5.29.2010

CELULITE


A celulite é uma alteração dos tecidos cutâneos situados entre a pele e os músculos (hipoderme), é causada pela má circulação sanguínea do corpo, devido a diversos fatores, como influência hormonal, distúrbios do organismo ou hereditariedade. Outros fatores podem colaborar para o agravamento da celulite, tais como: stress, ansiedade, depressão, má alimentação, sedentarismo, uso de roupas muito apertadas, pílulas anticoncepcionais, fumo, álcool e consumo excessivo de sal ou açúcar.
A celulite atinge 90% das mulheres, independente de peso e idade, manifestando-se nos glúteos, quadris, culotes, coxas e barriga.
É muito importante e fundamental manter hábitos saudáveis como praticar atividade física moderada e se alimentar bem, além de evitar os outros fatores responsáveis pela celulite (citados na resposta anterior).
Mas também é muito importante usar produtos cosméticos adequados para ativar a circulação sanguínea, essencial no tratamento.
Para isso, a Di Larouffe tem em sua linha de produtos o par ideal para o tratamento e prevenção da celulite. Estes produtos quando usados devidamente dão resultados excelentes. Seu uso combinado e contínuo ativa a circulação sanguínea e ajuda a dissolver os nódulos celulíticos e os depósitos de gordura localizada. Conheça o Gel Termo Redutor e o Creme de Celulite e Flacidez Di Larouffe.
Tratamento especial passo a passo
Iniciar o tratamento por 15 dias seguidos:
- Usar o Gel Termo Redutor, aplicando uma camada espessa e sem massagear e deixar descansar por 1 hora em posição de repouso. O gel trata através da crioterapia (resfriamento) que ativa a circulação sanguínea, eliminando as toxinas e reduzindo as células de gordura.
- Se usar o Gel Termo Redutor à noite, no dia seguinte, usar o Creme Para Celulite e Flacidez, aplicando em movimentos circulares e ascendentes.
- Esses primeiros 15 dias representam o “Tratamento de Choque” e seus resultados serão cumulativos. Após o Tratamento de Choque, usar de 2 a 3 vezes por semana o Gel Termo Redutor, e continuar usando diariamente o Creme de Celulite e Flacidez.
O uso desses dois produtos corretamente mais a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e atividade física moderada, levam a um tratamento bem sucedido.
Como as estrias são o rompimento das fibras elásticas da pele, não é possível removê-las por completo, apenas prevenir o seu aparecimento e reduzir o seu aspecto. Para isso, controlar e manter hábitos saudáveis são fundamentais, mas é muito importante hidratar a pele com loções, cremes ou óleos, oferecendo flexibilidade ao tecido para que ele não se rompa.
Mas fique atenta para não descuidar justamente nos momentos de nossas vidas que são mais propícios para o aparecimento das estrias. São eles:
· Adolescência
· Fases do crescimento
· Alterações hormonais
· Gravidez
· Alterações de peso

Fonte: http://www.dilarouffe.com.br/universo_corpo.asp

"vodka eyeballing" (Vodka diretamente no olho)

























Jovens colocam vodca diretamente no olho em nova mania nos EUA
Brincadeira ganhou nome de "vodka eyeballing".
Segundo jornal, prática teve origem em Las Vegas.

Uma brincadeira nada segura tem ganhado muitos adeptos e vídeos na internet.
Para curtir uma "sensação diferente", os jovens têm colocado a bebida
diretamente no olho.
Praticante de vodka eyeballing mostra brincadeira na internetPraticante de vodka eyeballing mostra brincadeira na internet

A mania foi batizada de "vodka eyeballing" e também está ganhando adeptos na Europa, como informa o jornal "NY Daily News".

Na internet, mais de 800 vídeos de "vodka eyeballing" já foram postados. Comunidades na página de relacionamentos Facebook também discutem o assunto.

No entanto, oftalmologistas ouvidos pela publicação alertam para os efeitos perigosos da brincadeira. Em médio prazo, os danos para a visão são percebidos pelo praticante.
Youtube tem mais de 800 vídeos sobre a brincadeira perigosaYoutube tem mais de 800 vídeos sobre a brincadeira perigosa
Do G1, em São Paulo

Saiba mais

A nova moda nas faculdades inglesas é o eyeballing. A técnica consiste em tomar uma dose de vodka pelos olhos.

Estudantes universitários da Inglaterra e dos Estados Unidos trocaram os shots, os drinks, os funis e outras brincadeiras de fraternidades e times de rugby de lado para puxar as pálpebras e derramar vodka pura nos olhos.

Além da evidente bebedeira e da mais óbvia ressaca, os beberrões ganham uma amnésia alcoólica e danos sérios ao globo ocular e nervo óptico.

"Eu tenho dores permanentes pelo que fiz", disse Melissa Fontaine ao Daily Mail. Agora com 22 anos e fora da universidade, ela não para de lacrimejar pelo olho esquerdo. Provavelmente a vista não vai se recuperar, pior do que isso, vai se deteriorar mais rápido quando ela envelhecer.

O médico Robin Touquet, consultor de emergência do Hospital St. Mary, na Inglaterra, diz que "com 40% de etanol puro, a vodka pode criar inflamação e trombose, e pouco álcool será absorvido de fato. Diferentemente do estômago, o olho não possui a cobertura gastro-intestinal que protege e filtra a absorsão". Em resumo, não é boa ideia beber pelos olhos.

Bebam no gargalo, no funil, no copo, na latinha, mas bebam pela boca! Só maiores de 18 anos, claro.

Operação da PF destrói 129 mil pés de maconha no sertão de Pernambuco


A Polícia Federal em Pernambuco divulgou nesta segunda-feira, 24, o balanço parcial da Operação Liamba II, para erradicar plantios de maconha no sertão do Estado. Ao todo foram destruídos aproximadamente 129 mil pés de maconha (o equivalente a 38 toneladas da droga), 81 plantios foram destruídos, 183 mil mudas e 250 kg de maconha pronta para o consumo foram apreendidos.

A novidade desta operação é que a ação está contando com observadores do Paraguai. Os plantios de maconha foram erradicados dos municípios de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Carnaubeira da Penha, Salgueiro, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco. Participaram da operação 100 policiais federais de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Ceará.

"Não tivemos ninguém preso porque sempre que fazemos esse tipo de ação, montamos uma operação de guerra, então as pessoas ficam sabendo com antecedência e os responsáveis fogem. Mas com a ajuda do Incra, vamos verificar quem são os proprietários dessas terras e tomar as medidas cabíveis", afirmou Giovani Santoro, chefe da comunicação da PF em Pernambuco.
Logo Terra

Quem não escova dentes tem mais risco de infarto

Higiene bucal menos de duas vezes ao dia faz chances de problemas cardíacos subirem 70%

Fazer a higiene bucal corretamente pode prevenir doenças cardíacas. Estudo da University College, de Londres, concluiu que pessoas que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia têm 70% a mais de risco de desenvolver problemas no coração.

Foi a primeira vez que se comprovou que a frequência da escovação influencia nos riscos, embora, segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Nylton Miranda, não seja novo que a falta de higiene bucal causa doenças.

“As bactérias da boca podem migrar pela corrente sanguínea para outros órgãos, inclusive para o coração. Se a boca tem feridas causadas por falta de higiene, com sangramento nas gengivas, o risco é ainda maior”, explica o dentista.

De acordo com Miranda, os detritos que se acumulam entre dentes e gengiva também são responsáveis pelo desenvolvimento de tumores.

“A cárie se forma e fica aquela irritação constante na boca, que, no futuro, pode virar um câncer”, alerta, ressaltando que a falta de cuidado com os dentes pode levar ainda a problemas gastrointestinais.

A pesquisa investigou a higiene oral de mais de 11 mil moradores da Escócia durante oito anos. Os participantes deram informações sobre hábitos de vida, como tabagismo, prática de exercícios físicos, idas ao dentista e histórico familiar.

Em oito anos, foram registrados 555 ‘eventos cardiovasculares’, dos quais 170 foram fatais. Levando em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, pesquisadores descobriram que quem escova os dentes ao menos duas vezes ao dia têm menos chance de desenvolver problemas no coração.

O coordenador da Clínica de Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, Alexandre Novis, lembra que, alguns anos atrás, uma pesquisa realizada em UTIs de hospitais públicos no Brasil identificou que pacientes internados por doenças cardíacas tinham mais placas bacterianas nos dentes do que os outros.

“Isso pode significar uma menor higiene bucal. Se você não escova os dentes corretamente, tem mais formação de placas”, esclarece Novis.

Nunca durma sem escovar

Segundo os especialistas, para manter os dentes limpos o ideal é escová-los de quatro a seis vezes por dia. De acordo com Alexandre Novis, o horário mais importante é antes de dormir.

“A saliva ajuda a lavar os dentes e manter o PH da boca. Quando a pessoa dorme, a taxa de salivação diminui. Por isso é importante manter os dentes protegidos com pasta de dente”, explica o profissional.

Nylton Miranda ressalta que crianças que comem muitas balas e doces devem ser orientadas pelos pais a escovar os dentes sempre depois de comer.

“Também é fundamental usar fio dental após a escovação para retirar resíduos”, destaca, lembrando que o recomendado é ir ao dentista a cada seis meses “ou se houver alguma alteração na boca, principalmente quem fuma”, conclui o dentista.
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Validação de Sistemas Computadorizados

Validação de Sistemas Computadorizados
A validação de sistemas computadorizados é uma matéria
extensa e envolve o conhecimento técnico multidisciplinar. O
êxito desta operação esta diretamente relacionado à formação da
equipe de projeto, que obrigatoriamente, envolver os
profissionais das áreas de: engenharia, materiais, produção, qualidade,
logística, assuntos regulatórios, estudos clínicos e informática.
A validação de sistemas computadorizados deve ter como base um Plano
mestre de Validação (PMV) da empresa. Este documento serve como inicio de
planejamento e instrumento de controle para projetos de validação de
sistemas computadorizados.
O PMV, além de exigido pelas principais normas nacionais e internacionais,
é também um ferramenta primordial para:
Definir o escopo da validação
Elaborar inventários do sistema
Determinar prazos, responsabilidades e as principais diretrizes.
A indústria farmacêutica deve atender aos regulamentos sanitários
nacionais, porém, para exportação de produtos acabados, deve também
conhecer a atender os requisitos estabelecidos por órgãos internacionais. Os
principais regulamentos para avaliar as necessidades e os requisitos para
proceder a validação de sistemas computadorizados são:
No Brasil:
ANVISA - RDC 210, de 04 de agosto de 2003.
ANVISA - RDC 59, de 27 de junho de 200.
ANVISA - RDC 249, de 13 de setembro de 2005,
Nos EUA:
FDA – 21 CFR Parts 210 e 211 – GMP
FDA – 21 CFR Parts 58 – GLP
FDA – 21 CFR Parts 50, 54, 56, 312 e 314 – GCP
Na União Européia:
Eudralex GMP Annex 11 – Anexo do GMP Europeu.
A área de tecnologia da informação (TI) possui ativa participação na
validação de sistemas computadorizados, pois é diretamente responsável pelas
atividades de operação e manutenção da infra-estrutura da rede e do
desenvolvimento de novos sistemas.
Para validação de sistemas computadorizados e posterior manutenção de
seu estado de validação, deve-se incluir no sistema da qualidade, os
procedimentos que suportem as atividades necessárias.
Deve-se assegurar que o processo de implementação desses procedimentos
contemplem o treinamento para todas as funções que estejam envolvidas com
a operação e a manutenção dos sistemas computadorizados.
Documentos do sistema
A documentação de sistemas computadorizados e da infra-estrutura que os
suportam é parte integrante do conjunto de documentos a ser desenvolvido
durante a validação de um sistema computadorizado. Esta documentação deve
ser sujeita a controles de revisão, versão e ser periodicamente atualizada,
sempre que houver alguma alteração no sistema computadorizado ou na infraestrutura.
Ela deve ser facilmente recuperada e possuir controles de acesso e
modificação de acordo com a atribuição e responsabilidade de cada função.
Fonte: Diretrizes para Validação de Sistemas Computadorizados aplicadas à indústria farmacêutica – Manual
Febrafarma-Vol 9-2006.

PROTESTO EM PORTUGAL

Milhares protestam contra medidas do governo em Portugal
Governo português lançou pacote de austeridade com cortes de gastos e aumentos de impostos.
29 de maio de 2010 | 18h 24
Mais de 200 mil pessoas participaram neste sábado em Lisboa de uma passeata contra as medidas de austeridade do governo português convocada pela maior central sindical do país, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP). A manifestação terminou com a ameaça de uma greve geral.

Foi o primeiro grande protesto desde o anúncio do pacote de medidas criado para restaurar a confiança dos mercados e evitar que Portugal fosse vítima de um ataque especulativo semelhante ao que atingiu a Grécia.

Entre as medidas estão a retirada de todas as iniciativas de apoio à economia adotadas depois da crise imobiliária americana, redução do seguro-desemprego, diminuição dos gastos com a renda mínima, aumento de impostos, congelamento de admissões, de salários e de promoções dos funcionários públicos, entre outras. O governo prevê reduzir o déficit de 9,4% do PIB em 2009 para 2,8% em 2013.

Na manifestação, o líder da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, afirmou que não foram os trabalhadores os que criaram a crise e que são eles que vão ter que pagar.

O sindicalista propôs, em vez de cortar nos gastos, combater a evasão fiscal e a fraude nos impostos para obter mais receitas. Ele ameaçou com uma greve geral caso não fossem retiradas as medidas.

Tom mais duro

A segunda central sindical portuguesa, a União Geral dos Trabalhadores, mesmo não tendo participado no protesto, endureceu o tom em relação ao governo. Comentando a manifestação, o secretário-geral da UGT, João Proença, disse que não podem ser exigidos mais sacrifícios aos trabalhadores, mas descartou convocar uma greve geral.

Da parte do governo, a resposta foi um apelo ao diálogo. "Somos pela concertação, não pela contestação", afirmou a ministra do Trabalho, Helena André.

"O objetivo agora é restaurar a confiança internacional na República Portuguesa", disse, defendendo as medidas do governo.

A economia portuguesa estava sob ataque, depois de a avaliação da dívida do país ter sido rebaixada dois níveis no final de abril pela Standard & Poor's que considerou que o país teria dificuldade em honrar as dívidas, caso continuasse a gastar mais do que recolhe.

Previsto para durar até o final de 2011, o pacote aumenta impostos e corta despesas. Para pessoas que recebem mais de 100 mil euros por ano, a alíquota do imposto de renda também foi elevada, de 40% para 45%.

No tocante às empresas, aquelas que tiverem lucros superiores a 2 milhões de euros terão de pagar mais 2,5% de imposto.

Outro tributo, o imposto sobre o crédito ao consumo, também será aumentado, no que Sócrates afirmou ser "um sinal claro no sentido de fazer um apelo à poupança".

Outra medida, que o primeiro-ministro considerou simbólica, foi a de reduzir 5% as remunerações dos políticos e administradores públicos.

Antes de serem anunciadas, as medidas foram negociadas com o principal partido da oposição, o PSD, de centro-direita. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nova paisagem em Ipanema e Morro do Cantagalo (RJ)



Passarela de elevador é instalada e muda paisagem no Cantagalo
Estrutura liga duas torres. Topo da mais alta abrigará um mirante.
Obra tem previsão para ser inaugurada no final de junho.

Foi instalado neste sábado (29) o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador panorâmico que liga a estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A última parte da estrutura - que tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento, 3,50m de altura e 3,50m de largura - foi fixada a uma altura de 54 metros do nível da rua.
Elevador do Morro do CantagaloAs torrer erguidas no Morro do Cantagalo, em Ipanema: elevadores terão capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo. (Foto: Divulgação/Fábio Ferreira)

Mais de 30 homens, entre técnicos e engenheiros, participaram da operação, que teve início às 7h deste sábado e durou uma hora aproximadamente.

A primeira parte da passarela, com as mesmas dimensões da que foi instalada neste sábado, foi construída sobre andaimes ancorados na encosta do Morro do Cantagalo, durante o mês março. Mas, devido à altura do segundo trecho, e por uma questão de segurança dos trabalhadores e da comunidade, os engenheiros optaram por instalar o restante da estrutura já montada.

As duas torres, a primeira de 64 metros e a segunda de 31 metros, são revestidas por lâminas metálicas coloridas em dégradé de tons de verde e azul. O topo da mais alta abrigará um mirante.

Juntos, os dois elevadores terão capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo, sendo 60 pessoas na primeira torre e 40 na segunda. Eles serão interligados ao metrô através do acesso da Rua Teixeira de Melo. O conjunto total da obra está previsto para ser inaugurado no final de junho.
Do G1 RJ

TOSSE

TOSSE
É um sintoma de alerta
Reflexo de protecção destinado a expulsar substâncias estranhas das vias aéreas superiores.
Importante!!!!! Identificar a causa e eliminá-la!
ETIMOLOGIA:
Alterações do tracto respiratório (infecção menor do tracto respiratório superior por bactérias ou vírus, hábitos tabágicos, etc.)
Presença de corpos estranhos
Asma e outras doenças
Iatrogénica (efeito secundário de um medicamento) - EX.: IECA, Bloqueadores B-adrenérgicos (medicamentos para hipertensão)(têm como efeito secundário tosse seca)

CLASSIFICAÇÃO DA TOSSE
Quanto à existência de expectoração
Produtiva
Não produtiva (seca ou irritativa)
Quanto à natureza da expectoração
Clara, transparente - pouco significado clínico
Branca - Asma, bronquite crónica, rinite
Esverdeada ou acastanhada - Infecção bacteriana
Quanto à duração
Aguda (forma intensa, mas em curtos periodos de tempo)
Crónica (Forma intensa, mas em longos periodos de tempo)

ANTITÚSSICOS
Reduzem ou inibem o reflexo da tosse
Existem dois grupos de antitússicos:
Antitússicos de acção central
Estupefacientes (codeína)
Não estupefacientes (dextrometorfano)
Antitússicos de acção periférica
ANTITÚSSICOS DE ACÇÃO CENTRAL

ANTITÚSSICOS ESTUPEFACIENTES
São os fármacos de maior potência antitússica.
São fármacos de inibição representante é a Codeína - 10 - 20 mg 3 x dia
Efeitos adversos:
Depressão respiratória e cardíaca, miose (diminuição do tamanho da pupila) e sedação intensa
Dminuição da produção de muco, diminuição da actividade ciliar, aumento da viscosidade das secreções
Cefaleias, vómitos e náuseas intensas
Sonolência, obstipação e reacções alérgicas
Risco de habituação e toxicomania (< para a codeína) - dependência
Contra indicações
Crianças < 1 ano, idosos, grávidas, doentes hepáticos
Só se pode dar a pessoas saudáveis.

ANTITÚSSICOS NÃO ESTUPEFACIENTES
Têm maior aplicação na prática clínica
O mais utilizado é o Dextrometorfano
Eficácia semelhante à codeína e não causa depressão respiratória
Mais utilizado em pediatria
Efeitos adversos - naúseas, vómitos, vertigens, sonolência / excitação
Contra indicações - crianças alérgicas, DPCO, terapêutica com IMAO (grupo de antidepressivo)
Difenidramina (anti-histaminico e antitússico)
Efeitos adversos - sonolência
Contra indicações - doentes com glaucoma (hipertensão ocular), hipertrofia da próstata, terapêutica com sedativos / tranquilizantes, Gravidas, pessoas com obstipação e pessoas que estejam a fazer ansiolítios ou sedativos.
ANTITUSSICOS DE ACÇÃO PERIFÉRICA
DEMULCENTES
1.º Passo para o alivio da tosse seca ou produtiva
Exercem uma acção mecânica podendo ter um ligeiro efeito anestésico
Formam uma fina camada protectora sobre a mucosa faríngia irritada
mel, pastilhas, liquidos espessos licorosos com mel, glicerol, gomas e mucilagens.

EXPECTORANTES
Só actuam quando a causa da tosse é a acumulação de secreções espessas no tracto respiratório
Estimulam os mecanismos de eliminação (movimento ciliar)
Acção reflexa - actum por irritação da mucosa gástrica, originando um aumento da secreção brônquica.
Expectorantes salinos (cloreto de amónio, iodetos)
Ipecacuanha
Guaifenasina ou Guaicolato de Glicerilo
Acção directa - estimulam directamente as células secretoras dos brônquios.
Óleos voláteis e bálsamicos (pinheiro, eucalipto, mentol, cânfora e limão)

MUCOLÍTICOS
Actuam sobre a viscosidade e estrutura do muco
Fluidificam as secreções e facilitem a sua expulsão
Bromexina
Ambroxol
Carbocisteína
Acetilcisteína
Evitar em doentes com problemas gástricos. destroem a estrutura das proteínas que revestem a mucosa.

Saiba mais


TOSSE

O que é?

É a expulsão barulhenta e súbita do ar dos pulmões e que pode ou não estar acompanhada de muco (catarro).

Como se desenvolve?

A tosse, usualmente, é uma resposta reflexa do corpo a um estímulo irritante na garganta, laringe (cordas vocais), traquéia ou pulmões.

A traquéia é um tubo de ar que se estende do pescoço até o tórax, levando o ar que entra pelo nariz até os pulmões.

A tosse tem um mecanismo reflexo, ou seja, ocorre automaticamente, sem a pessoa pensar. Ela é um reflexo que protege os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias danosas. Contudo, pode também ser voluntária.

Existem muitas causas possíveis para a tosse. Dentre elas, estão:
tabagismo
hiper-reatividade dos brônquios (sensibilidade aumentada nos tubos de ar dos pulmões), asma, enfisema pulmonar ou bronquite crônica
infecções da garganta, laringe, traquéia, seios da face (sinusite) ou dos pulmões
alergias
refluxo de líquido do estômago para o esôfago (tubo que leva o alimento da boca até o estômago)
inalação de ar muito quente ou frio
exposição a gases ou substâncias químicas (irritantes ambientais)
tumores de garganta, cordas vocais, pulmões ou esôfago
insuficiência do coração em bombear o sangue que chega até ele
objeto que tenha entrado inadvertidamente na traquéia
algumas medicações
transtornos psiquiátricos
tuberculose ou outras doenças pulmonares.


Embora, na maioria das vezes, a tosse tenha uma única causa, até a quarta parte dos indivíduos apresentam mais de uma doença que justifique sua presença.

O que é importante observar na tosse?

Existem alguns itens que a pessoa que tosse deve observar, ajudando, assim, na investigação médica. São eles:
quando a tosse iniciou ou quanto tempo ela está durando
se a tosse é constante, eventual ou se predomina em algum momento do dia
se tem expectoração e qual a cor da secreção expectorada
se há alguém mais na família com tosse ou doente
em que época do ano que a tosse costuma aparecer
se está relacionada a alguma atividade (faxina da casa, por exemplo).


Quando a tosse é crônica, ou seja, com duração de 3 semanas ou mais, geralmente, ela tem como causa o tabagismo, asma, gota pós-nasal (secreção do nariz indo na direção dos pulmões), doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e/ou bronquite crônica) ou refluxo gastro-esofágico (líquido do estômago indo para o esôfago).

Como o médico faz o diagnóstico?

A conversa do médico com a pessoa acometida pela tosse é muito importante, pois através dela o médico indica quais exames complementares serão importantes na investigação do problema.

Ele deverá perguntar sobre sinais e sintomas associados, atividade do paciente, histórico de doenças familiares dentre outros para proceder sua investigação.

Associando isto ao exame físico do paciente, o médico consegue levantar uma hipótese da causa da tosse. Sabemos que a tosse não é uma doença, mas um sintoma de que algum distúrbio deve ser investigado.

Como se trata?

O tratamento é decidido conforme a causa da tosse. O tratamento definitivo é aquele que combate a causa. Por exemplo, nos casos em que o motivo da tosse é uma infecção, o tratamento é o uso de antibióticos. A tosse que produz catarro não deve ser suprimida com anti-tussígenos – a não ser que seu médico julgue necessário.

Nos casos de tosse pelo tabagismo, o abandono do fumo, geralmente, leva a uma diminuição considerável da tosse em um mês.

Naqueles pacientes que se suspeita que a tosse seja causada por uma exposição no trabalho (o paciente nota melhora nas férias ou quando não está trabalhando), o médico poderá aconselhar uma mudança na área de trabalho ou maneiras de melhorar a circulação de ar e orientar o uso de máscaras, se julgar oportuno.

Como se previne?

As vacinações contra o vírus da gripe (anual) e contra o pneumococo – bactéria que mais freqüentemente causa infecções respiratórias – podem ajudar neste sentido.

A prevenção vai depender da causa da tosse. Não fumar, por exemplo, ajudará a prevenir os casos de tosse pelo tabagismo, tumores de pulmão, bronquite crônica ou enfisema pulmonar. No entanto, alguns casos de tosse não poderão ser prevenidos, mas somente tratados.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

O que fazer nos casos de tosse causada por corpo estranho nas vias aéreas?

Por que o fumante costuma ter tosse pela manhã?

Qual o tratamento para os casos de tosse por refluxo gastro-esofágico?

Os medicamentos que tratam a pressão arterial podem causar tosse?

FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA

O trabalho mais antigo que se tem registro referente à liberação
modificada data 1938, e trata-se de uma patente australiana de
Israel Lipowski.
O conceito de liberação modificada é bastante amplo, portanto, sãoinúmeras as possibilidades de produtos inovadores. Existe grandediversidade de matérias-primas, que podem ser combinadas em diferentes proporções e sob os mais variados processos de fabricação.
Entre as principais vantagens da utilização de formas farmacêuticas de liberação modificada temos: menor quantidade de fármaco necessário; melhor eficiência do tratamento; redução do custo final do tratamento para o paciente e para o governo, no caso de medicamentos de distribuição gratuita; maior adesão do paciente
ao tratamento; menor incidência de efeitos colaterais e redução do
numero de doses diárias.
O termo sistema de liberação de fármacos refere-se à tecnologia utilizada para levar o medicamento a um local determinado do organismo, onde o fármaco deva ser liberado e absorvido. Neste tipo de forma farmacêutica o planejamento baseia-se nas
características peculiares de cada fármaco. Para manter o nível adequado de fármaco no organismo ele deve ser liberado com
velocidade que substitua a quantidade de fármaco metabolizada e
excretada. Para cada fármaco, essa característica é altamente individualizada.

Entre as propriedades inerentes ao fármaco, as seguintes :
características são importantes durante a etapa de pré-formulação classificação biofarmacêutica; solubilidade em meio aquoso e pKa; coeficiente de partição óleo/água (K); estabilidade do fármaco; tamanho molecular e capacidade de difusão; capacidade de ligação às proteínas plasmáticas; absorção; distribuição; metabolismo;
eliminação e meia-vida biológica; dose; efeitos colaterais e
margem de segurança.

Os mecanismos mais comuns de se alterar a velocidade de liberação do fármaco são: ação solvente dos fluidos biológicos sobre partículas revestidas (microgrânulos e glóbulos microencapsulados); sistemas osmóticos controlados pela difusão
dos fluidos biológicos através de um polímero; sistemas passiveis de erosão/difusão controlados por matriz polimérica hidrofílica/hidrofóbica/plástica; sistemas de difusão controlados através de uma membrana polimérica ou matriz monolítica; reação
química ou interação entre o fármaco ou sua barreira farmacêutica e fluidos biológicos com especificidade para determinados locais; complexação; resina de troca iônica; sistema hidrocoloidal; sistema expansivo; bandas de controle de liberação; revestimento sítioespecífico; ação repetida e pró-fármacos.

Paralelamente às etapas de pré-formulação e desenvolvimento farmacotécnico deve-se considerar as peculiaridades analíticas do produto em questão. Para isso, é necessário desenvolver método analítico adequado para a dose, e o sistema de liberação adotado; definir o perfil de dissolução desejado; e, se possível, estabelecer uma correlação in vivo-in vitro.
Priscilla Marques Furlan

Porque o doente não gosta de procurar o médico

Estudo mostra por que doente não busca médico
Quase um terço dos brasileiros se mostra resistente a procurar um médico, mesmo sabendo que precisa. Entre quem tem alguma doença, 30% não foram ao médico em 2008, de acordo com a pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública.

O trabalho não separou a população por sexos nesse quesito, mas estima-se que os homens contribuam mais do que as mulheres para esses índices. Trabalhos anteriores já mostraram que eles demoram mais para procurar ajuda médica do que as mulheres.

O motivo de metade dos que têm nível superior é a incompatibilidade de horário. À medida que o grau de instrução cai, a falta de dinheiro e o difícil acesso ao serviço se tornam razões mais decisivas para a ausência nos consultórios.

A falta de uma relação médico-paciente sólida faz com que o paciente não ache essencial o atendimento e acabe postergando a consulta. Assim, busca outras fontes de informação para seu problema.

"A falta de preocupação com a saúde é cultural. Mas o médico também não dá as explicações sobre a doença, sobre a importância de fazer acompanhamento, de prevenir complicações", diz Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Segundo o médico, muita gente tenta diagnosticar a própria doença. "O paciente acaba recorrendo ao "dr. Google" para entender o que tem." As classes sociais mais baixas esbarram ainda na falta de estrutura do sistema público.

"A automedicação é intensa no país, mas será que alguém quer mesmo se automedicar? Não, mas, pelo SUS, é quase impossível ir ao médico, é um sistema falido sem a menor condição de dar a mínima assistência aos pacientes", diz Lopes.

Ele diz ainda que os convênios pagam pouco aos médicos por consulta, o que piora a qualidade do atendimento.

JULLIANE SILVEIRA
Folha on line

VOTO OBRIGATORIO É UMA BOA?

Voto obrigatório divide o país.

Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários.

O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.

Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.

O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

Lula vai discutir carro elétrico no Brasil com ministros em junho



Governo ainda definiu se deve ou não incentivar a produção local.
Programa inicial previa redução de impostos e da alíquota de importação.

Fiat Palio Weekend Elétrico. (Foto: Divulgação)Depois do fiasco do anúncio do programa de estímulo ao desenvolvimento do carro elétrico, cancelado de última hora na terça-feira por divergências dentro do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para buscar um consenso.

O que está na mesa é se o governo deve ou não incentivar a produção local de veículos elétricos com corte de impostos e subsídios. A reunião deve ocorrer no fim de junho. Até lá, fica o mal-estar entre Mantega e os cerca de 30 empresários e vários jornalistas convidados para o evento. Eles foram informados da suspensão apenas cinco minutos antes do horário agendado.

O documento que seria apresentado enumera uma série de vantagens fiscais ao carro elétrico, como redução de IPI, ICMS, IPVA, Imposto de Importação e bônus. Também cita a criação de uma política de compras e concessões governamentais para veículos com essa tecnologia. Uma parte do governo considerou desproporcional os privilégios ao carro elétrico em relação aos modelos flex, bandeira levada por Lula a diversos países.

saiba mais

Nissan inicia obras na fábrica que produzirá o elétrico Leaf nos EUA Daimler e BYD criam empresa para a produção de carros elétricos na China Países europeus pedem maior apoio para a produção de carros elétricos "O carro flex não tem esses subsídios", ironiza uma fonte do governo. "Por que o documento não cita o etanol, o carro movido a biomassa, o carro movido a gás?", acrescenta. No documento de 41 páginas, o etanol é citado apenas uma vez. Os autores dizem que a "tecnologia flex tem proporcionado ampla vantagem competitiva para o Brasil", mas reforçam que o carro elétrico é 'consenso' para o futuro da indústria e que esse tipo de veículo "já é uma realidade comercial".

Para alguns membros do governo, o Brasil não pode deixar de lado a tecnologia flex. Eles defendem seu aperfeiçoamento para se tornar mais eficiente em consumo e emissões até que outra tecnologia mais avançada seja viável. De acordo com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o investimento na tecnologia do carro elétrico no Brasil é considerado irreversível. O monistro afirma que o carro elétrico é mais eficiente do que o veículo movido a álcool, e o país não pode ficar de fora desse novo mercado.

"Estamos tocando o desenvolvimento do carro elétrico independentemente dessa decisão, temos dinheiro dos fundos setoriais, mas precisamos de mais", argumenta Sergio Rezende, numa referência aos incentivos fiscais que estavam para ser anunciados pelo colega Guido Mantega (Fazenda). Sobre o incidente de terça-feira, comentou: "Houve falta de acordo".

"O carro flex é importante e não vai deixar de ser, o carro elétrico é para daqui a 10 anos", argumentou o ministro, sugerindo que o motivo da resistência ao carro elétrico é a defesa da tecnologia dos veículos a álcool, desenvolvida no país há 30 anos. Os carros flex já representam mais de 30% da frota nacional.

Sobre o dinheiro já investido no novo projeto, Rezende cita os R$ 10 milhões destinados à rede de centros de inovação em tecnologias, uma das linhas do Sistema Brasileiro de Tecnologia. O projeto conta com outras linhas de financiamento para o desenvolvimento de baterias de sódio, por exemplo. As baterias são o grande desafio tecnológico, na avaliação do ministro. Atualmente, os modelos estrangeiros usam baterias de lítio, que o Brasil não produz e cuja fabricação é dominada por empresas asiáticas.

Atualmente, as montadoras que pretendem iniciar a venda em escala de carros elétricos contam com altos subsídios dos governos, casos por exemplo dos Estados Unidos, Alemanha, França e até a China.

Montadoras já fecham acordos para lançar carro elétrico no Brasil
A Renault-Nissan estão na corrida para viabilizar o carro elétrico no Brasil. Uma parceria entre o grupo e a prefeitura de São Paulo firmada em abril deste ano estuda oportunidades de uso do Leaf na capital paulista. Segundo a companhia, a parceria envolve estudos de viabilidade, infraestrutura, recursos e produtos, que incluem a implantação de uma rede de recarga na cidade.

Apesar do otimismo da divulgação da parceria, o presidente-executivo da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou no evento que "não achamos que haverá condições de termos uma comercialização em massa (no Brasil) se não houver incentivo para o consumidor".

Países europeus pedem maior apoio para a produção de carros elétricosLula quer avaliar plano para carro elétrico e cancela anúncioPonto de abastecimento de veículos elétricos é inaugurado em GuarulhosAustrália inaugura sua primeira estação de recarga de carros elétricosPininfarina comemora 80 anos e apresenta o elétrico NidoFord anuncia investimento de US$ 135 milhões para veículos elétricos"O carro elétrico não vai ficar popular se não houver uma boa equação econômica (...) sem apoio do governo ele vira produto de nicho de mercado e nossa prioridade são locais onde os governos estão ajudando os consumidores a comprarem o carro", disse Ghosn.


Carlos Ghosn, CEO do grupo renault-Nissan, posa ao lado do Leaf (Foto: AP)Segundo o executivo, a produção do Leaf no Brasil depende de garantia de uma demanda de pelo menos 50 mil carros por ano. Ghosn não estimou quando isso poderia acontecer e afirmou que se for vendido no país, o preço do Leaf dependerá de incentivos do governo.

O veículo, segundo o grupo franco-nipônico, é capaz de percorrer 160 quilômetros com uma carga na bateria e será vendido nos Estados Unidos por 25.280 dólares (R$ 44.543).

O presidente da Renault para Brasil e Mercosul, Jean-Michel Jalinier, afirmou após a apresentação que a chegada do Leaf do país dependeria de incentivos do governo federal, como forma de equilibrar a diferença inicial do custo maior de produção dos veículos elétricos em relação aos movidos a gasolina, cuja escala é muito maior.

"Nos Estados Unidos, por exemplo, eles conseguiram equilibrar totalmente essa diferença", disse o executivo. Ghosn afirmou na apresentação que consumidores norte-americanos recebem incentivos de cerca de 7.500 dólares na compra de veículos elétricos.

Segundo o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, a prefeitura pretende encomendar um lote de veículos elétricos da parceria para ser entregue até o final deste ano. Os carros equipariam a frota da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade.

Kassab não informou quantos veículos a prefeitura pretende encomendar. Enquanto isso, representantes da prefeitura disseram que o acordo assinado representa um protocolo de intenções e que nenhum detalhe concreto foi acertado ainda.
Do G1, com informações da Agência Estado

Camisa que monitora coração de atleta


Jogadores do Sevilla e Atlético de Bilbao usam modelo que envia dados sobre alterações cardíacas durante exercício físico.
BBC
Quatro clubes da primeira divisão do futebol espanhol testaram um modelo de camisa inteligente que avisa em tempo real qualquer alteração cardíaca dos atletas durante a atividade física.
Camisa ainda precisa de aprovação para ser usada
em competições oficiais.
O Ministério de Indústria financiou a investigação de um modelo de roupa inteligente para reduzir os casos de morte súbita de jogadores depois que dois atletas da primeira divisão, Puerta (lateral do do Sevilla, que morreu em 2007, três dias depois de sofrer um ataque cardíaco em campo) e Jarque (zagueiro do Espanyol, morto em 2008 em um infarto em um hotel) morreram e outros dois (De la Reb e Sérgio Sanchez) tiveram ataques cardíacos em pleno campo.

A nova camisa tem um sistema de microchip que detecta sinais do coração durante o esforço físico. O sinal é transmitido em tempo real e pode ser captado por um telefone celular ou ir diretamente para um computador.

Os dados transmitidos proporcionam um eletrocardiograma completo e ainda medem com precisão o esforço realizado pelo atleta, especificando os quilômetros percorridos por ele e a velocidade.

Teste em pacientes
Os primeiros modelos da camiseta foram experimentados por pacientes da Unidade de Cardiologia do Hospital La Paz, em Madri.

Eles foram monitorados em repouso e durante a atividade física usando a vestimenta.

saiba mais

Risco de ataque cardíaco pode triplicar durante jogos da Copa Aprovada pelos médicos, a roupa foi experimentada por atletas de elite de Real Madrid e Barcelona e está em fase experimental para os de Sevilla e Atlético de Bilbao.

O chefe do departamento médico do Sevilla, Juan Ribas, disse à BBC Brasil que "o projeto é muito bom e muito necessário ao futebol, mas precisa ser melhorado".

Segundo o médico, a camisa "proporciona um eletrocardiograma, mas não o analisa. Num momento de emergência, toda a informação precisa pode e será vital para evitar uma morte súbita".

A Federação Espanhola de Futebol disse à BBC Brasil que "as regras do futebol são estabelecidas por instituições internacionais que não permitem o uso de peças inteligentes sem prévia aprovação, portanto esta camisa ainda não tem permissão expressa para ser usada nas competições oficiais".

"Mas ninguém pode descartá-la em um futuro breve, se for comprovada que pode ajudar a salvar vidas. É uma questão de bom senso", completou a assessoria de imprensa.

O projeto da camisa inteligente deverá ser aplicado ainda em 2010 em outros esportes como automobilismo, atletismo, motociclismo e ciclismo.
G1.com

É muito mais saudável NÃO comer carnes vermelhas e carnes processadas


quem come menos carne vermelha e carne processada vive mais.

Um estudo recém-publicado pela revista Archives of Internal Medicine demonstra que quem come menos carne vermelha e carnes processadas vive mais. A pesquisa acompanhou por 10 anos mais de meio milhão de pessoas com idades entre 50 e 71 anos. A quinta parte das pessoas que mais ingeria carne vermelha (média de 62.5g / 1000 Kcal por dia) foi a que apresentou maior mortalidade independente da causa, e também maior mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer quando comparada à quinta parte que menos ingeria carne vermelha (média de 9.8g / 1000 Kcal por dia). Essa mesma relação de risco foi observada com o consumo de carnes processadas – maior consumo e maior risco de mortalidade. No caso da carne branca, os resultados foram exatamente opostos. A quinta parte das pessoas que mais ingeria carne branca tinha menor risco de mortalidade geral assim como por doenças cardiovasculares e câncer, quando comparada à quinta parte que menos comia carne branca.

Os pesquisadores calculam que 11-16 % das mortes poderia ser evitada se as pessoas comessem menos carne vermelha, e a redução do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares poderia chegar a 21%. As carnes vermelhas contêm grande quantidade de gordura saturada que por sua vez está associada ao aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do risco de câncer. As carnes vermelhas ainda possuem reconhecidos compostos carcinogênicos, que podem ser ainda mais concentrados nas carnes processadas.

Não é o caso de radicalizar e recomendar que todo mundo adote a dieta vegetariana. Limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas a menos de 10% das calorias diárias já é o suficiente. Nesse sentido, dietas com altos teores de carne vermelha como fonte de proteína (ex: dieta do “Dr. Atkins”) não garantem bons resultados à saúde quando se pensa a longo prazo.

Dilma Rousseff no Congresso do PT


Queridas companheiras,
Queridos companheiros
Para quem teve a vida sempre marcada pelo sonho e pela esperança de mudar o Brasil, este é um dia extraordinário.

Meu partido - o Partido dos Trabalhadores - me confere a honrosa tarefa de dar continuidade à magnífica obra de um grande brasileiro.

A obra de um líder - meu líder - de quem muito me orgulho: Luiz Inácio Lula da Silva.

Jamais pensei que a vida viesse a me reservar tamanho desafio. Mas me sinto absolutamente preparada para enfrentá-lo - com humildade, serenidade e confiança.

Neste momento, ouço a voz de Minas Gerais, terra de minha infância e de minha juventude. Dessa Minas que me deu o sentimento de que vale a pena lutar pela liberdade e contra a injustiça. Ouço os versos de Drummond:

"Teus ombros suportam o mundo/
E ele não pesa mais do que a mão de uma criança"
Até hoje sinto o peso suave da mão de minha filha, quando nasceu.
Que força ela me deu. Quanta vida me transmitiu. Quanta fé na humanidade me passou.
Eram tempos difíceis.
Ferida no corpo e na alma, fui acolhida e adotada pelos gaúchos - generosos, solidários, insubmissos, como são os gaúchos.
Naqueles anos de chumbo, onde a tirania parecia eterna, encontrei nos versos de outro poeta - Mário Quintana - a força necessária para seguir em frente:
"Todos estes que aí estão/
Atravancando o meu caminho,/
Eles passarão.
Eu passarinho."

Eles passaram e nós hoje voamos livremente.

Voamos porque nascemos para ser livres.

Sem ódio e com serena convicção afirmo que nunca mais viveremos numa gaiola ou numa prisão.
Estamos construindo um novo país na democracia. Um país que se reencontrou consigo mesmo. Onde todos expressam livremente suas opiniões e suas idéias.

Um país que não tolera mais a injustiça social. Que descobriu que só será grande e forte se for de todos.

Vejo nesta manhã - nos jovens que nos acompanham e nos mais velhos que aqui estão - um extraordinário encontro de gerações. De gerações que, como a minha, levaram nosso compromisso com o país às últimas conseqüências.

Amadureci. Amadurecemos todos.

Amadureci na vida. No estudo. No trabalho duro. Nas responsabilidades de governo no Rio Grande e aqui.

Mas esse amadurecimento não se confunde com conformismo, nem perda de convicções.Não perdemos a indignação frente à desigualdade social, à privação de liberdade, às tentativas de submeter nosso país.

Não sucumbimos aos modismos ideológicos. Persistimos em nossas convicções, buscando, a partir delas, construir alternativas concretas e realistas.

Continuamos movidos a sonhos. Acreditando na força do povo brasileiro, em sua capacidade de buscar e construir um mundo melhor.

A história recente mostrou que estávamos certos.Tivemos um grande mestre - o Presidente Lula. Ele nos ensinou o caminho.

Em um país, com a complexidade e as desigualdades do Brasil, ele foi capaz de nos conduzir pelo caminho de profundas transformações sociais em um clima de paz, de respeito e fortalecimento da democracia.

Não admitimos, portanto, que alguém queira nos dar lições de liberdade. Menos ainda aqueles que não tiveram e não têm compromisso com ela.

Companheiras, Companheiros

Recebo com humildade a missão que vocês estão me confiando. Com humildade, mas com coragem e determinação. Coragem e determinação que vêm do apoio que recebo de meu partido e de seu primeiro militante - o Presidente Lula.

Do apoio que espero ter dos partidos aliados que, com lealdade e competência, também são responsáveis pelos êxitos do nosso Governo. Com eles quero continuar nossa caminhada. Participo de um governo de coalizão. Quero formar um Governo de coalizão.

Estou consciente da extraordinária força que conduziu Lula à Presidência e que deu a nosso Governo o maior respaldo da história de nosso país - a força do povo brasileiro.

A missão que me confiam não é só de um partido ou de um grupo de partidos.

Recebo-a como um mandato dos trabalhadores e de seus sindicatos.

Dos movimentos sociais.
Dos que labutam em nossos campos.
Dos profissionais liberais.
Dos intelectuais.
Dos servidores públicos.
Dos empresários comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do país.
Dos negros. Dos índios. Dos jovens.
De todos aqueles que sofrem ainda distintas formas de discriminação.
Enfim, das mulheres.

Para muitos, elas são "metade do céu". Mas queremos ser a metade da terra também. Com igualdade de direitos, salários e oportunidades. Quero com vocês - mulheres do meu país - abrir novos espaços na vida nacional.

É com este Brasil que quero caminhar. É com ele que vamos seguir, avançando com segurança, mas com a rapidez que nossa realidade social exige.

Nessa caminhada encontraremos milhões de brasileiros que passaram a ter comida em suas mesas e hoje fazem três refeições por dia.

Milhões que mostrarão suas carteiras de trabalho, pois têm agora emprego e melhor renda.
Milhões de homens e mulheres com seus arados e tratores cultivando a terra que lhes pertence e de onde nunca mais serão expulsos.

Milhões que nos mostrarão suas casas dignas e os refrigeradores, fogões, televisores ou computadores que puderam comprar.

Outros milhões acenderão as luzes de suas modestas casas, onde reinava a escuridão ou predominavam os candieiros. E estes milhões de pontos luminosos pelo Brasil a fora serão como uma trilha incandescente que mostra um novo caminho.

Nessa caminhada, veremos milhões de jovens mostrando seus diplomas de universidades ou de escolas técnicas com a convicção de quem abriu uma porta para o futuro.

Milhões - mas muitos milhões mesmo - expressarão seu orgulho de viver em um país livre, justo e, sobretudo, respeitado em todo o mundo.

Muitos me perguntam porque o Brasil avançou tanto nos últimos anos. Digo que foi porque soubemos construir novos caminhos, derrubando velhos dogmas.

O primeiro caminho é o do crescimento com distribuição de renda - o verdadeiro desenvolvimento. Provamos que distribuindo renda é que se cresce. E se cresce de forma mais rápida e sustentável.
Essa distribuição de renda permitiu construir um grande mercado de bens de consumo popular. Ele nos protegeu dos efeitos da crise mundial.

Criamos 12 milhões de empregos formais. A renda dos trabalhadores aumentou. O salário mínimo real cresceu como nunca. Expandimos o crédito para o conjunto da sociedade. Estamos construindo um Brasil para todos.

O segundo caminho foi o do equilíbrio macro-econômico e da redução da vulnerabilidade externa.
Eliminamos as ameaças de volta da inflação. Reduzimos a dívida em relação ao Produto Interno Bruto.

Aumentamos nossas reservas de 38 bilhões de dólares para mais de 241 bilhões. Multiplicamos por três nosso comércio exterior, praticando uma política externa soberana, que buscou diversificar mercados.

Deixamos de ser devedores internacionais e passamos à condição de credores. Hoje não pedimos dinheiro emprestado ao FMI. É o Fundo que nos pede dinheiro.

Grande ironia: os mesmos 14 bilhões de dólares que antes o FMI nos emprestava, agora somos nós que emprestamos ao FMI.

O terceiro caminho foi o da redução das desigualdades regionais. Invertemos nos últimos anos o que parecia uma maldição insuperável. Quando o país crescia, concentrava riqueza nos estados e regiões mais prósperos. Quando estagnava, eram os estados e regiões mais pobres que pagavam a conta.

Governantes e setores das elites viam o Norte e o Nordeste como regiões irremediavelmente condenadas ao atraso.

A vastos setores da população não restavam outras alternativas que a de afundar na miséria ou migrar para o sul em busca de oportunidades. É o que explica o inchaço das grandes cidades.


Essa situação está mudando. O Governo Federal começou um processo consistente de combate às desigualdades regionais. Passou a ter confiança na capacidade do povo das regiões mais pobres. O Norte e o Nordeste receberam investimentos públicos e privados. O crescimento dessas duas regiões passou a ser sensivelmente superior ao do Brasil como um todo.

Nós vamos aprofundar esse caminho. O Brasil não mais será visto como um trem em que uma única locomotiva puxa todos vagões, como nos tempos da "Maria Fumaça". O Brasil de hoje é como alguns dos modernos trens de alta velocidade, onde vários vagões são como locomotivas e contribuem para que o comboio avance.

O quarto caminho que trilhamos e continuaremos a trilhar é o da reorganização do Estado.
Alguns ideólogos chegavam a dizer que quase tudo seria resolvido pelo mercado. O resultado foi desastroso.

Aqui, o desastre só não foi maior - como em outros países - porque os brasileiros resistiram a esse desmonte e conseguiram impedir a privatização da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou de FURNAS.

Alguns falam todos os dias de "inchaço da máquina estatal". Omitem, no entanto, que estamos contratando basicamente médicos e profissionais de saúde, professores e pessoal na área da educação, diplomatas, policiais federais e servidores para as áreas de segurança, controle e fiscalização.

Escondem, também, que a recomposição do corpo de servidores do Estado está se fazendo por meio de concursos públicos.

Vamos continuar valorizando o servidor e o serviço público. Reconstituindo o Estado. Recompondo sua capacidade de planejar, gerir e induzir o desenvolvimento do país.

Diante da crise, quando o crédito secou, não sacrificamos os investimentos públicos e privados. Ao contrário, utilizamos nossos bancos para impulsionar o desenvolvimento e a garantia de emprego no País.

Na verdade, quando a crise mundial apenas começava, Lula disse em seu discurso na ONU em 2008:

É chegada a hora da política!

Nada mais apropriado. A maior prova nós demos ao mundo: o Brasil só pôde enfrentar com sucesso a crise porque tivemos políticas públicas adequadas. Soubemos articular corretamente Estado e mercado, porque colocamos o interesse público no centro de nossas preocupações.
O quinto caminho foi o de nossa presença soberana no mundo.

O Brasil não mais se curva diante dos poderosos. Sem bravatas e sem submissão, o país hoje defende seus interesses e se dá ao respeito. É solidário com as nações pobres e em desenvolvimento. Tem uma especial relação com a América do Sul, com a América Latina e com a África. Estreita os laços Sul-Sul, sem abandonar suas relações com os países desenvolvidos. Busca mudar instituições multilaterais obsoletas, que impedem a democratização econômica e política do mundo.

Essa presença global, e o corajoso enfrentamento de nossos problemas domésticos em um marco democrático, explicam o respeito internacional que hoje gozamos.
O sexto caminho para onde convergem todos os demais foi o do aperfeiçoamento democrático.
No passado, tivemos momentos de grande crescimento econômico. Mas faltou democracia. E como faltou!

Em outros momentos tivemos democracia política, mas faltou democracia econômica e social. E sabemos muito bem que quando falta democracia econômica e social, é a democracia como um todo que está ameaçada. O país fica à mercê das soluções de força ou de aventureiros.

Hoje crescemos, distribuindo renda, com equilíbrio macro-econômico, expansão da democracia, forte participação social na definição das políticas públicas e respeito aos Direitos Humanos.

Quem duvidar do vigor da democracia em nosso país que leia, escute ou veja o que dizem livremente as vozes oposicionistas. Mas isso não nos perturba. Preferimos as vozes dessas oposições - ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas - ao silêncio das ditaduras.

Como disse o Presidente Lula, a democracia não é a consolidação do silêncio, mas a manifestação de múltiplas vozes. Nela, vai desaparecendo o espaço para que velhos coronéis e senhores tutelem o povo. Este passa a pensar com sua cabeça e a constituir uma nova e verdadeira opinião pública.

As instituições funcionam no país. Os poderes são independentes. A Federação é respeitada. Diferentemente de outros períodos de nossa história, o Presidente relacionou-se de forma republicana com governadores e prefeitos, não fazendo qualquer tipo de discriminação em função de suas filiações partidárias.

Não praticamos casuísmos. Basta ver a reação firme e categórica do Presidente Lula ao frustrar as tentativas de mudar a Constituição para que pudesse disputar um terceiro mandato. Não mudamos - como se fez no passado - as regras do jogo no meio da partida.
Como todos podem ver, temos um extraordinário alicerce sobre o qual construir o terceiro Governo Democrático e Popular. Temos rumo, experiência e impulso para seguir o caminho iniciado por Lula. Não haverá retrocesso, nem aventuras. Mas podemos avançar muito mais. E muito mais rapidamente.

Queridas companheiras, queridos companheiros.
Não é meu propósito apresentar aqui um Programa de Governo.

Este Congresso aprovou as Diretrizes para um programa que será submetido ao debate com os partidos aliados e com a sociedade.

Hoje quero assumir alguns compromissos como pré-candidata, para estimular nossa reflexão e indicar como pretendemos continuar este processo iniciado há sete anos.

Vamos manter e aprofundar aquilo que é marca do Governo Lula - seu olhar social. Queremos um Brasil para todos. Nos aspectos econômicos e em suas projeções sociais, mas também um Brasil sem discriminações, sem constrangimentos. Ampliaremos e aperfeiçoaremos os programas sociais do Governo Lula, como o Bolsa Família, e implantaremos novos programas com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia.

Vamos dar prioridade à qualidade da educação, essencial para construir o grande país que almejamos, fundado no conhecimento e na justiça social. Mas a educação será, sobretudo, um meio de emancipação política e cultural do nosso povo. Uma forma de pleno acesso à cidadania. Daremos seguimento à transformação educacional em curso - da creche a pós-graduação.

Os jovens serão os primeiros beneficiários da era de prosperidade que estamos construindo. Nosso objetivo estratégico é oferecer a eles a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e realização pessoal.

No Brasil temos hoje 50 milhões de jovens, entre os 15 e os 29 anos de idade. Mais de um quarto da população brasileira. E eles têm direito a um futuro melhor.
O Brasil precisa muito da juventude. De profissionais qualificados. De mulheres e homens bem formados.
Isto se faz com escolas que propiciem boa formação teórica e técnica, com professores bem treinados e bem remunerados. Com bolsas de estudo e apoio para que os alunos não sejam obrigados a abandonar a escola. Com banda larga gratuita para todos, computadores para os professores, salas de aula informatizadas para os estudantes. Com acesso a estágios, cursos de especialização e ajuda para entrar no mercado de trabalho de todo o Brasil.

Serão esses jovens bem formados e preparados que vão nos conduzir à sociedade do conhecimento.

Protegeremos as crianças e os mais jovens da violência, do assédio das drogas, da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica.

As crianças e os mais jovens devem ser, sim, protegidos pelo Estado, desde a infância até a vida adulta, para que possam se realizar, em sua plenitude, como brasileiros.

Um País se mede pelo grau de proteção que dá a suas crianças. São elas a essência do nosso futuro. E é na infância que a desigualdade social cobra seu preço mais alto. Crianças desassistidas do nascimento aos cinco anos serão jovens e adultos prejudicados nas suas aptidões e oportunidades. Cuidar delas adequadamente é combater a desigualdade social na raiz.

Vamos ampliar e disseminar por todo o Brasil a rede de creches, pré-escolas e escolas infantis. Um tipo de creche onde a criança tem acesso a socialização pedagógica, aos bens culturais e aos cuidados de nutrição e saúde indispensáveis a seu pleno desenvolvimento. Isso é o que está previsto no PAC 2.

Vamos resolver os problemas da saúde, pois temos um incomparável modelo institucional - o SUS. Com mais recursos e melhor gestão vamos aprimorar a eficácia do sistema. Vamos reforçar as redes de atenção à saúde e unificar as ações entre os níveis de governo. Darei importância às Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, ao SAMU, aos hospitais públicos e conveniados, aos programas Saúde da Família, Brasil Sorridente e Farmácia Popular.

Vamos cuidar das cidades brasileiras. Colocar todo o empenho do Governo Federal, junto com estados e municípios, para promover uma profunda reforma urbana, que beneficie prioritariamente as camadas mais desprotegidas.

Vamos melhorar a habitação e universalizar o saneamento. Implantar transporte seguro, barato e eficiente.

Vamos reforçar os programas de segurança pública.

A conclusão do PAC 1 e a implementação do PAC 2, junto com a continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida serão decisivos para realizar esse compromisso.

Vamos fortalecer a proteção de nosso meio ambiente. Continuaremos reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo. Vamos manter a vanguarda na produção de biocombustíveis e desenvolver nosso potencial hidrelétrico. Desenvolver sem agredir o meio ambiente, com usinas a fio d'água e utilizando o modelo de usinas-plataforma. Aprofundaremos nosso zoneamento agro-ecológico. Nossas iniciativas explicam a liderança que alcançamos na Conferência sobre a Mudança do Clima, em Copenhague. As metas voluntárias de Copenhague, assumidas pelo Brasil, serão cumpridas, haja ou não acordo internacional. Este é o nosso compromisso.

Vamos aprofundar os avanços já alcançados em nossa política industrial e agrícola, com ênfase na inovação, no aperfeiçoamento dos mecanismos de crédito, aumentando nossa produtividade.

Agregar valor a nossas riquezas naturais, é fundamental numa política de geração de empregos no País. Tudo que puder ser produzido no Brasil, deve ser - e será - produzido no Brasil. Sondas, plataformas, navios e equipamentos aqui produzidos, para a exploração soberana do Pré-sal, vão gerar emprego e renda para os brasileiros. Emprego e renda que virão também da produção em indústrias brasileiras de fertilizantes, combustíveis e petroquímicos derivados do óleo bruto. Assim, com este modelo soberano e nacional, a exploração do Pré-sal dará diversidade e sofisticação à nossa indústria.

Os recursos do Pré-sal, aplicados no Fundo Social, sustentarão um grande avanço em nossa educação e na pesquisa científica e tecnológica. Recursos que também serão destinados para o combate à pobreza, para a defesa do meio ambiente e para a nossa cultura.
Vamos continuar mostrando ao mundo que é possível compatibilizar o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio. Assegurar crédito, assistência técnica e mercado aos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, apoiar os grandes produtores, que contribuem decisivamente para o superávit comercial brasileiro.

Todas as nossas ações de governo têm uma premissa: a preservação da estabilidade macro-econômica.

Vamos manter o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e a política de câmbio flutuante.
Vamos seguir dando transparência aos gastos públicos e aperfeiçoando seus mecanismos de controle.

Vamos combater a corrupção, utilizando todos os mecanismos institucionais, como fizemos até agora.

Vamos concretizar, junto com o Congresso, as reformas institucionais que não puderam ser completadas ou foram apenas parcialmente implantadas, como a reforma política e a tributária.
Vamos aprofundar nossa postura soberana no complexo mundo de hoje. Seremos intransigentes na defesa da paz mundial e de uma ordem econômica e política mais justa.

Enfim, vamos governar para todos. Com diálogo, tolerância e combatendo as desigualdades sociais e regionais.

Companheiras e companheiros,

Faremos na nossa campanha um debate de idéias, com civilidade e respeito à inteligência política dos brasileiros. Um debate voltado para o futuro.

Recebo essa missão especialmente como um mandato das mulheres brasileiras, como mais uma etapa no avanço de nossa participação política e como mais uma vitória contra a discriminação secular que nos foi imposta. Gostaria de repetir: quero com vocês, mulheres do meu País, abrir novos espaços na vida nacional.

Queridas amigas e amigos

No limiar de uma nova etapa de minha vida, quando sou chamada à tamanha responsabilidade, penso em todos aqueles que fizeram e fazem parte de minha trajetória pessoal.
Em meus queridos pais.

Em minha filha, meu genro e em meu futuro neto ou neta.
Nos tantos amigos que fiz.
Nos companheiros com quem dividi minha vida.
Mas não posso deixar de ter uma lembrança especial para aqueles que não mais estão conosco. Para aqueles que caíram pelos nossos ideais. Eles fazem parte de minha história.
Mais que isso: eles são parte da história do Brasil.
Permitam-me recordar três companheiros que se foram na flor da idade.
Carlos Alberto Soares de Freitas.
Beto, você ia adorar estar aqui conosco.
Maria Auxiliadora Lara Barcelos
Dodora, você está aqui no meu coração. Mas também aqui entre nós todos.
Iara Yavelberg.
Iara, que falta fazem guerreiras como você.

O exemplo deles me dá força para assumir esse imenso compromisso.

A mesma força que vem de meus companheiros de partido, sobretudo daquele que é nosso primeiro companheiro - Luiz Inácio Lula da Silva.


Esse ato de proclamação de minha candidatura tem uma significação que transcende seu aspecto eleitoral.

Estamos hoje concluindo o Quarto Congresso do Partido dos Trabalhadores.
Mais do que isso: estamos celebrando os Trinta Anos do PT.

Trinta anos desta nova estrela que veio ocupar lugar fundamental no céu da política brasileira.
Em um período histórico relativamente curto mudamos a cara de nosso sofrido e querido Brasil.
O PT cumpriu essa tarefa porque não se afastou de seus compromissos originais. Soube evoluir.

Mudou, quando foi preciso.

Mas não mudou de lado.

Até chegar à Presidência do país, o PT dirigiu cidades e estados da Federação, gerando práticas inovadoras políticas, econômicas e sociais que o mundo observa, admira e muitas vezes reproduz. Fizemos isso, preservando e fortalecendo a democracia.

Mas, a principal inovação que o Partido trouxe para a política brasileira foi colocar o povo - seus interesses, aspirações e esperanças - no centro de suas ações.

Olhando para este magnífico plenário o que vejo é a cara negra, branca, índia e mestiça do povo brasileiro.

Esta é a cara do meu partido.

O rosto daqueles e daquelas que acrescentam a sua jornada de trabalho, uma segunda jornada - ou terceira - a jornada da militância.

Quero dizer a todos vocês que tenho um enorme orgulho de ser petista. De militar no mesmo partido de vocês. De compartilhar com Lula essa militância.

Estou aceitando a honrosa missão que vocês me delegam com tranqüilidade e determinação.
Sei que não estou sozinha.

A tarefa de continuar mudando o Brasil é uma tarefa de milhões. Somos milhões.

Vamos todos juntos, até a vitória.

Viva o povo brasileiro!

VACINA ANTI-FUMO


Cientistas testam a primeira vacina para parar de fumar
Cientistas dos Estados Unidos começaram os ensaios clínicos da primeira vacina para ajudar as pessoas a pararem de fumar e evitar que depois elas voltem ao vício. A vacina atua bloqueando a sensação de prazer produzida pela nicotina no fumante.
Esta é a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo.
Todos os tratamentos convencionais até hoje, como o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que comemora na próxima segunda-feira, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, o tabagismo é a segunda causa de morto em todo o mundo, depois da hipertensão.

Os ensaios clínicos da nova vacina, chamada NicVax, serão feitos por médicos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em 25 clínicas americanas.

- O uso da vacina para tratar a dependência à nicotina é um dos enfoques mais inovadores que já foram feitos para combater o vício - disse o professor Jonathan Henry, que está conduzindo os testes. - Temos muitas esperanças de que esta estratégia ajudará os fumadores a abandonar o vício.

Quando a nicotina entra na corrente sanguínea cruza rapidamente a barreira entre os vasos e o encéfalo (a chamada barreira hematoencefálica, cuja função é impedir que as substâncias tóxicas a atravessem) e fica presa aos receptores de nicotina no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes como a dopamina, que proporcionam ao fumante a sensação prazerosa que leva ao vício.

A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina criando uma substância grande demais para atravessar a barreira hematoencefálica. Assim, impedem que a nicotina cause a sensação de prazer. As primeiras fases dos ensaios clínicos mostraram que a vacina é capaz de criar este mecanismo e como os anticorpos permanecem no organismo por períodos mais longos, evita a retomada do vício.

A reicidência é um dos maiores problemas para se superar nos tratamentos atuais contra o tabagismo. Estudos comprovam que as taxas de retomada depois que um fumante larga o cigarro podem chegar a 90%.

Os cientistas disseram que nos ensaios clínicos feitos com cerca de mil indivíduos, os partoicipantes tomaram a vacina várias vezes durante 12 meses. Os resultados finais são esperados para 2012. E caso haja êxito, a vacina chegará logo depois ao mercado.
Agencias Internacionais

Saiba também:
Uma vacina que impede a nicotina de chegar ao cérebro é a nova promessa para quem quer abandonar o cigarro.
As empresas GlaxoSmithKline Biologicals (GSK) e Nabi Biopharmaceuticals (Nabi) anunciaram nesta segunda feira um acordo de licenciamento para uma nova vacina antifumo, a NicVAX.

O produto entrou agora na terceira fase de testes clínicos e, se comprovada sua eficiência, poderia ser uma solução para milhões de fumantes que desejam parar - e o mais importante, permanecer em abstinência.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso do tabaco é responsável por uma de cada dez mortes de adultos no mundo. Até 2030, haverá entre seis milhões e dez milhões de mortes por ano causadas pelo fumo – um índice maior do que qualquer outra causa.

Como as taxas de recaída são bastante altas, um dos objetivos da nova vacina é prevenir a vontade de dar mais uma tragada. A NicVax funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que se ligam á nicotina, fazendo com que essa molécula ligada ao anticorpo se torne muito grande para cruzar a barreira entre sangue e cérebro.

Saiba mais

Vacina contra o vício em tabaco
Pesquisadores começaram a testar em pacientes substância que inibe sensação de prazer causada pelo cigarro
POR PÂMELA OLIVEIRA

O cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, mas a nicotina é considerada a grande vilã: é ela quem vicia. Uma vacina que bloqueia a sensação de prazer proporcionada pela nicotina está sendo avaliada nos Estados Unidos já começou a ser testada em pacientes. Os ensaios clínicos da ‘ NicVax’ serão feitos por médicos da Universidade de Michigan em 25 clínicas americanas.

“A pesquisa da vacina é importante porque pode fornecer um novo recurso para auxiliar no tratamento dos que querem parar de fumar”, afirma a técnica da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Cristina Perez.

De acordo com os pesquisadores, quando a nicotina entra na corrente sanguínea, cruza uma barreira — cuja função é impedir que as substâncias tóxicas atravessem —, e fica presa a receptores no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes, responsáveis pela sensação de prazer que leva ao vício.

A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina, criando uma substância grande demais para atravessar a barreira, impedindo com isso que surja a sensação de prazer.

Esta é a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo. Todos os tratamentos convencionais até hoje, como os adesivos e o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro. Os resultados dos testes serão conhecidos em 2012.

EM DEFESA DAS MULHERES

Segunda-feira é o Dia Mundial Sem Tabaco. A Organização Mundial da Saúde pediu mais ações contra a publicidade de cigarros direcionada a mulheres e meninas. Elas formam o mercado com maior potencial de crescimento para o tabaco. Em muitos países, a quantidade de meninas fumando já é igual à de meninos, alerta a organização.

Fumo mata mais de 5 milhões ao ano

Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças relacionadas ao tabaco, como infartos, derrames e câncer, segundo a OMS. Desse número, 1,5 milhão são mulheres. Outros 430 mil morrem por ano devido ao fumo passivo. Dois terços são mulheres.

“A indústria está gastando muito em publicidade e tem como alvo as mulheres”, alerta Douglas Bettcher, da OMS.
Até amanhã, os males que o cigarro causa ao pulmão podem ser vistos no Planetário da Gávea, que expõe um pulmão gigante. O público pode andar no pulmão inflável das 15h às 19h.

Quando me Amei de Verdade…

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E, então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome… Autoestima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.

Hoje sei que isso é… Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de… Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é… Respeito.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável. Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo.

De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama… Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é… Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.

Hoje descobri a… Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o Futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é… Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é… Saber viver!!!

(Charles Chaplin)

Voce é uma pessoa chata?


“Chato é o indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele.” (Millôr Fernandes)
SEGUNDO MILÔR FERNADES, CHATO É AQUELE CARA QUE A GENTE DIZ PRA ELE: "APARECE LÁ EM CASA QUALQUER HORA!E ELE APARECE". O CONCEITO DE CHATICE VARIA MUITO, QUALQUER UM PODE SER CONSIDERADO CHATO, BASTA GOSTAR DE UM CONJUNTO DE COISAS QUE VC NÃO GOSTA, ENTENDE? ESSE COMENTÁRIO TÁ UMA CHATICEEE! KKKKKKK

Algumas características únicas de verdadeiros chatos:
01- Ser ou não ser chato, eis a questão.

02- A teimosia é a força de vontade do chato.

03- O chato nunca perde o seu tempo. Perde sempre o tempo dos outros.

04- Chato só ronca quando não dorme sozinho.

05- Geralmente os chatos começam a falar dizendo: “Fica chato dizer isso, mas…”

06- Justiça seja feita: Todo chato tem cara de chato.

07- Existem várias maneiras de ser chato, mas o chato escolhe sempre a pior.

08- Um chato não aprende a ser chato, ele nasce chato e nunca deixa de ser.

09- Se um chato se cala de repente é porque morreu.

10- Uma pessoa brilhante pode ser um chato, mas um chato nunca pode ser brilhante.

11- Alguém sempre é chato de alguém.

12- Todo mundo tem seu dia de chato, mas o chato é todo dia.

13- Todo chato cutuca.

14- O chato é uma pessoa que, quando você pergunta “Como tem passado?”, ele conta.

15- O chato quando está com tosse, em vez de ir ao médico, vai ao teatro ou ao cinema.

16- Chato é um sujeito que fica mais tempo com você do que você com ele.

17- Chato é aquele sujeito que faz você perder a fila do elevador, que você levaria meia hora para andar, só pra te contar uma piada que leva uma hora e meia.

18- Chato é o indivíduo que diz pra você do outro lado da rua: “Vem cá!”, quando a distância entre vocês é absolutamente a mesma.

19- Chato é aquele cara que só fuma pra filar cigarro dos outros.

20- Chato só deixa de fumar pra ficar chateando quem fuma.

21- Chato é o sujeito que vai com você pela rua e pára de 2 em 2 metros porque não sabe conversar andando.

22- Chato é aquele indivíduo que só vai ao cinema assistir a filme de mistério pra poder contar o desfecho para os outros.

23- Quando o chato chega em casa, a família dele finge que está dormindo.

24- O CHATO sempre resolve ir ao banheiro 10 segundos antes de você, e ainda acaba com o papel higienico!

25- Chato não tira férias, só muda temporariamente de endereço.

Se você se encaixar em pelo menos 30% dos itens, sinto lhe dizer que você é muito chato.

Opinião

Eu sou. Quer dizer, sou chato em alguns aspectos da vida. Em outros me considero um cara extremamente maleável, adaptável.

Outro dia ouvi de um amigo que eu não deveria insistir mais em um determinado assunto, pois não conseguiria nada vencendo os outros pelo cansaço. Eu só conseguiria ficar mais chato.

Aquilo me doeu muito, pois não me considerava chato. Ainda não me considero. Mas o fato é que a chatice pode ser algo muito relativo. É um conceito flexível demais, que depende de uma série de idiossincrasias de quem está julgando o outro.

Esse amigo mesmo diversas vezes ligou pra mim de madrugada e praticamente falou apenas de si e de seus problemas. Nunca o considerei chato por conta disso, gostava e ainda gosto muito de falar com ele e não me importava com isso. Ele não teve a mesma impressão de mim e de minhas pequenas cobranças por um papo e atenção, infelizmente.

A vida de cada um influencia na forma como julgamos o outro. Num dia de bode, uma pessoa cantando ao seu lado soa irritante. Num dia em que tudo dá certo, a mesma pessoa pode lhe parecer alegre e iluminada pela luz divina. A mesma luz que banhou seu dia.

Eu sou um cara tímido, fechado para quem não conheço direito. Depois me solto. Garanto que muita gente não se aproxima de mim achando que sou um mala. Assim como já deixei amores e amizades escaparem por pré-julgar algumas pessoas como sendo chatas.

Perfeccionismo pode ser chatice. Petismo já foi sinônimo de chatice, hoje é de resistência a críticas. Gosto refinado é chatice pra uns, inteligência e capacidade de seleção para outros. Filmes europeus são chatos e geniais.

Tenho meu grau de chatice em níveis normais, perfeitamente toleráveis em nossa sociedade. Gosto de muita gente chata e não as excluo de minha vida, não as chuto quando me enchem os pacovas além da conta. Chatos são pessoas com coração.

Essa foi piegas, mas verdadeira.

Fonte: Sinopse inacabada

Aceite as dificuldades, aprenda a mudar.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.
Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.

Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água.

Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:

- “Tem um canudo ali, nade até lá e suba”.

A mosca tenaz respondeu:

-”Pode deixar que eu sei como resolver esse problema”.

E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.

Sendo assim, observamos que soluções do passado em contextos diferentes, podem se transformar em problemas e talvez até em grandes tragédias.

Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão?

Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.

Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir… O ser humano está em constante evolução.

E só quem sabe reconhecer as transformações ao seu redor, pode fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

Às vezes o nosso erro, é a incapacidade de ouvir o outro.

Há uns dias atrás estava conversando com uma pessoa no meu trabalho, e falávamos justamente sobre isso. Como tem gente que gosta de se achar autossuficiente, se acham os donos da razão, acham que o mundo pode parar na ausência deles, ignoraram o fato de que cada pessoa é única no mundo e repleta de surpresas. Às vezes não damos nada por uma pessoa, mas essa pessoa se mostra capaz na primeira oportunidade.

Ninguém é insubstituível no campo profissional, mas na vida, aos olhos de Deus, nós somos insubstituíveis. Temos um valor inestimável, por mais que você não acredite nisso.

Deus tem trabalhado e apostado no seu potencial como pessoa. E se você não acredita que é capaz de mudanças, desculpe, você corre um sério risco ao fracasso.

Vejo pessoas por ai dizendo que não mudam seu jeito, e quem quiser tem que aceitá-las assim e pronto. Criamos uma ideia errada de nós mesmos. Todos temos que mudar, uma hora ou outra, a vida vai exigir isso de nós. Alguns irão fazer uma pequena mudança, outros irão fazer uma mudança drástica ou radical.

O importante é estarmos abertos a isso.

Dica de hoje:

Avalie a situação antes de se desesperar ou entregar os pontos. Nem tudo está perdido, tenha certeza disso.

Aprenda a ouvir os outros, absorva o que for importante e o que te levar ao crescimento e rejeite aquilo que não te acrescer em nada.

E quando parecer que não há solução lembre-se que Deus está contigo.

Saúde e Beleza


A beleza pode viver em harmonia com a saúde.
Responda rápido: o que te motiva a emagrecer são as preocupações com a beleza do corpo ou com sua saúde?
Quando se fala de mulher bonita, sempre vem a idéia de que ela precisa ser alta, magra, cabelos longos, lisos e impecáveis, a famosa bonequinha de porcelana.
Só que esquecemos que a nossa saúde é mais importante que qualquer coisa.
Até que ponto a nossa aparência é mais importante? Passamos tanto tempo cuidando da beleza exterior e esquecemos de cuidar da nossa saúde.
Cada uma de nós, mulheres, fazemos de tudo para ficarmos impecáveis exteriormente, mas temos também que nos alertarmos para o bem-estar do nosso organismo. Hoje o que mais vemos são pessoas querendo comprar a estética como item fundamental para alcançar a felicidade, alcançando apenas uma satisfação passageira, sendo que chega um dia que é impossivel manter todo o corpo durinho. Sejamos francas, mais cedo ou mais tarde tudo despenca mesmo, e o que ficam são as marcas dos sacrificios que fizemos ao longo da nossa vida.
Algumas chegam ao ponto de tomar laxantes e medicamentos excessivos para provocar o emagrecimento ou até mesmo para engordar um pouquinho, achando que estão de “bem com a vida”, quando na verdade estão prejudicando a própria saúde.
A mídia é uma prova viva de como os anabolizantes e as famosas “fórmulas milagrosas” tem levado muitas pessoas à morte.
Cada mulher tem que tomar conta de sua beleza sim, mas sem exageros, procurando ter sempre uma alimentação saudável.
Saúde e beleza podem e devem conviver em harmonia. Buscar a boa forma de maneira consciente e respeitando os limites do próprio organismo possibilita que a transformação ocorra de maneira equilibrada, gerando não apenas beleza, mas também bem-estar e satisfação interior.
Como minha primeira participação sobre bem-estar, quero deixar umas dicas para esse finalzinho de verão.
A alimentação correta e saudável é a principal delas, uma alimentação saudável faz com que não haja envelhecimento precoce. O alimento contém vitaminas e fibras que são muito boas para a pele e para o cabelo, e principalmente para a saúde.

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar. Cuidado com os aperitivos vendidos na beira da praia ou na rua, apesar de serem de fácil acesso e muito saborosos, nem sempre podem ser considerados saudáveis.

- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco). Evitem os refrigerantes.

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evite se alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consuma de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

- Evite bebidas destiladas, mas se for beber, opte em colocar bastante gelo, e substitua o açúcar pelo adoçante.

- Cerveja não hidrata, por isso não se engane. O que ela causa é o aumento do volume de urina, em excesso pode levar a desidratação. Uma sugestão, intercale os copos de cerveja com água, para repor o liquido perdido.

- Vinhos, quando tomados em doses moderadas diariamente, podem fazer bem até mesmo ao coração, além de serem menos calóricos, uma taça de vinho por dia, faz bem ao coração, já dizia meu avô.

Procure sempre estar bonita mas sem descontrolar da sua saúde e bem-estar.
www.sempapo.com/.../

Esmaltes Coke – Coca-Cola


Coleção Esmaltes Coke – Coca-Cola
28, maio, 2010
A marca de refrigerante mais popular de todos os tempos, lançou no mercado dos cosméticos a linha de esmaltes chamados Diet Coke City Collection, que possui quatro lindas cores pra você colecionar e fazer o maior sucesso.No momento não a notícias de sua comercialização aqui no Brasil, mas a coleção pode ser encontrada na loja inglesa boot, que na compra de duas garrafas de coca-cola diet. você ganha um lindo esmalte. Caso a coleção de esmaltes diet. Coke chega ao Brasil, o seu valor vai ser bem próximo de R$ 28,40 cada, um valor bem acima dos esmaltes de marcas tradicionais.

Lula aposta na paz e no entendimento contra armas


Lula aposta na paz e no entendimento contra armas
Fórum da ONU discutiria integração entre os povos, mas programa nuclear do Irã foi a tônica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a existência de armas nucleares torna o mundo mais inseguro, mas que o Brasil “aposta no entendimento que faz calar as armas e investe na esperança que supera o medo”. A afirmação, feita na abertura do Fórum Mundial da Aliança de Civilizações no Rio, ainda reflete a atuação do presidente na questão iraniana. Lula disse que foi ao Irã “buscando uma solução negociada para os conflitos”.

“Defendemos um planeta livre de armas nucleares. Condições inflexíveis só ajudam a confrontação e afastam a possibilidade de soluções de paz. O mundo precisa do Oriente Médio em paz e o Brasil não está alheio a essa necessidade”, completou ele.

O Fórum serviu para o reencontro de Lula com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, após a intermediação dos dois países do acordo com o Irã. Lula e Erdogan reforçaram o compromisso em relação ao programa nuclear iraniano. Os dois criticaram a postura dos Estados Unidos, que insistem em punir o país do Oriente Médio por suposto projeto de fabricação da bomba nuclear. Para Lula, há resistências entre as grandes potências em perder poder e influência no mundo. Erdogan rebateu as críticas ao acordo. Para ele, todos deveriam eliminar suas armas nucleares e “dar boas notícias ao mundo”.

O objetivo da terceira edição do Fórum promovido pela ONU era discutir formas de integração entre os povos e promoção da paz, mas o tema do acordo assinado em Teerã há duas semanas foi a tônica dos discursos. A crise econômica também foi citada. Lula criticou as grandes potências. “A crise financeira que se abateu sobre todos mostrou o quão necessário será contar com organizações multilaterais vigorosas, à altura de um mundo cada vez mais diverso”, disse ele.

‘Vamos fazer inveja no Serra’

O presidente Lula aproveitou encontro com o presidente da Bolívia, Evo Morales, para fazer piada e provocar o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. Na quarta, o tucano acusou o governo boliviano de ser “cúmplice” do tráfico de cocaína para o Brasil.

Após a foto oficial de chefes de estado, Lula saiu abraçado a Morales. “Vamos fazer inveja no Serra”, disse ele, provocando risos.

Ontem, em Olinda (PE), o tucano voltou a atacar a Bolívia. Para Serra, o governo boliviano “não vale uma nota de R$ 3”.

POR MICHEL ALECRIM
O Dia

Canadá mata focas para preservar bacalhau

Caçador de focas canadense em ação na abertura da temporada de caça comercial 2010, em
Newfoundland (Foto: International Fund For Animal
Welfare / AFP 8-4-2010)"Se começarmos a matar focas para proteger o bacalhau, o morticínio deverá continuar durante séculos porque seus predadores naturais [como os tubarões] já foram dizimados. É um círculo vicioso",
Para proteger bacalhau, Canadá estuda matar 220 mil focas em 5 anos
Meta é evitar que mamíferos comam o peixe, valioso à indústria pesqueira.
Alternativa é esterilizar fêmeas; ambas ações custarão até US$ 35 milhões.
Da France Presse

Golfo de St. Lawrence, no Canadá: foca nas
proximidades da carcaça de animal caçado
(Foto: Humane Society International/AFP-25-3-2009)As autoridades canadenses avaliam a possibilidade de matar 220 mil focas cinzentas ou esterilizar 16 mil fêmeas num período de cinco anos, na ilha Sable Island, costa leste, para proteger a pesca do bacalhau, segundo documento oficial divulgado nesta sexta-feira (28).

Segundo o texto, o Ministério de Pesca e Oceanos do Canadá estima que 300 mil focas cinzentas que vivem na região dizimam as populações de bacalhau.

A iniciativa foi criticada por Mark Butler, do Centro de Ação Ecológica de Halifax, para quem essa não é uma solução de longo prazo.


A Sable Island é considerada um paraíso das espécies. Segundo o informe, 80% das focas da região reproduzem lá e convivem com 400 cavalos selvagens e mais de 300 tipos de aves dentro de um ecossistema fragilizado.

Tanto a matança quanto a esterilização, decisões ainda não tomadas pelo governo; custariam entre US$ 20 milhões e US$ 35 milhões, exigindo o envio de veículos, combustível e trabalhadores.

G1.com