7.30.2011

Depressão é problema de saúde pública

Transtorno - que atinge 121 milhões de pessoas - afeta capacidade de trabalho, relacionamentos interpessoais e pode chegar a destruir sua qualidade de vida

Depressão: o transtorno, que tem se tornado um problema de saúde pública, é mais comum em mulheres adultas Depressão: o transtorno, que tem se tornado um problema de saúde pública, é mais comum em mulheres adultas (Thinkstock)
A depressão afeta 121 milhões de pessoas em todo o mundo, e o episódio depressivo maior (MDE, sigla em inglês), caracterizado pela condição duradoura do transtorno, tem se tornado um problema de saúde pública. A conclusão é de um levantamento epidemiológico publicado nesta terça-feira no BMC Medicine, que reuniu dados de 18 países. No Brasil, informações foram coletados em São Paulo e estimam que os brasileiros entre 18 a 34 anos e acima dos 65 anos são de 3 a 5,5 vezes mais suscetíveis a terem MDE.
Coordenados pela World Mental Health Survey Initiative (projeto da Organização Mundial de Saúde para saúde mental), pesquisadores de 20 centros colaboraram na investigação da prevalência da depressão pelo mundo. Para ser classificada com o MDE, a pessoa precisava preencher cinco de nove critérios, incluindo tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimento de culpa ou baixa autoestima, distúrbios do sono ou de apetite, pouca energia e pouca concentração.
O levantamento feito com mais de 89.000 pessoas mostrou que 15% da população de países de alta renda estavam suscetíveis à depressão em algum momento da vida – 5,5% haviam tido o transtorno no último ano. Em países de baixa e média renda, 11% tinham riscos da doença. Casos de MDE se mostraram elevados em países de alta renda (28%) e foram especificamente altos na França, Holanda e Estados Unidos (30%). O país com a menor incidência era a China com 12% - mas, em contraste, casos de MDE eram bastante comuns na Índia (quase 36%).
Aspectos transculturais - As mulheres se mostraram duas vezes mais suscetíveis a terem depressão do que os homens. A perda do parceiro, seja por morte, divórcio ou separação, seria um fator importante para o transtorno. A contribuição da idade, no entanto, variou de país para país. Em países de baixa renda, por exemplo, o início da depressão acontecia dois anos mais cedo. Já se as dificuldades que a pessoa enfrenta aumentaram com a depressão, assim como o quão recente foi sua última crise, eram aspectos mais aparentes em pessoas de países de alta renda.
De acordo com Evelyn Bromet, da Universidade de Nova York, esse é o primeiro estudo que usa um método padronizado para comparar depressão e MDE entre países e culturas. “Demonstramos que a depressão é uma preocupação de saúde pública e está fortemente relacionada a condições sociais. Compreender os padrões e suas causas podem ajudar iniciativas globais para reduzir o impacto da depressão na vida dos indivíduos e em reduzir a carga para a sociedade.”

Brasileiro consome menos frutas e legumes do que o ideal

Nutrição

Pesquisa do IBGE, 90% da população do país consome menos de 400 gramas desses alimentos diariamente - um índice abaixo do recomendado pela OMS

Consumo de frutas no país está abaixo do ideal Consumo de frutas no país está abaixo do ideal (Digital Vision)
A maioria esmagadora da população brasileira consome uma quantidade de frutas, legumes e verduras inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). É o que mostra um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa POF 2008-2009: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, 90% dos brasileiros ingerem diariamente menos de 400 gramas desses alimentos por dia. Entre os homens, a situação é ainda mais grave: além de ingerirem menos frutas e legumes, eles consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres.
Ainda segundo o levantamento, o cardápio diário do brasileiro combina a dieta tradicional à base de arroz e feijão - uma combinação nutritiva - a alimentos com reduzido teor de nutrientes e alto teor calórico. Para se ter uma ideia, enquanto o consumo de frutas e legumes fica abaixo do ideal, a ingestão de bebidas com adição de açúcar, como sucos, refrigerantes e refrescos chega a 122 ml por dia.
A maioria da população (61%) relatou ao IBGE o consumo excessivo de açúcar. A gordura saturada é também um item prevalente no cardápio nacional - presente na alimentação de 82% dos brasileiros. O porcentual de brasileiros com consumo abaixo do recomendado de fibras foi de 68%. E mais que 70% da população consome quantidades superiores ao valor máximo de ingestão tolerável para o sódio.
Homens e mulheres - Embora o cardápio feminino seja mais rico em verduras, frutas e saladas, as mulheres são também as maiores consumidoras de doces do país. Elas consomem diariamente, por exemplo, cerca de 4,2 gramas de chocolate, ante 2,7 gramas entre os homens. Já eles são os campeões quando o assunto é comer fora de casa: lideram essa corrida em quase todos os alimentos - exceto pão integral, biscoito doce, produtos diet, chocolates, sorvetes e salgadinhos industrializados.
Os maiores consumidores de biscoitos recheados no país são os adolescentes, com 12,3 gramas diárias. Os adultos consomem cerca de 3,2 gramas de biscoitos doces todos os dias e os idosos, 0,6 gramas. Os jovens, porém, costumam deixar as saladas cruas longe do prato: consomem apenas 8,8 gramas diários desses alimentos, ante 16,4 gramas entre adultos e 15,4 gramas entre idosos.
As maiores médias de consumo diário entre os brasileiros ficaram com o com café (215,1 gramas), feijão (182,9 gramas), arroz (160,3 gramas), sucos (145 gramas), refrigerantes (94,7 gramas) e carne bovina (63,2 gramas). Entre os alimentos mais consumidos fora de casa estão cerveja, com 63,6%; salgadinhos industrializados, 56,5%; e salgados fritos e assados, com 53,2%; bebidas destiladas, 44,7%; pizzas, 42,6%; sanduíches, 41,4%; refrigerantes diet ou light, 40,1%.
Dia a dia – Segundo a pesquisa do IBGE, o consumo diário de vários alimentos diminui com a idade. Entre os itens que começam a faltar na despensa e na geladeira do brasileiro, os principais são: iogurtes, embutidos, sorvetes, refrigerantes, sucos/refrescos/sucos em pó reconstituídos, bebidas lácteas, biscoitos, embutidos, sanduíches, salgados e salgadinhos industrializados.

Dieta do brasileiro é carente de vitamina - e abusa do sódio

Já o consumo energético médio do brasileiro varia de 1.490 kcal a 2.289 kcal

Exagero no sal: cerca de 69% das mulheres e 88% dos homens brasileiros consomem quantidades diárias de sódio acima das recomendadas Exagero no sal: cerca de 69% das mulheres e 88% dos homens brasileiros consomem quantidades diárias de sódio acima das recomendadas (Thinkstock)
Rica em calorias e pobre em nutrientes, a dieta dos brasileiros resulta num consumo inadequado de vitaminas, cálcio e sódio, de acordo com levantamento do IBGE divulgado nesta quinta-feira. Entre os homens, por exemplo, 88,7% ingerem uma quantidade de sódio acima de 2.300 miligramas diariamente. Entre as mulheres, o total chega a 69,7%. Na população masculina com idades entre 19 e 59 anos, o consumo de sódio chega a ultrapassar os 5.200 miligramas.
O brasileiro é, também, carente da ingestão das vitaminas D - 99,6% dos homens e 99,2% dos mulheres têm um consumo inadequado da substância  - e E (99% dos homens e 100% dos mulheres não ingerem a quantidade ideal desta vitamina). O consumo diário de cálcio é insuficiente entre 83,8% dos homens, 90,7% das mulheres até 59 anos e 96,7% das mulheres de 51 a 59 anos.
Faixa etária - Em pessoas com 60 anos ou mais, a baixa ingestão de vitamina E chega a 100% para ambos os sexos. Já a da vitamina D chegou a 99,6% dos homens e 99,4% das mulheres. O consumo irregular de cálcio chegou a 85,9% para os homens até 70 anos, a 94,3% dos homens a partir dessa idade e a 95,8% para mulheres. Já a ingestão diária de sódio acima do limite chegou a 80,4% dos homens e 62,2% das mulheres desse grupo etário.
Na faixa dos 10 aos 13 anos de idade, 96,4% dos meninos e 97,2% das meninas registraram ingestão de cálcio abaixo do valor mínimo diário recomendável; o mesmo ocorreu com a vitamina D para 99,4% dos meninos e 99,0% das meninas; e, com a vitamina E, para 99,2% e 99,8%, respectivamente. Já a ingestão de sódio acima do limite diário máximo tolerável desse grupo (2.200 miligramas) foi registrada para 81,5% dos meninos e 77,7% das meninas.
Entre adolescentes de 14 a 18 anos, o consumo diário inadequado de cálcio foi registrado para 95,1% dos rapazes e 97,3% das moças; para a vitamina D, para 99,4% e 98,8%, respectivamente; e, para a vitamina E para 99,9% e 100%, respectivamente. O consumo diário excessivo de sódio para este grupo etário (acima de 2.300 miligramas) foi visto em 88,9% para os meninos e 72,9% para as meninas.
Calorias - O consumo energético médio da população brasileira variou de 1.490 kcal a 2.289 kcal. As maiores médias de ingestão de energia foram dos homens na faixa dos 14 aos 18 anos (2.289kcal/dia). Para ambos os sexos, os menores valores de ingestão energética foram na faixa de 60 anos ou mais: 1.490kcal/dia para mulheres e 1.796kcal/dia para homens. A região Norte apresentou as maiores médias de ingestão de energia diária, que variaram de 1.660kcal a 2.496kcal. As menores médias foram observadas no Nordeste, que variaram de 1.448 kcal a 2.289 kcal.
As médias diárias de ingestão de colesterol foram menores para as mulheres (de 186,3 miligramas a 237,9 miligramas), quando comparada aos homens (de 231,1 miligramas a 282,1 miligramas) em todos os grupos etários. A ingestão média diária de açúcares totais variou entre as faixas etárias. Os adolescentes tiveram os índices mais elevados, variando de 105,4 gramas a 113,1 gramas nos rapazes e de 106,8 gramas a 110,7 gramas nas garotas. O consumo médio diário de açúcar total entre esse grupo foi cerca de 30% maior do que o dos idosos e entre 15% e 18% maior que dos adultos.
Veja

Tatuadores competem em parada internacional na Eslováquia

Esta é a primeira vez que um evento deste tipo acontece na região. Foto: Reuters Na Parada Internacional de Tatuagem, na Eslováquia, vence quem mostrar o trabalho mais bonito
Foto: Reuters
Destreza na hora de traçar o desenho, bom gosto para a escolha das cores, firmeza para evitar erros - estas são algumas das características mais valorizadas por tatuadores no mundo todo. E neste sábado (30), na Eslováquia, profissionais da área colocaram à prova a sua arte na Parada Internacional de Tatuagem, uma competição que irá premiar o trabalho mais bonito.
O evento acontece na cidade de Prievidza, na Eslováquia. Esta é a primeira vez que uma competição deste tipo acontece na região, segundo informa o jornal Prievidza.sme.sk.
O organizador da parada, Thomas Dacej, acredita que a iniciativa é uma forma de quebrar os tabus relacionados ao tema: "queremos mostrar que a tatuagem hoje não é apenas a prerrogativa de criminosos, mas é uma verdadeira arte na pele", afirmou.
O evento também contará com apresentações de dança e reúne tatuadores da Eslováquia e República Checa.
Vida e Estilo

Governo recorre à revisão de estudos para inclusão de remédios no SUS

Ministério da Saúde encomendou 68 revisões sobre os mais diversos temas para centro especializado; em alguns casos resultado do trabalho permitiu economia de R$ 820 milhões; cientistas também apontam lobby da indústria e falhas nas pesquisas

O Ministério da Saúde tem recorrido a revisões científicas para definir a inclusão de novos medicamentos na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é evitar que o governo invista em alternativas terapêuticas de benefício duvidoso e alto custo.
Uma revisão, por exemplo, mostrou que stents convencionais - um tipo de prótese para artérias, que custa R$ 3 mil - são tão efetivos quanto stents revestidos com medicamentos, de R$ 15 mil. O trabalho contribuiu para poupar R$ 820 milhões no ano passado.
Outro estudo mostrou que o uso de uma droga oncológica no tratamento de degeneração macular úmida - doença que afeta cerca de 30 mil pessoas no País - poderia substituir com igual eficácia o remédio aprovado especificamente para tratar a doença. Com uma diferença: a terapia alternativa custa R$ 600 por olho afetado, enquanto a oficial não sai por menos de R$ 15 mil.

          
Nenhum dos dois remédios está disponível no SUS. Mas, se o uso oftalmológico da droga para câncer fosse aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seria uma alternativa viável para inclusão no rol da rede pública, afirma Rubens Belfort Junior, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. "A segunda não teria chance: o custo é muito alto."
Muitas revisões são feitas pelo Centro Cochrane do Brasil, braço nacional da Cochrane Internacional, entidade britânica fundada em 1993 que auxilia médicos a adotar condutas clínicas baseadas em evidências científicas. "Até agora, o centro realizou 68 revisões sobre os mais diversos temas para o ministério", recorda Álvaro Attalah, fundador do centro no País.
Importância. Todos os dias, revistas científicas publicam milhares de artigos na área médica. Revisões sistemáticas servem para reunir em um só local as evidências obtidas em diversos estudos (mais informações nesta página), devidamente expurgadas de resultados pouco confiáveis.
Em 2005, o Ministério da Saúde pediu ao Centro Cochrane do Brasil que respondesse à seguinte pergunta: "A drotrecogina alfa ativada é efetiva e segura no tratamento da sepse grave?" Recebeu como resposta: "Depende." Nos casos de pacientes "com alto risco de morte", sim. Nos demais, não. A revisão lamentava a inexistência de testes clínicos de melhor qualidade.
A mesma crítica já circulava nos Estados Unidos. Um artigo publicado no New England Journal of Medicine, em 2006, sublinhava a falta de testes clínicos robustos e questionava a campanha "Sobrevivendo à sepse grave", que promovia o uso do medicamento e era financiada pela própria empresa que o produzia.
Ou seja, revisões sistemáticas também servem para indicar casos em que ensaios clínicos - normalmente financiados pela indústria - apresentam lacunas.
Estudos mostram que farmacêuticas publicam preferencialmente trabalhos que confirmam a eficácia dos seus produtos.
O Centro Cochrane não realiza só revisões a pedido governo. Também produz estudos que mostram a efetividade de tratamentos baratos, mas que carecem de lobbies poderosos para lutar por sua inclusão no SUS.
Uma revisão mostrou, por exemplo, que um investimento anual de apenas R$ 6 milhões para oferecer suplementação de cálcio a gestantes evitaria 50 mil casos de complicações por pré-eclampsia. Estudos mostram que poucos obstetras da rede pública prescrevem cálcio às gestantes, medida indicada pela Organização Mundial da Saúde.
Críticas. Wanderley Marques Bernardo, professor da USP e um dos organizadores do Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina questiona o que considera um "uso seletivo" das revisões sistemáticas pelo governo federal.
"É uma forma de conseguir uma justificativa racional para uma decisão prévia de não gastar dinheiro com determinadas terapias". "Para muitos remédios ainda não há revisões sistemáticas. Mesmo assim, sua inclusão é absolutamente racional."
Alexandre Gonçalves - O Estado de S.Paulo

Uva protege cotra os raios ultravioletas

Alguns compostos presentes nas uvas ajudam na proteção contra os raios ultravioleta e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. É o que afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Barcelona e do Conselho National de Pesquisa da Espanha. Segundo os cientistas, uvas e seus derivados poderiam ser usados para a proteção contra os raios nocivos do sol. A pesquisa foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Fabio Motta/AE
Cientistas defendem uso de derivados de uva para proteção contra o sol
A exposição aos raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol pode provocar diversos problemas de pele, incluindo câncer, queimaduras e envelhecimento precoce. Segundo o estudo espanhol, há provas de que os flavonoides, presentes nas uvas, podem reduzir os danos sofridos pela pele exposta ao sol.
A pesquisa explica que os raios UV agem na pele ativando as espécies reativas de oxigênio (ROS). Então, esses compostos oxidam moléculas como lipídios e DNA, estimulando certas reações e enzimas que provocam morte celular.
Os cientistas mostraram que os flavonoides extraídos das uvas conseguem reduzir a formação de ROS nas células da pele humana expostas durante um longo período de tempo aos raios UVA e UVB.
O estudo então sugere que novos estudos clínicos sejam realizados para que se desenvolva um método de proteção solar derivado de extratos vegetais de uva. Embora alguns cosméticos derivados dessa fruta já existam, os pesquisadores ainda precisam compreender seu funcionamento de maneira mais completa
Estadao

ESTOU GRÁVIDA! E AGORA?

Estou grávida! E agora?

Especialistas fala sobre a importância da mão cuidar de sua saúde.

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. Por isso, o dia 15 de agosto é todinho dedicado a elas, pois é o Dia da Gestante. O que muitas grávidas esquecem é que tão importante quanto a saúde do seu bebê é a saúde delas. Por isso, a futura mamãe precisa estar atenta aos cuidados com seu estado nutricional e com a beleza, sempre preservando a saúde do bebê.

Desde a confirmação da gravidez, a mãe deve iniciar as consultas com um especialista em obstetrícia, que irá avaliar preventivamente a condição do bebê e verificar a saúde da mãe. Os exames de rotina recomendados a cada trimestre gestacional contemplam análises do sangue, ultrassom, curva glicêmica, entre outros.

“Nesta fase, a futura mamãe também precisa manter uma boa alimentação, assim o bebê poderá receber todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, e a mulher terá uma gravidez sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. É importante ressaltar que o censo comum de que é necessário “comer por dois”, é equivocado, pois nesta fase a alimentação precisa ter mais qualidade do que quantidade” afirma o ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro Fernandes.

E quando o assunto é o ganho dos temíveis quilos extras, o médico é taxativo. “O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados”.

Para uma melhor digestão, recomenda-se a divisão das refeições em seis a oito vezes ao dia, preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura. “Alguns alimentos que trazem estes benefícios são a carne vermelha que possui proteínas e ferro, os laticínios em geral que contêm cálcio e os vegetais verdes escuros, cereais, leguminosas e ovos, que são ricos em ácido fólico”, destaca o especialista.

É comum que o médico prescreva suplementos polivitamínicos/poliminerais para suprir as atividades fisiológicas que surgem com a gravidez, período em que ocorre um aumento das necessidades nutricionais diárias. Para uma maior eficiência, o suplemento precisa ter nutrientes como sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, niacina, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco.
“A gestante que recebe prescrição de suplementos polivitamínicos pode continuar o uso durante a amamentação. Mesmo em lactantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, a deficiência de vitaminas e sais minerais pode ocorrer, por isso, a suplementação é indicada”,
Sua Dieta

SAIBA COMO CONSUMIR A GORDURA DE FORMA CONSCIENTE


Saiba como consumir a gordura de forma consciente
É preciso comer direito para viver melhor

Muito se fala, mas o entendimento correto sobre o uso da gordura que faz bem (insaturadas) e a que faz mal (saturadas) ainda é confuso.  Uma dica importante para consumir a gordura de forma consciente é conhecer os alimentos. Segundo a nutricionista Maria Paes Vasconcelos, “todos os alimentos têm, quando crus, um teor maior ou menor de vitaminas, minerais, proteína e gordura. Por essa razão, alguns alimentos fritos têm menor teor de gordura saturada do que outros alimentos quando grelhados”.
De acordo com Maria, para diminuir a ingestão de quantidade de gordura saturada, há várias opções como, “preferir um bife de vaca grelhado acompanhado por uma salada convencional. Se quiser mesmo um bife frito, então prefira uma carne mais magra, como a carne de peru ou o frango”. A especialista ainda ressalta: “o segredo para não eliminar nada da alimentação é comer de tudo um pouco”.
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deixa clara essa falta de consciência da população brasileira com relação a alimentação. Segundo o órgão, a dieta no Brasil não contém legumes, verduras e frutas. Os jovens estão cada vez mais consumindo biscoitos, alimentos com altas taxas de gordura saturada e muito refrigerante.
Para aproveitar as delícias gastronômicas sem culpa e com consciência, uma boa opção é escolher alimentos assados. Segue agora uma lista de salgadinhos feitos no forno e que dão muita água na boca. Aproveitem!
Croquete de carne
Bolinhas de camarão com cenoura
Pastel de brócolis
Bolinho de bacalhau diet
Esfiha de escarola

MULHERES SABEM SE COMPORTAR... SABEM MESMO?

Mulheres sabem se comportar... Sabem mesmo?

Talvez elas não sejam tão delicadas quanto você pensa!

Quando se fala em educação, as mulheres se sentem um exemplo de boas maneiras. Tudo bem que esta é a fama que elas realmente têm, mas até que ponto isso é uma verdade inegável? Como diz o ditado: “os números não mentem”. Então,vamos a eles!

- 70% das mulheres se consideram educadas;

- A maioria delas acredita se comportar muito bem em eventos formais, porém, quando o assunto é a aproximação de um estranho... 68% delas dizem não gostar desta situação;

- Elas andam com a língua bem solta. 55% delas assumem que falam palavrão;

- Quando o assunto é o amigo inseparável, o telefone, elas confessam: 80% delas já desligaram o aparelho na cara de alguém, sendo que nem a metade delas retorna a ligação para pedir desculpas;

- Contudo, elas ainda são bem românticas. 63% delas esperam o companheiro pagar a conta;

- E sabe qual a falta de educação deles que mais as irrita? Quando, ao saírem para um jantar, eles tratam mal o garçom ou as interrompem no meio de um discurso.
Sua Dieta

EFEITO DO ÁLCOOL É MAIS NOCIVO EM MULHERES


Efeito do álcool é mais nocivo em mulheres
O assunto é sério. Toda atenção ainda é pouca!


Novos tempos. Há algumas décadas, era pouco comum ver mulheres de diferentes idades em bares com tanta frequência quanto hoje. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, em 2006, 8,2% das entrevistadas admitiram exagerar na bebida, em 2010, 10,6% afirmaram o fato. Mas, é preciso que este hábito seja praticado com consciência, pois já foi provado que o álcool tem um efeito mais nocivo nas mulheres que nos homens.
Quem não dispensa o chope, uns copinhos de cerveja, um bom vinho ou aquela caipirinha com morango em altas doses, precisa saber que álcool se mistura facilmente com a água do corpo, e como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens, a concentração e os efeitos da bebida, bem como os riscos à saúde, acabam sendo maiores.
“Estudos científicos apontam que, nas mulheres, o uso de álcool está associado ao desenvolvimento de câncer de mama, principalmente quando combinado ao uso de reposição hormonal na pós-menopausa, por exemplo. Sob o efeito de bebida, as mulheres ainda podem ficar suscetíveis a abusos sexuais e fazer sexo desprotegido, além de efeitos negativos sobre o casamento e no desenvolvimento dos filhos”, explica a psiquiatra e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Camila Magalhães Silveira.
Segundo a médica, outro hábito preocupante entre as mulheres é o consumo do álcool durante a gravidez, acarretando problemas sérios. Tanto a saúde do feto, como a da mãe podem sofrer efeitos negativos como a Síndrome Fetal Alcoólica (SFA), apontada como a maior causa de retardo mental em crianças, uma vez que o álcool atravessa a placenta.
“O uso de álcool durante a gravidez pode trazer inúmeros problemas para o bebê, incluindo hiperatividade e déficits de atenção, aprendizado e memória. Outros fatores podem contribuir para o surgimento destes distúrbios: padrão de consumo de álcool, metabolismo materno, suscetibilidade genética, período da gestação em que o álcool foi consumido e vulnerabilidade das diferentes regiões cerebrais da criança”, conclui a médica.

Dieta Inibe o Desenvolvimento e Progressão do Câncer

Estudo publicado na revista científica Cancer Research mostrou, com resultados pré-clínicos consistentes, a capacidade de uma dieta com baixo teor de carboidrato em evitar o ganho de peso, mas também inibir o desenvolvimento e progressão do câncer, em camundongos.

Os pesquisadores testaram a hipótese de que células cancerígenas dependem de mais glicose para o seu crescimento do que as células normais. Assim, o objetivo do estudo foi investigar os efeitos de uma dieta com baixo teor carboidratos e rica em proteínas sobre a taxa de crescimento de tumores.

Foram injetadas células de carcinoma colorretal nos camundongos e, em seguida, os animais foram divididos em diferentes grupos, recebendo as seguintes dietas:

Grupo dieta ocidental: contendo 55,2% de carboidratos (CHO, rico em sacarose), 23,2% de proteínas (ptna) e 21,6% de lipídios (lip);

Grupo 8% CHO: contendo 8% de CHO (rico em sacarose), 69,4% de ptna e 22,6% de lip;

Grupo 10% CHO: contendo 10,6% de CHO (rico em amilose), 63,5% de ptna e 25,9% de lip;

Grupo 15% CHO: contendo 15,6% de CHO (rico em amilose), 58,2% de ptna e 26,2% de lip.

Dentre os grupos estudados, os autores observaram que os tumores cresceram mais lentamente nos animais do grupo 10% CHO (p<0,05), devido à presença de CHO com alto teor de amilose. Os animais do grupo 8% CHO apresentaram menor crescimento tumoral em relação ao grupo dieta ocidental, mas não em relação ao grupo 10% CHO e 15% CHO, pois o seu conteúdo de carboidrato foi composto por sacarose e, interessantemente, apresentaram perda de peso acentuada.

Os pesquisadores verificaram que a dieta do grupo 15% CHO, composta principalmente por amilose (CHO complexo), reduziu a incidência de tumores em modelo animal que desenvolveu câncer de mama espontâneo. Isso mostra que a dieta com baixo teor de carboidrato inibe tanto a proliferação do câncer quanto o processo de iniciação da carcinogênese.

“Mostramos com o nosso estudo que a dieta com baixa ingestão de carboidratos simples e rica em proteínas retarda o crescimento e reduz a incidência de tumores, bem como melhora a resposta a terapias existentes, sem levar à desnutrição ou insuficiência renal”, destacam os autores.

“Concluímos que essa abordagem dietética tem benefícios potenciais na redução da incidência e tratamento do câncer. Há necessidade, portanto, de uma investigação mais aprofundada de sua aplicabilidade na clínica, especialmente em combinação com terapias existentes”,

Criado cão modificado geneticamente que brilha

Beagle Tagon fica fluorescente sob luz ultravioleta, segundo pesquisadores.

Pesquisa pode ajudar a descobrir cura de doenças em humanos.

Da Reuters
Cientistas da Coreia do Sul afirmaram na quarta-feira (27) que criaram um cão que brilha, usando uma técnica de clonagem que pode ajudar a curar doenças em humanos, como os males de Alzheimer e Parkinson. A informação é da agência Yonhap.
Uma equipe da Universidade Nacional de Seul disse que a beagle fêmea, batizada de Tegon e nascida em 2009, fica com um brilho verde fluorescente sob luz ultravioleta, quando toma um certo tipo de antibiótico, a doxiciclina
A cadela Tagon e seus filhotes (Foto: Reuters) 
cadela Tagon e seus filhotes (Foto: Reuters)
Dois anos de testes foram feitos. A habilidade de brilhar pode ser "ligada e desligada", adicionando-se ou não a droga à comida da cadela.
"A criação de Tegon abre novos horizontes, uma vez que o gene injetado para fazer a cadela brilhar pode ser substituído por genes que causam doenças graves em humanos", disse Lee Byeong-chun, o pesquisador-chefe, segundo a agência.
Ele disse que o cão foi criado usando tecnologia de tranferência de material nuclear de células que a universidade usou para fazer o primeiro cão clonado do mundo, Snuppy, em 2005.
Patinha de Tagon 'brilha' quando submetida a luz ultravioleta (Foto: Reuters) 
Patinha de Tagon 'brilha' quando submetida a luz ultravioleta (Foto: Reuters)

Segundo ele, como há 268 doenças em comum entre humanos e cães, criar cães que mostram esses sintomas artificialmente pode ajudar a criar tratamentos para doenças que afligem os humanos.
A pesquisa tomou quatro anos e gastou US$ 3 milhões, segundo a Yonhap. Os resultados saíram na publicação internacional 'Genesis'.

'Superanticorpo' pode resultar em vacina universal contra gripe

Anticorpo é capaz de neutralizar dois principais grupos de vírus da gripe A.
Laboratórios precisam 'atualizar' vacinas de acordo com cepa de vírus.

  Reuters
Cientistas encontraram um 'superanticorpo', o FI6, capaz de combater todos os vírus da gripe tipo A em humanos e animais, e a descoberta pode abrir caminho para a produção de novos tratamentos antigripais.
Pesquisadores da Grã-Bretanha e Suíça usaram um novo método e identificaram o anticorpo em um paciente humano capaz de neutralizar os dois principais grupos de vírus da gripe A.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha e pela empresa privada suíça Humabs, e seu resultado foi publicado nesta quinta-feira (28) na revista Science.
É um passo preliminar, dizem os cientistas, mas crucial para o eventual desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.
Atualmente, os laboratórios precisam alterar todos os anos a composição das vacinas, de acordo com a cepa do vírus que estiver circulando - um processo caro e demorado. Já a vacina universal poderia proteger as pessoas durante décadas, ou mesmo pela vida toda, contra todas as cepas de vírus da gripe.
Subtipos de gripe
No artigo, os pesquisadores explicaram que os anticorpos atingem uma proteína do vírus chamada hemaglutinina. Devido à sua rápida evolução, existem hoje 16 subtipos diferentes da gripe A, divididos em dois grupos. Os humanos geralmente produzem anticorpos contra um subtipo específico.
Pesquisas anteriores já haviam localizado anticorpos que funcionam com vírus do grupo 1 e com a maioria dos vírus do grupo 2, mas não com ambos.
A equipe usou um método que aplica a cristalografia de raios-X para examinar enormes quantidades de amostras de células do plasma humano, aumentando assim as chances de localizar o anticorpo 'universal,' mesmo sendo ele extremamente raro.
Ao identificarem o F16, eles o injetaram em ratos e furões e descobriram que protegia também os animais contra os vírus do grupo 1 e 2.

Perda de audição na infância

Um quinto das crianças de até 5 anos tem dificuldades para ouvir, de acordo com estudo

Rio - Cerca de 20% das crianças em idade pré-escolar — entre 1 e 5 anos — apresentam algum nível de perda auditiva. No grupo que já frequentava a escola — entre 6 e 12 anos —, a incidência de problemas de audição é de 6%. Os dados estão em estudo, feito no Rio, entre outubro de 2010 e março deste ano, que avaliou 433 crianças até 12 anos. O trabalho serve de alerta a pais e médicos.

“Este resultado mostra que é preciso ter mais cuidado na investigação auditiva em crianças em idade pré-escolar”, afirma a autora da pesquisa, a fonoaudióloga Viviane Fontes, acrescentando que a diminuição da capacidade auditiva pode ocorrer por fatores como otites, dores de ouvido, alergias respiratórias, sinusite e rinite crônicas. Além de perfuração de tímpano, caxumba e até pelo uso inadequado do cotonete.

Segundo a fonoaudióloga, as perdas nem sempre são totais, e muitas podem ser revertidas se identificadas logo. Ela alerta que o problema pode comprometer o desenvolvimento da criança: “Nesta fase, o pequeno está adquirindo a linguagem. Não ouvir bem acarreta dificuldade na fala, escrita e aprendizado”.

Para piorar, como nesta faixa etária a criança ainda não se expressa bem, há dificuldade de perceber que há um problema. Além disso, a forma de diagnóstico mais comum, a audiometria, é mais eficaz nas crianças mais velhas.

Para diagnosticar as perdas auditivas, o melhor é o teste da orelhinha. “Ele é feito em recém-nascidos, mas pode ser realizado em qualquer idade”, frisa Viviane. No Rio, maternidades municipais fazem o teste. Ele pode ser feito ainda nos Centros de Saúde Waldir Franco, em Bangu, e Madre Teresa de Calcutá, na Ilha do Governador.

Atenção

SINAIS
Entre as crianças que podem ter problemas de audição, estão as que falam muito alto, precisam ser chamadas muitas vezes antes de atender e as que ficam muito de boca aberta e coçam muito os ouvidos.

TESTE
Para ter acesso gratuito ao Teste da Orelhinha, basta ir a qualquer unidade de saúde do município e obter encaminhamento para locais que fazem o teste. Até o fim do ano, ele será oferecido em 10 unidades.
O dia

Amor com o poder da alma.


AMIGOS DE ALMA

“Que bela a existência quando amando a grandiosidade
da vida espiritual
mais pura, na condição de aprendizes, sabemos tolerar,
amparando-nos mutuamente”.
(Rama-Schaim)


É maravilhoso ter amigos principalmente amigos de alma.
Nada os separa porque o amor que os uni é um mágico
Amor com o poder da alma.

São elos energéticos fortes que
Nem mesmo a distância consegue romper.
Porque os corações estão interligados pelas afinidades.

A vida se torna grandiosa os problemas tornam-se pequeninos
Na medida que os amigos estão unidos se admiram e se
respeitam mutuamente.

A lealdade e a confiança que existe entre estes amigos
é como ouro forjado, consolida as almas.
Onde o amor coragem generosidade e
a tolerância andam de mãos dadas.

A amizade fica cada dia mais forte, a cada dificuldade porque
um ajuda o outro a superar os obstáculos.

Eu te amo minha alma amiga.

Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta

Gabriel O Pensador - Até Quando
Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve
Você pode e você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu
Não quer dizer que você tenha que sofrer
Até quando você vai ficar usando rédea
Rindo da própria tragédia?
Até quando você vai ficar usando rédea
Pobre, rico ou classe média?
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Você tenta ser contente, não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante
É tudo flagrante
É tudo flagrante
A polícia matou o estudante
Falou que era bandido, chamou de traficante
A justiça prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado e absolveu os PM's de Vigário
A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que pra você não ver que programado é você
Acordo não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo emprego, começo o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego mas na hora que chego só fico no mesmo lugar
Brinquedo que o filho me pede não tenho dinheiro pra dar
Escola, esmola
Favela, cadeia
Sem terra, enterra
Sem renda, se renda.
Não, não
Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro

Quem sabe...

Quem sabe um dia, daqui um tempo... Quem sabe quando a gente souber administrar melhor esse amor que a gente sabe que sente, nos encontremos por ai e começamos de novo sem medo de errar, sem medo do futuro, sem medo do que sentimos. Sem medo do que somos, dos defeitos, sem medo do amor. E dai, quem sabe ficamos juntos por opção, por sentimento, por vontade. Porque amor bom não se implora, não se pede e não se compra. Amor a gente dá, a gente sente, a gente inventa. E por enquanto eu deixo o tempo passar, até dar tempo o bastante para, enfim, termos todo o tempo do mundo. Quem sabe...
 

Os homens metem muito

Metade dos homens terminaria com mulheres que ganham peso

 REUTERS
Os homens se preocupam mais com o tipo de corpo de sua parceira do que as mulheres com o corpo de seu parceiro, mas também parecem valorizar mais a vida familiar, revelou uma pesquisa divulgada na terça-feira (26).
Quase metade dos homens entrevistados na pesquisa, conduzida com 70 mil pessoas, disse que terminariam com uma parceira que ganhasse peso, contra apenas 20% das mulheres que fariam o mesmo.
Dois terços dos homens disseram já ter tido fantasias com as amigas de suas parceiras. Apenas um terço das mulheres já fez o mesmo.
"Ao mesmo tempo em que os homens ficam mais à vontade em encontrar suas namoradas on-line e menos ansiosos por saber com quem ela está fazendo amizade on-line, seus outros comportamentos românticos mostraram ser atemporais: para eles, o cavalheirismo não morreu, o tamanho do corpo tem importância e as mulheres perdoam, enquanto os homens esquecem", disse James Bassil, editor-chefe da AskMen, que fez a pesquisa em conjunto com a Cosmopolitan.com.
Embora apenas 18% das mulheres disseram que gostariam que seu parceiro fosse mais bem dotado, mais de 51% dos homens entrevistados revelam que gostariam de sê-lo.
Mas a pesquisa também revelou que 39% dos homens apontam a família como sua primeira opção em matéria de símbolo máximo de status. Já entre as mulheres, 43% citaram uma casa bonita, contra apenas 6,5% dos homens. Um quarto das mulheres citou um parceiro bem sucedido como seu símbolo máximo de status.
Mas os homens demonstraram mais tendência a mentir sobre o número de parceiras sexuais que já tiveram (50%) que as mulheres (35%).
Uma coisa sobre a qual homens e mulheres se mostraram de acordo foi a pílula anticoncepcional masculina, ainda não desenvolvida mas que mostrou ser popular entre todos.
Mais de metade das mulheres gostaria que seu parceiro a tomasse e mais de dois terços dos homens disseram estar dispostos a aderir à contracepção masculina.
Homens e mulheres divergiram quanto a pagar a conta em seus encontros, pelo menos na fase inicial de um relacionamento.
Mais mulheres -- 38%-- acham que devem pagar por suas próprias despesas, contra 33% para quem é o homem quem deve pagar a conta. Mas 59% dos homens acham que devem pagar a conta, pelo menos enquanto o relacionamento não estiver consolidado.
Quase 80% dos homens disseram sentir-se prejudicados nos processos de divórcio. Porém mais mulheres acham que os dois sexos recebem tratamento igual do que o número de mulheres que concordam que os homens são prejudicados.
As mulheres se mostram muito menos à vontade com a ideia de seus parceiros continuarem a manter contato com sua ex. Mais de dois terços dos homens não se importam se sua parceira é amiga do ex dela no Facebook, contra 38% das mulheres.
Mas três quartos dos homens entrevistados disseram que, para eles, enviar mensagens de texto de teor sexual equivale a trair.

Ataque cardíaco entre grávidas aumenta nos EUA

 FRANCE PRESSE
Mulheres raramente têm um ataque cardíaco durante a gravidez ou pouco tempo depois de darem à luz, mas o número de ocorrências cresceu nos EUA nos últimos anos, segundo uma pesquisa recente.
"Esperávamos ver um aumento, mas ficamos surpresos com a quantidade", comenta a epidemiologista autora do estudo, Elena Kuklina, do Centro para Controle e Prevenção, ligado à Divisão para Doenças Coronárias e Prevenção contra Ataques Cardíacos, em Atlanta, na Geórgia.
SXC
Aumento de peso durante gestação é um dos fatores que podem estar relacionado ao aumento de ataque cardíaco
Aumento de peso durante gestação é um dos fatores que podem estar relacionado ao aumento de ataque cardíaco
No biênio 1994-1995, um total de 4.085 grávidas foram hospitalizadas com problemas relacionados ao coração nos EUA. Em 2006-2007, registrou-se um aumento de 54%, passando para 6.293.
As causas ainda não foram identificadas e são necessárias análises adicionais, mas Kuklina acredita que um fator provável é o aumento de peso das mulheres quando engravidam. I
A obesidade pode provocar complicações que vão desde diabetes a pressão alta.
"Quando você está relativamente saudável, o risco não é significativo", diz. "Mas, agora, mais e mais mulheres que iniciam a gravidez já apresentam algum fator de risco para um ataque cardíaco, como obesidade, hipertensão crônica, diabetes ou doença coronária congênita."
Ela acrescenta que as grávidas são frequentemente excluídas de triagens clínicas nessa área devido ao feto e sugere a necessidade de se divulgar informações a respeito para os médicos.
O estudo foi publicado no jornal "American Heart Association".

O amor faz a diferença

Mais do que o alimento, amor ao próximo faz a grande diferença

MONTEZUMA CRUZ 30/07/2011 00h00

foto
Foto: CORREIO DO ESTADO/GERSON WALBER
Crianças especiais recebem demonstração de amor ao próximo
Mais que o alimento, a contribuição financeira e o remédio doados, eles apreciam carinho, dedicação, paciência e amor ao próximo. Olhos e sorrisos se abrem quando percebem visitantes. Se sentem queridos. É o voluntariado quem apoia diretamente cerca de 30 pacientes vítimas de paralisia cerebral, com idades entre cinco e 27 anos, atualmente internados no Cotolengo Orionópolis Sul-Mato-Grossense, no bairro Mata do Jacinto. Não há limite de idade para o atendimento.
"Felizmente temos gente dedicada a essa causa", diz a coordenadora-geral do centro-dia do Cotolengo, Nathalya Zampieri. Além dos voluntários, ela destaca ainda o trabalho do telemarketing, que "arrebanha" benfeitores e chega a angariar R$ 300 por dia.
 Formas de voluntariado
No Cotolengo, atualmente dez crianças recebem alimentação por sonda. Há pouco tempo uma família de Aquidauana se mudou para Campo Grande, a fim de acompanhar de perto o atendimento ao filho. Essa instituição acolhe crianças com deficiência, portadoras de necessidades especiais, sem outro lugar para ficar. Funciona em regime de internato e semi–internato. Na porta de entrada os repórteres encontram a empresária Irani Calvila, que planeja com a direção um desfile de roupas cuja renda será revertida para a instituição.
Segundo Nathalya, a instituição conta com dois tipos de trabalho voluntário. "O praticado pelos que comparecem e participam da rotina de atendimento e os que trabalham em eventos." A casa tem atualmente 15 atendentes diretos e 30 voluntários para dar banho nas crianças, alimentá-las, levá-las à varanda e compartilhar outras atividades, entre as quais costura, limpeza da cozinha e outras dependências. Já houve apresentações de balé, música e de grupos de animação.
O cumprimento de sentenças judiciais também funciona como fator de auxílio à entidade. Condenados a penas alternativas são apresentados regularmente à direção, conhecem e recebem a escala do tempo de trabalho semanal e do período em que permanecerão nesse tipo de voluntariado. A direção controla as tarefas de cada um.
Adotada pela casa, a enfermagem humanizada atende às necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais dos pacientes. Ou seja, no Cotolengo cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral com necessidades e expectativas particulares.
"Nossa equipe multidisciplinar sabe que a maioria dos que aqui estão são filhos de famílias carentes", explica a coordenadora. "Por isso, eles recebem todo o necessário para uma vida mais digna, remédios, tratamentos e possibilidade de reabilitação e reintegração à família e à sociedade. É uma obra muito grande", acrescentou.
Necessidades
A fisioterapia é um dos pontos nevrálgicos do atendimento. Não requer apenas o profissional, mas sempre uma pessoa a mais para que os exercícios sejam bem eficazes. O Cotolengo necessita atualmente produtos de higiene, fraldas geriátricas, luvas de procedimento, equipos e frascos de nutrição interal, fibras grossas e finas – estas lhes facilitam mastigar e engolir.
"Cerca de 70% do que é consumido aqui provêm de doações, o restante chega por meio de convênios", explica Nathalya Zampieri. Dois carros da Secretaria Municipal de Saúde buscam os semi-internos em casa e os leva de volta à tarde. No momento, o transporte é uma das prioridades a serem melhoradas, porque nem sempre os carros estão em perfeitas condições de uso.

ANS vai multar operadora de planos de saúde

 30/07/2011 00h00

A operadora que rejeitar ou dificultar o ingresso de idosos, pessoas com deficiência ou com problemas de saúde em seus planos de saúde serão multadas. É o que determina uma súmula normativa publicada ontem (29) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A multa para operadora que impor restrição é de R$ 50 mil. “A comercialização de planos privados de assistência à saúde por parte das operadoras, tanto na venda direta, como na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência, inclusive com a adoção de práticas ou políticas de comercialização restritivas direcionadas a estes consumidores”, diz a ANS.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que as empresas não podem exigir do consumidor com mais de 59 anos de idade uma avaliação médica antes de contratar o plano de saúde. É proibido também obrigá-lo a aceitar um plano familiar se a soma das idades de um casal ultrapassar 96 anos.
Para denunciar qualquer irregularidade, o cliente pode ligar para o telefone da ANS (            0800 7019656      ) ou entrar no site da agência (www.ans.gov.br). O consumidor pode fazer a reclamação também no Procon ou, em casos mais graves, ingressar com uma ação Justiça contra a operadora.
AGÊNCIA BRASIL

Boas Práticas Farmacêuticas: Oswaldo Montenegro - Metade

Boas Práticas Farmacêuticas: Oswaldo Montenegro - Metade

7.29.2011

Bandolins

Oswaldo Montenegro - Metade

BRASIL PRODUZIRÁ MAIS UM REMÉDIO CONTRA AIDS E HEPATITE

Brasil produzirá mais um remédio contra Aids e Hepatite

Medicamentos estarão disponíveis no final de março!

Uma ótima notícia para os portadores da Aids e da hepatite: O Brasil produzirá versão genérica do medicamento tenofovir. Com isso, o país passa, então, a fabricar dez dos 20 medicamentos fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS) aos portadores do vírus HIV. Com mais esta vitória de quebra de patente, o governo federal espera economizar R$ 400 milhões em cinco anos.

Cerca de 64 mil pacientes com Aids e 1,5 mil com hepatite fazem uso do tenofovir no Brasil. O primeiro lote nacional do medicamento estará disponível no final de março deste ano. O registro de comercialização da versão genérica do tenofovir para o laboratório oficial Fundação Ezequiel Dias (Funed - Governo de Minas Gerais) foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução 487/2011.

Com o início da fabricação, o Brasil diminuirá em cerca de 47% os custos com a importação do medicamento. “Além de disponibilizar o medicamento para as pessoas que vivem com aids e hepatites, fica garantida a oferta a longo prazo, contribuindo para diminuir a dependência externa”, enfatiza o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Em 2010, foram investidos R$ 577,6 milhões na aquisição de antirretrovirais importados e R$ 224,9 milhões na fabricação dos nacionais. Mesmo incluindo o investimento com incorporação da tecnologia, o preço inicial do tenofovir nacional será o mesmo pago pelo SUS na última aquisição internacional: R$ 4,02. Até o final de 2011, a Funed entregará ao Ministério da Saúde, em quatro etapas, 36 milhões de comprimidos.

Saiba mais sobre a hepatite

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus e outros aos hospedeiros. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Entenda o que é a Aids

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
Fonte: Ministério da Saúde

HEPATITE B E C: UMA DOENÇA QUE PODE SER CONTRAÍDA NOS SALÕES DE BELEZA


Hepatite B e C: uma doença que pode ser contraída nos salões de beleza
Beleza e saúde devem andar juntas. Sempre!

A ida à manicure é quase uma religião para a grande maioria das mulheres e alguns homens também. Afinal, cuidar do cartão de visitas é fundamental. Mas o que poucos sabem é que há um perigo rondando esse precioso momento de beleza: a hepatite B e C. Apesar de não ser muito debatido, há três milhões de brasileiros sofrendo com esta doença, mas, infelizmente, somente 150 mil são identificados.
Para não deixar de cuidar dos pés com profissionais capacitados, os clientes precisam saber como é realizada a higiene e a esterilização de equipamentos usados como os alicates e as espátulas. Kits individuais também já estão sendo adotados por salões em todo o país.
“O material de manicure e pedicure é utilizado apenas em uma cliente, não sendo reutilizado sem passar por um novo processo de esterilização. Utilizamos também um kit individual para pés e mãos, que possui luvas e sapatilhas com creme emoliente, palito e lixas descartáveis”, disse Aline Conterno, gerente da filial do Fuzz Cabeleireiros e Estética do Primavera Garden Center, em Florianópolis.
De acordo com especialistas, nos salões e clínicas de beleza, para que o atendimento não represente risco à saúde, é preciso: usar álcool gel antes de atender cada cliente; usar luvas, lixas e palitos descartáveis no atendimento, assim como toalhas limpas ou descartáveis; lavar os alicates, a espátula e outros instrumentos metálicos reutilizáveis com água, sabão e escova, e enxugá-los com toalha limpa, além de claro, colocar o material lavado no envelope próprio para esterilização e, em seguida, acomodá-lo na estufa ou na autoclave, respeitando as instruções de uso de cada um dos aparelhos.
No entanto, caso o cliente não se sinta seguro em usar os equipamentos do salão, levar de casa é uma boa alternativa. É importante ressaltar que as hepatites B e C não são contraídas somente nos salões de beleza. Os outros vilões são as agulhas descartáveis e os preservativos.
Vacina
Para manter afastada a possibilidade de contrair os dois tipos de hepatite a dica é se vacinar. Já existem vacinas para os vírus A e B, oferecidas gratuitamente pelo SUS para profissionais da saúde, imunossuprimidos, coletores de lixo, manicures, pedicures, entre outros.
A doença
Os vírus são muito pequenos, impossíveis de serem observados mesmo que colocados no microscópio. Eles agem silenciosamente e costumam atacar o fígado durante anos, provocando uma inflamação e, muitas vezes, evoluindo para quadros mais graves. Na maioria dos casos, o diagnóstico da doença é realizado décadas após a infecção.

7.28.2011

Sono fragmentado prejudica a memória

Memória

Perturbações no sono profundo interferem na consolidação das lembranças
Fragmentar uma noite de sono, com perturbações durante o fase profunda, pode prejudicar a consolidação das memórias do dia Fragmentar uma noite de sono, com perturbações durante o fase profunda, pode prejudicar a consolidação das memórias do dia (Thinkstock)
Uma noite de sono com perturbações pode afetar diretamente a capacidade de construir memórias. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, feita em camundongos. Segundo o estudo, quando o sono profundo é fragmentado, devido a perturbações, sua capacidade de consolidar adequadamente uma memória é reduzida.
Durante o levantamento de dados, os pesquisadores usaram uma técnica chamada optogenética (combinação de óptica com genética), onde células específicas são geneticamente modificadas para que possam ser controladas pela luz. Eles se focaram, então, em um tipo de célula do cérebro que desempenha um papel fundamental na mudança entre os estados de dormir e estar acordado.
Os animais foram divididos, então, em dois grupos. Em seguida, foram enviados pulsos de luz diretamente nos cérebros de apenas um dos grupos de camundongos enquanto eles dormiam. Assim, foi possível perturbar o sono, sem afetar o tempo total ou mesmo a qualidade ou a composição do sono. Quando acordaram, todos os animais foram colocados em uma caixa com dois objetos, um dos quais eles já tinham visto antes.
Normalmente, o comportamento do camundongo é de passar mais tempo examinando um objeto novo. O grupo de animais que não teve o sono perturbado perdeu mais tempo com o objeto que não conhecia. Já os demais, que receberam os pulsos de luz, estavam igualmente interessados nos dois objetos. Segundo os pesquisadores, isso sugere que as memórias deles foram afetadas.
“Concluímos que apesar do total de sono ou da sua intensidade, uma unidade mínima de sono sem perturbações é fundamental para a consolidação da memória”, diz Luis de Lecca, coordenador da pesquisa. De acordo com o especialista, o sono perturbado é um problema também visto em pessoas viciadas em álcool e com apneia obstrutiva do sono.

Doença celíaca mata 42.000 crianças todo ano no mundo

Glúten

África e Ásia são regiões que mais sofrem com desinformação sobre patologia

Doença celíaca: o glúten, presente no trigo, na cevada e no centeio, é responsável por desencadear a patologia Doença celíaca: o glúten, presente no trigo, na cevada e no centeio, é responsável por desencadear a patologia (Thinkstock)
De acordo com a primeira estimativa global da doença celíaca, a patologia é responsável pela morte de cerca de 42.000 crianças todos os anos – a maioria na África e na Ásia. O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, e da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul - e publicado no periódico científico PloS One.
A doença celíaca é um problema que afeta o intestino, prejudicando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e águas. A patologia pode ser desencadeada pelo glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Entre os principais sintomas estão diarreia, distensão abdominal por gases, cólicas, fraqueza geral, alterações na pele e anemia.
Segundo a pesquisa, havia em 2010 cerca de 2,2 milhões de crianças menores de cinco anos de idade vivendo com a doença celíaca. Entre essas crianças, poderia haver 42.000 mortes relacionadas à doença todos os anos. Em 2008, as mortes relacionadas à patologia, provavelmente, foram responsáveis por aproximadamente 4% de toda a mortalidade infantil por diarreia.
Preocupação - O problema já preocupa especialistas desde o começo do século passado. Na década de 1930, por exemplo, antes de se descobrir que dietas livres de glúten ajudavam a gerenciar a doença, o Hospital Great Ormond Street, em Londres, notificava uma mortalidade muito elevada entre crianças com a doença.
Para o professor Peter Byass, coordenador do estudo, a doença celíaca pode não ser uma das principais causas de morte no mundo, mas é uma das que podem ser evitadas. “É preciso muito mais conscientização nas áreas pobres do mundo. Suplementos alimentares com glúten, por exemplo, podem prejudicar crianças subnutridas que sofrem com a doença”, diz.
A pesquisa da equipe foi baseada em diversas estimativas e suposições, uma vez que há uma enorme lacuna de dados globais confiáveis sobre o assunto. Essas limitações estão discutidas na pesquisa. Os autores esperam que, com uma maior conscientização sobre as consequências da intolerância do glúten, seja possível fazer o levantamento de dados mais seguros e salvar mais vidas no futuro.

Proteína no cérebro é chave para combater vício em cigarro

Descoberta americana promete impulsionar tratamentos contra o tabagismo

Tabagismo: descoberta de uma proteína no cérebro pode ajudar no tratamento de pessoas viciadas em cigarro Tabagismo: descoberta de uma proteína no cérebro pode ajudar no tratamento de pessoas viciadas em cigarro (Stockbyte/Thinkstock)
Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos ajuda a elucidar a maneira como a nicotina atua no cérebro - e deve impulsionar o desenvolvimento de novos tratamentos para o vício em cigarro. De acordo com o estudo, publicado no periódico especializado The Journal of Neuroscience, uma proteína localizada no chamado "centro de recompensa do cérebro" pode ser a responsável pelo vício. Ao removê-la, os pesquisadores detectaram o bloqueio da sensação de redução da ansiedade e o efeito recompensador, tipicamente provocados pela nicotina.
Os centros de recompensa do cérebro são compostos por uma complexa rede de neurônios que, ao serem ativados por uma substância ou atividade que lhes dá prazer, enviam ao corpo uma sensação de recompensa, que provoca o repetimento da ação. A proteína descoberta pelos pesquisadores foi apelidada de receptor nicotínico. Ela se localiza na superfície das células cerebrais. Quando o fumante entra em contato com o cigarro, a nicotina se liga a essa proteína e influencia a produção de dopamina, uma substância química liberada como uma resposta de recompensa do organismo.
Durante a pesquisa, os cientistas removeram essa proteína do cérebro de camundongos, fazendo com que os animais sentissem menos necessidade de nicotina e tivessem reduzidos os comportamentos de ansiedade. É bastante comum fumantes relatarem o alívio da ansiedade como fator-chave para justificar o vício em cigarro. "A descoberta mostra que as propriedades de recompensa e de redução na ansiedade da nicotina, que acreditava-se ter um papel fundamental no desenvolvimento do vício ao cigarro, estão relacionadas a ações em um único conjunto de células do cérebro", diz Paul Kenny, especialista em vício em drogas do Scripps Research Institute.
Estudos anteriores já mostravam que o bloqueio do receptor de nicotina alpha 4 dentro da área tegmental ventral (ATV) – uma região do cérebro importante para motivação, emoção e vício – diminuía as propriedade de recompensa da nicotina. Como os receptores alpha 4 estão presentes em diversos tipos de células na ATV, era incerto como a nicotina agia no cérebro produzindo sensações de prazer.
Pesquisa - Para anular o importante circuito de resposta do cérebro à nicotina, os pesquisadores desenvolveram, então, camundongos com uma mutação que os deixava incapazes de produzir o receptor alpha 4. Os animais com falta de receptores alpha 4 gastaram menos tempo tentando obter nicotina, quando comparados aos camundongos normais. A nicotina não foi ainda eficiente em reduzir os comportamentos de ansiedade dos cérebros dos camundongos mutantes. Segundo os pesquisadores, isso sugere que os receptores alpha 4 são necessários para os efeitos recompensadores da nicotina.
“Identificar o tipo de receptor de nicotina necessário por duas características chaves do vício a nicotina – recompensa e ansiedade – pode nos ajudar a entender melhor os caminhos que levam à dependência, e a potenciais tratamentos para o um bilhão de fumantes do mundo”, diz Tresa McGranahan, co-autora da pesquisa. Doenças decorrentes do cigarro continuam a ser um grande problema em todo o mundo, e chegam a causar mais de cinco milhões de mortes por ano
Veja

Lésbicas

O Dossiê Saúde das Mulheres Lésbicas – Promoção da Equidade e da Integralidade, publicado pela Rede Feminista de Saúde, mostra que 40% das mulheres que procuram atendimento em saúde não revelam sua orientação sexual. Entre as mulheres que disseram, 28% referem maior rapidez do atendimento do médico e 17% afirmam que estes deixaram de solicitar exames considerados por elas como necessários.

Com relação ao exame preventivo de câncer cérvico uterino (Papanicolau), uma pesquisa, realizada em 2002, pela Coordenação Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, demonstra que entre as mulheres heterossexuais a cobertura na realização deste exame nos últimos três anos é de 89,7%. Já entre as mulheres lésbicas e bissexuais, a cobertura cai para 66,7%, mesmo entre pessoas com maior escolaridade e renda.

Lésbicas e bissexuais sentem-se inibidas em procurar ajuda do ginecologista. Embora não seja possível estimar quantas não vão aos consultórios, o movimento de homossexuais femininas queixa-se sobre a falta de um espaço adequado para falar sobre sexualidade e preconceito institucional. Muitas saem dos consultórios com recomendações para usar pílulas anticoncepcionais ou camisinha masculina. Elas também acham que só vai ter câncer no colo do útero quem tem relações heterossexuais, por isso não fazem o exame preventivo.

O quadro da falta de cuidado vai contra as recomendações do Ministério da Saúde. Mesmo que elas não tenham uma relação sexual com penetração e não usem contraceptivos, devem se consultar anualmente com um profissional da área e serem adequadamente atendidas, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): equidade, universalidade e integralidade.

O Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde assegura a assistência ginecológica de qualidade e atenção à saúde integral em todas as fases da vida para as mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. Independente da orientação sexual, o ministério sugere o exame preventivo do câncer de colo de útero a cada três anos para aquelas que têm entre 25 e 59 anos e exames anuais para aquelas com citologia alterada. A mamografia é recomendada uma vez a cada dois anos, para as mulheres entre 50 e 69 anos.
Portal da Saúde

7.27.2011

Chaga da Humanidade


Conta-se que, certa vez, um adestrado catador de caranguejos executava sua tarefa num mangue, quando alguns turistas pararam para observar o seu trabalho.

Era um esforço grande que realizava o homem, todo enlameado. O que perceberam os observadores é que o catador tinha dois baldes. Um com tampa e outro sem tampa.

A cada caranguejo que pegava em suas mãos, examinava e concluía: este é bom, e colocava no balde com tampa. Ou, este é ruim, e colocava no balde sem tampa.

Depois de um determinado período, um dos turistas não aguentou a curiosidade e perguntou ao catador de caranguejos por que ele realizava aquela divisão em baldes diferentes, algo que absolutamente ele não conseguia entender.

O trabalhador não se fez de rogado e foi explicando: É simples, muito simples. Coloco no balde com tampa os caranguejos bons, para eles não fugirem, pois eles têm condições de retornar ao seu local de origem, seu próprio mundo.

Mas os caranguejos ruins não precisam de tampa. São uns egoístas. Quando um deles tenta fugir, sair do balde, os outros se agarram nele e o puxam para baixo. Por isso, com eles não preciso me preocupar.

* * *

Por vezes, em nossas ações, nos comportamos de forma semelhante aos pequenos animais da história. É quando nos deixamos dominar pelo egoísmo, essa chaga da humanidade, que deve desaparecer da Terra, pois que compromete o progresso.

O egoísmo é filho do orgulho e é causador de muitos males. É a negação da caridade e somente tem contribuído para tornar os homens infelizes.

Graças ao egoísmo, o homem tem vivido muito mais para sua própria satisfação do que para o interesse dos demais.

Nas relações conjugais, mais de uma vez surgem questiúnculas porque cada um deseja que o outro ceda, renuncie em seu favor.

Por egoísmo, a esposa não permite ao marido a continuidade de estudos avançados que lhe exigiriam algumas horas a mais, fora do lar, por determinado período.

Por egoísmo, o marido cria obstáculos a voos mais altos da esposa, pois a deseja para si em todos os momentos.

Em nome do egoísmo, irmãos entram em disputas judiciais pela posse de bens perecíveis, destruindo-se mutuamente e infelicitando os pais desencarnados.

Por egoísmo, obras de arte permanecem ocultas a muitos olhos, segregadas em salas fechadas e exclusivas.

Por egoísmo, nos fechamos, impedindo-nos de progredir. Por causa dele, erguemos altos muros ao nosso redor.

Cerramos as portas do coração e as janelas da alma, não desejando que outros desfrutem da beleza dos nossos jardins ou das riquezas de nossa intimidade.

* * *

Quando os ventos do egoísmo soprarem débeis ou fortes nas veredas das nossas vidas, preservemo-nos da sua ação destruidora, recordando que efêmera é a passagem pela Terra.

Que os únicos bens que realmente nos beneficiarão são os do Espírito, frutos da ação generosa, da divisão e distribuição, do que temos à farta: bens materiais, inteligência, tempo, amor.



Momentos de Reflexão

Novas Regras:Plano de Saude

Termina hoje o prazo que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu para as operadoras de saúde se adaptarem às novas regras de portabilidade de carência. A partir de amanhã, beneficiários de planos coletivos por adesão poderão mudar de operadora de saúde sem precisar cumprir novas carências.
Thiago Teixeira/AE
Thiago Teixeira/AE
Alckmin. O governador de SP inaugura o Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas
Pelas novas regras, cerca de 5,14 milhões de beneficiários de planos por adesão se tornam aptos a mudar de operadora, segundo dados da ANS. Só do Estado de São Paulo, por exemplo, são 2,38 milhões de pessoas.
Com essa resolução, a ideia da ANS é permitir que ocorra um fluxo maior de clientes entre as operadoras, aumentando a competitividade entre elas.
"As operadoras terão de criar estratégias para fidelizar os clientes. É um incentivo à boa prática de atendimento", diz Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que representa cerca de 18 milhões de usuários de planos de saúde.
Os clientes de planos coletivos empresariais, que representam cerca de 70% do mercado, e os de contratos anteriores a 1999 continuam sem o benefício.
Novidades. Além de poder mudar de plano sem ter de cumprir novas carências, uma das principais novidades é o direito à portabilidade especial para beneficiários de planos que estão em crise financeira, sob intervenção da ANS. Até então, se essas pessoas quisessem mudar de operadora, teriam de cumprir carências.
"Esse é a nova regra que mais nos preocupa. Se uma operadora fechar, isso poderá abrir uma migração maciça para outros planos e desequilibrar a carteira", avalia Almeida, da Abramge.
Outro avanço importante foi em relação à abrangência geográfica do plano, que deixa de ser empecilho para a migração. Isso quer dizer, por exemplo, que um portador de contrato de abrangência municipal poderá optar por um plano de abrangência estadual ou nacional.
Além disso, o prazo para a mudança de contrato foi ampliado. Segundo a norma anterior, a migração poderia ser feita no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte. Agora, os consumidores terão o mês de aniversário e os três seguintes para mudar.
Para advogados, as novas regras são um avanço, mas ainda são tímidas. "As regras continuam pouco flexíveis. Por exemplo: a pessoa ainda precisa manter dois anos de fidelidade com um plano se quiser mudar com portabilidade. E para quem está insatisfeito, dois anos é muito tempo", diz Julius Conforti.
Juliana Ferreira, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também faz ressalvas às novas regras. "Apesar de aumentar o número de meses possíveis para portabilidade, ainda está restrito a quatro meses por ano. É pouco",