9.15.2014

Conceitos farmacêuticos

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 
- Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia Terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade  para assegurar o uso racional de medicamentos.
Portaria nº 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998


ASSISTÊNCIA TÉCNICA 

- É o conjunto de atividades profissionais
que requer obrigatoriamente a presença física do farmacêutico
nos serviços inerentes ao âmbito da profissão farmacêutica
efetuando a assistência e atenção farmacêutica.
Conselho Federal de Farmácia




ATENÇÃO FARMACÊUTICA - É um conceito de prática profissional no qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico.
A atenção é o compêndio das atitudes, dos comportamentos,
dos compromissos, das inquietudes, dos valores éticos,
das funções, dos conhecimentos, das responsabilidades e das
habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia,
com objetivo de alcançar resultados terapêuticos
definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
Conselho Federal de Farmácia

O que é Atenção Farmacêutica?


A Atenção Farmacêutica é um serviço de saúde prestado pelo farmacêutico ao paciente para prevenir, detectar, tratar problemas relacionados ao uso de medicamentos, reduzindo a morbi-mortalidade associada a estes e melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

A primeira definição para Atenção Farmacêutica surgiu em 1980:

“em um sistema de saúde, o componente medicamento é estruturado para fornecer um padrão aceitável de atenção farmacêutica para pacientes ambulatoriais e internados. Atenção farmacêutica inclui a definição das necessidades farmacoterápicas do indivíduo e o fornecimento não apenas dos medicamentos necessários, mas também os serviços para garantir uma terapia segura e efetiva. Incluindo mecanismos de controle que facilitem a continuidade da assistência “. (Brodie et al).

O conceito clássico de atenção farmacêutica “a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes” foi publicado por Hepler & Strand em 1990.

Em 1993, a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu a importância do farmacêutico junto à equipe multiprofissional de saúde na prevenção de doenças e promoção da saúde, definindo a Atenção Farmacêutica  como:

“ um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêuticos na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente”


Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações,, promovidas por um farmacêutico, em colaboração com os demais profissionais de saúde, que visam promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é: um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A AF é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.2
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 


ATO FARMACÊUTICO - Ato privativo do farmacêutico por seus conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica como perito do medicamento.
Conselho Federal de Farmácia

Nenhum comentário: