10.08.2014

ARMAZENAGEM CORRETA DE VINHO GARANTE PRESERVAÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES


Armazenagem correta de vinho garante preservação de suas propriedades


Garrafas devem ficar na horizontal e com temperatura controlada e constante para que as propriedades do vinho sejam conservadas.

Os benefícios do consumo moderado de vinho já estão há muito tempo comprovados. A bebida pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, no controle de peso e proteger as mulheres da osteoporose, entre outros benefícios.

Os componentes do vinho responsáveis por suas propriedades benéficas são o álcool, que aumenta os níveis do bom colesterol (HDL), reduz o risco de formação de coágulos e possui ação anti-inflamatória, e os polifenóis, que reduzem a produção de substâncias vasoconstritoras e impedem a agregação das plaquetas, evitando assim a formação de trombos, além de possuir efeito antioxidante.

Para que o vinho seja corretamente conservado, de modo que não perca suas propriedades, diversos itens são importantes, como não expor a garrafa à luz solar ou a mudanças bruscas de temperatura.

Especialistas apontam que a temperatura ideal para conservar as garrafas de vinho gira em torno de 13°C e o ambiente deve ter a temperatura constante, sem grandes oscilações. Além disso, a umidade do local deve ser observada e mantida perto de 65%, ajudando a manter a umidade da rolha, evitando seu ressecamento.

Outro ponto importante sobre a rolha é a necessidade de conservar as garrafas na horizontal, o que mantém a cortiça em contato com o líquido e também impede seu ressecamento, que pode causar entrada de ar em demasia na garrafa e estragar o vinho, que deve apenas “respirar” dentro da garrafa.

Segundo os especialistas, é recomendável armazenar apenas vinhos no local, uma vez que a bebida pode ficar impregnada com outros aromas. Além disso, pelo fluxo natural de calor, convém manter os vinhos brancos na parte de baixo da adega e os tintos em cima. Para garantir a qualidade do vinho, vale a pena atentar-se também à quantidade de anos que o mesmo pode ser envelhecido sem perder suas características.


Aprenda cinco dicas para conservar vinho em casa


Todos que se apaixonam e descobrem o prazer proporcionado pelo vinho logo têm uma grande dúvida: como conservar bem a bebida em casa? Aprenda cinco dicas de como fazer isso!
O desejo de preservar o vinho por mais tempo é antigo e uma das grandes contribuições para isso veio com a criação das garrafas de vidros, em 1630, e com as rolhas de cortiça.
A garrafa de vidro tornou-se o mais eficiente vasilhame e superou todos os demais, tanto na preservação do vinho, quanto na questão do transporte. Pois, dentro dos outros vasilhames a bebida rapidamente era prejudicada e logo entrava em processo de oxidação. Apesar de há séculos ter inúmeras aplicações, o uso da cortiça como vedante de vinho é recente, aproximadamente a partir do século XVII. O que torna a rolha de cortiça um vedante perfeito é a sua composição leve, flexível, elástica e impermeável.
O mais importante é manter o vinho sempre bem vedado para evitar o contato com o oxigênio e com fungos. Rolhas de cortiça, sintéticas e screwcap desempenham muito bem o papel de vedantes.
Então, seguindo com o nosso desejo de descomplicar e democratizar o consumo do vinho, eu selecionei cinco dicas que vão ajudar a você leitor a preservar a bebida de baco da maneira mais simples e eficiente possível.
Vamos às recomendações!
1. Você deve buscar manter os vinhos longe da luminosidade solar e fluorescente. Busque por um ambiente escuro, o mais escuro da casa;
2. Evite locais quentes, o ideal é procurar o local mais frio da residência para que a bebida fique armazenada, de preferência, entre 14°C e 18°C;
3. Para a rolha não ressecar e levar ao vazamento do vinho, mantenha-o em um ambiente com a umidade relativa do ar acima de 65%. Pois, mesmo que a bebida esteja deitada e o clima for seco, vai haver vazamento;
4. O local onde o vinho será armazenado precisa ser livre de trepidação;
5.  Por fim, você pode optar por adegas ‘econômicas’ ou armários frigoríficos próprios, que atendam às necessidades de temperaturas amenas, tenham o mínimo possível de claridade e também de umidade.
Abuse da criatividade e crie um espaço descontraído para abrigar os vinhos. Seguindo essas recomendações você pode conservar a bebida com as características e as qualidades ideais para ser consumido.
As dicas são para guardar o vinho ainda fechado, a fim de melhorar, por exemplo, o sabor da bebida. Mas, depois de retirada a tampa (rolha ou screwcap) o caminho para o declínio é inevitável e em questão de dias.

Conservar vinho em casa:

Bom dia!
Sempre tive curiosidade em saber como conservar espumantes. A garrafa pode ser guardada deitada ou deve permanecer em pé? E a temperatura?
Grata!

Sommelier Wine disse:

O importante é que o ambiente tenha umidade relativa do ar acima de 65%, assim, você pode guardar a garrafa tanto em pé quanto deitada, sem se preocupar. Isso serve para qualquer vinho: tintos, brancos e espumantes.
Como citado, o ideal é procurar o local mais frio da residência para que a bebida fique armazenada, de preferência, entre 14°C e 18°C.
Já a temperatura de serviço do espumante é diferente da temperatura de serviço de um tinto. Os espumantes e vinhos brancos leves devem ser servidos na média dos 7°C.

Nenhum comentário: