7.29.2011

HEPATITE B E C: UMA DOENÇA QUE PODE SER CONTRAÍDA NOS SALÕES DE BELEZA


Hepatite B e C: uma doença que pode ser contraída nos salões de beleza
Beleza e saúde devem andar juntas. Sempre!

A ida à manicure é quase uma religião para a grande maioria das mulheres e alguns homens também. Afinal, cuidar do cartão de visitas é fundamental. Mas o que poucos sabem é que há um perigo rondando esse precioso momento de beleza: a hepatite B e C. Apesar de não ser muito debatido, há três milhões de brasileiros sofrendo com esta doença, mas, infelizmente, somente 150 mil são identificados.
Para não deixar de cuidar dos pés com profissionais capacitados, os clientes precisam saber como é realizada a higiene e a esterilização de equipamentos usados como os alicates e as espátulas. Kits individuais também já estão sendo adotados por salões em todo o país.
“O material de manicure e pedicure é utilizado apenas em uma cliente, não sendo reutilizado sem passar por um novo processo de esterilização. Utilizamos também um kit individual para pés e mãos, que possui luvas e sapatilhas com creme emoliente, palito e lixas descartáveis”, disse Aline Conterno, gerente da filial do Fuzz Cabeleireiros e Estética do Primavera Garden Center, em Florianópolis.
De acordo com especialistas, nos salões e clínicas de beleza, para que o atendimento não represente risco à saúde, é preciso: usar álcool gel antes de atender cada cliente; usar luvas, lixas e palitos descartáveis no atendimento, assim como toalhas limpas ou descartáveis; lavar os alicates, a espátula e outros instrumentos metálicos reutilizáveis com água, sabão e escova, e enxugá-los com toalha limpa, além de claro, colocar o material lavado no envelope próprio para esterilização e, em seguida, acomodá-lo na estufa ou na autoclave, respeitando as instruções de uso de cada um dos aparelhos.
No entanto, caso o cliente não se sinta seguro em usar os equipamentos do salão, levar de casa é uma boa alternativa. É importante ressaltar que as hepatites B e C não são contraídas somente nos salões de beleza. Os outros vilões são as agulhas descartáveis e os preservativos.
Vacina
Para manter afastada a possibilidade de contrair os dois tipos de hepatite a dica é se vacinar. Já existem vacinas para os vírus A e B, oferecidas gratuitamente pelo SUS para profissionais da saúde, imunossuprimidos, coletores de lixo, manicures, pedicures, entre outros.
A doença
Os vírus são muito pequenos, impossíveis de serem observados mesmo que colocados no microscópio. Eles agem silenciosamente e costumam atacar o fígado durante anos, provocando uma inflamação e, muitas vezes, evoluindo para quadros mais graves. Na maioria dos casos, o diagnóstico da doença é realizado décadas após a infecção.

Nenhum comentário: