3.31.2012

SP inicia testes em humanos da vacina antidengue


Os testes em humanos da vacina antidengue têm previsão de serem iniciados até junho em São Paulo, informa a Secretaria de Estado da Saúde.
A vacina tetravalente foi desenvolvida para agir contra os quatro tipos de vírus da doença com a administração de uma dose única.
Segundo o Instituto Butantan, que faz a pesquisa com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, a vacina tetravalente pode estar disponível para a população em três anos.
Hoje, o único meio de se prevenir contra o Aedes aegypti, que transmite a dengue, é evitar a proliferação do mosquito com o combate aos criadouros e os focos de transmissão.
REDUÇÃO
Levantamento feito pela secretaria indica que o Estado de São Paulo apresentou queda nos casos de dengue no primeiro trimestre deste ano. A redução é equivalente a 93%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Em números, significa que houve 2.247 casos autóctones de dengue no trimestre. Em 2011, foram 32.549.
Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera os municípios com mais ocorrências oficiais da doença. Ou seja, que foram informados ao Sivan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), com 408.
Atrás dele vem Pontal, com 300, e Potim, com 200.
As regiões do Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% do total dos casos de dengue em São Paulo, com 1.350 confirmações.
Pontal, região de Ribeirão Preto, também é a cidade onde ocorreu uma morte por dengue, confirmada em janeiro.
Em 2011, 50 morreram por causa da doença. Em 2010, foram 140 óbitos.
Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora.

Nenhum comentário: