6.09.2011

Mães que fumaram na gravidez tendem a ter filhos tabagistas

Pesquisa feita com ratos mostra que nicotina na dieta ativa receptores causadores do vício.
A exposição à nicotina do bebê ainda na barriga da mãe aumenta a chance do adolescente vir a se tornar um fumante. Essa é a conclusão de um estudo feito com ratos pelo Programa de Pesquisa sobre Abuso de Drogas e da Toxicodependência, localizado na Finlândia.
Os resultados apoiam a hipótese de que adolescentes com exposição pré-natal à nicotina são mais propensos a começar a fumar mais cedo do que bebês não expostos e que eles também são mais suscetíveis aos efeitos de dependência da nicotina, principalmente como resultado do situações de estresse e pressão.
O estudo realizado com ratos é parte de um projeto de pesquisa dos mecanismos comportamentais e moleculares da dependência da nicotina.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois adicionar nicotina na água de beber das fêmeas grávidas. Eles passaram a beber mais da água depois da inserção da nicotina, do que o grupo de animais que não receberam a água "turbinada".
O estudo também analisou os efeitos da combinação de opioides (morfina e compostos semelhantes à morfina) com a nicotina e chegou a informações semelhantes, já que as substâncias ativam os mesmos receptores que captam a presença da nicotina.

Diante dos resultados, os pesquisadores afirmam que esse pode ser um caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos usados para tratar tanto o tabagismo contra a dependência química.
Fonte: Dra. Sonia Orquiza "orientaçõesmédicas"

Nenhum comentário: