6.11.2011

5 RAZÕES PARA BEBER SUCOS VERDES


5 razões para beber sucos verdes
Sucos feitos à base de frutas e verduras

Pensou em dieta, pensou em salada. Pensou em salada, pensou em alimentos verdes, certo? Pode até ser, mas se você quiser emagrecer com saúde, não são apenas as suas saladas que deverão ter esta cor. Os sucos verdes, ou seja, aqueles feitos à base de frutas e verduras, contêm poucas calorias e ajudam o organismo a funcionar bem melhor. Confira 5 razões para consumi-los!
1. Os sucos verdes contêm altas doses de vitaminas e minerais;
2. Quando você bate as folhas verdes, acaba consumindo-as em maior quantidade do que na forma convencional, como em saladas;
3. Eles reforçam o seu café da manhã e dão mais disposição, devido à quantidade de vitaminas;
4. Na hora do almoço, ajudam na digestão;
5. Devem ser preparados na hora do consumo, o que faz com que esta bebida, diferentemente das saladas, preservem o valor nutricional de cada folha.
Confira duas receitas:
Suco de couve
- 200 ml de água de coco
- 2 maçãs
- 3 folhas de couve
Bata tudo no liquidificador e consuma a qualquer hora de seu dia!
Mix verde
- 1 maçã
- 1 pepino médio
- 3 folhas de couve
- 3 ramos de hortelã
- 1 raiz de gengibre
Bata a maça e o pepino e coe. Volte a parte líquida para o liquidificador e acrescente os outros ingredientes. Coe novamente e, se preciso for, adicione um pouco de água.

RUGAS PROFUNDAS PODEM PREVER O RISCO DE FRATURAS ÓSSEAS

Rugas profundas podem prever o risco de fraturas ósseas
Pesquisa: rugas podem ajudar a prever o risco de fraturas em mulheres

Uma ruguinha aqui. Outra ruguinha ali. Quando as rugas começam a aparecer, a primeira reação da grande maioria das mulheres é procurar ajuda de médicos ou dos cosméticos. No entanto, o problema pode ser mais sério do que uma questão estética. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o surgimento e a profundidade das rugas no rosto e no pescoço podem ajudar a prever o risco de fraturas ósseas entre a população feminina.
Os cientistas norte-americanos examinaram 114 mulheres na menopausa que pararam de menstruar num período de três anos e estudaram a pele de cada uma, em especial 11 pontos do rosto e do pescoço. Foram utilizados aparelhos de ultrassonografia e raios X para medir a massa e a densidade óssea de cada uma.
De acordo com a equipe da Universidade de Yale, o risco de uma mulher ter fraturas pode ser medido pela presença de rugas profundas no rosto e no pescoço. Para eles, a quantidade e profundidade das rugas estão ligadas a uma perda de densidade óssea entre as mulheres que participaram da pesquisa.
Ainda segundo os responsáveis pelo estudo, os clínicos poderão identificar os riscos de fraturas entre as mulheres através de uma observação visual. Isso poupará tempo, preocupação da paciente e dos familiares, além de dinheiro com testes e exames mais caros. Dessa forma, caso você perceba o surgimento de rugas profundas, tanto no rosto quanto no pescoço, procure um especialista. Não custa nada prevenir.
Sua Dieta

Às vezes mais vale desistir do que insistir

"Às vezes é preciso aprender a perder, a ouvir e não responder, a falar sem nada dizer, a esconder o que mais queremos mostrar, a dar sem receber, sem cobrar, sem reclamar. Às vezes é preciso respirar fundo e esperar que o tempo nos indique o momento certo para falar e então alinhar as ideias, usar a cabeça e esquecer o coração, dizer tudo o que se tem para dizer, não ter medo de dizer não, não esquecer nenhuma ideia, nenhum pormenor, deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos fazendo.
E mesmo que a voz trema por dentro, há que fazê-la sair firme e serena, e mesmo que se ouça o coração bater desordeiramente fora do peito é preciso domá-lo, acalmá-lo, ordenar-lhe que bata mais devagar e faça menos alarido, e esperar, esperar que ele obedeça, que se esqueça, apagar-lhe a memória, o desejo, a saudade, a vontade.
Às vezes, é preciso partir antes do tempo, dizer: aquilo que mais se teme dizer, arrumar a casa e a cabeça, limpar a alma e prepará-la para um futuro incerto, acreditar que esse futuro é bom e afinal já está perto, apertar as mãos uma contra a outra e rezar a um Deus qualquer que nos dê força e serenidade. Pensar que o tempo está a nosso favor, que a vontade de mudar é sempre mais forte, que o destino e as circunstâncias se encarregarão de atenuar a nossa dor e de a transformar numa recordação ténue e fechada num passado sem retorno que teve o seu tempo e a sua época e que um dia também teve o seu fim.
Às vezes mais vale desistir do que insistir, esquecer do que querer, arrumar do que cultivar, anular do que desejar. No ar ficará para sempre a dúvida se fizémos bem, mas pelo menos temos a paz de ter feito aquilo que devia ser feito. Somos outra vez donos da nossa vida e tudo é outra vez mais fácil, mais simples, mais leve, melhor.
Às vezes é preciso mudar o que parece não ter solução, deitar tudo a baixo para voltar a construir do zero, bater com a porta e apanhar o último comboio no derradeiro momento e sem olhar para trás, abrir a janela e jogar tudo borda-fora, queimar cartas e fotografias, esquecer a voz e o cheiro, as mãos e a cor da pele, apagar a memória sem medo de a perder para sempre, esquecer tudo, cada momento, cada minuto, cada passo e cada palavra, cada promessa e cada desilusão, atirar com tudo para dentro de uma gaveta e deitar a chave fora, ou então pedir a alguém que guarde tudo num cofre e que a seguir esqueça o segredo.
Às vezes é preciso saber renunciar, não aceitar, não cooperar, não ouvir nem contemporizar, não pedir nem dar, não aceitar sem participar, sair pela porta da frente sem a fechar, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de partir. E partir para outro mundo, para outro lugar, mesmo quando o que mais queremos é ficar, permanecer, construir, investir, amar.
Porque quem parte é quem sabe para onde vai, quem escolhe o seu caminho e mesmo que não haja caminho porque o caminho se faz a andar, o sol, o vento, o céu e o cheiro do mar são os nossos guias, a única companhia, a certeza que fizemos bem e que não podia ser de outra maneira. Quem fica, fica a ver, a pensar, a meditar, a lembrar. Até se conformar e um dia então esquecer."

ESCOLHA SER FELIZ

Quando fazemos o que gostamos, até mesmo a maior das quedas acaba valendo a pena.

Mas, não, eu não vou enganar você: fazer o que gostamos às vezes dói muito,especialmente se você está entre aqueles que são ousados demais, que pretendem alçar os mais altos vôos quando poderiam ter uma vida tranqüila e bastante estável fazendo apenas o convencional. 

É terrível a dor quando as pessoas sentem que há nelas uma força enorme fluindo em suas veias, mas as suas asas são menores do que seu desejo de voar, e por isso elas caem. 

A estas pessoas, eu digo apenas: PERSISTAM!

O condor é uma ave que desde seu nascimento está destinado a alcançar as maiores altitudes, mas jamais conseguirá isso se enquanto ainda jovem e frágil não tiver a coragem para lançar-se ao espaço e alçar o seu primeiro vôo.

Portanto, corra atrás de seus sonhos, infinitamente, porque fazendo isto, ainda que você fracasse, você terá vencido, pois não se deixou dominar pela força de se fazer aquilo que não gosta. 

Seja feliz, pois, tentando fazer aquilo que você gosta.

Ninguém é grande neste mundo sem desejar ser grande.

E lembre-se, sobretudo, que a felicidade é uma questão de escolha.

- Escolha ser feliz!



- Augusto Branco -

O controle da opinião pública

A mídia, na verdade, quer desqualificar a justa e necessária participação dos partidos nas decisões de governo. Os partidos elegeram o governo, apóiam-no e o sustentam, assim como sustentam as suas políticas. Portanto, têm legitimidade e direito de opinar e reivindicar, sejam ministérios, ou mesmo, a indicação de nomes.

Image
Dilma Rousseff
Cabe à presidenta Dilma Rousseff a decisão. É sua e livre a soberana decisão constitucional. Mas, do ponto de vista político, os partidos são parceiros e devem ser ouvidos. Ou será que somente a mídia e seus donos devem ser ouvidos? O mesmo vale para a indicação de nomes, um ou mais nomes. Eles são sinal de avaliações diferentes sobre o perfil do ministro a ser escolhido e, não como que a mídia, apenas disputa interna nos partidos ou entre os partidos.

A avaliação nas indicações é política. Diz respeito à natureza do cargo, do momento e do perfil de cada indicado. Ou seja, é a coisa mais natural no mundo democrático e no debate político. Mas a mídia desqualifica o processo e procura apresentar tudo como coisa pequena e disputa de poder, sempre com um elemento pejorativo. É uma ação para agravar o preconceito contra a política e os políticos.

É disso que se trata: deixar sempre o parlamento e o poder político fraco e de joelhos, para seus representantes controlarem a opinião pública e exercerem esse poder.
Blog Zé Dirceu

6.10.2011

Conserto rápido: ortodontia

Método diminui em até 50% o tempo gasto para realinhar os dentes


img2.jpg
PRATICIDADE
Até agora Márcia só fez duas visitas ao
dentista para ver resultados
 
A tecnologia está produzindo boa variedade de técnicas para colocar os dentes no lugar. Nos consultórios, um recurso que está tomando a dianteira na preferência dos pacientes e dos dentistas é a colocação dos aparelhos ortodônticos autoligantes. A diferença em relação aos convencionais – aqueles que usam aço comum e borrachinha – é o uso de um fio feito com uma liga específica, maleável à temperatura ambiente. Na boca, por causa do calor (em média 360), ele vai se retraindo para voltar ao tamanho original.

Por isso, o fio exerce sobre a arcada dentária uma pressão pequena, mas contínua, semelhante a que o corpo faz para o dente nascer. “Há o ajuste mais rápido do que o tratamento com aparelhos tradicionais, que só começam a dar resultados em 60 dias”, diz Alan Rodrigues, membro da Self Ligating University, instituição que estuda os resultados do método no mundo. “O tratamento pode ser até 50% mais rápido”, diz a usuária e dentista Amanda Ristow Wolff, de São Paulo. O método também diminui as visitas ao dentista. “Vou a cada 60 ou 90 dias”
Isto é

O melhor lugar do mundo...

Um texto lindo!

Olá meus amores...

É um lugar que no meio do terremoto e descontrole mental, você lembra do rosto, da voz ou do cheiro da filha. É a fronha cheirosa toda noite. É a janela do quarto aberta pro sol entrar e vista pro céu. É barulho de risada de criança num parque. É sorvete de menta sentada de frente pro mar. É sentar ao lado do moço querido, é a curva entre o ombro e o pescoço, aquele espaço onde cabe a cabeça certinho. É acordar acreditando que o céu é mesmo azul e vestir-se dele. É braço enlaçado na cintura. É mesa de bar com amigos etílicos desenvolvendo assuntos desimportantes. É a música que virou saudade. É aquele sonho no jardim quando a gente encontra com todo mundo que foi morar por lá. É xícara de chocolate quente. Plantação de girassol na estrada e cheiro de mato no final da tarde. Porque o melhor lugar do mundo não é referenciado em latitude, não existe coordenada geográfica, é um barracão colorido itinerante com largas portas verdes de felicidade, onde todo mundo pode entrar.

(Vanessa Leonardi)

CINTOS: ELES CHEGARAM PARA FICAR


Cintos: eles chegaram para ficar

Descubra qual o visual mais adequado para o seu tipo de corpo.

Com um toque elegante e feminino, eles se destacaram neste inverno. Basta dar uma passadinha nas ruas, seja de dia ou à noite, e lá estão eles. Possuem diferentes texturas, cores e estampas, mas a espessura é sempre a mesma. É claro que estamos falando dos cintos finos.

Este acessório teve um “boom” na década de 50, desapareceu por um tempo e, desde o início do inverno, voltou com força total. Uma boa notícia para as mulheres que adoraram a nova moda: a tendência é que este mero detalhe, que se tornou tão essencial no guarda-roupa feminino, permaneça durante a primavera.

Para os dias mais quentes, o acessório pode ser explorado com diferentes peças. Shorts, saias, calças de cintura alta, vestidos e camisetas sequinhas (aquelas que não marcam o corpo) ganham um look pra lá de original.

E se você tem dúvidas da posição correta do cinto, saiba que ele pode ser usado logo abaixo do busto, no caso de vestidos e peças de cós alto, ou na cintura com blusas largas ou sequinhas, com o intuito de realçar a silueta.

Esta tendência e muitas outras do mundo da moda caem como uma luva nas magrinhas, mas se você não faz parte deste estreito universo, o importante é avaliar alguns pontos para não errar:

- Para as mulheres com muito busto o certo é optar por blusas com decote em “V”. Este toque disfarça o volume dos seios e proporciona mais segurança para arriscar na peça de cintura alta com o charme do cinto fino.

- No caso de quadril largo, a alternativa é usar saias ou shorts nem tão justos, nem tão largos. Saias com pregas e shorts mais larguinhos nas pernas são ótimas dicas. Opte também por cores mais amenas e evite as florescentes. Ao final de tudo isso, o cinto fino dará um “up” no visual.

- O acessório também pode ser bem aproveitado pelas baixinhas. O segredo é investir em saias, shorts e vestidos mais curtos para alongar as pernas. No caso das blusas, o cinto fino pode entrar em toda e qualquer situação.

OS NÚMEROS E OS ARMÁRIOS FEMININOS

faixa_saude.png

Os números e os armários femininos

Veja como elas não são assim tão organizadas como pensam!

Mulheres são mais organizadas do que os homens. Será mesmo? Alguns números mostram que as coisas não são bem assim. Veja como elas se comportam em relação ao tão amado e bagunçado armário!
- Elas detestam arrumar o armário. Aliás, 34% delas preferem ir ao dentista a ter que encarar um dia organizando as roupas e sapatos.
- Elas adoraram esta moda de contratar uma profissional especializada em arrumar armários. 1 em cada 100 já optam por este luxo.
- Grande parte delas tem o costume de comprar roupas e nunca usá-las. 25% assumem que diversas peças nunca saíram do cabide.
- Elas só têm dois pés, mas não costumam ter menos de 10 pares de sapatos no armário.
- 60% delas quase vira o armário de cabeça para baixo para tentar achar o que existe lá no fundo. Mas, nunca conseguem ver tudo e acabam se esquecendo do que tem.
- Entre sexo e roupa, elas nem pensam. Um dia de shopping é a melhor coisa do mundo! Elas ficariam 15 meses sem sexo se preciso fosse!
- É claro que o armário revela muito sobre a personalidade feminina. Por isso, como não poderia deixar de ser, elas têm os seus segredinhos. 23% delas escondem brinquedos eróticos lá!
- 32% delas dividem o armário com namorado ou marido, sendo que destas, 24% confessam ocupar um espaço maior.
- E elas gostam de mexer no armário deles. 56% assumem já ter vasculhado o guarda-roupa do companheiro.
Sua Dieta

AS MEIAS-CALÇAS VOLTARAM PARA FAZER A DIFERENÇA NO SEU LOOK

As meias-calças voltaram para fazer a diferença no seu look

Um passo a passo para você compor o seu visual da maneira correta!

Elas invadiram as vitrines e estão dando um toque pra lá de original no visual das mulheres. As tradicionais meias-calças ganharam um look mais moderno e arrojado e, aos poucos, se transformaram em uma das peças mais fundamentais do inverno 2010. Porém, para acertar na hora da escolha é preciso levar em conta alguns quesitos. Confira um especial que preparamos para você e acerte na composição.

- A altura da mulher influencia a escolha da cor. Aquelas mais baixas devem usar as meias-calças opacas, lisas e com tons escuros. O mesmo conselho vale para quem tem a perna grossa.

- Ainda falando sobre as baixinhas, a melhor pedida é combinar as meias com roupas e sapatos em cores próximas. Isso ajuda a alongar a silhueta.

- Em compensação, se altura não representa um problema para você, sinta-se à vontade! As mulheres mais altas podem brincar com as cores e estampas de todos os tipos.

- Se você gosta dos modelos 5/8, que também estão na moda, prefira usá-los com minissaias, shorts e vestidos acima o joelho. Em relação a sua altura, respeite os mesmo critérios das meias-calças.

- A escolha do sapato pode ser determinante para a composição final do look . Aqueles modelos mais joviais são as melhores opções. As anabellas, o sapato boneca e os de bico redondo, com saltos mais largos e confortáveis estão na topo da lista.

LENÇOS: ELEGÂNCIA E PROTEÇÃO CONTRA O FRIO NO INVERNO

Lenços: elegância e proteção contra o frio no inverno

Saiba mais sobre os lenços e arrase nesse inverno

A poucos dias da chegada do inverno, encontrar no armário roupas que protejam contra o frio e, ainda, mantenham a elegância que a estação pede, é sempre um desafio para a brasileira. A solução para o problema pode estar no uso dos famosos lenços ou encharpes.
Os lenços podem ser coloridos, bicolores, florais, estampados, sóbrios, alegres. Para esta estação o ideal é que os lenços sejam longos e bem macios. O tecido pode ser de lã ou algodão e o acessório pode ser usado no pescoço, na cabeça, na cintura e ainda podem dar um charme a mais a sua bolsa.
Para fazer sucesso com os lenços basta usar e abusar da criatividade. O acessório pode ser usado com uma simples volta no pescoço, na qual uma ponta ficará para frente e a outra para trás, como também com as duas pontas para frente. Para isso, basta envolver o lenço no pescoço, cruzar as pontas atrás e, depois, jogá-las para frente.
Uma fashionista norte-americana conhecida como Wendy Lookbook, criou num conhecido site de compartilhamento de vídeos, um canal no qual dá dicas sobre como usar o acessório. O vídeo de Wendy mostra, em quatro minutos, 25 formas de usar o lenço. As formas vão desde o estilo mais clássico até o mais extravagante.

BOTAS PRA QUE TE QUERO

Botas pra que te quero

Conheça alguns modelos e aprenda a melhor maneira de usá-los.

Não importa se elas vivem em calorentos países tropicais ou convivem com a neve: os sapatos são uma verdadeira paixão entre as mulheres. No entanto, as botas ocupam um lugar especial no coração delas. Elegantes, as botas compõem qualquer visual e são indispensáveis em qualquer guarda-roupa.
Em lugares frios elas são usadas tanto por cima, quanto por baixo das calças, e mais do que acessórios, as botas ajudam as mulheres a proteger os pés do frio.  Outra composição de destaque é a sobreposição com leggins e meias-calças. Em lugares quentes, é muito comum também o uso de botas com shorts, saias e até mesmo, vestidos curtinhos.
As botas de salto alto, sucesso nos anos 80/90, foram um pouco deixadas de lado. Agora os queridinhos da vez são os saltos baixos ou rasteiros. As “unckle boots” (botas com canos justos no tornozelo) foram promovidas a sandálias e aparecem vazadas, com os dedinhos de fora ou tiras laterais.
As chamadas “sheep boots”, botas com forro de pele de carneiro (calma, a pele é politicamente correta, sitética), apesar de quentes, também estão fazendo muito sucesso no Brasil. Mas, de fato, só valem para dias bem frios.
Com o inverno chegando, vale investir em um par de botas. Por mais que não seja um item dos mais baratos, as botas de boa qualidade tendem a durar mais, e você terá um calçado para diversas ocasiões e composições diferentes. Sem contar que sempre cabe um sapatinho a mais no nosso armário, não é mesmo?

COMO USAR A LEGGING

Confira algumas dicas de como usar a legging

Descubra a forma certa de usar a legging

Vistas frequentemente em celebridades como a cantora e fashionista Victoria Beckham e a top model inglesa Kate Moss, as calças leggings estão firmes e fortes no mundo da moda. Seja num look mais casual, para praticar exercícios ou arrasar na noite, as leggings fazem parte da aposta de três entre quatro mulheres. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao escolher a peça. Nem todas as mulheres sabem usar este item básico. Segundo a Personal Stylist, Daniela Braga, “para usar a legging, basta usar a imaginação e não ter preconceito”. “O espelho é o melhor juiz”, completou.
Veja agora algumas dicas da Personal Stylist sobre como usar a legging
Baixinhas - Elas precisam ter cuidado para a calça não achatar a silhueta. O ideal é usar um sapato da mesma cor da legging (alonga!) e de preferência com salto.
Combinações proibidas – Usar uma peça justa na parte de cima do corpo. Para que não aconteçam erros, quando se usa algo justo na parte de baixo deve-se usar algo mais largo na parte de cima. Isso também é válido para o caso contrário.
À noite – Usar com saltos, botas, vestidos com brilho, casacos de couro, Trench Coats e Blazers Boyfriend.
Controvérsia em Londres
Em maio, o blog do jornal inglês Daily Mail divulgou a seguinte notícia: a calça legging pode engordar. A afirmação é de um fisioterapeuta chamado Sammy Margo. Segundo ele, “as calças seguram e suportam o quadríceps, glúteos e músculos da barriga, e fazem todo o trabalho que os músculos deveriam fazer”.
Margo teria dito, também, que “os músculos podem se dar ao luxo de relaxar e ‘amolecer’”, além de dizer que a calça engorda. Uma especialista de Nova York, Dra. Jana Klauer, negou qualquer possibilidade de veracidade na teoria de Margo. Segundo ela, se uma pessoa engorda, a causa não é a calça e, sim, a comida e a falta de exercício.
sua dieta

Desde o maternal ensinando que a droga mata

Pesquisadores americanos acompanharam grupo de pessoas dos 3 aos 28

Educação infantil (Arquivo)
Um estudo americano publicado na revista Science sugere que a educação infantil tem um impacto positivo e duradouro na vida adulta, como desenvolvimento de habilidades profissionais, elevados níveis de escolaridade e menores taxas de envolvimento com drogas e álcool. A pesquisa, conduzida por neurocientistas da Universidade de Minnesota acompanhou 1.486 pessoas durante 25 anos e é maior estudo já realizado sobre o assunto, de acordo com os pesquisadores.

Para a pesquisa, foram analisados dois grupos distintos de crianças. O primeiro fazia parte do Center Educational Program, um reconhecido programa de educação infantil mantido pelo governo da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. O outro grupo, analisado anteriormente pelo mesmo grupo de pesquisadores, era composto por crianças de baixa renda que não frequentaram o programa de educação infantil. O grupo de neurocientistas de Minnesota elaborou relatórios periódicos, confirme a evolução escolar dos grupos.

O último relatório, divulgado esta semana após 25 anos de acompanhamento mostra que os efeitos positivos da primeira etapa da educação podem durar até a terceira década de vida. Quando comparados os dois grupos, o primeiro apresentou 20% mais chances de atingir um nível social médio ou elevado; 19% mais chances de possuir algum tipo de seguro saúde; 28% menos riscos de fazer uso de drogas e álcool; e 22% menos riscos de ser preso.

“Quando seguimos um grupo por mais de duas décadas, podemos compreender como as experiências da infância moldam o desenvolvimento”, afirmou Arthur Reynolds, coordenador da pesquisa. “Uma cadeia de influências positivas iniciada pela escola e pelos pais conduz a um melhor desempenho acadêmico e, em última instância, a um status social mais elevado.” Outro estudo conduzido por Reynolds havia mostrado que 18% do investimento governamental em educação infantil retorna para a sociedade anualmente.

A pesquisa publicada foi financiada pelo Instituto Nacional da Saúde Infantil e do Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos.
Folha

Um em cada cinco jovens em idade adulta sofre de hipertensão nos EUA

Um novo estudo revelou o alarmante número de que cerca de um em cada cinco jovens em idade adulta sofre de hipertensão nos EUA, estimativa muito maior do que os dados divulgados até agora.
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, na cidade de Chapel Hill, analisaram dados de mais de 14 mil pessoas adultas, com idade entre 24 e 32 anos. Desde 2005, essas pessoas vêm sendo acompanhadas pelo National Longitudinal Study of Adolescent Health, conhecido nos Estados Unidos como Add Health.
A leitura de pressão sanguínea de 19% dos jovens pesquisados foi de 140/90 ml de mercúrio ou maior, definida como pressão alta. Somente um quarto deles havia sido avisado sobre a doença.
Estimativas anteriores da pesquisa americana em nível nacional, de proporções bem menores, sugeriram que um número bem inferior de jovens em idade adulta --apenas 4%-- sofre de hipertensão.
"Esse resultado nos surpreendeu e achamos que a epidemia da obesidade está por trás disso", afirma Kathleen Mullan Harris, cientista-chefe da Add Health e diretora interina do Carolina Population Center da UNC. A cientista é coautora do artigo, publicado na internet em 26 de maio, na revista "Epidemiology".
Embora esse número possa ser bem inferior do que os 19% revelados em outras pesquisas, afirmou Harris, "devemos passar a mensagem aos jovens para que examinem sua pressão arterial".
Folha

Nicotina faz mal a saúde mas também emagrece



Cientistas desvendaram como substância age para emagrecer.
Pesquisador ressalta, no entanto, que fumar faz mal à saúde

Proteína fluorescente destaca as células cerebrais que controlam o apetite e são afetadas pela nicotina (Foto: Science/AAAS)Proteína fluorescente destaca as células cerebrais
que controlam o apetite e são afetadas pela
nicotina (Foto: Science/AAAS)
Uma das principais reclamações de quem para de fumar é o ganho de peso. Apesar de todos os males para a saúde, o cigarro emagrece e muitos desistem de largar o hábito se a troca for por uns quilinhos a mais. Agora, os cientistas entenderam porque isso acontece, em um estudo publicado na revista "Science" desta semana. A descoberta pode resultar, no futuro, em remédios para emagrecer feitos a partir de drogas parecidas com a nicotina.
De acordo com o líder do estudo, a perda de peso causada pelo cigarro é real, mas não é muito grande e não deveria servir de desculpa para continuar fumando.
“A perda de peso média é consistente e estatisticamente relevante, mas moderada, entre 2 kg e 3 kg”, disse ao G1 Yann Mineur, psiquiatra da escola de medicina da Universidade Yale,nos Estados Unidos.

  •  


 droga parecida com a nicotina, o grupo de Mineur descobriu que receptores no cérebro são ativados pelo cigarro na região do hipotálamo – que controla, exatamente, a alimentação. O resultado é a diminuição da fome e, por consequência, perda de peso. Como a ação é bastante específica, os pesquisadores conseguiram também impedir a ativação dos receptores pela droga e, com isso, manter o peso dos camundongos usados na pesquisa.
Segundo Mineur, a descoberta indica que algumas propriedades de alguns compostos da nicotina podem ser usados como medicação no tratamento de desordens alimentares ou mesmo como maneira de limitar o ganho de peso em quem deixa de fumar. Isso, no entanto, teria que ser feito com cuidado.
“Talvez possa ser algo parte de um programa de dietas, mas efeitos colaterais devem ser esperados e o custo-benefício deve ser considerado com cautela”, diz ele.
O cientista também ressalta que a pesquisa não defende o hábito de fumar. Ele lembra que “a dose é o que faz a diferença entre um veneno e um remédio”. “Os compostos de nicotina são tóxicos e letais”,

Choro de criança (pequena)


Muitos pais (principalmente novos pais) não sabem lidar direito com o choro das crianças pequenas e ficam muito angustiados quando ele ocorre. Seguem algumas orientações e dicas sobre isso . As crianças choram porque tem algum desconforto. Para o adulto que está ao seu lado é importante perceber quando esse desconforto significa algo que devemos tentar eliminar -como uma dor por exemplo- ou quando o desconforto faz parte do aprendizado da criança no mundo - não querer por exemplo, tomar banho ou dormir. Nesse segundo caso, que é a maioria das vezes, a criança pode chorar muito e devemos respeitar o desconforto dela estando tranquilamente ao seu lado, sem necessariamente fazer o possível para que o choro termine. É importante para a criança expressar sua angústia e cabe a nós assistirmos a isso sem muitas tensões. O choro diminuirá com o tempo e tudo voltará ao normal. Se ficarmos muito aflitos com a situação, a criança ficará mais tensa e angustiada. Pensem numa aeromoça desesperada! Também não adianta dar muitas explicações para a criança pequena nesses momentos. O importante é ir seguindo com nossas ações fazendo o que deve ser feito. Mais uma vez eu ressalto a importância de refletirmos cotidianamente sobre nossos atos, para podermos lidar com a criança sem nos irritarmos. Se a situação estiver muito crítica, pode ser uma boa solução a criança ficar (ou ser levada) nos momentos de maiores "ataques" em seu quarto, e sair de lá quando estiver mais calma.
Dr.Spalter

Babá ou berçário?

A maioria das mães trabalham hoje em dia e surge essa questão em relação aos bebês. Devo deixar a criança em casa ou levar para um berçário?
Vantagens de deixar a criança em casa : ela mantém o ritmo cotidiano próprio, tão importante para os bebês e crianças pequenas. A alimentação da criança será aquela escolhida pelos pais. E caso a criança fique doente (que acontece nesses primeiros anos de vida) ela continua na rotina própria da casa.
Vantagens do berçario: ambiente de confiança e ter pessoas preparadas para lidar com os bebês (é o que esperamos!)
Algumas coisas devem ser ditas em relação aos primeiros 2 anos de vida. A criança deve estar em um ambiente tranquilo, sem estímulos em excesso. Não há necessidade de conviver com muitas crianças ainda . A criança aprende por imitação e imita tudo! Deve ter em sua volta adultos sinceros, verdadeiros e de preferencia que tenham uma relação agradável com a vida, um entusiasmo. Não precisa ser ninguém especializado!
Dr. Spalter

Alfabetização precoce

Com o início precoce da primeira série, muitas crianças de 6 ou eventualmente 5 anos estão sendo alfabetizadas. Várias acabam aprendendo a ler e escrever e seguem sem muitos problemas. Muitas outras, porém, ainda não estão maduras. Como podemos saber isso? São crianças que ainda não completaram o desenvolvimento que normalmente ocorre até a troca dos dentes de leite. Nos primeiros 7 (ou 6) anos de vida ocorre um amadurecimento do sistema nervoso e do sistema imunológico. A criança aprende a se relacionar com o mundo que a rodeia, imitando os adultos, aprendendo ritmos e brincando. E tudo isso com muito movimento, que no início é descoordenado e a medida em que evolui vai se tornando organizado e cada vez mais preenchido de autonomia. Quando a criança passa a dominar seus movimentos ela fica pronta para um aprendizado mais abstrato. Então, essas crianças que ainda não estão prontas passam a ter aulas de escrever e ler junto com aquelas que acabam aprendendo. E isso pode criar uma sensação de incompetência na criança e uma frustração gerando uma queda na auto-estima. Elas certamente aprenderão a ler e escrever em algum momento. Mas a auto confiança poderá ter sido abalada por um bom tempo. Que pena!
Dr. Spalter

A criança agitada que não para!

Toda criança precisa se sentir segura, confiante e acolhida. Mas tem vários momentos na vida que não conseguimos trazer isso para as crianças. Ou porque a situação está tensa em casa,, ou porque vai nascer um irmão, ou por não termos tempo...... A criança pequena não sabe lidar conscientemente com essas dificuldades. Então, ou ela começa a ficar mais doente ou ela fica agitada e agressiva. O problema é que se nós pais já estamos estressados, esse comportamento da criança nos irrita mais ainda e aí o ciclo se fecha. A criança tende a ficar cada vez mais "chata"e nós pais, cada vez menos tolerantes.
O que fazer?
1. Acolher bastante a criança, reservar um tempo para ela, considerar suas conquistas.
2. Ter regras claras para quando a criança sair do eixo mas - NÃO SE IRRITAR QUANDO A CRIANÇA NÃO CUMPRE AS REGRAS! NÃO FALAR 20 VEZES QUE ELA ERROU E NÃO SER CÍNICO COM ELA - simplesmente aplicar a regra , junto com a criança, sem ficar tenso. Se ela não cumprir a regra? nova regra será aplicada. As consequências devem ser razoáveis. Pense o seguinte: se passamos um farol vermelho levamos uma multa. Ninguém fica bravo com nós o dia inteiro. Simplesmente, teremos que pagar a multa.
Dr. Spalter

A saúde da criança - como tomar decisões?


Como decidimos o que é bom ou ruim para nossas crianças? Claro que todos fazem sempre o melhor que podem, mas muitas vezes as possibilidade são diversas. Sempre que tomamos uma decisão, ponderamos a partir das informações que temos. A capacidade de se fazer escolhas próprias aumenta gradativamente na adolescência, quando ocorre um grande desenvolvimento da parte frontal de nosso cérebro. A partir daí teremos básicamente 3 caminhos de escolha. O bom senso mais ingênuo, culturalmente herdado, que nos guia baseado no que é certo e errado para nossas famílias, para o meio em que vivemos. Quando falamos que espinafre é bom para os pulmões, ou cenoura para os olhos estamos lidando com esse bom senso genérico. Na verdade a palavra bom senso significa uma boa percepção das coisas. O segundo caminho é justamente o da percepção. Quando vemos por exemplo como são criadas galinhas confinadas e decidimos que isso não é uma coisa boa, estamos escolhendo a partir de uma observação própria dos fenômenos da vida. Esse modo de decisão muitas vezes é difícil pois na maioria das vezes não temos acesso e informação sobre de onde vem - ou como são produzidas- as coisas que temos contato no nosso dia a dia. A terceira forma de decisão ocorre a partir do que a ciência fala que é correto. É correto amamentar por causa dos anticorpos que passam para o bebê, é correto abraçar as pessoas doentes pois foi provado que elas melhoram mais rápido. O duro é que muitas vezes a ciência nos faz tomar decisões por medo, medo que possa acontecer o que acontece em 2% dos casos não tratados dessa ou daquela forma.
Acho sempre saudável que os pais reflitam sobre como estão escolhendoo que é melhor para a saúde de seus filhos. Isso é importante pois, apesar de muitas vezes não parecer, as possibilidades são muitas e podemos cada vez mais participar conscientemente das escolhas.
Dr. Spalter

Agressividade e Percepção

O ser humano pode desenvolver aspectos sublimes, artísticos, elevados. Mas pode expressar também sua face mais brutal. Essas possibilidades são construidas durante o desenvolvimento do indivíduo. A criança pequena tem os seus sentidos (a percepção) bem abertos e plástcos. De acordo com o ambiente em que ela se desenvolve, as pessoas em volta, a educação, ela irá sutilizar mais os seus sentidos ou brutalizá-los. O desenvolvimento dos sentidos pode ser acompanhado e cuidado de perto pelos pais. A criança poderá por exemplo, desenvolver um paladar refinado, percebendo cada sabor diferente de um alimento. Se uma criança comer muita batata frita e nuggets, ela deixará de gostar de alimentos menos "saborosos"e passará inclusive a nem perceber as nuances de outros sabores. O mesmo vale para ambientes com muitos estímulos, som muito alto, imagens muito rápidas e agitadas. Isso pode parecer sem importância em relação ao futuro da criança, mas quando observamos o que acontece com outros sentidos, a criança poderá chegar a não perceber qualidades como a verdade, escutar corretamente o que está sendo dito, ou perceber a diferença entre uma obra de arte e um desenho animado mais grosseiro (desses mais violentos!). Ou pior ainda não conseguir mais perceber e respeitar o outro, as pessoas que estão ao seu lado, as diferenças, a dor da outra pessoa. Como podemos cuidar disso? -oferecendo qualidade sensorial, nos sons, nas imagens, nos gostos, no tato....nos brinquedos, nas comidas, no que é dito, no que é ensinado.
Sempre questione como pais: a criança deve frequentar esse local? comer esssa comida? ver esse programa de televisão? ouvir essa conversa? Mesmo que a criança faça algo que não concordamos plenamente - e viver em sociedade é isso mesmo- é importante participar das escolhas de suas atividades. Sem radicalismos, lógico que as vezes é bom comer "porcarias" . Mas é importante termos consciência disso. O futuro de nossos filhos depende dessas escolhas!

Medicamento reduz propagação do câncer de próstata

O remédio diminuiu os tumores ósseos em 76% dos pacientes

Células de câncer de próstata em cultura laboratorial Células de câncer de próstata em cultura laboratorial (Parviz M. Pour/Latinstock)
O remédio age cortando o suprimento de sangue que chega aos tumores
O remédio experimental cabozantinib, da companhia americana Exelixis, conseguiu reduzir tumores ósseos resultantes do câncer de próstata em 76% dos pacientes, segundo um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
Dos 108 pacientes que participaram dos testes clínicos, em 21 deles o câncer apresentou remissão completa, e em 61 houve uma redução parcial das lesões nos ossos — o câncer de próstata costuma se espalhar para os ossos da pelve, costelas e vértebras. A doença permaneceu estável em 23 pacientes e houve piora em três.
"O cabozantinib mostrou grande ação contra lesões nos ossos provocadas por metástases", disse à agência de notícias Reuters Michael Morrissey, diretor-executivo da Exelixis. "Pacientes em um estágio avançado de câncer de próstata geralmente morrem por causa da metástase nos ossos." O medicamento ainda demonstrou reduzir em 87% o risco de progressão da doença e de morte. A sobrevida média sem progressão da doença foi de 29 semanas.
O cabozantinib age limitando a chegada de sangue aos tumores e dificultando o crescimento e a disseminação das células cancerígenas. O remédio já demonstrou também reduzir o câncer de ovário em 24% dos pacientes.
Falta, porém, um maior controle dos pesados efeitos colaterais da droga, que incluem cansaço, pressão arterial alta e hemorragia. Duas pacientes com câncer de ovário morreram por causa dos efeitos colaterais.
Saiba mais sobre o câncer de próstata abaixo (clique nas perguntas para abrir os vídeos):

Dr. Mario Eisenberger

Há 17 anos trabalhando na Universidade Johns Hopkins, o oncologista Mario Eisenberger estuda o futuro do combate ao câncer. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já teve pacientes que chegaram em estado grave ao seu consultório, com metástase até no osso, mas que dez anos depois estão vivos e em completa remissão.
“Metástase não é mais sentença de morte”, diz, com um leve sotaque em inglês, adquirido nas quase quatro décadas morando nos Estados Unidos. Fascinado por estudos clínicos, sua tarefa é definir os padrões da doença que serão examinados. É a linha de frente da ciência.

Leite Humano Genérico

Vaca clonada na Argentina produzirá leite similar ao humano

Rosita é o primeiro bovino a incorporar genes humanos ao seu código genético

A bezerra Rosita ISA, resultado da clonagem na Argentina A bezerra Rosita ISA, resultado da clonagem na Argentina )
Cientistas argentinos anunciaram nesta quinta-feira a criação da primeira vaca clonada transgênica, que incorpora genes humanos com o objetivo de produzir leite "maternizado", ou seja, com propriedades semelhantes às do leite humano.
A apresentação da bezerra Rosita ISA contou com a participação, via teleconferência, da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que disse ter rejeitado uma homenagem de batizar a vaca com seu nome. "Vieram me dizer que o nome seria Cristina, mas que mulher gostaria de ter seu nome numa vaca?", disse a presidente.
Rosita é o primeiro bovino a obter genes humanos incorporados ao seu código genético, segundo divulgou o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA). "Eles são capazes de codificar as proteínas presentes no leite humano."  As proteínas são a lactoferrina e a lisozima humanas, que têm funções antibacterianas, nutrem as crianças com ferro e fornecem agentes de imunidade contra doenças.
A bezerra nasceu no dia 6 de abril, por cesariana, devido ao seu peso excessivo (45 kg). "Geralmente os bovinos da sua raça (Jersey) não passam de 22 kg", disse o instituto.
A Argentina já fazia parte do seleto clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas desde 2002, quando nasceu Pampa, fruto da clonagem realizada por especialistas do laboratório Bio Sidus a fim de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano hGH. As descendentes de Pampa, primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir a menor custo remédios para crianças com deficiências de crescimento.
(Com AFP e EFE)

Simples teste de urina para detectar câncer no seu estado inicial

RIO - Câncer de intestino, estômago e pâncreas podem ser detectados muito mais cedo com um simples teste de urina, sugere uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Cientistas identificaram proteínas chave na urina de pacientes com estágios avançados da doença. A descoberta poderia ajudar a detectar esse tipo de câncer em pessoas que ainda não começaram a mostrar os sintomas, o que poderia aumentar as taxas de sobrevivência.
Apenas cerca de 10% dos pacientes com esses tipos de câncer, conhecidos como do trato gastrointestinal, continuam vivos cinco anos após o diagnóstico. Isso porque este tipo da doença, que tende a ser agressivo, geralmente é diagnosticado em estágio avançado. Holger Husi, do Grupo de Reparação de Lesões em Tecidos da Universidade de Edimburgo, comentou a descoberta:
- O objetivo desse trabalho é permitir que esses tipos de câncer sejam diagnosticados muito mais cedo. Isso nos ajudaria a tratar a doença antes que ela tenha a chance de se espalhar. A maioria é diagnosticada tardiamente e não é possível fazer cirurgias devido ao estágio avançado. Diagnósticos mais cedo poderiam possibilitar que operações e quimioterapias com bons resultados fossem acessíveis a mais pacientes.
A pesquisa, publicada na revista "Proteomics-Clinical Applications", comparou amostras de urina de pacientes com câncer gastrointestinal com amostras de urina de pessoas sem tumores. Os cientistas identificaram milhares de proteínas no primeiro grupo. Depois eles identificaram seis proteínas particulares, que estavam presentes em 98% dos casos de câncer mas ausentes em quase 90% das amostras de voluntários sem câncer.
Os pesquisadores então chegaram a duas moléculas de proteínas, S100A6 e S1009, que são mais propensas a aparecer em amostras de pacientes com câncer e são ausentes nas outras amostras. Eles agora querem descobrir se as pessoas com estágio inicial de câncer, que ainda não foram diagnosticadas, têm os mesmos níveis de proteínas presentes. Isso deve envolver a análise de amostras de ao menos mil voluntários e o monitoramento dos participantes ao longo de anos.
O Globo

Musculação: é preciso cuidado!

A adolescência é um momento de muita transformação. Muda-se o jeito de pensar, de vestir e de se relacionar com o mundo. Junte-se a isso a revolução hormonal que ocorre no organismo. É nessa fase que os pré-adolescentes questionam a própria imagem. Esse é um dos principais fatores que fazem com que os jovens, meninos ou meninas, queiram frequentar uma academia de ginástica para desenvolver um corpo mais “sarado”.

Musculação: é preciso cuidado!
Atividade física é sempre bem-vinda, mas a musculação ainda é um tema polêmico entre os especialistas. Como saber qual a idade ideal para começar a malhar pesado? Essa atividade é a mais recomendada para definir os músculos do adolescente?
Alguns profissionais da medicina afirmam que não existe idade para começar uma atividade física, desde que seja praticada com moderação e sob orientação de pessoal qualificado.
“É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética”, diz a dra. Beatriz Perondi, médica do esporte e pediatra do Einstein. Isso porque os pré-adolescentes têm interesse por atividades menos monótonas.
Para o dr. Nei Botter Montenegro, médico da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o melhor é investir em outras atividades no lugar da musculação. “O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos, após o fechamento das placas de crescimento associadas aos tendões musculares; antes disso, a criança e o adolescente estão com o aparelho músculo-esquelético ainda imaturo para esse tipo de esforço.
A musculação é uma atividade que tem movimentos bruscos e repetitivos, podendo ser substituída por exercícios associados ao próprio peso corporal e aeróbicos”, alerta.
O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos.

Quando dizer sim

Dos 10 aos 15 anos, o pré-adolescente está em crescimento acelerado. Por isso, muitos cuidados devem ser tomados. “Na musculação, é alto o risco de comprometer a cartilagem, que faz a ligação dos ossos com os músculos, pois a repetição de exercícios com peso podem ocasionar um processo inflamatório que interfere na cartilagem de crescimento (osteocondrite).”, alerta o dr. Botter.
É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética
Devido a esse fator, a prática só é indicada depois da puberdade, ou seja, quando os hormônios se estabilizam e o adolescente ganha uma força muscular muito maior. A partir desse momento, o tônus muscular – tensão elástica do músculo em repouso – fica mais forte, o que diminui a possibilidade de lesões durante a atividade.
“A musculação melhora o condicionamento físico e cardiopulmonar, estimula a circulação sanguínea e o desenvolvimento motor, proporciona musculatura mais saudável, além de corrigir a postura, caso seja necessário. Durante a puberdade, pode ser realizado um trabalho de resistência muscular com cargas baixas e sem movimentos repetitivos, procurando sempre atividades lúdicas e sem monotonia”, diz a dra. Beatriz.
Se a atividade for indicada como forma de tratamento para alguma lesão, o foco deve se limitar ao músculo lesado. Se não for, o objetivo deve ser apenas condicionamento físico. A musculação também é recomendada para jovens obesos que perderam muito peso ou aqueles que emagreceram durante o crescimento e ficaram com a pele flácida.

O que fazer

A questão é: praticar ou não a musculação? A resposta é: usar o bom senso. O primeiro passo antes de dar início a qualquer atividade física é verificar se a criança está saudável e se há doenças congênitas na família. Se houver, o ideal é fazer exames específicos ou até mesmo um checkup.
Os especialistas do Einstein recomendam o que deve ser feito antes e durante a prática de musculação:
  • Condicionamento físico prévio. Se for a primeira atividade física da criança, deve ser feito um trabalho aeróbico;
  • Aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade;
  • Treino planejado de acordo com a idade, a altura e o peso da criança;
  • Cuidado com o material utilizado. Se crianças quiserem praticar a atividade, a melhor opção é realizar exercícios com elástico, bolas e saltos para movimentar as pernas;
  • Frequência: até três vezes por semana, com duração de, no máximo, 1 hora;
  • Série com cargas baixas;
  • Cuidados recobrados com a hidratação e a alimentação da criança.
Vale lembrar que, como em outras atividades físicas, a musculação, se praticada de forma exagerada, pode ocasionar uma fratura por estresse, causada pela excessiva repetição do movimento com sobrecarga, gerando desgaste ósseo.
Outro alerta: a musculação não deve ser praticada apenas para conquistar um corpo bonito, mas também para adquirir resistência muscular e, consequentemente, o fortalecimento geral.
Boa Forma

E o Rio de Janeiro continua lindo . De um passeio pela cidade maravilhosa

Basta clicar na imagem e sentir-se a sobrevoar o Rio de Janeiro...

X_Rio_de_Janeiro.jpg

6.09.2011

GOTA

A gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações. Foi descrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V a.C.. É uma afecção comum, ocorrendo de 0,2 a 0,3/1000 na população geral. Sua maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa.


Causas Podemos didaticamente classificar a gota como primária e secundária. A forma primária é de causa desconhecida e tem algum componente genético (hereditário), sendo a mais comum. Já a gota secundária desenvolve em consequência de outra doença ou alguns medicamentos. Entre as doenças que estão associadas a gota citamos: doenças hemolíticas (anemia falciforme, talassemia, etc), doenças mieloproliferativas (leucemia), psoríase, insuficiência renal, obesidade, hipertensão arterial, hipotireoidismo, etc. Entre os medicamentos mais comuns estão os diuréticos, aspirina em dose baixa, warfarina, assim como tratamentos naturais como a utilização do Óleo de Copaíba. A ingestão de bebida alcoólica é também uma causa comum de hiperuricemia, podendo causar a gota. Embora se dê muita importância a dieta rica em proteínas e gorduras como causa da gota, já se sabe que a dieta é responsável por apenas 10-12% do "pool" de ácido úrico corporal. A maior parte do ácido úrico de nosso organismo é produzido por ele mesmo.Trata-se de uma doenã crônica,não contagiosa mas que passa pelas geraçoes de uma mesma familia.Ocorre depois dos 35 anos de idade.Homens adultos:3,4-7,0mg/dL Mulheres adultas:2,4-6,0mg/dL .
Diagnóstico O diagnóstico de gota pode ser sugerido com base na história e sintomas relatados pelo paciente, entretanto o diagnóstico de certeza é dado pela visualização do cristal de ácido úrico por um microscópio de luz polarizada no líquido oriundo de dentro da articulação (líquido sinovial). Outra maneira de fazer o diagnóstico é confirmar a presença de tofos. Estes são conglomerados de cristais de ácido úrico depositados em alguns tecidos, principalmente na borda da orelha (pavilhão auricular), ponta do nariz e nas superfície das articulações, principalmente dos cotovelos, dos joelhos, das mãos e dos pés.
Sinais e sintomas A gota geralmente manifesta-se como uma artrite iniciada durante a madrugada, caracterizada por uma inflamação articular evidenciado com calor, rubor, edema (inchaço) e extrema dor. Mais frequentemente acomete uma única articulação ("junta"), principalmente primeira hálux ("dedão"), dorso do pé e tornozelo, mas com a evolução da doença qualquer articulação pode ser acometida. A chamada "crise" de gota geralmente tem duração de 5 a 7 dias com resolução espontânea, entrando num período intercrítico (assintomático), até a próxima crise (período 3 meses a 2 anos). Nos pacientes sem tratamento esse período intercrítico tende a se tornar progressivamente menor e as crises mais duradouras; nesses casos pode haver acometimento de mais de uma articulação.
Os exames laboratoriais geralmente mostram elevação dos níveis de ácido úrico no sangue - hiperuricemia(> 7mg/dl para homem / > 6mg/dl para mulheres). Somente a presença de hiperuricemia não permite fazer o diagnóstico de gota.
É importante ressaltar que a gota não é uma doença grave, mas está muito associada a outras doenças potencialmente graves como a hipertensão arterial, a dislipidemia (elevação dos níveis de colesterol e triglicérides), o diabete e a obesidade. Desse modo, é fundamental aferir a pressão arterial e dosar os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue.
Tratamento O tratamento da gota envolve orientar a dieta, tratar as doenças associadas, tratar as crises e normalizar os níveis de ácido úrico no sangue. Quanto a dieta, deve-se diminuir a ingestão de alimentos ricos em proteínas, tais como carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos, embutidos, além da abstinência alcoólica. Orientar a redução do peso. Na crise, indica-se o uso de analgésicos, colchicina e compressa de gelo local. A redução dos níveis de ácido úrico é feita com fármacos específicos tais como alopurinol e benzobromarona.
É de fundamental importância consultar um médico capacitado para poder fazer o diagnóstico e tratamento adequados.

Alimentação para Gota - Ácido Úrico

ALIMENTOS ACONSELHADOS:

- Leite, iogurte magro e queijo branco
- Pão branco, bolos secos e biscoitos de água e sal
- Água e chás pouco fortes
- Arroz, batata e massas
- Pato e vaca
- Ovos
- Pescada, carapau, pargo, cachucho, faneca e corvina
- Vegetais e hortaliças – alho, abóbora, feijão verde, agrião, couve, alface, cenoura, lima, grelos e nabo
- Cebola e tomate com moderação
- Frutas – laranja, maçã, pêra, morango, melancia, tangerina
- Óleos vegetais em pouca quantidade
- Cozidos mas sem aproveitar a água da cozedura.

ALIMENTOS NÃO ACONSELHADOS:

- Pão de centeio
- Café, chocolate e cacau 
- Bebidas alcoólicas
- Carnes defumadas, enchidos, porco, galinha, peru
- Miúdos (fígado, coração, moelas,…)
- Sardinha, marisco, lula, anchova, bacalhau, truta e salmão
- Favas, ervilhas, feijão, lentilha, grão-de-bico e trigo, espargos, brócolos, alho-porro, cogumelos e espinafre
- Cereja, nêspera, coco e ananás
- Castanha, nozes, avelã, amêndoa, pistaches e amendoim
- Grãos e sementes
- Molhos, caldos e refeições pré – cozinhadas

Vikipédia e outros

Mães que fumaram na gravidez tendem a ter filhos tabagistas

Pesquisa feita com ratos mostra que nicotina na dieta ativa receptores causadores do vício.
A exposição à nicotina do bebê ainda na barriga da mãe aumenta a chance do adolescente vir a se tornar um fumante. Essa é a conclusão de um estudo feito com ratos pelo Programa de Pesquisa sobre Abuso de Drogas e da Toxicodependência, localizado na Finlândia.
Os resultados apoiam a hipótese de que adolescentes com exposição pré-natal à nicotina são mais propensos a começar a fumar mais cedo do que bebês não expostos e que eles também são mais suscetíveis aos efeitos de dependência da nicotina, principalmente como resultado do situações de estresse e pressão.
O estudo realizado com ratos é parte de um projeto de pesquisa dos mecanismos comportamentais e moleculares da dependência da nicotina.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois adicionar nicotina na água de beber das fêmeas grávidas. Eles passaram a beber mais da água depois da inserção da nicotina, do que o grupo de animais que não receberam a água "turbinada".
O estudo também analisou os efeitos da combinação de opioides (morfina e compostos semelhantes à morfina) com a nicotina e chegou a informações semelhantes, já que as substâncias ativam os mesmos receptores que captam a presença da nicotina.

Diante dos resultados, os pesquisadores afirmam que esse pode ser um caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos usados para tratar tanto o tabagismo contra a dependência química.
Fonte: Dra. Sonia Orquiza "orientaçõesmédicas"