4.16.2010

Equilíbrio nas relações. Egoísmo x trabalho em equipe



É fato: passamos mais tempo convivendo com os colegas de trabalho do que com parentes e amigos, não é verdade?

Justamente por isso, tendemos a criar laços de amizade e por vezes nos tornarmos tão íntimos a ponto de confidenciar coisas muito particulares.

O pior é que nos esquecemos de que no ambiente profissional existe competição, inveja, vampirismo espiritual e muita gente traiçoeira. Pois é, e muitas pessoas não se preocupam com o teor das informações que transmitem aos seus colegas de trabalho. Sem pensar, acabam dando a oportunidade e a liberdade (Né?) para que falem a seu respeito.

Fofocas? Não, se fosse só isso tudo bem, com jogo de cintura é possível contorná-las, mas o problema é quando surge uma oportunidade de crescimento, aí pronto... Com fama negativa, como fica?

Cuidar da reputação e manter um certo sigilo garante, sobretudo, um bom conceito. É preciso cautela. Também não é para viver isolado do grupo, basta apenas encontrar o caminho do meio, equilíbrio, palavra chave para qualquer tipo de relação. Pense nisso!


Egoísmo x trabalho em equipe

De nada adiantará fingir que não há problemas. Todos os relacionamentos precisam ser no mínimo respeitosos no ambiente de trabalho.

Gente egoísta. Nossa, estes são os piores. Isso cansa, não? Que tal dar um basta!!!

Flávio Gikovate, médico psiquiatra e psicoterapeuta, diz: É mais fácil se curar da generosidade do que do egoísmo. Que bom!

Lidar com colegas de trabalho folgados não é nada fácil, principalmente quando se tenta reforçar o espírito de equipe. Daí fica muito difícil estabelecer um clima de cooperação e companheirismo.

Afinal, a pessoa egoísta não colabora, não interage e, sobretudo, não valoriza o que os outros fazem por ela.

O que ocorre na maioria das vezes é uma espécie de seleção natural. A tendência é que a equipe, sendo justa, acabe isolando o egoísta até o ponto de elimina-lo. Sim, ele deve ser eliminado, pois se trata de uma sanguessuga.

Portanto, resista à tentação de brigar, tentar dar lição de moral e se opor a pessoa com este tipo de comportamento.

Não continue ajudando, sendo generoso. Eles são parasitas (se você é do tipo bonzinho, pare agora), o melhor é ignora-lo.

Seja firme e não dê folga para as pessoas egoístas.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Esta é uma frase de Albert Einstein, que nos faz perceber como é importante estar receptivo as novas idéias.

Mas muitas vezes precisamos compreender e aceitar posições diferentes das nossas. Ter “jogo de cintura” não quer dizer manipular situações ou se vitimar, mas adaptar-se ao que a vida lhe propõe.

Portanto, faça coisas diferentes, pense variado e permita-se à mudança, recicle-se!

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

2 comentários:

Unknown disse...

muito legal. parabéns.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Valeu Diego.