podem estar contribuindo", ressalta o relatório. Embora os economistas da instituição reconheçam que outros itens tenham peso no esfriamento da atividade, as  na infraestrutura são alvo de preocupação crescente, escrevem no documento.
"Em países com necessidade de infraestrutura, o momento é certo para um empurrão (nos investimentos)", afirma o relatório do FMI logo em seu início. As taxas de juros estão baixas nos mercados desenvolvidos e ainda devem continuar por algum tempo próximas de zero, o que reduz os custos de financiamento dos projetos.
Além disso, os fracos níveis de expansão do PIB de vários países sinalizam que a atividade pode precisar desse tipo de estímulo. O aumento do investimento público em infraestrutura contribui para expansão maior do PIB no curto e longo prazo, diz o texto.
Em muitos países desenvolvidos o aumento do gasto em investimento público em infraestrutura é uma dos últimos recursos que restam para estimular a atividade, principalmente porque a política monetária já vem sendo usada desde 2008, destaca o FMI.
Apesar de incentivar o aumento dos gastos do governo em infraestrutura, o relatório do FMI faz a ressalva de que os projetos precisam ser eficientes e dar retorno.
"O investimento público em infraestrutura pode se pagar se feito corretamente", aponta o texto, ressaltando que esse tipo de gasto pode ter maior efeito na economia se for feito de forma eficiente, ou seja, sem aumentar a relação dívida/PIB.
O impacto na economia é maior quando o investimento público é financiado por dívida (emissão de papéis do governo ou tomada de financiamento em bancos ou organismos multilaterais) do que por corte de gastos do governo em outros setores ou aumento de impostos.
"É difícil imaginar qualquer processo de produção em qualquer setor da economia que não dependa da infraestrutura. Ao mesmo tempo, uma infraestrutura inadequada pode ser sentida rapidamente", afirma o FMI. Em países desenvolvidos, o aumento de um ponto porcentual no gasto público com investimento aumenta o nível do produto em 0,4 ponto no mesmo ano e em 1,5 ponto quatro anos depois.

PROJETO POVO

http://mercadoconfianca.com.br/imagens/carta_capital_capa.jpg

Em que mundo você vive?

A agressão contra as populações que não votam como a gente é a manifestação típica de um país que se desconhece e insiste em viver em bolhas
Valter Campanato/Abr
Gravidade
Casas em Caraúbas, no Piauí (PI), um dos 20 municípios mais pobres do Brasil
Mais do que o resultado da eleição, chama a atenção, nestes dias seguintes à abertura das urnas, o raciocínio rabiscado por parte dos eleitores para justificar a decisão do voto.
São muitos os que se dizem insatisfeitos com o rumo do mundo. E que atribuem aos políticos de diferentes matizes, sobretudo vermelhos, a culpa pelo estado das coisas: da ignorância da nação, pela qual constroem suas edificações maléficas, ao entrave aos nossos sucessos particulares. “Eu não tenho casa na praia ou carro do ano, mas só porque, em algum gabinete de Brasília, alguém decidiu pegar o que era meu por direito e investir naquele povinho que nunca estudou, nunca quis trabalhar e não tem outra ambição na vida a não ser botar filho no mundo e pendurar a conta nas costas do Estado.”
Pode parecer incrível, mas é mais ou menos isso o que se ouve nas rodas de conversa em tempos de eleição acirrada como tem sido esta. Uns indignados até têm carro do ano e casa na praia. Outros acabam de voltar do exterior. Ainda assim, quando perguntados sobre o que, exatamente, é tão degradante no País que o maltrata, as respostas beiram o realismo fantástico.
Uma amiga, professora de escola de ponta, contava, tempos atrás, como os alunos já assimilavam precocemente o discurso de "classe alta sofre" em sala de aula. Eles pareciam reproduzir o que os pais liam, e repetiam, em revistas semanais de gosto duvidoso: eles trabalhavam e levavam este país nas costas, pagavam impostos suecos e recebiam serviços africanos (a conotação da frase vale um comentário à parte), a roubalheira imperava, todo político é igual etc. etc. Curiosa, ela perguntou a um deles o que ele achava que poderia ser melhor no País. A resposta: as filas. Segundo o jovem, em Paris não havia tanta fila para compras, sobretudo no freeshop do aeroporto. Já aqui, não andava, e isso era motivo suficiente para considerar o País onde vivia um grande e abjeto lixo, num raciocínio muito parecido com os comentaristas de portal que se voltam contra Pedro Álvares Cabral toda vez que viajam até Miami para poder comprar produto eletrônico – e, se possível, ser reconhecido pelos pares que os leem.
Em rodas de conversa, é possível ouvir quem se queixe também dos muitos carros nas mãos de qualquer um nas ruas. A queixa não se deve ao impacto ambiental da frota, mas ao fato de não ter mais vaga ou valet para estacionar os automóveis nos restaurantes cativos. Há também os que se esperneiam contra as benesses distribuídas a torto pelo Estado, sobretudo a essa gentinha que só estuda pelo sistema de cotas ou financiamento camarada, e se esquecem de que só cursaram faculdades graças ao Bolsa Pai ou à pensão vitalícia do avô. Ou que só têm emprego garantido graças à complacência do proprietário: o sogro, o amigo, o amante...
Em via de regra, os rebeldes de ocasião estão insatisfeitos com o resultado das urnas. Revoltam-se com a decisão da maioria inútil que não se esforçou para atingir o seu grau de iluminismo. Porque quando o povo vota com ele é soberano; quando o desautoriza, é estúpido. A grita vale tanto para os que veem no Nordeste a bola de neve da ignorância e do voto de cabresto quanto aos "elitistas" incapazes de reconhecer os milagres dos governos populares. Tanto num caso quanto no outro, o desfecho do raciocínio às vezes é semelhante: "As urnas estão fraudadas porque não conheço ninguém que tenha votado naquele(a) um(a)".
A paranoia e a agressão contra as populações de outros estados são manifestações típicas de um país que se desconhece. A começar pelo uso da expressão "nordestinos". É como se, acima de Brasília, houvesse apenas uma categoria monocromática populacional, sem especificidades, recortes regionais, econômicos e culturais. (O cearense Antonio Carlos Belchior gritava contra essa ideia na música Conheço o Meu Lugar: "Nordeste é uma ficção. Nordeste nunca houve"). Da mesma forma, só quem não conversa com o porteiro, o motorista ou o jardineiro é que imagina que o governador truculento garantiu mais quatro anos de poder graças a um suposto elitismo atávico dos paulistas.
As sentenças sobre esse “outro” imaginário são as manifestações mais claras de que vivemos em bolhas, de onde perdemos cada vez mais os pés e os contatos com a realidade. Talvez estejamos passando tempo demais em nossos carros, em nossos condomínios, em nossas escolas ou universidades gradeadas, em nossos centros de compra com ar condicionado. Desses mundinhos protegidos, emendamos petardos contra tudo aquilo que nos desmente por contraste. De lá, preocupados em nascer e morrer em paz, decretamos que o mundo é um inferno, mas não temos nada a ver com isso. O inferno são os outros.

Globo, Veja , Estadão, Época e o PIG jogam a últma cartada para derrubar a reeleição da presidenta Dilma

A enésima tentativa

A oposição e o PIG apostam na nova rodada de vazamentos do caso Petrobras
 
Arte: CartaCapital
CPI Petrobas
PT, PMDB e PP na mira de Paulo Roberto Costa

 PT desmente a totalidade das ilações sobre repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras e repudia com veemência e indignação as declarações caluniosas do réu Paulo Roberto Costa. Em outro comunicado, o tesoureiro João Vaccari Neto diz nunca ter tratado de contribuições financeiras do partido com Costa
Botão Eleições 2014De intensidades e efeitos diferentes, as denúncias de corrupção às vésperas das eleições tornaram-se uma aposta recorrente da oposição na tentativa de apear o PT do poder. Foi assim nas duas disputas anteriores. Não é diferente agora. No início do segundo turno, o escândalo da Petrobras voltou com força ao noticiário. E justamente em um momento acirrado da corrida presidencial. As primeiras pesquisas apontam uma vantagem do tucano Aécio Neves em relação à presidenta Dilma Rousseff, dentro da margem de erro. O Ibope registrou 51% para Aécio contra 49% da petista. O Datafolha alcançou o mesmo resultado.
Os primeiros passos foram dados com o depoimento da contadora Meire Pouza na CPI da Petrobras e com o vazamento das declarações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa na apuração da Lava Jato. Um dos réus que optaram pela delação premiada, Youssef prestou depoimento na quarta-feira 8 no processo sobre possíveis desvios nas obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Segundo o doleiro, reuniões na casa de políticos determinavam os termos do esquema e até atas eram produzidas para determinar a distribuição de dinheiro a campanhas do PT, PMDB e PP na eleição de 2010. “Fazíamos reuniões em hotéis, no Rio ou em São Paulo ou na própria casa dos agentes políticos.” A nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da estatal foi resultado da pressão exercida por partidos da base aliada, afirma Youssef. “Para que Paulo Roberto Costa assumisse a cadeira de diretor de Abastecimento esses agentes políticos trancaram a pauta no Congresso durante 90 dias. Na época era o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou louco, teve de ceder e realmente empossar o Paulo Roberto.” À época da nomeação de Costa, o responsável pelos acordos políticos na base aliada era o ministro das Relações Institucionais, Aldo Rebelo, e o líder do PT da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia.
Também na quarta, Costa revelou à Justiça do Paraná detalhes do esquema de desvio de dinheiro público supostamente instalado na Petrobras. Segundo ele, existia um cartel em operação na petroquímica formado pelas principais empreiteiras do País. Costa revelou ao juiz Sérgio Moro os pormenores das negociações envolvendo essas empresas, diretores da Petrobras e políticos do PT, PP e PMDB. Segundo ele, para cada contrato firmado pela estatal, 3% do valor era destinado ao pagamento de políticos e diretores. No caso da diretoria comandada por ele, 2% ficavam com o PT e 1% com o PP. “Do 1% para o PP, em média 60% ia para o partido, 20% para despesas às vezes de emissão de nota fiscal e para envio e 20% restantes eram repassados assim, 70% para mim e 30% para o Janene ou Alberto Youssef.”
Em um dos casos ilícitos, citou Costa, 500 mil reais foram repassados diretamente pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O presidente da subsidiária da Petrobras foi indicado por Renan Calheiros. Ainda segundo o delator, no caso do PT, o dinheiro era encaminhado ao tesoureiro João Vaccari via o diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, indicado por José Dirceu.
Enquanto os delatores prestavam depoimento na Justiça, a ex-contadora de Youssef, Meire Poza, admitia à CPI ter emitido 7 milhões de reais em notas frias relativas a serviços prestados a empresas do doleiro e reiterou o envolvimento do doleiro com políticos e Costa. A contadora afirmou que o PT repassou dinheiro para Enivaldo Quadrado, parceiro de Youssef, pagar a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal no processo do “mensalão”. Meire afirma ter ido três vezes à casa do jornalista Breno Altman para pegar 15 mil mensais para repassar a Quadrado. Ainda em relação ao caso, a contadora diz ter guardado, a pedido do condenado no “mensalão”, um contrato que depois seria usado pela revista Veja como prova da suposta chantagem feita contra petistas. O contrato, apreendido pela PF em seu escritório, é relativo a um empréstimo de 6 milhões de reais entre a 2 S Participações Ltda., empresa de Marcos Valério, e a Expresso Nova Santo André, do empresário do setor de transportes Ronan Maria Pinto. Afirmou, contudo, desconhecer qual seria o objetivo da guarda do contrato. Ainda em seu depoimento, a ex-contadora de Youssef desmentiu vários pontos da reportagem publicada na véspera do primeiro turno pela revista Veja. “Eu não disse o que Veja colocou. Não disse que Youssef tinha ascendência sobre prefeituras do PT.” Meire confirmou que o doleiro mantinha contato com o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, do PP, a quem teria indicado a compra de uma empresa de monitoramento de veículos em Goiânia. Ela afirmou ainda ter feito pagamentos ao deputado André Vargas, ex-PT, e a familiares de Luiz Argolô, do Solidariedade.
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o PT desmente a totalidade das ilações sobre repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras e repudia com veemência e indignação as declarações caluniosas do réu Paulo Roberto Costa. Em outro comunicado, o tesoureiro João Vaccari Neto diz nunca ter tratado de contribuições financeiras do partido com Costa. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também nega as declarações de Costa e ressalta o estranhamento com o fato de que as declarações estejam sendo divulgadas em pleno processo eleitoral.

EDUCAÇÂO BÁSICA NO NORDESTE CRESCE ACIMA DE 100 %


Governo Lula/Dilma:Gasto por aluno do ensino básico cresce acima de 100% em apenas seis anos








Uma das deficiências mais notórias do ensino público brasileiro foi drasticamente atenuada da década passada para cá, como mostram dados ainda pouco divulgados e analisados.



De acordo com números apurados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao MEC), o gasto dos governos por aluno da educação básica mais que dobrou em apenas seis anos.



Em média, cada aluno da educação básica mereceu dos cofres federais, estaduais e municipais, em 2011, R$ 4.267. O valor não passava de R$ 1.933 em 2005, em valores corrigidos pela inflação.



A expansão das despesas foi impulsionada pelo Fundeb (Fundo da Educação Básica), uma das principais inovações da administração petista. Além dos repasses obrigatórios ao fundo, o governo Dilma também elevou as verbas para convênios com Estados e prefeituras.



Já a queda do número de alunos resulta das transformações demográficas do país: as famílias, incluindo as mais pobres, têm cada vez menos filhos.



A educação é a principal despesa dos governos estaduais e municipais, e uma das que mais crescem na União. Nos Estados e nas prefeituras, a saúde é possivelmente a despesa que mais cresce.



Com tais progressos, caiu a disparidade entre o gasto público no ensino básico _infantil, fundamental e médio_ e no ensino superior, uma das distorções do modelo brasileiro.



Cada aluno das universidades públicas custou, em média, R$ 20.690 em 2011, quase cinco vezes a despesa nas escolas da educação básica. Em 2001, eram mais de dez vezes.



Apesar de obviamente positivos, os números são tratados com discrição no setor; possivelmente, porque enfraquecem a bandeira dos militantes que defendem a elevação do gasto público em educação dos atuais 5% para 10% do Produto Interno Bruto.



A elevação da despesa por aluno não produziu, ao menos até agora, um ganho da mesma proporção do desempenho dos estudantes _o que pode ser interpretado tanto como um sinal de necessidade de mais dinheiro quanto como uma evidência de gestão insuficiente. Ou, simplesmente, de que é preciso mais tempo.



Os pobres e ignorantes não sabem votar:  FHC

Círio de Nazaré em Belém do Pará


Imagem original da Virgem de Nazaré desce do Glória na Basílica, em Belém

Momento, que ocorre duas vezes ao ano, lota Basílica Santuário de Nazaré.
Fiéis fazem orações no encontro com imagem encontrada por Plácido.

Do G1 PA
Imagem Original (Foto: reprodução / TV Liberal)Descida da imagem original da Virgem de Nazaré, encontrada em 1700, é um dos momentos mais aguardados pelos devotos católicos neste sábado (11).  (Foto: reprodução / TV Liberal)
Centenas de devotos católicos se reuniram no início da tarde deste sábado (11) na Basílica Santuário, em Belém, para assistir a uma das cerimônias mais importantes da festividade do Círio de Nazaré: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido de Souza em 1700, do alto-mor, também chamado de Glória. A cerimônia ocorre desde 1992 e é tida pelos fiéis como um dos momentos de maior emoção na festividade religiosa, marcada por 12 procissões oficiais que ocorrem durante o mês de outubro na capital paraense.
Os encontros entre os devotos da Virgem de Nazaré e a imagem original são raros. A imagem só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais: na procissão do Círio número 200 e também durante a visita do Papa João Paulo II a Belém em julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a imagem, e da janela do arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé.
Desde 1992, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce em apenas duas ocasiões: em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário. Ela retorna ao volta ao nicho de origem 15 dias após o fim do início das festividades pelo Círio de Nazaré.
A imagem tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, é possível ver o rostinho de anjo. No braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.
Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam pelas águas da Baía de Guajará (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal) 
Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam
pelas águas da Baía de Guajará
(Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)
Outras procissões
A descida da imagem foi o momento de maior louvor entre os fiéis de Belém neste segundo dia de procissões do Círio de Nazaré. Durante a manhã, diversas homenagens foram feitas para a padroeira dos paraenses: a Romaria Rodoviária abriu o segundo dia de procissões com uma missa às 5h30 na Igreja Matriz de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Carros, ciclistas e pedestres acompanharam a imagem que participa da procissão, chamada de imagem peregrina, até o cais de Icoaraci, distrito de Belém onde começa a procissão do Círio Fluvial, uma homenagem nas águas da baía do Guajará.

Um susto marcou o começo desta procissão: uma embarcação sofreu um princípio de naufrágio na manhã deste sábado (11) nas águas do rio Guamá, nas proximidades da praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém. Segundo a Marinha, o barco chegou a ser invadido pela água, mas não afundou. Cerca de 140 pessoas estavam no interior da embarcação, mas ninguém ficou ferido.
Cerca de 15 mil motos participam da procissão (Foto: Reprodução/ TV Liberal) 
Cerca de 15 mil motos participam da procissão
(Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Após a chegada da imagem na escadinha da Estação das Docas, em Belém, começou outro momento de louvor: cerca de 40 mil pessoas em 15 mil motos seguiram em procissão pelas ruas de Belém até o colégio Gentil Bittencourt, acompanhando a chegada da santa ao local onde ela fica até as 16h30, quando é celebrada a missa da Trasladação, uma procissão que faz o caminho inverso do Círio de Nazaré durante a noite, percorrendo 3,6 km até a Catedral de Belém de onde, no próximo domingo, será realizada a grande procissão do Círio até o santuário mariano no centro da cidade.

ALIMENTAÇÃO PARA IDOSOS


Nutricionista dá dicas de alimentação para idosos
Nutricionista afirma que é fundamental manter uma alimentação variada e equilibrada, para permitir uma vida mais longa e saudável.

Quando as pessoas entram na terceira idade, o organismo sofre diversas alterações físicas. O idoso sente menos apetite e o paladar fica menos apurado, por exemplo. Mas, existe uma maneira de chegar a esta fase de forma mais saudável, e esta maneira é através da alimentação.

A nutricionista Kátia Giraldo, do Hospital Sepaco, de São Paulo, explica que é fundamental manter uma alimentação variada e equilibrada, com a ingestão de nutrientes corretos e importantes para permitir uma vida mais longa e saudável. “Muitas doenças que são comuns na terceira idade, tais como cardiopatias, diabetes, colesterol e osteoporose podem ser evitadas com uma alimentação balanceada”, dia a médica.

Os alimentos mais indicados são aqueles fonte de vitaminas, minerais e fibras como laticínios, legumes, verduras, cereais e frutas, que auxiliam na prevenção das doenças comuns à terceira idade. Já o leite e seus derivados precisam ser consumidos, pois oferecem cálcio para fortalecer os ossos, visto que nesta fase é normal surgir a osteoporose.

A nutricionista alerta ainda sobre a necessidade de incluir alimentos fonte de carboidratos como aveia, granola, quinoa, entre outros grãos integrais, por possuírem propriedades que colaboram para baixar os picos de hiperglicemia e para o controle dos níveis de colesterol. 

Como deve ser a alimentação do Idoso?


A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada de forma a proporcionar o estado nutricional e contribuindo para a prevenção de disfunções orgânicas e problemas de saúde.
Esta deve ter por base a Roda dos Alimentos e as necessidades específicas do Idoso, sendo que a dieta deve incluir todos os nutrientes em adequada quantidade e qualidade.



Recomendações alimentares para os Idosos

Para se elaborar um plano alimentar adequado, convém utilizar as orientações alimentares contidas no esquema  da roda dos alimentos.
Consumir grande quantidade de vegetais e  frutas, que proporcionam vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono – e ainda podem ajudar a limitar o consumo de gorduras.
Fibras: Para os idosos que sofrem de obstipação (prisão de ventre) e outros problemas intestinais, é muito importante acrescentar fibra na alimentação.
Para ajudar a minimizar esses problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado.
É também muito importante beber bastante líquido, aproximadamente 6 copos por dia, podendo ser água, sumos naturais, infusão ou groselha.
Gordura: Restringir a ingestão de gorduras, em especial as gorduras saturadas de modo a manter a saúde cardiovascular.
Para temperar    azeite
Para barrar no pão   manteiga
Para cozinhar óleos de origem   vegetal
Gorduras a evitar: Toucinho, banha, óleo de fígado de bacalhau, queijos, manteiga e carnes vermelhas.
Exemplos de gorduras saudáveis: óleos(milho ,soja ,azeite) margarina vegetal, azeitonas, nozes, castanhas e chocolate.
Hidratos de carbono optar por:
Pão bem torrado ou tostado; tostas, Massa, arroz, farinha e puré de batata, pois são de digestão mais fácil;
Incluir batata, pequenas porções de feijão, grão, lentilhas, ervilhas ou favas, se os idosos tolerarem.
Moderar o consumo de sal e sódio para reduzir os riscos de se desenvolver hipertensão;  Se consumir bebidas alcoólicas,  fazer  com moderação.
Ingerir açúcar e doces com moderação,  pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes. Quando o idoso é diabético, o consumo de doces é apenas ocasional.

Incentivar a ingestão de leite e derivados (queijo e iogurtes) diariamente:
Leite (meio gordo ou magro no caso de diabetes): 2 dl 3 vezes / dia, alternando com iogurte e queijo ou requeijão.
Proporcionar dieta equilibrada, através da alternância de pratos de carne (e preferência magras) e peixe ou substituir a carne por 1 ovo.
Optar por preparações como:  cozidos, grelhados sem gordura, assado na brasa, assado no forno em marinada, caldeiradas, jardineiras e ensopados sem gordura em vez de fritos, assado no forno, estrugido e estufados.
RESUMO DAS QUANTIDADES RECOMENDADAS PARA OS IDOSOS


Cuidados na alimentação do idoso

Quando os idosos têm problemas em engolir, recomenda-se:
  • Bater com varinha mágica os vegetais
  • Picar a carne
  • Peixe ou carne picada é + adaptado do que bife
  • Sopa passada de vegetais é melhor q/ vegetais crus / cozido.
Quando há necessidade de alimentar a pessoa através de sonda gástrica:
Um dos segredos da alimentação via sonda é a fluidez da dieta, devendo-se adicionar a água usada para cozinhar os alimentos, pois nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais.
Uma outra opção é acrescentar leite, que é um alimento nutritivo, além de ser líquido.
Lembramos que numa dieta por sonda, a pessoa não sente o sabor dos alimentos, logo o mais importante é que ela seja o mais completa e nutritiva possível.
Os alimentos que compuserem a dieta devem ser sempre muito bem cozidos, batidos (de preferência num liquidificador) e coados, duas a três vezes, logo em seguida, para garantir que fique bem fluída e não entupa a sonda.
Outra dica importante para a preservação dos nutrientes de uma sopa para a sonda é que esta seja preparada diariamente e mantida no frigorífico, e batida somente instantes antes de ser dada ao idoso. Isso garantirá uma oferta maior de nutrientes.
Devemos lembrar também que a alimentação pela sonda deve ser sempre oferecida à temperatura ambiente, nem muito quente, nem muito fria. Isso evitará que o idoso apresente problemas gastrointestinais.
A dieta por sonda pode incluir sopa (com carne ou peixe, legumes e azeite), batidos de leite, cereais ou fruta e iogurtes.

Plano alimentar para um Idoso sem restrições alimentares

PEQUENO ALMOÇO
Fruta fresca : 100 -200 g ou batido ou puré
200 ml leite meio-gordo ou iogurte meio-gordo
ou 30 g queijo ou 50 g queijo fresco ou 90 g requeijão
40-80 g pão ou 50 g cereais
25 g fiambre ou 1 ovo
MEIO DA MANHÃ

1 iogurte
150 g de fruta
1 tosta
ALMOÇO
Sopa c/abundantes produtos hortícolas, pequena quantidade de leguminosas e um pouco de arroz, batata ou massa.
50-100 g de peixe ou carne ou 50 g de bacalhau.
1 batata grande
ou
4 colheres de arroz seco ou massa
ou
6 colheres de feijão ou grão
ou
9 colheres de ervilhas, favas ou lentilhas.
Vegetais cozinhados ou crus.
Fruta fresca.
LANCHE
1 pão, 25g de queijo e 1 chá.
ou
1 prato pequeno de flocos de aveia
ou
1 batido de fruta com iogurte
ou
2 dl de leite + meia torrada
JANTAR
Igual ao almoço, mas com menor quantidade
CEIA
1 chávena de leite
ou
cevada
ou
chá
20 g de pão
ou
2 bolachas

MALHAÇÃO PARA O VERÃO: AINDA DÁ TEMPO!

Malhação para o verão: ainda dá tempo!

Segundo especialista, ainda dá tempo de se preparar para o verão, mas é preciso cuidado com o treino.
Com a chegada dos dias mais quentes e ensolarados, a preocupação com o corpo aumenta. Pensando em exibir o corpo nas praias e piscinas no verão, muitas pessoas buscam as academias nesta época do ano para recuperar a forma perdida durante o outono e o inverno.

Segundo Bianca Kempe, instrutora da academia Bodytech, ainda dá tempo de se preparar para o verão, mas é preciso cuidado com o treino. Segundo a profissional de educação física, o ideal para quem quer estar bem no verão é treinar o ano inteiro. Isso porque, o corpo leva um tempo para se adaptar a uma rotina de exercícios, sendo necessária uma preparação regrada, que não force a musculatura, causando algum dano. “Querer pegar pesado de uma hora para outra é prejudicial para a saúde. Por isso, é fundamental ter um acompanhamento de um profissional experiente, que auxilie o melhor exercício para cada condição física e o resultado esperado”, comenta Bianca.

O primeiro passo para quem quer começar agora a recuperar o tempo perdido, de acordo com a instrutora, é ter consciência das metas que poderão ser alcançadas até o verão. É preciso orientar o aluno para que alterne os exercícios. Desta forma, ele não criará fadiga em nenhum músculo específico. “O ideal é fazer uma avaliação física e, a partir disso, definir metas possíveis em prazos viáveis, bem como entender qual o melhor plano de treinamento para se alcançar os objetivos estabelecidos. É imprescindível ter noção da própria realidade, pois não dá para emagrecer 15 quilos em dois meses de forma saudável, por exemplo”, comenta.


Bianca ressalta que quem começar agora terá resultados perceptíveis no verão, mas é preciso lembrar de persistir o ano todo. “Claro que dois meses de exercícios não serão suficientes, mas já mostrarão resultados. Depois, é preciso lembrar que o verão deve ser apenas um pontapé inicial, não se esquecendo da importância do exercício para a saúde o ano todo”, finaliza.

Governo do Rio: pesquisa mostra Crivella com 44% e Pezão com 36%


 
Na simulação com os votos válidos, Crivella aparece com 55% e Pezão 45%
Do R7
Na simulação com os votos válidos, Crivella aparece com 55% e Pezão 45% Montagem/ R7// Ale Silva/ 9.10.14/Futura Press// Estadão Conteúdo// Márcio Cassol/ 10.10.14/ Brazil Photo Press/ Estadão Conteúdo
A pesquisa do Instituto Gerp divulgada neste sábado (11) mostra que Marcelo Crivella (PRB) lidera as intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro. Ele disputa o cargo com  Luiz Fernando Pezão (PMDB). Crivella tem 44% e Pezão, 36%. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 10% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam.
Numa simulação com votos válidos, Crivella aparece com 55% e Pezão, com 45%. Os entrevistados também responderam em qual candidato não votariam. Pezão ficou com 30% de rejeição. Já Crivella, tem 19%.
Segundo o instituto, 1.300 pessoas foram ouvidas entre os dias 6 e 8 de outubro. A margem de erro é de 2,77 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número RJ-00067/2014.

VAZAMENTO DE INVESTIGAÇÃO ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO É GOLPE COM INTERESSES ELEITORAIS

Depoimentos de delatores vão para a CPI

Presidenta denuncia ‘golpe ’ na divulgação às vésperas das eleições

O Dia
Rio - Os depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, na quarta-feira para a Justiça Federal do Paraná, vão ser liberados para a CPI mista da Petrobras. A decisão é do juiz Sérgio Moro, relator nos processos da operação Lava Jato que apura os desvios de dinheiro nos contratos da Petrobras.




AÉCIO ESTÁ POR TRÁS DA MANIPULAÇÃO DOS ÁUDIOS DO MPF...
QUEM, DO MPF, ESTÁ REPASSANDO OS ÁUDIOS PARA
O PERVERSO AÉRCIO NEVER?
TUCANALHAS NUNCA APURARAM QUALQUER CRIME..
NEM O MENSALÃO MINEIRO, NEM A PRIVATARIA,
NEM O CASO DO TREMSALÃO E AGORA QUEREM
PERVERTER E MANIPULAR A OPINIÃO PÚBLICA....
A PERVERSÃO DE ÁECIO, FHC, SERRA....NÃO TEM LIMITES!
NÃO BASTA CURTIR TEM QUE COMPARTILHAR PARA REPERCUTIR !!!!!

Em discurso na tarde desta sexta (10) em Canoas (RS), a presidente Dilma Rousseff acusou a oposição de usar as investigações da Petrobras para dar...
www1.folha.uol.com.br
A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, classificou como “golpe” o uso eleitoral dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. “Agora, na véspera eleitoral, eles querem dar um golpe. Estão dando um golpe. Com esse golpe nós não vamos concordar”, discursou a presidenta em campanha em Canoas (RS).
Mais cedo, a candidata deu entrevista no Palácio da Alvorada e chamou a divulgação dos depoimentos de “leviana”. “Acho muito estranho e muito estarrecedor que, no meio da campanha eleitoral, façam esse tipo de divulgação. Eu acredito que haja de fato o interesse real, legítimo e concreto de punir corruptos e corruptores. Agora, que não se use isso de forma leviana em períodos eleitorais e de forma incompleta, porque nós não temos acesso a todas as informações”, afirmou Dilma.
A presidenta disse que essa manipulação pode estar por trás dos interesses de atrapalhar sua reeleição, mas prometeu “lutar com unhas e dentes”. “Não sei se não é esse o interesse de alguns. Lutarei com unhas e dentes para que o que não seja justo não ocorra. Na minha vida, aprendi uma coisa, e o povo brasileiro sabe: quem luta com fé, quem luta sabendo que está lutando pela coisa justa faz a boa luta” afirmou a presidenta.

Shakira lança a sua quinta fragrância e fala sobre a gravidez do segundo filho


Cantora diz que se assusta com a ditadura da magreza


'Eu mesma me cuido. Para tirar manchas provocadas pelo sol, o ideal é usar batata', diz cantora
Foto:  Divulgação
Rio - Ela é a princesa da casa. Mãe de Milan, de 1 ano e nove meses, casada com o cobiçado jogador de futebol do Barcelona Gerard Piqué e grávida de mais um menino, a cantora Shakira sabe bem como encantar os homens da sua vida. E, não se engane: não é com a voz e com a dança que já arrebataram milhões de fãs pelo mundo. O que faz da loura ser uma mulher poderosa é a sua naturalidade.
“Não gosto de usar maquiagem. Abuso de cremes hidratantes e, é claro, não saio sem um bom perfume”, entrega. E foi com essa naturalidade que a colombiana conversou com os jornalistas, através de uma videoconferência, em São Paulo, para lançar o seu perfume Rock!. “Essa é a minha quinta fragrância e eu queria que fosse original. Estou feliz com o resultado. Criamos um produto delicado, de cheiro cítrico, um misto de flor de laranja com maracujá e jasmim”, explica.
Apesar de participar ativamente do lançamento do produto, aos cinco meses de gravidez, a colombiana desacelerou. Ela só abre uma exceção quando o assunto é o seu próximo álbum. “Eu amo rock, não é à toa que o nome do perfume é esse. Lembro que, lá no início da minha carreira, eu tocava mais violão e usava calça de couro. Eu quero retomar isso, reencontrar as minhas origens”, diz. Mas isso é assunto para o ano que vem. No momento, ela só pretende cuidar do pequeno Milan e se preparar para ser mãe outra vez: “Estou me dedicando à família. Amo a maternidade. Agora, Milan está aprendendo a tocar bateria, fico orgulhosa, porque ele adora música. E também ama jogar futebol.”
Vaidosa, mas sem exageros, Shakira logo avisa que “não passa nem na porta da academia”. Para manter a forma, ela recorre ao tênis. “Não ache que eu sou uma Serena Williams, porque não é o caso. Mas eu gosto de jogar. Relaxo, esqueço do mundo quando estou na quadra. É uma terapia”, diz a cantora, que, embora tenha emagrecido em relação ao início de sua carreira,fez questão de manter as suas curvas latinas. “Eu sempre tive consciência de que não sou muito magra. Sempre fui uma mulher de curvas e, sinceramente, gosto muito delas. Essa ditadura da magreza é algo que me assusta bastante.”
E, assim como a academia e a magreza excessiva, tem outro coisa que não faz parte da vida da estrela: uma rotina de beleza demorada. Para cuidar do cabelo e da pele, Shakira jura que prefere receitinhas naturais feitas em casa. “Não tenho muito tempo para ficar no salão. Eu mesma me cuido. Para tirar manchas da pele, principalmente aquelas provocadas pelo sol, o ideal é usar batata. Passe rodelas de batata no rosto sem medo e pronto, as manchas vão embora. Também funciona usar limão com tomate, mas só à noite, longe do sol. O único problema é que você vai ficar cheirando a salada”, brinca.
Livre dos enjoos da gravidez, Shakira conta que, no momento, só se sente desconfortável com certos aromas. “Não gosto de loções fortes. Acho o odor agressivo.” Mas tem um perfume que a loura gostaria de colocar em um frasco e levar para a vida toda: “O cheirinho do Gerard. Mas esse eu não venderia, seria só para mim.” A gente te entende, Shakira.
O Dia

Exame de suspeito de ter ebola no Brasil dá negativo

Homem que veio da Guiné procurou unidade de saúde com febre no PR.
Segundo ministério, confirmação vem após segundo exame.


Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)
O Ministério da Saúde informou neste sábado (11) que o exame do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, no entanto, só deve ocorrer após um segundo exame comprovar que o paciente realmente não tem o vírus, informou o Ministério. O estado de saúde de Souleymane Bah, de 47 anos, é bom e ele não apresenta febre. Ainda de acordo com o ministério, ele está em "isolamento total" no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ).
A Guiné, país de origem do paciente, é um dos três países africanos onde ocorre transmissão intensa de ebola no momento, ao lado de Libéria e Serra Leoa. A epidemia já matou 4.033 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.
Souleymane Bah sairá do isolamento se o segundo exame também excluir a possibilidade de contaminação pelo vírus. Uma nova amostra de sangue será colhida no domingo, e também será enviada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.
"Ele confirma que na Guiné não teve contato com casos nem com óbitos e que, quando desceu no aeroporto, ele foi entrevistado pelas autoridades sanitárias e não tinha nenhuma queixa", explicou na sexta-feira o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que ninguém mais no Brasil precisou ficar em isolamento por causa da suspeita de ebola. "Nem mesmo os três profissionais que tiveram contato com ele, porque não tiveram contato com secreções", disse.
Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19, depois de uma escala em Marrocos. O africano seguiu de ônibus para a Argentina e, ao entrar novamente no país, pediu refúgio no posto da Polícia Federal da cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. No dia 24, foi para Cascavel, no Paraná, onde se hospedou em um albergue com outros dois africanos.
Nesta quinta-feira (9), procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em depois de apresentar febre. Ele relatou que o sintoma começou na quarta-feira (8).
Nesta sexta-feira (10), o guineano foi levado para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência em doenças infecciosas.
Bah chegou ao Brasil na condição de refugiado e, de acordo com o documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, pode permanecer no país até 22 de setembro de 2015.
Transmissão
O ebola é uma doença infecciosa grave provocada por um vírus. Os sintomas iniciais são febre de início repentino, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia e sangramentos internos e externos. Ela é transmitida pelo contato direto com os fluidos corporais da pessoa infectada: sangue, suor, saliva, lágrimas, urina, fezes, vômito, muco e sêmen. Não há risco de contaminação pelo ar.

Quem tiver voltado de um dos países da África afetados pela epidemia - Libéria, Guiné ou Serra Leoa - e apresentar febre ou algum dos outros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde e informar a equipe sobre a viagem. Dúvidas sobre a doença podem ser tiradas com o Disque Saúde, do Ministério da Saúde, no número 136.
Ajuda
Chioro anunciou que o governo brasileiro vai doar mais dez kits médicos para combate à doença para Guiné, Libéria e Serra Leoa, que sofrem com surto do ebola. De acordo com Chioro, cada kit tem potencial para atender 500 pessoas durante três meses e possui 48 itens, sendo 30 medicamentos.

s três países vão receber também do governo brasileiro 6,4 mil toneladas de arroz beneficiado e 4,6 mil toneladas de feijão. O governo vai gastar R$ 13,4 milhões com as doações.
Pela manhã, o ministro disse que uma notificação sobre a suspeita de que o africano no Brasil esteja com ebola foi expedida à Organização Mundial da Saúde (OMS) na madrugada desta sexta.
Telefonemas
O ministro disse que a população tem buscado informações sobre a doença. Segundo ele, 64% das ligações recebidas pela pasta até as 15h desta sexta-feira tinham ebola como tema. Foram, ao todo, 899 chamadas. "Isso mostra a preocupação das pessoas", afirmou.

O assunto também ficou entre os mais citados nas redes sociais depois que o Brasil registrou seu primeiro caso suspeito da doença.