6.27.2009

Risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis

Pesquisa revela que brasileiro trai e muitos não usam preservativo
Estudo do Ministério da Saúde revela comportamento que aumenta o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis
POR PÂMELA OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Boa parcela dos brasileiros que têm relacionamentos estáveis trai seus companheiros. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, cerca de 7,1 milhões (16%) de homens e mulheres — dos 43,9 milhões que vivem com companheiros — admitiram que fazem sexo fora do casamento. E o pior: 63% não usam preservativos quando são infiéis, segundo a ‘Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DSTs e Aids da População Brasileira (PCAP)’, divulgada ontem. O estudo mostra ainda que o número de brasileiros que fizeram sexo casual com mais de cinco pessoas no ano anterior mais do que dobrou em quatro anos. Em 2004, 4 em cada 100 admitiram a prática. Agora, eles são 9.

“A pesquisa mostra que homens e mulheres com relações estáveis não estão isentos de ter relacionamentos casuais. Boa parte dos que têm um relacionamento estável, seja um casamento formal ou não, faz sexo fora do casamento. O dado preocupante é que, quando se faz sexo com uma terceira pessoa sem preservativo, se está colocando a vida de si próprio e do companheiro em risco”, alerta Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST/Aids do ministério.

Aos 32 anos, a advogada M.E. admite que não usou camisinha durante os 8 meses em que manteve um relacionamento fora do casamento. “Eu já não usava com meu marido. Nas primeiras vezes que o traí, usei preservativo, sim. Mas o caso ficou sério e, com a intimidade, deixamos de usar proteção”.

>>Você acha seguro marcar encontros com alguém pela Internet? Comente

Ela não é a única. Segundo o levantamento, realizado com amostragem de 8 mil pessoas com idades entre 15 e 64 anos, entre as mulheres que traem seus companheiros 75% não usam preservativo. Já entre os homens, 57% traem sem medo de ser contaminados por doenças sexuais.

INTERNET FACILITA APROXIMAÇÃO SEXUAL

“Gostaríamos que toda a população usasse preservativo sempre, inclusive os casados. Mas sabemos que isso seria um mundo ideal. Então, nossa proposta é que as pessoas usem o preservativo pelo menos nas relações não estáveis. As pessoas podem ter o direito de ser infiéis, mas deveriam se preocupar com a possibilidade de contaminar seu companheiro”, afirma Barbosa.

A falta de cuidado se mantém entre os solteiros. Na PCAP de 2004, 51,6% afirmavam usar preservativo sempre que faziam sexo com parceiros eventuais. O percentual caiu para 46,5% no ano passado.

A pesquisa confirmou o que os ciumentos já vinham há muito tempo percebendo: a Internet como facilitadora de sexo eventual. Entre os homens, 10,3% admitem ter feito sexo com alguém que conheceram na Internet. Quando o recorte é por faixa etária, 10,5% dos jovens (15 a 24 anos) já fizeram sexo com alguém que conheceram da Internet.

“Uma coisa nova que surge é a Internet como espaço de encontro, o que vai exigir do governo novas estratégias para lidar com essa realidade”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a apresentação do estudo. “Em sites de relacionamento, como Orkut, nos blogs e outros espaços na rede mundial de computadores, o ministério vai ter de entrar e levar informações, discutir, entrar em debates. Qual é a informação central? Não pode haver relacionamento sem uso de preservativo. O preservativo é a maneira mais segura de se prevenir a infecção com o vírus HIV”, lembra. Segundo Barbosa, a preocupação é o sexo eventual desprotegido. “No mundo virtual você pode tudo. Quando se encontram, vão direto para as relações casuais e acabam se expondo às doenças.”

CAMISINHA, VELHA CONHECIDA

A boa notícia é que o brasileiro tem informação. Mais de 95% sabem que o uso do preservativo é a melhor forma de se evitar a contaminação pelo HIV. Segundo o ministério, esse é um índices mais altos do mundo. Pesquisa realizada em 64 países indicou que 40% dos homens e 38% das mulheres com idades entre 15 e 24 anos têm a informação.

Jovens são os que mais se protegem

A faixa etária de 15 a 24 anos é a campeã no uso de preservativos. Na última relação sexual com parceiros casuais, 68% destes jovens usaram camisinha, enquanto nos maiores de 50 anos a proporção não chega a 38%. Com parceiros fixos, 30,7% dos jovens costumam usar camisinha. “Os jovens de hoje nasceram na era da Aids, por isso a relação com o preservativo é mais habitual”, diz Mariângela Simão, diretora do Departamento de DST e Aids do ministério. Segundo o estudo, quanto mais jovem, maior a chance de usar — a cada ano a mais de idade, diminui em 1% a chance de a pessoa usar camisinha.

“Minha maior preocupação são as DSTs. Acho importante até com namorada”, diz o universitário Rodrigo Cunha, 19, que usa preservativo desde sua 1ª vez. Também estudante, Pedro Soares, 19, defende o sexo seguro nas relações eventuais. Ele, porém, reconhece que quando entra em relação duradoura abre mão da camisinha. “Não tenho namorada, mas se tivesse não usaria”, diz Pedro, que revela já ter saído com mulheres que pediram para não usar.

PARA SE PREVENIR

EFICIENTE
Estudo indica que o uso correto de preservativos em todas as relações tem eficácia estimada em 95% na prevenção do HIV.

COMO USAR
Abrir a embalagem com cuidado, nunca com os dentes ou objetos que possam danificá-la. Colocar a camisinha quando o pênis estiver ereto. Apertar a ponta para retirar o ar e depois desenrolá-la até a base do pênis. Se for necessário lubrificante, usar os à base de água, evitando vaselina. Após a ejaculação, retirar a camisinha com o pênis ainda ereto.

O Dia

6.26.2009

RDC214/06 REGULAMENTO TÉCNICO QUE INSTITUI AS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS




Somente será permitida a manipulação de medicamento na inexistência de especialidade farmacêutica registrada no país, com a mesma forma

Justificativas:

A proibição ao farmacêutico e à farmácia para confeccionar formulações com doses já existentes no mercado de industrializados não encontra base técnica, visto que em não manipulando 10mg, por exemplo, poderia o farmacêutico manipular 9,99mg. Ora, se ele tem competência para manipular 9,99mg, também o terá na manipulação de 10mg. 2.

O que se verifica no cerne deste item é a intenção, justa por sinal, de estabelecer um respeito fiel à prescrição médica. Entretanto, para que se atinja esse objetivo, outras formas de redação, mais pragmáticas e menos veladas, podem ser utilizadas. É o que propomos com o texto acima.
O medicamento manipulado é um direito do profissional que manipula ou se responsabiliza pela manipulação, do paciente ou usuário e do profissional prescritor que tem a prerrogativa de escolher o tipo de medicamento que proporcione a melhor adesão do paciente ao tratamento.

A farmácia historicamente precede à indústria e permitir que esta produza o que a farmácia faz e não permitindo ser a recíproca verdadeira, fere o direito constitucional.

Permitir a produção de medicamentos somente na escala industrial constitui estabelecimento de Reserva de Mercado, abominado pela Constituição Federal.

O medicamento manipulado representa uma opção farmacêutica para o arsenal terapêutico! Não se pode privar a população desta opção, principalmente sendo o Brasil um País onde o acesso ao medicamento é insuficiente e tema de tantos fóruns e discussões nacionais.

O medicamento manipulado na mesma dosagem do medicamento industrializado pode ter variações de excipientes, conservantes, corantes, edulcorantes, etc, para pacientes com necessidades específicas.

Não é permitida à farmácia a dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.

Prescritor deve se manifestar, por escrito e de próprio punho, quando pretender que o medicamento prescrito seja manipulado, utilizando a expressão “manipule”.

Argumentações:

-A prescrição é do âmbito do prescritor e não do farmacêutico

-Na implantação do genérico houve a necessidade de usar o termo “genérico”, pois naquele momento haviam medicamentos similares com nome genérico que poderiam ser confundidos com medicamentos genéricos.

-O medicamento manipulado antecede qualquer forma de preparação de medicamentos.

A prescrição do medicamento a ser manipulado deverá ser realizada em receituário próprio a ser proposto em regulamentação específica, contemplando a composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.

BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIA

Somente podem ser utilizados em manipulação insumos farmacêuticos ativos, inclusive matérias-primas de origem vegetal, inscritos na Farmacopéia Brasileira, compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme RDC/ANVISA n°79, de 11 de abril de 2003,e suas atualizações.

Inclusão: Para a utilização em manipulação de insumos farmacêuticos não presentes em compêndios oficiais reconhecidos pela Anvisa, estes devem ser adquiridos de fornecedores devidamente qualificados e com a metodologia analítica por eles validada de acordo com a regulamentação de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento vigente.

Justificativa: Atende o anexo de validação da RDC 35/03, RE 899/03. Consolida com a proposta da CP 94/05. Estas estabelecem os critérios técnicos , requisitos mínimos de qualidade e mecanismos de prevenção de risco sanitário específicos para estes insumos farmacêuticos

Argumentações:
A inclusão deste item é fundamental para que possamos manipular fármacos disponíveis no mercado, aprovados pela ANVISA, porém não publicados em farmacopéias ou compêndios reconhecidos pela ANVISA

As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:

a) Nome da matéria-prima, DCB, DCI ou CAS, quando couber;

b) No caso de matéria-prima vegetal - nome popular, nome científico, parte da planta utilizada;
c) Nome e código interno de referência, quando houver;
d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopéia Brasileira ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.

As matérias-primas devem ser adquiridas de fabricantes/fornecedores qualificados quanto aos critérios de qualidade, de acordo com as especificações determinadas neste Regulamento para o monitoramento do processo de manipulação de formas farmacêuticas sólidas, a farmácia deve realizar teste de uniformidade de conteúdo do princípio ativo das fórmulas cuja unidade farmacotécnica contenha fármaco(s) em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas.

O monitoramento deve obedecer a uma periodicidade mensal e utilizar técnicas de amostragem que garantam a representatividade em relação ao número de fórmulas manipuladas no mês anterior, concentração de princípio ativo e manipulador.

A farmácia deve realizar a análise de no mínimo uma fórmula a cada três meses. O número de unidades para compor a amostra deve ser suficiente para a realização das análises de que trata o item 9.2.3.

Monitoramento do Processo Magistral.

O estabelecimento que manipular formas farmacêuticas sólidas deve monitorar o processo de manipulação.

Para o monitoramento, a farmácia deve realizar análise de teor e uniformidade de conteúdo do princípio ativo, de fórmulas cuja unidade farmacotécnica contenha fármaco(s) em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas.

A farmácia deve realizar a análise de no mínimo uma fórmula a cada três meses, em laboratório analítico próprio ou terceirizado (preferencialmente REBLAS). O número de unidades para compor a amostra deve ser suficiente para a realização das análises.
As amostras devem contemplar diferentes manipuladores, fármacos e dosagens, sendo adotado sistema de rodízio.

Justificativa: Foi transformado em sub itens para melhor compreensão do texto
Deve ser estabelecida em procedimento operacional toda a metodologia para a execução do monitoramento.

Os resultados de todas as análises devem ser registrados e arquivados no estabelecimento à disposição da Autoridade Sanitária, por no mínimo 2 (dois) anos.

A farmácia deve estabelecer e registrar as medidas adotadas em caso de resultado de análise insatisfatório.

Ficam excluídos dos controles de que trata o item 9 os medicamentos homeopáticos.


Monitoramento do Processo Magistral.

O estabelecimento que manipular formas farmacêuticas sólidas deve monitorar o processo de manipulação.

Devem ser realizadas análises de teor e uniformidade do conteúdo de pelo menos um diluído preparado, trimestralmente.
Devem ser realizadas análises de teor e uniformidade de conteúdo do princípio ativo, de fórmulas cuja unidade farmacotécnica contenha fármaco(s) em quantidade igual ou inferior a vinte e cinco miligramas, dando prioridade àquelas que contenham fármacos em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas.

A farmácia deve realizar a análise de no mínimo uma fórmula a cada três meses. O número de unidades para compor a amostra deve ser suficiente para a realização das análises.
As análises, tanto do diluído quanto da fórmula, devem ser realizadas em laboratório analítico próprio ou terceirizado (preferencialmente da Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde - REBLAS).

As amostras devem contemplar diferentes manipuladores, fármacos e dosagens/concentrações, sendo adotado sistema de rodízio.

Deve ser estabelecida em procedimento operacional toda a metodologia para a execução do monitoramento do processo magistral.
Os resultados de todas as análises devem ser registrados e arquivados no estabelecimento à disposição da Autoridade Sanitária, por no mínimo 2 (dois) anos.
A farmácia deve estabelecer, registrar e avaliar a efetividade das medidas adotadas, por meio de uma nova análise, em caso de resultado de análise insatisfatório.


MANIPULAÇÃO DE HORMÔNIOS, ANTIBIÓTICOS, CITOSTÁTICOS E SUBSTÂNCIAS SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL.

MANIPULAÇÃO DE HORMÔNIOS, ANTIBIÓTICOS E CITOSTÁTICOS DE FORMA FARMACÊUTICA SÓLIDA DE USO ORAL. (retirado as substâncias de controle especial)

Justificativa:
As substâncias pertencentes a Portaria SVS/MS nº 344/98* não deverão fazer parte do anexo porque: Não representam perigo a quem manipula e não oferecem contaminação ao meio ambiente;

São pós cristalinos e na sua maioria não são leves, como os antibióticos;

Apesar de se ligarem às proteínas plasmáticas em percentuais de médio a elevado
(60-99%), são poucas as interações medicamentosas clinicamente significativas por competição por locais de ligações comuns nas proteínas plasmáticas (não são drogas alvas de importância clínica);

Para terem eficácia assegurada, por via oral, terão que ser submetidas ao metabolismo de 1º passagem pelo fígado, não ocorrendo qualquer perigo por inalação;
Não interferem no funcionamento do sistema hormonal, pois não são hormônios glandulares (exceto os hormônios inclusos na Portaria 344 e mantidos em nossa proposta);
Não são altamente tóxicas como os citostáticos (mantidos em nossa proposta) que agem na mitose celular;

Os anticonvulsivantes, anestésicos gerais e hipnóticos sedativos são fármacos estruturalmente inespecíficos, devem sua ação às propriedades físico-químicas e não a complexação com receptores específicos;

Não se justifica tecnicamente a inclusão das substâncias sujeitas a controle especial na mesma categoria de fármacos perigosos e sensibilizantes. O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) apresenta uma lista de fármacos considerados perigosos do ponto de vista ocupacional, na qual constam agentes citostáticos, antimicrobianos, Hormonios(constam principalmente os hormonios sexuais, mas não constam por exemplo os hormonios da tireoide ) e alguns agentes biotecnologicos. Não se justifica a segregação da manipulação dos produtos controlados por motivos de riscos ocupacionais, a segregação deve ser somente no acesso e no armazenamento. A maior parte dos fármacos da portaria 344 (principalmente os que atuam no SNC) não são classificados como perigosos ou sensibilizantes e portanto poderiam ser manipulados dentro das condições normais de manipulação

De acordo com a Resolução – RDC nº 210/03 – Boas Práticas de Produção de Medicamentos para : -hormônios: Necessário área exclusiva; -citostáticos : Necessário área exclusiava; - antibióticos betalactâmicos : Imprescindível área exclusiva; - antibióticos não beta- lactâmicos : Não é necessário área exclusiva. deve haver procedimento escrito para evitar a contaminação cruzada. - substâncias psicoativas: Não é necesário área exclusiva.
Deve haver procedimento escrito para evitar a contaminação cruzada. -Reafirmado na RDC 35/03 e CP 94/05

Argumentações:
na indústria e distribuidoras não se faz necessário a exclusividade de área para a produção/fracionamento de substâncias da Portaria 344, exceto os hormônios –que também mantivemos-, nem para antibióticos.

MANIPULAÇÃO DE HORMÔNIOS, ANTIBIÓTICOS, CITOSTÁTICOS E SUBSTÂNCIAS SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL.
As farmácias devem possuir salas de manipulação dedicadas ou locais isolados, para a manipulação de cada uma das classes terapêuticas constantes deste Anexo, com sistemas de exaustão independentes e com eficiência comprovada. Tais salas ou locais devem ser projetados de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente.

As farmácias devem possuir sala de manipulação dedicada ou local isolado, para a manipulação das classes terapêuticas constantes deste Anexo, com sistema de exaustão adequado. Tal sala ou local devem ser projetados de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente.

Justificativa: Levando-se em consideração que os riscos ocupacionais estão relacionados ao nível de exposição (quantidade) e ao limite de exposição ocupacional (LEO) estabelecido para cada substância, é pertinente considerar a pequena quantidade usualmente manipulada na farmácia magistral . Dentro de uma linha técnica e de bom senso, não se justifica a necessidade da existência de mais de uma sala específica (devidamente equipada c/ sistema de exaustão e filtros ) para manipulação de fármacos considerados perigosos. As diferentes classes terapêuticas poderiam ser manipuladas com segurança em sessões de manipulação diferenciadas na mesma área segregada, com a prévia limpeza, com medidas preventivas de contaminação cruzada, sanitização (devidamente documentas) antes do inicio e uma outra sessão (observando as boas práticas ).
Na literatura não há menção de que cada classe terpêutica de fármacos considerada perigosa deva ser manipuladas em uma área específica e sim que os fármacos citotóxicos/antineoplásicos e aqueles considerados perigosos devem ser manipulados em área segregada, subentendendo a possibilidade de sessões de manipulação diferenciadas para classes diferentes.
Adicionalmente, podemos argumentar que a proteção oferecida pela área ao manipulador será a mesma independente de qual substância será manipulada e que as medidas preventivas à contaminação cruzada pode ser facilmente implantada se utilizando um mesmo ambiente. Argumentações: - o volume de pó manipulado destas substâncias na maioria das vezes é inferior a quantidade da amostragem para análise da indústria. - a quantidade de pós em suspensão é mínima -as BPM implantadas permite a manipulação destes fármacos em horários diferentes, deste que correta higienização seja realizada entre este horários.
Solicitar prazo de 360 p/ estudo

As farmácias devem possuir salas de manipulação dedicadas, dotadas de antecâmara para a manipulação de cada uma das três classes terapêuticas a seguir - hormônios, antibióticos e citostáticos, com sistemas de exaustão de eficiência comprovada. 2.7.1. É permitida a instalação de locais isolados, dentro de uma sala dedicada e dotada de antecâmara para manipulação dos medicamentos de que trata o item 2.7. 2.7.2. Tais salas ou locais devem possuir pressão negativa em relação às áreas adjacentes, sendo projetadas de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente.

concedido 360 dias para vigorar o item

As farmácias devem apresentar comprovação da formulação para os produtos sólidos manipulados, quando da manipulação de hormônios, antibióticos, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial, por meio de perfil de dissolução, de acordo com a monografia das substâncias.

As farmácias devem apresentar comprovação da formulação para os produtos sólidos manipulados, quando da manipulação de hormônios, antibióticos, citostáticos, constantes na Classe II do sistema de classificação biofarmacêutica por meio de perfil de dissolução, de acordo com a monografia das substâncias.

Justificativa : A necessidade ou não de realização do perfil de dissolução deve ser orientada sob o critério do sistema de classificação biofarmacêutica (BSC) que se baseia nas características de solubilidade e permeabilidade do fármaco.

Fármacos considerados Classe II (baixa solubilidade e alta permeabilidade) se justificaria o perfil de dissolução como informativo no desenvolvimento farmacotécnico. Entretanto, para fármacos de alta solubilidade e alta permeabilidade (Classe I ) ,bem como para fármacos de baixa solubilidade e baixa permeabilidade (Classe IV) ou alta solubilidade e baixa permeabilidade (classeIII) a correlação in vivo/invitro é baixa ou inexistente, portanto a determinação do perfil de dissolução é de pouca ou nenhuma valia para estes grupos.

Argumentações:

-qual a necessidade científica para a realização do estudo de todas estas substâncias?

Para o monitoramento do processo de manipulação de formas farmacêuticas de uso interno, a farmácia deve realizar uma análise completa de formulação manipulada de cada uma das classes terapêuticas - antibióticos, hormônios e citostáticos.

O monitoramento deve ser realizado por estabelecimento, de forma a serem analisadas no mínimo uma amostra a cada três meses.

Fonte: Proposta da Anfarmag

6.23.2009

Pais de 37% das crianças do Rio não prestam atenção a prazos e doses de imunizantes ao levar filhos a postos


Vacina sem efeito por descuido

POR PÂMELA OLIVEIRA
Foto: Alex Mansour

Rio - Poliomielite, tétano e sarampo: três exemplos de doenças graves que podem levar à morte e que, no entanto, não têm recebido atenção necessária dos pais. No Rio, 37% das crianças com até 2 anos não tomam de maneira correta as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde — com doses e intervalos respeitados —, segundo levantamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz. A média nacional de crianças com o mesmo problema é de 32%. O Rio é a oitava capital pior colocada.

“Os intervalos e doses têm que ser respeitados para que a vacina traga a resposta imunológica desejada, ou seja, para que faça efeito”, diz Andreia Ayres, gerente de doenças imunopreveníveis e de transmissão respiratória da Secretaria Estadual de Saúde.

O trabalho aponta ainda que apenas 75% das crianças do Rio na mesma faixa etária tomaram todas as vacinas previstas, como o Informe do DIA noticiou ontem. “Os dados preocupam. Temos visto que vacinas contra doenças erradicadas no País, como pólio, têm sido deixadas de lado. Alguns pais sabem que essas doenças não têm ocorrido e não vacinam os filhos. Isso é um erro. A poliomielite ainda existe na África e Ásia e pode voltar”, afirmaAyres. O trabalho, feito a partir da consulta a cadernetas de vacinação, aponta pequena diferença entre as classes sociais. “As classes mais baixas estão se vacinando mais do que as altas”, afirma a pesquisadora Silvana Granado, que coordenou o estudo no Rio.

Os dados, do Inquérito de Cobertura Vacinal nas áreas urbanas, mostram que a maior cobertura é em Curitiba (PR), com 98% das crianças em dia. A média do País é de 81%.

O Dia

OPORTUNIDADES: farmaceutico, Assuntos regulatórios, Engenheiro,Controle da Qualidade, Produção etc...

ENGENHEIRO DE PROJETOS / PLANEJAMENTO

Engenheiro de Projetos / Planejamento. Nivel Superior Completo em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Produção. Fluencia em ingles. Dominio sistema SAP, pacote office e MS Project. Vaga efetiva. O salario é de R$ 5.700,00 + beneficios. Experiencia em industria de grande porte, ocupando cargo de chefia / gerencial. experiencia em: Elaboração e atualização de projetos ( EAP/WBS ), cronogramas físico-financeiro, hiswtogramas de mão de obra e equipamentos, elaboração de documentos técnicos (escopo, mapa de riscos e alocação de recursos ). Sólidos conhecimentos em leitura de projetos para análise e comparação de propostas. Conhecimentos da norma ISO 9000 aplicada a projetos para assegurar que a documentação gerada atenda a demanda. As pessoas interessadas, que estiverem NO PERFIL, devem encaminhar o currículo ao e-mail selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido. Para Duque de Caxias


QHSE TECHNICIAN

Be responsible for the health, safety and environmental programs, compliance with company procedures and government regulations, employee training and development and overview of administrative functions relevant to the work; 3+ years experience in QHSE; 3+ years experience within the Oil & Gas industry; Good interpersonal skills; Fluent in English and Portuguese; Main Office location: Barra da Tijuca; "*Vale Refeição*" (R$ 18,00), *"Vale Alimentação"* (R$ 10,00) e Vale Transporte; Life Insurance and BrasilPrev; Health Plan "*Unimed*". Please submit your resume in Portuguese and English to barraoff@gmail.comincluding your wage expectation, per month, in Reais. We will NOT accept résumés without wage expectation. E-mail subject must show: QHSE TECHNICIAN


ESTAGIÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Fábrica de produção de estruturas metálicas, seleciona: 01 Estagiário Técnico em Segurança do Trabalho. Atividades desenvolvidas: Dar suporte ao setor de Segurança do Trabalho. Atualização de dados estatísticos; Inspeções de segurança (CIPA); Solicitação de compras e controles de EPI's; integração de segurança; Visitas técnica à área fabril; acompanhamento de atividades críticas; Inspeção e controle dos equipamentos de segurança predial. Necessário: Ensino Médio Completo. Cursando técnico (que já tenha cursado as matérias técnicas) 2º modulo em diante ; Pacote Office Completo; Disponibilidade para estagiar de 6 à 8 horas por dia; Querer crescer e se desenvolver em uma empresa sólida, com oportunidade de efetivação. Local: Av. Brasil - Campo grande - RJ. Oferecemos: Benefícios: Vale Transporte e Alimentação. Bolsa-auxilio: Encaminhar pretensão. Encaminhar currículo com pretensão para: juliane.guedes@icec.com.br. Assunto: Estagiário TST


SUPERVISOR DE CQ

Ensino Superior Completo, Portador de CRQ; 05 anos de experiência na area de qualidade, comprovada em carteira; Conhecimento de elaboração de procedimentos; Processo de certificações; Elaboração de relatórios; Líder; Com referência das duas ultimas empresas. Salário: R$ 2.000,00 + VT + Café da manhã, refeição e CB. Local de trabalho:Ramos. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.

------
ANALISTA DE QUALIDADE

Assessorando nosso cliente, buscamos: Analista de Qualidade para RIO DE JANEIRO - RJ. Salário : Buscamos pretensão Salarial+ Benefícios. Favor informar seu ultimo salário. Horário e Local de Trabalho: 08:30 às 18:00 (2ª à 6ª) - Barra da Tijuca. Formação Escolar: Farmacêutico; Químico; Biomédico (preferencialmente); Desejável - MBA ou pós na área de atuação. Atividades/Requisitos: Experiência mínima de 02 anos em processos de qualidade, ISO e registros. Atividades relacionadas: Garantir as licenças técnicas necessárias ao funcionamento da empresa; Representar tecnicamente a empresa perante aos órgãos competentes; Atuar como consultora da diretoria para avaliação técnica de produtos; Interagir com Depto. de Compras Técnicas, no sentido de atualização sobre registro de produtos a serem adquiridos ou renovados; Zelar para que os processos que envolvem produtos sejam executados (almoxarifado); Acompanhar a implementação do sistema de qualidade ISO , obter RDC 59 e acompanhar processo após a implementação; Providenciar para hospitais e convênios, documentação para cadastros/atualizações; Contratar e monitorar periodicamente o controle de pragas. Inglês fluente. Usuário em informática em nível avançado do pacote Office e aplicativos básicos para acesso e utilização da Internet e Sistemas integrados. Disponibilidade para início imediato. Inicialmente os profissionais ficarão com cargo de Qualidade para análise experiência, adaptação e aprendizado e somente depois poderá ser um responsável técnico. Aos interessados enviar CV anexo ao Word para flavia@taopromocoes.com e no assunto informar o CÓDIGO ANALISTA RIO. Não serão analisados currículos fora do perfil ou sem o código.

OPERADOR DE PRODUÇÃO

HR Hunter seleciona profissionais para empresa de Energia. Operador de Produção - Estações de tratamento de águas e/ou efluentes. Local de Trabalho: Santa cruz. Formação: 2°grau completo, desejável curso técnico. Imprescindível: Experiência anterior com estações de tratamento de águas e/ou efluentes. Atividades: Operar as estações de tratamento conforme procedimentos operacionais; Verificar os parâmetros nas várias etapas de tratamento, tais como: Níveis de tanques, pH e características gerais conforme determinado no manual de operação; Preparar os produtos químicos que serão dosados na estação; Avaliar as condições gerais dos equipamentos nas estações de tratamento e comunicar ao Chefe de turno no caso de ocorrência de problemas; Verificar a qualidade das saídas da estação, onde a qualidade deve ser priorizada; Manutenção do funcionamento dos equipamentos, ou seja, limpeza e troca dos componentes básicos; Recebimento de produtos químicos com segurança; Lançamento do consumo de produtos químicos nas planilhas de controles; Realizar coletas em pontos determinados para análise operacionais e de controle; Ajuda no despacho do lado gerado para aterro sanitário Manter a limpeza de toda a área da estação de tratamento; Garantir, durante a operação, o cumprimento das legislações de segurança Ambiental. Contratação. CLT+VT+VR+AM. Os candidatos que estiverem dentro do perfil deverão encaminhar cv´s urgente com pretensão salarial para o site:http://vagas.com.br/v180225. Obs.: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo.


TÉCNICO EM QUÍMICA

Grupo Let seleciona para empresa Novo Gramacho: Técnico em Química: Formação Técnica em Química. Irá trabalhar com: Estação de tratamento do Chorume, Resíduos de influentes, Análise de composição química de produtos, Tratamento de Resíduos. Salário: R$ 1500,00 + VT e VA. Local de Trabalho: Jardim Gramacho - Aterro Sanitário. Interessados enviar currículo no corpo de e-mail para monique.paiva_rh@yahoo.com.br com o assunto Técnico em Química


AUXILIAR DE FARMÁCIA

Consultu RH oferece cargo de AUXILIAR FARMÁCIA. Requisitos: Ensino médio completo. Experiência minima de 6 meses como Auxiliar de Farmácia Hospitalar - Setor Centro Cirúrgico. Oferecemos: Assistência Médica, Odontológica, Seguro de Vida, Aux Funeral, Refeição no local, Vale-Alimentação, Descontos em Faculdades. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.com sob o título de "AUXILIAR FARMÁCIA".


ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO

Empresa com atuação no ramo da Prestação de Serviço de Engenharia seleciona profissional para: Engenheiro de Planejamento e Controle. Qtde: 01. Experiência: Conhec. Manut. Bombas Combust. E GNV (desejável). Responsabilidades do Cargo: Todas as atividades inerentes ao controle de atendimento aos clientes comerciais da Petrobás Distribuidora, referente a demanda de serviços de manutenção preventiva e corretiva. de bombas de combustíveis e de instalaçãoes de GNV. Salário: R$ 4.185,00 + Assistência Médica + VT + VR. Interessados e dentro do perfil encaminhar currículo para cv.triagem@yahoo.com.br informando no campo assunto ENGENHEIRO DE PLANEJMANETO.


TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA E ELETRÔNICA

MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE, LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ RECRUTANDO: TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA E ELETRÔNICA. Requisitos: Experiência mínima de 5 anos em manutenção eletroeletrônica industrial; com subestações de MT; Vivencia na área elétrica, eletrônica e instrumentação; Conhecimentos em Automação; servo drivers (programação); inversores de freqüência (parametrização), TPM. Diversas vagas! Local:JACAREPAGUÁ - RJ. Faixa salarial: R$ 1.600,00 A R$ 2.100,00 (CLT) + Benefícios. INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL FAVOR ENVIAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA alyne@parceira.com.br MENCIONANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉC. ELETROELETRÔNICA


TÉCNICO EM MECÂNICA

MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE, LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ RECRUTANDO: TÉCNICO EM MECÂNICA. Requisitos: Experiência mínima de 3 anos em manutenção de embalagens, preferencialmente Flow Parck; Conhecimentos / experiências em TPM; bombas sanitárias; redutores e variadores de velocidade; homogeneizadores e trocadores de calor; informática (plataforma SAP). Diversas vagas! Local:JACAREPAGUÁ - RJ. Faixa salarial: R$ 1.500,00 A R$ 1.800,00 (CLT) + Benefícios. INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL FAVOR ENVIAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA alyne@parceira.com.br MENCIONANDO NO CAMPO ASSUNTO TÉC. MECÂNICA


ENGENHEIRO PARA ATUAR COM EXPORTAÇÃO

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ENGENHEIRO PARA ATUAR COM EXPORTAÇÃO (Somente Engenheiros de Produção). Local: Pavuna. Requisitos: Superior Completo em Engenharia de Produção. Inglês ou Espanhol Avançado. Mínimo de Dois anos de experiência em Logística, Planejamento ou Comércio Exterior em grandes Indústrias. IMPRESCINDÍVEL Experiência nas atividades descritas abaixo e Gestão de pessoas . Atividades: Assegurar o nível de serviço mínimo requerido. Trabalhar junto à fábrica na priorização de produção e liberação de produtos segundo as necessidades dos clientes. Participação ativa em reuniões de produção. Garantir o fluxo de informações sobre disponibilização de produtos aos clientes. Coordenação de preparações de carga e faturamentos, incluindo documentação de exportação. Acompanhamento e Envio semanal de KPI's a Gerências + Direção Industrial. Os candidatos interessados deverão encaminhar CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentoslogistica@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto COORDENADOR DE EXPORTAÇÃO.


ASSISTENTE DE MEIO AMBIENTE

Vaga: Efetiva. Salário: 1.100,00 + Pacote de Benefícios. Necessário morar em São Gonçalo ou Niterói. Horário de Trabalho: Seg. à Sexta de 08:00 às 18:00. Requisitos: Necessário possuir Carteira de Habilitação - B. Formação Superior em áreas ligadas à Meio Ambiente. Vivência com atividades de meio ambiente. Disponibilidade para início imediato. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: ASSISTENTE DE MEIO AMBIENTE. SOMENTE SERÃO ACEITOS CURRÍCULOS DENTRO DO PERFIL DESEJADO.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 4.500 escritórios em 80 países e territórios, 400.000 clientes no mundo, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 5 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional para empresa de GPS automotivo: TÉCNICO EM ELETRÔNICA - RJ. Habilidades técnicas: Ensino médio completo (técnico ou com pós-médio na área de eletrônica). Conhecimentos de eletrônica. Desejável experiência anterior na função. Atividades: Profissional vai atuar com toda parte de eletrônica e troca de componentes. Salário: R$800,00. Benefícios: Vale Transporte + Vale Refeição + Plano de Saúde. Local: Barra da Tijuca. Habilitados enviar currículo para tatiana.mota@manpower.com.br colocando no assunto o título da vaga. Empresas mais admiradas da Fortune Manpower Inc. foi nomeada como "Empresa mais admirada da América" em Recursos Humanos em 2007 pelo quinto ano consecutivo. A companhia foi eleita a número 1 na sua área de atuação em 8 critérios, incluindo: qualidade dos produtos e serviços, inovação, qualidade no gerenciamento, talento dos empregados, responsabilidade social, finanças, investimentos a longo-prazo e uso dos recursos da corporação.


GERENTE DE PROJETOS

Função: Gerente de Projetos. Salário: R$ 7.000,00. Local de Trabalho: Macaé. Formação: Engenharia Mecânica ou Elétrica. Inglês: Fluente. Experiência: de de 03 a 05 anos em gerência de projetos em Empresas de Offshore. MS Office. Alguma experiência em CAD é desejável. Vivencia nas terminologias da industria de Oleo & Gas. Conhecimento dos requisitos e práticas legais de Segurança e Qualidade. Cumprir os requisitos e normas de QSMS e legislação pertinentes. Flexibilidade e disponilibilidade de horários e viagens, nacionais e internacionais. Favor enviar currículo para: Neide@baserhconsultoria.com.br


TÉCNICO ELETROTÉCNICO

Ensino médio ou pós médio em técnico eletrotécnico; Conhecimento de CLP e de leitura e análise de diagramas; Noções de informática; Carteira de habilitação B. Local de Trabalho: Macaé. Salário: R$ 1.600 + pacote de benefícios + hora extra/sobreaviso. Horário de trabalho: 2ª a 6ª, de 8h às 18h e eventuais plantões. Candidatos dentro do perfil favor enviar o currículo para cristiane@slmrh..com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.

GERENTE DE PROJEÇÃO (TÉC. ELETRÔNICA)

Empresa de grande porte contrata profissional com formação técnica (elétrica/eletrônica) e experiência na área e conhecimento em informática e cálculo, para integrar seu quadro de funcionários. Desejável: Experiência na área técnica. Vivência em gestão de equipes. Ensino médio técnico em elétrica / eletrônica. Disponibilidade de horário para trabalhar de 16:00 às 01:00h. Faixa salarial de R$: 1.000,00 + benefícios. Os interessados devem encaminhar currículo para thais.selecao@globo.com, colocando no campo do assunto o título da vaga.


ENGENHEIRO DE MONTAGEM

Continua em aberto o seguinte perfil: Vaga de Engenheiro de Montagem. Ambos os sexos. Formação em Engenharia Civil ou Mecânica. Grande experiencia em montagem de estruturas metálicas, em empresas industriais. Experiencia em obras de campo ( obras externas ). Com disponibilidade para inicio imediato, como também de horario. Horario de 700 às 1700hs, de segunda à quinta. Horario de 700 às 1600 hs, às sextas. Salario em aberto. VT. Beneficios: refeição no local, plano odontológico, cesta básica, seguro de vida, participação nos lucros, cartão farmacia. As pessoas interessadas devem encaminhar o currículo, com urgencia, para o e-mail selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido. Para Jacarepaguá / Queimados


SUPERVISOR DE VENDAS DE LABORATÓRIO

EMPRESA DE MÉDIO PORTE CONTRATA: Profissional para a área de Supervisão de Vendas. Com experiência anterior na função de preferência do Ramo Farmacêutico ou Supervisor de representantes de Laboratórios. Com formação Completa ou Técnica em Farmácia ou Instrumentador . Horário Comercial. Local de trabalho: Niterói e Rio de Janeiro. A empresa oferece: Vale refeição, vale transporte e assistência médica e Remuneração atrativa. INTERESSADOS ENVIAR CURRICULUM PARA lucycs1313@yahoo.com.br com PRETENSÃO SALARIAL.


COORDENADOR DE VENDAS PARA LABORATÓRIO

Estamos selecionando para laboratório multinacional: Profissional oriundo da Indústria Farmacêutica, ou do seguimento de medicamentos; Conhecimento de Mercado da rede de Distribuidoras e Armazenadora de Medicamentos e Farmácias; Experiência em desenvolvimento de campanhas promocionais para medicamentos; Experiência em coordenar equipe de Vendedores e Representantes de vendas para Distribuidoras e Armazenadoras de medicamentos; Formação superior em Marketing. A empresa oferece salário + Benefícios de mercado; Interessados enviar CV com PRETENSÃO SALARIAL para curriculo@workepower.com.br Colocar no assunto da MSG: COORD VENDAS LABORATÓRIO



TÉCNICO DE PRODUÇÃO SÊNIOR

Escolaridade: Superior completo (Sênior) técnico (pleno e júnior). Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de pelo menos 5 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto.Informar o último salário e pretensão salarial.

TÉCNICO DE PRODUÇÃO JR

Escolaridade: Técnico. Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de 1 a 2 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto. Informar o último salário e pretensão salarial.


TÉCNICO DE PRODUÇÃO PLENO

Escolaridade: Superior completo (Sênior) técnico (pleno e júnior). Desejável especialização na área de informações e/ou administração em saúde ou Administração Hospitalar. Conhecimentos e experiência - de 2 a 3 anos de atuação. Conceitos gerais de organização de sistemas computacionais; Sistemas integrados utilizados em micro-informática; Implantação de sistemas informatizados e projetos de reformulação de processos operacionais. Conhecimento dos subsistemas componente s do sistema único de saúde - SUS, e sua aplicação nas unidades de saúde. Sumário de atribuições: Atuar em implantações de projetos integrados por equipes multidisciplinares; Analisar e avaliar a identificação e documentação de procedimentos administrativos de sistemas, sugerindo as modificações necessárias; Atuar na implantação e manutenção de sistemas de sistemas de informação; Identificar necessidades de informação de usuários e elaborar relatórios de ás áreas responsáveis; Analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas (formulários, telas e relatórios), para aprovação pelo usuário, sugerindo as modificações necessárias; Identificar objetivos e definir interligações de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Executar programas de treinamento em áreas de produção e para os usuários de sistemas, em conjunto com as demais áreas competentes; Validar a documentação de procedimentos administrativos de sistemas, com base em revisões definidas em fase de testes; Analisar estudos sobre layouts visando a racionalização de espaço e tempo; Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade, a critério do superior imediato. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicando o nome da vaga no assunto. Informar o último salário e pretensão salarial.


FARMACEUTICO CLINICO

Empresa de grande porte, atuando no segmento de serviços em saúde, situada no Rio de Janeiro, está recrutando para vaga de FARMACEUTICO CLINICO, conforme perfil abaixo: PERFIL: Formação: 3º Grau em Farmácia. Desejável: Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar/Clínica. Experiência Desejável: 01 ano atuando como farmacêutico em hospital, ter Conhecimento pacote Office - Avançado. Atividades: Participar de rounds discutindo aspectos farmacológicos das prescrições médicas; Oferecer opções terapêuticas de custo otimizado; Identificar e previr de interações medicamentosas; Verificar a conformidade e indicar as melhores vias de administração dos medicamentos; Elaborar de programa de educação continuada para a equipe das unidades de terapia intensiva; A Empresa oferece: Salário + V.T. + Benefícios: Plano de Saúde e Dental + Vale Refeição e Alimentação. Somente os candidatos que se enquadrarem no PERFIL acima, deverão encaminhar currículo no corpo do email com pretensão salarial para: seleção_talentos@ymail.com escrevendo no campo assunto: FARMACEUTICO CLINICO.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNES)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata profissionais portadores de necessidades especiais (PNEs) que estejam cursando cursos técnicos e superiores (ou que já tenham concluído), e profissionais com experiência na área produtiva (fabricação / embalagem) para futuras vagas. Os candidatos interessados deverào enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com

------
TÉCNICO EM QUÍMICA

Multinacional da área de Petróleo e Gás contrata: TÉCNICO EM QUÍMICA. Contratação Temporária: 90 dias (compossibilidade de renovação por mais 90). Local de Trabalho: Ilha do Governador. Salário: 1.215,00 + Periculosidade + VT + VR. Horário de Trabalho: 08:00 às 17:00 (COM DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR EM HORÁRIO NOTURNO). Requisitos: Formação Completa em Técnico Químico. Experiência anterior de trabalho ou estágio na área de petróleo. Inglês Intermediário. Disponibilidade para início imediato. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: TÉCNICO EM QUÍMICA. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL DESEJADO SERÃO DESCARTADOS


ENGENHEIRO ELETRONICO JUNIOR

Recrutamos para empresa de engenharia de projetos, para atuar em empreendimento de Plataformas: ENGENHEIRO(A) ELETRONICO- recem-formado(a), ingles fluente, para atuar na Disciplina de Engenharia de Instrumentcao. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS NAVAIS

Recrutamos para empresa de Engenharia Internacional, para atuacao em Projeto de Plataformas de Petroleo. ENGENHEIROS NAVAIS - Recem- formados, ingles avancado, com os seguintes conhecimentos: 01- Estruturas Navais; 02- Estabilidade / Controle de Peso; 03- Hidrodinamica; OBS: Tambem temos vagas para Engenheios Navais Plenos. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIRO MECANICO JUNIOR

Recrutamos para importante empresa de Engenharia de Projetos, para atuar com projetos de Plataformas de Petroleo-FPSO. ENGENHEIRO MECANICO - recem-formado, ingles fluente, com alguma vivencia, mesmo que de estagio, em Industrias de Equipamentos Subsea / Estaleiros/ Projetos Navais. Curriculum, URGENTE, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA: ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. PRÉ-REQUISITOS: GRADUAÇÃO COMPLETA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. EXPERIÊNCIA EM PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. INGLÊS INTERMEDIÁRIO A AVANÇADO. DOMÍNIO DO OFFICE. INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO COM O ASSUNTO - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PARA RHRECRUTAMENTO44@YAHOO.COM.BR COM PRETENSÃO SALARIAL. FAVOR ENVIAR SOMENTE CURRICULOS NO PERFIL INDICADO.


LÍDER DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA/ELETRÔNICA

Formação: Técnico em Elétrica/Eletrônica ou Instrumentação Industrial. Experiência na manutenção de equipamentos de utilidades, equipamentos com PLC´s, inversores de freqüência, motores, painéis de comando, instrumentação. Capacidade de negociação e liderança, e treinamento de equipes. Informática a nível usuário. Horário Comercial. Interessados enviar CV com pretensão salarial por e-mail para josenise.martinho@iss.com.br


ANALISTA DE QUALIDADE (ÁREA DA SAÚDE)


Salário : Buscamos pretensão Salarial+ Benefícios. Favor informar seu ultimo salário. Horário e Local de Trabalho: 08:30 às 18:00 (2ª à 6ª) - Barra da Tijuca. Formação Escolar: Farmacêutico; Químico; Biomédico (preferencialmente); Desejável - MBA ou pós na área de atuação. Atividades/Requisitos: Experiência mínima de 02 anos em processos de qualidade, ISO e registros. Atividades relacionadas: Garantir as licenças técnicas necessárias ao funcionamento da empresa; Representar tecnicamente a empresa perante aos órgãos competentes; Atuar como consultora da diretoria para avaliação técnica de produtos; Interagir com Depto. de Compras Técnicas, no sentido de atualização sobre registro de produtos a serem adquiridos ou renovados; Zelar para que os processos que envolvem produtos sejam executados (almoxarifado); Acompanhar a implementação do sistema de qualidade ISO , obter RDC 59 e acompanhar processo após a implementação; Providenciar para hospitais e convênios, documentação para cadastros/atualizações; Contratar e monitorar periodicamente o controle de pragas. Inglês fluente. Usuário em informática em nível avançado do pacote Office e aplicativos básicos para acesso e utilização da Internet e Sistemas integrados. Disponibilidade para início imediato. Inicialmente os profissionais ficarão com cargo de Qualidade para análise experiência, adaptação e aprendizado e somente depois poderá ser um responsável técnico. Aos interessados enviar CV anexo ao Word para flavia@taopromocoes.com e no assunto informar o CÓDIGO ANALISTA RIO. Não serão analisados currículos fora do perfil ou sem o código.


ASSISTENTE DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS (RJ)

A Solon Consultoria em Recursos Humanos assessorando Multinacional Americana atuando na Indústria química de produtos de limpeza doméstica, busca: Pré requisitos: Nível Superior Completo em Farmácia, Química ou Engenharia Química. Conhecimento de todo o tema regulatório, para saneantes e domissanitários, e para cosméticos. Legislação sanitária. Noções do Direito do Consumidor. Experiência mínima de 1 ano comprovada na função . Principais responsabilidades: Será o responsável pelo operacional de registro e notificações dos produtos junto aos órgãos competentes; Liberação de rótulos e fórmulas; Obtenção de licenças e autorizações nos Órgãos governamentais, bem como de suas renovações; Responsável pelo controle e envio dos balanços ao Ministério do Exército, Policia Federal e Civil e Ministério da Ciência e Tecnologia das matérias primas controladas. Acompanhamento das análises e processos junto ao INMETRO; Garantir o atendimento a Legislação para manter a Empresa e seus produtos em conformidade. Local de Trabalho: Barra da Tijuca/RJ. Os interessados deverão enviar currículo por e-mail com pretensão salarial para gabriela@solonconsultoria.com.br, informando no título ASSISTENTE DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS. Faremos contato com os profissionais que estejam estritamente alinhados com o perfil. Os demais currículos serão salvos em nosso banco para futuras oportunidades.

GERENTE GERAL DE OBRAS

Grupo Foco seleciona para atuar no RJ: Pré-requisitos: Ensino Superior completo em Engenharia Civil; Experiência em construção de prédios; Disponibilidade para viajar e desenvolver novos mercados. Será responsável por: Coordenar construção de empreendimentos residenciais; Gerenciar equipes multidisciplinares; Ser a pessoa responsável pelos resultados de um grupo de obras; Montar e gerir cronograma de obras da empresa. ATENÇÃO: Os interessados e dentro do perfil deverão se cadastrar no site www.grupofoco.com.br, na oportunidade nº 135181.

FARMACÊUTICO

Responsabilidades principais: Dar suporte para elaboração de dossiês para registro de produtos na ANVISA e acompanhar os processos de registro, alterações e inclusões pós-registro, revalidações e demais processos pertinentes à área regulatória. Atribuições: Suporte e montagem de processos de registros de produtos (genéricos, similares, fitoterápicos, específicos, biológicos, alimentos, cosméticos). Acompanhamento de prazos (resposta de exigências, renovação de registros e demais documentos sanitários). Acompanhamento de publicações oficiais (DOU, DOE, etc.). Suporte para elaboração de processos de alterações e inclusões pós-registro. Revisão de material de embalagem (bulas, cartuchos, rótulos, etc.). Atendimento a clientes externos e internos (demais áreas da empresa) com informações sobre os produtos e legislação. Conferência de material técnico recebido dos fabricantes e demais empresas com as quais possuímos vínculo (contratos de terceirização). Acompanhamento de estudos de equivalência farmacêutica e bioequivalência, quando necessário. Preservar a guarda de toda a documentação dos produtos de acordo com a legislação em vigor. Qualificações requeridas: Farmacêutico (preferencialmente com habilitação em indústria), boa comunicação em inglês (principalmente leitura e escrita), desejável experiência em indústria farmacêutica (estágio), desejável que tenha conhecimento em legislação sanitária e registro de medicamentos, desejável conhecimentos na área de garantia da qualidade ou controle de qualidade (já ter trabalhado ou feito estágio nestas áreas). luizalberto@engenews.com.br


GERENTE DE PRODUTO ENDOCRINOLOGIA

SUBORDINAÇÃO: GERENTE DE MARKETING. PERFIL: Formado em Administração, Economia ou áreas afins. Pós-graduação em negócios é desejável. Facilidade de integração a novos ambientes. Capacidade de trabalho sob pressão e com múltiplas tarefas. Inglês fluente é mandatório. EXPERIÊNCIA: Que tenha, preferencialmente, já trabalhado com insulinas. Trabalho passado junto à endocrinologia é mandatório. Conhecimentos de marketing farmacêutico com foco na endocrinologia. Que tenha bons contatos de mercado. Com associações de pacientes, líderes de opinião e instituições (ligados à endocrinologia). PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Elaborar plano de marketing para lançamento de uma nova insulina no mercado (Inclui todos os aspectos de um plano de marketing. Desde a estratégia até questões táticas, passando por finanças). Elaborar plano de longo prazo para estabelecimento da empresa como um player do segmento (endocrinologia). Local de trabalho: Rio de Janeiro. luizalberto@engenews.com.br


ENGENHEIRO

Engenheiro de Telecomunicações, Elétrica ou Eletrônica. FUNÇÃO: Desenvolver serviços de telecomunicações e gerir funcionários / processos. BENEFÍCIOS: Assistência Médica, Assistência Odontológica, Celular fornecido pela empresa, Vale-transporte, Contratação CLT (Efetivo). Faixa Salarial: A Combinar (ENVIAR SUA PRETENSÃO SALARIAL). REQUESITOS: Experiência em empresa de telecomunicações. Nível superior completo em Engenharia de Telecomunicações, Elétrica ou Eletrônica (ou similares). Capacidade e Experiência de gestão de equipe. Para candidatar-se envie o currículo com pretensão salarial para empregos@vivamelhor.com e coloque no assunto "ENGENHEIRO".


ESTAGIO PARA ÁREA AMBIENTAL

O Instituto Capacitare em parceria com Empresa Multinacional de Grande Porte, busca estudantes do curso de: Biologia, Engenharia Química / Ambiental ou Oceanografia para vaga de estágio de 6h / dia com o seguinte perfil: Estudantes a partir do 5º período que tenham a disponibilidade de estagiar por pelo menos 1 ano e meio (previsão de formatura entre dezembro de 2010 e julho de 2011); Com disponibilidade para estagiar 6h / dia no Centro; Inglês Fluente (é primordial para a vaga). Atividades propostas: Suporte na avaliação de dados ambientais; Verificação de diagnósticos ambientais; Pesquisa e suporte à licenciamento. Local do estágio: Centro do Rio. Empresa Oferece: Bolsa auxílio de 950,00. Vale-refeição: R$19,43/dia. Auxílio-transporte: R$95,00/mês. Interessados que se enquadrarem no perfil acima, favor Encaminhar currículo atualizado com urgência para: luciane@institutocapacitare.com.br colocando no assunto da mensagem: ESTÁGIO AMBIENTAL. Demais candidatos fora do perfil poderão efetuar cadastro diretamente pelo site www.institutocapacitare.com.br

ESPECIALISTA EM PRODUTO

Imprescindível experiência com produtos Farmacêuticos; Experiência com treinamento de produtos; Desejável experiência em procedimentos oftalmológicos; Formação acadêmica superior completa; Inglês mínimo intermediário; Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Descrição das atividades: Atuará como apoio técnico para a área comercial, acompanha o processo para orientação técnica ao médico, entre outros; Local de trabalho: Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico e saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


FARMACÊUTICO

Empresa no ramo do comércio farmacêutico contrata. Horário de trabalho: comercial. Salário: R$ 1.247,00 + VT. Necessário: Terceiro grau completo em Farmácia; conhecimento do sistema SNGPC. Os interessados devem enviar currículo no corpo do e-mail para: projetorh@ascoferj.com.br, colocando no assunto: Farmacêutico.


VENDEDOR EXTERNO (TÉCNICO)


Assessorando nosso cliente, empresa no segmento de equipamentos hospitalares,recrutamos para o RIO DE JANEIRO: VENDEDOR EXTERNO (TÉCNICO) (JOVENS UNIVERSITÁRIOS OU RECÉM FORMADOS). Formação Acadêmica: Nível Superior Completo ou Cursando em Biologia, Fisioterapia, Enfermagem, Química, Farmácia ou Biomedicina. Requisitos: Experiencia como vendedor. Vivencia em elaboraçao de orçamentos. Domínio do Pacote Office. Carro próprio. Atividades: Venda de Equipamentos Hospitalares para hospitais públicos e particulares (carteira de cliente já formada). Prospecçao de novos clientes. Venda de serviços (aluguel e manutençao). Os candidatos interessados deverao encaminhar CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.




MINISTRANTE FARMACÊUTICO, BIÓLOGO OU QUÍMICO

Perfil: Graduação em Farmácia, Biologia ou Química. Pós Graduação e Mestrado (diferencial) . Inglês Fluente ou Avançado. Disponibilidade: Sábado e/ou Domingo. Local: São Paulo e outras Capitais. Experiência em treinamentos. Experiências específicas de acordo com os temas abaixo: Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade; Assuntos Regulatórios ; Pesquisa Clínca; Boas Práticas de Fabricação; Documentação Técnica; Capacitação da RDC 204; Cromatografia Líquida e Gasosa; Qualificação de Equipamentos; Qualificação de Fornecedores; Qualificação Térmica; Enviar CV com pretensão por hora/aula para: inc.cursos@yahoo. com.br; Vaga para São Paulo e outras Capitais. Assunto: Tema da vaga (....)

ESPECIALISTA EM PRODUTO

Imprescindível experiência com produtos Farmacêuticos; Experiência com treinamento de produtos; Desejável experiência em procedimentos oftalmológicos; Formação acadêmica superior completa; Inglês mínimo intermediário; Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Descrição das atividades: Atuará como apoio técnico para a área comercial, acompanha o processo para orientação técnica ao médico, entre outros; A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico e saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br . Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA. Local de trabalho: Rio de Janeiro


ANALISTA DA QUALIDADE

Indústria farmacêutica localizada no Rio de Janeiro seleciona Analista da Qualidade para trabalhar em Validação de Processos, com o seguinte perfil: Nível superior completo; Inglês técnico; Conhecimento desejável em Validação de Processos; Conhecimento desejável em produtos estéreis. Enviar currículos com pretensão salarial para: cassiopessanha@yahoo.com.br ou bcb_bago@yahoo.com.br


TÉCNICO DE QUÍMICA

Gostaria de disponibilizar uma vaga para técnico de química, controle de qualidade, em fabrica de fraldas descartáveis no municipio de Japeri. Ideal para que resida na baixada fluminense. edmundo_martins@oi.com.br


ANALISTA CQ SR (ESTABILIDADE)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente . Conhecimento no QM-SAP (QA 32) . 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica na área de Estabilidade . Desejável experiência em projetos . Conhecimento de Estatística e compilação de dados. Analista de Controle de Qualidade Sr para: Coletar dados relacionados aos estudos de estabilidade e análises de release dos produtos. Compilar dados e resultados analíticos . Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com










FUNDAÇÕES PÚBLICAS ESTATAIS ADMINISTRADAS SOB DIREITO PRIVADO

Gilson Carvalho
Desconheço se, por desinformação ou dolo, muito se tem truncado dos conceitos na discussão sobre as Fundações Públicas Estatais administradas sob direito privado. A regulamentação desta modalidade está em discussão na saúde há já vários anos por iniciativa da Jurista Lenir -Santos.

Mais recentemente o Executivo enviou Projeto de Lei ao Congresso Nacional,
propondo a regulamentação daquilo que já está previsto, autorizado e legitimado pela
Constituição.

A EC-19-98 tirou do Art.37,XIX da CF a expressão Fundação Pública e substituiua por Fundação, o que equivale dizer que abriu a autorização para fundações públicas e privadas. Apenas ficou em aberto, na CF, uma lei complementar para “definir as áreas de sua atuação”. O que hoje propõe o Governo ao Congresso.

Uma Fundação pode ser pública ou privada. O público só pode constituir fundações públicas e o privado, fundações privadas. O público tem duas opções constitucionais. Pode constituir fundações públicas administradas sob o direito público (autarquias) ou fundações públicas administradas sob direito privado. Estas denominadas, informalmente, de fundações estatais cujos detalhes de regulamentação se encontram em discussão.

Fundação Pública Estatal, administrada sob o direito privado não é um ente privado, mas sim um ENTE PÚBLICO. Constituir Fundações Públicas Estatais jamais poderia ser categorizado como um ato de privatizar o público. Fundação Pública Estatal sob direito privado só pode ser criada pelo público. É pública, com objetivos públicos, financiada pelo público, executando ações públicas, controlado pelo público, o que vale dizer, pelos cidadãos. Ignorância ou má fé, dizer o contrário? Vontade de esclarecer ou confundir e manipular as pessoas?

A segunda questão polemizada é a relativa à forma de contratação de pessoal para estas Fundações. Existem dois sistemas básicos de contratação de pessoas para trabalharem nos entes públicos.
O sistema estatutário e o celetista. Contratar alguém como celetista, pelo Regime Geral de Previdência da CLT não é nenhum forma de contrato sórdido, desprezível, precarizado etc. É o regime em que estão milhões de brasileiros, constitucional e legalmente protegidos. Não se trata de um regime demoniacal a ser execrado e exorcizado.
Se assim for, estamos deitando fora o art. 7º da Constituição que trata das garantias dos “trabalhadores” (regime CLT).
Estaremos negando o direito constitucional garantido aos Agentes Comunitários de Saúde de serem contratados pela CLT (EC-51), como autorizou a CF? Ou seriam eles trabalhadores de segunda categoria e por isso pode?
Ou não seriam eles trabalhadores públicos? Ou não seriam da função saúde? Mais ainda: e os Consórcios Públicos, para todas as áreas incluindo saúde que, segundo a lei aprovada e defendida, saiu determinando a contratação de mão de obra sempre pela CLT, sendo eles públicos ou privados?

Existem, na área de Saúde Pública, funções típicas de estado que só podem e devem ser
exercidas por pessoas que estejam regidas pelo regime estatutário.
Destacam-se na área de saúde pública as funções de gestão da saúde (regulação, fiscalização, controle) e determinadas funções executivas como a de vigilância à saúde (epidemiológica, ambiental, do trabalho, sanitária, portos, aeroportos e fronteiras etc.).
Outras funções da saúde, como o atendimento às pessoas (individual e coletivo) são atividades comuns ao público e ao privado, sem nenhuma exclusividade pública. Estas últimas não são funções privativas de estado e seus executores poderiam ser regidos pelo regime estatutário ou celetista. Tanto as atividades de saúde do SUS não é privativa do estado que, o próprio Poder Público, na área da saúde, mantém, no âmbito do SUS (denominado participação complementar) boa parte de seus serviços públicos executados, mediante contrato ou convenio, com o setor privado, conforme prevê a própria Constituição, art. 199, § 1º. São atividades da saúde executados por trabalhadores celetistas para a população usuária do SUS.

A terceira questão essencial é dizer que as opções do que fazer dos agentes políticos de governo são regidas pelo bloco de constitucionalidade. Devem atender aos cinco princípios constitucionais essenciais: legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência.

Agentes políticos só podem fazer o que a lei determina. Quanto a contratar servidores públicos pela forma estatutária ou celetista é uma opção que cada governo vai poder fazer, claro que mediante autorização legislativa em sua esfera.

A recentíssima decisão do STF de suspender a redação nova do Art. 39, caput, da CF, por ter entendido que houver erro de forma (votação não correta, no Congresso, daquele texto), não terá implicação com as fundações publicas estatais. Essas têm regime jurídico de direito privado, conforme o têm as empresas publicas e as sociedades de economia mista, as quais não estão obrigadas ao regime jurídico único. Esse é o entendimento de vários juristas.

As Fundações Públicas Estatais, administráveis sob o direito privado, já estão previstas e legalmente autorizadas pela Constituição Federal. Elas não são nenhuma inconstitucionalidade ou ilegalidade. O que o projeto de lei do Governo fez foi encaminhar a proposta de regulamentação que estava faltando. Inclusive, nenhum Governo, pode, por livre arbítrio, decidir que não vai regulamentar aquilo que a Constituição determina.

Pelo princípio inarredável da democracia, neste momento, a sociedade tem pleno direito de questionar se quer que regule desta ou daquela maneira. Só depois de decidido pelo Congresso, algo poderá acontecer no campo das Fundações Públicas Estatais, administradas sob direito privado. Ainda podendo, sempre, argüir a inconstitucionalidade do decidido pelo Congresso se se entender que há inconstitucionalidade numa lei.
Isto é o jogo democrático constitucional.
O repulsivo seria que pessoas que professem algum dos lados (individual, coletiva ou
institucionalmente) cometam estelionato intelectual falseando a verdade. Distorcendo termos e conceitos.
Manipulando pessoas a partir de seu desconhecimento. Agindo sob a ética da corporação sem submetê-la à ética do cidadão. Que predomine e vença a verdade e o interesse coletivo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Fundação Pública de Direito Privado

Fundamentos legais e aspectos corporativos

CONCEITO:

AS FUNDAÇÕES SÃO PESSOAS JURÍDICAS
QUE NASCEM EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE
UM PATRIMÔNIO VINCULADO AO
CUMPRIMENTO DE UMA FINALIDADE.

Antecedentes histórico-legais:

Decreto-Lei n. 200/67, art. 4º, alterado pela Lei n. 7.596/87: incluiu as fundações públicas entre os órgãos da administração indireta, definindo-a como entidade regida pelo direito privado.

A Constituição de 1988: fundações públicas e regime jurídico único – Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

EC 19 passou a exigir apenas autorização legislativa para a criação de fundações, ao invés de exigir sejam as mesmas criadas por lei, conforme ocorre com as autarquias.

Lei complementar irá dispor sobre o campo de atuação das fundações estatais ou governamentais.

Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, novo Código Civil dispôs no art. 62 sobre o campo de atuação das fundações privadas.

A recepção do Decreto-Lei de Castello Branco:

O DL 200/67, foi recepcionado (recebido, incorporado) como matéria de lei complementar pela CF (EC 19).

O DL define o campo de atuação das fundações estatais ao determinar que elas podem atuar em todas as áreas públicas que não exijam pessoa jurídica de direito público.

Na ausência da lei complementar mencionada no inciso XIX, do art. 37, da CF, o art. 5º, IV, do DL é o definidor do campo de atuação das fundações governamentais.

Campo de atuação das fundações DL 200/67

O art. 5º, IV, do DL 200/67 é o definidor do campo de atuação das
fundações governamentais.

“Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

§ 3º As entidades de que trata o inciso IV deste artigo adquirem personalidade jurídica com a inscrição da escritura pública de sua constituição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do Código Civil concernentes às fundações.”

Campo de atuação das fundações privadas no Código Civil

A Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil dispôs no
artigo 62 sobre o campo de atuação das fundações privadas.

“Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

Parágrafo único. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.”


A expressão “assistência” deve ser entendida em sentido amplo,
compreendendo todos os campos sociais (sem fins lucrativos) e não a
assistência social, stritu sensu do artigo 203 da CF.

Características

I - Sujeições ao direito público:

Lei autorizadora (e registro de seus atos constitutivos no cartório competente);

Controle do Tribunal de Contas;

Equiparação de seus empregados para os fins previstos no art. 37 da CF;

Escolha Pública para a contratação de pessoal;

Compras e Contratos através de Licitação;

Extinção dependente de lei;

II - Conseqüências do Regime do Direito Privado:

Bens Penhoráveis;

Não beneficiária do processo de execução contra Fazenda Pública (precatórios) – artigo 100 da CF;

Não terá Juízo privativo;

Regime Jurídico dos Empregados – CLT;

Regida pelos seus Estatutos e pela lei autorizadora;

Prazos processuais comuns;

Imunidade tributária, conforme previsto no ART. 150, § 2º DA CF.

Perspectivas para os sindicatos de trabalhadores

Positivas:

Representação sindical médica no serviço público como antes da CF de 1988 (com base na CLT).

Encaminhamentos de questões gerais, dos processos de gestão e das relações de trabalho realizados com os sindicatos médicos, como antes da CF de 1988;

Negociação dos interesses profissionais com os sindicatos médicos, via mesa de negociação;

Mecanismos que garantam as aposentadorias

A Lei federal nº. 3.999 de 1961 prevê a possibilidade de acumular
contribuição para a aposentadoria

“Art. 18 - Aos médicos que exerçam a profissão como empregados de mais de um empregador é permitido contribuir, cumulativamente, na base dos salários efetivamente recebidos nos diversos empregos, até o máximo de dez vezes o maior salário-mínimo geral vigente para os trabalhadores não abrangidos por esta lei, cabendo aos respectivos empregadores recolher as suas cotas, na proporção dos salários pagos.”

Atualmente os médicos tem direito a até: três (ou quatro) aposentadorias
Duas de regime jurídico único e uma (ou duas) do Sistema geral da Previdência (INSS)

Novo exame para câncer de próstata

Estudo propõe novo exame para câncer de próstata

Um marcador oncológico usado em mulheres com câncer de mama pode ser eficiente para detectar tumores malignos na próstata (o câncer mais prevalente entre homens).

A constatação foi feita por pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) em estudo com 110 pacientes.Trata-se do HER-2, uma proteína ligada à multiplicação celular que está presente em maior quantidade em alguns tipos de célula cancerosa --no caso do câncer de próstata, o resultado positivo indica não só a existência do câncer como a sua agressividade: os que apresentam superexpressão de HER-2 são piores do que os que não têm essa característica.

O principal marcador usado para identificar a doença é o PSA --uma substância produzida pela próstata que aparece de forma mais elevada em pacientes com câncer no órgão.Mas não é só o câncer que afeta o marcador, afirma o urologista Carlos Eduardo Corradi, chefe do departamento de uro-oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia: a hiperplasia benigna da próstata e inflamações no órgão elevam o índice de PSA.

Outra desvantagem do PSA é que ele é muito sensível a intervenções hormonais, afirma o oncologista Auro del Giglio, coordenador do Einstein.Isso pode prejudicar a identificação de câncer em homens que usam finasterida (remédio para queda de cabelo), por exemplo.

Como a substância faz com que o índice de PSA caia pela metade, o resultado do teste não é tão preciso.Essa limitação do marcador pode se tornar ainda mais importante a partir de agora, já que entidades médicas norte-americanas divulgaram, na semana retrasada, uma orientação de que homens saudáveis usem a finasterida como forma de reduzir o risco do câncer de próstata.O problema, afirma Giglio, também aparece no acompanhamento de alguns pacientes que são submetidos a hormonioterapia.

"Quando adotamos esse tratamento, é difícil saber se a queda observada no PSA se deve totalmente a uma diminuição do tumor ou não."O HER-2, de acordo com o oncologista, não apresenta essa variação. Mas ainda é cedo para afirmar que ele possa substituir o PSA."Não podemos trocar algo estabelecido por algo experimental.

É preciso mostrar a vantagem de forma conclusiva e, para isso, são necessários estudos em vários locais", explica.Enquanto isso, o novo marcador pode servir como um terceiro alerta, somado ao PSA e ao toque retal, sugere o urologista Marcelo Wroclawski, também pesquisador do Einstein e do grupo de próstata da FMABC. Em seis meses, ele e Giglio pretendem definir para que tipo de paciente o custo-benefício do exame pode ser mais interessante.Avanço com limitesStênio de Cássio Zequi, cirurgião pélvico do Hospital do Câncer A.C.Camargo, compara o perfil tumoral a uma senha de banco.

Nesse sentido, usar o HER-2 como marcador para o câncer de próstata equivaleria a descobrir um dígito --um avanço que tem limites."É impossível determinar o perfil do tumor só com um ou dois marcadores.

O futuro é reunir essas informações para encontrar a senha de seis dígitos", afirma.No mês passado, uma pesquisa publicada na "Nature" mostrou que a sarcosina, presente na urina, também pode funcionar como indicador de câncer de próstata. A substância aparece em concentração maior em quem tem a doença.

Folha de S.Paulo

Cai mortalidade por doenças cardiovasculares


Cai mortalidade por doenças cardiovasculares
Ritmo médio de redução foi de 3,9% ao ano entre 1980 e 2003; estudo pede mais campanhas de prevenção

As doenças cardiovasculares se mantêm como a principal causa de morte dos brasileiros, mas o índice de óbitos por enfartes, derrames e problemas coronarianos só cai no País, graças ao avanço da medicina na área e à melhoria no atendimento nos hospitais. No entanto, isso ocorre num ritmo mais acelerado nas regiões mais desenvolvidas do que nas mais pobres.
Essa é a conclusão de um estudo que analisou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde de 1980 a 2003. No período, a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes passou de 287,3 para 161,9, com um decréscimo anual de 3,9% - embora o número absoluto de óbitos tenha aumentado e siga essa tendência nos próximos anos, à medida em que a população brasileira cresce e envelhece.
O derrame foi o que mais caiu: no Nordeste, 3%; no Centro-Oeste, 3,6%; no Sul, 4,1%; no Sudeste, 4,4%. Com relação às doenças isquêmicas, a diferença é ainda maior: a queda no Nordeste foi de 1,5%; no Centro-Oeste, 2,8%; no Sul, 3,2%; no Sudeste, 4%. Em geral melhores do que a média brasileira, as taxas da região Norte não foram consideradas confiáveis, em função do grande fluxo migratório de lá para outras regiões brasileiras nos 24 anos estudados.
Os pesquisadores, Cintia Curioni e Renato Veras, ambos da Universidade do Estado do Rio, Cynthia Cunha, da Fiocruz, e Charles André, da Universidade Federal do Rio, analisaram os dados durante um ano e publicaram os resultados no último número da Revista Pan-Americana de Saúde. Foi a primeira vez que uma pesquisa abrangente enfocou as diferenças regionais.
Entre as causas das desigualdades está a qualidade inferior no atendimento, o que inclui a aparelhagem dos hospitais - três quartos dos aparelhos de ressonância magnética e de tomografia computadorizada, que permitem ao médico visualizar com precisão o coração e o cérebro do paciente, estão concentrados no Sul e no Sudeste, notadamente nos Estados do Rio e São Paulo. Outro ponto levantado pelo estudo é o grau de conscientização da população quanto aos fatores de risco, como fumo, obesidade, diabete, hipertensão e sedentarismo, que seria maior nas regiões mais ricas do País.
Para Deborah Malta, coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, não é bem assim: levantamentos do órgão mostram, por exemplo, que, entre as capitais, as que registram menor índice de sedentarismo são Palmas, Belém, Boa Vista e Natal, bem na frente do Rio e de São Paulo. "A divisão não é geográfica, e sim de escolaridade e renda", diz ela.
A médica afirma também que é preciso relativizar os resultados do estudo (embora eles se assemelhem a outros obtidos em análises anteriores do próprio ministério), já que os sistemas de informações do Sul e Sudeste são mais eficientes do que os do Norte e Nordeste, que foram aperfeiçoados apenas a partir de 2004.


PREVENÇÃO
A pesquisa aponta para a necessidade de os governos atentarem para a prevenção primária das doenças. O cardiologista Carlos Scherr, membro do Colégio Americano de Cardiologia, defende a adoção de campanhas de conscientização pelo Ministério da Saúde que informem do perigo das doenças cardiovasculares, a exemplo do que é feito com relação às moléstias infecto-contagiosas.


"São as doenças que mais matam no Brasil e nunca se fez uma campanha do mesmo nível de intensidade e com continuidade como se faz para a aids ou a dengue. Faltam informações básicas e simples. Hoje, o índice das pessoas que tratam a hipertensão no Brasil é de apenas 40%", disse Scherr.
Ele lembra que, nos Estados Unidos, 44% da queda de mortalidade por doenças coronarianas se deveu ao controle do peso, diminuição do colesterol e do sedentarismo. Outro alerta é o fato de que o índice de mortes pode ter diminuído, mas não as sequelas, como paralisias e redução da capacidade cardíaca.
A queda progressiva na mortalidade por complicações cardiovasculares é um fenômeno que vem sendo verificado nos países europeus, nos Estados Unidos e na Oceania há décadas, ainda que estas permaneçam a principal causa de mortes. No Brasil, entre 1980 e 2003, o câncer desbancou os acidentes e casos de violência no segundo lugar entre as principais causas de mortes.


FUMO
Apesar da tendência de crescimento de casos de câncer, a boa notícia é que cada vez menos jovens estão fumando. De acordo com o estudo de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, o consumo de cigarro entre os jovens caiu 50% nos últimos 20 anos.
Em 2008, 14,8% dos jovens entre 18 e 24 anos tinham o hábito de fumar. Em 1989, este porcentual era de 29%. A pesquisa revela ainda que 10,8% de jovens nessa faixa etária já são ex-fumantes. Mesmo entre as outras faixas etárias, a tendência é de decréscimo. Em 1989, 35% da população adulta no Brasil era fumante. Em 2008, esse índice caiu para 15,2%.




fonte:http://www.estadao.com.br

Vírus do HPV atinge 50% das jovens do Rio

Em 12% delas, o HPV causa lesões que podem levar ao câncer

Rio - Uma em cada duas adolescentes do Rio, com idades entre 10 e 19 anos, tem o vírus HPV, segundo a ginecologista da UFRJ Michele Lopes Pedrosa. Autora de pesquisa realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ela constatou que 12% destas garotas desenvolveram a doença e têm lesões causadas pelo HPV que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer de colo de útero. A incidência está aumentando: em 1999, eram 6% das jovens com a doença, como noticiou o Informe do DIA.

“O HPV é uma das mais frequentes doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 95% das pessoas contaminadas pelo vírus ficam curadas, mas em 5% ocorrem lesões que precisam ser tratadas”, afirma.

INICIAÇÃO SEXUAL PRECOCE

Entre as mulheres adultas o índice também aumentou 50% em 6 anos. Em 1999, cerca de 4% tinham lesões. Em 2005, 6%. “Um dos motivos é a iniciação sexual precoce e o número maior de parceiros sexuais. A geração que hoje tem 30 anos teve mais parceiros que a de 60 anos. E provavelmente a geração que hoje tem 18 terá mais do que a de 30”, afirma a ginecologista.

A pesquisa foi feita a partir da análise de 1,5 milhão de exames citológicos feitos entre 1999 e 2005 nas unidades básicas de saúde da cidade do Rio.

“Geralmente, entre a infecção pelo HPV e o surgimento do câncer de colo de útero leva-se dez anos. O exame preventivo do colo do útero é fundamental para o diagnóstico precoce das lesões. Muita mulheres descobrem a doença e nos relatam que não iam ao médico porque não tinham dor ou outro sintoma”, alerta.

O Dia

Vacina pneumocócica pediátrica


Anvisa aprova nova vacina pneumocócica pediátrica
A Anvisa aprovou nesta segunda-feira a vacina pneumocócica conjugada (internacionalmente registrada como Synflorix™), vacina pediátrica que protege contra doenças potencialmente fatais como a meningite e pneumonia bacterêmica, bem como contra infecções do ouvido médio (otite média aguda). Distribuída pela GlaxoSmithKline (GSK), esta é a primeira vacina no mundo que inclui os sorotipos preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Particularmente no Brasil, a aprovação representa um grande ganho, pois Synflorix amplia a cobertura contra casos de doença pneumocócica grave em crianças causada por sorotipos não cobertos pela vacina atualmente disponível.

“A nova vacina da GSK tem três sorotipos adicionais — 1, 5 e 7F —, além de sete outros sorotipos, e utiliza a proteína D do Haemoplilus Influenzae não tipificável (HiNT), o que representa uma tecnologia inovadora para as vacinas conjugadas”, diz Dr. Nervo Sanchez, Diretor Médico de Vacinas Brasil, lembrando que a expectativa de cobertura no Brasil é de 82,5% para os casos de doença pneumocócica invasiva — uma cobertura adicional de 12,5% em relação à vacina atualmente disponível.

Além disso, a nova vacina da GSK é mais adequada à epidemiologia brasileira, muito semelhante à da Europa, onde o produto foi aprovado em abril pela EMEA (Comissão Européia de Medicamentos). Synflorix está indicada para a imunização ativa (vacinação) contra doença invasiva e otite média aguda causada por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) em lactentes e crianças de seis semanas de vida até dois anos de idade. As doenças pneumocócicas invasivas causadas por S. pneumoniae incluem meningite, bacteremia (infecção na corrente sanguínea) e pneumonia bacterêmica.

No Brasil, o pneumococo tem alto impacto na saúde pública, com cerca de 1.500 casos de meningite, 20 mil casos de pneumonia hospitalizados e mais de três milhões de casos de otite média aguda registrados anualmente. A meningite por pneumococo já é a primeira causa de meningite em crianças menores de um ano de idade e está associada à letalidade de 27,5%. Dos sobreviventes, 40% desenvolvem sequelas neurológicas e 60% com perda auditiva. A pneumonia por pneumococo representa 20% das crianças hospitalizadas por esta doença e é uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. A cada ano, 90 milhões de dólares são gastos apenas no tratamento das crianças hospitalizadas por esta causa.

A nova vacina também oferece proteção contra a otite média aguda por pneumococo. As bactérias podem ser responsáveis por até 70% dos episódios clínicos desta doença, sendo o S. pneumoniae e o Haemophilus influenzae não tipificável (HiNT) as causas mais comuns das otites bacterianas em todo o mundo. As infecções do ouvido médio estão entre os principais motivos de consultas médicas e de prescrição de antibióticos em pediatria. Estima-se que oito em cada dez crianças terão no mínimo um episódio de otite média aguda nos três primeiros anos de vida e cerca de um terço destas apresentarão infecções recorrentes do ouvido médio. O impacto da otite média aguda para crianças e seus pais é um dos mais elevados. Além disso, esta doença representa um considerável consumo nos recursos de assistência à saúde.

O Dia