3.28.2012

MITOS DE BELEZA

  SE EU RASPAR OS PÊLOS, ELES NASCERÃO MAIS GROSSOS...


Resolvi escrever sobre isso, porque hoje é um dia em que vou responder essa pergunta umas 17.984 vezes no consultório. É dia de depilação a laser, e como a maioria das mulheres sabe, antes de aplicar o laser, precisamos raspa-lo. Isso diminui a dor sentida e a possibilidade de uma queimadura, pois o laser esquenta o pêlo que têm melanina. Ao encostar o hand piece sobre o pêlo, ele se deita sobre a pele. Como esquenta, ao invés de a pessoa sentir uma fisgadinha, sentirá uma fisgadona (se não raspar). Além disso, sem raspar, a energia do laser se dispersa um pouco e não chega no fundo do folículo piloso, onde ele nasce.
Até aí tudo bem, se a criatura quiser depilar a virilha ou as pernas. Mas experimente apontar uma lâmina de barbear para o rosto ou buço de um ser humano do sexo feminino!!! É uma crise!!! Em outras palavras:
"Mas doutora, meus pêlos vão crescer mais grossoooooooos!!!!!!!!!!!!"
Queridas: Nada que se faça com a haste do pelo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo ficou mais grosso deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Outra coisa: Quanto mais longo for o pêlo, mais fino temos a impressão de que ele se torna (e no cabelo é assim mesmo, pois vai ficando com pontas duplas). Mas a base de onde ele nasce continua a mesma. Quando cortamos no ombro um cabelo que ia na cintura, não parece que ele fica "mais cheio"? A mesma coisa acontece ao se raspar: aquela pontinha preta quando "desponta no horizonte", como é muito curtinha, dá a impressão de ser mais grossa.
Essa crença é tão arraizada nas culturas, que existe um país aqui na América do Sul que raspa o cabelo de todos os recém-nascidos quando eles nascem, na esperança de deixar os cabelos mais grossos...doce ilusão...
Então, vamos combinar: raspar os pêlos pode deixa-los encravados, pode dar foliculites e infecções, pode escurecer a área pelo atrito, pode ser desconfortável e durar pouco, mas não deixa os pêlos mais grossos. Ok????
Agora vou bordar essa explicação nas costas do meu jaleco e quando eu escutar essa pergunta, ao invés de repetir isso tudo, vou me virar de costas, conto até 20 e depois me desviro, com o mito devidamente desmistificado....

  CHOCOLATE DÁ ESPINHAS



















Essa série de posts que estou com vontade de escrever, serão uma mão na roda para diversos dermatologistas espalhados pelo país. Isto porque nossa especialidade é cercada de mitos e crenças, difíceis de serem aceitos como tal pelos nossos pacientes. Resolvi começar pelo mais comum deles. Esta é uma questão bastante complicada, porque as mães gostam que os filhos acreditem nisso, pois é uma maneira de controla-los. Como são adolescentes e têm acesso ao chocolate facilmente, muitas genitoras procuram diminuir o consumo de chocolate de seus filhos através do medo.


Enfim, chocolate, amendoim, gorduras, etc, causam acne? Não, mil vezes NÃO!!!!!!!

O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea. Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

Mas porque então algumas pessoas juram de pés juntos que ficam com espinhas quando comem chocolate? Essa pergunta tem duas respostas.

A primeira e mais comum é a seguinte: ALERGIA ALIMENTAR. Que pode ser ao leite, ao amendoim, ao camarão... Uma das manifestações da alergia alimentar, além do exantema (ficar cheio de manchinhas vermelhas), é a acne (com pús e tudo). Portanto, se você relaciona o aparecimento de espinhas ao consumo de determinados alimentos (independente de ser chocolate ou não), procure o seu médico.

Outra situação comum, principalmente entre as mulheres: stress emocional. Pode ser causado por uma prova difícil, um desgraçado que não telefona, ou qualquer outra desgraça. O que costumamos fazer quando estressamos??? COMEMOS CHOCOLATE. Quilos de chocolate, de preferência. O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, não pelo chocolate em si, mas pela alteração hormonal decorrente dessa condição de estresse. Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células. Fique atenta à cor do chocolate. Isso porque os Flavonóides estão no cacau e quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde.

Então, as mães dos meus pacientes que me desculpem, mas chocolate NÃO DÁ ESPINHAS.
(ah, e só pra constar: seguindo a mesma linha de raciocínio, masturbação também não...)

Nenhum comentário: