4.13.2010

Álcool causa danos cerebrais a quem bebe socialmente




O álcool causa danos cerebrais graves tanto para quem bebe socialmente como para os alcoólatras, segundo um estudo publicado hoje, quarta-feira, na revista "Alcoholism: Clinical & Experimental Research".

Cientistas da Universidade Vanderbilt de Tennessee e da Universidade da Califórnia indicaram na publicação que o exame de 98 pessoas que consumiram mais de 100 bebidas alcoólicas em um mês revelou danos evidentes e problemas de leitura, desequilíbrio e outras funções.

Entre essas bebidas estão um copo de licor, de vinho ou uma garrafa de cerveja.

"Os grandes bebedores sociais não reconhecem que seu nível de consumo necessita de tratamento médico", disseram os investigadores no estudo.

Em sua pesquisa, os médicos Dieter Meyerhoff e Peter Marin fizeram um exame de ressonância magnética em 46 alcoólatras e 52 bebedores sociais para determinar o nível de substâncias químicas cerebrais e as estruturas vinculadas a uma função cerebral saudável.

Depois, essas pessoas foram submetidas a testes de inteligência verbal, velocidade de processamento, equilíbrio, memória ativa, função espacial, função executiva, aprendizagem e memória.

"Os bebedores sociais apresentaram um significativo desequilíbrio nas provas de velocidade de processamento, atenção, função executiva e equilíbrio", disseram os pesquisadores em seu relatório.

Por outro lado, a medição de substâncias e estruturas cerebrais mostrou o mesmo tipo de dano que sofreram as pessoas que se viram obrigadas a ir para um hospital ou um centro de tratamento para gente alcoólatras, acrescentaram.

Martin e Meyerhoff disseram que o estudo mostrou indícios de desequilíbrio cerebral que os bebedores não advertem.

"Nossa mensagem é: beba com moderação. A bebida em excesso danifica seu cérebro. Embora o dano seja leve, prejudica seu funcionamento cognitivo de uma forma que não é notada de imediato.

Por segurança, não exagere", aconselham os investigadores.

Fonte:EFE/UOL


um gole para o santo, outro para o corpo
FONTE

A Medicina já catalogou cerca de 60 doenças associadas ao abuso de álcool - vários tipos de câncer e a cirrose são as mais graves. Quem bebe com moderação, entretanto, pode conseguir tirar alguns benefícios da manguaça, fora o embelezamento provisório de pessoas do sexo oposto, de acordo com a revista americana 'Esquire'.

A publicação listou befícios que cada tipo de bebida traria para a saúde. Confira cada um deles abaixo:

- Vinho tinto: É, sem dúvida, a bebida alcoólica mais saudável. Para início de conversa, é cheio de antioxidantes presentes na casca da uva, que protegem o alinhamento das artérias do coração. A bebida também traz substâncias antimicrobianas, e pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, prevenir o risco de câncer do pulmão e o mal de Alzheimer.

- Vinho Branco: Também traz benefícios, mas tem menos antioxidantes e anti-bactericidas que o vinho tinto, porque, durante seu processo de fermentação, perde propriedades da casca. Todo vinho, porém, segundo a revista, ajuda a proteger os dentes e prevenir problemas de garganta.

- Gim - A característica que separa esta bebida da vodka, é que o sabor do gim deriva de bagas de zimbro, que têm qualidades diuréticas e foram associadas à diminuição de níveis de glicose em ratos. Mas o dr. Eric Braverman, do Hospital Presbiteriando de Nova York , faz uma advertência: "Bagas de zimbro não são terríveis, mas não estão classificadas como tendo alta qualidade de nutrientes".

- Whisky - Segundo a Universidade Monash da Austrália, uma dose diária de Jack Daniels poderia trazer os mesmos benefícios antioxidantes do que se deveria tomar de Vitamina C. Também ajudaria a absorver células câncerosas ruins, segundo uma conferência em Glasgow, na Escócia, em 2005.

- Cerveja preta - Pesquisadores da Universidade de Wisconsin descobriram que um pint de Guinness Extra Stout foi tão eficaz como a doses baixas de aspirina na prevenção da coagulação de plaquetas de cães - reduzindo, assim, o risco de um ataque cardíaco nos bichos. Os pesquisadores apontaram para flavonóides antioxidantes Guinness (que funcionam como anti-inflamatório) como uma possível razão para a diferença dos benefícios dela para outras cervejas. E descobriram que quanto mais escura a cerveja era três vezes mais provável que ela inibisse a coagulação do sangue, em relação às cervejas mais leves.

- Outras cervejas- O que é mais ou menos bom nesse tipo de bebida é que qualquer "loira" - não importa o seu tipo - é uma fonte de silício, que pode contribuir para o crescimento ósseo e desenvolvimento, segundo cientistas que pesquisaram 76 tipos de cerveja. Outros pesquisadores descobriram que alguns tipos de cerveja contém um tipo de micronutriente que pode inibir o crescimento de tumores e as enzimas que ativam as células cancerosas.

A 'Esquire' defende em sua matéria (confira aqui em inglês) que o bebedor moderado costuma ter saúde melhor do que a média e que o álcool, em geral, diminuir riscos de diabetes e ajuda a prevenir cálculos biliares. Vale lembrar que a revista não especifica, porém, qual é a quantidade de cada drink ingerida pelos "bebedores moderados". Tome cuidado, então, antes de achar que a birita realmente está te fazendo mais saudável, e em caso de dúvidas, consulte um médico. Se beber, não dirija.

Nenhum comentário: