7.04.2009

Câncer: como reduzir as dores


Cientistas descobrem como reduzir dores causadas por câncer

25 de junho de 2009
Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, no sul da Alemanha, descobriram a possível origem de fortes dores provocadas por cânceres. Os tumores liberam duas moléculas que deixam as células nervosas especialmente sensíveis e potencializam o crescimento do tumor, segundo um artigo publicado no site Nature Medicine. Os resultados da pesquisa, dirigida pela doutora Rohini Kuner, do Instituto Farmacológico da Universidade de Heidelberg, dão início a um novo enfoque no desenvolvimento de remédios para os pacientes de câncer.

A dor muito forte causada pelo câncer, cujas causas ainda são desconhecidas, é difícil de ser atenuada com remédios tradicionais como os opiáceos, que requerem altas doses, o que cria tolerância e efeitos colaterais. Os cientistas examinaram tecidos de ratos e determinaram as substâncias dos tumores: duas moléculas que, até agora, eram conhecidas como fatores de crescimento para as células-tronco que formam o sangue.

O contato com essas moléculas faz com que as células nervosas próximas ao tecido canceroso sejam "consideravelmente mais sensíveis à pressão", o que coincide com as descrições dos doentes que diziam que um simples toque na região afetada doía muito. Além disso, o crescimento do tumor também provoca dor, pois o tecido se expande e produz pressão.

Os pesquisadores injetaram anticorpos nos tecidos dos ratos para bloquear as áreas de contato entre essas moléculas e as células nervosas, o que reduziu tanto o crescimento do tumor, quanto a sensibilidade das células.

Agora será necessário fazer novas pesquisas para ver se o uso também é possível em tecidos humanos e, caso o resultado seja positivo "seria concebível injetar essas 'proteínas bloqueadoras' diretamente no tumor e reduzir a dor e os efeitos colaterais".

EFE - Agência EFE -

7.03.2009

Ensaios Clínicos - O Processo de Aprovação e Regulamentação dos Medicamentos

Ensaios Clínicos - O Processo de Aprovação e Regulamentação dos Medicamentos


"A ênfase nos gastos das Companhias Farmacêuticas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que é cerca de 60 bilhões de dólares/ano, o número de novas enfermidades, o aumento do conhecimento da biologia molecular e os progressos da informática que permitiram a reprodução de estruturas moleculares, resultaram em um grande número de novas drogas ou mesmo de novos sistemas de liberação que alteraram velhos perfis, ampliando usos.
Neste panorama, os Ensaios Clínicos funcionam como mecanismos de regulamentação dos medicamentos, onde a indústria farmacêutica investe tempo e dinheiro para assegurar aos cidadãos qualidade e segurança dos seus produtos".

Todo medicamento que vai ser lançado no mercado passa por diversas etapas de pesquisa e testes até ser aprovado pelo órgão competente do país de origem do fabricante. Nos EUA, por exemplo, quem regulamenta e autoriza a venda de produtos farmacêuticos é o FDA (Food and Drugs Administration) e no Brasil é o próprio Ministério da Saúde. O processo de regulamentação de um medicamento é longo, rigoroso e custa muito caro para as empresas da indústria farmacêutica.
Ele deve cumprir diversas etapas, desde as que antecedem seu uso por seres humanos até o acompanhamento após o lançamento do medicamento, e que comprovem que aquele produto não incorrerá em reações prejudiciais à vida das pessoas. Este processo é chamado genericamente de Ensaio Clínico.

Participam dos Ensaios Clínicos: a Indústria Farmacêutica, Universidades, Centros de Pesquisa, Laboratórios de Análises Clínicas, médicos e voluntários, entre outros.
As entidades envolvidas na pesquisa passam por auditorias dos órgãos responsáveis pela autorização de uso do produto, que checam seus processos de produção e qualidade.

Como são feitos os ensaios clínicos

Existe um grande leque de opções de substâncias químicas que originam medicamentos. Estas substâncias são comparadas com outras similares e, desta forma, é possível identificar as doenças que poderão ser tratadas com o futuro medicamento. Definida a composição química do remédio, inicia-se a etapa de testes com animais.
São utilizados animais de diversos portes até que a Indústria tenha certeza que ele é seguro. Se o remédio apresentar grave efeito colateral num rato, por exemplo, toda a pesquisa poderá acabar. Essas etapas são eliminatórias. O produto só será testado em seres humanos se houver total segurança. Passada esta fase, o próximo passo é testá-lo num pequeno grupo de voluntários saudáveis, ou seja, aqueles que não têm a doença em foco ou outra qualquer. Estes voluntários, ao utilizar o remédio, podem apresentar sintomas de efeito colateral ou não - alguns efeitos são assintomáticos, por isso, é necessário que estas pessoas passem por exames laboratoriais periódicos que identifiquem estes efeitos colaterais "invisíveis".

Em seguida, o produto será testado com outro pequeno grupo portador da doença a ser pesquisada. Nesta etapa, estuda-se o impacto do medicamento na doença e no organismo da pessoa. Também são realizados exames de análises clínicas no paciente.
A última etapa deste processo consiste em testar o produto numa população de doentes muito maior, por volta de 1.000 pessoas, dependendo da patologia pesquisada. Remédios para AIDS, por exemplo, podem utilizar este contingente de pessoas; remédios para tumor de supra-renal não encontrarão tantos voluntários para testá-lo. O controle laboratorial é essencial para a detecção de efeitos colaterais.
Não havendo problemas durante todo o processo, o produto é liberado para uso comercial. Até atingir este ponto, a indústria investe mais de R$ 100 milhões por produto.
Ela poderá explorar o produto durante 15 anos, sem que nenhum concorrente possa lançar um produto similar com o mesmo princípio ativo. Porém, o tempo começa a contar a partir do momento em que as pesquisas se iniciam.

Os ensaios clínicos podem ser prospectivos ou retrospectivos. O prospectivo é aquele que ocorre baseado em um protocolo de pesquisa e inclui pacientes após a idealização do protocolo. Ou seja, só após se conceber um plano de pesquisa é que se inicia o recrutamento dos pacientes. O estudo retrospectivo, por outro lado, baseia-se em dados que foram acumulados antes de sua concepção. Geralmente é baseado em levantamentos do que ocorreu, por exemplo, com pacientes tratados com uma droga específica ou de uma forma especial durante um certo período de tempo em uma dada instituição. Como os dados coletados retrospectivamente não obedeceram necessariamente a um protocolo, podem existir muitas falhas nesses estudos.

Os testes em seres humanos

Todas as substâncias, antes de serem aprovadas pelos mecanismos de Vigilância Sanitária, necessitam ser testadas em seres humanos. Tais testes, conhecidos como Clinical Trials, devem seguir modelos muito rígidos que permitam a análise estatística, a reprodutibilidade, a confiabilidade e também a conferência posterior de cada passo clínico e laboratorial.
Os Clinical Trials são realizados, via de regra, em Centros Universitários, sob a responsabilidade geral de um médico, normalmente o Professor Titular.
Os centros são denominados sites. "Com o aumento do número de pesquisas nos EUA e Europa surgiu a necessidade de mais centros ou sites de pesquisa. Essa necessidade se deve a dois fatores: investigadores e pacientes. Por exemplo, nos EUA já é difícil encontrar pacientes cardíacos que não tenham participado de algum Clinical Trial envolvendo drogas cardíacas".

Nos últimos cinco anos cresceu muito no Brasil o número de sites com capacitação para realizar Clinical Trials seguindo as normas necessárias (Good Clinical Practices) para que tais pesquisas sejam utilizadas com finalidades regulatórias. A CONEP (Comissão de Ética em Pesquisa), órgão do Ministério da Saúde, regula os estudos conduzidos em seres humanos. Todo estudo envolvendo seres humanos deve ser aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição onde será realizado e posteriormente pelo CONEP. Sem a aprovação, a importação da droga para uso nos estudos não é liberada.

Como são novas drogas, as Companhias Farmacêuticas não permitem a revelação de detalhes. Tomam conhecimento os sites, o Comitê de Ética, a CONEP e o Laboratório envolvido. Todas essas instituições estão sujeitas a um acordo de sigilo. Nos EUA as listas de estudos e de suas finalidades são publicas e os pacientes podem se inscrever para participar de um determinado estudo. Esses estudos são geralmente mundiais, com sites em diversos países, todos seguindo as mesmas regras.

A importância dos ensaios clínicos para os médicos

A partir dos estudos clínicos, que o médico pode optar por um tratamento de forma segura e mais eficaz para o paciente.
Neste sentido, é importante saber como eles são desenvolvidos, elaborados, conduzidos, quais os tipos e como podem ser úteis no dia-a-dia do profissional. "De forma geral, a medicina baseia-se em estudos clínicos que, por sua vez, têm como objetivo tentar responder a uma pergunta ou dúvida existente.
O conjunto de respostas geradas por diversos estudos clínicos é a base do conhecimento científico/clínico e a cada dia novas respostas são acrescentadas à vasta gama de conhecimento já existente.
Muitas vezes contraditórios, os resultados de estudos clínicos motivam outras pesquisas a fim de solucionar a controvérsia, e assim, é desencadeada uma reação onde cada vez mais perguntas vão surgindo, instigando os pesquisadores a procurar novas respostas".

A participação brasileira

Para a comunidade científica, a inclusão do Brasil no roteiro de estudos clínicos com finalidade regulatória é um avanço para o país em várias áreas. Além dos médicos elevarem seus padrões de pesquisa e de análise de dados, se inteiram do uso de novas possibilidades terapêuticas ao mesmo tempo que o resto do mundo. "Nossos pacientes estão mais cedo expostos a novas possibilidades terapêuticas.
A comunidade médica internacional se intera de que no Brasil há centros qualificados para pesquisa clínica de alto nível e possibilidades de análises laboratoriais com sofisticação técnica. Os recursos financeiros destinados pela Industria Farmacêutica para os sites são usados para melhorar o atendimento aos pacientes".

São as empresas da Indústria Farmacêutica que escolhem seus parceiros nas pesquisas. Como estes parceiros precisam passar pelas auditorias de entidades como o FDA, a indústria procura empresas de qualidade consagrada.
Até há pouco tempo o Brasil não fazia parte dos projetos de protocolo (doenças como AIDS, Hipertensão e Pneumonia) de medicamentos dos laboratórios farmacêuticos estrangeiros. No entanto, a busca e a conquista da qualidade, tanto pelas universidades brasileiras quanto pelas empresas privadas, passou a ser reconhecida. Por isso, o Brasil começou a participar das pesquisas.
No entanto, 90% dos Ensaios Clínicos continuam sendo feitos nos EUA e Europa e muitos países nunca foram sequer procurados para fazer parte de pesquisas, devido à rigorosidade que o processo exige.

Fonte: + Boa SAÚDE

Arte na pele com saúde


História da tatuagem no mundo dos homens
Como surgiu a tatuagem?

Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal – indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. Um registro bem mais antigo foi detectado no famoso Homem do Gelo, múmia com cerca de 5 300 anos descoberta em 1991, nos Alpes. As linhas azuis em seu corpo podem ser o mais antigo vestígio de tatuagem já encontrado – ou, então, cicatrizes de algum tratamento medicinal adotado pelos povos da Idade da Pedra. Mesmo com tantas incertezas, os estudiosos concordam que, já nos primórdios da humanidade, a tatuagem deve ter surgido na busca de tentar preservar a pintura do corpo.

“Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos”, afirma a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e até mesmo camuflagem. No Ocidente, a técnica caiu em desuso com o cristianismo, que a proibiu – afinal, está escrito no Levítico, livro do Antigo Testamento: “Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem”. A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: “Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau.

Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével”. Cem anos depois, Charles Darwin afirmaria que nenhuma nação desconhecia a arte da tatuagem. De fato, dos índios americanos aos esquimós, da Malásia à Tunísia, a maioria dos povos dos planeta praticava ou havia praticado algum tipo de tatuagem. Com a invenção da máquina elétrica de tatuar, em 1891, o hábito se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos. No final do século XX, a pele desenhada, até então uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários, tornou-se uma das mais duradouras modas jovens.

TAITI

De acordo com a mitologia da região, foram os deuses que ensinaram aos homens a arte de tatuar – que, por isso, deve ser executada seguindo à risca uma liturgia especial. Aos homens, por exemplo, é permitido tatuar o corpo todo, enquanto as mulheres só podem marcar o rosto, os braços e as pernas. Na Polinésia em geral, a tatuagem costuma ser usada como símbolo de classe social

JAPÃO

A gravura à direita, do século XIX, mostra japoneses tatuados no braço. O país foi um dos que mais desenvolveram a técnica: as sessões podem durar anos até os desenhos cobrirem o corpo todo, com exceção das mãos e dos pés. A prática, porém, ficou associada à organização mafiosa Yakuza. Outra curiosidade local é a kakoushibori, espécie de tatuagem oculta, com produtos químicos como o óxido de zinco que fazem o desenho aparecer apenas em certas situações: quando a pessoa está alcoolizada, após o ato sexual ou um banho quente

ÍNDIA

Outro país em que a tatuagem é uma tradição milenar, a Índia desenvolveu também a chamada mehndi, pintura corporal com o pigmento natural de henna. Mas, nesse caso, os desenhos duram no máximo uma semana – por isso a técnica costuma ser usada quase que exclusivamente com fins decorativos, para ocasiões especiais como casamentos

NOVA ZELÂNDIA

Os desenhos espiralados típicos da tatuagem maori, como são chamados os nativos da Nova Zelândia, tinham o objetivo de distinguir os integrantes de diferentes classes sociais. Cada espiral simbolizava um nível hierárquico. A prática só era permitida aos homens livres: escravos não podiam se tatuar. Depois que os líderes maoris morriam, seus familiares conservavam a cabeça tatuada em casa, como relíquia. A imagem à esquerda mostra um desses chefes, retratado aos 98 anos de idade, em 1923

ÁFRICA

As tatuagens com cores e traços elaborados são menos comuns em povos de pele escura. Nas tribos africanas, uma prática comum é a escarificação, que consiste na produção de cicatrizes a partir de incisões na pele. Alguns povos a utilizam com fins terapêuticos, para introduzir medicamentos diretamente no corpo. A prática também é verificada em ritos de passagem. Em algumas tribos do Sudão, por exemplo, as mulheres são submetidas a três processos de escarificação: aos 10 anos elas marcam o peito, na primeira menstruação é a vez dos seios e, após a gestação, são marcados os braços, as pernas e as costas

Texto: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286265.shtml




Quem pretende fazer uma tatuagem deve observar as condições de higiene do estúdio

Rio - Todo o cuidado é pouco na hora de fazer uma tatuagem. É preciso ter muita certeza do desenho a ser eternizado na pele — assim, evita-se problemas como o da jovem belga que ganhou destaque na imprensa internacional, ontem, ao anunciar que vai processar o tatuador que fez 56 estrelas em seu rosto. Além disso, é preciso observar as condições do estabelecimento em que a ‘arte’ será feita, já que o procedimento sem medidas de segurança e higiene leva ao risco de se contrair infecções cutâneas, hepatite e até HIV .

Estúdios clandestinos ou sem o selo da Vigilância Sanitária devem ser evitados. Segundo a dermatologista Tanit Varejão, do BarraLife, o material usado pelo tatuador precisa estar esterilizado. Tinta de má qualidade, por sua vez, pode causar alergia e até um choque anafilático. O selo da Vigilância Sanitária é a garantia de que o estabelecimento segue as condutas mínimas de higiene recomendadas.

Para apagar uma tatuagem, o método mais eficaz é o laser, mas a retirada pode não ser completa. Outros procedimentos são a cirurgia ou a dermoabrasão (lixamento da pele), mas podem deixar cicatrizes. A dificuldade de se garantir uma remoção eficaz torna ainda mais dramática a situação da belga Kimberly Vlaminck, 18 anos.

Ela alega que dormiu enquanto era tatuada e está processando seu tatuador, Romanian Toumaniantz, 37 anos, porque teria acordado com 56 estrelas no rosto, apesar de ter pedido somente três.

Ontem, apesar de dizer que vai pagar metade da remoção, Toumaniantz se defendeu: afirmou que tem uma testemunha para comprovar que a adolescente pediu as 56 estrelas. Segundo o tatuador, a jovem teria, na verdade, se desesperado ao ver que o pai desaprovou os desenhos.

O dia

Níveis de glicose normais, porém perto do limite

Pesquisa faz alerta sobre níveis de glicose normais, porém perto do limite
Açúcar no sangue em torno de 90 decilitros por mg já preocupa.
Combinação com obesidade ou outros problemas deve ser alerta.

Níveis normais, porém próximos do limite superior podem ser um sinal de alerta para o aparecimento futuro do diabetes.
O alerta vem de um grupo de pesquisadores israelenses que avaliaram mais de treze mil homens. O estudo foi realizado entre 1992 e 2004 e acompanhou membros das forças armadas israelenses com idades entre 26 e 45 anos.

Os dados comparados envolviam amostras de sangue, história familiar de diabetes, índice de massa corporal, atividade física, tabagismo e idade. Os níveis de glicose no sangue aceitos atualmente apontam para um limite máximo de 100 mg por decilitro, mas será que estar mais próximo ou mais longe desse limite se traduz em maior risco?

Após analisarem todas as variáveis do grupo e as compararem com o aparecimento de diabetes, os especialistas chegaram a algumas conclusões.
Uma glicose de jejum acima de 87 se traduz em um risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes no futuro, principalmente quando associado a outros fatores.
Triglicerídeos altos, acima de 150, associados à glicemia de jejum acima de 91, indicam um risco oito vezes maior de ter diabetes mais tarde do que se a glicose estivesse abaixo de 87 e os triglicerídeos abaixo de 150.

O efeito combinado de um índice de massa corporal acima de 30 (caracterizando obesidade) e níveis de glicose de jejum acima de 91 também levam o risco a ser mais de oito vezes maior.
A conclusão dos pesquisadores é que mesmo com níveis de glicose de jejum dentro do que se entende como normais, se esses estiverem altos, o risco do diabetes no futuro é maior.
Globo.com

7.02.2009

O Saquê



Dizem os orientais que a bebida alcoólica obtida pela fermentação do arroz ganha até do vinho, no quesito tradição. De todo modo, o saquê pegou carona no sucesso mundial da cozinha japonesa, tornando-se uma bebida versátil, que pode ser tomada quente ou fria, e usada no preparo dos mais diversos coquetéis, além de ser a opção óbvia para acompanhar o sushi.

Existem no Brasil saquês de vários tipos e origens. O brasileiro mais conhecido é o Azuma Kirin, da Tozan, em várias versões, como Dourado, Azul, Karakuchi, Namazake e Guinjo. O mais facilmente encontrado em supermercados, lojas e restaurantes, é o Dourado. Seu grande concorrente o Daiti, é marca da multinacional Sakura, que também traz saquês do Japão e da Califórnia para o mercado brasileiro, como o Geikkeikan Silver, muito popular atualmente. A maioria dos saquês importados pelo Brasil vem dos Estados Unidos e do Japão. O saquê chinês é bem diferente, e nem sempre seu sabor agrada tanto quanto o feito à moda japonesa. Segundo o saquê-sommerlier Alexandre Tatsuya Iida, entre as marcas premium destacam-se:

Nihonsakari – Junkinpakuiri: Como outros super premium, leva lascas de folha de ouro.

Mutsu Hassen - Junmai Daiguinjo: Fabricado apenas pelo mestre de produções, em estrutura totalmente refrigerada, fazendo com que torne um dos mais cobiçados do Japão.

Kokuryu – Daiguinjo: Dragão Negro, conforme o rótulo, este saquê atinge atualmente o 3º lugar no ranking de consumo e venda no Japão.

Hakutsuru - Junmai Kimpakuiri: Com uma tradição desde 1717, o saquê Hakutsuru sobrevive no violento mercado japonês, onde a cada mês 10 rótulos são lançados. Com um design extremamente bonito, ele está entre os melhores da categoria vendidos no Brasil.

Alimento e bebida O saquê já foi considerada alimento. Em meados do século V a.C., no período Nara, os produtores não conheciam técnicas apuradas de fermentação, e o saquê era feito com pouco álcool e água, em uma combinação que mais lembrava uma porção de mingau do que outra coisa... Nessa época, “comia-se” o saquê de hachi, direto de uma tigela. Um marco na produção do saquê foi a instalação do departamento de cervejaria no palácio imperial de Nara, então capital do Japão (710 a 792 d.C.). Depois, no período seguinte, quando a capital passou para Kyoto, o saquê é descrito como uma bebida nobre, tendo já registrado 15 variedades. O saquê começou a ser consumido quente, recebendo talvez a influência da China. Já nessa época, havia cerca de 180 produtores independentes de saquê da região de Kyoto. Os templos que possuíam grandes campos de arroz passaram a fabricar a bebida. No século 14 surgiram algumas inovações tecnológicas, como o desenvolvimento do koji (Aspergillus Oryzae), que é a base para fermentação do arroz. A pasteurização foi introduzida baseada em observações empíricas, séculos antes de Louis Pasteur dar sua explicação científica. Como ocorria com a mandioca do cauim dos índios brasileiros e o milho da chicha andina, na época mascava-se o arroz para fermentá-lo com a saliva e depois cuspia-se em tachos. Esse método era chamado de “Kuchikami no sake”, ou saquê mastigado na boca. Na província de Hokkaido e em áreas rurais de Okinawa, os fãs da bebida encontraram outras maneiras de “purificar” esse processo, determinando que apenas as jovens mulheres virgens poderiam mastigar o arroz, pois elas eram consideradas representantes dos deuses aqui na terra. Logo não demorou, e a bebida produzida por elas foi batizada de “bijinshu”, saquê de mulher bonita. Os produtores descobriram depois que o fungo que mofava o arroz era responsável pela transformação do amido em glicose e fermento. Logo, o fungo ganhou nome “kamutachi” e não demorou muito para que os produtores divulgassem que a bebida era “produzida pelos deuses”. Até o século passado, o saquê ainda era artesanal, o arroz lavado era depois colocado em tinas (vasos gigantes) para cozinhar. E após a de fermentação, a pasta resultante era ralada e só então, misturada manualmente até chegar ao produto final. Atualmente os grandes fabricantes japoneses ainda utilizam métodos que lembram esse antigo processo. Mas hoje, o saquê é feito em grande escala industrial e não há o romantismo do passado. Pelas leis do país, a produção caseira da bebida é proibida. O fermento do saquê é conhecido como “koji”. E é ele quem determina o aroma e o gosto do saquê, uma difícil tarefa para os “tojis”, pois eles que escolhem o fungo que garantirá um sabor ainda mais especial à bebida.

Beber saquê é um ritual no Japão, e existem várias razões pelas quais a bebida é apreciada, que vão muito além do paladar, sede ou disposição para encher a cara. Segundo a tradição, bebe-se saquê para eliminar as preocupações e prolongar a vida. No Japão, costumam-se dizer que o saquê é o melhor companheiro na solidão. Bebe-se em grandes comemorações como no Ano Novo e nas cerimônias xintoístas de casamento. Na maioria das ocasiões, o saquê é servido quente em uma temperatura que varia entre 40º e 55º C. Mas ele também pode ser tomado gelado ou misturado a outras bebidas e sucos, originando coquetéis interessantes, como a “caipirinha” de saquê com frutas vermelhas ou apenas morango, um sucesso nos bares paulistanos. A maneira mais tradicional de servi-lo é em xícaras quadradas de madeira, chamadas “masu”, que conferem à bebida um suave sabor amadeirado. Nesse caso, sempre é servido frio com temperatura variando entre 20º e 40º C, uma vez que o saquê quente absorveria o gosto da madeira. Em muitos lugares, sugerem-se ainda que coloquem uma pitada de sal no canto do masu, um certo estilo adotado pelos jovens. O saquê é a bebida com mais alta porcentagem de álcool entre os fermentados. Sem ser diluído, chega a marca de 20% de teor alcoólico, enquanto uma cerveja não passa de 5% e o vinho de 17%.
A degustação: O saquê tem uma infinidade de recipientes para ser tomado, conforme a região do país e a ocasião a ser celebrada. Só para expressar suas opiniões numa degustação de saquê, os especialistas têm a disposição um vocabulário com mais de noventa palavras, em sua maioria desconhecidas do público. Uma sessão de degustação profissional de saquê começa com uma regra fundamental: durante a reunião, só se pode falar em saquê. As paredes da sala devem ser de cor creme claro e com janelas de face norte para aproveitar a luz natural do sol, no entanto, o saquê não deve estar sob exposição direta do mesmo. O horário de degustação sempre é entre às 10 e 11 horas da manhã, quando o sol ainda não está forte e os técnicos já fizeram a digestão do café e ainda não almoçaram. Não se degusta saquê com estômago cheio. A bebida é servida em temperatura ambiente, à cerca de 20ºC. O copo usado é de porcelana branca com dois círculos azuis no interior, denominado de olho-de-cobra. Os círculos coloridos servem para que os especialistas avaliem a transparência da bebida, enquanto o fundo branco, é utilizado para observar a cor do saquê. Mesmo para os apreciadores comuns existe um ritual para tomar o saquê: Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre por seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que você sirva o seu vizinho de mesa. Pois não é educado se servir. O copo de saquê deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.



Versão moderna A 2ª Guerra Mundial também alterou a receita do saquê. A escassez de arroz naquele período forçou os fabricantes a buscarem alternativas para aumentar a fermentação utilizando menos arroz. Um decreto governamental permitiu o acréscimo de álcool puro e glicose na fórmula, o que possibilitou a utilização em menor quantidade do precioso cereal. Estima-se que 95% do saquê produzido hoje utiliza essa fórmula, contrariando os especialistas do passado que diziam que o melhor saquê era aquele feito apenas de arroz, arroz fermentado e água. Basicamente, o saquê é uma bebida fermentada que necessita de boa água (que corresponde a 80% do produto final), e de arroz de qualidade. O arroz é lavado e cozido a vapor; depois, misturado ao fermento, à água e ao koji, o arroz fermentado separadamente, numa sala com temperatura e umidade controladas. À mistura acrescenta-se mais arroz, koji e água por três vezes, dentro de cinco dias. A fermentação deve continuar por 18 a 32 dias, e findo o período a pasta é amassada e filtrada. Depois disso, geralmente o saquê é pasteurizado para matar as bactérias e desativar enzimas que poderiam mudar o sabor e a cor do produto. O saquê ficará descansando por seis meses, e receberá uma adição de água pura, para baixar o nível de álcool de 20 para 16%. Depois, ainda será pasteurizado novamente.

Principais tipos de saquê Junmai-shu – É o saquê mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.
Honjozo-shu – Tem pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o saquê mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.
Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse saquê é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.
Daiginjo-shu – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de saquê que exige muito trabalho em cada nível do processo.
Namazakê – É o saquê que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.
Nigori-zakê – Não é filtrado.
No Japão, o termo saquê é mais abrangente e pode significar qualquer bebida alcoólica, distinguindo-se freqüentemente a bebida japonesa como “nihonshu” (literalmente saquê do Japão) ou “seishu”. Os saquês mais comuns que não estão na nesta lista são chamados de futsuu-shu, enquanto aqueles produzidos regionalmente em pequenas escala, de jizake.

Fonte: http://www.charutosebebidas.com.br/materias/saque.html

Fazendo Tintura-Mãe



Tintura-mãe

Uma tintura-mãe ou TM, é uma preparação hidroalcoólica ou hidroglicerinada, resultante da extração por contato de longo período, de vegetais ou animais secos, dessecados, ou naturais, pelos processos de maceração e percolação. É a forma farmacêutica básica, ponto de partida de formas homeopáticas derivadas.
PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE TINTURA MAE
.Maceração
Consiste em deixar o vegetal em contato com o veículo extrator, com agitação de tempos em tempos, por 20 dias. Neste processo, os principais fenômenos envolvidos são difusão e osmose.
.Percolação
Consiste em fazer passar o veícuo extrator através da droga umidecida, onde o líquido extrator é continuamente deslocado. De cima para baixo, até que as substâncias solúveis sejam esgotadas. Neste processo temos a ação da pressão hidrostática(peso do solvente sobre o material) e a força de capilaridade.
.Expressão
Consiste em reduzir o vegetal fresco em pedaços bem pequenos, envolvê-lo em inho novo e prensá-lo para obter o suco. Este é misturado com álcool e conservado em frasco âmbar por alguns dias ao abrigo da luz e do calor, depois filtrado em papel.

As tinturas-mãe são definidas como preparações líquidas resultantes da ação dissolvente de um veículo alcoólico sobre drogas de origem vegetal ou animal.
As tinturas-mãe de drogas vegetais são obtidas pela maceração em álcool de diferentes títulos, da planta fresca, da planta fresca estabilizada ou, raramente, da planta seca.
Correspondem a 1/10 de seu peso em droga desidratada, com algumas exceções como a calêndula e o mirtilo que correspondem a 1/20.
O título alcoólico das tinturas-mãe são geralmente de 45º ± 5 como é o caso da camomila e da aveia, ou de 65º ± 5, como é o caso da calêndula e da noz-vômica. Esse é o padrão farmacêutico. Em casa, para seu uso você pode fazer com alcool de cereais a 60% (Você compra alcool DE CEREAIS e dilui na proporção 60% alcool e 40% agua potável - com isso vai ter o alcool a 60% - o ideal seria ter um alcoometro para medir, mas isso só se você fizer em grande quantidade, ou com o tempo quiser aprimorar sua técnica)
Para a preparação das tinturas-mãe devem ser observados alguns cuidados na hora da colheita, levando-se em consideração a parte da planta a ser utilizada. Por exemplo, no caso das folhas, deve-se colher após o seu desenvolvimento completo, antes da floração. Ou seja a erva tem que ser sempre de excelente procedência. Se for usar plantas frescas, colhidas por você, limpe com cuidado, rasure o melhor que puder (pique em pedaços), porque quanto mais rasurado, maior o contato do alcool e melhor o resultado final. Se for comprar erva seca, compre sempre pacotes fechados, com data de validade.
Para suas primeiras experiências use 50% de erva e 50% de alcool (peso/volume). Ou seja você rasura bem a erva, e cobre-a totalmente com o alcool a 60%, veda bem o vidro (que deverá ser Âmbar) e deixa em ambiente escuro, por 30 dias. Após esse tempo, você filtra e poderá usar. Experimente com plantas fáceis de testar o resultado. Quebra pedra, guaçatonga, barbatimão, flores de calêndula
A tintura pronta tem que estar isenta de contaminantes vísiveis (fungo, pelos, etc), ter aspecto agradável, odor caracteristico (não pode ter "cheiro ruim") e cor compatível com a erva. Ex. barbatimão apresenta tintura de apecto vinho-avermelhado, quebrapedra é de verde intenso, calêndula amarelo escuro. Por exemplo a tintura de calendula pode ser adicionada a cremes e usado como hidratante. Barbatimão e guaçatonga são excelentes como bactericidas em gargarejos (10 gotas de tintura em 1/2 copo de agua), quebra pedra é bom diurético (20 gotas em 1/2 copo de agua 2x dia).

Esquema 2:

Você vai precisar de:

Erva Seca

Álcool Cereal

Proveta

2 Vidros (Tipo de Azeitona, a tampa não pode ser de plástico)

Etiquetas

Vidro Âmbar
Para esterilizar os vidros.

Ferver por 15 minutos, enquanto ferve os vidros, ligar o forno e deixá-lo bem quente. Após ferver os vidros, colocá-los sobre um pano de prato (este pano deve ser de uso exclusivo para Fitoterapia) dentro de uma forma, com a boca virada para baixo. Levar para o forno desligado e quente, tirar e fechar o vidro quando o forno esfriar.

Etiquetar os Vidros:
01 com o nome da Erva concentração 30%
01 com o nome da Erva concentração 70%

Preparar o Álcool: Exemplo para 2 litros de Tintura.

70%

700 ml de álcool cereal
300 ml de água Mineral ou filtrada.

30%

300 ml de álcool cereal
700 ml de água Mineral ou filtrada.

1ª Etapa:

Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 30% e completar o vidro com o álcool 30%.
Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 70% e completar o vidro com o álcool 70%.
Deixar em maceração por 6 dias no escuro. Não deixar passar muita luz, pode guardar os vidros em sacos de pão, dentro de um armário.

2ª Etapa:

Separa o líquido do bagaço.

3ª Etapa:

Colocar o líquido de 30% no bagaço de 70% e o 70% no bagaço de 30%.

4ª Etapa:

Juntar os dois líquidos e dividir nos bagaços.

5ª Etapa:

Deixar macerar por mais 8 dias. No escuro novamente.


6ª Etapa:

Coar e guardar em vidros âmbar ( esterelizado) longe da luz. Depois de pronto, 2 anos de validade.

Atenção: Não deixar passar mais de 25 dias da 1ª a 6ª Etapa. Após 25 dias começa a ação enzimática. Da 2ª a 4ª Etapa não precisa macerar.

Fonte : http://equilibriomentecorpo.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-tintura-mae.html.

Receitas médicas valerão por quatro meses:Farmácia Popular

Ministério da Saúde muda regras na venda de medicamentos do Farmácia Popular
Receitas médicas valerão por quatro meses

Novas regras para a comercialização de medicamentos de baixo custo, por meio do programa Farmácia Popular, foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde hoje.

As normas passam a valer a partir de amanhã e tem o objetivo de evitar fraudes por parte das farmácias.

Pelas novas regras os medicamentos só poderão ser vendidos ao próprio paciente, no balcão da farmácia, com a apresentação de um documento de identidade com foto e CPF.

As receitas médicas passam a valer por um período de quatro meses, e não seis como era anteriormente, sendo que o estabelecimento deve guardar esta por cinco anos.

O programa Farmácia Popular permite que vários medicamentos possam ser vendidos em farmácias conveniadas até 90% mais baratos.

Fonte Ministério da Saúde

Medicamentos em unidose dentro de cinco dias nas farmácias em Portugal

01.07.2009 -
A venda de medicamentos em unidose poderá começar a ser feita nas farmácias da região de Lisboa e Vale do Tejo dentro de cinco dias, o tempo que demora a entrar em vigor a portaria publicada hoje em “Diário da República”.

Segundo a portaria, até que o Infarmed faça uma primeira avaliação do processo — em princípio daqui a seis meses, altura em que está prevista a elaboração de um relatório preliminar —, a dispensa de medicamentos em quantidade individualizada fica restrita aos destinados a “situações agudas”, ou seja, antibióticos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios não esteróides, paracetamol e antifúngicos.

Só está abrangida a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (RSLVT) e as farmácias desta região que manifestem, junto do Infarmed, a sua vontade de aderir àquela dispensa. Sobre o alargamento ao resto do país, o Ministério da Saúde respondeu ao PÚBLICO que "dependerá do resultado da avaliação". E esclareceu que apenas a dispensa está restrita às farmácias da RSLVT, mas a prescrição não terá limites geográficos.

Os medicamentos dispensados de forma individualizada — e não exactamente unidose, já que será a dose indicada ao doente em concreto a quem é dirigida a receita médica — estão obrigados a ser entregues com toda a informação contida nas embalagens com quantidade maiores, nomeadamente uma cópia do folheto informativo aprovado mais actualizado, o lote e data de validade. O número máximo de unidades que podem ser dispensadas foi fixado em 30.

No caso de um utente ter uma prescrição de medicamentos em unidose e a farmácia que escolher não tenha aderido a esta modalidade, o estabelecimento é obrigado a vender a embalagem com a quantidade mais aproximada, especifica o diploma. Mas o doente a quem foi prescrita uma unidose também pode optar por uma embalagem, desde que seja o mais aproximada possível à sua receita e tenha, no máximo, 30 unidades.

O acondicionamento (embalagem feita na farmácia) da unidose deve ser feito de modo a garantir a utilização unitária e a estabilidade (não deterioração) do produto, assim como ter uma rotulagem própria adicional onde conste a identificação da farmácia e do seu director técnico e a data da dispensa. De acordo com a lei, não podem ser misturados medicamentos de lotes diferentes.

O preço das doses individualizadas será calculado dividindo-se o preço da embalagem maior desse medicamento feita pelo laboratório pelo número de unidades que ela contém. Ou seja, se um medicamento for vendido em caixas de 50 e 30 comprimidos, é o preço da de 50 que vale para as contas. E se essa caixa maior custar cinco euros, e o doente precisar de apenas oito comprimidos, então irá pagar pela sua dose individualizada 80 cêntimos. A comparticipação continua a ser calculada em termos percentuais.

Estando ainda em fase experimental, ainda falta que a Administração Central do Sistema de Saúde faça a adaptação da forma electrónica do modelo de receita médica que inclua medicamentos manipulados de forma a permitir a prescrição de unidoses — e tem agora, segundo a portaria, 90 dias para o fazer.

Público.pt- medicamentos

Consulta Pública nº 35 : medicamentos fitoterápicos

Normas para medicamentos fitoterápicos em debate
02 de julho de 2009


Foi publicada, no dia 23/06/09, a Consulta Pública nº 35 relativa à notificação de drogas vegetais no Brasil. O texto apresenta uma proposta de lista positiva, inicialmente com 52 espécies vegetais, selecionadas com base no uso tradicional em serviços de fitoterapia.

A população tem até 30 dias para enviar sugestões e críticas ao documento. O objetivo é que esses produtos sejam notificados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que sigam critérios de controle de qualidade farmacopeicos, baseados em documentos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sistema on-line permitirá agilidade na entrada no mercado, como já ocorre com os medicamentos de baixo risco (RDC 199/06). Pela proposta, as empresas produtoras seguirão Boas Práticas de Fabricação (BPF) específicas, voltadas para as características dos materiais de origem vegetal.

Essas normas também estão em discussão por meio da Consulta Pública 36. As propostas atendem a demandas da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde que tem, como um dos objetivos, estabelecer um marco regulatório para plantas medicinais e fitoterápicos.

A Anvisa também submeteu à Consulta Pública (CP) a proposta de resolução para registro de medicamentos fitoterápicos. A CP nº. 31 pretende atualizar a Resolução RDC nº 48 de 2004. As contribuições podem ser encaminhadas até o dia 21 de agosto.

As principais modificações propostas são relativas à adequação aos conceitos definidos pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O documento traz uma reestruturação da RDC 48, com o enquadramento correto para cada exigência nas diferentes fases de análise de registro de um fitoterápico: droga vegetal, derivado de droga vegetal e produto final.

Fonte: ODISSEU - Agência de Informação

7.01.2009

Vagas... Oportunidades



03/07/2009

TÉCNICO(A) EM QUÍMICA/ FARMÁCIA


DERMAGE SELECIONA: Técnico(a) em Química/ Farmácia-RJ . Realizar análises de CQ, FQ e microbiologia de MP, produtos e embalagens. Requisitos: Experiência anterior na função, bancada. 2º grau completo em Química/ Farmácia. Conhecimento em Controle de Qualidade e Boas Praticas de Fabricação. Fácil acesso para Bonsucesso. Os candidatos interessados deverão encaminhar o CV COM PRETENSÃO SALARIAL para: curriculo@dermage.com.brNo assunto, favor informar: Técnico (a) em Química / Farmácia


ENGENHEIRO DE PROCESSO


A High Flyers (Consultoria em RH) está assessorando uma Indústria Química no Rio de Janeiro na busca de um Engenheiro de Processos: É necessário que o profissional tenha conhecimento em definição / desenvolvimento de processos fabris. Não é fabricação. Profissional oriundo de indústria química será um diferencial. Interessados devem encaminhar o cv atualizado para hf.vagas@yahoo. com.br com o título da vaga no assunto.

ENGENHEIRO ELETRÔNICO

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ENGENHEIRO ELETRÔNICO. Pré-Requisitos: Graduação completa em Engenharia Eletrônica ou de Telecomunicações; Mestrado ou Pós-Graduação em Telecomunicações (preferencialmente nas áreas de redes de comunicação, sistemas de comunicação ou processamento digital de sinais de voz e imagens). Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Carga horária: 8h diárias, de 2ª a 6ª feira . Remuneração: Aberta. Benefícios atraentes. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail com pretensão salarial para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: ENG/RJ.

ANALISTA DE PROCESSOS PLENO

Função:Analista de Processos Pleno. Vagas:02. Remuneração:R$ 3.095,00. Horário:A princípio de 08h ás 17h. Local:Petrobrás Rio e Salvador. Início: Imediato. Benefícios: Vale Transporte (ou cobertura de valores de viagem). Vale Refeição no valor de R$12,00 (ou cobertura de valores de viagem). Plano de saúde Unimed, extensivo a dependentes (esposa e filhos). Perfil: Graduação completa em Administração ou Engenharia (preferencialmente, de Produção); Inglês intermediário; Experiência mínima de três anos em mapeamento e redesenho de processos de negócio, preferencialmente da área Financeira. Adicionalmente, o candidato deverá estar disponível para atuar por dois meses na cidade de Salvador, Bahia. A atividade consistirá do entendimento de rotinas a partir da leitura dos respectivos procedimentos e de entrevistas, seguido da diagramação de seu fluxo com ênfase no trâmite de documentos. Os interessados deverão encaminhar currículo com título da vaga para: rh.confiancarh@yahoo.com.br


TREINEE COMERCIAL (QUÍMICA, ENG. QUÍMICA, FARMÁCIA)

Empresa multinacional lÍder no segmento da Indústria Farmaceutica contrata: Treinee de Vendedor externo com: Experiência anterior mínima de 1 ano em vendas externas (preferencialmente de produtos químicos, medicamentos, cosméticos). Formação superior em curso ou recém formado em ENG. QUÍMICA, FARMÁCIA, QUÍMICA. Domínio avançado do idioma Inglês. Domínio avançado do pacote OFFICE. Ofereço: Salário fixo de R$1.800 + variável em torno de R$1.200. Veículo, Notebook, Celular
-Plano de Saúde, Vale Combustível, Ticket Refeição (18,00), Seguro de vida. Interessados dentro do perfíl favor enviar currículo com o título da vaga no campo assunto para o email: melissa@sinergyconsultoria.com.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa da área de saúde, especializada em esterilização de materiais hospitalares, contrata para vaga efetiva: Cargo: Técnico de segurança do trabalho. Remuneração: 1.550,00 + VT (2.20) ou auxílio combustível + VR (10,00) + Ass. médica e odontológica + PL. Horário: 8hs às 17:48 (seg a sex). Local: São Cristovão. ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO TÉCNICO (COMPLETO). CURSO: TÉCNICO DE SEGURANÇA. EXPERIENCIA DESEJADA: HOSPITAL OU ASSOCIAÇÃO A SAÚDE. CARACTERISTICASPESSOAIS: DINÂMICO, ORGANIZADO, BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, RACIOCÍNIO LÓGICO, BOA COMUNICAÇÃO VERBAL E ESCRITA. TAREFAS: Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle. Disponibilidade para início imediato e ter condução direta para São Cristovão pois só será pago uma condução modal. Interessados pela vaga deverão encaminhar currículo no corpo do e-mail para selecionadora2008@yahoo.com.br mencionando no assunto: Téc. Segurança. Não pode faltar no currículo as seguintes informações: Idade ou data de nascimento. Período em cada empresa onde trabalhou. Bairro onde reside

ESTÁGIO EM BIOLOGIA

Escolaridade: Ensino Superior Cursando. Curso: Ciências Biológicas a partir do 2º até o 5º período, que tenham cursado no Ensino Médio e/ou Técnico em laboratório , Patologia Clinica ou enfermagem. Informática: Pacote Office. Atribuições: Auxiliar na separação e preparação de material biológico, coleta e cadastro de exames. Residir fácil acesso Copacabana-RJ. Horário de estagio: 09:00 às 15:00 h. Bolsa-auxilio: R$ 425,00 + VT + lanche. Interessados devem enviar currículo para lydianemelo@parceriaconsult.com.br, colocando no assunto : Estágio em Ciências Biológicas. Somente pessoas que estejam cursando nivel superior.


FARMACÊUTICO

Consultu RH seleciona FARMACÊUTICO. Requisitos: Superior completo em Farmácia. Experiência mínima de 2 anos como Farmacêutico. Domínio de Informática. Desejável experiência na área da saúde. Benefícios: Assistência Médica; odontológica; seguro de vida; convênio com escolas e faculdades; vale transporte e alimentação no local. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.com sob o título de "ESTOQUISTA"


ESTÁGIO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Escolaridade: Ensino Superior Cursando. Curso: Ciências Biológicas a partir do 2º até o 5º período, que tenham cursado no ensino médio técnico de laboratório ou enfermagem.ou experiencia anterior em laborátorio. Informática: Conhecimentos de Word, Excel, internet. Atribuições: Auxiliar na separação e preparação de material biológico, coleta e cadastro de exames. Residir fácil acesso Copacabana-RJ. Horário de estagio: 09:00 às 15:00 h. Bolsa-auxilio: R$ 425,00 + VT + lanche. Interessados devem enviar currículo para lydianemelo@parceriaconsult.com.br, colocando no assunto : Estágio em Ciências Biológica. Somente pessoas que estejam cursando nivel superior.

ESTAGIO NUTRIÇÃO

Empresa no ramo de alimentação, contrata para estágio em nutrição: 04 estagiárias, cursando o a partir do 5º período - no período da noite ( pois o estágioo irá ocorrer na árte da manhã e à tarde ). Oferecemos: Bolsa Auxílio de 465,00 + VT ( 2 x 2,20 ) e Alimentação no local. Desejável que resida próximo e/ou fácil acesso à Queimados. Forma de contrato: CIEE. Interessadas encaminhar currículo para rh@coresabor.com.br, colocando no campo assunto o título da vaga.


ENFERMEIRO LÍDER

Empresa de grande porte, atuando no segmento de serviços em saúde, situada no Rio de Janeiro, está recrutando para vaga de ENFERMEIRO LÍDER,conforme, perfil abaixo: PERFIL: Formação: 3º GRAU COMPLETO EM ENFERMAGEM / PÓS-GRADUAÇÃO COMPLETO. Experiência Desejável: 01 ANO ATUANDO COMO ENFERMEIRO LÍDER. Atividades:Supervisão e assistência à equipe de enfermagem. Carga Horária:Escala 12 x 36 (07:00 às 19:00). A Empresa oferece: Salário + V.T. + Benefícios: Plano de Saúde e Dental + Vale Refeição e Alimentação. Somente os candidatos que se enquadrarem no PERFILacima, deverão encaminhar currículo no corpo do email para: seleção_talentos@ymail.comescrevendo no campo assunto:ENFERMEIROLÍDER.


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Estamos com oportunidade para Barra do Piraí- RJ . Engenheiro de Segurança do Trabalho. Formação completa em Engenharia e pós em Segurança do Trabalho. Necessaria experiência na área. Salário: R$ 4200,00 + benefícios. Disponibilidade para trabalhar em Barra do Piraí/RJ. Os interessados deverão realizar o cadastro no site: www.gruposeres.com.br . e encaminhar o currículo para rh.resende@gruposeres.com.br . IMPORTANTE: Colocar no "assunto" do e-mail o NOME DA VAGA e a PRETENSÃO SALARIAL.


ESTAGIÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Multinacional do Ramo Alimentício situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro seleciona Estagiário de Meio Ambiente. Requisitos Necessários: Estar cursando entre o 4° e o 7° período de Engenharia Química ou Ambiental; Disponibilidade para estagiar 6 horas diárias em Jacarepaguá no horário da manhã; Pacote Office avançado; Inglês intermediário. Principais Atividades: Acompanhamento dos indicadores da ETA e ETE; Ambientação de novos colaboradoes e de Prestadores de Serviço; Rondas nos diversos setores da empresa para garantir cumprimento das normas de Meio Ambiente. Os interessados em se candidatar a esta vaga deverão enviar currículo no corpo do e-mail para divulgcomercial@yahoo.com.br citando o nome da vaga no assunto.

FARMACÊUTICO (GERENTE)

Drogaria na Pavuna seleciona Farmacêutico: Perfil: Dinâmico, pró-ativo, com espírito de liderança e equipe. 2 anos de experiência em farmácia comercial e supervisão de loja. Utilizar uma condução para Pavuna. Disponibilidade para trabalhar na abertura da loja. Currículos fora do perfil serão descartados automaticamente. Os interessados devem encaminhar currículo no corpo do e-mail com pretensão salarial para atividadesrh@yahoo.com.br e colocar no campo assunto: Farmacêutico


ANALISTA DE PROCESSOS - TÉCNICO QUÍMICO

Empresa de grande porte, em expansão, contrata Técnico Químico, com CRQ ativo, experiência no tratamento de efluentes (análises e operação) e controle de processos. Desejável estar cursando superior em área afim (Engenharia, Química ou Têxtil) e ter conhecimento de usuário de informática. Interessados devem encaminhar currículos no corpo do e-mail para rogerio.freitas@atmosfera.com.br com a vaga em referência no campo assunto.


ESTAGIÁRIO (A) DE BIOTECNOLOGIA

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE BIOTECNOLOGIA. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período de Ciências Biológicas (informar a data de previsão de conclusão do curso); Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST BIOTEC.

ESTAGIÁRIO (A) DE ENGENHARIA QUÍMICA

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE ENGENHARIA QUÍMICA. Pré-Requisitos: Cursando até o 7º período de Engenharia Química; Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST ENG QUIM.

ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL. Pré-Requisitos: Cursando até o 7º período de Química Industrial; Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira . Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST QUIM IND.


GARANTIA DA QUALIDADE

Indústria farmacêutica com mais de cinqüenta anos de mercado contrata profissional farmacêutico para trabalhar na garantia da qualidade, preferência para profissionais com experiência em garantia e validação. A empresa oferece o piso salarial+ vt+alimentação. Interessados enviar currículo para indfarmaceuticarh@ig.com.br ,colocar no campo assunto (o cargo): Analista de garantia da qualidade


ESPECIALISTA EM PRODUTO

Imprescindível experiência com produtos Farmacêuticos; Experiência com treinamento de produtos; Desejável experiência em procedimentos oftalmológicos; Formação acadêmica superior completa; Inglês mínimo intermediário; Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Descrição das atividades: Atuará como apoio técnico para a área comercial, acompanha o processo para orientação técnica ao médico, entre outros; Local de trabalho: Rio de Janeiro, mas pode ser de qualquer estado, pois como o profissional viajará muito não é necessário transferir residência. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico e saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.

ESTÁGIO NO CONTROLE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO


EMPRESA LOCALIZADA NA ZONA NORTE DO RJ, RECRUTA. ESTÁGIO NO CONTROLE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO; CURSANDO NÍVEL SUPERIOR EM FARMÁCIA OU CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; ESTÁGIO DE 9 AS 15 HORAS. BOLSA + BENEFÍCIOS. NÃO SERÃO LIDOS ANEXOS. RESPONDER NESSE EMAIL. lfarmaceutico@yahoo.com.br

PROFISSIONAL PARA A ÁREA DE SUPERVISÃO DE VENDAS

Com experiência anterior na função de preferência do Ramo Farmacêutico ou Supervisor de representantes de Laboratórios. Com formação Completa ou Técnica em Farmácia ou Instrumentador . Horário Comercial. Local de trabalho: Niterói e Rio de Janeiro. A empresa oferece: Vale refeição, vale transporte e assistência médica e Remuneração atrativa. INTERESSADOS ENVIAR CURRICULUM PARA lucycs1313@yahoo. com.br com PRETENSÃO SALARIAL.


P&D - INSTRUMENTAL E ANALÍTICO


Ramo de Atividade: Indústria Farmacêutica - RJ. Benefícios: ± R$ 1300.00, transporte (Riocard), alimentação no local, cesta básica, plano de saúde e odontológico. Setor: Galênica - P&D - Instrumental e Analítico. Horário: 8:00 - 17:30 h. Sexo: Ambos. N° de vagas: 01. Formação: 2º grau técnico em uma das áreas: química, farmácia, alimentos, saneamento ou meio ambiente. Perfil: Conhecimentos em informática; Inglês intermediário; Ter bons conhecimentos em procedimentos de bancada (preparo de soluções, titulações, extrações em suas diversas modalidades, gravimetria); Desejável experiência em HPLC, espectrofotometria e CG. Ser dinâmico (a), organizado (a), pró-ativo (a) e disciplinado (a) com horários e prazos; Atribuições principais: Realizar análises pertinentes a estudos de estabilidade, dar suporte na pesquisa e desenvolvimento de metodologias analíticas/ instrumentais. Observação 01: Será dado treinamento/acompanhamento ao colaborador quando necessário na operação dos equipamentos que forem utilizados (HPLC, CG, Espectrofotômetro, Infravermelho). Observação 02: Os interessados devem enviar os currículos em anexo, não no corpo de e-mail, impreterivelmente até o dia 03/07/09 para o endereço: simone@daudt.net



TÉCNICO(A) EM QUÍMICA/ FARMÁCIA

DERMAGE SELECIONA: Técnico(a) em Química/ Farmácia. Realizar análises de CQ, FQ e microbiologia de MP, produtos e embalagens. Requisitos: Experiência anterior na função, bancada. 2º grau completo em Química/ Farmácia. Conhecimento em Controle de Qualidade e Boas Praticas de Fabricação. Fácil acesso para Bonsucesso . Os candidatos interessados deverão encaminhar o CV COM PRETENSÃO SALARIAL para: currículo@dermage.com.br. No assunto, favor informar: Técnico (a) em Química / Farmácia


FARMACEUTICO CLINICO

Formação: 3º Grau em Farmácia . Desejável: Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar/Clínica . Experiência Desejável: 01 ano atuando como farmacêutico em hospital, ter Conhecimento pacote Office - Avançado Atividades: - Participar de rounds discutindo aspectos farmacológicos das prescrições médicas; Oferecer opções terapêuticas de custo otimizado; Identificar e previr de interações medicamentosas; Verificar a conformidade e indicar as melhores vias de administração dos medicamentos; Elaborar de programa de educação continuada para a equipe das unidades de terapia intensiva; A Empresa oferece: Salário + V.T. + Benefícios: Plano de Saúde e Dental + Vale Refeição e Alimentação. Somente os candidatos que se enquadrarem no PERFIL acima, deverão encaminhar currículo no corpo do email com pretensão salarial para: seleção_talentos@ymail.com escrevendo no campo assunto: FARMACEUTICO CLINICO


FARMÁCIA

Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nossos clientes profissionais para a oportunidade abaixo relacionada. Indústria do ramo farmacêutico no RJ, contrata profissional com experiência em medicamentos, exceto genéricos, alimentos, vacinas, medicamentos veterinários e etc. Experiência em elaboração, edição, montagem e conferência de dossiês para registro, renovações e alterações de registro, suporte para elaboração de bulas. Cumprimento da exigência da ANVISA. Formado em Farmácia e com especialização. IMPORTANTE: Os candidatos deverão encaminhar o currículo com pretensão salarial através do e-mail flaviabarcelos@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Regulatórios".

MECÂNICO LÍDER (SUPERVISOR MECÂNICO)

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: MECÂNICO LÍDER (SUPERVISOR MECÂNICO) - URGENTE. Requisitos Necessários: Curso Técnico em Mecânica. Desejável Experiência offshore em unidades de Produção (5 anos). Conhecimento de AMOS. Registro Ativo no CREA. Inglês avançado. Cursos Necessários: BST. HUET. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente. Embarcando 14x14 por Macaé!


ELETRICISTA SENIOR


HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: ELETRICISTA SENIOR. Requisitos Necessários: Curso Técnico em Elétrica. Desejável 5 anos de experiência como técnico elétrico. Desejavel pelo menos 1 ano de experiência como Líder na área. Registro Ativo no CREA. Inglês avançado. Cursos Necessários: HUET. BST (CBSP). AMOS. Primeiros Socorros. Supervisionar e executar atividades de manutenção, de modo a garantir a segurança e o bom funcionamento de todas as instalações e máquinas, e todos os instrumentos / sistemas de controle. Desempenhará as funções de responsável pela parte Elétrica . Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente. Embarcando 14x14 por Macaé!


TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

Empresa de Grande Porte no segmento estrutura Metálica e Eletromecânica contrata Técnico de Meio Ambiente. Atividades: Realizar vistorias técnicas nas áreas das obras para verificação dos aspectos ambientais do projeto, preparando relatório de visita técnica. Efetuar o controle de materiais descartáveis, resíduos, entulho providenciando documentação necessária e cronograma para descarte ou tratamento dos mesmos. Acompanhar a separação de lixo por tipo e encaminhamento para reciclagem, tratamento ou descarte. Participar de reuniões, realizar análise de Processos de Licenciamento Ambiental. Organizar campanhas de reciclagem, aproveitamento e diminuição de resíduos. Executar a montagem do relatório unindo as informações coletadas em campo, descrição do empreendimento e fluxograma de processo. Manter contato com os clientes para esclarecimentos de dúvidas com relação ao meio ambiente do projeto. Organizar treinamentos de conscientização e avaliação dos mesmos. Elaborar cronogramas e administrar prazos, elaborar apresentações e relatórios técnicos (descrição de empreendimentos, fluxogramas de processo e cálculos). Requisitos: Disponibilidade início imediato. MUDANÇA PARA O PARÁ. Técnico em Gestão Ambiental. Experiência anterior em OBRA. Interessados encaminhar currículo para: smi_gp@yahoo.com.br


TÉCNICO EM QUÍMICA

Multinacional da área de Petróleo e Gás contrata: TÉCNICO EM QUÍMICA. Contratação Temporária: 90 dias (compossibilidade de renovação por mais 90). Local de Trabalho: Ilha do Governador. Salário: 1.215,00 + Periculosidade + VT + VR. Horário de Trabalho: 08:00 às 17:00 (COM DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR EM HORÁRIO NOTURNO). Requisitos: Formação Completa em Técnico Químico. Experiência anterior de trabalho ou estágio na área de petróleo. Inglês Intermediário. Disponibilidade para início imediato. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br. ASSUNTO: TÉCNICO EM QUÍMICA. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL DESEJADO SERÃO DESCARTADOS


ENGENHEIROS MECANICOS

Recrutamos para empresa de Engenharia de projetos, para projeto de Cascos de FPSO (Navio Plataforma). ENGENHEIROS MECANICOS- ingles avancado, experiencia em acompanhamento e montagem de modulos de plataformas (disciplina mecanica), contato com fornecedores de equipamentos, comissionamento na area de equipamentos mecanicos. Informar pretensao como CLT e como PJ. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO SENIOR

Recrutamos para empresa de Engenharia (EPC) atuando em grandes projetos industriais do segmento petrquimico/ quimico/ plataformas. ENGENHEIRO SENIOR DE PLANEJAMENTO - superior em Engenharia Mecanica ou Civil, ingles a nivel avancado, grande experiencia especifica em PLANEJAMENTO Fisico e Financeiro de grandes empreendimentos/ obras industriais. Salario na faixa de R$ 19.000,00 como PJ. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período. Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST QUIM IND.


ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período. Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST QUIM.


ANALISTA DE MATERIAIS

Consultoria em Rercursos Humanos acessorando o seu cliente, empresa de grande porte no Rio de Janeiro, seleciona: ANALISTA DE MATERIAIS. Cursando administração, economia ou áreas afins (exatas). Ótimos conhecimento no pacote office, principalmente EXCEL. Vivência em planejamento de materiais e/ou produção (Análise de M.R.P). Vivência em sistema integrado será um diferencial. Atividades do cargo: Cadastramento dos itens de estoque no sistema, através de relatórios; Avaliação dos itens de estoque quanto ao lote de segurança, ponto de ressuprimeto, lote mínimo e máximo; Atender as área gerando requisição de compra quando slicitado; Análise sobre a méida de consumo dos itens; Acompanhamento dos projetos; Fornecer indicadores para os relatórios gerenciais para acompanhamento da Evolução do Estoque; A empresa oferece: R$1200,00+ VR + VT+ Assist Médica+Odontológica dentre outros benefícios. OBS: A vaga está divulgada neste e-mail compartilhado para agilizar o processo seletivo da Consultoria, portanto, não adianta encaminhar currículo fora do perfil, pois este será EXCLUIDO. Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail sele.oportunidade@yahoo.com.br com o assunto: Analista de Materiais.


ESTÁGIO DE ENERGIA

Metrô Rio abre processo seletivo para o seu PROGRAMA DE ESTÁGIO: Estágio de Energia. Número de Vagas: 1. Pré-requisitos: Cursando faculdade de Engenharia Elétrica com previsão de formatura a partir de junho de 2010. Bons conhecimentos do Pacote Office, principalmente EXCEL. Bons conhecimentos de Inglês (intermediário). Conhecimento de controle e faturamento de energia elétrica será um diferencial. Atividades do cargo: Desenvolvimento de tarefas referentes ao acompanhamento e controle de consumos e despesas de energia elétrica. Confecção de relatórios, planilhas e gráficos, elaboração de apresentações e utilização de softwares específicos para monitoramento online de consumos e demandas de energia elétrica. A empresa oferece: Bolsa auxílio + VR + VT. Contrato de 6 horas/dia. Os interessados deverão se cadastrar em nosso site www.metrorio.com.br, no link: Trabalhe Conosco.


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Mercatu Solutie Assessoria Estratégica Empresarial seleciona para empresa do segmento de indústria naval: Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Conhecimento: Com experiência no segmento de petróleo, gás, on e off shore. Formação em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho. Para esta função exige-se a habilitação legal para o exercício da profissão, registro no CREA e estar em dia com as obrigações legais do órgão regulador da profissão. Inglês fluente - será testado. Resumo das atividades: Desenvolver atividades relativas à área de segurança do trabalho, propondo normas e medidas corretivas e preventivas contra acidentes, indicando equipamentos de segurança, planejando atividades e coordenar equipes para treinamentos de prevenção a acidentes. Delimitar as áreas de periculosidade, insalubridade e outras, de acordo com a legislação vigente, emitir parecer, laudos técnicos e indicar mediação de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos. Analisar acidentes, investigando as causas e propondo medidas corretivas e preventivas. Gestão de Controle de Risco. Gestão e controle dos aspectos relacionados à saúde e segurança do trabalhador em todas as operações e áreas da empresa; Revisão de todos os procedimentos já implantados, avaliando a eficácia e/ou a necessidade de modificações além de criação de indicadores; Desenvolver e implementar políticas de segurança; Condução de atividades e programas de prevenção de acidentes no trabalho; Estar atualizado em relação às normas regulamentadoras de segurança, legislações municipais, estaduais e federais e rotinas de segurança (CIPA, Brigada de Emergência, Ergonomia, PCMSO, PPRA, etc). Coordenação da equipe de técnicos de segurança do trabalho. Possuir conhecimentos do Pacote Office e Internet. ATITUDE: demonstrar tolerância, liderança, visão antecipada dos problemas, ter iniciativa, dinamismo, proatividade, raciocínio lógico, senso critico, flexibilidade e foco em resultados. Salário: R$5.000,00. Benefícios: PLR, VA/VR de R$ 406,00, Plano de Saúde e Odontológico e Auxílio Educação (Idiomas, Pós, Graduação etc...) a partir de 6 meses de empresa. Local de Trabalho: Niterói - RJ. Enviar o currículo para rh@solutie.com.br com pretensão salarial. É NECESSÁRIO mencionar no assunto do e-mail EXATAMENTE o nome da vaga: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO


ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Empresa no ramo de Cosméticos busca estagiário com o seguinte perfil: Cursando: Engenharia de Produção. Já ter estagiado na área. A partir do 3º periodo. Bolsa auxilio inicial R$500,00. VT e VR. Local de Trabalho: Rocha Miranda. Candidatos interessados e SOMENTE DENTRO DO PERFIL encaminhar currículo para teresa.selecao@globo.com com o o código no assunto "ESTENG"


NUTRICIONISTA

Empresa no ramo de alimentação, contrata para início imediato: 1 NUTRICIONISTA CHEFE - 1 DIARISTA. 2 NUTRICIONISTAS DE PRODUÇAO - PLANTAO. Preferencialmente para quem morar próximo e/ou fácil acesso - utilizando 2 x 2,20. NILOPOLIS. Interessados favor enviar currículo para: selecaocor@hotmail.com, colocando no campo assunto o nome da vaga. Ainda essa semana, será agendada a entrevista e as admissões serão realizadas.


ESTÁGIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - RJ

Empresa no segmento de Construção Civil, líder na execução de formas de concreto, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, contrata para inicio imediato: Estágio em Segurança do Trabalho - RJ . Requisitos Obrigatórios: Responsabilidade. Agilidade. Pró-atividade . Dinamismo . Excelente relacionamento interpessoal . Fluência Verbal . Requisitos Desejáveis: Conhecimento do segmento de Construção Civil . Noções da NR-18. Atividades: Necessário possuir noções básicas de informática. Desenvolvimento de relatórios gerenciais. Preenchimento de check list diversos. Condução de DDS e Integração aos novos funcionários. Inspeção dos canteiros de obra (verificação da utilização de EPI´S e análise de situações de risco de acidente). Controle de CI´S referentes a EPI´S - Saída de material do almoxarifado e controle de descontos de CI´S dos funcionários. DESEJÁVEL: Noções de Construção Civil e NR18. Remuneração: R$ 350,00 + VT + Refeição no Local + Serviços médicos e odontológicos + Descontos em cursos e Universidades. Horário e Local de trabalho: 01 Vaga Duque de Caxias: 2ª à 6ª - 07:00 às 14:00. 01 Vaga Taquara: 2ª à 6ª - 14:00 às 20:00. Necessário residir em local de fácil acesso a Taquara ou Duque de Caxias. Os interessados deverão encaminhar o currículo para rj.divulgador@yahoo.com.br, sinalizando no Assunto "Estágio ST". Os e-mails sem Assunto não serão lidos.


TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Empresa de médio porte contrata Técnico de Segurança no Trabalho para trabalhar em obra para empresa multinacional francesa. Pré-requisitos : Curso Técnico em Segurança no Trabalho com registro no Ministério do Trabalho; 05 Anos de experiência com obras civis e de elétrica de grande porte; Domínio no pacote office; Alto conhecimento na confecção de documentos e procedimentos de Segurança do Trabalho; A Empresa oferece : Salário + Pacote de Benefícios. Interessados favor enviar currículo para crcavalcante@nesa.com.br Favor escrever no campo assunto "TÉCNICO DE SEGURANÇA".


ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA: ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. PRÉ-REQUISITOS: GRADUAÇÃO COMPLETA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. EXPERIÊNCIA EM PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. INGLÊS INTERMEDIÁRIO A AVANÇADO. DOMÍNIO DO OFFICE. INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO COM O ASSUNTO - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PARA RHRECRUTAMENTO44@YAHOO.COM.BR COM PRETENSÃO SALARIAL. FAVOR ENVIAR SOMENTE CURRICULOS NO PERFIL INDICADO.


FARMACEUTICO CLINICO

Empresa de grande porte, atuando no segmento de serviços em saúde, situada no Rio de Janeiro, está recrutando para vaga de FARMACEUTICO CLINICO, conforme perfil abaixo: PERFIL: Formação: 3º Grau em Farmácia. Desejável: Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar/Clínica. Experiência Desejável: 01 ano atuando como farmacêutico em hospital, ter Conhecimento pacote Office - Avançado. Atividades: Participar de rounds discutindo aspectos farmacológicos das prescrições médicas; Oferecer opções terapêuticas de custo otimizado; Identificar e previr de interações medicamentosas; Verificar a conformidade e indicar as melhores vias de administração dos medicamentos; Elaborar de programa de educação continuada para a equipe das unidades de terapia intensiva; A Empresa oferece: Salário + V.T. + Benefícios: Plano de Saúde e Dental + Vale Refeição e Alimentação. Somente os candidatos que se enquadrarem no PERFIL acima, deverão encaminhar currículo no corpo do email com pretensão salarial para: seleção_talentos@ymail.com escrevendo no campo assunto: FARMACEUTICO CLINICO



ENGENHEIRO DE PROCESSOS

Indústria multinacional localizada em Belford Roxo, oferece vaga para Engenheiro de Processos Jr. Salário de R$ 4.000,00 + benefícios (Õnibus da empresa, Refeição no local, Vale Alimentação, Assistência Médica, Seguro de Vida, Cartão Farmácia e PLR). Superior completo em Engenharia de Produção. Desejável experiência em indústria. Trabalhará com o programa de qualidade global da empresa. Horário: 7h30min às 17h30min. Os engenheiros interessados devem enviar currículo para o e-mail: oportunidade.real@yahoo.com.br colocando no assunto o título da vaga que é Engenheiro de Processos.

ESTAGIÁRIO(A) DE NUTRIÇÃO

Gula Gula Restaurante contrata: ESTAGIÁRIO(A) DE NUTRIÇÃO (2 vagas). Requisitos: Ensino Superior em Nutrição (a/p do 5º período); Utilizar uma condução para Barra da Tijuca/ Botafogo; Desejável experiência anterior em restaurante; Necessário disponibilidade de horário para estagiar pelas manhãs e eventuais tardes; Atividades: Controle de qualidade dos alimentos no armazenamento e produção, controle de desperdícios, orientação de funcionários, etc Oferecemos: Bolsa-Auxílio de R$350,00 + VT(Modal) + Refeição no Local. Local: Barra da Tijuca (1 vaga) / Botafogo (1 vaga). Carga Horária: De 2º a Sábado, 30hs semanais. REAIS CHANCES DE CRESCIMENTO! Interessados encaminhar currículo no corpo do e-mail para recrutamento@gulagula.com.br, colocando no ASSUNTO "Estágio Nutrição". Os currículos fora do perfil serão imediatamente descartados.


NUTRICIONISTA

Empresa de refeição industrial em Niterói, oferece vaga para Nutricionista. Superior completo em Nutrição. Salário R$ 1.500,00 + Benefícios (VT e Refeição no local). Local de trabalho: Fonseca - Niterói. Horário de trabalho: 7 as 16 horas. Uma folga por semana, no sábado ou no domingo. Deve ter experiência em cozinha industrial, Elaboração de cardápio, Planilha de custo. As candidatas interessadas devem enviar currículo para o e-mail: oportunidade.real@yahoo.com.br colocando no assunto o título Nutricionista.

QUÍMICO SR
A MSA Consultoria em Recursos Humanos, está assessorando uma Multinacional de grande porte a procura de um Químico Sênior para atuar no Rio de Janeiro. Perfil : Formação: Imprescindível formação em Química ou Engenharia Química. Experiência e Conhecimentos em: Oriundos de Indústria de produção química. Vivência em controle de qualidade de produtos. Conhecimentos em cromatografia. Experiência em Laboratório industrial. Inglês avançado. Caso tenha interesse ao alguém para indicar, por favor encaminhar currículo para larissa.loureiro@msarh.com.br

NUTRICIONISTA CLÍNICA

PARCERIA CONSULTORIA RECRUTA PARA CLIENTE: NUTRICIONISTA CLÍNICA. NUTRICIONISTA CLÍNICA HOSPITALAR. REQUISITOS: SEXO: FEMININO. FORMAÇÃO COMPLETA NA ÁREA. VASTA EXPERIÊNCIA COMPROVADA ! FUNÇÕES: Experiência em cozinha industrial hospitalar, supervisão de toda a área clínica, equipe de copeiras, processo de entrega das dietas, controle de material da copa, elaboração de cardápio... IMPRESCINDÍVEL: espírito de equipe, liderança, saber delegar funções, auditoria, planilhas, controles... Horário: 08:00 às 17:48 Segunda à sexta. REMUNERAÇÃO: R$ 1.800,00 + VT + REFEIÇÃO NO LOCAL. APÓS EFETIVAÇÃO: ASSISTÊNCIA MÉDICA, ODONTOLÓGICA E CESTA BÁSICA. INTERESSADOS FAVOR ENCAMINHAR CURRÍCULO NO CORPO DO E-MAIL PARA: SELECAO@PARCERIACONSULT.COM.BR. ASSUNTO: NUTRICIONISTA HOSPITALAR


MECÂNICO II

EMPRESA MULTINACIONAL SEDIADA NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO SELECIONA MECÂNICO II PARA ATUAR NA ÁREA DE UTILIDADES. REQUISITOS NECESSÁRIOS: Curso Técnico em Mecânica concluído. Domínio sobre leitura e interpretação de desenhos técnicos; Possuir domínio sobre a execução de Inspeções rotas; Domínio sobre máquinas motrizes (torno, fresa, ajustagem, etc); Conhecimento sobre a Metrologia ( Paquímetros, Micrômetros e Relógio Comparador); Possuir domínio sobre a Manutenção de Motoredutores, Válvulas, Bombas e Transmissões (Corretiva, preventiva e emergenciais); Experiência com Manutenção e Operação de Caldeiras, de Compressores parafuso e alternativo, de Secadores de ar comprimido e Operação de Sistemas de Amônia. É DESEJÁVEL VIVÊNCIA ANTERIOR EM EMPRESAS DO RAMO ALIMENTÍCIO OU DE BEBIDAS. LOCAL DE TRABALHO: Taquara / Jacarepaguá. HORÁRIO: Regime de escala. Os interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial no corpo do e-mailpara divulgcomercial@yahoo.com.br citando o nome da vaga no assunto

ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE QUÍMICA INDUSTRIAL. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período. Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST QUIM IND.


ESTAGIÁRIO TEC. SEGURANÇA DO TRABALHO

Ensino Médio Técnico em Segurança do trabalho ( Apartir do 2° periodo). Desejável conhecimento de NRS. Desejável alguma experiência de estágio na area. Pacote office completo (Word, Excel). Rotinas Administrativas. Já tenha trabalhado com algum atendimento a cliente. Atividades a serem desenvolvidas: Orientar, inspecionar e acompanhar o sistema de segurança do trabalho. Monitorar riscos. Bolsa auxilio: R$ 500,00 + VT +VR+ AM + AO. Local de Trabalho: Penha. Horário de Trabalho: 08:00 as 14:00 de segunda a sexta. Candidatos dentro do perfil por favor enviar currículos para rh@slmrh.com.br.


COORDENADOR DE EXPORTAÇAO

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: COORDENADOR DE EXPORTAÇAO (Somente Engenheiros de Produçao). Local: Pavuna. Requisitos: Superior Completo em Engenharia de Produçao. Ingles ou Espanhol Avançado. Mínimo de Dois anos de experiencia em Logística, Planejamento ou Comércio Exterior em grandes Indústrias. IMPRESCINDÍVEL Experiencia nas atividades descritas abaixo e Gestao de pessoas. Atividades: Assegurar o nível de serviço mínimo requerido. Trabalhar junto r fábrica na priorizaçao de produçao e liberaçao de produtos segundo as necessidades dos clientes. Participaçao ativa em reunioes de produçao. Garantir o fluxo de informaçoes sobre disponibilizaçao de produtos aos clientes. Coordenaçao de preparaçoes de carga e faturamentos, incluindo documentaçao de exportaçao. Acompanhamento e Envio semanal de KPI's a Gerencias + Direçao Industrial. Os candidatos interessados deverao encaminhar CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentoslogistica@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


ANALISTA DE PCP SR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE PCP SR (Somente Engenheiros de Produçao). Local: Pavuna. Requisitos: Superior Completo em Engenharia de Produçao. Ingles ou Frances Intermediário. Mínimo de Tres anos de experiencia em PCP e Planejamento em grandes Indústrias. Liderança de Equipe. Atividades: Elaborar o planejamento de produçao de seus terceiros (fornecedores - ex. embalagens, envase, etc.), estabelecendo a previsao de produçao considerando-se as várias referencias de produtos, conjugando-se nessa análise a capacidade dos terceiros, produtos em ruptura, matéria-prima, embalagens, cobertura de estoque, saturaçao na produçao, etc; Validar um cronograma de execuçao da programaçao diária da produçao por referencia de produto dos terceiros e garantir seu cumprimento; Discutir diariamente em reuniao com os terceiros o planejamento do dia, em virtude de: rupturas, alteraçao no plano de vendas, promoçoes especiais, problemas nas linhas de produçao, estoque, visando estabelecer prioridades e alternativas nos terceiros; Emitir a Ordem de Serviço do produto e quantidades necessárias para envase; Manter-se interado dos problemas nos terceiros, a fim de redimensionar a programaçao acordada, acertando detalhes e aproveitando-se de todos os recursos disponíveis; Assegurar o cumprimento das normas de qualidade, segurança, gestao e legislaçao trabalhista de toda a equipe. Os candidatos interessados deverao encaminhar CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentoslogistica@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.

ESTAGIÁRIO (A) DE ENGENHARIA QUÍMICA

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE ENGENHARIA QUÍMICA. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período. Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST ENG QUIM.


ESTAGIÁRIO (A) DE BIOTECNOLOGIA

Escritório jurídico de grande porte seleciona para atuar em sua sede: ESTAGIÁRIO (A) DE BIOTECNOLOGIA. Pré-Requisitos: Cursando a partir do 3º período. Inglês avançado/fluente (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: 4h ou 6h diárias a combinar, de 2ª a 6ª feira. Remuneração: Entre R$ 670,00 e R$ 1.000,00 (dependendo do período e da carga horária) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para vagas.perfil@yahoo.com.br colocando no assunto: EST BIOTEC


ENGENHEIRO DE PROJETOS / PLANEJAMENTO

Engenheiro de Projetos / Planejamento. Nivel Superior Completo em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Produção. Fluencia em ingles. Dominio sistema SAP, pacote office e MS Project. Vaga efetiva. O salario é de R$ 5.700,00 + beneficios. Experiencia em industria de grande porte, ocupando cargo de chefia / gerencial. experiencia em: Elaboração e atualização de projetos ( EAP/WBS ), cronogramas físico-financeiro, hiswtogramas de mão de obra e equipamentos, elaboração de documentos técnicos (escopo, mapa de riscos e alocação de recursos ). Sólidos conhecimentos em leitura de projetos para análise e comparação de propostas. Conhecimentos da norma ISO 9000 aplicada a projetos para assegurar que a documentação gerada atenda a demanda. As pessoas interessadas, que estiverem NO PERFIL, devem encaminhar o currículo ao e-mail selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido. Para Duque de Caxias

QHSE TECHNICIAN

Be responsible for the health, safety and environmental programs, compliance with company procedures and government regulations, employee training and development and overview of administrative functions relevant to the work; 3+ years experience in QHSE; 3+ years experience within the Oil & Gas industry; Good interpersonal skills; Fluent in English and Portuguese; Main Office location: Barra da Tijuca; "*Vale Refeição*" (R$ 18,00), *"Vale Alimentação"* (R$ 10,00) e Vale Transporte; Life Insurance and BrasilPrev; Health Plan "*Unimed*". Please submit your resume in Portuguese and English to barraoff@gmail.comincluding your wage expectation, per month, in Reais. We will NOT accept résumés without wage expectation. E-mail subject must show: QHSE TECHNICIAN

ESTAGIÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Fábrica de produção de estruturas metálicas, seleciona: 01 Estagiário Técnico em Segurança do Trabalho. Atividades desenvolvidas: Dar suporte ao setor de Segurança do Trabalho. Atualização de dados estatísticos; Inspeções de segurança (CIPA); Solicitação de compras e controles de EPI's; integração de segurança; Visitas técnica à área fabril; acompanhamento de atividades críticas; Inspeção e controle dos equipamentos de segurança predial. Necessário: Ensino Médio Completo. Cursando técnico (que já tenha cursado as matérias técnicas) 2º modulo em diante ; Pacote Office Completo; Disponibilidade para estagiar de 6 à 8 horas por dia; Querer crescer e se desenvolver em uma empresa sólida, com oportunidade de efetivação. Local: Av. Brasil - Campo grande - RJ. Oferecemos: Benefícios: Vale Transporte e Alimentação. Bolsa-auxilio: Encaminhar pretensão. Encaminhar currículo com pretensão para: juliane.guedes@icec.com.br. Assunto: Estagiário TST

SUPERVISOR DE CQ

Ensino Superior Completo, Portador de CRQ; 05 anos de experiência na area de qualidade, comprovada em carteira; Conhecimento de elaboração de procedimentos; Processo de certificações; Elaboração de relatórios; Líder; Com referência das duas ultimas empresas. Salário: R$ 2.000,00 + VT + Café da manhã, refeição e CB. Local de trabalho:Ramos. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.

ANALISTA DE QUALIDADE

Assessorando nosso cliente, buscamos: Analista de Qualidade para RIO DE JANEIRO - RJ. Salário : Buscamos pretensão Salarial+ Benefícios. Favor informar seu ultimo salário. Horário e Local de Trabalho: 08:30 às 18:00 (2ª à 6ª) - Barra da Tijuca. Formação Escolar: Farmacêutico; Químico; Biomédico (preferencialmente); Desejável - MBA ou pós na área de atuação. Atividades/Requisitos: Experiência mínima de 02 anos em processos de qualidade, ISO e registros. Atividades relacionadas: Garantir as licenças técnicas necessárias ao funcionamento da empresa; Representar tecnicamente a empresa perante aos órgãos competentes; Atuar como consultora da diretoria para avaliação técnica de produtos; Interagir com Depto. de Compras Técnicas, no sentido de atualização sobre registro de produtos a serem adquiridos ou renovados; Zelar para que os processos que envolvem produtos sejam executados (almoxarifado); Acompanhar a implementação do sistema de qualidade ISO , obter RDC 59 e acompanhar processo após a implementação; Providenciar para hospitais e convênios, documentação para cadastros/atualizações; Contratar e monitorar periodicamente o controle de pragas. Inglês fluente. Usuário em informática em nível avançado do pacote Office e aplicativos básicos para acesso e utilização da Internet e Sistemas integrados. Disponibilidade para início imediato. Inicialmente os profissionais ficarão com cargo de Qualidade para análise experiência, adaptação e aprendizado e somente depois poderá ser um responsável técnico. Aos interessados enviar CV anexo ao Word para flavia@taopromocoes.com e no assunto informar o CÓDIGO ANALISTA RIO. Não serão analisados currículos fora do perfil ou sem o código.

OPERADOR DE PRODUÇÃO

HR Hunter seleciona profissionais para empresa de Energia. Operador de Produção - Estações de tratamento de águas e/ou efluentes. Local de Trabalho: Santa cruz. Formação: 2°grau completo, desejável curso técnico. Imprescindível: Experiência anterior com estações de tratamento de águas e/ou efluentes. Atividades: Operar as estações de tratamento conforme procedimentos operacionais; Verificar os parâmetros nas várias etapas de tratamento, tais como: Níveis de tanques, pH e características gerais conforme determinado no manual de operação; Preparar os produtos químicos que serão dosados na estação; Avaliar as condições gerais dos equipamentos nas estações de tratamento e comunicar ao Chefe de turno no caso de ocorrência de problemas; Verificar a qualidade das saídas da estação, onde a qualidade deve ser priorizada; Manutenção do funcionamento dos equipamentos, ou seja, limpeza e troca dos componentes básicos; Recebimento de produtos químicos com segurança; Lançamento do consumo de produtos químicos nas planilhas de controles; Realizar coletas em pontos determinados para análise operacionais e de controle; Ajuda no despacho do lado gerado para aterro sanitário Manter a limpeza de toda a área da estação de tratamento; Garantir, durante a operação, o cumprimento das legislações de segurança Ambiental. Contratação. CLT+VT+VR+AM. Os candidatos que estiverem dentro do perfil deverão encaminhar cv´s urgente com pretensão salarial para o site:http://vagas.com.br/v180225. Obs.: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo.

TÉCNICO EM QUÍMICA

Grupo Let seleciona para empresa Novo Gramacho: Técnico em Química: Formação Técnica em Química. Irá trabalhar com: Estação de tratamento do Chorume, Resíduos de influentes, Análise de composição química de produtos, Tratamento de Resíduos. Salário: R$ 1500,00 + VT e VA. Local de Trabalho: Jardim Gramacho - Aterro Sanitário. Interessados enviar currículo no corpo de e-mail para monique.paiva_rh@yahoo.com.br com o assunto Técnico em Química

AUXILIAR DE FARMÁCIA

Consultu RH oferece cargo de AUXILIAR FARMÁCIA. Requisitos: Ensino médio completo. Experiência minima de 6 meses como Auxiliar de Farmácia Hospitalar - Setor Centro Cirúrgico. Oferecemos: Assistência Médica, Odontológica, Seguro de Vida, Aux Funeral, Refeição no local, Vale-Alimentação, Descontos em Faculdades. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.com sob o título de "AUXILIAR FARMÁCIA".

ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO

Empresa com atuação no ramo da Prestação de Serviço de Engenharia seleciona profissional para: Engenheiro de Planejamento e Controle. Qtde: 01. Experiência: Conhec. Manut. Bombas Combust. E GNV (desejável). Responsabilidades do Cargo: Todas as atividades inerentes ao controle de atendimento aos clientes comerciais da Petrobás Distribuidora, referente a demanda de serviços de manutenção preventiva e corretiva. de bombas de combustíveis e de instalaçãoes de GNV. Salário: R$ 4.185,00 + Assistência Médica + VT + VR. Interessados e dentro do perfil encaminhar currículo para cv.triagem@yahoo.com.br informando no campo assunto ENGENHEIRO DE PLANEJMANETO.

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA E ELETRÔNICA

MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE, LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ RECRUTANDO: TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA E ELETRÔNICA. Requisitos: Experiência mínima de 5 anos em manutenção eletroeletrônica industrial; com subestações de MT; Vivencia na área elétrica, eletrônica e instrumentação; Conhecimentos em Automação; servo drivers (programação); inversores de freqüência (parametrização), TPM. Diversas vagas! Local:JACAREPAGUÁ - RJ. Faixa salarial: R$ 1.600,00 A R$ 2.100,00 (CLT) + Benefícios. INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL FAVOR ENVIAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA alyne@parceira.com.br MENCIONANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉC. ELETROELETRÔNICA

TÉCNICO EM MECÂNICA

MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE, LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ RECRUTANDO: TÉCNICO EM MECÂNICA. Requisitos: Experiência mínima de 3 anos em manutenção de embalagens, preferencialmente Flow Parck; Conhecimentos / experiências em TPM; bombas sanitárias; redutores e variadores de velocidade; homogeneizadores e trocadores de calor; informática (plataforma SAP). Diversas vagas! Local:JACAREPAGUÁ - RJ. Faixa salarial: R$ 1.500,00 A R$ 1.800,00 (CLT) + Benefícios. INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL FAVOR ENVIAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA alyne@parceira.com.br MENCIONANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉC. MECÂNICA

ENGENHEIRO PARA ATUAR COM EXPORTAÇÃO

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ENGENHEIRO PARA ATUAR COM EXPORTAÇÃO (Somente Engenheiros de Produção). Local: Pavuna. Requisitos: Superior Completo em Engenharia de Produção. Inglês ou Espanhol Avançado. Mínimo de Dois anos de experiência em Logística, Planejamento ou Comércio Exterior em grandes Indústrias. IMPRESCINDÍVEL Experiência nas atividades descritas abaixo e Gestão de pessoas . Atividades: Assegurar o nível de serviço mínimo requerido. Trabalhar junto à fábrica na priorização de produção e liberação de produtos segundo as necessidades dos clientes. Participação ativa em reuniões de produção. Garantir o fluxo de informações sobre disponibilização de produtos aos clientes. Coordenação de preparações de carga e faturamentos, incluindo documentação de exportação. Acompanhamento e Envio semanal de KPI's a Gerências + Direção Industrial. Os candidatos interessados deverão encaminhar CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentoslogistica@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto COORDENADOR DE EXPORTAÇÃO.

ASSISTENTE DE MEIO AMBIENTE

Vaga: Efetiva. Salário: 1.100,00 + Pacote de Benefícios. Necessário morar em São Gonçalo ou Niterói. Horário de Trabalho: Seg. à Sexta de 08:00 às 18:00. Requisitos: Necessário possuir Carteira de Habilitação - B. Formação Superior em áreas ligadas à Meio Ambiente. Vivência com atividades de meio ambiente. Disponibilidade para início imediato. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: ASSISTENTE DE MEIO AMBIENTE. SOMENTE SERÃO ACEITOS CURRÍCULOS DENTRO DO PERFIL DESEJADO.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 4.500 escritórios em 80 países e territórios, 400.000 clientes no mundo, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 5 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional para empresa de GPS automotivo: TÉCNICO EM ELETRÔNICA - RJ. Habilidades técnicas: Ensino médio completo (técnico ou com pós-médio na área de eletrônica). Conhecimentos de eletrônica. Desejável experiência anterior na função. Atividades: Profissional vai atuar com toda parte de eletrônica e troca de componentes. Salário: R$800,00. Benefícios: Vale Transporte + Vale Refeição + Plano de Saúde. Local: Barra da Tijuca. Habilitados enviar currículo para tatiana.mota@manpower.com.br colocando no assunto o título da vaga. Empresas mais admiradas da Fortune Manpower Inc. foi nomeada como "Empresa mais admirada da América" em Recursos Humanos em 2007 pelo quinto ano consecutivo. A companhia foi eleita a número 1 na sua área de atuação em 8 critérios, incluindo: qualidade dos produtos e serviços, inovação, qualidade no gerenciamento, talento dos empregados, responsabilidade social, finanças, investimentos a longo-prazo e uso dos recursos da corporação.

GERENTE DE PROJETOS

Função: Gerente de Projetos. Salário: R$ 7.000,00. Local de Trabalho: Macaé. Formação: Engenharia Mecânica ou Elétrica. Inglês: Fluente. Experiência: de de 03 a 05 anos em gerência de projetos em Empresas de Offshore. MS Office. Alguma experiência em CAD é desejável. Vivencia nas terminologias da industria de Oleo & Gas. Conhecimento dos requisitos e práticas legais de Segurança e Qualidade. Cumprir os requisitos e normas de QSMS e legislação pertinentes. Flexibilidade e disponilibilidade de horários e viagens, nacionais e internacionais. Favor enviar currículo para: Neide@baserhconsultoria.com.br

TÉCNICO ELETROTÉCNICO

Ensino médio ou pós médio em técnico eletrotécnico; Conhecimento de CLP e de leitura e análise de diagramas; Noções de informática; Carteira de habilitação B. Local de Trabalho: Macaé. Salário: R$ 1.600 + pacote de benefícios + hora extra/sobreaviso. Horário de trabalho: 2ª a 6ª, de 8h às 18h e eventuais plantões. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo para cristiane@slmrh..com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


GERENTE DE PROJEÇÃO (TÉC. ELETRÔNICA)

Empresa de grande porte contrata profissional com formação técnica (elétrica/eletrônica) e experiência na área e conhecimento em informática e cálculo, para integrar seu quadro de funcionários. Desejável: Experiência na área técnica. Vivência em gestão de equipes. Ensino médio técnico em elétrica / eletrônica. Disponibilidade de horário para trabalhar de 16:00 às 01:00h. Faixa salarial de R$: 1.000,00 + benefícios. Os interessados devem encaminhar currículo para thais.selecao@globo.com, colocando no campo do assunto o título da vaga.


ENGENHEIRO DE MONTAGEM

Continua em aberto o seguinte perfil: Vaga de Engenheiro de Montagem. Ambos os sexos. Formação em Engenharia Civil ou Mecânica. Grande experiencia em montagem de estruturas metálicas, em empresas industriais. Experiencia em obras de campo ( obras externas ). Com disponibilidade para inicio imediato, como também de horario. Horario de 700 às 1700hs, de segunda à quinta. Horario de 700 às 1600 hs, às sextas. Salario em aberto. VT. Beneficios: refeição no local, plano odontológico, cesta básica, seguro de vida, participação nos lucros, cartão farmacia. As pessoas interessadas devem encaminhar o currículo, com urgencia, para o e-mail selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido. Para Jacarepaguá / Queimados


SUPERVISOR DE VENDAS DE LABORATÓRIO

EMPRESA DE MÉDIO PORTE CONTRATA: Profissional para a área de Supervisão de Vendas. Com experiência anterior na função de preferência do Ramo Farmacêutico ou Supervisor de representantes de Laboratórios. Com formação Completa ou Técnica em Farmácia ou Instrumentador . Horário Comercial. Local de trabalho: Niterói e Rio de Janeiro. A empresa oferece: Vale refeição, vale transporte e assistência médica e Remuneração atrativa. INTERESSADOS ENVIAR CURRICULUM PARA lucycs1313@yahoo.com.br com PRETENSÃO SALARIAL.


COORDENADOR DE VENDAS PARA LABORATÓRIO

Estamos selecionando para laboratório multinacional: Profissional oriundo da Indústria Farmacêutica, ou do seguimento de medicamentos; Conhecimento de Mercado da rede de Distribuidoras e Armazenadora de Medicamentos e Farmácias; Experiência em desenvolvimento de campanhas promocionais para medicamentos; Experiência em coordenar equipe de Vendedores e Representantes de vendas para Distribuidoras e Armazenadoras de medicamentos; Formação superior em Marketing. A empresa oferece salário + Benefícios de mercado; Interessados enviar CV com PRETENSÃO SALARIAL para curriculo@workepower.com.br Colocar no assunto da MSG: COORD VENDAS LABORATÓRIO

TÉCNICO DE PRODUÇÃO SÊNIOR

Escolaridade: Superior completo (Sênior) técnico (pleno e júnior). Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de pelo menos 5 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto.Informar o último salário e pretensão salarial.


TÉCNICO DE PRODUÇÃO JR

Escolaridade: Técnico. Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de 1 a 2 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto. Informar o último salário e pretensão salarial.

TÉCNICO DE PRODUÇÃO PLENO

Escolaridade: Superior completo (Sênior) técnico (pleno e júnior). Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de 2 a 3 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto. Informar o último salário e pretensão salarial.


FARMACEUTICO CLINICO

Empresa de grande porte, atuando no segmento de serviços em saúde, situada no Rio de Janeiro, está recrutando para vaga de FARMACEUTICO CLINICO, conforme perfil abaixo: PERFIL: Formação: 3º Grau em Farmácia. Desejável: Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar/Clínica. Experiência Desejável: 01 ano atuando como farmacêutico em hospital, ter Conhecimento pacote Office - Avançado. Atividades: Participar de rounds discutindo aspectos farmacológicos das prescrições médicas; Oferecer opções terapêuticas de custo otimizado; Identificar e previr de interações medicamentosas; Verificar a conformidade e indicar as melhores vias de administração dos medicamentos; Elaborar de programa de educação continuada para a equipe das unidades de terapia intensiva; A Empresa oferece: Salário + V.T. + Benefícios: Plano de Saúde e Dental + Vale Refeição e Alimentação. Somente os candidatos que se enquadrarem no PERFIL acima, deverão encaminhar currículo no corpo do email com pretensão salarial para: seleção_talentos@ymail.com escrevendo no campo assunto: FARMACEUTICO CLINICO.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNES)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata profissionais portadores de necessidades especiais (PNEs) que estejam cursando cursos técnicos e superiores (ou que já tenham concluído), e profissionais com experiência na área produtiva (fabricação / embalagem) para futuras vagas. Os candidatos interessados deverào enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com

TÉCNICO EM QUÍMICA

Multinacional da área de Petróleo e Gás contrata: TÉCNICO EM QUÍMICA. Contratação Temporária: 90 dias (compossibilidade de renovação por mais 90). Local de Trabalho: Ilha do Governador. Salário: 1.215,00 + Periculosidade + VT + VR. Horário de Trabalho: 08:00 às 17:00 (COM DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR EM HORÁRIO NOTURNO). Requisitos: Formação Completa em Técnico Químico. Experiência anterior de trabalho ou estágio na área de petróleo. Inglês Intermediário. Disponibilidade para início imediato. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: TÉCNICO EM QUÍMICA. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL DESEJADO SERÃO DESCARTADOS


ENGENHEIRO ELETRONICO JUNIOR

Recrutamos para empresa de engenharia de projetos, para atuar em empreendimento de Plataformas: ENGENHEIRO(A) ELETRONICO- recem-formado(a), ingles fluente, para atuar na Disciplina de Engenharia de Instrumentcao. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

ENGENHEIROS NAVAIS

Recrutamos para empresa de Engenharia Internacional, para atuacao em Projeto de Plataformas de Petroleo. ENGENHEIROS NAVAIS - Recem- formados, ingles avancado, com os seguintes conhecimentos: 01- Estruturas Navais; 02- Estabilidade / Controle de Peso; 03- Hidrodinamica; OBS: Tambem temos vagas para Engenheios Navais Plenos. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

-
ENGENHEIRO MECANICO JUNIOR

Recrutamos para importante empresa de Engenharia de Projetos, para atuar com projetos de Plataformas de Petroleo-FPSO. ENGENHEIRO MECANICO - recem-formado, ingles fluente, com alguma vivencia, mesmo que de estagio, em Industrias de Equipamentos Subsea / Estaleiros/ Projetos Navais. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA: ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. PRÉ-REQUISITOS: GRADUAÇÃO COMPLETA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. EXPERIÊNCIA EM PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. INGLÊS INTERMEDIÁRIO A AVANÇADO. DOMÍNIO DO OFFICE. INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO COM O ASSUNTO - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PARA RHRECRUTAMENTO44@YAHOO.COM.BR COM PRETENSÃO SALARIAL. FAVOR ENVIAR SOMENTE CURRICULOS NO PERFIL INDICADO.

LÍDER DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Formação: Técnico em Elétrica/Eletrônica ou Instrumentação Industrial. Experiência na manutenção de equipamentos de utilidades, equipamentos com PLC´s, inversores de freqüência, motores, painéis de comando, instrumentação. Capacidade de negociação e liderança, e treinamento de equipes. Informática a nível usuário. Horário Comercial. Interessados enviar CV com pretensão salarial por e-mail para josenise.martinho@iss.com.br


ANALISTA DE QUALIDADE (ÁREA DA SAÚDE)


Salário : Buscamos pretensão Salarial+ Benefícios. Favor informar seu ultimo salário. Horário e Local de Trabalho: 08:30 às 18:00 (2ª à 6ª) - Barra da Tijuca. Formação Escolar: Farmacêutico; Químico; Biomédico (preferencialmente); Desejável - MBA ou pós na área de atuação. Atividades/Requisitos: Experiência mínima de 02 anos em processos de qualidade, ISO e registros. Atividades relacionadas: Garantir as licenças técnicas necessárias ao funcionamento da empresa; Representar tecnicamente a empresa perante aos órgãos competentes; Atuar como consultora da diretoria para avaliação técnica de produtos; Interagir com Depto. de Compras Técnicas, no sentido de atualização sobre registro de produtos a serem adquiridos ou renovados; Zelar para que os processos que envolvem produtos sejam executados (almoxarifado); Acompanhar a implementação do sistema de qualidade ISO , obter RDC 59 e acompanhar processo após a implementação; Providenciar para hospitais e convênios, documentação para cadastros/atualizações; Contratar e monitorar periodicamente o controle de pragas. Inglês fluente. Usuário em informática em nível avançado do pacote Office e aplicativos básicos para acesso e utilização da Internet e Sistemas integrados. Disponibilidade para início imediato. Inicialmente os profissionais ficarão com cargo de Qualidade para análise experiência, adaptação e aprendizado e somente depois poderá ser um responsável técnico. Aos interessados enviar CV anexo ao Word para flavia@taopromocoes.com e no assunto informar o CÓDIGO ANALISTA RIO. Não serão analisados currículos fora do perfil ou sem o código.


ASSISTENTE DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS (RJ)

A Solon Consultoria em Recursos Humanos assessorando Multinacional Americana atuando na Indústria química de produtos de limpeza doméstica, busca: Pré requisitos: Nível Superior Completo em Farmácia, Química ou Engenharia Química. Conhecimento de todo o tema regulatório, para saneantes e domissanitários, e para cosméticos. Legislação sanitária. Noções do Direito do Consumidor. Experiência mínima de 1 ano comprovada na função . Principais responsabilidades: Será o responsável pelo operacional de registro e notificações dos produtos junto aos órgãos competentes; Liberação de rótulos e fórmulas; Obtenção de licenças e autorizações nos Órgãos governamentais, bem como de suas renovações; Responsável pelo controle e envio dos balanços ao Ministério do Exército, Policia Federal e Civil e Ministério da Ciência e Tecnologia das matérias primas controladas. Acompanhamento das análises e processos junto ao INMETRO; Garantir o atendimento a Legislação para manter a Empresa e seus produtos em conformidade. Local de Trabalho: Barra da Tijuca/RJ. Os interessados deverão enviar currículo por e-mail com pretensão salarial para gabriela@solonconsultoria.com.br, informando no título ASSISTENTE DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS. Faremos contato com os profissionais que estejam estritamente alinhados com o perfil. Os demais currículos serão salvos em nosso banco para futuras oportunidades.


GERENTE GERAL DE OBRAS

Grupo Foco seleciona para atuar no RJ: Pré-requisitos: Ensino Superior completo em Engenharia Civil; Experiência em construção de prédios; Disponibilidade para viajar e desenvolver novos mercados. Será responsável por: Coordenar construção de empreendimentos residenciais; Gerenciar equipes multidisciplinares; Ser a pessoa responsável pelos resultados de um grupo de obras; Montar e gerir cronograma de obras da empresa. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil deverão se cadastrar no site www.grupofoco.com.br, na oportunidade nº 135181.


FARMACÊUTICO

Responsabilidades principais: Dar suporte para elaboração de dossiês para registro de produtos na ANVISA e acompanhar os processos de registro, alterações e inclusões pós-registro, revalidações e demais processos pertinentes à área regulatória. Atribuições: Suporte e montagem de processos de registros de produtos (genéricos, similares, fitoterápicos, específicos, biológicos, alimentos, cosméticos). Acompanhamento de prazos (resposta de exigências, renovação de registros e demais documentos sanitários). Acompanhamento de publicações oficiais (DOU, DOE, etc.). Suporte para elaboração de processos de alterações e inclusões pós-registro. Revisão de material de embalagem (bulas, cartuchos, rótulos, etc.). Atendimento a clientes externos e internos (demais áreas da empresa) com informações sobre os produtos e legislação. Conferência de material técnico recebido dos fabricantes e demais empresas com as quais possuímos vínculo (contratos de terceirização). Acompanhamento de estudos de equivalência farmacêutica e bioequivalência, quando necessário. Preservar a guarda de toda a documentação dos produtos de acordo com a legislação em vigor. Qualificações requeridas: Farmacêutico (preferencialmente com habilitação em indústria), boa comunicação em inglês (principalmente leitura e escrita), desejável experiência em indústria farmacêutica (estágio), desejável que tenha conhecimento em legislação sanitária e registro de medicamentos, desejável conhecimentos na área de garantia da qualidade ou controle de qualidade (já ter trabalhado ou feito estágio nestas áreas). luizalberto@engenews.com.br


GERENTE DE PRODUTO ENDOCRINOLOGIA

SUBORDINAÇÃO: GERENTE DE MARKETING. PERFIL: Formado em Administração, Economia ou áreas afins. Pós-graduação em negócios é desejável. Facilidade de integração a novos ambientes. Capacidade de trabalho sob pressão e com múltiplas tarefas. Inglês fluente é mandatório. EXPERIÊNCIA: Que tenha, preferencialmente, já trabalhado com insulinas. Trabalho passado junto à endocrinologia é mandatório. Conhecimentos de marketing farmacêutico com foco na endocrinologia. Que tenha bons contatos de mercado. Com associações de pacientes, líderes de opinião e instituições (ligados à endocrinologia). PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Elaborar plano de marketing para lançamento de uma nova insulina no mercado (Inclui todos os aspectos de um plano de marketing. Desde a estratégia até questões táticas, passando por finanças). Elaborar plano de longo prazo para estabelecimento da empresa como um player do segmento (endocrinologia). Local de trabalho: Rio de Janeiro. luizalberto@engenews.com.br