6.08.2011

VIDA EM EQUILÍBRIO. SUCESSO NO TRABALHO

Vida em equilíbrio. Sucesso no trabalho

Equilibrar a vida pessoal com a profissional é essencial para o seu bem-estar

Ser feliz na vida pessoal ou na vida profissional? Essa é uma pergunta que homens e mulheres se fazem todos os dias. Mas, fazer esta escolha pode ser prejudicial nos dois campos e, inclusive, ser um dos motivos do aparecimento do estresse. Segundo especialistas do mercado de Recursos Humanos, conciliar a vida pessoal com a profissional é essencial para se ter uma existência equilibrada e sucesso no trabalho.
De acordo com o gestor de carreira, Sidney Zenobio, da empresa de recursos humanos Gnetwork, “os trabalhadores jamais devem escolher entre uma opção ou outra, as duas devem andar juntas”. Para ele, um bom funcionário é aquele que está em dia com o seu bem estar e com seus relacionamentos sociais.
“O colaborador deve buscar ao máximo desfrutar de momentos felizes em casa, no lazer e no trabalho. Quem tem êxito na carreira e também na vida pessoal irá produzir mais e melhor, além de aumentar sua qualidade de vida”, afirma.
Mas, como conseguir essa proeza? Como conciliar o trabalho com a família e os amigos e prevenir o estresse, mal que atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Sidney Zenobio acredita que ter disciplina, organização e definir metas, além de objetivos, é sempre um bom começo.
“Muitas pessoas não sabem aproveitar o tempo que possuem e no fim acabam se dedicando mais a uma tarefa do que a outra, sem necessidade. O profissional deve estabelecer as tarefas do dia e o tempo para realizá-las, deixando espaço para o lazer, cuidados pessoais, momentos com a família e para o trabalho”, explica o especialista.
Outra dica do especialista é determinar prioridades. Os itens importantes devem ser sempre priorizados, sejam urgentes ou não, como, por exemplo, sair com os filhos. Se desconectar do trabalho também é fundamental. Computador, celular, pager e demais acessórios eletrônicos utilizados no trabalho devem estar ligados somente durante o expediente.
“Um bom profissional é aquele que trabalha com qualidade, aproveitando bem seu tempo. Afinal, não adianta enrolar durante o horário de trabalho e depois dizer que não deu tempo de fazer tudo devido a quantidade. Ser honesto e se esforçar é fundamental”,

Nenhum comentário: