7.26.2011

CONSUMO DE ESPINAFRE AUMENTA A DISPOSIÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS


Consumo de espinafre aumenta a disposição para atividades físicas
Deixe o preconceito de lado e coma espinafre!

Desde criança, ouvimos nossos pais falarem: “Comer espinafre dá força. Olha o Popeye!”. Mesmo assim, muitas vezes, ainda viramos a cara para este alimento. Mas, o conselho recebido na infância não é de se jogar fora. De acordo com um estudo realizado por cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, o espinafre é um grande aliado na prática de esportes. Virou sinônimo de disposição.
De acordo com o estudo, o nitrato presente na folha do espinafre melhora o funcionamento das células, o que proporciona mais energia na hora da malhação. Na pesquisa, um grupo formado por ciclistas receberam um suplemento com uma quantidade de nitrato equivalente a 300 g de verdura por três dias. Depois, os responsáveis pelo estudo solicitaram aos integrantes do grupo que pedalassem a distância a que estavam acostumados. O resultado foi um gasto menor de oxigênio, entre 3% e 5%.
Ainda de acordo com este estudo, publicado na revista científica Cell Metabolism, os nitratos chegam com mais eficiência às mitocôndrias, partículas que produzem energia nas células. Para quem acorda naqueles dias em que a disposição para malhar é zero, fica a dica. Mas, como tudo na vida, nada em excesso vale à pena. Segundo especialistas, o nitrato impede que o cálcio e o zinco encontrados no espinafre sejam absorvidos corretamente pelo organismo. Então, nada melhor do que procurar seu médico para saber o quanto de espinafre você pode consumir.

Nenhum comentário: