6.13.2015

DILMA "SHOW DE BOLA" NO JÔ SOARES

Programa do Jô

Assista à entrevista completa de Dilma Rousseff no Programa do Jô

(veja aqui a íntegra da entrevista).

Milton Nascimento -"Canção da América" Homenagem à Fernando Brand ( +13 junho 2015)




O jornalista, escritor e compositor Fernando Brant, com o parceiro Milton Nascimento ao lado, em 1980 Foto: Agência O Globo

Aos 68 anos, compositor morre em Belo Horizonte

Parceiro de Milton Nascimento em clássicos como 'Travessia', 'Canção da América', 'Nos bailes da vida' e 'Maria, Maria', ele sofreu complicações decorrentes de um transplante de fígado

Jovem que teve castigo divulgado na internet se mata nos EUA

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Arquivo pessoal
    Izabel pulou de uma ponte em Tacoma; polícia local investiga o caso
    Izabel pulou de uma ponte em Tacoma; polícia local investiga o caso

A adolescente Izabel Laxamana, 13 anos, matou-se pulando de uma ponte em Tacoma, cidade de Washington, nos Estados Unidos. O ato de desespero aconteceu logo depois de um vídeo em que ela aparece tendo os longos cabelos cortados pelo pai --como forma de punição por um mau comportamento-- ter sido divulgado nas redes sociais, segundo reportagem publicada pelo jornal americano "Daily News".

A polícia local abriu uma investigação sobre o episódio e o pai da jovem não deverá ser responsabilizado. Os oficiais trabalham com a hipótese de bullying, já que a jovem teria postado na rede social Google Plus que odiava estar na escola, onde todos a julgavam. "A investigação está sendo frustrante, pois a única pessoa que disse ter informações sobre o caso sequer conhecia menina", disse a policial Loretta Cool ao periódico americano.

Os motivos que levaram o pai a repreender a filha dessa forma não foram divulgados à imprensa. Segundo Loretta, o vídeo não foi publicado na internet pelo pai da garota.
A menina saiu de um carro na última sexta-feira (5) e pulou de uma ponte na rodovia interestadual da cidade. Ela chegou a ser socorrida e levada para um hospital de Seattle, mas morreu no dia seguinte.
Alguns usuários das redes sociais acusam o pai de Izabel de humilhação pública e o culpam pelo suicídio. Até uma página no Facebook, intitulada "Justiça para Izabel", foi criada pedindo que o homem responda criminalmente pela morte da filha.
Ampliar

Veja dez temas que você já deveria ter conversado com seu filho adolescente11 fotos

1 / 11
Atualmente, as relações familiares são mais informais. Em vários lares, as pessoas conversam sobre os mais diversos tipos de assunto, o que ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e a estabelecer uma convivência mais harmoniosa e verdadeira. No entanto, por motivos como vergonha, desconhecimento, questões e tabus particulares ou mesmo dificuldade em lidar com o amadurecimento do filho, muitos pais acabam esperando a chegada da adolescência para tratar de determinados temas. Conheça alguns importantes, apontados por especialistas, e veja dicas sobre como conduzir melhor o diálogo | Por Heloísa Noronha - Do UOL, em São Paulo Stefan/Arte UOL
"Ela fez algumas escolhas erradas, mas não precisava se matar por isso," afirmou Loretta ao "Daily News". Na entrevista, a oficial da polícia reconheceu que cortar o cabelo para disciplinar a garota não foi a melhor maneira de castigá-la.
Segundo psicólogas e psicopedagogas, esse tipo de punição humilhante pode sermuito prejudicial para o desenvolvimento da subjetividade do adolescente, além de causar problemas de autoestima, raiva e revolta em relação aos pais.
O vídeo original do castigo foi retirado do YouTube, no entanto, um amigo da adolescente compartilhou o material com o objetivo de desencorajar outros pais a fazerem o mesmo.

Veja também

Orgasmo, decoração, romantismo e beleza

6.12.2015

Dilma: Somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes para dar continuidade ao processo de desenvolvimento.”

Dilma faz apelo ao PT por apoio ao ajuste fiscal e diz que "não mudou de lado"

Na abertura do 5º encontro nacional petista, em Salvador, presidenta diz que precisa da sigla para aprovar as medidas de reequilíbrio financeiro; Lula ignora as citações politicas ao seu instituto nas investigações da Lava Jato e ataca a   imprensa golpista 

dilmaaaaaoo_afp_483x303.jpg
A presidenta Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira, 11, um apelo para que o PT apoie o ajuste fiscal, buscou aproximação com a militância e disse precisar do partido para a aprovação das medidas. Ao participar da abertura do 5.º Congresso da legenda, em Salvador, Dilma afirmou que conta com a sigla para a defesa do governo, do pacote e da Petrobras e que não tem receio de se “submeter ao julgamento da história”.
“Nós não mudamos de lado, não alteramos o compromisso que temos com o Brasil, que o PT defende desde que chegamos ao governo”. “Somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes para dar continuidade ao processo de desenvolvimento.”
Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de dez ministros, Dilma disse que apressara a volta da viagem a Bruxelas, onde participou da Cúpula União Europeia-Celac, para estar ali com o seu partido.
“Eu vim para assegurar a cada militante petista que temos uma agenda forte, que vai garantir a retomada do crescimento e um processo de ascensão social”, destacou. “Estejam certos: direitos dos trabalhadores serão garantidos.”
O encontro foi marcado pela falta de entusiasmo da plateia. Muitos dirigentes deixaram o auditório antes do fim dos discursos de Dilma e Lula. A presidenta cobrou dos petistas a “leitura correta” da conjuntura e pediu que todos defendam o governo. “Falem com orgulho da Petrobras, que está ganhando prêmio”, afirmou. “Falem do pré-sal. Deixem claro que não vamos abrir mão do regime de partilha.”
A presidenta discursou por quase uma hora, afirmando que a atual situação do País é necessário para a continuidade dos programas sociais,. Dilma incentivou o combate à corrupção de forma implacável.
Sem acomodação. Antes do discurso de Dilma, Lula também pediu engajamento em defesa da gestão da sucessora. “Não se acomodem no governo, pelo amor de Deus. Não deixem o País parar de crescer e parar de incluir. É nossa obrigação ouvir e compreender esse recado, manter acesa a esperança”, afirmou.
Antes de começar a falar, Lula explicou por que leria o discurso, em vez do costumeiro improviso. “Confesso a vocês que preferi com os companheiros do Instituto (Lula) escrever o que vou falar para não falar com o fígado. Tentarei ser o mais tranquilo que um orador pode ser”, disse.
Horas antes, a CPI da Petrobras havia aprovado a convocação do presidente do instituto, Paulo Okamotto, para explicar os R$ 3 milhões doados pela Camargo Corrêa à entidade, dado divulgado na véspera.

O discurso de Lula foi carregado de ataques à mídia. Depois de dizer que veículos de comunicação e jornalistas decretaram por várias vezes a morte do PT e citar demissões ocorridas no setor, o ex-presidente lembrou indiretamente os dez anos do escândalo do mensalão. “Estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e preparado para novos embates. Machucado, sim, mas bem vivo.”
O ato foi marcado pelo clima de tensão. Com nervos à flor da pele, militantes chegaram a bater boca entre si e abafaram o discurso do presidente do PT, Rui Falcão.
O PT está mais vivo do que nunca, para desespero da imprensa golpista e a oposição derrotada nas urnas.  País

Lula faz doação simbólica ao PT e conclama a militância

Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e tinha independência financeira

De Salvador - O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva abriu, na manhã  desta sexta-feira, (12) o segundo dia do 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que acontece desde esta quinta (11)em Salvador. Lula fez uma doação simbólica para a Campanha Nacional de Arrecadação da sigla, como forma de apoio à decisão de abolir os donativos empresariais. Este é um dos temas principais em debate nos três dias de evento.
Lula foi ovacionado ao chegar no evento aos gritos de "Volta, Lula!". Bem humorado, antes de subir na tribuna distribuiu sorrisos e fez selfies com militantes e membros do partido.
O presidente do partido, Rui Falcão, fez uma convocação aos delegados municipais, estaduais e militantes para utilizar as novas ferramentas para fazer as doações. Em seguida, o secretário de finanças da sigla, Márcio Macedo, explicou para a plateia a forma de utilização das plataformas online.
Lula discursa durante congresso do PT, em Salvador
Lula discursa durante congresso do PT, em Salvador
O presidente Lula considerou o momento histórico. Ele relembrou os tempos em que a sigla vendia camisetas e "estrelinhas" e tinha a sua independência financeira, através da mobilização popular dos seus seguidora. "Não é nenhuma vergonha a gente pedir dez reais para o partido, vamos  fazer os nossos donativos", disse o petista.
Lula comentou ainda sobre um "processo de criminalização do partido", bancado pela oposição. "A gente sabe como nasceu o nazismo. Foi exatamente tentando desacreditar as pessoas" , comparou o ex-presidente, apoiado por fortes aplausos.  

Separação racha casa ao meio na Vila Autódromo

Ex-mulher aceita indenização e prefeitura derruba só metade do imóvel

CAIO BARBOSA
Rio - Seriia cômico se não fosse trágico. E a história do pedreiro Luiz Geraldo dos Santos, de 52 anos, ganhou o mundo pelas páginas do Daily Mail, de Londres, na Inglaterra.
Morador da Vila Autódromo, em Jacarepaguá, ele teve metade de sua casa demolida pela Prefeitura do Rio para as obras das Olimpíadas de 2016. A ex-mulher de Geraldo, negociou a parte dela na residência com a prefeitura, que não perdeu tempo: foi lá e cortou a casa ao meio, deixando o puxadinho que havia sido feito por Geraldo intocável.
Luiz Geraldo posa com o neto e a filha Milena. Ele conta que recusou a oferta inicial da prefeitura, que havia oferecido R$ 50 mil pela parte dele
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
“Foi acordado. Não teve problema. Não teve surpresa. Foi tudo acertado com a prefeitura. Estou apenas esperando receber o apartamento que me foi prometido. Mas eu sabia que iriam demolir porque a ex-mulher fez o acordo da parte dela. O problema que havia era quanto à minha parte. No início eu não aceitei o valor oferecido, mas depois resolvemos tudo. O problema é saber quando isso vai acontecer. Ninguém nos falou ainda sobre data” disse Luiz Geraldo,
Doze meses depois, a situação está perto de um final feliz. O pedreiro, inicialmente, recusou a indenização do município no valor de R$ 50 mil para abandonar a casa de quatro quartos.Em abril, no entanto, aceitou trocar o imóvel por um apartamento pronto na Estrada dos Bandeirantes, oferecido pela prefeitura.
“Minha mãe recebeu um apartamento aqui perto, na Estrada dos Bandeirantes, mas alugou e foi morar em Campo Grande”, contou a filha Taís Milena dos Santos, 17 anos.
Casa derrubada pela metade na Vila Autódromo foi destaque de jornal inglês
Foto:  Montagem de reprodução / Daily Mail
Segundo ela, o novo apartamento ficará em seu nome. “Como eu ainda não completei 18 anos, a prefeitura me emancipou para a gente não perder o apartamento. Fizeram isso porque meu pai é casado no papel com outra pessoa, mas ninguém sabe onde está essa mulher. E assim evitamos de ela aparecer e tomar o que é nosso”, diz
Taís e Geraldo, que continuam vivendo no puxadinho que ficou intacto, estão solidários aos demais moradores que não fizeram acordo com a prefeitura, até porque o primeiro morador da Vila Autódromo foi Esteliano dos Santos, o Pernambuco, sogro de Geraldo e avô de Taís. “Todos aqui têm direitos e precisam ser respeitados. Vivemos em comunidade e não aceitamos violência. Estamos com os moradores”, disse Taís.
Obra para a Olimpíada
O Parque Olímpico está sendo erguido em um terreno de 1,18 milhão de metros quadrados em Jacarepaguá. No local, serão disputadas 16 modalidades, entre elas judô e natação. Depois dos jogos, a prefeitura pretende transformar o espaço em quatro escolas municipais. O investimento é de R$ 1,6 bilhão. O público estimado é de 120 mil pessoas por dia no parque durante os jogos.
Das 583 famílias que viviam na Vila Autódromo, 280 estavam na faixa que passará por obras de canalização de rios e duplicação das avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno.A prefeitura ofereceu apartamentos de dois e três quartos ou indenização.

Quase metade das mulheres pensa em outro durante relação sexual, diz pesquisa

Entre os homens, 42% admitiram a fantasia

O DIA
EUA - Uma pesquisa do Lovehoney, que vende brinquedos sexuais pela Internet, apontou que 46% das 1.300 mulheres entrevistadas admitiram pensar em outro homem durante a relação sexual com o parceiro. Entre os homens, 42% admitiram a fantasia.
Viagra feminino é aprovado por comissão norte-americana
De acordo com as entrevistadas, o pensamento na cama geralmente é por algum ator sexy, um rapaz sarado na academia ou um colega de trabalho. A pesquisa revela ainda que 8% das mulheres já teriam ido para a cama com o chefe.
Pensamento geralmente é por algum ator sexy, um rapaz sarado na academia ou um colega de trabalho
Foto:  Divulgação

Medicamento para ereção, agora versão em pomada

Medicamento já existia em forma de injeção e comprimido. Com eficácia de 86%, pode ser usado por quem tem problema cardíaco, ao contrário das pílulas

Medicamento ainda não tem registro na Anvisa 
O DIA

Entre cinco e trinta minutos após o uso, remédio começa a fazer efeito
Foto:  Istock

Rio - Uma pomada pode facilitar a vida dos homens que têm problemas de ereção. O Alprostadil, remédio usado para combater a disfunção erétil, já existia na forma de comprimido e de injeção, mas agora ganhou a nova versão. Entre as vantagens, estaria a de não ter contraindicação para cardíacos, ao contrário das pílulas.
A duração do efeito, porém, seria menor. A medicação foi testada em cerca de 600 homens e teve uma eficácia de 86%, segundo estudo publicado na revista ‘Urology’. 
“É uma opção a mais”, afirma Antônio de Moraes Jr., chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia. A pomada é usada na ponta do pênis, e a ereção acontece entre cinco e trinta minutos depois. “Ela cai na corrente sanguínea e gera uma vasodilatação, que vai levar à ereção”, explica Antônio.
A principal vantagem é a de poder ser usada por pacientes que tomam remédios com nitrato, por problemas no coração. Os efeitos da pomada, no entanto, duram até quatro horas. Já os dos comprimidos variam entre os de curta duração, de 8 a 12 horas, e os de longa duração, que vão até 36 horas.
ÁLCOOL PODE ATRAPALHAR
Não existe contraindicação para quem consumir bebidas alcoólicas, mas Antônio afirma que o efeito do remédio pode ser diminuído. Também não há restrição em relação à idade. “Não tem idade que impeça. Mas geralmente os mais jovens não precisam”, garante o urologista. A exceção são aqueles que, mesmo sem problemas, querem “turbinar” a ereção.
Antônio alerta, no entanto, que não é recomendado exagerar no uso do remédio. “A hiperdosagem pode trazer efeitos indesejáveis nos aparelhos digestivo e neurológico”, alerta Antônio. A pomada precisa ser liberado pela Anvisa para ser vendida no Brasil. A farmacêutica responsável, no entanto, ainda não fez o pedido do registro.

Top baiana Adriana Lima

ESTILO

PARABÉNS, ANGEL!
No aniversário de Adriana Lima, confira os cliques mais sexy de sua carreiraAdriana Lima completa 34 anos nesta sexta-feira no posto de modelo mais sexy do mundo. Além de estrelar campanhas e desfiles para a Victoria's Secret, a modelo baiana abusa de sua sensualidade em ensaios de moda e até em livros. O fotógrafo australiano Russel James, por exemplo, clicou a modelo sem roupa para o seu livro "Angels" Foto: Foto: Russel James

COMO MANTER SEU COLESTEROL SOB CONTROLE

Drauzio Varella
Quando você faz um exame de colesterol, os resultados dão o valor do colesterol total e os de três frações: HDL, LDL e VLDL. Muitos 

parede das artérias. Nesse processo, estão envolvidas praticamente todas as lipoproteínas, entre as quais as citadas acima: HDL, LDL e VLDL.
Nas pessoas saudáveis, essas lipoproteínas distribuem e reciclam o colesterol. A deposição do colesterol na parede das artérias envolve as frações LDL e VLDL. Ao contrário, sua retirada da parede arterial é executada pela fração HDL. Nosso objetivo, no momento, é ajudá-lo a controlar os níveis de colesterol como prevenção das doenças cardiovasculares, principal causa de morte nas sociedades industrializadas. Para isso é fundamental caracterizar dois parâmetros: os fatores de risco e os limites para os valores do colesterol.
Fatores de risco
Como as heranças patrimoniais, a genética não prima pela imparcialidade. Tive um doente de 64 anos que ingeria uma dúzia de ovos cozidos todos os dias, desde os 18 anos, e tinha colesterol total sempre abaixo de 150. Outros não podem sequer olhar para um vidro de maionese. Os genes que herdamos de nossos antepassados trazem com eles fatores de risco variáveis para doença cardiovascular.
De acordo com o National Cholesterol Education Program, os principais fatores de risco são:
1) IDADE – Homens: 45 anos – Mulheres: Depois da menopausa
2) FUMO
3) HIPERTENSÃO: Mesmo quando tratada
4) DIABETES
5) HISTÓRIA DE DOENÇA CARDIOVASCULAR EM PARENTES DE PRIMEIRO GRAU: Doenças instaladas em parentes masculinos antes dos 55 anos de idade ou em parentes femininos com menos de 65 anos.
6) NÍVEIS DE HDL ABAIXO DE 35 MG POR DL: Pela tabela, um homem aos 50 anos, cujo pai teve infarto do miocárdio aos 53 anos, tem dois fatores de risco: idade e parentesco. Se ele for fumante e tiver HDL = 30, passa para quatro fatores e dobra o risco, embora possa considerar-se gozando de saúde perfeita.
Para manter adequados os níveis de colesterol e reduzir o risco de ataques cardíacos ou de outras enfermidades circulatórias, há duas medidas universais: controle do peso corpóreo e prática de atividade física. Quando estas falham, os médicos aconselham reduzir a quantidade de gordura na alimentação e, eventualmente, prescrevem medicamentos.
A tabela abaixo estabelece a estratégia para indicar restrição de gordura na dieta e o momento em que o tratamento medicamentoso deve ser introduzido:
tabela_colesterol
A combinação dos fatores com a tabela mostra que não há valores fixos para orientar o controle do colesterol. Um homem de 50 anos (ou mulher na menopausa), com colesterol total = 220 e LDL = 140, não precisa restringir gordura na dieta nem tomar medicamentos, desde que não tenha outro fator de risco.
Se for fumante, por exemplo, terá dois fatores de risco e cairá na faixa dos que necessitam de restrições dietéticas. Se for portador de doença cardiovascular, o mesmo homem de 50 anos (ou mulher na menopausa) irá para o grupo dos que devem tomar remédio.
Um exame de sangue para prevenir ataque cardíaco
A relação entre altos níveis de LDL, o “mau” colesterol, e de uma proteína chamada C-reativa no sangue fornecem as explicações mais convincentes sobre as principais causas para a instalação de placas nas artérias que irrigam o coração. Aprendi na faculdade que ataques cardíacos aconteciam quando as coronárias eram entupidas por placas de colesterol.
A arteriosclerose seria consequência mecânica da deposição de placas de gordura no interior das artérias, processo irreversível e contínuo que se iniciava a partir da adolescência. Pela teoria, quanto mais gordura no sangue, mais rápida a velocidade de formação da placa, maior a probabilidade de obstrução. Naquele final dos anos 1960, começava a adquirir popularidade a determinação das concentrações das frações HDL e LDL do colesterol no sangue e passava-se a atribuir a elas valor prognóstico: o HDL seria a fração protetora,ou o “bom” colesterol, e o LDL, o “mau”.
Quanto mais alto o LDL, maior o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco), derrame cerebral e complicações vasculares. Esse conceito foi aceito pelos médicos apesar de evidentes contradições:
1) Há pessoas que nunca infartam apesar de apresentarem placas extensas, que lhes obstruem significativamente a luz das coronárias. Outras, portadoras de placas insignificantes, com pequeno grau de obstrução, podem sofrer infartos extensos;
2) Níveis altos de colesterol explicam apenas 50% dos episódios de infarto; a outra metade dos eventos ocorre em pessoas com colesterol normal;
3) As estatinas, drogas que reduzem as concentrações de colesterol no sangue, administradas a pessoas com LDL elevado, diminuem a probabilidade de ataques cardíacos e derrames cerebrais. Mesmo indivíduos com níveis normais de LDL, no entanto, podem beneficiar-se do uso desses medicamentos. No início dos anos 1990, surgiu uma linha de pesquisa nos laboratórios da Universidade de Harvard, que apresentaria explicação racional para as contradições acima e, em poucos anos, revolucionará o campo da prevenção e do tratamento da arteriosclerose. Das pesquisas iniciadas por esse grupo, emergiu o conceito de que a arteriosclerose é um processo inflamatório.
Entendê-la e tratá-la como resultado do acúmulo passivo de colesterol nas artérias é uma visão simplista, que deve ser abandonada. A formação da placa é um processo ativo, conseqüência de uma inflamação que se estabelece no local. As partículas de LDL em excesso que se acumulam junto às paredes internas de uma artéria sofrem alterações químicas que induzem as células do revestimento interno do vaso a produzir certos mediadores, que atraem glóbulos brancos com a finalidade de digerir essas partículas alteradas.
Inicia-se, no local, uma cadeia de reações imunológicas que resultará na deposição de uma camada formada por gordura e glóbulos brancos. Como defesa, na superfície dessa placa gordurosa, forma-se uma cápsula protetora, densa, de tecido fibroso, com o intuito de isolá-la e mantê-la íntegra, emparedada na superfície do vaso, sem interferir significativamente no fluxo sanguíneo (embora estreite a luz do vaso).
O infarto acontece não porque a placa necessariamente ocluiu a artéria afetada, mas quando substâncias resultantes das reações inflamatórias que ocorrem no interior da placa digerem a cápsula protetora e provocam a formação de coágulos, que se desprendem e são levados pela corrente sanguínea. A caracterização da arteriosclerose como processo inflamatório tem implicações práticas da maior importância: as mesmas células e moléculas envolvidas nas inflamações, resposta a agentes infecciosos e ao trauma, estão intimamente ligadas à gênese do processo arteriosclerótico. Uma dessas moléculas é a proteína C-reativa, substância presente em pequenas quantidades no sangue de pessoas normais, mas cuja concentração pode aumentar cem ou mil vezes na vigência de processos inflamatórios. Como a molécula dessa proteína permanece estável por décadas no sangue estocado, nos últimos anos surgiu uma avalanche de estudos que estabeleceram relações bem definidas entre os níveis de proteína C-reativa e o risco de acidentes cardiovasculares.
Deles, emergiram explicações mais claras para as contradições ligadas ao colesterol:
1) Níveis elevados de proteína C-reativa estão associados a ataques cardíacos e a derrames cerebrais mesmo em indivíduos com LDL baixo;
2) Níveis elevados de proteína C-reativa guardam relação linear com o número de acidentes cardiovasculares, isto é, quanto mais altos os níveis, maior a probabilidade de acidentes;
3) Pessoas com níveis baixos de LDL e de proteína C-reativa são as que menor risco de doença cardiovascular apresentam. Ao contrário, as que possuem LDL e proteína C-reativa elevados apresentam risco de seis a nove vezes maior;
4) Indivíduos com LDL baixo, que mesmo assim se beneficiam com o uso de estatinas, são justamente aqueles portadores de níveis altos de proteína C-reativa, sugerindo uma ação antiinflamatória para essa classe de drogas. As concentrações de proteína C-reativa no sangue são coerentes com os demais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Seus níveis se elevam com o fumo, com o aumento de peso, com o diabetes, com a hipertensão arterial e com o passar dos anos.
O álcool exerce efeito aparentemente paradoxal: os abstêmios apresentam níveis mais altos da proteína, que caem nas pessoas que tomam um ou dois drinques por dia e sobem significativamente nos que exageram na bebida (distribuição que acompanha exatamente o risco de infarto). Além do colesterol, é claro, é preciso controlar os níveis de proteína C-reativa em seus exames de rotina.
A alimentação faz diferença
Os níveis de triglicérides, ou gorduras, existentes no sangue variam de acordo com o tipo de alimentação adotada. Está cada vez mais claro para os estudiosos do problema que uma dieta rica em gordura é um dos mais graves fatores de risco para o funcionamento das artérias que irrigam o coração.
Há mais de 40 anos, foi demonstrado que níveis altos de triglicérides estão associados à doença das coronárias. No entanto, essas gorduras presentes no sangue têm sido consideradas menos importantes do que certas frações do colesterol, como HDL (o colesterol “protetor”) ou LDL (o “mau” colesterol). Em 1996, uma compilação de vários estudos demonstrou que, para cada aumento de 88,5 mg na dosagem de triglicérides sanguíneos, o risco de doença coronariana aumenta 37% em mulheres e 14% nos homens. Os médicos têm considerado aconselhável manter os níveis de triglicérides abaixo de 200, mas não há unanimidade em relação a esse valor. Em 1984, o National Institute of Health, dos Estados Unidos, aceitava como desejáveis valores até 250. Recentemente, o Baltimore Coronary Observation Program sugeriu que níveis acima de 100 devem ser considerados anormais. Já a American Heart Association aceita valores até 150. A dieta é fator crucial na relação entre triglicérides e doença coronariana.
Cada vez que ingerimos gordura, o nível de triglicérides no sangue aumenta. O grau de aumento depende dos níveis basais de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa que em jejum tenha triglicérides igual a 80 e almoce cheeseburger com batata frita e milkshake, poderá experimentar uma elevação entre 15% e 20% em seus níveis.
Embora esses valores subam para 92 a 96, ainda estão dentro da normalidade. A mesma refeição, em outra pessoa com valores basais igual a 300, elevará os níveis para mais de 350 o que é absolutamente desaconselhável. Para obtermos resultados laboratoriais confiáveis dos níveis basais de triglicérides, é preciso estar pelo menos 12 horas em jejum quando o sangue for coletado.
Além disso, existe variabilidade de 5 a 10% nos resultados de um laboratório para outro, podendo haver até 15% de variação de acordo com a posição em pé ou deitada no momento da coleta. Esses índices pouco afetam os resultados daqueles que apresentam resultados dentro da faixa da normalidade, mas podem ser significantes para os demais. Por isso, recomenda-se jejum de 12 horas, no mínimo, e colher o exame na mesma posição e no mesmo laboratório, sempre que possível. Independentemente dessas variações, triglicérides abaixo de 100 não requerem tratamento. No entanto, indivíduos com níveis superiores a 200 devem ser tratados. Na faixa entre 100 e 200 existe controvérsia em relação à necessidade de tratamento.
Nesse caso, fatores como história de ataques cardíacos na família, concomitância de hipertensão, diabetes, vida sedentária, tabagismo e níveis de colesterol devem ser levados em consideração. Modificações da dieta são muito eficazes no controle dos triglicérides, porque ela afeta seus níveis de forma muito mais evidente do que os do colesterol. Enquanto evitar alimentos ricos em gorduras saturadas (frituras e gordura animal) reduz o colesterol em apenas 5% a 10%, os triglicérides caem de 20% a 30%. Para reduzir triglicérides é importante, também, diminuir a ingestão de açúcares, porque o glicerol neles presente forma o esqueleto químico das moléculas de triglicérides.
Embora o álcool pareça ter menor impacto nos níveis de triglicérides do que se imaginava, sua ingestão concomitante com gorduras e frituras pode aumentá-los substancialmente. O exercício físico aeróbico é fortemente recomendado para os que apresentam triglicérides elevados. Sua prática reduz os níveis de 10% a 20%.
Substâncias como os ácidos graxos ômega-3, presentes no óleo de peixes como o salmão, constituem fontes alimentares importantes para quem precisa reduzir triglicérides. Para que sejam ingeridas nas quantidades adequadas, entretanto, é preciso comer cerca de 300 gramas de salmão por dia. Por isso, estão sendo desenvolvidas cápsulas de ômega-3 que supram essa necessidade de forma menos enjoativa.
Para os sedentários em que os esforços dietéticos tenham fracassado, o tratamento farmacológico está indicado. Três tipos de drogas são utilizadas: niacina, estatinas e fibratos. A niacina reduz os níveis de triglicérides de 10% a 30%. Doses de um a dois gramas são eficazes também para aumentar os níveis de HDL (o colesterol “protetor”). Redução do LDL, porém, requerem doses mais altas do medicamento. As estatinas são usadas para reduzir LDL e, concomitantemente, os triglicérides. São especialmente eficazes quando os níveis basais de triglicérides ultrapassam 250, pois induzem 20% a 40% de redução (contra 5% a 10% de redução quando os níveis basais são menores do que 150).
Os fibratos podem reduzir os níveis de triglicérides de 20% a 60% nos pacientes com colesterol total normal (abaixo de 200). Recentemente, um grande estudo conduzido entre pessoas com colesterol normal (em média 175) e valores médios de triglicérides iguais a 161 demonstrou que os fibratos reduziram o número de eventos cardiovasculares em 22%, resultado expressivo, num grupo que os médicos raramente consideram necessário tratar.