4.17.2010

Impulsão desenfreada

Texto maravilhoso espero que gostem... )

Eu sou feita de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feita de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante


Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.

(autoria desconhecida)

Porque o Sexo Faz Bem a Saúde

O sexo faz bem a saúde, sabe porque? Além da energia que o nosso corpo gasta com o ato sexual, com a produção de espermatozóides e com o ciclo reprodutivo da mulher, sexo estimula muito as pessoas. Psicólogos falam que o sexo deixa as pessoas até mais felizes.

O sexo evita uma doença trágica, o fim da humanidade. Se fizer sexo faz bem, ficar sem ele faz mal, e muito mal, trás sérios problemas com o efeito blue balls, o homem pode ficar com os testículos doloridos devido ao grande acumulo de líquidos.

Ficar sem sexo pode causar problemas psicológicos também, como depressão e ansiedade. Se fazer sexo é bom e trás benefícios e o melhor de tudo é gostoso, porque ficar sem? Sexo é um remédio natural e prazeroso. Por isso só não esqueça de se prevenir contra doenças sexualmente transmitidas e uma gravidez não desejada, use camisinha!

É inútil negar que nossa sexualidade é importante. A partir do momento que alguém se queixa para um profissional de saúde que não necessita mais de sexo, isso por si só, já configura um problema, com todos os seus conflitos. A relação sexual é algo instintivo em todos os animais, e não seria diferente na espécie humana. O que muda basicamente é o comportamento instituído por normas de conduta ditadas pela sociedade em que cada um vive.

Como somos seres sexuados, o sexo desempenha importante papel em nossa vida diária, ocorrendo mudanças de comportamento, varáveis de indivíduo para indivíduo, em todos os aspectos bem como nas relações interpessoais, sejam elas familiares ou de trabalho. A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem o sexo como um parâmetro para atestar a qualidade de vida de uma população, funcionando como uma espécie de termômetro do bem estar físico e mental.

Várias são os motivos pelo qual uma relação sexual satisfatória e prazerosa pode nos proporcionar muito bem estar.Durante o ato sexual, o cérebro produz e libera uma substância chamada endorfina, com ação muito semelhante aos analgésicos opióides, como a morfina. Esta substância além de ter o poder de acalmar dores também é responsável pela indescritível sensação de bem estar, principalmente após um orgasmo, funcionando como um antidepressivo natural e aliviando as tensões causadas pelo stress, trazendo como conseqüência uma melhora do humor.

Pessoas sexualmente ativas possuem em torno de 15% menos propensão a morrer por problemas cardíacos. Isto se deve ao fato de que ao fazer sexo, o nível de estrogênio aumenta sendo este um fator de proteção der doenças cardíacas. Como o sexo é um poderoso exercício aeróbico, significa dizer que, de certa maneira, também contribui para um condicionamento físico e melhora da circulação arterial. Claro que exercícios diários como as caminhadas rotineiras ou nas academias não devem ser abandonados.

A título de curiosidade, há quem diga que aquele que pratica sexo durante pelo menos vinte minutos, intensamente, 3 vezes por semana, ao final de 1 ano terá perdido em calorias o equivalente a uma caminhada de 120 Km.

Para aquelas que padecem com os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), a atividade sexual regular e satisfatória pode ajudar a melhorar os sintomas decorrentes deste período, muito em função também da liberação de endorfina.

A atividade sexual também faz aumentar a produção de testosterona, que é o hormônio responsável pelo desejo sexual e importante também para a prevenção da osteoporose. Uma glândula localizada acima dos rins chamada de supra renal, também libera um hormônio chamado DHEA podendo chegar a níveis cinco vezes mais alto durante o orgasmo.

Fazer sexo também ajuda a regular a proporção entre o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL), de maneira mais favorável, além de propiciar uma baixa do colesterol total, muito em função do gasto de energia desprendido durante a relação, também estimulando a produção de imunoglobulinas desde que feito de maneira regular, promovendo uma melhora de até 30 % no sistema imunológico.

Para terminar, estudos mostraram que aqueles que têm dois ou mais orgasmos por semana tende a viver mais. O índice de mortalidade entre os menos sexualmente ativos pode ser 2,2 vezes maior em relação a aqueles mais ativos. Ou seja, faça mais sexo, seja feliz e viva mais.

Por Darci L.D. Janarelli

Sexo para Cardíacos


As pessoas cardíacas muitas vezes acreditam que não devem ou não podem ter atividades sexuais. Os assuntos ligados ao sexo têm particular importância para o paciente cardíaco, porque os sentimentos de ansiedade, medo de morrer e incapacidade em geral afetam essa função.

Existem, pelo menos, duas razões para a tradicional atitude de negligência em relação à sexualidade dos pacientes cardíacos. Em geral, os indivíduos que já passaram da idade reprodutiva são equivocadamente considerados como seres assexuados. No caso do cardíaco a situação se agrava, pois ele é um doente e há uma idéia generalizada de que doença e sexualidade são incompatíveis.

As pessoas muito doentes podem não estar interessadas em sexo, porém, a medicina e a enfermagem têm tratado como assexuadas pessoas com doenças crônicas que nem sempre afetam a sexualidade. Os médicos muitas vezes recomendam aos cardíacos que reduzam ou suspendam o uso do cigarro, que percam peso e façam exercícios físicos suaves e regulares e que se alimentem com produtos menos gordurosos, mas nem sempre os orientam quanto à vida sexual.

A maioria limita-se a dizer para seus pacientes “tenha calma, não se afobe”. E essas palavras quase sempre são interpretadas como uma proibição de vida sexual, o que pode criar ansiedade. Em conseqüência, o cardíaco passa a agir de acordo com seus limitados conhecimentos, receios e superstições. Muitos deles reduzem sua atividade sexual ou a abandonam totalmente.

Geralmente os cardíacos declaram ter reduzido muito a freqüência de suas relações sexuais. Essa redução provoca uma mudança de comportamento que pode prejudicar a completa reabilitação do cardíaco. São freqüentes os casos de frustração e conflitos matrimoniais, que acabam por interferir na recuperação e contribuem para piorar o estado do indivíduo.

Até recentemente havia poucas informações quanto aos efeitos da atividade sexual sobre o coração. Sabe-se que a elevação da freqüência respiratória que ocorre pouco antes e durante o orgasmo é uma reação do organismo ao aumento da excitação erótica.

Também é sabido que a freqüência cardíaca se eleva ao mesmo tempo que aumenta o nível de excitação sexual. Durante o orgasmo, o coração atinge 110 a 180 batimentos por minuto. Ao passo que, em repouso, a freqüência cardíaca normal é de 60 a 100 batimentos por minuto. E ainda, a elevação das tensões sexuais, em ambos os sexos, determina consideráveis aumentos na pressão sangüínea.

Ou seja, a atividade sexual proporciona intensa gratificação emocional aos indivíduos sadios, além de exercitar e fortalecer o sistema cardiovascular, aumentando-lhe a capacidade. Mas, que impacto teria essa atividade sobre pessoas com distúrbios cardiovasculares?

Diversos estudos já demonstraram que o dispêndio de energia na atividade sexual em homens de meia-idade é praticamente igual ao verificado em outras atividades físicas. Sendo assim, o sexo para pessoas cardíacas pode ser praticado sem problemas.

A atividade sexual, assim como outras formas de exercício, não é prejudicial e sim benéfica, tanto para os indivíduos em geral como para os cardíacos. O único cuidado que deve ser tomado pelo cardíaco é com relação à ingestão de medicamentos que auxiliem a ereção. De qualquer forma, o melhor é sempre questionar o médico sobre como lidar com essa situação.

Por Jonatas Dornelles

Menstruação e Desejo Sexual




As variações do desejo sexual durante o ciclo da menstruação sempre despertou a atenção de vários pesquisadores.

Em 1931, por exemplo, M. C. Stopes, entrevistando mulheres sem a presença dos maridos, concluiu que isso ocorria no meio do ciclo e logo após o término das menstruações. Outros estudos negam a existência do pico de desejo sexual durante esse período. O que mais podemos saber sobre a relação entre menstruação e desejo sexual? E ainda, que fatores interferem nessa relação?

Á primeira vista parece difícil, senão impossível, medir a intensidade do desejo sexual, pois se trata de um dado essencialmente subjetivo. A correta interpretação dos dados publicados a respeito das oscilações do desejo sexual, durante o ciclo menstrual, é prejudicada principalmente pela costumeira confusão entre desejo, freqüência das relações e prazer.

Pesquisas mais recentes demonstraram que a maioria das mulheres experimenta o máximo desejo sexual durante as fases pré e pós-menstruais ou mesmo durante o período menstrual. Como nessas fases os níveis de estrogênio e progesterona são baixos, esse resultado leva à conclusão de que não há paralelismo entre a intensidade do desejo sexual e as taxas desses hormônios.

Já nos antropóides — primatas mais evoluídos —, a correlação entre desempenho sexual e reprodução é muito inconstante. Orangotangos mantidos em cativeiro, por exemplo, podem copular diariamente, esteja ou não a fêmea em seu período fértil.

O comportamento sexual dos chimpanzés é ainda mais próximo do padrão humano: o macho pode se mostrar excitado antes de se aproximar da fêmea. Esta muitas vezes o convida para a cópula, assumindo uma postura receptiva. O casal freqüentemente adota uma intimidade física prolongada, e assim por diante.

Atitudes como essas se tornam mais evidentes na época do cio, em que a fêmea é fértil, porém continuam presentes em outras ocasiões, embora de maneira menos intensa. O padrão de comportamento sexual é mais determinado pelas diferenças individuais (em especial pelas características do parceiro) do que pelo estado reprodutivo da fêmea.

Essa crescente importância (verificada na escala da evolução) de fatores psicológicos e culturais na determinação do comportamento sexual é realçada ao máximo na espécie humana. Sua influência é tão marcante que se torna difícil distinguir fatores psicológicos de outros (de natureza social), que se entrelaçam de maneira muito complexa, para determinar o desempenho sexual da mulher.

No que se refere à variação entre as mulheres ocidentais, do desejo sexual durante a menstruação, o pico do desejo sexual se verifica logo antes ou após a ocorrência da menstruação. Um numero muito menor de mulheres experimenta maior interesse sexual na fase intermediária do ciclo menstrual (esta coincide com a época da ovulação, quando os níveis de estrogênio são máximos).

A explicação para essa aparente contradição baseia-se no seguinte fato: a maioria absoluta das culturas, no mundo atual, costuma proibir qualquer forma de estimulação sexual durante a menstruação. A diferença no comportamento sexual entre os seres humanos e os primatas reflete a menor importância da influência hormonal e a profunda interferência dos fatores sociais na determinação do desempenho sexual humano.

Por Jonatas Dornelles

Ejaculação Rápida?


A Ejaculação Rápida ou Prematura é um distúrbio da função sexual que ocorre com um estímulo muito pequeno; antes, durante ou quase que imediatamente depois da penetração, sem controle e antes de desejá-lo.

É importante salientar que deve ser considerada se a ejaculação precoce ocorre de forma persistente e recorrente. A ejaculação que ocorre entre 1-2 minutos após a penetração vaginal sugere fortemente uma ejaculação precoce e cerca de 30% dos homens que sofrem deste mal ejaculam antes mesmo da penetração.

A Ejaculação Rápida é comum na juventude, no encontro com novos parceiros ou até após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se aí sim um problema crônico, e pode ser caracterizado como um transtorno sexual.

Há dois tipos de distúrbios: a Ejaculação Rápida Primária, que existe desde o início da vida sexual do indivíduo, que nunca conseguiu controlar sua ejaculação, e a Ejaculação Rápida Secundária, que aparece num momento mais maduro da vida do indivíduo. Neste último caso, o homem já foi capaz, mas por algum motivo nao consegue mais fazê-lo.

A Ejaculação Rápida é a segunda disfunção sexual mais freqüente, perdendo apenas para a disfunção erétil. Calcula-se que entre 20 a 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma vez deste problema.

Ciência e Saúde

Qual é o sexo do seu cérebro?


O cérebro humano pode ser feminino ou masculino independentemente do sexo biológico de uma pessoa. Faça o teste e saiba se o seu cérebro tem o mesmo sexo que seu corpo

O cérebro do homem pode ser feminino. As diferenças no corpo de homens e mulheres estão além da aparência e dos órgãos sexuais. A ciência detectou que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres.

Você consegue saber se seu amigo está triste ou irritado só de olhar para ele? Essa é uma característica de um cérebro feminino. Mas um homem também pode ter essa sensibilidade e outros comportamentos geralmente ligados a um cérebro feminino. Isso porque a sexualidade cerebral não está ligada diretamente ao sexo do corpo. “O sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona [hormônio masculino] a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres. Mas isso varia e nós ainda não sabemos exatamente por quê”, diz a ÉPOCA a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Segundo Moir, durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social. Os homens, por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam menos, apenas com sinais.

Moir acredita que a diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas do homossexualismo. “Se a concentração de testosterona no útero está mais baixa do que o padrão para os homens, então o 'centro sexual' do cérebro será feminino e esse homem sentirá atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o 'centro sexual' será masculino e ele sentirá atração por mulheres”, diz Moir.

Faça o teste
Moir está desenvolvendo uma linha de pesquisa para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres e, para isso, desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do cérebro. O número 1 representa o cérebro mais masculino possível e o 20, o mais feminino. Quem se aproxima do 10 tem um cérebro misto. Segundo Moir, esse último caso é muito comum em suas pesquisas.

Além do teste, outro fator que pode mostrar o sexo do cérebro de uma pessoa, segundo os estudos de Moir, é a medida dos dedos das mãos. Segundo os estudos da inglesa, geralmente, quem tem cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar (olhando para a mão de frente para a palma). Já cérebros femininos são associados a dedos indicadores do mesmo comprimento que os anelares. Mas isso não é uma regra sem exceção, como praticamente tudo na biologia. A pesquisadora diz que, às vezes, uma mesma pessoa tem uma mão nos padrões do cérebro masculino e outra do feminino e isso exige mais estudos para entender a organização do cérebro.

Revista Época

Fatores de risco da osteoporose na infância

A osteoporose é um importante problema de saúde em todas as partes do mundo.

A partir dos 50 anos, 30% das mulheres e 13% dos homens poderão sofrer algum tipo de fratura1. Estima-se que a incidência de fraturas irá quadruplicar nos próximos 50 anos em decorrência do aumento da expectativa de vida2. No entanto, a osteopenia e a osteoporose deixaram de ser uma preocupação exclusiva de indivíduos adultos e idosos, uma vez que a densidade mineral óssea dessas faixas etárias depende do pico de massa óssea adquirido até o final da segunda década de vida3. O pediatra tem a responsabilidade de garantir as condições necessárias para que crianças e adolescentes desenvolvam a melhor qualidade possível de massa óssea, evitando fraturas na idade adulta.

A osteoporose é definida pela Organização Mundial de Saúde como uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade do osso e da suscetibilidade a fraturas.

Na osteopenia, também ocorre diminuição da massa óssea, porém sem comprometimento da microarquitetura4,5. A osteoporose pode ser primária na infância; no entanto, freqüentemente é uma complicação de doenças crônicas ou de seus tratamentos3.



Metabolismo ósseo

O tecido ósseo é formado por células (osteoblastos e osteoclastos), minerais (cálcio e fósforo) e matriz orgânica (proteínas colágenas e não-colágenas). Os osteoblastos sintetizam e mineralizam a matriz protéica com cristais de hidroxiapatita, enquanto os osteoclastos promovem a reabsorção óssea, mantendo assim uma constante remodelação tecidual. O hormônio da paratireóide (PTH), a 25(OH) vitamina D e a 1,25(OH)2 vitamina D são os principais reguladores da homeostase do cálcio. Existem dois tipos de osso: trabecular e cortical. O osso trabecular está presente principalmente nas vértebras, crânio, pélvis e porção ultradistal do rádio; já o osso cortical predomina nos ossos longos, colo femoral e rádio distal. O osso trabecular apresenta maior metabolismo, sendo, portanto, mais suscetível às alterações da massa óssea3,6.

Na infância, a formação excede a reabsorção, e a remodelação óssea é intensa, com dois períodos de aceleração do crescimento: nos dois primeiros anos de vida e durante a adolescência (entre 11 e 14 anos nas meninas e entre 13 e 17 anos nos meninos)7.

Os fatores que interferem na formação óssea podem ser divididos em dois grupos: fatores intrínsecos e fatores extrínsecos. Os primeiros incluem fatores hereditários (responsáveis por cerca de 80% do pico final de massa óssea), raça, sexo e fatores hormonais (hormônio de crescimento, fator de crescimento dependente de insulina I, estrógeno e testosterona); os fatores extrínsecos, por sua vez, dizem respeito a aspectos nutricionais, fatores mecânicos, hábitos, presença de doenças crônicas e uso de medicamentos6.

Entre os fatores de risco para um menor pico de massa óssea, incluem-se sexo feminino, raça caucasiana, puberdade tardia, baixa ingestão de nutrientes (cálcio, vitaminas, calorias), tabagismo, consumo excessivo de álcool, peso inadequado para a idade e baixa atividade física6. A ocorrência de doenças crônicas e, muitas vezes, a terapêutica utilizada para seu tratamento podem interferir e agravar diversos desses aspectos, como veremos adiante.



Quadro clínico

Na infância, tanto a osteopenia quanto a osteoporose costumam ser assintomáticas. Para se identificar os pacientes acometidos, é fundamental uma investigação minuciosa de seus fatores de risco. O sinal primordial da osteoporose é a ocorrência de fraturas após traumas leves durante as atividades da vida diária.

As fraturas podem ocorrer em qualquer local, sendo os mais freqüentes as vértebras (44%), a região proximal do fêmur (20%) e o antebraço (14%)8. O quadro clínico varia de acordo com o local acometido. Pode ocorrer dor aguda nos locais de fratura, onde também ocorre espasmo muscular. Ao exame físico, deve-se avaliar o desenvolvimento pôndero-estatural e atentar para alterações músculo-esqueléticas, como hipercifose dorsal e sinais físicos de doenças crônicas ou associadas à osteoporose.


Diagnóstico

A Organização Mundial de Saúde definiu como normalidade, em adultos, a densidade mineral óssea entre zero e +1 desvio padrão (DP) em relação aos valores médios observados em indivíduos jovens saudáveis (T-score). Em crianças, esses valores devem ser ajustados para a idade e o sexo (Z-score). Osteopenia é definida por densidade mineral óssea entre –1 e –2,5 DP, e osteoporose por densidade abaixo de –2,5 DP4. Golding et al.9 demonstraram que uma redução de 1 DP na densidade óssea de corpo total duplica o risco de fratura em meninas.

As indicações para a avaliação da densidade mineral óssea (DMO) são as seguintes: deficiência de estrógeno, hipogonadismo, suspeita de osteopenia na radiografia, hiperparatireoidismo primário assintomático, doenças crônicas e terapêutica com corticosteróides5.

Métodos de imagem

O método utilizado para a mensuração da DMO em crianças é a emissão dupla de raio-X (DEXA)6,10. A DEXA mede a DMO tanto no esqueleto axial como no apendicular, sendo, portanto, capaz de avaliar o osso trabecular e cortical. O método DEXA é considerado o método de escolha para medir a massa óssea porque é rápido, preciso e de baixa exposição à radiação. A densitometria óssea detecta perdas de massa óssea inferiores a 5%, enquanto o raio-X detecta perdas a partir de 30% a 50%. Devido às alterações no tamanho e na geometria do osso durante o crescimento e o desenvolvimento infantil, a interpretação da DEXA em crianças é um desafio. A interpretação apropriada dos dados deve considerar a maturidade esquelética, o desenvolvimento puberal, a etnia, o peso e a altura do paciente.

A massa óssea é relatada em termos de conteúdo mineral ósseo (CMO), em gramas, e de DMO, em g/cm2, sendo que ambos podem ser influenciados pelo tamanho do osso. Embora a DMO seja ajustada para a área escaneada do osso, isso não corrige as diferenças na espessura óssea. Assim, a verdadeira densidade óssea é superestimada em ossos grandes e subestimada em ossos pequenos. Para evitar esse problema, vários modelos matemáticos foram desenvolvidos para estimar o volume do osso (g/cm3)11,12. Para corrigir o CMO do corpo total para o tamanho ósseo, Molgaard et al. sugeriram levar em consideração a altura do indivíduo e a área óssea13. Apesar da ausência de consenso sobre o melhor método de ajuste, a idade esquelética e o estádio puberal devem ser considerados na interpretação de estudos densitométricos pediátricos.

Outros métodos utilizados para medir a DMO incluem a tomografia computadorizada quantitativa (CTQ) e a ultra-sonografia quantitativa (USQ). A CTQ mede a DMO volumétrica, porém o paciente é submetido a uma alta dose de radiação, a qual pode ser minimizada com a técnica de tomografia computadorizada quantitativa periférica (CTQp). A USQ é comumente utilizada para avaliar a DMO em calcâneo e falanges. Trata-se de um exame de fácil execução, baixo custo e isento de radiação. No entanto, na infância, a macroestrutura óssea dos locais avaliados muda constantemente, comprometendo a sensibilidade do exame3,5,8.

Marcadores bioquímicos da remodelação óssea

Os marcadores bioquímicos da remodelação óssea podem ser divididos em marcadores de formação e marcadores de reabsorção óssea. Esses marcadores podem ser dosados no sangue e na urina, sendo de difícil interpretação, especialmente em crianças e adolescentes, uma vez que refletem o crescimento e a remodelação, intensos nessas faixas etárias.

A média dos valores e a variabilidade interindividual para os marcadores de formação e reabsorção são várias vezes maiores em crianças do que em adultos. Os marcadores bioquímicos atingem os valores máximos no início da adolescência (estágio II Tanner), diminuindo após essa fase, apesar do contínuo ganho de tamanho e DMO. A grande variação dos valores normais e a necessidade de ajustar para o estágio de desenvolvimento puberal limitam o valor dos marcadores na definição de uma remodelação óssea normal ou anormal. Além disso, são exames caros, de baixa especificidade e sensibilidade, sendo influenciados pela dieta, pelo ciclo circadiano e pela função renal14,15.

Os marcadores de formação óssea incluem a fosfatase alcalina específica do osso (FAL-O), uma enzima produzida somente pelos osteoblastos e essencial para mineralização óssea. A osteocalcina (OC) é uma pequena proteína do colágeno, com função incerta, sintetizada pelos osteoblastos para incorporação na matriz óssea.

A fração de OC recém-sintetizada é liberada na circulação, podendo ser medida por radioimunoensaio. A OC tem mostrado seguir um padrão circadiano e refletir a formação óssea. Os pró-peptídeos carboxiterminal e aminoterminal do pró-colágeno tipo I são liberados da molécula do colágeno tipo I antes de sua incorporação às fibras de colágeno da matriz. Eles podem ser medidos no soro por imunoensaio, porém podem também refletir o metabolismo do colágeno de outros locais, como a pele. As proteínas não-colágenas produzidas pelos osteoblastos (OC e FALC-O) são os marcadores de formação óssea clinicamente mais sensíveis e específicos16,17.

Os marcadores úteis de reabsorção óssea são geralmente produtos de degradação do colágeno. O N-telopeptídeo cross linked do colágeno tipo I (NTx) e C-telopeptídeo cross linked do colágeno tipo I (CTx) são produtos de degradação do colágeno tipo I, sendo medidos por imunoensaio na urina e, atualmente, também no soro. Piridinolina e deoxipiridinolina (DPD) são cross linked covalentes encontrados no colágeno tipo I, liberados durante a reabsorção óssea, metabolizados e encontrados na urina na forma livre e/ou ligado a peptídeos. São mais sensíveis marcadores de reabsorção óssea que a hidroxiprolina, o clássico marcador urinário da reabsorção. A fosfatase ácida tartarato-resistente sérica (TRAP) é uma enzima liberada pelos osteoclastos, mas também é derivada de eritrócitos. Seu uso tem sido limitado por se tratar de uma enzima não estável no soro, mesmo quando congelada. No momento, os melhores marcadores para caracterização da reabsorção óssea são a DPD e os NTx ou CTx16,17.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Condições comuns como a osteoporose freqüentemente apresentam evidências
claras da influência de um componente genético, mas relacionar o risco de uma
doença a um polimorfismo genético específico pode ser enganoso em alguns casos.

Candidatos biologicamente plausíveis existem em abundância, sendo difícil
observar reprodutibilidade de evidências que impliquem em mutações particulares
no processo da doença. No caso da osteoporose, um candidato que tem sido
repetidamente testado é o polimorfismo de um nucleotídeo simples do gene
COL1A1 do colágeno, em uma seqüência que interage com o fator de transcrição
Sp1.

Mann e seus colaboradores investigaram a possibilidade desta polimorfismo estar
realmente associado à fraqueza dos ossos fracos e fraturas freqüentes.
Primeiramente, foram realizadas meta-análises de 15 estudos publicados nos
últimos 5 anos, os quais lidavam com os efeitos do polimorfismo do Sp1.

Descobriu-se que a posse de dois alelos, denominados "s", de forma homozigótica
está correlacionada à perda da densidade da massa óssea. O genótipo "ss" prevê um
risco quase duas vezes maior de fraturas vertebrais quando comparado ao
homozigoto "SS". Os heterozigotos "Ss" apresentam efeitos intermediários.

Com relação aos efeitos moleculares do polimorfismo, ao menos em osteoblastos
humanos em cultura, o alelo s gera níveis elevados de COL1A1 mRNA quando
comparado ao alelo S, talvez como resultado de uma transcrição dependente Sp1
mais eficiente. Esta diferença dos níveis de transcrição está correlacionada ao
aumento da quantidade relativa da cadeia de colágeno do al(I), produto do mRNA,
no colágeno maduro produzido pelos osteoblastos em cultura.

Os autores comentam que as diferenças na composição da subunidade do trímero
do colágeno podem explicar as características mecânicas e bioquímicas observadas
nosso ossos de portadores do alelo s. A pesquisa foi publicada na edição de 28 de
março de Journal of Clinical Investigation.

Pichada a estátua do Cristo Redentor


Pista sobre vândalos do Cristo vale R$ 5 mil

Pichadores da estátua podem ser os mesmos que riscaram frase igual em túmulo do Chacrinha.

Rabiscos começam a ser apagados

Rio - A Polícia Civil já recebeu denúncias sobre a quadrilha que pichou o Cristo Redentor. Uma das suspeitas é de que os vândalos são os mesmos que atacaram o túmulo do apresentador Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, em março. O Disque-Denúncia anunciou ontem que oferece R$ 5 mil por pistas que levem aos criminosos. Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, esse valor pode chegar a R$ 10 mil, pois um grupo de empresários do Rio se organiza para aumentar a recompensa.


Disque-Denúncia oferece R$ 5 mil por pistas que levem aos criminosos que picharam o Cristo Redentor
Uma das frases riscadas no Cristo — ‘Cadê a engenheira Patrícia?” — é a mesma que vândalos escreveram no túmulo do apresentador no Cemitério São João Batista, no início de março. Ontem, a estátua recebeu reforço na segurança e passou por uma limpeza superficial, em que foi usado cal para remover a tinta.

A partir da semana que vem, será iniciado um trabalho para retirar a pichação que ficou entranhada na pedra sabão.

A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, também investiga o caso. Os pichadores podem pegar de três meses a um ano de prisão, além de multa.

SEGURANÇA REFORÇADA

No momento do vandalismo, segundo o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, havia dois guardas particulares que não ficam parados aos pés do monumento, mas circulando. Eles não viram a ação dos pichadores. Desde ontem, a segurança passou a contar com seis guardas municipais, um no acesso à estatua, pelo Cosme Velho, e os demais na base do Cristo.

A Associação Comercial decidiu em reunião que vai fazer um mutirão para ajudar a liberar os acessos ao Cristo. A previsão é que o trenzinho do Corcovado só volte a funcionar daqui a 60 dias.

Mãe da engenheira Patrícia Amieiro Franco, — desaparecida que foi citada nas pichações —, Tânia Amieiro criticou o ‘protesto’ no monumento: “Existem várias outras maneiras de protestar. Poderia colocar uma faixa, por exemplo. Não gostei de vê-lo todo sujo”. A jovem desapareceu na Barra da Tijuca, depois que seu carro foi atingido por tiros.

O Dia

Osteoporose




Apesar de não se saber a causa exata da osteoporose, é conhecida a forma como a doença se desenvolve. Os ossos são feitos de um material vivo que se renova constantemente. Uma casca dura o osso cortical envolve uma camada mais esponjosa o osso trabecular.

Quando um osso fica enfraquecido pela tuberculose, os buracos na esponja ficam maiores e mais numerosos, enfraquecendo a estrutura interna do osso. Normalmente, aos 25 anos, a pessoa atinge o nível máximo de densidade óssea.

Até os 30 anos, uma pessoa quase sempre gera mais osso do que perde. Com a idade, entretanto, o processo começa a se inverter, resultando numa perda gradual de massa óssea. É normal perder de 0,3% a 0,5% de densidade óssea por ano. Uma vez que essa perda atinja um determinado nível, a pessoa tem osteoporose.

O estrogênio é importante para manter a densidade óssea nas mulheres. Quando o nível de estrogênio cai, a perda óssea passa a ser mais intensa. Depois da menopausa, a perda óssea se acelera para entre 2% e 4% ao ano. Esta aceleração a partir da menopausa é a principal causa de osteoporose entre mulheres.

Causas de fraturas na espinha

Se você tem mais de 60 anos e sofre de dor nas costas, não pense que isso é normal, que faz parte do envelhecimento.

A dor pode ser um sinal de pequenas fraturas que estão ocorrendo na coluna vertebral. Se seu osso estiver enfraquecido, atividades diárias podem causar fraturas na espinha. Isso pode acontecer quando você erguer um objeto, tropeçar, escorregar no tapete etc.

Até tossir e roncar pode provocar fraturas. Depois de um certo número de pequenas fraturas, seu corpo começa a mostrar os efeitos, como o colapso de uma vértebra. Com isso, a pessoa pode ter até problemas respiratórios. Estudos indicam que pessoas que sofrem de fraturas na espinha têm um risco 23% maior de morrer.

Quem pode desenvolver osteoporose?
Importantes fatores de risco são: Idade: Ao redor dos 30 anos, a massa óssea começa naturalmente a declinar

Sexo: mulheres acima dos 50 anos têm mais risco de desenvolver osteoporose. Em geral, as mulheres estão quatro vezes mais propensas a desenvolver osteoporose. O fato de as mulheres serem mais leves, com ossos mais finos e terem maior expectativa de vida são alguns dos fatores que contribuem para isso


Estrutura óssea e peso: pessoas miúdas têm um risco maior de desenvolver osteoporose. Isso se justifica em parte pelo fato de elas terem menos ossos a perder
Histórico familiar: a hereditariedade é um dos mais importantes fatores de risco para a osteoporose

Histórico de fraturas
Medicamentos: alguns medicamentos, como os esteróides (usados em homens que não fabricam suficiente testosterona), podem aumentar o risco de desenvolver a doença

Quem deve fazer exames para verificar a densidade óssea?
Todas as mulheres com mais de 65 anos Mulheres com menos de 65 anos que tenham histórico de osteoporose na família, histórico de fratura antes dos 50 anos e que sejam fumantes
Quem está abaixo peso
Quem toma remédio que cause perda óssea
Quem tem doenças que possam agravar ou levar à osteoporose: hipertireodismo, doenças crônicas do pulmão, hiperparatireodismo, câncer, doenças que levem a uma baixa absorção intestinal, hepatite crônica, doenças renais, síndrome de Cushing (distúrbio endócrino), esclerose múltipla, artrite reumática, endometriose, deficiência de vitamina D, sarcoidose e hemocromatose

O cigarro e a osteoporose
Há mais de 20 anos o cigarro foi identificado como um fator de risco para a osteoporose. Estudos recentes mostram alguma forma de correlação entre o tabaco e a queda da densidade óssea. Porém, analisar o impacto do cigarro no osso é difícil. Não se sabe se a redução da massa óssea se deve ao cigarro em si ao a outros fatores de risco comuns aos fumantes, como beber mais, se exercitar menos e ter dietas alimentares pobres. Mulheres que fumam também tendem a entrar na menopausa antes. De qualquer forma, a melhor coisa que um fumante pode fazer para proteger seus ossos é largar o vício.

O álcool e a depressão
O álcool impacta a saúde óssea por diversos motivos. Para começar, o excesso de álcool interfere no balanceamento do cálcio, um nutriente essencial para os ossos. Também aumenta os níveis do hormônio paratireoidano (PTH), o que por sua vez reduz as reservas de cálcio do corpo. Outro ponto negativo é que o álcool interfere na produção da vitamina D, essencial para a absorção de cálcio. Além disso, tanto em homens quanto em mulheres, a bebida em exagero altera os níveis hormonais.

Nos homens, reduz a produção de testosterona, um hormônio relacionado à produção de células que estimulam a formação dos ossos. Nas mulheres, leva o ciclo menstrual a ficar irregular, um fator que diminui os níveis de estrogênio, aumentando o risco de osteoporose. O volume de cortisol também tende a se elevar em pessoas alcoólatras. O cortisol é conhecido por reduzir a formação dos ossos e aumentar a possibilidade de fraturas. Outro ponto a ser considerado é que o álcool leva à tontura e à falta de equilíbrio. Por isso quem bebe mais tende a cair mais, elevando o risco de fratura.

Excesso de exercícios e osteoporose
Você está se exercitando demais? Comendo de menos? Sua menstruação está irregular ou parou? Em caso positivo, você pode estar se arriscando, prejudicando sua saúde, sua habilidade de continuar ativo e o risco de se machucar. Além disso, pode aumentar suas chances de desenvolver osteoporose. A falta ou irregularidade da menstruação leva à queda dos níveis de estrogênio. Quanto mais baixo estiver esse hormônio, maior o risco de se ter osteoporose. Por esses motivos, preste atenção se você não está exagerando nos exercícios por pura vaidade. Lembre-se de sempre fazer as coisas na medida certa.

Osteoporose em homens
A osteoporose não ocorre apenas em mulheres. É uma doença que ataca ambos os sexos. Quatro em cada dez mulheres e um em cada dez homens quebra uma costela, a espinha ou o pulso. Mas, diferentemente do que acontece com as mulheres, nos homens, a osteoporose é normalmente uma doença secundária, ou seja, causada por outros distúrbios. Isso porque aos chegar aos 30 anos, idade em que os ossos atingem seu auge, o homem tem uma quantidade maior de massa óssea do que a mulher. Assim, é mais difícil de seu osso se fragilizar. Além disso, eles não sofrem com a menopausa. Apenas um problema genético pode levar à queda dos níveis de estrogênio nos homens.

Acredita-se que os principais fatores causadores da osteoporose em homens seja o abuso do álcool e o uso de glicocorticóides (hormônios). O baixo nível de testosterona pode ser outra explicação. Mas boa parte dos casos de osteoporose masculina ainda permanece sem explicação. Como a osteoporose é mais rara em homens, muitas vezes ela não é diagnosticada. Isso eleva o risco de ocorrência de novas fraturas.

Estratégias de prevenção

Pare de fumar
A melhor coisa que um fumante pode fazer por seus ossos é parar de fumar. Mesmo que tarde na vida, isso pode limitar a perda óssea.
Tenha uma dieta balanceada, rica em cálcio e vitamina D

Boas fontes de cálcio incluem produtos lácteos com pouca gordura, folhas, comidas e bebidas enriquecidas com cálcio. Os suplementos também podem ajudá-lo a ingerir a quantidade adequada de cálcio.

A vitamina D é essencial, já que ela ajuda na absorção do cálcio. Ela pode ser obtida através da exposição ao sol, da comida e dos suplementos. Gema de ovo, peixe de água salgada e fígado são boas fontes de vitamina D.

Exercícios
Assim como os músculos, os ossos são um tecido vivo que fica mais forte com os exercícios. Atividades que forçam seu corpo contra a gravidade e tenham algum impacto como solo são os melhores para os ossos.

Alguns exemplos são: caminhada, subir escada, dançar e levantar peso. Evite o consumo excessivo de álcool
Beber muito está associado ao aumento de fraturas nas costelas, na espinha e no pulso. Beber álcool em excesso interfere no balanceamento do cálcio no corpo. Também afeta a produção de hormônios, que são uma proteção do osso e de vitaminas, que são essenciais para a absorção do cálcio.

Muito álcool também pode levar a mais quedas e, por conseqüência, a mais fraturas. Converse com seu médico sobre o exame de densidade óssea

A densitometria mede a densidade dos ossos de várias partes do corpo. Os exames podem detectar a osteoporose antes que uma fratura ocorra e podem prever suas chances de quebrar um osso no futuro.

Verifique se os remédios são uma opção para você
Não há cura para a osteoporose. Contudo, há remédios disponíveis para a prevenção e o tratamento da doença. Seu médico pode dizer se a medicação é indica para seu caso.

Como eu posso prevenir a osteoporose?
Exercícios: Estabeleça um programa regular de exercícios. A atividade física torna seus músculos e ossos mais fortes e evita a perda de massa óssea. Exercícios com pesos feitos pelo menos três vezes por semana são os melhores para a prevenção da osteoporose
Coma alimentos com cálcio: Alimentar-se de comidas ricas em cálcio durante toda a vida ajuda a construir e manter ossos fortes. Excelentes fontes de cálcio são o leite e seus derivados, peixes enlatados, folhas de tom verde escuro (couve e brócolis, por exemplo), suco de laranja enriquecido com cálcio e pães feitos com farinhas enriquecidas
Suplementos: Para usar suplementos de cálcio, consulte seu médico. Certifique-se que não está ingerindo mais de 2.000 mg desta substância por dia. Isso pode causar pedras nos rins
Vitamina D: Essa vitamina é usada pelo corpo para absorver o cálcio. Ficar no sol por 20 minutos todos os dias ajuda a maioria das pessoas a absorver suficiente vitamina D
Medicamentos: Existem algumas drogas que previnem e tratam a osteoporose
Estrogênio: Esse hormônio produzido pelos ovários ajuda a evitar a perda de massa óssea. Repor o estrogênio depois da menopausa (quando os ovários param de produzir o hormônio) desacelera essa perda. Mas esse tratamento envolve riscos, por isso converse com seu médico

Evite certos medicamentos: Esteróides, alguns tratamentos para câncer de mama, anti-convulsivos, anti-coagulantes e medicamentos para tireóide aumentam a perda de massa óssea se não usados conforme recomendado. Converse com seu médico sobre como você pode reduzir seu risco através da dieta, exercícios ou até medicamentos
Outras medidas preventivas: Reduza a ingestão de álcool e não fume. Fumar leva seu corpo a produzir menos estrogênio, que protege os ossos. Muito álcool pode fragilizar seu osso

Como eu posso abastecer meu corpo de cálcio se eu sou intolerante à lactose?
Nesse caso, você pode acabar ingerindo uma quantidade menor de cálcio do que a necessária. Apesar de a maioria dos derivados de leite gerar rejeição, alguns iogurtes e queijos duros podem ser digeridos. Além disso, você pode comprar alimentos livres de lactose e que, ao mesmo tempo, são ricos em cálcio, como folhas, salmão e brócolis.

Quais são os exercícios de fortalecimento recomendados?
São todos aqueles que fazem seu músculo trabalhar contra a gravidade, como caminhada e subir escadas. Cerca de 30 minutos de exercício regular (de três a quatro vezes por semana) aliados a uma dieta saudável aumentam a massa muscular em pessoas jovens. Mas indivíduos mais velhos podem sofrer uma perda de massa óssea com os exercícios.

Fontes de cálcio
Produtos lácteos são ricos em cálcio, substância essencial para a construção e manutenção dos ossos fortes. Mas derivados de leite não são o único alimento capaz de prover cálcio. Veja qual é a recomendação diária de ingestão de cálcio para a sua idade:
3 a 10 anos: 800 mg ou três copos de leite*
11 a 24 anos: 1.200 mg ou quatro copos de leite*
Adultos: 800 mg ou três copos de leite*
Mulheres a partir dos 45 anos: 1.500 mg ou cinco copos de leite*
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando: 1.200 mg ou quatro copos de leite*
*copo de 250 ml

O leite e seus derivados são os alimentos dos quais o organismo consegue melhor absorver o cálcio, além de serem os mais ricos. Entretanto, frutos secos e sardinhas também são boas fontes. Folhas verdes e cereais, como a aveia, contêm cálcio, mas são alimentos de má absorção de cálcio pelo corpo. Mesmo quando a osteoporose já está instalada em seu corpo, a ingestão de cálcio pode ser útil. Estudos mostram que mulheres com idade avançada que seguiram uma dieta rica em cálcio e em vitamina D conseguiram reduzir as fraturas.

Vitamina D e osteoporose
De nada adianta ingerir apenas cálcio para tratar a osteoporose. É preciso também absorver alimentos ricos em vitamina D porque:
Ela ajuda na absorção de cálcio pelo intestino
A falta de vitamina D causa osteomalacia, o amolecimento dos ossos
A combinação de cálcio e vitamina D aumenta a densidade óssea e reduz as fraturas em mulheres pós-menopausa

A vitamina D vem dos alimentos e também da pele. A produção de vitamina D pela pele depende da exposição ao sol. Pessoas que vivem em regiões ensolaradas podem produzir a maior parte da vitamina D que precisam pela pele. Por outro lado, quem não se expõe muito ao sol pode ter uma deficiência de vitamina D. Daí a importância de uma alimentação rica nesse nutriente.

Caso você já tenha osteoporose, talvez seja recomendável conversar com seu médico sobre o uso de suplementos alimentares para aumentar a ingestão de vitamina D. O exagero na ingestão de vitamina D também perigoso. Pode levar à elevação da quantidade de cálcio no sangue e na urina e também causa pedras nos rins.

Como evitar fraturas na espinha
Para evitar futuras fraturas na espinha, é preciso tratar a osteoporose e começar a construir ossos mais fortes. Formas naturais de se fazer isso são: ingestão de mais cálcio e vitamina D e exercícios de fortalecimento.

Você também pode tomar remédios para deter ou desacelerar a osteoporose, o que inclui:
Biofosfonatos: desaceleram a perda óssea, melhoram a densidade do osso e evitam fraturas. Para uma boa absorção, requerem que a pessoa esteja em jejum e fique de pé por pelo menos meia hora depois de tomá-los. Um efeito colateral pode ser a perda óssea na mandíbula, mas o risco é baixo. Converse com seu médico sobre isso
Calciotonina: um hormônio natural que ajuda a regular os níveis de cálcio no seu corpo, construindo o osso. Tem efeitos sobre a dor
Forteo: um hormônio sintético injetável que estimula o crescimento do osso e reduz o risco de fraturas na espinha em casos mais graves
Cloridrato de raloxifeno: uma droga parecida com o estrogênio que desacelera a perda óssea e ajuda a fortalecer os ossos

Se o seu caso de osteoporose é muito grave, é recomendável que você converse com o seu médico sobre a possibilidade de tomar remédios. Ele pode lhe ajudar a escolher o medicamento mais adequado.

Além disso, existe a terapia hormonal:
Nas mulheres: estrogênio ou a combinação de estrogênio mais progesterona
Nos homens: a testosterona pode ser indicada, apesar de esse tratamento ainda ser discutido Cálcio, vitamina D, biofosfonados, calciotonina e Forteo podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres. Já o estrogênio, a progesterona e o cloridrato de raloxifeno são dados apenas às mulheres. A testosterona é aplicada somente nos homens.

Inovações trazem esperança para o tratamento da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a osteoporose é uma doença óssea metabólica que resulta da carência de cálcio nos ossos.

Um dos grandes problemas da osteoporose é que ela, por si só, não apresenta sintomas, por isso é conhecida como uma “doença silenciosa”, já que quase nunca causa dor. Sendo que a maior parte das pessoas descobre que tem a doença devido a dores provocadas pelas fraturas, principalmente no fêmur, no punho e nas vértebras.

A importância do leite, onde a osteoporose entra como “coadjvante” . Rico em cálcio, o leite é fonte de energia para prevenção da doença. Embora não seja um hábito de muitas pessoas a ingestão desse alimento, é bastante recomendável para a fortificação dos ossos.

blogvivermais.wordpress.com

4.16.2010

Ministro Temporão é eleito imortal na Academia Nacional de Medicina




sexta-feira, 16 de abril de 2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi eleito ontem à noite para a cadeira número 56 da Academia Nacional de Medicina (ANM), tornando-se o mais novo imortal da instituição. Temporão, que é médico sanitarista, recebeu 80% dos votos válidos do pleito, que contou com a presença de 78 acadêmicos.


Antes da eleição, o ministro teve que apresentar um estudo a ser apreciado.

Membros de estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul compareceram ao evento, capitaneados pelo ex-ministro da Saúde Adib Jatene.
De acordo com um dos membros da equipe que avaliou o trabalho produzido pelo ministro, o médico Carlos Alberto Barros Franco, o resultado foi “excelente”. O material entregue aos acadêmicos dissertava sobre a saúde pública no país e seus aspectos sociais.
– O trabalho teve um grau de excelência elevado, e o currículo dele também é muito bom. Restava a eleição pelos outros membros, que é uma coisa mais política. Mas, pela parte técnica, ele foi aprovado com louvor – garantiu.
Para o presidente da ANM, Pietro Novellino, a eleição do ministro serve para abrilhantar a academia, a mais antiga do Brasil, fundada em 1829.
– O ministro é uma grande aquisição para os nossos quadros, e a experiência dele o torna bastante apto. O que ocorre é que o homem dignifica a academia, como acontece neste caso, e não o contrário – comentou o presidente da ANM.
Acompanhado da família, Temporão chegou logo depois do término da eleição, que aconteceu a portas fechadas.
– É uma grande honra participar da ANM, este é um grupo muito seleto. Sinto bastante orgulho disso, mas vejo também como um desafio, já que este é um espaço para debates e melhoramento da medicina – disse o ministro da Saúde.
Também presente ao evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, reiterou a confiança na eleição do novo imortal de Medicina: – É um ganho para uma instituição como a nossa, já que ele é uma pessoa ímpar, e com grande capacidade – elogiou.Apuração No evento, o ministro comentou sobre a investigação deflagrada ontem pela Polícia Civil do Rio sobre um suposto esquema de corrupção em hospitais da rede municipal.
– Iremos investigar e aguardar o desenrolar do inquérito, e se existirem responsáveis por algo, eles serão punidos – assegurou Temporão, que comemorou os números da campanha de vacinação da gripe suína.

– Alcançamos 60% das mulheres grávidas, mas pretendemos que todas sejam vacinadas até o fim da campanha – explicou.
Estudo feito por Temporão sobre saúde pública foi consagrado pelos imortais

CHÁ DE PAPAIA POSSUI ALTO PODER ANTICANCERÍGENO

O extrato de papaia não é tóxico ao organismo e ajuda na cura do câncer.

A cada dia que passa, pesquisadores de todo o mundo investem pesado na descoberta da cura e prevenção do câncer. A doença já é conhecida como o mal do século. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Flórida (UF) descobriram no chá do extrato de folha de papaia propriedades que combatem vários tipos de câncer.

O pesquisador Nam Dang, da UF, e um grupo de cientistas japoneses, documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores. No estudo, eles utilizaram um extrato de folhas secas de papaia e descobriram que os efeitos anticancerígenos eram mais fortes quando as células recebiam maiores doses de chá, disse a UF.

Pela primeira vez, um estudo comprovou que o extrato de folha de papaia estimula a produção de moléculas essenciais do tipo citoquinas Th1. Esta regulação do sistema imunológico, junto ao combate direto do tumor em vários tipos de câncer, sugere possíveis estratégias terapêuticas utilizadas pelo sistema imunológico para combater o câncer.

E as boas notícias não param por aí! Pelo fato de o extrato de papaia não possuir nenhum efeito tóxico nas células normais, várias conseqüência devastadoras comuns em muitas terapias anticancerígenas, neste caso, são evitadas.

Sua Dieta

Eurocontrol alerta que nuvem de cinza atingirá o sul da Europa



Problemas no tráfego aéreo devem continuar amanhã

A nuvem de cinza provocada pela erupção de um vulcão na Islândia poderá chegar nesta noite ao sul e ao leste da Europa e seguirá provocando amanhã "perturbações significativas" do tráfego aéreo no continente, segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

— A parte sul da Europa continua limpa, mas pode ser que a nuvem se expanda para essa região durante a noite —, explicou em entrevista coletiva Brian Flynn, subdiretor de operações da Eurocontrol.

Conforme a agência, os problemas no tráfego aéreo devem continuar amanhã.

— Não temos previsões além das 6h no horário local (1h em Brasília), mas dado que a nuvem avançou muito lentamente pensamos que é possível que amanhã as perturbações continuarão significativas —, assinalou Flynn.

— Na prática, perderemos 50% do movimento de passageiros na Europa —, explicou Flynn, quem lembrou que seis países (Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Holanda e a República Tcheca) mantêm atualmente seus espaços aéreos totalmente fechados.

Você conhece alguém que está preso em aeroportos na Europa? Mande seu relato.

Além disso, quase todos os aeroportos do Reino Unido permanecem bloqueados ao tráfego. Os aeroportos da Suécia, Noruega, Alemanha, França e Polônia estão parcialmente fechados. Dos 29,5 mil voos previstos para hoje na Europa, 17 mil foram cancelados, detalhou Flynn.

— O objetivo da Eurocontrol e das provedoras de serviços aéreos é garantir a segurança dos passageiros —, explicou Flynn, que disse não poder medir se as medidas tomadas até agora foram exageradas.

Acrescentou que, "embora esta interrupção seja sem precedentes na Europa, é inevitável dada a natureza do problema atual". As autoridades da Islândia informaram que as erupções que antes eram constantes se tornaram esporádicas e, embora sigam chegando partículas de cinza ao ar, "não se espera que a situação mude drasticamente nas próximas 24 horas".

— Entendemos o impacto que isto pode supor para as companhias aéreas e para a economia europeia, mas a segurança vem em primeiro lugar —, ressaltou o subdiretor de operações da Eurocontrol, Joe Sultana.

A agência afirmou que as companhias devem estar prontas para retomar os serviços assim que o espaço aéreo ficar aberto de novo. Dado o "impacto excepcional" das condições meteorológicas, a Eurocontrol fará uma videoconferência com as autoridades aéreas nacionais e com a Comissão Europeia para revisar e harmonizar o controle da situação na próxima segunda-feira às 17h GMT (14h, Brasília), precisou Sultana.

Esta reunião permitirá revisar a situação e analisar se as medidas adotadas até agora são as adequadas e se é necessário tomar novas precauções, "dada a situação dinâmica que implica o deslocamento constante da nuvem de cinza".

A Eurocontrol lembrou que embora as partículas vulcânicas não possam ser vista a olho nu, supõem um grande risco para os aviões, pois podem inutilizar os motores. A situação do tráfego aéreo poderia impedir a chegada das personalidades internacionais pretendiam ir no domingo ao enterro do presidente polonês, Lech Kaczynski. Segundo a Eurocontrol, a agência deve decidir nas próximas 24 horas se autorizam os voos para domingo ou não.

França

Os três aeroportos de Paris permanecerão fechados até o sábado, da mesma maneira que outros 20 aeroportos do norte da França, em consequência da nuvem de cinza expelida pelo vulcão islandês, informou hoje à agência de Aviação Civil. As autoridades decidiram estender o fechamento dos aeroportos da capital, Roissy-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget, por causa da rápida expansão da nuvem de cinza.

Aviação Civil não sabe detalhar a que horas serão abertos amanhã os aeroportos da capital. Centenas de passageiros foram até os aeroportos de Paris porque havia a previsão de abertura às 15h (de Brasília). Para compensar os problemas nos aeroportos, a empresa pública de ferrovias anunciou a colocação de trens suplementares para seus destinos internacionais a fim de transportar mais 8,4 mil passageiros.

EFE


Islândia é o segundo lugar com mais atividade vulcânica no planeta



Ilha do Oceano Atlântico só fica atrás do Havaí, no Pacífico.
Entenda como se formam as nuvens de poeira que estragam aviões.

Quando alguém pinga uma gota d'água em uma frigideira com óleo quente ocorre uma pequena explosão. É mais ou menos isso que está acontecendo nos últimos dias na Islândia, em uma escala muito maior. A água da geleira Eyjafjallajokulle está se misturando a rochas derretidas que estão em alta temperatura, causando explosões e liberando nuvens de poeira tão grandes que chegam a impedir o tráfego de aviões.

O pó fino, formado principalmente por silício (elemento abundante na areia), sobe rapidamente por causa do calor, e pode ser transportado por milhares de quilômetros pelo vento. Por isso, mesmo surgindo a quase dois mil quilômetros do continente, a nuvem atrapalha o transporte aereo na Europa. Ela entra na turbina dos aviões e pode derreter e se acumular lá, estragando as aeronaves.

Segundo o geólogo Caetano Juliani, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo de poeira pode levar até cinco anos para descer totalmente. "É um material fino, esponjoso, pouco denso. Por isso demora tanto para cair."

Apesar das nuvens grossas que estão surgindo da Islândia formarem uma imagem assustadora, Juliani afirma que essa não é uma emissão de poeira das maiores. "O [vulcão] Yellowstone, em uma de suas explosões, cobriu quase todo o território dos EUA com poeira. O Cracatoa cobriu toda a Europa e mudou até mudou o clima".

Vulcões por todos os lados
Erupções na pequena ilha do Atlântico são acontecimentos comuns. A Islândia é o segundo lugar com maior atividade vulcânica do mundo, ficando atrás apenas do Havaí, conta o geólogo. "A ilha é toda formada só por atividade vulcânica".

Isso acontece porque o país fica sobre a junção de duas placas tectônicas, onde uma falha faz com que o material quente sob a crosta terrestre saia em abundância. É como se a ilha estivesse em cima de um vazamento de magma.

Energia sob a terra
Apesar dos perigos, viver em um país dominado por vulcões tem suas vantagens. Segundo a Autoridade Nacional de Energia da Islândia, um quarto da eletricidade usada no país provém de usinas geotérmicas.

"Eles fazem uma sondagem profunda, pegam as águas quentes que estão circulando, às vezes a mais de 300 graus Celsius, e aproveitam esse vapor para gerar energia", explica Juliani.

De acordo com o geólogo, outra vantagem dos vulcões é a beleza da paisagem, que atrai visitantes do mundo todo. "São sempre regiões muito bonitas, destinos turísticos muito interessantes."

‘Método Canguru’ substitui a incubadora


Calor materno que salva vidas
No ‘Método Canguru’ de recuperação de prematuros, bebê fica 24 horas junto ao seio da mãe, e não em incubadora

Rio - Quando o prematuro nasce, o que a mãe mais quer é expressar o seu amor estando junto dele. Por muitos anos isso não foi possível. O pequeno recém-nascido era levado diretamente para uma UTI neonatal, onde se recuperava em uma incubadora isolado da família e manipulado por mãos experientes, mas desconhecidas.

entretanto, esse destino de exílio familiar e solidão está mudando. O Ministério da Saúde orienta que maternidades adotem o ‘Método Canguru’: livre acesso da mãe na UTI pelo tempo que ela quiser e contato pele a pele com o bebê 24 horas por dia, se ele pesar mais de 1,25 kg.

“Quando o prematuro nasce, estimulamos o livre acesso dos pais na UTI. Eles podem passar a noite, e sempre que possível devem pegar o bebê no colo, para ele sentir a presença da família. Quando o neném está estável e a mãe, confiante, adota-se a ‘posição canguru’: o bebê é colocado sem roupa na altura dos seios maternos, na posição vertical, onde pode ser amamentado a hora que quiser”, explica a técnica da Saúde da Criança do ministério, Fernanda Córdova.

Segundo o médico-pediatra do Hospital dos Plantadores de Cana de Campos dos Goytacazes, Luís Alberto Mussa, a posição permite que a mãe produza leite com mais facilidade, cria sensação de confiança, reduz o tempo de internação e diminui o risco de infecções.

“Não existe bebê sozinho. Ele deve estar o tempo todo com a mãe, isso é fundamental para o desenvolvimento. É preciso ressaltar que o método não é só a posição, é também a presença da família no hospital”, explicou Mussa.

Segundo a assessora de Neonatologia da Secretaria Municipal de Saúde, Nicole Gianini, seis maternidades públicas do Rio têm a metodologia ‘Canguru’ implantada. Em todo o estado, são 18 unidades. No País, cerca de 100 adotam o método.

Gêmeas nasceram com cerca de 400g

Nem sempre é possível adotar o método Canguru como primeiro tratamento. É o caso das gêmeas Sara e Sofia, filhas da arquiteta Renata Emilião, do Rio. A primeira nasceu com 375g e a segunda, 480g. O parto foi na 23ª semana de gravidez.

“No caso delas, é preciso ter muito cuidado. A pele é frágil, as intervenções devem ser as menores possíveis. O bebê deve ficar em uma incubadora umidificada e ventilada, e eles devem ser monitorados o tempo todo”, explica a diretora clínica da UTI Neonatal da Perinatal do Hospital do Amparo, Cristiana Cabral. Segundo a médica, Sofia, hoje pesando 1,49kg, já está experimentando a posição canguru. Sara ainda vai esperar um pouco, pois ainda pesa 840g.

“Elas estão evoluindo bem, com saúde, isso é o que importa”, comemora Cristiana.

Luís Alberto Mussa lembra que o ‘canguru’ também pode ser feito por outros familiares, como pai, irmãos e avós. É o caso de Sidinei Andrade. Ele perdeu a esposa e mãe de seu filho dois dias depois do parto, por complicações na gestação de sete meses. Por isso, quem faz as vezes de canguru é o próprio Sidinei. “Preciso mais do meu filho do que ele de mim”, emociona-se o pai.
O Dia

Medicamento(Tamiflu)contra gripe suína, de graça na Farmácia Popular


Unidades da Farmácia Popular já estão oferecendo genérico do Tamiflu. Receita médica precisa ser apresentada e será retida

O Ministério da Saúde anunciou ontem que a Farmácia Popular vai oferecer gratuitamente o oseltamivir (genérico do Tamiflu), remédio usado no tratamento da gripe suína. A partir de hoje, quem for a uma das 530 unidades com identidade e prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada poderá retirar o medicamento. A receita tem validade de 5 dias e ficará retida na loja.

“A receita é fundamental para evitar a automedicação, a corrida às farmácias e a venda de forma indiscriminada”, justifica o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

Ele ressaltou que a quantidade disponível — 2 milhões de medicamentos — será suficiente para atender à demanda. “Não vai faltar remédio para a população. O Farmácia Popular é só mais uma das portas de acesso ao medicamento contra a nova gripe”, disse.

O oseltamivir também poderá ser encontrado em postos e hospitais definidos pelas secretarias estaduais de Saúde. Para 2010, o Ministério tem estoque de 21,9 milhões de tratamentos adultos e pediátricos.

Entretanto, é importante ficar atento. O medicamento não é indicado para qualquer caso. Segundo o órgão, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.

80% DE CRIANÇAS VACINADAS

A melhor forma de combater a gripe suína ainda é a vacina, disponível nos postos até o dia 23 para crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas (menos idosos acima de 60 anos) e adultos saudáveis entre 20 e 29.

Ontem, o Ministério da Saúde comemorou os resultados da imunização infantil, que finalmente atingiu a meta de 80%. Até quarta-feira, foram 68% das crianças vacinadas no estado do Rio, contra 82% no Brasil. A próxima etapa da campanha começa dia 24 e vai imunizar idosos. A partir do dia 10 de maio, será a vez de adultos entre 30 e 39 anos.

Quem estiver fora do público priorizado pelo ministério também já pode se imunizar. Alguns laboratórios particulares do Rio começaram hoje a oferecer a vacina. O preço final varia de R$ 100 a R$ 150.

Implante de prótese de osso cresce

Morgan LaRue com a equipe médica do hospital texano (Foto: Texas Children's Hospital)

Medicos implantam prótese que 'cresce' em menina no Texas
Morgan LaRue, de nove anos, teve câncer ósseo e procedimento vai evitar novas cirurgias.

Uma menina de 9 anos foi a primeira paciente de câncer no Texas, nos Estados Unidos, a se beneficiar de um procedimento médico que permite que a prótese de um osso "cresça" sem que sejam necessárias novas cirurgias.

Morgan LaRue foi diagnosticada com osteossarcoma (um tipo de câncer que afeta os ossos) em dezembro passado e, depois de passar por quimioterapia, foi operada para a retirada de um tumor em março no Texas Children's Cancer Center, do Texas Children's Hospital, em Houston.

No lugar do osso, os médicos colocaram uma prótese de metal que pode ser estendida magneticamente, sem a necessidade de cirurgia. Isso vai evitar que a menina passe por cerca de 10 novas cirurgias para aumentar a prótese e manter a perna esquerda da mesma altura que a direita.

Apesar de a técnica desenvolvida por médicos britânicos ser amplamente utilizada na Europa, ela ainda não foi aprovada pelas autoridades de saúde americanas, e a família de Morgan teve que pedir uma autorização especial para adotar o procedimento. Até hoje, apenas 15 pacientes passaram pelo procedimento nos Estados Unidos.

Sem a autorização, o seguro médico da menina não pagaria os custos do tratamento, nem o valor da prótese. A prótese é feita especialmente para cada paciente.

Nesta semana, ela foi ao hospital pela primeira vez desde a operação para estender a perna magneticamente.

Ao colocar a perna em uma espécie de cilindro magnético, os médicos conseguiram estender a prótese sem ter que fazer qualquer intervenção cirúrgica.

"A diferença que esta prótese faz para a Morgan é incrível", disse o cirurgião Rex Marco, que realizou a operação. "A qualidade de vida dela será muito mais alta do que se ela tivesse que realizar cirurgias constantemente."

"Morgan já passou por muito tratamento para seu câncer", disse sua oncologista Lisa Wang, "e isso vai impedir que ela passe por novas e desconfortáveis cirurgias".

O osteossarcoma é o tumor maligno ósseo mais comum na infância. Normalmente ele afeta ossos dos membros e ocorre na segunda década da vida.

Entre 60% e 70% das crianças com osteossarcoma localizado (sem evidências de que tenha se espalhado) sobrevivem à doença, depois do tratamento.

"Morgan sempre manteve a atitude de 'eu vou vencer isso', mesmo quando passou por uma série de sessões de quimioterapia e outros procedimentos médicos", disse a mãe dela, Ashley LaRue.

"Ela tem sido impressionante. Estamos muito felizes porque ela não vai precisar passar por outras cirurgias apenas para estender suas pernas."

Equilíbrio nas relações. Egoísmo x trabalho em equipe



É fato: passamos mais tempo convivendo com os colegas de trabalho do que com parentes e amigos, não é verdade?

Justamente por isso, tendemos a criar laços de amizade e por vezes nos tornarmos tão íntimos a ponto de confidenciar coisas muito particulares.

O pior é que nos esquecemos de que no ambiente profissional existe competição, inveja, vampirismo espiritual e muita gente traiçoeira. Pois é, e muitas pessoas não se preocupam com o teor das informações que transmitem aos seus colegas de trabalho. Sem pensar, acabam dando a oportunidade e a liberdade (Né?) para que falem a seu respeito.

Fofocas? Não, se fosse só isso tudo bem, com jogo de cintura é possível contorná-las, mas o problema é quando surge uma oportunidade de crescimento, aí pronto... Com fama negativa, como fica?

Cuidar da reputação e manter um certo sigilo garante, sobretudo, um bom conceito. É preciso cautela. Também não é para viver isolado do grupo, basta apenas encontrar o caminho do meio, equilíbrio, palavra chave para qualquer tipo de relação. Pense nisso!


Egoísmo x trabalho em equipe

De nada adiantará fingir que não há problemas. Todos os relacionamentos precisam ser no mínimo respeitosos no ambiente de trabalho.

Gente egoísta. Nossa, estes são os piores. Isso cansa, não? Que tal dar um basta!!!

Flávio Gikovate, médico psiquiatra e psicoterapeuta, diz: É mais fácil se curar da generosidade do que do egoísmo. Que bom!

Lidar com colegas de trabalho folgados não é nada fácil, principalmente quando se tenta reforçar o espírito de equipe. Daí fica muito difícil estabelecer um clima de cooperação e companheirismo.

Afinal, a pessoa egoísta não colabora, não interage e, sobretudo, não valoriza o que os outros fazem por ela.

O que ocorre na maioria das vezes é uma espécie de seleção natural. A tendência é que a equipe, sendo justa, acabe isolando o egoísta até o ponto de elimina-lo. Sim, ele deve ser eliminado, pois se trata de uma sanguessuga.

Portanto, resista à tentação de brigar, tentar dar lição de moral e se opor a pessoa com este tipo de comportamento.

Não continue ajudando, sendo generoso. Eles são parasitas (se você é do tipo bonzinho, pare agora), o melhor é ignora-lo.

Seja firme e não dê folga para as pessoas egoístas.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Esta é uma frase de Albert Einstein, que nos faz perceber como é importante estar receptivo as novas idéias.

Mas muitas vezes precisamos compreender e aceitar posições diferentes das nossas. Ter “jogo de cintura” não quer dizer manipular situações ou se vitimar, mas adaptar-se ao que a vida lhe propõe.

Portanto, faça coisas diferentes, pense variado e permita-se à mudança, recicle-se!

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA PROLONGAR A LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS, ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO E FFSO DISPONÍVEL NO MERCADO


As formas farmacêuticas sólidas orais (FFSO) de liberação prolongada caracterizam-se pela liberação gradual do fármaco e manutenção da sua concentração plasmática em níveis terapêuticos, durante um período de tempo prolongado.


Sistemas matriciais

As matrizes são dispersões ou soluções de um
fármaco em uma ou mais substâncias capazes de modular
a sua liberação, geralmente polímeros de natureza
hidrofílica ou inerte (Costa, Lobo, 1999; Colombo et al.,
2000; Qiu, Zhang, 2000; Charman, Charman, 2002). Essas
matrizes podem ser elaboradas sob as formas de comprimidos, cápsulas gelatinosas,
grânulos, péletes ou minicomprimidos.

Nos sistemas matriciais, a liberação do fármaco pode
envolver processos de intumescimento do polímero, difusão
do fármaco e erosão da matriz.

Em alguns casos, o fármaco pode estar ligado quimicamente à cadeia
polimérica e ser liberado pela quebra hidrolítica ou
enzimática dessa ligação. Um ou mais desses processos
podem regular a liberação em uma mesma FFSO, dependendo
do tipo de polímero empregado e das propriedades
físico-químicas do fármaco (Khan, 2001; Charman,
Charman, 2002; Kumar, Domb, 2004).

Nas matrizes insolúveis, constituídas por ceras (nesse
caso, também denominadas matrizes hidrofóbicas) ou
polímeros insolúveis em água (nesse caso, também denominadas
matrizes inertes), o fármaco é liberado essencialmente
por difusão (para matrizes hidrofóbicas, pode haver um mecanismo de erosão associado). Em decorrência de sua insolubilidade, a matriz ou
parte dela pode ser eliminada nas fezes, mas isso não
significa que não houve liberação total do fármaco no TGI
(Kumar, Domb, 2004; Collett, Moreton, 2005; Lopes,
Lobo, Costa, 2005).

Nas matrizes hidrofílicas, a liberação é regulada
pelos processos de intumescimento, difusão e erosão
(Bettini et al., 2001). Quando a FF entra em contato com
os fluidos gastrintestinais, o polímero na sua superfície é
hidratado e intumesce, formando uma camada gelificada.

A camada gelificada é posteriormente dissolvida, promovendo
a erosão do comprimido. Outras camadas de gel são
formadas e dissolvidas sucessivamente na superfície da FF.

O fármaco é liberado por difusão através dessas camadas
gelificadas e/ou erosão da matriz, como representado na
Figura 2 (Costa, Lobo, 1999; Colombo et al., 2000;
Collett, Moreton, 2005; Lopes, Lobo, Costa, 2005).

Sistemas reservatório

Nestes sistemas, um reservatório (núcleo) contendo
o fármaco é revestido por uma membrana polimérica. O
núcleo pode ser um comprimido, um grânulo, um pélete ou um minicomprimido.
O fármaco é liberado por difusão através da membrana de
revestimento, que pode ser microporosa ou não apresentar
poros (Qiu, Zhang, 2000; Kumar, Domb, 2004; Vernon,
Wegner, 2004; Collett, Moreton, 2005).

Quando uma membrana não-porosa é utilizada, a liberação é
governada pela difusão da substância ativa através do polímero e,
assim,pode ser modulada pela seleção de um polímero no qual ela
apresente a difusividade adequada. No caso de membranas
microporosas, a difusão do fármaco no meio que estiver
preenchendo os poros (em FFSO, fluidos gastrintestinais)
determinará o processo de liberação (Kumar, Domb, 2004).

Outra forma de se obter liberação prolongada mediante
o uso de um sistema de reservatório é preparar uma
FFSO que contenha camadas alternadas de ativo e de um
polímero hidrossolúvel. O fármaco será liberado gradualmente à medida que cada camada de polímero dissolver, sendo que a velocidade do processo estará condicionada
pela velocidade de dissolução do filme polimérico e dependerá
da sua espessura e do tipo de polímero empregado
(Kumar, Domb, 2004).
.

Matriz insolúvel: após a administração, a água presente nos fluidos do TGI penetra na FF e dissolve o fármaco. Como conseqüência, são formados canais na estrutura da matriz, através dos quais o fármaco é gradualmente liberado por difusão.
494 B. R. Pezzini, M. A. S. Silva, H. G. Ferraz

Bombas osmóticas

Bombas osmóticas são sistemas que utilizam pressão
osmótica para modular a liberação do fármaco. A FF é
constituída por um núcleo (comprimido, cápsula gelatinosa
dura ou mole) revestido com uma membrana semipermeável,
que possui um orifício feito a laser.
O núcleo contém um agente osmótico, que pode ser a substância ativa ou
outro material. Após a administração da FF, o solvente
penetra no núcleo (atraído pelo agente osmótico), aumentando
a pressão interna, o que resulta na liberação do
fármaco dissolvido ou disperso, através do orifício na
membrana (Santus, Baker, 1995; Verma, Krishna, Garg,
2002; Wong, Gupta, Stewart, 2002; Kumar, Domb, 2004;
Vernon, Wegner, 2004).

Alguns sistemas osmóticos possuem dois compartimentos:
um contém a substância ativa e outro um polímero
hidrofílico (agente osmótico). Quando o solvente penetra na
FF, o polímero é hidratado e intumesce, impulsionando o
fármaco junto com o solvente para fora, através do orifício
no revestimento. Esses sistemas são chamados de “pushpull”
e estão representados na Figura 4 (Santus, Baker,
1995; Venkatraman et al., 2000; Verma, Krishna, Garg,
2002; Wong, Gupta, Stewart, 2002).


ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO DE FFSO DE LIBERAÇÃO PROLONGADA

Atualmente, na Farmacopéia Americana, são descritos
7 aparatos para a avaliação das características de dissolução
de FF. Os aparatos 1 e 2 são clássicos para a análise
de FFSO e devem ser utilizados, a menos que haja uma
razão que justifique a adoção de outra metodologia. Os
aparatos 5, 6 e 7 são empregados principalmente para a
avaliação de sistemas transdérmicos (Jorgensen, Bhagwat,
1998; USP 28, 2005).

Os aparatos 3 (cilindros recíprocos ou Bio-Dis) e 4
(“Flow-through cell”) são próprios para FFSO de liberação
prolongada, sendo a sua utilização justificada em decorrência
da maior dificuldade de predição do desempenho
“in vivo” de tais produtos, por meio do ensaio de dissolução,
comparados às FFSO convencionais (Jorgensen,
Bhagwat, 1998). Isso ocorre porque as FFSO de liberação
prolongada são sistemas complexos, que utilizam mecanismos
distintos para modular a dissolução do fármaco e permanecem
no lúmen gastrintestinal por mais tempo que as
formas convencionais (que desagregam rapidamente em
meio aquoso), tornando-se mais suscetíveis às condições de
pH, força iônica, viscosidade, composição e motilidade do
TGI (Borst, Ugwu, Beckett, 1997; Mu, Tobyn, Staniforth,
2003; Ribeiro, Ferreira, Veiga, 2005).
Considerando a importância de uma adequada avaliação
de FFSO quanto às características de dissolução “in
vitro”, destaca-se a aplicação do aparato 3, uma vez que
existem evidências na literatura de que oferece vantagens
sobre os aparatos 1 e 2, na avaliação de sistemas de liberação
prolongada (Borst, Ugwu, Beckett, 1997; Jorgensen,
Bhagwat, 1998).
O aparato 3 possui um banho de aquecimento, no
qual as cubas de dissolução são dispostas em fileiras. As
cubas, de formato cilíndrico e fundo chato, possuem capacidade
de 300 mL e são denominadas cilindros externos.
Cada unidade da FF é inserida em um cilindro de vidro
(cilindro interno), que contém uma malha de abertura definida
em cada uma das extremidades. Os cilindros internos,
contendo o produto, são montados em hastes que fazem
movimentos de imersão e emersão dentro das cubas
(movimento recíproco), durante o ensaio. Cada fileira horizontal
de cubas é preenchida com um meio de dissolução
distinto, considerando-se os valores de pH ao longo do TGI
(Borst, Ugwu, Beckett, 1997; Yu, Wang, Hussain, 2002).
O equipamento é programado de modo que os cilindros
internos permaneçam durante um determinado período
na primeira fileira de cubas. Depois, as hastes elevam-se,
permanecem sobre as cubas por alguns segundos para que
o meio de dissolução escorra e movem-se para a fileira
posterior, contendo um meio com pH diferente. Esse processo
se repete até que todas as fileiras de cubas contendo
os meios de dissolução sejam percorridas pelas unidades da
FF. Os tempos durante os quais os cilindros permanecem
nas cubas são programados respeitando-se as condições
fisiológicas. Dessa forma, a passagem do produto pelo TGI
é simulada (Borst, Ugwu, Beckett, 1997).
São realizadas coletas de amostras ao longo do ensaio
para a quantificação do fármaco e os perfis de dissolução
são traçados após se calcular o porcentual de
fármaco dissolvido cumulativo. Assim, o porcentual de
fármaco dissolvido ao final do ensaio corresponde à soma
dos porcentuais quantificados em todas as cubas percorridas
pela FF. Uma vantagem operacional do aparato 3 é que
dispensa a desgaseificação do meio de dissolução, uma vez
que foi demonstrado que os resultados não são influenciados
pela presença de bolhas de ar, dada a hidrodinâmica do
sistema (Jorgensen, Bhagwat, 1998).

FFSO DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
DISPONÍVEIS NO MERCADO BRASILEIRO
Alguns exemplos de produtos disponíveis no mercado
brasileiro são apresentados na Tabela IV. Como se pode
observar, as FFSO de liberação prolongada possuem elevada
aplicabilidade, uma vez que podem ser desenvolvidas
para classes farmacológicas distintas (anti-hipertensivos,
antidepressivos, antiinflamatórios não-esteróides,
hipoglicemiantes, entre outras), empregando-se fármacos
com diferentes propriedades biofarmacotécnicas (solúveis,
como o cloridrato de diltiazem e o cloridrato de
propranolol, ou praticamente insolúveis, como a gliclazida
e o nifedipino) e, ainda, diferentes dosagens (baixas, como
o maleato de dexclorfeniramina e o tartarato de tolterodina,
ou altas, como o bezafibrato e a carbamazepina).

Fonte/autores:
Bianca Ramos Pezzini1*,
Marcos Antônio Segatto Silva2,
Humberto Gomes Ferraz3

DIREITA OU ESQUERDA: POSSÍVEIS DIFERENÇAS


Diante de alguns argumentos que ainda subsistem sobre o suposto fim da divisão entre direita e esquerda, aqui vão algumas diferenças. Acrescentem outras, se acharem que a diferença ainda faz sentido.

Direita: A desigualdade sempre existiu e sempre existirá. Ela é produto da maior capacidade e disposição de uns e da menor capacidade e menor disposição de outros. Como se diz nos EUA, “não há pobres, há fracassados”.

Esquerda: A desigualdade é um produto social de economias – como a de mercado – em que as condições de competição são absolutamente desiguais.

Direita: É preferível a injustiça, do que a desordem.

Esquerda: A luta contra as injustiças é a luta mais importante, nem que sejas preciso construir uma ordem diferente da atual.

Direita: É melhor ser aliado secundário dos ricos do mundo, do que ser aliado dos pobres.

Esquerda: Temos um destino comum com os países do Sul do mundo, vitimas do colonialismo e do imperialismo, temos que lutar com eles por uma ordem mundial distinta.

Direita: O Brasil não deve ser mais do que sempre foi.

Esquerda: O Brasil pode ser um país com presença no Sul do mundo e um agente de paz em conflitos mundiais em outras regiões do mundo.

Direita. O Estado deve ser mínimo. Os bancos públicos devem ser privatizados, assim como as outras empresas estatais.

Esquerda: O Estado tem responsabilidades essenciais, na indução do crescimento econômico, nas políticas de direitos sociais, em investimentos estratégicos como infra-estrutura, estradas, habitação, saneamento básico, entre outros. Os bancos públicos têm um papel essencial nesses projetos.

Direita: O crescimento econômico é incompatível com controle da inflação. A economia não pode crescer mais do que 3% a ano, para não se correr o risco de inflação.

Direita: Os gastos com pobres não têm retorno, são inúteis socialmente, ineficientes economicamente.

Esquerda: Os gastos com políticos sociais dirigidas aos mais pobres afirmam direitos essenciais de cidadania para todos.

Direita: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são “assistencialismo”, que acostumam as pessoas a depender do Estado, a não ser auto suficientes.

Esquerda: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são essenciais, para construir uma sociedade de integração de todos aos direitos essenciais.
Direita: A reforma tributária deve ser feita para desonerar aos setores empresariais e facilitar a produção e a exportação.

Esquerda: A reforma tributária deve obedecer o principio segundo o qual “quem tem mais, paga mais”, para redistribuir renda, com o Estado atuando mediante políticas sociais para diminuir as desigualdades produzidas pelo mercado.

Direita: Quanto menos impostos as pessoas pagarem, melhor. O Estado expropria recursos dos indivíduos e das empresas, que estariam melhor nas mãos destes. O Estado sustenta a burocratas ineficientes com esses recursos.

Esquerda: A tributação serva para afirmar direitos fundamentais das pessoas – como educação e saúde publica, habitação popular, saneamento básico, infra-estrutura, direitos culturais, transporte publico, estradas, etc. A grande maioria dos servidores públicos são professores, pessoal médico e outros, que atendem diretamente às pessoas que necessitam dos serviços públicos.

Direita: A liberdade de imprensa é essencial, ela consiste no direito dos órgãos de imprensa de publicar informações e opiniões, conforme seu livre arbítrio. Qualquer controle viola uma liberdade essencial da democracia.

Esquerda: A imprensa deve servir para formar democraticamente a opinao pública, em que todos tenham direitos iguais de expressar seus pontos de vista. Uma imprensa fundada em empresas privadas, financiadas pela publicidade das grandes empresas privadas, atende aos interesses delas, ainda mais se são empresas baseadas na propriedade de algumas famílias.
Direita: A Lei Pelé trouxe profissionalismo ao futebol e libertou os jogadores do poder dos clubes.

Esquerda: A Lei Pelé mercantilizou definitivamente o futebol, que agora está nas mãos dos grandes empresários privados, enquanto os clubes, que podem formar jogadores, que tem suas diretorias eleitas pelos sócios, estão quebrados financeiramente. A Lei Pelé representa o neoliberalismo no esporte.

Direita: O capitalismo é o sistema mais avançado que a humanidade construiu, todos os outros são retrocessos, estamos destinados a viver no capitalismo.

Esquerda: O capitalismo, como todo tipo de sociedade, é um sistema histórico, que teve começo e pode ter fim, como todos os outros. Está baseado na apropriação do trabalho alheio, promove o enriquecimento de uns às custas dos outros, tende à concentração de riqueza por um lado, à exclusão social por outro, e deve ser substituído por um tipo de sociedade que atenda às necessidades de todos.

Direita: Os blogs são irresponsáveis, a internet deve ser controlada, para garantir o monopólio da empresas de mídia já existentes. As chamadas rádios comunitárias são rádios piratas, que ferem as leis vigentes.

Esquerda: A democracia requer que se incentivo aos mais diferentes tipos de espaço de expressão da diversidade cultural e de opinião de todos, rompendo com os monopólios privados, que impedem a democratização da sociedade.

Fonte: Carta Maior

Horizonte Pleno: Gravidez e fertilização


Horizonte Pleno

Ter um filho é, sem dúvida, a maior dádiva para se alcançar o Horizonte Pleno!...


O Primeiro mês de gravidez

Uma vez fertilizado o Óvulo, a corrente que ajudou os espermatozóides a nadar até ao seu objectivo inverte o fluxo. Isto é, as ondas de contracção e a agitação dos "cilia" (Cílios) no interior das paredes da Trompa de Falópio mudam de direcção, para o útero. Esta inversão se dá devido às alterações hormonais da futura mamã - 24 horas após a fertilização, as nóvas células começam a produzir Gonadotrofina Coriónica Humana, uma hormona que é libertada na circulação sanguínea da mãe.
Sendo assim, ao fim de alguns dias, a gravidez pode ser detectada através de uma análise especial ao sangue (ou por um teste de gravidez que pode adquirir na Farmácia e fazê-lo em casa).
É graças à hormona GCH que a menstruação seguinte é impedida, e que o corpo da futura mãe é preparado para acolher o embrião.
O agregado de células, que resultou do desenvolvimento do óvulo fecundado, começa a deslocar-se ao longo da Trompa de Falópio, numa viagem que dura cerca de 2 ou 3 dias. Durante esse período, o número de células do agregado aumenta para 12 ou 16 - não é previsível este número, e nem sempre é par, visto que algumas células podem falhar e morrer sem prejudicar o desenvolvimento das restantes. A morte de células faz parte da vida desde o primeiro momento.


Também é frequente que muitas gravidezes terminem na altura da evolução do agregado de células, sem que sejam sequer reconhecidas, pois existe um mecanismo de segurança que é activado no caso das primeiras divisões celulares correrem mal, ou quando surge em condições não favoráveis - daí ser bastante comum dizer-se: "Não fiques anciosa por engravidar! Torna as coisas mais difíceis de acontecer!"

É nestes primeiros dias que se faz a transferência do óvulo fertilizado para a mãe no caso da "Fertilização in Vitro", quando o agregado tem 4 ou 8 células.

Neste método, é possível observar como se dividem as células no Laboratório (com uso do microscópio), permitindo aos pais que possam ficar com uma fotografia com o aspecto inicial do bebé.


As células contêm um núcleo que, por sua vez, contem os cromossomas que ultimam o programa genético de uma nova pessoa.
O agregado de células, ou seja "morula" ("amora"), enquanto se desloca para o útero, continua a aumentar o número das suas células. Raramente, mas acontece de vez em quando, essas células idênticas separam-se em 2 ou mais grupos distintos, dando origem aos gémeos, trigémeos ou mais! Todos começam o seu desenvolvimento paralelo nesta fase inicial ou nos dias seguintes.

A pequenina "amora" entra no útero por volta do 4º dia. Aí continua à deriva durante 2 ou 3 dias, enquanto o número das suas células continua a aumentar (para mais de 100), tornando-se cada vez mais pequenas e sem aumentar o seu volume total. Assim, todo o agregado continua a caber dentro da "casca" do óvulo original, embora esta já se encontre ligeiramente esticada. Este mecanismo evita que o agregado se implante demasiado cedo, o que é bastante bom durante o percurso pela Trompa de Falópio porque protege o futuro bebé e a mãe de perígos mútuos se a implantação se desse nesse estreito canal - este tipo de casos é mais comum em mulheres que engravidam tardiamente.


Eis que se nota uma modificação quando o agregado de células flutua na superfície do útero: as células começam-se a diferenciar umas das outras, dispondo-se em 2 agrupamentos distintos: o interior e o exterior.
A massa de células interiores fará surgir o embrião, dando origem ao bebé.
Quanto ao grupo exterior de células, este durará apenas durante os meses de gestação, até ao nascimento. Estas células darão origem a todos os vasos e estruturas que formam a placenta, cuja missão é alimentar, proteger e abrigar o bebé até ao nascimento.
Não se sabe o que determina a distinção das células interiores das exteriores. Talvez seja apenas o local onde se encontre determinada célula quando se dá a diferenciação.
As células diferenciadas vão aumentando de número de um modo organizado, transformando-se no "blastocisto", o que significa "bolsa do rebento".

Entretanto a "casca" cede, abrindo-se e deixando sair as células exteriores, as quais se começam a implantar quando entram em contacto com a superfície do útero. Isto normalmente acontece dentro da curva superior do útero, o local com maior probabilidade de conduzir a um nascimento sem problemas.
A escolha do agregado do local de implantação continua um mistério, mas será aqui que o futuro bebé terá fácil acesso aos nutrientes devido à proximidade dos vasos sanguíneos maternais.
Cerca do 7º dia, as células começam a afundar-se no forro do útero. Mas, para não serem rejeitadas, enviam sinais especiais que podem ser comparados a uma chave mestra universal. Essa chave é a mesma para todas as pessoas, e é a mesma que as células da mãe emitiram quando ela própria não passava de um agregado de células. Assim, as células maternas não mobilizam defesas contra as recém chegadas porque as reconhecem, biológicamente, como "amigas universais" e não como inimigas.

O Útero aceita amigávelmente o invasor, o qual começa a desenvolver finos "villi" (uma espécie de "tufos de pêlos") que o ajudarão a absorver os nutrientes da circulação sanguínea da mãe, e que o ajudarão a implantar-se com segurança.
No fim da primeira semana, os tecidos maternais que foram invadidos cicatrizam e cobrem o agregado de células com uma espécie de cápsula, que o protegerá e o ajudará a segurar-se.
Por volta do 9º dia, as camadas de células do agregado dispõem-se de modo a formarem uma espécie de "escudo embriónico": a parte superior, a mais larga, é o local da cabeça do embrião, enquanto a ponta mais estreita corresponde ao corpo.

No interior deste "escudo" começam a juntar-se o número suficiente de células que formarão o importantíssimo Tubo Neural, do qual se deslocarão umas células para a frente que irão formar o Cérebro.
Na 3ª semana, à medida que os Lóbulos do Cérebro vão aumentando, o corpo começa a alongar-se e fica transparente - sendo possível observar as fundações do Tubo Neural e da Coluna Vertebral.
Por volta do 13º dia, um grupo de células move-se para o peito, organizando-se em forma de "U", que se tornará o Coração. Ao mesmo tempo, outras células começam a formar os vasos e o sangue que os irá percorrer.

Por volta do 25º dia, o Coração começa a bater regularmente, pois o sangue do Embrião já se encontra pronto. O sangue é bombeado através do circuito de vasos, que distribuirá nutrientes e oxigénio a todo o corpo.
O Cordão Umbilical começa a surgir na 3ª semana.
Por volta do 28º dia, o Embrião tem pequeníssimos braços, e as pernas começarão a nascer poucos dias depois. É, também, por volta desta altura, que as células especiais que geram os Óvulos ou os Espermatozóides do novo Ser migram para os órgãos reprodutivos recém formados!


De duas a três semanas depois do início da última menstruação, dá-se a fecundação do óvulo por um único espermatozóide. É neste momento que tudo o que irá conhecer no seu filho se transmite através da herança genética de ambos os pais, ou seja, o sexo do bebé, a cor dos seus olhos, a cor da sua pele, a altura que virá a ter, e a cor do seu cabelo. Também são transmitidas características que poderão ser influenciáveis, tais como o temperamento e a personalidade.
O óvulo, ou "ovum", provém do ovário da mãe, a qual pode ter mais de meio milhão de óvulos imaturos em ambos os ovários.
Estes óvulos já existiam mesmo antes do seu nascimento, e apenas alguns é que chegam amadurecer durante toda a sua vida.
Os óvulos começam a amadurecer, um de cada vez e de ovários alternados, após a primeira menstruação, na puberdade. O óvulo maduro liberta-se e cai dentro da Trompa de Falópio, onde permanece imóvel e adormecido 2 dias. Se for penetrado por um espermatozóide, gera-se uma nova vida. Caso contrário, cai e desaparece.
Apesar de só ter 0,13 mm de diâmetro, o óvulo é a maior célula do corpo humano, pois contem material genético da mãe, material celular e nutrientes para sustentar uma nova vida durante os primeiros dias.
O óvulo transmite sinais bioquímicos, através dos flúidos que o rodeiam, que atraem os espermatozóides de tal forma, que quando estes se aproximam do óvulo ficam "hiperactivados".



Os espermatozóides são muito semelhantes a um girino. São mais pequenos que o óvulo e estão entre as células mais pequenas do corpo. São impressionávelmente ágeis e bons nadadores, pois conseguem nadar uma longa distância em pouco tempo, embora sejam ajudados pelas ondas de contracções das paredes do aparelho sexual feminino, as quais criam uma corrente ascendente de fluídos em direcção ao local onde se encontra o óvulo. Assim, os espermatozóides recebem uma aceleração adicional que os ajuda a percorrer cerca de 18 cm em menos de meia hora!
É nos espermatozóides que vai a mensagem genética do pai.
O pai pode produzir esperma em cerca de 64 dias, desde o início ao fim do procedimento. Eles permanecem vivos e imóveis durante várias semanas no interior do corpo do homem, e ficam activos no momento da ejaculação, cujo sémen consegue levar consigo cerca de 20 milhões de espermatozóides - este número tem vindo a reduzir drásticamente com o passar dos tempos devido ao nível de vida que o homem leva (stress, mudanças de hábitos alimentares, falta de exercício físico, tabaco e álcool), e aos poluentes químicos.

Cerca de um terço dos espermatozóides libertados na ejaculação parecem mal formados e não são grandes nadadores. Eles têm como função impedir a entrada de espermatozóides rivais, deixando-se ficar para trás. Daí a sua denominação de "espermatozóide kamikase".
Aos outros mais vigorosos, que se atiram para a frente, dásse-lhes o nome de "caçadores de óvulos".
Mas nem todos os "caçadores de óvulos" têm sorte: alguns morrem, outros perdem-se, e no fim apenas restam várias dúzias dos mais fortes ou sortudos.
Quando não há um óvulo à sua espera, os espermatozóides prendem as suas cabeças às paredes das Trompas de Falópio, onde descançam e aguardam cerca de 48 horas pelo óvulo.

A entrada do Útero tem, normalmente, um muco protector, o "muco cervical", composto por açúcares e proteínas. Durante a maior parte do tempo este muco é espesso, e os espermatozóides ficam presos nele. Mas na altura da ovulação, o muco fica aquoso para facilitar a navegação dos espermatozóides.
Uma vez em contacto, o espermatozóide e o óvulo reconhecem-se biológicamente um ao outro. Assim, os espermatozóides ficam presos à camada exterior do óvulo, a "zona pellucida".

Os espermatozóides são sujeitos a uma proteína existente na "zona pellucida", a qual liberta a cobertura exterior da cabeça dos espermatozóides, deixando a descoberto umas enzimas especiais dos espermatozóides que ajudam a abrir uma fenda microscópica no óvulo, onde só entra aquele que tiver atingido o ponto favorável para a sua entrada.
Eis que se dá o momento da fertilização!

O óvulo reage imediatamente, deixando de ser acessível aos restantes espermatozóides, acordando do seu estado de dormência. O seu metabolísmo acelera um pouco e o seu consumo de oxigénio aumenta.
No centro do óvulo começam-se a organizar os "pronucleus" materno e paterno. Cada um destes pronucleus contem 23 pares de "cromossomas". Dispostos nestes cromossomas estão os genes (Genoma Humano).

Do pronucleo feminino tem sempre 22 + X. Ou seja, 22 cromossomas mais o cromossoma sexual feminino X. Do pronucleo masculino há 2 hipóteses: uma com o cromossoma feminino
(22 + X) e outra com o cromossoma masculino (22 + Y).
Ou seja, a espécie humana possui 46 cromossomas - 44 mais 2 cromossomas sexuais. Ao juntar X da mãe e X do pai, nasce uma menina (a mulher tem XX). Para nascer menino, tem de se juntar o X da mãe com o Y do pai (o homem tem XY).
Estudos efectuados parecem indicar que o espermatozóide masculino é mais rápido que o espermatozóide feminino, mas sobrevive menos tempo. Sendo assim, a probabilidade de sair rapaz aumenta se a relação ocorrer no período fértil (cerca de 14 dias antes da próxima menstruação), enquanto que as hipóteses de ter menina aumentam se a relação ocorrer até 3 dias antes do período fertil. Mas, atenção! São apenas probabilidades!

Calcula-se que os nossos cromossomas possam conter até cerca de cem mil genes, tendo cada um dos pais contribuído com metade por intermédio dos pronúcleos. Os genes têm ADN, o qual ditará o que irá nascer: um ser humano, membro de uma determinada família, de acordo com o que foi genéticamente transmitido ao longo da linhagem por todas as gerações anteriores.
Tente perceber: com tantos genes parentais em jogo, há tantas possibilidades de novas combinações dos genes ancestrais, que poderá resultar em alguém diferente dos antepassados. Sendo assim, será um programa genético novo, para um nova e única pessoa.
Constituído o novo programa genético, toda a substância do "ovo" se divide em 2 células novas e idênticas entre si. São as primeiras células do bebé.
É assim que começa o primeiro dia dos primeiros nove meses de vida do bebé!

> Sabia que?...
Ao longo dos tempos, os homens culpavam as mulheres (equivocadamente) quando estas davam à luz um filho do sexo não desejado.


Normalmente os Reis queriam filhos "varões" para lhes suceder ao trono. Mas, quando a Raínha dava à luz uma menina, era sempre a culpada do sucedido! E tal facto tinha ainda mais força quando os Reis, ao procurar prazer noutras mulheres, tinham filhos rapazes ("bastardos").

Estou grávida!... E agora?

Uma gravidez normal dura cerca de 266 dias, desde a concepção até ao dia do parto, sendo que o momento mais provável para conceber é o da ovulação.
Num ciclo regular de 28 dias, a ovulação dá-se 14 dias antes da seguinte menstruação. Sendo assim, para calcular a data provável do parto, conte 280 dias (266+14) a partir do primeiro dia da última menstruação.

Atenção! Isto é apenas uma orientação! A duração média da gravidez, normalmente, é de 40 semanas, mas é bastante comum encontrar casos de gravidez que duraram entre as 38 e as 42 semanas.

> E agora, o que devo fazer?

Durante a gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses de vida, os órgãos do bebé estão em formação. Para que não comprometa a saúde do seu bebé deve:

Evitar fumar, pois este simples acto priva o seu bebé de Oxigénio. Acredita-se que os filhos de mamãs fumadoras têm mais tendência a serem prematuros, ou a nascerem com baixo peso ou com malformações, ou morrem após a nascença, ou pior... podem abortar. Sendo assim, deixe de fumar. Se não conseguir, fume cigarros com baixo teor de alcatrão, racione os cigarros, não inale o fumo e apague-os a meio. Se não é fumadora activa, evite os ambientes com fumo, pois os médicos acreditam que uma das causas da morte súbita dos bebés é "fumar passivamente";

Tentar não beber álcool, pois pode afectar gravemente o desenvolvimento do bebé. Sendo assim, o ideal, mesmo, é não ingerir álcool durante a gravidez, especialmente bebidas espirituosas;

Deixar de tomar medicamentos que não foram receitados pelo médico, inclusivamente aqueles que se tomam normalmente, como a aspirina, pois estes podem ter efeitos nocivos ou desconhecidos para a saúde do bebé. E se sofre de alguma doença crónica (por exemplo: diabetes), é provável que o seu médico altere as dosagens;


Evitar comer carne crua, e lave bem as mãos sempre que pegue nela. Evite também de limpar excrementos de animais, e se o fizer, use luvas e lave bem as mãos logo de seguida. Quer os excrementos dos animais como a carne crua podem conter um parasita chamado Toxoplasma, o qual é muito perigoso para o feto;


Jardinar com luvas;

Lavar bem os vegetais e as frutas antes de os comer;

Evitar comer excessivamente a Dourada, o Peixe-espada e o Atum, pois tratam-se de peixes com níveis elevados de metilmercúrio que podem causar danos no sistema nervoso central do feto;


Ingerir Ácido Fólico. Este suplemento evita problemas de mal formação do bebé tais como: a Espinha Bífida, a hidrocefaleia, e as deformidades esqueléticas. Também evita problemas como a redução da capacidade de movimento, epilepsia, obesidade, e complicações urológicas (por exemplo: incontinência urinária).

Ah! Parabéns!

Estarei grávida?


Existe uma crença popular de que a mulher sente imediatamente quando está grávida. Na verdade, eu também acredito nisto, embora existam muitos casos em que tal não acontece. Se foi o seu caso, não se sinta mal por isso, pois os sintomas iniciais da gravidez são idênticos àqueles sentidos pela mulher num período pré-menstrual:
devido ao acumular de sangue, a mulher sente um certo peso no ventre;

o peito torna-se mais tenso e irritável;

o apetite pode diminuir;

sente-se um pouco mais cansada do que o habitual.

O organismo da mulher, ao acolher um embrião sem o rejeitar - como habitualmente faz com proteínas estranhas - e ao cuidar dele até ao dia em que se transforma num Ser pronto para viver fora do ventre materno, está a concretizar um dos muitos milagres da Natureza.

Dada a nidação do óvulo fecundado, começa a produzir-se uma hormona chamada "gonadotropina coriónica humana", a qual pode ser encontrada na urina da grávida e identificada através de um exame à urina (que pode pedir ao seu médico) - também se pode confirmar a gravidez com uma simples análise ao sangue.

Também pode comprar na Farmácia um "teste imunológico da gravidez" e fazer o exame da urina em casa. Este teste contem uma solução química que, misturada com umas gotas da primeira urina da manhã, mostra de forma viável a existência ou não de gravidez. Para tal, basta seguir correctamente as instruções. Porém, o teste pode dar resultados falsos, positivos ou negativos. Sendo assim, pode repeti-lo alguns dias depois, ou consultar o seu médico.

Após 2 menstruaçãoes em falta, o médico fará um exame vaginal para confirmar absolutamente a gravidez.


Mas atenção! Se os seus períodos forem irregulares, ou se estiver ansiosa, doente ou com stress, a falta de menstruação pode não ser uma indicação fiável.


Existem casos de mulheres que tiveram ligeiras hemorragias na altura em que teriam o período, mesmo depois de grávidas.


Além destes sintomas, existem outros que podem indicar que se encontra grávida, os quais não são iguais em todas as mulheres:

um estranho sabor metálico na boca;


tonturas e fraqueza;


aumento do corrimento vaginal;


enjôos e vómitos repentinos;


repugnância por certas coisas como, por exemplo, álcool, café e cigarro;


desejo por comer determinados alimentos ou doces;


urinar com frequência.

Se sente algum destes sintomas, então vá confirmar se está ou não grávida o mais brevemente possível!


Quero engravidar... O que devo fazer?
Não há dúvida de que é bom planear a gravidez com antecedência, pois não só aumenta a própria possibilidade de engravidar, como também é mais uma garantia de que o bebé irá ser saudável.
Existem livros que indicam que o ideal seria o casal planear a gravidez com 3 meses de antecedência. Na minha opinião pessoal, deve fazê-lo assim que se sintam prontos para assumir a tarefa de serem pais!
A saúde do bebé pode ser comprometida nas primeiras semanas de vida, quando nem sempre se conhece a sua existência. Sendo assim, se planeia engravidar e não quer que nada de mal aconteça ao seu bebé, existem algumas dicas que lhe posso dar:
Mantenha-se em forma;

Alimente-se de forma saudável;

Tente largar os "vícios";

Verifique se no seu local de trabalho existem riscos que ponham em causa a saúde do bebé;

Procure saber se tem familiares próximos com doenças hereditárias;

Tenha a sua vacinação em dia.
A principal vantagem de planear a gravidez é, sem dúvida, ter tempo para analisar problemas e, se assim for exigido, resolvê-los.

> O que posso fazer para me manter em forma?

Para se manter em forma, faça exercício físico - por exemplo: natação ou caminhadas, durante pelo menos 20 minutos por dia.

> Que tipo de alimentação devo ter?

Basta comer alimentos frescos, de uma forma variada. O ideal é que a mãe tenha um peso equilibrado com a sua altura. Mas, se estiver gorda ou magra demais, consulte o seu médico. Ele poderá achar necessário fazer uma dieta conforme a sua situação. Se o seu problema de peso não for grave, não faça nenhuma dieta!

> Fumar e/ou ingerir alcool pode comprometer a gravidez?

Sim. Não só prejudicam o bebé antes e depois do nascimento, como também afectam a fertilidade do casal. Sendo assim, deve parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas assim que pretender engravidar.

> Que riscos poderão existir no meu local de trabalho que prejudiquem a gravidez?

Existem substâncias químicas que podem dificultar a concepção ou constituir perigo para o bebé, como por exemplo: o Chumbo, os anestésicos, ou os Raios X. É importante falar com o médico, pois pode ser necessário mudar de local de trabalho antes de engravidar - ou fazer todos os possíveis para evitar os riscos. Outra questão que poderá surgir no seu local de trabalho que prejudica a gravidez será o levantamento de grandes pesos. Quanto aos ecrãs dos computadores, parecem não constituir perigo.

> Como poderão as doenças hereditárias afectar a gravidez?

Se ambos os progenitores tiverem familiares próximos que sofram de doenças hereditárias (por exemplo: Hemofilia ou Fibrose Cística), existe a possibilidade de esta ser transmitida ao bebé. Fale com o seu médico. Ele poderá encaminha-la para uma consulta de aconselhamento genético onde poderão prever os riscos que corre. Mas não fique muito alarmada com esta questão! Grande parte dos casos não corre o risco de transmissão, só quando ambos os pais são portadores do gene que causa a doença. E se sofre de alguma doença, como por exemplo diabetes ou epilepsia, fale com o seu médico pois poderá ser necessário alterar a sua medicação.

> E se não estiver vacinada convenientemente?

Se contrair a rubéola durante a gravidez, especialmente nos primeiros meses, esta poderá afectar gravemente o bebé. Antes de engravidar faça análises ao sangue para saber se está imune. Se não estiver, o medico poderá prescrever-lhe a vacina. Mas, atenção! Não deve engravidar durante os 3 meses que seguem à data da vacinação!

Embora haja médicos que não considerem esta questão relevante, o ideal é parar de tomar a pílula 3 meses antes de engravidar, para que o corpo feminino retome o seu ciclo normal e assim tornar mais previsível a data do parto.

Existem livros que referem que a melhor idade para ter um filho situa-se entre os 20 e os 30 anos de idade, pois à medida que os anos vão passando, aumenta o risco de uma gravidez difícil e de o bebé poder ser portador de Síndrome de Down, principalmente depois dos 35 anos. Quanto às mães menores, estas correm maiores riscos de terem bebés prematuros ou nados-mortos.

Quanto à minha opinião, futura mamã, quer tenha 18 ou 40 anos, tente engravidar sem medo! Basta ter uma relação emocional estável, o corpo em boa forma, boa saúde e um bom médico que a acompanhe!