3.27.2012

Alimentação: Saudável, Equilibrada e Sustentável

7 DICAS PARA FAZER AS PAZES COM A DIETA

7 dicas para fazer as pazes com a  dieta
Dicas para você acelerar os resultados e emagrecer de uma vez por todas!


1 – Acelerar o metabolismo faz com que a sua dieta dê resultados mais rapidamente. Por isso, o primeiro passo é diminuir as calorias dos alimentos consumidos e aumentar a intensidade dos exercícios praticados. Só assim você queimará mais caloria do que consumiu.
2 – Coma frutas com casca, sempre! As cascas, em sua maioria, são ricas em fibra, o que faz com que o seu intestino funcione melhor. Aquele acúmulo de gordura, concentrado na parte inferior da barriga, pode dar uma diminuída considerável.
3 – Adoce tudo com adoçante: suco, salada de frutas, sobremesas. Trocar o açúcar por adoçante é essencial na hora de cortar as calorias!
4 – Consuma alimentos “proibidos” apenas uma vez por semana e, mesmo assim, com moderação! Frituras, doces, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados fazem com que o nosso organismo acumule mais gordura e retenha maior quantidade de água, colaborando para o aparecimento de celulites!
5 – Em cada refeição você deve beber apenas 200ml de líquido. É claro que a quantidade inclui os diversos sabores de suco natural. Quando se trata da água de coco, por mais que ela seja uma boa opção para a saúde, é bastante calórica. O melhor é consumi-la de duas a três vezes por semana.
6 – Fazer dietas malucas só traz prejuízo à saúde e ao corpo. Quando eliminamos um ou mais nutrientes do nosso cardápio, o nosso organismo passa a trabalhar de forma diferente. Assim que você retoma a alimentação normal, tudo aquilo que você tinha cortado, como a gordura, passa a ser armazenado em maior quantidade, ou seja, você engorda tudo de novo!
7 – Não se desespere! Uma dieta saudável promove a perda de 1 a 1,5kg por semana. Quando a dieta traz uma perda maior do que esta, é porque pode estar colocando a sua saúde em risco.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA: COMO COMEÇAR?

Alimentação equilibrada: como começar?
Nutricionista dá dicas para você mudar os seus hábitos de uma vez por todas!


Mais do que emagrecer, a escolha certa dos alimentos faz com que alcancemos algo mais importante: qualidade de vida. Manter um cardápio balanceado é o primeiro passo para viver bem, longe de doenças e com disposição para superar qualquer dificuldade! Mas, afinal, em que consiste uma alimentação equilibrada?
Para a Dra. Lorença Dalcanale, nutricionista do “Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica” e Mestre em Ciências da Saúde em Gastroenterologia Clínica: “Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes indispensáveis para seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, resistência às doenças, entre outros aspectos”.
Confira!
1 - Qual o conceito de uma alimentação equilibrada?
Uma alimentação saudável é aquela que respeita três regras fundamentais:
Variedade: não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, devemos variar ao máximo os alimentos, para que o organismo possa absorver os mais diversos nutrientes;
Moderação: todos os alimentos podem ser consumidos, desde que com muita moderação. É primordial uma boa distribuição entre os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras;
Qualidade: significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, como frutas e verduras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como biscoitos, e refrigerantes.
 
2 - Qual a quantidade correta de consumo de proteína, gordura e carboidrato em cada uma das refeições para manter uma dieta saudável?
Não existe uma quantidade ideal de carboidratos, proteínas e gorduras por refeição. O ideal é que a alimentação do dia respeite uma distribuição de 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e, no máximo, 20% de gorduras, distribuídos de forma equilibrada em 5 a 6 refeições por dia.
3 - O consumo de alimentos diet e/ou light ajudam na dieta equilibrada e saudável? Qual é o limite?
Sem dúvida os alimentos diet e light ajudam a equilibrar a dieta, especialmente os light que, em geral, apresentam uma redução de açúcares e gorduras e não só de sacarose como nos produtos diet. O ideal é que se tenha bom senso no consumo de adoçantes, pois tudo que é em exagero pode trazer algum malefício ao organismo.
4 - Dizem que um prato saudável deve ser colorido. É verdade? Como uma pessoa pode montar uma refeição saudável?
Quanto mais colorido e variado for o prato maior será a gama de vitaminas. Uma boa maneira de equilibrar a montagem da refeição é dividi-la em três partes iguais: uma deve conter saladas verde e legumes, outra parte deve conter os carboidratos e a terceira uma porção de proteína, tudo isso regado em pouco azeite (1 colher de sobremesa) e pouco sal.
5 - Por que as conversas durante as refeições podem atrapalhar?
Este hábito distrai a pessoa, que não presta atenção ao que come. Isso implica em maior consumo de alimentos, sem ter a noção exata da quantidade ingerida. As conversas também atrapalham a mastigação, o que pode dificultar tanto a digestão como gerar a formação de gases, porque a pessoa come, fala e engole mais ar. Tudo isso influencia negativamente no processo de fome e saciedade

COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL

Como montar um prato saudável
Dicas para uma refeição light e saudável!

Quem faz dieta vive calculando a quantidade de comida que vai colocar no prato. Muita verdura, muitos legumes, pouco carboidrato, uma proteína... Mas, afinal, quais alimentos, exatamente, pertencem a cada grupo de alimentos? Descubra agora e aprenda a montar um prato saudável.
Na metade do prato, coloque sem limitações:
• Folhas
• Legumes cozidos, refogados ou assados
Escolha 1 proteína
- as primeiras opções
• Filé grande de peixe
• Filé médio de frango grelhado
- para variar o cardáio
• sobrecoxa
• 1 colher de carne moída ou picadinha
• Filé pequeno de carne vermelha magra
• 2 colheres de proteína de soja
• 2 colheres de ovo mexido
• 1 omelete com 2 ovos
Escolha 1 carboidrato
• 1 colher de arroz integral ou branco
• 1 colher de batata cozida (sauté)
• 1 colher de purê de batata
• 1 colher de macarrão
Escolha 1 tipo de grão
• 1 colher de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Observação: A colher citada não é a de sopa, mas sim a colher de mesa ou de servir, depende da região, que é maior que a de sopa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMO ALCANÇAR ESTE OBJETIVO

Alimentação saudável: como alcançar este objetivo
Fique sabendo quais são as escolhas mais acertadas para manter uma alimentação saudável.

A gente sempre escuta falar sobre “alimentação saudável”. Mas, enfim, quando saber se as nossas escolhas realmente estão beneficiando a nossa saúde? Muito fácil. Basta ver se o seu organismo está funcionando a todo vapor! E quando se fala neste assunto, é interessante ficar atento ao aparelho digestivo e aos processos envolvidos: ingestão, digestão, metabolismo, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.
Para acabar com as suas dúvidas, confira uma entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.
O que são nutrientes e para que eles servem?
Os nutrientes são componentes dos alimentos que ingerimos. São divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).
 Quais as consequências das distorções alimentares sobre o aparelho digestivo?
Podem gerar desde sintomas como a prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais, entre outros problemas.
Qual a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e carboidratos que uma pessoa adulta deve consumir por dia?
O ideal é consumir as seguintes quantidades diárias:
    * Cereais, pães, arroz e massas: 6 a 11 porções (*);
    * Vegetais: 3 a 5 porções;
    * Frutas: 2 a 4 porções;
    * Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes: 3 porções;
    * Leite, iogurte e queijos: 2 porções;
    * Gorduras, óleos e açúcar: 1 porção.
(*) Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia.
 Uma pessoa idosa também deve ingerir esta mesma quantidade? Por quê?
O idoso tem uma diminuição das propriedades e características do organismo. Além de alterações na dentição que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. Por isso, as refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, a fim de que cada uma não sobrecarregue o estômago. À medida que aumenta a idade, a tendência será para que as refeições se tornem isocalóricas, ou seja, com baixa calorias, uma vez que gastamos menos energia com o passar do tempo, além de seguirem com intervalos de três a quatro horas.
O que pode acontecer no organismo quando um tipo de vitamina, proteína ou carboidrato é consumido em demasia?
Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais e a ingestão excessiva de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas ingeridas em excesso é eliminada pelo organismo.
 E a falta de um destes elementos, pode refletir em que na saúde?
Os quadros são os mais diversos e variam de acordo com a vitamina: falta de vitamina C, por exemplo, pode gerar o escorbuto e o beri beri.
Quais os alimentos que podem afetar o bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
De modo geral dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e sem doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e seu funcionamento correto.
 Quais os alimentos mais benéficos ao bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
Alimentos frescos, sem conservantes, não industrializados e na medida do possível levemente cozidos, são os ideais para o organismo porque possuem baixa caloria.
 Em quais alimentos podemos encontrar os nutrientes necessários no consumo diário?
Nos mais variados tipos de alimentos, como cereais integrais, verduras legumes, peixe, frango e ovos.
Quais os alimentos que levam à prisão de ventre? Por que isso ocorre?
Pães, carnes vermelha e massas em geral levam a prisão de ventre, porque são alimentos pobres em fibras.

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Alimentação sustentável
Nutricionista dá dicas para você aliar a dieta à preservação do meio ambiente!

A gente está sempre ouvindo falar em aquecimento global, poluição do meio ambiente e sobre a importância de economizar a água para que ela não se esgote. Porém, poucas pessoas sabem que, muito mais do que evitar jogar papel na rua ou se indignar com as queimadas das florestas, uma mudança em nossa alimentação pode ser o primeiro passo para nos transformar em cidadãos mais conscientes. Confira as dicas que a nutricionista Lílian Assis preparou para você e tenha uma alimentação mais sustentável.

Atitudes para tornar sua alimentação mais sustentável:

- Racione a água na hora de cozinhar e lavar a louça. Reaproveite a água de cozimento para colocar no feijão, sopas e molhos.

- Ao invés de compras mensais, faça compras semanais.

- Se não for aproveitar as sobras de uma refeição, congele em porções individuais para usar em outro momento. Etiquete com data e nome do prato. A validade é de 3 meses.

- Aproveite seu lixo orgânico para fazer adubo para as plantas através de composteiras domésticas.

- Valorize os alimentos da sua região e os da época.

- Use o máximo de alimentos orgânicos que couber em seu orçamento. Além de não terem adição de agrotóxicos e hormônios, estes também são cultivados visando ao bem estar dos trabalhadores envolvidos na produção e respeita o meio ambiente.

- Reutilize as sacolas do mercado para colocar seu lixo, sempre separando os recicláveis. Consulte a empresa de recolhimento de lixo sobre a disponibilidade de coleta seletiva e cobre isso de nossos governantes.

- Evite, ao máximo, enlatados e alimentos com embalagens não recicláveis.

Nenhum comentário: