Está sentindo dor na junta dos dedos? Quando se fala em artrite é comum pensar naquelas dores no joelho e quadril que costumam atingir muita gente, mas essa doença também pode se manifestar inicialmente nas mãos. O resultado é um forte desconforto e, às vezes, até perda da mobilidade – problemas que se resolvem achando o tratamento certo para cada caso. O ortopedista Mateus Saito aponta as causas do problema, os sintomas para ficar de olho e os cuidados a serem tomados.
Dor nas juntas dos dedos é um dos sintomas da artrite nas mãos
A cartilagem é um tecido que fica entre os nossos ossos para que eles não entrem em atrito direto e, quando ela inflama, instala-se a tão famosa artrite. “Os sintomas podem ser dor, aumento do volume das articulações (inchaço) e algo que é chamado de rigidez matinal – quando a mão acorda dura e demora a se movimentar de maneira normal”, explica Saito, mostrando no que é preciso ficar de olho.
As causas mais comuns para a artrite nas mãos
Segundo o ortopedista, existem vários motivos para a artrite acontecer. “No caso da artrite nas mãos, as causas podem ser alguma predisposição genética, um trauma ou alguma sobrecarga no uso – algo que acontece muito com dentistas e calígrafos, por exemplo”, diz o médico. Outro fator que pode causar a artrite nas mãos são as chamadas doenças autoimune, como artrite reumatoide e lúpus.
Como o termo “artrite” engloba um grande número de doenças, com as mais variadas causas, ele vem sendo substituído por nomenclaturas mais específicas, definidas pela causa do problema articular. No caso de doenças autoimunes, é usado o termo artrite reumatoide. Já o desgaste natural e mecânico das articulações, que geralmente se manifesta na terceira idade ou mais cedo no caso de atletas de alta performance ou em decorrência de esforço articular repetitivo, o nome mais adequado passa a ser osteoartrite.
Os tratamentos mais indicados para a doença
Assim como as causas podem ser muitas, os tratamentos também mudam de caso para caso. Apesar da maioria dos pacientes precisarem de analgésicos para o controle da dor, confira as indicações de Saito para cada tipo de artrite nos dedos:
– Artrite nos dedos por causas mecânicas: “A pessoa vai precisar fazer a correção com exercícios, que até podem ser feitos com fisioterapeutas, mas que no caso das mãos costumam ser feitos com um terapeuta ocupacional. Também pode ser necessário o uso de órteses, aqueles aparelhos com velcro que são moldados na mão da pessoa”.
– Artrite nos dedos por doenças autoimunes: “Nesse caso pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios, corticoides e até dos chamados medicamentos biológicos, uma novidade bem eficiente nesses casos”.
– Artrite nos dedos por predisposição genética: “Será necessário um pouco de cada tratamento – reeducação dos movimentos, uso de aparelhos e ingestão de medicamentos mais leves”.
Apenas alguns casos precisam passar pela cirurgia
Segundo o ortopedista, nem todo mundo que tem artrite nos dedos pode ou precisa passar por uma cirurgia. “Indicamos apenas quando existe uma dor ou deformidade que não responde ao tratamento com exercícios e medicamentos”, explica o médico, que ainda diz que é preciso que essa inflamação persista por 6 meses antes que haja a liberação de uma cirurgia. Quando isso acontece, o mais comum é que o paciente receba a indicação para fazer uma artroplastia, seja ela na base do polegar ou metacarpo-falangeana. Outra opção são as fusões nas pontas dos dedos, feitas apenas em alguns casos específicos.
Saito afirma que depois de um bom tratamento, seja ele com exercícios, medicamentos ou cirurgia, o paciente pode ficar com uma mão que tem condições de funcionar bem, sem dor e sem deformidade.
- 60 comentários para "Artrite nos dedos: saiba como cuidar das mãos para evitar o enrijecimento das articulações"
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-