5.29.2010

Nova paisagem em Ipanema e Morro do Cantagalo (RJ)



Passarela de elevador é instalada e muda paisagem no Cantagalo
Estrutura liga duas torres. Topo da mais alta abrigará um mirante.
Obra tem previsão para ser inaugurada no final de junho.

Foi instalado neste sábado (29) o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador panorâmico que liga a estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A última parte da estrutura - que tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento, 3,50m de altura e 3,50m de largura - foi fixada a uma altura de 54 metros do nível da rua.
Elevador do Morro do CantagaloAs torrer erguidas no Morro do Cantagalo, em Ipanema: elevadores terão capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo. (Foto: Divulgação/Fábio Ferreira)

Mais de 30 homens, entre técnicos e engenheiros, participaram da operação, que teve início às 7h deste sábado e durou uma hora aproximadamente.

A primeira parte da passarela, com as mesmas dimensões da que foi instalada neste sábado, foi construída sobre andaimes ancorados na encosta do Morro do Cantagalo, durante o mês março. Mas, devido à altura do segundo trecho, e por uma questão de segurança dos trabalhadores e da comunidade, os engenheiros optaram por instalar o restante da estrutura já montada.

As duas torres, a primeira de 64 metros e a segunda de 31 metros, são revestidas por lâminas metálicas coloridas em dégradé de tons de verde e azul. O topo da mais alta abrigará um mirante.

Juntos, os dois elevadores terão capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo, sendo 60 pessoas na primeira torre e 40 na segunda. Eles serão interligados ao metrô através do acesso da Rua Teixeira de Melo. O conjunto total da obra está previsto para ser inaugurado no final de junho.
Do G1 RJ

Nenhum comentário: