5.17.2019

Zé Dirceu antes de voltar à cadeia: “o vulcão já está em erupção”.

“Mas eu me preparei pra isso, vou retomar 

o segundo volume lá, vou ler mais,

manter a saúde, manter o contato, viu?”, 

Foto Lula Marques
O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), enviou mensagem de
 áudio, nesta sexta-feira (17), antes de voltar para a cadeia. Em uma curta fala,
 Zé se mostrou tranquilo e confiante e avisou: “O Brasil já está mudando,
 o vulcão já está em erupção”.
Disse que se prepara para “mais essa trincheira de luta”, que tem “uma série
 de recursos jurídicos a curto prazo”. “Mas eu me preparei pra isso, vou
 retomar o segundo volume lá, vou ler mais, manter a saúde, manter o contato,
 viu?”
A Justiça do Paraná mandou prender novamente o ex-ministro. A decisão foi 
tomada na noite desta quinta-feira, no final do expediente. Luiz Antonio Bonat,
 juiz federal, informou que Dirceu tem prazo até 16 horas desta sexta-feira para
 se entregar à Polícia Federal (PF), em Curitiba. Roberto Podval, advogado 
do ex-ministro, disse que ele vai se entregar.
A medida foi rapidamente tomada depois que o Tribunal Regional Federal 
da 4ª Região (TRF-4) negou recurso da defesa de Dirceu, que solicitava a 
prescrição da pena de 8 anos e 10 meses na segunda condenação dele na 
Lava Jato.
Ouça a mensagem completa abaixo e veja a transcrição a seguir:
Tocador de áudio
“Meus amigos, boa noite. Estamos aqui nos preparando para mais essa trincheira
 de luta. Vamos ver assim. Tem uma série de recursos jurídicos aí a curto prazo,
 tem uma série de decisões para serem tomadas lá no Supremo, no STJ. 
Vamos ver se nós conseguimos justiça a curto prazo, viu?
Mas eu me preparei pra isso, vou retomar o segundo volume lá, vou ler mais,
 manter a saúde, manter o contato, viu?Fiquem ai na trincheira de vocês que
 é a nossa. Vamos à luta. O Brasil já está mudando, o vulcão já está em erupção.
 Como eu disse no Tuca, um vulcão embaixo de um país de jovens e mulheres
 vai, como está acontecendo, entrar em erupção. Beijos a todos e todas.”


MORO TERÁ QUE PEDIR AO PANAMÁ DADOS SOBRE EMPRESA SÓCIA DE FLÁVIO BOLSONARO

Começa a operação Morão.




Valter Campanato/Agência Brasil









Já está em curso a operação Mourão. A coluna Painel, da Folha, informa que o impeachment de Jair Bolsonaro entrou na ordem do dia nas rodas de conversa dos três poderes. Não ainda como conspiração, mas em tom de resignação diante da sua evidente incapacidade para governar (leia aqui).
Também na Folha, o principal editorial do jornal rotula Bolsonaro como um obscurantista “idiota inútil”, repetindo o que foi dito por Guilherme Boulos no Rio Grande do Norte, em resposta à fala de Bolsonaro sobre os “idiotas úteis”, que seriam os estudantes brasileiros (leia aqui).
Reforçando o cerco, Reinaldo Azevedo lembra que Bolsonaro já cometeu diversos crimes de responsabilidade (ou seja, já há pretextos para afastá-lo) e que basta agora formar a maioria no Congresso para deflagrar o processo (confira aqui).
O editorial mais importante, no entanto, é o do Globo, que sacramenta que não é mais possível governar ao estilo Bolsonaro. Com o capitão e com seus filhos, dizem os Marinho, não dá mais. Some-se a isso o tsunami Queiroz-Flavio Bolsonaro (leia aqui).
Claramente, o que se capta nas entrelinhas é que a elite busca uma saída institucional para seguir governando em defesa de seus interesses. Fechando o quadro, o general Hamilton Mourão se faz de morto, enquanto avançam as “aproximações sucessivas” para colocá-lo no poder.

POR QUE AS MULHERES JOVENS PREFEREM HOMENS MAIS VELHOS?

- SPONSORED -
POR QUE AS MULHERES JOVENS PREFEREM HOMENS MAIS VELHOS?
Mulheres jovens atraídas por homens mais velhos – e vice-versa: por muito tempo, essa configuração ficou restrita ao mundo das celebridades. Mas parece que de vez em quando vemos mulheres cada vez mais jovens em uma relação com homens mais velhos em nossas vidas cotidianas. Alessandra Graf (24), fundadora do site victormi***.com.br, tem um conselho simples para seus usuários: não pense muito sobre isso. Apenas vá em frente!
Sua plataforma conecta mulheres jovens com homens maduros. Todos podem se inscrever gratuitamente. A plataforma oferece um recurso exclusivo para homens: eles precisam responder a algumas perguntas curtas antes de se inscreverem. Esta característica especial torna a plataforma atraente para as mulheres mais jovens que estão cansadas de pessoas estranhas e nerds em plataformas de namoro. Como resultado, o número de usuários do sexo feminino cresceu em pouco tempo.
Em nossa entrevista, Alessandra nos contou sobre seus segredos mais íntimos e também explicou como victormi***.com.br assumiu o mercado de namoro em apenas dois anos.

POR QUE VOCÊ CRIOU SUA PLATAFORMA?

Isso pode soar como um clichê, mas nos meus 24 anos até agora eu só tinha ficado com homens mais velhos e experientes. Isso vale para relacionamentos, assim como apenas sexo. Além disso, não tenho paciência. Eu não tenho interesse em conversas de longa duração e telefonemas que levam a nada. Eu quero saber imediatamente: com quem estou lidando? Nós temos interesses em comum? Quais são as suas expectativas em relação a mim e posso viver de acordo com elas? Foi assim que tive a ideia de começar o victormi***.com.br. Eu sei o que quero e não consigo encontrar o que quero em nenhuma das outras plataformas de namoro. Estou à procura de homens maduros e quero permitir que as mulheres mais jovens façam o mesmo.

POR QUE VOCÊ ACHA QUE AS MULHERES MAIS JOVENS SÃO ATRAÍDAS POR HOMENS MAIS VELHOS?

Eu preciso de apenas uma palavra para responder a esta pergunta: segurança. Os homens mais velhos têm uma aura de experiência, sabem o que querem e têm a quantidade certa de domínio que as mulheres mais jovens estão procurando – especialmente quando se trata de sexo. As mulheres jovens podem realmente explorar sua feminilidade pela primeira vez com homens mais velhos, assim, eles se sentirão muito mais atraentes. Por outro lado, os homens maduros podem recuperar um pouco de sua juventude e se sentir como o protetor.

EXISTE UMA DIFERENÇA DE IDADE ACEITÁVEL?

Você faz essa pergunta quando se trata de peso ou altura também? Para ser honesta: as gerações mais velhas podem considerar isto inaceitável. Mas meu lema é: eu consigo o que quero! E se eu, como uma jovem mulher, quiser um homem mais velho, vou arranjar um para mim!

É LEGAL CONECTAR UMA MULHER JOVEM A UM HOMEM MAIS VELHO?

A linha é muito clara. Todas as usuárias do victormi***.com.br têm que provar que têm idade legal. Nenhum perfil será publicado sem verificação. Queremos uma comunidade limpa para diversão final de todos. Em média, nossos usuários do sexo feminino têm entre 20 e 30 anos de idade, enquanto os usuários do sexo masculino terão que responder a algumas perguntas antes de se registrarem.

UM QUESTIONÁRIO ANTES DO REGISTRO?

Mulheres e homens podem se cadastrar gratuitamente. Nosso único diferencial nas inúmeras plataformas e aplicativos de namoro é a nossa pesquisa. Os homens respondem ao questionário antes de se registrarem, e leva apenas um minuto. Queremos descobrir se o homem corresponde à nossa comunidade. E mais de 75% deles não correspondem.

VOCÊ PODE NOS DAR UM ALGUNS EXEMPLOS DO QUESTIONÁRIO?

Uma das perguntas em victormi***.com.br é: “Você se depara com uma mulher que conhece em victormi***.com.br. O que você irá fazer?” Eu não vou te contar as possíveis respostas para esta pergunta.

ALESSANDRA, UMA ÚLTIMA PERGUNTA: VOCÊ TEM PROBLEMAS COM SEU PAI?

Engraçado, eu tenho feito essa pergunta durante toda a minha vida. Todas as mulheres têm problemas com o papai, certo? Eu honestamente nunca me perguntei se eu tenho problemas com o papai ou que razões psicológicas poderiam estar por trás dos meus desejos. Se eu quiser me divertir ou ter um relacionamento com um homem mais velho, não me importo com as opiniões de outras pessoas ou com o que a sociedade em geral possa pensar.
Você não me questionou sobre a pergunta mais importante: eu tenho o perfil no victormi***.com.br, mas você pode me achar?

VEREDITO

Depois da entrevista, Alessa nos deu acesso à sua comunidade. Nosso veredicto: as usuárias são muito atraentes e ativas. Diferente de outras plataformas, mulheres jovens se aproximaram de nós e sugeriram encontros espontâneos. Desejamos tudo de melhor para Alessa e para a equipe do victormi***.com.br, e muito sucesso para o futuro.

Sergio Moro, o ministro que virou suco

Cora Rónai Foto: OGlobo
Cora Rónai Foto: OGlobo
Dizem que o brasileiro precisa ser estudado. Quando isso acontecer, sugiro começar por Sérgio Moro, que encarnou todas as promessas de um novo tempo mas preferiu trocar a sua independência e o seu bom nome por um carguinho em Brasília. Seria uma história como tantas outras se não tivesse elementos políticos explosivos, não se misturasse com o destino do país e não comprovasse, mais uma vez, que não existem salvadores da Pátria.
No final do ano passado, quando aceitou o Ministério da Justiça, Moro era maior do que Bolsonaro. Moro era um herói, Bolsonaro era apenas o candidato eleito na falta de um nome pior. Para parte da população que estava apreensiva com o novo governo, Moro era o avalista moral da nova administração, a garantia de continuidade da Lava-Jato e de respeito à Constituição.
Agora, nem seis meses passados, ele encolheu como uma camisa que nunca deveria ter sido lavada na máquina.
“Como são maravilhosas as pessoas que não conhecemos muito bem”, dizia o Millôr.
Conhecíamos do Juiz Moro o que bastava: o seu trabalho, a sua coragem, as suas sentenças, as suas camisas pretas cafonas, a inicial aversão a entrevistas. Raramente tivemos, no Brasil, um juiz que, como ele, peitasse os grandes e os mandasse para a cadeia.
O Juiz Moro virou símbolo do que queríamos para o país: um homem ainda jovem, discreto, que não devia satisfações a ninguém, dedicado ao trabalho e a construir um Brasil melhor.
O Juiz Moro passou a ser reconhecido nas ruas, a ser cumprimentado aonde quer que fosse, a ser aplaudido em aviões e restaurantes. Virou manchete de jornal e capa de revista. Acho que ele mesmo se surpreendeu com a sua súbita fama, e passou a acreditar que era quem achávamos que era, o Combate à Corrupção em forma de gente, uma lenda viva.
Quando aceitou o Ministério da Justiça, escrevi, aqui mesmo, que Bolsonaro passava a ser refém de Moro:
“Moro tem estatura para enfrentar o presidente eleito. Afinal, se alguém está fazendo um favor a alguém nessa história, é o juiz ao capitão. Que, de certa maneira, para bem de todos e felicidade (quase) geral da nação, agora é refém da sua escolha.”
Errei na mosca.
Infelizmente, quem assumiu o ministério não foi o Juiz Moro, mas Sérgio Moro. O Juiz Moro, achávamos, jamais faria o jogo do poder, tendo condenado tantos poderosos; o Juiz Moro não se envolveria em negociatas, nem poria os seus interesses pessoais acima dos interesses da Nação. O Juiz Moro não tinha chefe, Sérgio Moro tem. O Juiz Moro não devia nada a ninguém, Sérgio Moro deve — ou aquela vaguinha preciosa do STF vai para outro.

O Juiz Moro deixou de existir no momento em que entregou o seu pedido de exoneração ao TRF-4, por ter um amigo em Brasília que lhe garantia um emprego melhor.

Principais notícias de hoje (17/05)

Dilma rebate Bolsonaro: “Vai responder na Justiça”


A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) rebateu as declarações sobre ela feitas por Bolsonaro nos Estados Unidos. O presidente disse que ela “tem suas mãos manchadas de sangue na luta armada, matando inclusive um capitão”. Dilma refutou a afirmação e disse que Bolsonaro vai responder na Justiça.
Em nota, ex-presidenta revidou os ataques e anunciou que vai processá-lo cível e criminalmente. Ela afirmou que ele está imerso em um “mundo de fake news” e “impõe sua presença constrangedora onde não é bem-vindo, e nem sequer é convidado”.
Leia a íntegra da nota a seguir:
O senhor Jair Bolsonaro, imerso em seu mundo de fake news mostrou mais uma vez seu despreparo para dirigir o País e representá-lo internacionalmente.
Impondo sua presença constrangedora onde não é bem-vindo, e nem sequer é convidado, este senhor que infelizmente dirige o Brasil fez, em Dallas, uma declaração mentirosa e caluniosa sobre minha história política.
Durante a resistência à ditadura — e muito menos no período democrático —, jamais participei de atos armados ou ações que tivessem ou pudessem levar à morte de quem quer que seja. A própria Justiça Militar — as auditorias, o STM e até o STF — em todos os processos que foram movidos contra mim, comprovaram tal fato. Os autos respectivos documentam isso. Ao contrário dos heróis e homenageados pelo senhor Bolsonaro que, durante a ditadura e depois dela, tiveram suas mãos manchadas do nosso sangue – militantes brasileiros e brasileiras – pelas torturas e assassinatos cometidos contra nós.
Minhas mãos estão limpas e foram fortalecidas, ao longo da vida, pela militância a favor da democracia, da justiça social e da soberania nacional. Foi esta luta que me levou à Presidência da República, cargo que honrei representando dignamente meu País, sem me curvar a qualquer potência estrangeira, respeitando todas as nações, da mais empobrecida à mais rica.
Se o senhor Bolsonaro quer se ocultar do “tsunami” das investigações que recaem sob seu clã, a partir da abertura dos vários sigilos, não me use como biombo, nem tampouco menospreze os cidadãos e cidadãs que foram às ruas do País em defesa de uma educação de qualidade.
Senhor Bolsonaro, as ruas estão cheias porque ao se dispor, com seu ministro desinformado, a destruir a educação, vocês estão tirando a esperança de melhores dias para milhões de estudantes já beneficiados e também os que poderiam sê-lo pela expansão e interiorização das universidades e institutos federais de educação. Oportunidades de acesso ao ensino superior que foram proporcionadas pelos nossos governos do PT em todo o País.
“Idiotas úteis” são aqueles que esquecem um ditado popular: “a mentira tem pernas curtas”. O senhor Bolsonaro responderá no juízo criminal e cível por mais essa leviandade contra mim. Ele não poderá se escudar no cargo de Presidente da República e irá ser cobrado por suas mentiras, calúnias e difamações.
Dilma Rousseff

5.16.2019

JUSTIÇA DO PARANÁ MANDA PRENDER JOSÉ DIRCEU

REUTERS/Rodolfo Buhrer