6.13.2015

Jovem que teve castigo divulgado na internet se mata nos EUA

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Arquivo pessoal
    Izabel pulou de uma ponte em Tacoma; polícia local investiga o caso
    Izabel pulou de uma ponte em Tacoma; polícia local investiga o caso

A adolescente Izabel Laxamana, 13 anos, matou-se pulando de uma ponte em Tacoma, cidade de Washington, nos Estados Unidos. O ato de desespero aconteceu logo depois de um vídeo em que ela aparece tendo os longos cabelos cortados pelo pai --como forma de punição por um mau comportamento-- ter sido divulgado nas redes sociais, segundo reportagem publicada pelo jornal americano "Daily News".

A polícia local abriu uma investigação sobre o episódio e o pai da jovem não deverá ser responsabilizado. Os oficiais trabalham com a hipótese de bullying, já que a jovem teria postado na rede social Google Plus que odiava estar na escola, onde todos a julgavam. "A investigação está sendo frustrante, pois a única pessoa que disse ter informações sobre o caso sequer conhecia menina", disse a policial Loretta Cool ao periódico americano.

Os motivos que levaram o pai a repreender a filha dessa forma não foram divulgados à imprensa. Segundo Loretta, o vídeo não foi publicado na internet pelo pai da garota.
A menina saiu de um carro na última sexta-feira (5) e pulou de uma ponte na rodovia interestadual da cidade. Ela chegou a ser socorrida e levada para um hospital de Seattle, mas morreu no dia seguinte.
Alguns usuários das redes sociais acusam o pai de Izabel de humilhação pública e o culpam pelo suicídio. Até uma página no Facebook, intitulada "Justiça para Izabel", foi criada pedindo que o homem responda criminalmente pela morte da filha.
Ampliar

Veja dez temas que você já deveria ter conversado com seu filho adolescente11 fotos

1 / 11
Atualmente, as relações familiares são mais informais. Em vários lares, as pessoas conversam sobre os mais diversos tipos de assunto, o que ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e a estabelecer uma convivência mais harmoniosa e verdadeira. No entanto, por motivos como vergonha, desconhecimento, questões e tabus particulares ou mesmo dificuldade em lidar com o amadurecimento do filho, muitos pais acabam esperando a chegada da adolescência para tratar de determinados temas. Conheça alguns importantes, apontados por especialistas, e veja dicas sobre como conduzir melhor o diálogo | Por Heloísa Noronha - Do UOL, em São Paulo Stefan/Arte UOL
"Ela fez algumas escolhas erradas, mas não precisava se matar por isso," afirmou Loretta ao "Daily News". Na entrevista, a oficial da polícia reconheceu que cortar o cabelo para disciplinar a garota não foi a melhor maneira de castigá-la.
Segundo psicólogas e psicopedagogas, esse tipo de punição humilhante pode sermuito prejudicial para o desenvolvimento da subjetividade do adolescente, além de causar problemas de autoestima, raiva e revolta em relação aos pais.
O vídeo original do castigo foi retirado do YouTube, no entanto, um amigo da adolescente compartilhou o material com o objetivo de desencorajar outros pais a fazerem o mesmo.

Veja também

Nenhum comentário: