3.26.2011

Dieta da Água



Atualmente é possível encontrar diversos tipos de dietas disponíveis e que afirma percas de peso em tão pouco tempo e de uma forma tão fácil que parecem milagrosas. Por causa dessa faciilidade muitas pessoas acabam se submetendo a processos perigosos e que podem vir a trazer algum problema de saúde futuramente. Qualquer pessoa sabe que para perder peso não existe maneira fácil e sim determinação e força de vontade. Uma dieta balanceada e exercícios físicos são ainda a melhor dieta que se possa fazer.
Porém alguns cientistas Norte-americanos vendo muitas pessoas reclamarem da falta de apetite depois de ingerir grandes doses de líquido antes ou durante as refeições, resolveram pesquisar esse fato e descobriram uma dieta conhecida como a mais fácil do mundo. Essa dieta é super simples, basta tomar de 2 a 4 copos de água antes das refeições e pronto! Você poderá perder cerca de 7 quilos em torno de 2 a 3 meses.
Isso acontece por causa do acumulo de líquido dentro do seu estômago, assim o espaço para reservar comida é reduzido e com algumas garfadas vocês acaba se sentindo satisfeito. Lembre-se de fazer refeições a cada 3 horas e não substitua outra bebida pela água já que ela não possui calorias , assim é como se você colocasse uma tampa no fundo de seu estômago e deixasse pouco espaço para a comida, algo que engorda bem mais.   Não esqueça de fazer refeições com todas as proteínas, vitaminas necessárias para o nosso corpo e pratique esportes, assim além de te ajudar a perder peso você ainda fica muito mais disposta .

"Disque-médico" Receita medicamento sem ver o paciente

A reportagem testou na quinta-feira (24) o serviço de orientação médica por telefone Dr. Responde, vendido em forma de cupom, com desconto, em um site de compras coletivas desde segunda-feira, conforme a Folha noticiou.
Site de compras coletivas vende até "disque-médico"
"O serviço é uma coisa que pegou e não tem volta"
O cupom de R$ 44,50 dá direito a dez ligações, durante um ano. Segundo o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico estabelecer vínculo com empresas que comercializam cartões de descontos.
É também proibido prescrever tratamento sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência.
Na ligação, que durou cerca de nove minutos e meio, a médica Glaura Ingrid Neme prescreveu os remédios Floratil e Dramin B6 para queixa de diarreia, depois de ter feito algumas perguntas sobre o problema. Não é preciso ter receita médica para comprar os medicamentos prescritos.
Também recomendou ingestão de líquidos e de bebidas isotônicas. No fim, orientou que, em caso de piora, o paciente deveria procurar um gastroenterologista.
Não foram perguntados detalhes como o peso do paciente, se tem alergias ou se já tinha usado os medicamentos indicados.
Para o clínico-geral do hospital Sírio-Libanês Luis Fernando Penna, é um erro. A pessoa pode achar que já está tratada e os remédios podem mascarar o problema. "Não se investiga a causa."
Renato Azevedo Júnior, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, diz que médico não pode receitar sem exame.
A exceção é a prescrição por telefone de medicamentos que aliviam os sintomas quando o médico já conhece e acompanha o paciente.
No caso de diarreia, as causas podem ser várias. Só o médico, com exame presencial, pode fazer a análise.
"Alerto para que os médicos não prestem esse serviço porque correm o risco de serem punidos."
Já a médica do serviço afirma que só são prescritos medicamentos que aliviam os sintomas. "O serviço é limitado, mas tudo é feito com muita responsabilidade. Em casos graves, digo que não posso atender e pedimos que chame uma ambulância."

Editoria de Arte / Folhapress

AVÓS & NETOS : Tudo haver

Eles buscam na escola, levam à natação, ajudam no banho. Cada vez mais avós respondem por cuidados com as crianças Mas a questão é que eles também liberam o doce antes do jantar.
Os pais não poderiam contar com ajudantes mais confiáveis e preparados. Só que divergências no jeito de educar os pequenos podem tumultuar a convivência.
"Regras devem ser bem combinadas entre adultos", 



Heitor, 1 ano e 7 meses, entre a mãe, Débora Ramos Batista, 37, e a avó, Beatriz
Heitor, 1 ano e 7 meses, entre a mãe, Débora Ramos Batista, 37, e a avó, Beatriz
"As avós acham que, se deu certo da forma como fizeram com os filhos, não há por que mudar. Mas a medicina evoluiu muito"
Segundo ele, muitas avós insistem em dar chás e papinhas para bebezinhos, quando a recomendação, hoje, é o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.
Avós também estão presas à ideia de que "mais gordinho é mais fortinho", afirma. "A criança que passa mais tempo com avó tende a ter um ganho de peso maior."
Se é assim, Lopez pede que a avó participe das consultas. "Pediatra que não ganha a avó perde o cliente", diz.
Além de ter guloseimas, a casa dos avós costuma ser um espaço gostoso onde netos podem assistir TV até tarde, comer no sofá etc.
Quer dizer: mais motivos para discussões entre pais e avós. "Na casa dos pais é uma lei, na dos avós é outra", libera geral a psicóloga Ceres Alves de Araújo.
"Quem educa é pai e mãe, os avós não têm essa função."
Vovô e vovó estão, portanto, autorizados a deixar o neto fazer tudo, até o que talvez negaram aos filhos, quando eram papai e mamãe.
Mas, se os pais da criança fazem um pedido tipo não dar chocolate à criança, os avós devem atender, diz a psicóloga. "Agora. se não há ordem contra, tudo bem."
Se pais e avós não forem um só time, o pequeno percebe e tira proveito. "Sem acordo, a criança manipula", diz.
É preciso ficar claro que quem manda são os pais. "Se a criança pede algo aos avós, esses devem dizer que vão consultar os pais dela antes."
Beatriz Ramos, 63, diz se esforçar para não interferir na educação do neto Heitor, um ano e sete meses. "Tento ser solidária, mas respeitar o espaço. É preciso estar por perto, mas não tão perto."
Antes de arrumar uma briga por uma bobagem, os pais devem levar em consideração a dedicação dos avós.
"É preciso saber agradecer, lembrar que eles não têm obrigação de cuidar de criança, e que isso às vezes é um esforço para uma pessoa de mais idade", diz Tania Zagury, professora da UFRJ que lança o livro "Filhos: Manual de Instruções".
Para ela, avô não estraga neto. "O maior estrago pode ser mimar um pouco, mas o ganho afetivo é maior que qualquer mau hábito que a criança possa adquirir."
A convivência entre avós e netos beneficia os dois lados, claro. A tarefa de cuidar de criança faz com que muitos avós se sintam úteis e renovados. "Pessoas aposentadas e deprimidas ganham motivação com a responsabilidade, além do carinho da criança", diz Lopez.
Do lado dos netos, os ganhos vão além dos mimos. "A criança percebe o processo de envelhecimento, aumenta seu respeito pelos idosos e tem uma noção mais completa de família", diz a educadora Tânia.
NOVAS FAMÍLIAS
Os avós são figuras importantes nas novas famílias, com tantas separações e ramificações. "Aos avós cabe o papel de promover a unidade e harmonia dessas famílias ampliadas"
Muitas vezes, são os avós que têm novas uniões: surgem as figuras da avó madrasta, a "avodrasta", e do "avodrasto". "Avós acabam abarcando uma infinidade de crianças introduzidas na família",.
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que dá aos avós o direito de visitar os netos, filhos de pais separados. Não é raro a criança manter só o vínculo familiar com quem obteve a guarda. Falta a sanção presidencial.
O administrador Danilo Chasles, 72, diz que remoçou com o nascimento do neto, Gabriel, 2. Vovô o acompanhou desde os exames de ultrassom e cuidou do menino quando recém-nascido.
"O Gabriel chama meu pai de 'vovô amigão'", diz a psicóloga Luciana Chasles, 32. E o "amigão" conta: "Quando vou buscá-lo na escola, ele corre e pula no meu colo."
CASA DA VOVÓ X ESCOLINHA
Quem não pode contar com os pais em tempo integral para deixar os filhos recorre às escolas infantis.
"Deixar com os avós é vantajoso pelo vínculo amorosos", afirma a professora Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp.
Mas as chamadas escolinhas oferecem vantagens. "Esses espaços possuem uma metodologia para cada faixa etária e criam um clima coletivo. As crianças aprendem a repartir, a perder e a ganhar", afirma a professora.
Um estudo de pesquisadores britânicos mostrou que bebês que estavam sob os cuidados dos avós aos nove meses de idade apresentaram mais problemas de comportamento aos três anos em comparação com crianças que estavam em creches, escolinhas ou com babás.
Foi provado que os bebês que convivem mais com os avós têm mais facilidade para vocabulário, mas perdem em experiências sociais.
"Os espaços cuidadores são mais lúdicos, a criança começa a ter uma desenvoltura melhor", defende a professora da Unicamp. "Se estiver pintando ao lado de um colega, a criança vai olhar o que o outro está fazendo, tentar imitar. Em casa, é provável que a avó queira ajudar com a pintura, e a criança não se sentirá tão desafiada."

Editoria de Arte / Follhapress/Editoria de Arte / Follhapress
*

Não precisa tirar sangue

Cientistas alemães criam aparelho que indica estado de saúde apenas emitindo luz sobre a pele

Cilene Pereira
chamada.jpg
RÁPIDO
O equipamento leva 30 segundos para dar o resultado
Uma equipe de pesquisadores da Charité Medical School, em Berlim, na Alemanha, desenvolveu um aparelho capaz de detectar, em cerca de 30 segundos, qual o nível de vitalidade do organismo para se defender do envelhecimento precoce. E faz isso de modo não invasivo – sem precisar colher amostras de sangue ou de fluido corporal –, apenas emitindo uma luz sobre a pele. Por isso, já foi apelidado de exame “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”). Trata-se de uma alusão ao aparelho usado na famosa série de televisão pelo personagem Dr. McCoy, o médico responsável pelo cuidado com a saúde dos tripulantes na nave que viajava pelo espaço. O criado pelos alemães é muito parecido com ele.
O teste mede a concentração, na pele, dos antioxidantes – substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres (moléculas que contribuem para o envelhecimento precoce das células). Vitaminas A, E e C são antioxidantes. Quanto maior sua presença no organismo, mais forte ele se encontra. O aparelho indica o nível desses compostos a partir da emissão de uma luz que capta as vibrações de onda emitidas por eles. É uma espécie de sistema bate-e-volta. A luz penetra a pele, parte dela registra as vibrações das partículas e volta para o aparelho. Em seguida, o equipamento aponta a taxa de antioxidantes (de zero a dez).
A criação do aparelho durou cinco anos. O objetivo dos cientistas, liderados por Jurgen Lademann, era criar algo que desse às pessoas um parâmetro de saúde de forma rápida e indolor.
Além disso, os pesquisadores esperam que a resposta rápida fornecida pelo aparelho sirva de estímulo para mudança de hábitos. “Se você resolve mudar de vida e come apenas uma salada no jantar, por exemplo, na manhã seguinte verificará um pequeno aumento na quantidade de antoxidantes”, disse Lademann. O exame está sendo testado em 50 estudantes. “Esperamos que o comportamento dos jovens se modifique à medida que conheçam a resposta positiva de seus organismos às alterações de comportamentos”, afirmou o cientista alemão.
img.jpg

Músculos jovens para sempre

Estudo revela que exercícios moderados rejuvenescem o tecido muscular

Mônica Tarantino
img.jpg
RENOVAÇÃO
Correr estimula a produção de célula-tronco
Os benefícios de praticar uma atividade física, como correr ou pedalar, vão além do melhor condicionamento físico. Pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, descobriram que exercitar-se com frequência e em intensidade moderada eleva a quantidade de células-tronco encontradas na musculatura. E são elas que garantem que o processo de regeneração dos músculos ocorra de forma eficiente. Os cientistas já haviam constatado que essas células tornam-se menos numerosas no envelhecimento, o que explica a queda na capacidade de reparação muscular.
O estudo foi feito com ratos de várias idades. As cobaias correram em uma esteira por 20 minutos, durante 13 semanas. Após esse período, constatou-se que os animais mais jovens tiveram um aumento médio na quantidade de células-tronco de 20% a 35% por fibra muscular. Nos mais velhos, o crescimento foi de 33% a 47%. “É também por esse motivo que as pessoas que praticaram exercício ao longo da vida envelhecem de forma mais graciosa”, afirma Dafna Benayahu, coordenadora do trabalho.

"O futuro da sustentabilidade passa pelo Brasil"

Ex-presidente americano Bill Clinton diz que o País tem muito do que se orgulhar no campo ambiental, mas alerta que não dá para descarbonizar sozinho

Edson Franco, enviado especial a Manaus
BILL-CLINTON.jpg
“Quando falo em um evento como esse, tento montar e apresentar um quadro para que as pessoas desenvolvam seus próprios pensamentos.” Foi exatamente isso o que o ex-presidente americano Bill Clinton fez em sua participação no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus. Cerca de meia hora atrasado, ele subiu ao palco ao lado do empresário Nizan Guanaes, que fez uma bem pronunciada apresentação em inglês.

Depois, por cerca de uma hora, o ex-presidente desfilou números, falou da sua experiência à frente do governo americano, lembrou histórias no mundo e revelou alguns projetos nos quais a Fundação Bill Clinton está envolvida.

Começou jogando para a torcida ao dizer que não imagina um futuro sustentável “sem passar pelo Brasil”. Ele afirmou que os brasileiros têm muito para comemorar no campo ambiental. Um exemplo é o fato de, segundo Clinton, o País ter mais de 80% de sua energia vinda de hidrelétricas.

Apesar disso, ele lembrou que o Brasil não pode construir o seu futuro sustentável sozinho. Depende de aprender com exemplos externos e fazer alianças. E, como todo mundo por aqui parece concordar, precisa contar com o apoio e a participação dos brasileiros. Lembrando o cartaz convocando americanos para a guerra, Clinton resumiu a questão ao dizer: “O mundo precisa de você”.

O ex-presidente não escapou da questão nuclear, tema preponderante em Manaus. Não foi categórico em defender ou condenar a construção de usinas, mas levantou pelo menos um senão. “Se for construir uma usina e não tiver onde enterrar os dejetos radioativos por milênios, você está com um problema na mão.”

Clinton estava tão pouco acessível durante a sua visita a Manaus que a primeira pergunta lida no palco por Ana Paula Padrão foi feita pelo governador do Amazonas, Omar Aziz. O ex-presidente respondeu a mais uma meia dúzia de questões, nenhuma feita por jornalistas.

Energia

O Fórum Mundial de Sustentabilidade chega ao último dia sem perder energia. A movimentação ainda é intensa no hotel Tropical e a expectativa é grande para acompanhar a apresentação da estrela do dia, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Às 15h30, ele faz uma palestra na qual irá elencar o que há de humanístico na sustentabilidade.

O consultor ambiental Fabio Feldmann abriu os trabalhos deste sábado falando de políticas públicas sustentáveis. Lembrou a dificuldade que foi a aceitação inicial do rodízio de veículos em São Paulo (“Chegaram a fazer adesivos com frases contra a minha mãe”), falou sobre a força que os verdes ganharam após o desempenho de Marina Silva na eleição presidencial do ano passado, defendeu licitações sustentáveis (“É absurdo o governo deixar de comprar lâmpadas econômicas”) e, assim como Arnold Schwarzenegger, disse que o discurso ambientalista precisa ganhar contornos mais sedutores para “tocar os corações”.

Após o discurso de Bill Clinton, sobe ao palco o senador Eduardo Braga, que vai falar sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia. Fechando o dia aqui no hotel Tropical, o organizador do evento, João Dória Jr., lê o manifesto “Por um Planeta Mais Sustentável”, às 17h30.

Mas o encontro não termina aí. Encerradas as atividades no hotel, o povo migra para o Teatro Amazonas, onde, às 20h30, acontece a Hora do Planeta, ação do WWF para alertar o mundo sobre o aquecimento global. Uma apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas e um show de fogos colocam ponto final no fórum às 23h.
Clique aqui e leia também a cobertura sobre o primeiro dia do Fórum, no qual o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, participou de palestra e falou sobre o etanol brasileiro.
Clique aqui e leia também a cobertura sobre o segundo dia do Fórum, no qual o dono da Virgin, Richard Branson, falou que as empresas devem ser forças do bem, e não apenas máquinas de fazer dinheiro.

Vestido Longo

Foto:
Foto:
Foto:
Foto:
Foto:



Luana Piovani, Juliana Didone e Vitória Frate usam vestidos longos e floridos no Fashion Rio / Fotos: PhotoRioNews e AgNews
Que vestidos (e saias) longos estão com tudo no verão, isso todo mundo já sabe! A novidade é que essa delícia de modelo vai continuar em alta no inverno. Quer ver?

Desfiles de inverno das grifes cariocas Auslander, Maria Bonita Extra, Totem e Cantão / Fotos: Reprodução ModaSpot
As passarelas de outono/inverno do Fashion Rio mostram o comprimento longo como grande aposta. Além de confortável, ele é ótimo para esquentar as pernas sem cair na mesma calça do dia-a-dia. E também serve para colorir o look de inverno, deixando os dias frios mais alegres!
Então, na hora das promoções do fim da estação, pode apostar nessa peça versátil. Daí, é só combiná-la com um blazer, malha ou cardigã e você vai ficar quentinha e charmosa.
Montei dois looks no site da revista ESTILO para mostrar como é fácil atualizar o vestidão quando bate aquele friozinho. Veja só:


Vestido Adriana Barra. Look 1: blazer Spezzato, carteira Isla, bota Studio TMLS. Look

Como você está se sentindo?

 Tem se sentido uma pessoa triste, insegura, inadequada para a vida ou para conviver com os outros? Ou ainda tem se sentido uma pessoa errada, e sinceramente, não gosta de si? Sabia que tudo isso é resultado de convicções e crenças ultrapassadas as quais você assimilou e vivencia? É sabido por todos que mudando-se as causas, mudam os efeitos. É justamente para ajudá-lo(a) a mudar a causa desse seu quadro, que decidi condensar nas páginas de um livro eletrônico toda uma ordem de pontos de vista sensatos e construtivos que renovarão sua visão de mundo. Com esta leitura você terá a chance de superar a autoestima baixa, mudando sua forma de ver a vida, as pessoas e a si mesmo(a) e seguir com sua vida adiante, vivendo com paz e alegria . Relembrando:

A pessoa com baixa autoestima se sente:

  • Errada
  • Triste
  • Inadequada à vida e aos outros
  • Insegura
  • Não gosta de si

Já a pessoa com a autoestima em alta, se sente:

  • Confiante para enfrentar os desafios da vida
  • Aceita e à vontade em qualquer ambiente
  • Competente para viver e lidar com as pessoas
  • Gosta de si
Transforme sua própria recuperação na prioridade número um de sua vida. Robin Norwood
Considero a felicidade um sentimento inatingível CASO não esteja fundamentada sobre uma forte estima por quem somos. Bom, eu vivenciei isso! Mas hoje sou perfeitamente capaz de dizer: "Eu sou feliz!" sem qualquer traço de superficialidade. O sentimento vem da alma mesmo. Entretanto a surpresa vem do fato de que eu jamais me imaginaria dizendo tal frase há uns 10 anos atrás. E isso só foi possível porque construí, aos poucos, minha própria autoestima.

Outras vantagens de uma autoestima equilibrada

  • Saber que coisas você faz bem e quais você pode melhorar
  • Se sentir bem consigo mesmo
  • Expressar suas opiniões
  • Não ter medo de falar com outras pessoas
  • Saber identificar e expressar suas emoções para outras pessoas
  • Participar de atividades no trabalho e escola com entusiasmo
  • Contar consigo mesmo(a) para resolver as situações de sua vida, o que não significa que ignore a ajuda e o apoio dos outros
  • Ter consideração por outras pessoas, possuir um sentido de ajuda, e se dispor a colaborar com os outros
  • Ser criativo(a) e original, inventar coisas, e se interessar por realizar tarefas desconhecidas, aprendendo atividades novas com abertura
  • Lutar para alcançar aquilo que se quer
  • Desfrutar a própria vida sem culpa
  • Se "lançar" em novas atividades
  • Não ter vergonha de perguntar algo que não sabe
  • Defender suas opiniões diante dos outros
  • Reconhecer quando erram
  • Não se importar que digam suas qualidades
  • Conhecer suas qualidades e procuram superar  seus defeitos
  • Ser responsável por suas ações
  • Aceitar a si mesmo(a), a vida e as pessoas como são
Aquele que começa a ler um livro, não é o mesmo que o termina.
Nós só podemos resolver um problema se o conhecermos bem. Se você se sente um problema, só conseguirá se resolver quando você se conhecer bem; quando se entender melhor. Todos temos uma natureza humana e precisamos conhecê-la para poder lidar com ela. 

Respostas divertidas para perguntas constrangedoras

Oito especialistas em humor sugerem jeitos de rebater a curiosidade inconveniente. 

Foto: Mauro Kury

 Cadê o namorado?

“Ele me trocou pela minha melhor amiga e, cada vez que alguém toca nesse assunto, choro a noite toda no ombro de quem perguntou.”

A atriz Ingrid Guimarães, de 38 anos, interpreta uma mulher recém-separada no filme De Pernas pro Ar, com estreia prevista para janeiro. Para quem vive essa situação, a sugestão de Ingrid é virar o jogo e deixar o curioso constrangido.

Foto:    Divulgação
 Quando sai o casamento?
 “Marquei para depois de 2012, porque eu só caso se o mundo não acabar.”

A apresentadora do Pânico na TV, exibido pela Rede TV!, namora desde 2009 o deputado Fábio Faria (PMN/RN), 33. A frequência com que ouve perguntas sobre casamento, na opinião dela, deve-se ao fato de estar com quase 30 anos – ela tem 29. Para os parentes, Sabrina diz que só casa depois da irmã mais velha, Karina, 33. Mas essa não é a única questão comum na família: segundo Sabrina, as tias-avós sempre perguntam sobre a beleza dos colegas dela no Pânico.


Lívia Laranjeira


Foto: Kelly Fuzaro
 Nossa vocês são bem amigos, hein?

“Olha, conheço ele pro-fun-da-men-te, a fundo mesmo.”
Diego Ferreira, 29, o Didi, tem o blog Te Dou Um Dado?, apresenta o Didiabólico, na MTV, e é gay assumido. Mas diz que já ficou sem ação depois que um tio perguntou quando ele iria aparecer com uma namorada. “Virei e fui buscar um café.”

Foto:   Divulgação
 Você está Grávida?

“Não, estou gorda mesmo. Mas agora você me deu uma boa ideia: vou engravidar para ver se coloco pessoas mais simpáticas no mundo.”
Débora Lamm, 32, atua no programa Junto e Misturado, exibido pela Globo, e no filme Muita Calma nessa Hora, que estreou em novembro. Ela conta que outra pergunta chata que costuma ouvir é: “E aí, está fazendo o quê?”. “Quem é artista sempre ouve isso. É constrangedor porque, se você está no teatro, não está fazendo nada. Você só está fazendo ‘alguma coisa’ se estiver na televisão.”

 
Foto: Antônio Chahestian
 Lembra de mim? Troquei sua fralda!
 “Nossa! Faz tanto tempo que hoje acho que sou eu que vou ter de trocar a sua!”
Apresentador do programa Legendários, da Record, Marcos Mion, 31, é conhecido pelas tiradas sarcásticas. Com essa, provavelmente você nunca mais vai ter de ouvir a mesma pergunta ou suas variações, como “já te peguei no colo”.

 Você vai comer tudo isso?

“Você tem gato? Então: ele tem sete vidas, com a sua, são oito. Por que você não toma conta dessas vidas e deixa que eu cuido da minha?”
Paulinho Serra, 33, do programa Quinta Categoria, da MTV, conta que já passou por uma situação assim e foi exatamente essa a resposta que deu. Ele também ouve muitos comentários sobre seus cabelos – ou sobre a falta deles. As pessoas, diz, geralmente demonstram surpresa ao vê-lo cada vez mais careca. “Respondo que nunca vi alguém ficar careca e depois voltar a ter cabelo.”
Foto:    Divulgação
Essa é foda..... O que você está fazendo da vida? Já arrumou um trabalho?

“Para todos os efeitos, sempre digo que estou desempregado. De repente, o cara pode até ficar comovido e
dar uma grana de presente.”
PC Siqueira, 24, tem o vlog Mas Poxa Vida e um blog com o mesmo nome no site da MTV. Explicar seu trabalho nem sempre é fácil, conta ele, que já viveu o mesmo problema quando era colorista de uma história em quadrinhos estrangeira. Desde então, ele se acostumou a dar a resposta acima.
Foto:    Divulgação
Foto: Divulgação
 E o bebê vem quando?

“Eu sou estéril.”
“Perdi os testículos fazendo stand up.”
“O bebê eu encomendei pela internet, deve chegar em maio.”
“Angelina Jolie me prometeu um dos dela até setembro.”
“Minha mulher preferiu comprar um cacto.”
Fábio Porchat, 27, do seriado Junto e Misturado, da Globo, casou-se em outubro deste ano com a atriz Patrícia Vazquez. Talvez por isso ele já tenha uma série de respostas engatilhadas para eventuais perguntas sobre um herdeiro.



Hora do Planeta

Mais de 130 países e 17 capitais no Brasil participam da Hora do Planeta

Ação criada por ONG desliga luzes entre 20h30 e 21h30 deste sábado (26).
Cristo Redentor (RJ) e Biblioteca Mário de Andrade (SP) apagam as luzes.

Do Globo Natureza, em São Paulo
imprimirMais de 130 países terão parte de suas luzes apagadas às 20h30 (horário local) deste sábado (26) para participar da Hora do Planeta, ação simbólica por meio da qual pessoas, empresas e governos expressam voluntariamente suas preocupações com o meio ambiente e o aquecimento global.No Brasil, 17 capitais confirmaram participação no evento, criado pela organização não governamental (ONG) WWF em 2007. A ideia é que luzes de residências e monumentos sejam apagadas por uma hora.As prefeituras de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) confirmaram participação no evento, por exemplo. Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) também terão luzes de monumentos apagadas. De acordo com a WWF, um total de 98 cidades no Brasil confirmaram formalmente participação na Hora do Planeta.No Rio de Janeiro, serão apagadas luzes de monumentos como o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa. Em São Paulo, as luzes do Estádio do Pacaembu, da Biblioteca Mário de Andrade e dos Arcos do Anhangabaú, da Ponte Estaiada e do Obelisco do Ibirapuera serão apagadas.

São Paulo Hora do Planeta (Foto: WWF/ Divulgação) 
Pessoas participam da Hora do Planeta em São Paulo, em 2010. 
(Foto: WWF/ Divulgação)
Outros pontos turísticos no mundo como a Torre Eiffel, em Paris, o relógio Big Ben, em Londres, e o prédio do Empire State, em Nova York, também terão luzes apagadas.
De acordo com a WWF, o evento ganhou novos participantes este ano sobretudo na África, Oriente Médio, Ásia e América. Nações como a Jamaica, Uganda, Chade, Irá, Palestina, Suriname, Azerbaijão e Tadjiquistão aderiram pela primeira vez à Hora do Planeta.
A estimativa  da ONG é de que mais de 1 bilhão de pessoas participem do evento em todo o mundo. No total, cerca de 3.800 cidades confirmaram participação. Neste ano, a ideia é que o primeiro minuto da Hora do Planeta seja reservado para homenagear vítimas do tsunami no Japão e das enchentes de janeiro no Brasil, além de mortos por outras tragédias naturais.
cristo em 2009 (Foto: Reprodução/ TV Globo) 
Foto de 2009 do Cristo Redentor, que teve luzes apagadas na Hora do Planeta

 

Pfizer faz recall nos EUA por troca de remédios de depressão e próstata

Antidepressivo citalopram foi confundido com finasterida, para a próstata.
Medida anunciada neste sábado (26) vale para o mercado americano.

A gigante farmacêutica Pfizer anunciou neste sábado (26) um recall de medicamentos em decorrência de uma troca entre embalagens de dois remédios distribuídos no mercado americano: um antidepressivo e um para o tratamento de problemas na próstata.
Por falha da empresa, a finasterida de 5 mg, usada no tratamento de hiperplasia da próstata, foi rotulada como o antidepressivo citalopram de 10 mg – e vice-versa. De acordo com um comunicado oficial da empresa, o lote atingido foi o de número FI0510058-A.
Representantes da Pfizer no Brasil informaram que a empresa não comercializa esses produtos no país. O G1 tentou entrar em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas até o momento não obteve resposta.
Efeitos colaterais
Em nota, a Greenstone, subsidiária da Pfizer especializada em genéricos, alerta que mulheres grávidas não devem ingerir a finasterida por causa dos riscos ou efeitos colaterais, que podem causar anormalidades genitais em bebês do sexo masculino.
O outro medicamento, citalopram, é contraindicado para pacientes que tomam inibidores de monoaminoxidase (enzima envolvida no metabolismo da serotonina e de neurotransmissores) ou o antipsicótico primozida. Também não deve tomá-lo quem tiver hipersensibilidade ao medicamento ou a outros componentes dele.
A companhia aconselha que os pacientes retornem as caixas de remédios ao farmacêutico ou a um fornecedor. Ainda não foi constatado nenhum prejuízo ou doença relacionados ao recall, informou o porta-voz da Pfizer.

Uma vida...

 




Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.


Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
"quebrei a cara muitas vezes"!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!

Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e
a vida é "muito" pra ser insignificante.

 Charles Chaplin*

Para quem perdeu um ente querido

Em inúmeras circunstâncias de nossas vidas sofremos cortes repentinos nas relações pessoais: alguém de nossa convivência, de repente, se desliga da nossa companhia e toda a configuração existencial sofre transformações muitas vezes bastante significativas


Quanto mais próxima for a pessoa, mais complicado se tornará o rompimento. Membros de uma mesma família apresentam maiores dificuldades em se separar e as rupturas mostram-se mais graves e dolorosas. No caso de namorados, amigos e gente de nossa convivência ocorre o mesmo. Afastamentos, possíveis cortes na experiência comum, perda da vida, geram dúvida e sofrimento. Tratam-se sempre de situações muito difíceis de serem aceitas e, às vezes, até mesmo de se acreditar nelas. Parece que o ser amado vai voltar em breve, agora mesmo, não se acredita na separação definitiva. A perna amputada segue doendo...
Costumo entender esses rompimentos como sinal de uma missão que se cumpriu e, por isso, acarreta mudanças tão radicais. O ser humano não está inteiramente preparado para as perdas e acaba reagindo, na maioria das situações, de forma inadequada e cheia de dor, o que impede o real desligamento.
Já que perder é inevitável e se repete em diversas situações e por diferentes motivos - morte, desamor, desentendimentos, azares etc -, podemos afirmar que o melhor é sair da relação (seja do tipo que for) da forma mais harmoniosa possível, para que dela não restem angústias ou ressentimentos, pois eles se prolongam na memória e na afetividade, impedindo a plena continuidade da vida.
Assim, é fundamental despir-se de todas as cobranças e frustrações para seguir buscando caminhos construtivos, que apontem para desenlace e crescimento. Caso contrário, estará sendo criada uma situação geradora de carma, tornando-se a libertação e o recomeço em uma nova dimensão de vida muito difícil. Os rancores, os ódios, e os sentimentos negativos são fortes entraves para que se possa procurar com coragem um novo rumo.
Se você precisa encontrar essa coragem, não tenha vergonha de procurar quem possa auxiliar. Terapeuta, vidente, ajudas.
Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold, ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Especial para Terra

'Vivemos momento de elevação da consciência



A entrada de Urano em áries, no último dia 11, mexeu com as entranhas físicas e espirituais do planeta, mas também de todos nós. Emoções, sensações, pensamentos, elevação do espírito, tudo isso veio junto das dificuldades, se é que posso chamar assim o que alguns habitantes da Terra vêm enfrentando.
Todos têm ouvido muitas coisas sobre 2012. Os mais pessimistas falam no fim do mundo, mas os otimistas, como eu, falam de "fim dos tempos". Urano marca principalmente o rompimento com o passado, com um status quo que já não ressoa no coração da maioria de nós. Um modo de vida sem sentido, voltado apenas para os deveres e os ganhos materiais.
Áries é um signo de inícios, de florescimento. Urano em áries marca o fim e o início ao mesmo tempo, respectivamente de processos cristalizados em nossas almas e a abertura para algo muito novo que está por vir.
A energia a princípio, chega de uma forma densa e destrutiva, pois processos cristalizados precisam de uma força maior da natureza para serem eliminados. Neste momento vemos a deusa Kali atuando na vida individual e coletiva de todos nós.
Muitos de nós sentimos a entrada de Urano, além da entrada triunfal que causou a destruição de parte do Japão. Estamos presenciando os movimentos militares na guerra que está se desenhando contra a Líbia. No entanto, cada um de nós ainda está sentindo sua influência individualmente. Vi muitas pessoas, literalmente, caírem de cama, muitas com crises hipertensivas (especialmente as que possuem algum planeta, sol, lua ou ascendente em áries ou libra), muitas pessoas com crises de pânico ou medos infundados.
Vi muitas pessoas nestas últimas duas semanas começarem a questionar suas ambições, suas escolhas e pensar em uma nova direção de caminhos. Muitas têm a sensação de estarem funcionado em uma vibração diferente, como se estivesse em duas dimensões.
Desde 1990, ouço nos grupos espiritualistas que frequentei que o eixo da Terra mudaria e que novas vibrações estariam presentes depois de muitas catástrofes, mortes, perdas e sofrimentos. Pois então, estamos em meio a esse momento.
Ainda este ano o último portal de vibração espiritual na Terra será definitivamente fechado, no dia 11/11/2011. Daí em diante, acredito, entraremos numa fase de reconstrução e renascimento que será efetivada definitivamente em 2012, o tempo em que a Terra será iluminada por uma imensa luz banhada de realizações e espiritualidade.
Acredito que 2012 será marcado pela transição e elevação energética de nossas vibrações e a partir daí poderemos recomeçar a construção de um planeta carregado de esperança e amor. Vamos vibrar positivo e acreditar na força da Luz que todos possuímos!
Quer saber mais sobre o trabalho de Eunice Ferrari, ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Especial para Terra

Infertilidade e ciclo menstrual irregular


Uma das funções do casal que pretende ter filhos consiste em definir a melhor altura do mês (ciclo menstrual) para ter relações sexuais. Os espermatozóides e o óvulo têm um tempo limite de vida. Ter relações antes do período não vai ajudar porque o óvulo já morreu há muito. Imediatamente após o período também não beneficia nada porque, na altura da ovulação, os espermatozóides há muito que morreram.
Sabendo que o óvulo tem um tempo de vida de 12 a 24 horas e que os espermatozóides tem um tempo de vida que varia entre 2 a 5 dias é possível estabelecer períodos do ciclo menstrual que são mais propícios à fecundação.
Regra geral, as pacientes que pretendem engravidar usam um gráfico mensal onde colocam informações relativas ao ciclo menstrual, ficando assim a saber quando se aproxima o momento de fecundação. Este método, útil sem dúvida, falha quando o ciclo menstrual das mulheres não é regular. É benéfico estabelecer estes horários quando o ciclo menstrual não é irregular.

O problema é que imensas pacientes que sofrem de infertilidade apresentam um ciclo menstrual irregular. Fica difícil estabelecer horários preferenciais para as relações sexuais quando o ciclo se encontra completamente desregulado. O ciclo menstrual irregular é um dos sintomas que a acupunctura se dedica a diagnosticar e tratar nestas pacientes.
Regular o ciclo menstrual é um bom sinal pois indica que se está a conseguir tratar os padrões clínicos que afectam a paciente. Mas tem outra grande vantagem. Permite ao casal estabelecer horários para manterem relações sexuais com muito mais certeza. Não é importante somente para o tratamento dos padrões clínicos é relevante na medida que oferece ao casal uma nova ferramenta que os poderá ajudar a tão desejada gravidez.
Outras estratégias podem ser adoptadas conjuntamente com os horários mensais de relações sexuais. Falo em particular, de pequenas coisas que a mulher pode fazer após a relação sexual.
Mandam as boas regras de higiene que a mulher tome banho após as relações sexuais. As boas regras de higiene são amigas da infertilidade. Elas não ajudam a mulher a engravidar. Nesta fase da vida a mulher deve evitar tomar banho imediatamente após as relações sexuais de forma a manter o esperma do seu companheiro dentro de si. Mas pode ainda fazer outra coisa. Algo que costuma passar despercebido a muitas pacientes com infertilidade.
Após a relação sexual a mulher, além de não se lavar, pode colocar 1 ou 2 almofadas por baixo do cóccix de forma a subir o baixo abdómen relativamente ao resto do tronco. Desta forma pode utilizar a força gravitacional para puxar o sémen do companheiro mais para dentro de si. Estas 2 últimas estratégias são particularmente úteis quando as relações sexuais são definidas dentro de determinadas alturas do ciclo menstrual, quando a mulher se encontra na fase fértil.

4 passos para dominar a ansiedade

Sentir ansiedade pode até ser bom, mas é preciso saber dominá-la

Por Marjorie Umeda
Moça dormindo
Viver com a mente agitada, aflita com o que pode acontecer entre o agora e o daqui a pouco e com a sensação de que alguma coisa está errada. Sentir a respiração acelerada e o coração batendo mais forte. Todo mundo já passou por isso. Por mais incômodo que seja, não há mal em experimentar um pouco de apreensão e expectativa em momentos específicos, como aquele que antecede um novo trabalho. “Na dose certa, a ansiedade nos impulsiona e nos ajuda a buscar soluções para os contratempos”, diz Leonardo Gama Filho, psiquiatra, chefe da psiquiatria do Hospital Municipal Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro. O problema aparece quando, dia após dia, sem um motivo aparente, você é vítima desses sintomas.

Sentir um misto de medo e agitação tem o seu valor e garantiu a evolução da nossa espécie. “No tempo das cavernas, por exemplo, a ansiedade sinalizava que era hora de tomar uma atitude – se defender ou atacar”, explica Mariângela Savóia, psicóloga do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Nos dias de hoje, entretanto, o risco iminente de ser surpreendida por um animal selvagem não existe mais, ainda assim, por causa das tarefas a cumprir e dos papéis a desempenhar, muitas de nós vivemos com a sensação de que o perigo está à espreita

Segundo dados do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, 25% da população tem, teve ou terá o transtorno de ansiedade – sendo que há três mulheres para cada homem com o problema. Esse quadro aparece quando o sentimento fica fora de controle e pode se manifestar na forma de fobias ou até mesmo como a síndrome do pânico. Os sintomas são fisiológicos (como taquicardia e falta de ar), comportamentais (quando você evita lugares e pessoas) e psicológicos (uma sensação de inquietude).

Entre uma leve apreensão e o transtorno diagnosticado, existe um estado intermediário – e é desse que vamos ajudá-la a sair. É aquela ansiedade que não compromete profundamente a sua vida, mas atrapalha as relações, porque você vive sob tensão. O desconforto aumenta sempre que se sente mais requisitada, como no fim do ano. Se está nesse estágio, calma, ainda dá para virar o jogo. Coloque em prática as dicas a seguir e passe a encarar a vida com mais equilíbrio!

Arroz integral reduz a gordura abdominal

90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e afastar males como o câncer

por LÚCIA NASCIMENTO | design EDER REDDER e NATH PEREIRA | fotos ALEX SILVA

Uma fina casca — para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente — e não abusavam dos refi nados — tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas.

A começar pela barriga, que dá uma enxugada. Em consequência, o coração é beneficiado: células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. “Sem contar que, nos últimos anos, a ciência provou que a distribuição da gordura no corpo é importante para determinar o risco cardiovascular”, explica José Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo. “Pessoas que nem sequer têm peso elevado, mas apresentam a adiposidade nas vísceras ou órgãos internos, apresentam um risco maior.” Junto a tantas vantagens, existe ainda a menor probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama.

Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes? “A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal”, esclarece Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.

Quem come arroz diariamente costuma se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições — e aí o corpo agradece com todas as suas forças. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, pesquisadores americanos constataram que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B. Muito pelo contrário.

O estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseou-se no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. O resultado mostrou ainda que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal. “O arroz em si, principalmente o integral, é considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais”, confirma a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Bandeirantes, na capital paulista. “A longo prazo, sua ingestão diminui mesmo o risco de diversas doenças.”

Os tipos integral e parboilizado também ganham destaque pelos teores de metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. “Sem contar que a metionina é precursora de um neurotransmissor, a serotonina”, conta Patrícia. Essa substância é uma espécie de antidepressivo natural. O aminoácido ainda auxilia na redução do colesterol e afasta a fadiga crônica. Com tantos benefícios, é triste saber que o cereal deixou de ser o preferido dos brasileiros na hora do almoço e do jantar. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) divulgado no fi nal do ano passado, hoje consumimos cerca de 40% menos arroz do que no início dos anos 2000. Mas, justiça seja feita, ele merece dar a volta por cima — e retornar para a sua mesa, principalmente na versão integral, é claro. “O ideal é ingerir o alimento na maioria das refeições”, sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. “Não há uma recomendação mínima, mas o correto é substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas, como esse é um hábito novo para boa parte da população, o mínimo consumido já é válido”, conclui. Bom apetite

NOVAS MÍDIAS

Clique na imagem e veja como os publicitários vem buscando novas formas de falar com seus consumidores.

Cabelos compridos lindos e saudáveis

Cabelos compridos
Cabelos compridos são preferência nacional, mas como mantê-los sempre lindos e saudáveis? Simples, cuidado permanente. É, não tem jeito.

Quem quer manter os cabelos compridos e favorecer o crescimento dos fios tem que seguir algumas regrinhas e nunca deixá-las de lado. Para deixar as madeixas sempre tratadas, lembrem-se: cortes periódicos, hidratação e, lógico, a utilização de produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Não adianta querer economizar e usar aquele shampoo ou aquele creminho que estavam em promoção. Nesse caso, muitas vezes, o barato pode sair caro.
Hidratar os cabelos é a única maneira de manter a saúde dos cabelos, pois os fios longos tendem a ressecar mais. Devemos lembrar que quanto mais longe do couro cabeludo, mais difícil fica manter os nutrientes nos fios. A hidratação deve ser feita a cada 15 dias e é muito simples de ser feita: basta aplicar a máscara para o seu tipo de cabelo por alguns minutinhos (é importante seguir as indicações de cada marca) e depois enxaguá-lo.
Pontas duplas e ressecadas não dá. Por isso, corte os cabelos de dois em dois meses. Outro detalhe que não deve ser esquecido por quem preza por fios bem cuidados é o uso de bons produtos, mas preste atenção da hora da comprá-los e, se necessário, peça auxílio de um profissional. Por fim, evite produtos que não se adéquem ao seu tipo e cabelo, pois o resultado pode ser muito diferente do esperado.
Por Paula Perdiz


Ceabelo longo com ondas e penteados


Os penteados e cortes de cabelo são fundamentais à hora de conseguir um estilo e realçar a beleza. É por isto que a maioria das mulheres procuram estar ao tanto das últimas tendências em cabelo.

Uma das tendências mais populares em 2011 é usar o cabelo longo com ondas. Ademais é perfeito para criar penteados já que o cabelo longo permite-nos jogar e assim criar diferentes looks.


Um dos penteados mais populares e fáceis é deixar o cabelo solto e que as ondas de nosso se luzam. Claro que podes te ajudar de ferros quentes para poder criar ondas bem definidas.

Podes levar ondas desde a raiz do cabelo ou começá-las no nível das orelhas.

Os coques é outra das tendências fortes, não só por ser tão versáteis, senão também pela elegância e o estilo que agregam. São perfeitos para ocasiões formais e informais.

Conquanto há vários estilos de coques, o mais popular na moda 2011 é o coque desordenado.

Arroz integral e a obesidade infantil

Arroz integral pode diminuir a obesidade infantil
O pediatra norte-americano Alan Greene, da Universidade de Stanford (EUA) está incentivando os pais a trocarem o arroz normal pelo integral nas refeições dos filhos. Ele acredita que abolir o arroz branco pode melhorar os índices de obesidade infantil. Mas será que só isso pode resolver um problema tão grave quanto esse?
A nutricionista Sandra da Silva Maria, do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas), explica que o arroz integral tem mais fibras do que o arroz normal, o que dá saciedade e faz a pessoa comer menos.
Além disso possui vitaminas do complexo B, o que ajuda o metabolismo a funcionar melhor. Essa duas coisas ajudam sim a combater a obesidade, mas não são fatores determinantes. Para que as crianças sejam saudáveis desde pequenas, Sandra indica que os pais ofereçam para elas alimentos integrais em geral e não somente o arroz, ou seja, pães e biscoitos integrais são boas opções. "É importante também evitar a ingestão de biscoitos recheados, refrigerantes e doces. Comer frutas é essencial".
Por Larissa Alvarez


Para combater a obesidade infantil, mal que já atinge uma em cada dez crianças em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso investir na reeducação alimentar e atividades físicas.

Antes de tudo não se pode esperar que uma criança alimente-se à base de frutas e verduras enquanto o restante da família se diverte com alimentos calóricos.

Prevenção da Obesidade Infantil

Veja algumas dicas importantes:
  • Alimentos saudáveis além de receitas leves e naturais são um ótimo começo. Embora, possa haver resistência por parte da criança, após alguns meses seu paladar começará a mudar e a reeducação alimentar será assimilada com maior naturalidade.
  • Prática de atividades físicas: os pais podem enfrentar algum tipo de resistência por parte da criança, que geralmente tem uma performance inferior à de seus colegas. Estimular a prática do esporte pode facilitar a formação de vínculos sociais e preveni a desistência ao esporte. Além disso, os pais devem estar atentos para não sobrecarregarem a criança, exigindo que ela faça mais atividades físicas do que é capaz de suportar. O esporte deve ser uma fonte de prazer e não de tensão. Como se nota, ainda que a constituição genética de uma criança favoreça a obesidade, há muito o que os pais podem fazer para evitar que o problema se instale. Investir na reeducação alimentar e no fim do sedentarismo de seu filho é um esforço que poderá poupá-lo de grande sofrimento na vida adulta. 

      Assistência Farmacêutica no SUS

      “Não podemos considerar a existência do Sistema Único de Saúde (SUS) sem que haja uma efetiva assistência farmacêutica”. A declaração foi feita pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), na manhã desta quarta-feira (23), durante o relançamento da Frente Parlamentar de Defesa da Assistência Farmacêutica.

      Ag. Câmara
      Vanessa defende assistência farmacêutica no SUS Para a parlamentar, a assistência farmacêutica está ligada à promoção da saúde.

      A Frente protagoniza no Congresso Nacional debates importantes que estão em curso na sociedade, como política de medicamentos para Aids, patentes, plantas medicinais, judicialização da saúde, entre outros.

      A senadora, que participa da iniciativa desde sua criação - à época como deputada federal - ressaltou que este ano a Frente passa a ser mista, ou seja, com participação de deputados e senadores.

      Vanessa, que é farmacêutica, contou que em recente conversa com a presidente Dilma Roussef, em Manaus, onde ambas estiveram para o lançamento da Campanha Nacional contra o Câncer de Mama e de Colo do Útero, a presidente disse que há necessidade de ações mais audaciosas na área da saúde. Para Vanessa esse posicionamento deixa clara a prioridade com que a saúde será tratada no Governo Dilma.

      Ela destacou a importância da Frente Parlamentar não só no sentido de apresentar projetos de Lei para o setor farmacêutico, mas principalmente de ajuda na transformação das leis para a saúde em ações práticas.

      A senadora informou que um dos primeiros projetos apresentados por ela, neste início de mandato, foi o que trata da necessidade das unidades de saúde do SUS possuírem farmácias e manterem em seus quadros, profissional farmacêutico habilitado.

      Para a parlamentar, a assistência farmacêutica está intrinsecamente ligada à promoção da saúde.

      Outro projeto de interesse da categoria que se encontra no Senado Federal é o que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho dos farmacêuticos para 30 horas semanais, sem redução de salário. A presidente da Fenafar destacou também, como desafio para 2011, a aprovação do substitutivo ao PL 4385/94, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde. Este está pronto para entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados.

      Auxílio-reclusão: verdades e mitos.


      É impressionante a enorme quantidade de informações repassadas equivocadamente como verdades absolutas através da internet. Já escrevi sobre isso ao esclarecer algumas possíveis dúvidas quanto à Carteira Nacional de Habilitação vencida. Comumente recebo e-mails desse tipo, digamos equivocados.
      Neste post trato de um que já recebi várias vezes. Hoje pensei: melhor informar corretamente ao público. Eis o e-mail:
      O governo está chiando com o “aumento” do salário mínimo para R$ 545,00, porém não está discordando do aumento do “salário presidiário” para R$ 810,00! Será que os sindicalistas e os petistas acreditam que um criminoso merece uma remuneração superior a de um trabalhador?
      Pergunto-lhes:
      1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?
      2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$545,00, fazer malabarismo com orçamento pra manter a família?
      3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar pra não ser assaltado?
      4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?
      5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto, pelo coitadinho que está preso, recebem uma bolsa de R$798,30 para seu sustento?
      6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
      PELA PORTARIA DE Nº 333, DE 01/06/2010 O VALOR DO SALÁRIO FAMÍLIA PRESIDIÁRIO PASSOU A SER DE R$810,18 ! ! ! E TEM MAIS. . . NO CASO DE MORTE DO “POBRE PRESIDIÁRIO”, A REFERIDA QUANTIA DO AUXÍLIO- RECLUSÃO PASSA A SER “PENSÃO POR MORTE”.
      Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?
      Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais do que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira.
      Ou seja, (falando agora no popular pra ser entendido), bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos, ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social. Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário? Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias. Isto é um incentivo a criminalidade. Que políticos e que governo é esse????
      Não acredita? Confira no site da Previdência Social.
      Portaria nº 48, de 12/02/2009, do INSS
      http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
      QUANTA BABOSEIRA! Ao menos terminou indicando um link excelente. O da própria Previdência Social, que fala do auxílio-reclusão.
      Passo a analisar o conteúdo do e-mail (serei o mais claro, simples e objetivo possível para que a mensagem chegue ao grande público):
      1. Não existe “Salário Presidiário”, mas sim um Auxílio-Reclusão.
      2. Estudar e ter uma profissão vale muito a pena. Se estudando lograr êxito num mercado de trabalho cada vez mais competitivo é difícil, imagine sem estudar e se profissionalizar. Eu sou concursado, estou sempre estudando e me aperfeiçoando. Posso dizer: vale muito a pena.
      3. Salário-mínimo é pouco? Talvez para mim e para alguns outros, mas pergunte a quem está desempregado há anos. Pior é não ter nada.
      4. Viver endividado é péssimo. Sem falar que endividamento é mania de uma sociedade consumista, vazia de valores e ideais. Mas isso é assunto para um outro post.
      A Portaria nº 333 não aumentou o “Salário-Família-Presidiário”, que por sinal inexiste. O que ela realmente fez foi dispor sobre o salário mínimo e sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social – RPS. Fez, no passado, porque ela foi revogada pela Portaria 568, de 31/12/2010. Sobre a conversão em pensão por morte do auxílio-reclusão, nada mais natural. Morrendo o segurado, o auxílio-reclusão deixará de ser pago e será convertido em pensão por morte.
      Farei agora como o autor do e-mail. Você sabe o que é Auxílio-Reclusão?
      O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado(palavra-chave) recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Não é TODO presidiário, mas sim o segurado da previdência social que vier a ser recolhido a prisão. Não é todo e qualquer preso, e sim aquele que ostenta a qualidade de segurado da previdência social. Será que fui claro? Estou sendo repetitivo, mas, por via das dúvidas, exemplificarei: digamos que um trabalhador seja empregado de uma empresa X, contribua mensalmente para a previdência social, tudo conforme determina a lei. Imaginem que ele veio a cometer um crime e foi recolhido à prisão, foi preso. Há alguns requisitos para concessão do benefício, mas basicamente é esse presidiário, que é segurado da previdência social, que terá direito ao auxílio-reclusão.
      Outro fato importante a saber: O valor do auxílio-reclusão corresponderá ao equivalente a 100% do salário-de-benefício, que por sua vez corresponderá à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo, a contar de julho de 1994. No caso do segurado especial (trabalhador rural), o valor do auxílio-reclusão será de um salário-mínimo, se o mesmo não contribuiu facultativamente.
      Não busco aqui exaurir a matéria, até porque não estou ministrando uma aula de Direito Previdenciário, mas apenas esclarecendo algumas dúvidas e pugnando por uma internet menos poluída com informações equivocadas.
      Para maiores informações, há conteúdo suficiente no site do Ministério da Previdência Social.
      Estudem, verifiquem as informações recebidas por e-mail. Como já disse certa vez, se você sabe de algo e quer compartilhar com outras pessoas, faça da forma mais completa e clara possível ao invés de apenas gritar “Fogo!”; se você recebeu alguma mensagem, um alerta, e ficou com a pulga atrás da orelha, procure (google it), informe-se melhor, ou por fim entre em contato com quem ache que pode ajudar, antes de sair por aí repassando tudo que recebe sem verificar. Só assim a internet será livrada do lixo virtual que tanto a deixa poluída.
      Tudo de bom e até muito breve.
      Cirilo Veloso Moraes

      ANSIEDADE

      O que é ansiedade
       A ansiedade. Ela continua a ser a mais terrível e temida inimiga da reeducação alimentar.
      Esta "senhora" continua  sendo o maior obstáculo para o sucesso de um processo de eliminação de peso.
      É sem dúvida, a "inimiga pública número 1".

      Como existem muitas dúvidas a respeito desta estranha sensação, é necessário que se saiba um pouco mais sobre ela. Mas, ATENÇÃO! Não vale ler e não absorver. Cuidado com a ANSIEDADE...

      Primeiramente, falarei sobre a Ansiedade Normal.

      Existem alguns autores que denominam a nossa era como sendo a Era da Ansiedade. Com tanta turbulência, competitividade, dificuldades de relacionamento, consumismo desenfreado, atrocidades, discrepâncias sociais, injustiça, globalização e tantos outros agentes poderosos, seria praticamente impossível não ser contaminado por este acontecimento psíquico.

      Para ser ansioso basta ser indivíduo e ter participação ativa na sociedade. Desde sempre a ansiedade é companheira inseparável do homem. No tempo do homem das cavernas, era um sinalizador de alerta frente a um perigo iminente e real. Através deste sinalizador, este homem primitivo podia enfrentar ou fugir de um animal selvagem.

      O sentimento de medo, outro fiel aliado presente nos momentos de tensão, é mais uma característica da ANSIEDADE. Ao deparar-se com ursos enormes o homem das cavernas tinha, com certeza, uma grande descarga de adrenalina e sentia a necessidade de resolver logo a situação. Estava sobre uma situação de estresse e sentia medo. Certos sentimentos determinados pelo perigo, pela ameaça, pelo desconhecido e pela perspectiva de sofrimento fazem parte da natureza humana. Preocupação com a caça, com a mulher, com a sobrevivência estavam presentes em sua vida, mas a atitude era muito mais instintiva e menos elaborada. Problemas existiam, mas a capacitação da resolução era o que definiria sua existência. A ANSIEDADE era o principal instrumento de adaptação às exigências da vida, portanto, era positivo ser ansioso.

      A ANSIEDADE, observada por este prisma, é um sinal de alerta que adverte o perigo iminente e capacita para medidas eficientes; quando ansioso este homem se colocava em posição de alarme, tanto física como psiquicamente (dilatação das pupilas, aceleração do coração, dilatação dos brônquios e musculatura enrijecida). Pronto para o ataque ou para a defesa. Pronto para enfrentar a vida...

      A ANSIEDADE passou a ser classificada e estudada como objeto de distúrbios quando o homem deixou de usá-la como instrumento de sobrevivência e passou a atribuir significados altamente complexos às suas sensações. O homem deixou de apenas sobreviver e passou a querer entender sua existência. Foi aprimorando sua inteligência, capacitação, adaptação ao meio, comunicação e foi tornando-se cada vez mais confuso quanto suas atitudes. Quanto mais confuso, mais conflitos. Quanto mais conflitos, mais estresse... E assim o stress passou a ser o representante legal e emocional da ANSIEDADE.

      Então, a ANSIEDADE, não é este bicho papão que acaba com os sonhos e perspectivas positivas do ser humano. Ela demonstra claramente a evolução humana e pode ser classificada em níveis como o "neuroendócrino" que diz respeito aos efeitos da adrenalina, noradrenalina e cortisona; o "visceral" onde ocorrem efeitos musculares e na "consciência", pela constatação das sensações fisiológicas da sudorese, palpitação, inquietação e conscientização do nervosismo e amedrontamento.

      Conclusão: de uma maneira ou outra, somos todos ANSIOSOS. Ansiosos Normais. E isto é muito bom!
       Por: Sonia Cristina Camargo Bessa

      Medo ou fobia

      Medo ou fobia


      Em cada etapa da vida, os medos surgem de forma diferente. Se na infância, o bicho-papão ou o monstro embaixo da cama te faziam chorar, na adolescência, o vestibular foi o grande vilão.
      Quando entramos na fase adulta ficamos com medo do desemprego ou de não saber cuidar dos filhos e, na velhice, o medo de morrer é o que vem à tona.

      O medo constitui uma etapa normal do desenvolvimento humano e é inclusive considerado um elemento que protege a vida. Cada um conhece seus próprios medos e deve saber como enfrentá-los. Mas quando ele te impede de manter a sua rotina normalmente e você começa a ter transtornos de ansiedade, pode ser indícios de uma fobia.

      Conforme Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula (São Paulo), quando o medo ganha maior proporção e não se justifica, impondo limitações à vida da pessoa, não deve ser desprezado e considerado como apenas mais um medo entre outros.

      "O medo é uma reação emocional a um perigo real externo, enquanto a fobia é um medo irracional em relação a algo que não apresenta riscos iminentes. Essa reação geralmente é acompanhada de muita ansiedade", diz o psicólogo.

      As fobias atingem 10% da população. Na maioria das vezes, os fóbicos são inteligentes, responsáveis, sensíveis, com certa tendência a ser detalhistas e controladores. "O paciente fóbico tenta substituir seu medo ‘sem nome’ da angústia pura e indefinível que sente, por um conteúdo ou uma situação aparentemente lógica", diz o psicólogo.

      Conheça as sete fobias mais comuns:

      1.Claustrofobia: medo de lugares fechados, como elevadores, túneis, ambientes pouco ventilados e até mesmo equipamentos de tomografia e ressonância magnética;
      2.Agorafobia: medo de espaços abertos e cheios de gente, como estádios, shopping centers e locais de shows;
      3.Glossofobia: medo de falar em público;
      4.Hipsiofobia: medo de altura;
      5.Amaxofobia: medo de andar de carro;
      6.Hidrofobia: medo de água, de entrar em piscinas e nadar no mar;
      7.Eritrofobia: medo de sangue.

      Segundo o especialista, entre várias abordagens, o tratamento de fobias que faz uso de psicoterapia tem alcançado muito sucesso. Em alguns casos, é necessário fazer uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos para baixar os níveis de ansiedade.

      "O papel do psicólogo tem de ser ativo, levando o paciente a confrontar seus temores. Quando a neurose que desencadeia a fobia contém traços obsessivos, é necessário um tratamento mais profundo", diz Luiz Gonzaga Leite. Por:
      Juliana Lopes

      CHEGA DE DESCULPAS

      Chega de desculpas


      "Uma pessoa pode falhar muitas vezes, mas ela não é um fracasso enquanto não começar a culpar os outros."
      Ted Engstrom

      "Estou muito ocupado.
      "
      "Não sei como fazer isso."
      "Não me sinto à vontade."
      "Já tentei uma vez e não consegui."

      Você já não ouviu a afirmação, "Se vai aprender alguma coisa, você cometerá erros?" É verdade. Às vezes, os indivíduos se recusam a tentar coisas novas porque têm medo de falhar e, conseqüentemente, de serem considerados um fracasso.

      Quando você não quer fazer uma coisa, qualquer desculpa esfarrapada serve. Mas, as desculpas muito repetidas têm um modo estranho de se transformar. Elas podem vir a ser doenças crônicas que destroem a nossa auto-estima e paralisam a nossa vontade. Tornam-se grilhões que obscurecem a nossa visão, deixando-nos incapazes de sonhar e muito menos de realizar por medo de falhar.

      Há uma diferença entre falhar e ser um fracasso. São poucas as coisas que se aprende na vida sem que se erre pelo menos uma vez. Você aprendeu a andar de bicicleta sem perder o equilíbrio? É bem provável que não. Você queria tanto fazer estas coisas, que rapidamente deixou para trás as tentativas mal sucedidas e continuou tentando. Embora tenha falhado várias vezes neste processo de aprendizagem, você não foi um fracasso.

      Você se lembra de que, às vezes, na sua frustração, colocava a culpa do fracasso na pessoa que estava tentando ensiná-lo? Se estivesse na bicicleta, a culpa era de quem estava ao seu lado segurando-o. Logo, você queria que esta pessoa o largasse e o deixasse ir por sua conta própria. Se caísse, a culpa seria do outro que o havia largado cedo demais, ou muito tarde.

      Talvez, quando foi ganhando confiança e habilidade, você estivesse andando na calçada quando encontrou alguém. Você não tinha muita certeza de que conseguiria passar no pequeno espaço que sobrava e ficou com medo de tentar. Se caiu, deve ter pensado como, "Você me fez cair! Se não estivesse no meu caminho, eu não teria caído". A realidade é que, se tivesse mais prática, poderia ter facilmente resolvido a situação, como certamente fez muitas vezes depois.

      Na vida, às vezes, parece que alguém ou alguma coisa nos faz fracassar. Não é raro sentirmos que outra pessoa ou circunstância nos impede de alcançarmos os nossos objetivos. O que é raro é admitirmos que talvez não tenhamos feito o melhor possível e, em seguida, analisarmos o nosso preparo e nosso esforço.

      Pergunte-se se você fez o melhor que poderia ter feito e não tenha medo de admitir os seus erros e distrações. Se perceber que errou, simplesmente resolva não repetir mais o erro e vá em frente. Lembre-se, quando ao andar de bicicleta, conforme ia tentando e persistindo, você ia ficando cada vez melhor até que andar de bicicleta se tornou tão natural como caminhar.

      Não se deve culpar ninguém, nem a nós mesmos. Quem se prende à culpa pessoal ou permanece culpando os outros ou as circunstâncias, apenas retarda a sua própria recuperação. Arrisca a se tornar um fracasso em vez de ter tido apenas um revés temporário. No lugar de sentir autopiedade e de ficar bravo com os outros, pergunte: "E agora? O que mais posso fazer para alcançar os meus objetivos?".

      Se perdermos tempo e energia arranjando desculpas, nunca veremos o que precisamos ver em nós, para que possamos crescer e obter melhores resultados dos nossos esforços. Podemos falhar muitas vezes, mas isto nunca é o fim. Os que falham não são fracassos, a não ser que a culpa e a autopiedade os impeça de alcançar as suas metas.

      Não importa o que tenha acontecido em sua vida, depende de você começar a criar o melhor modo de viver que for possível. Por:
      Daniel C. Luz

      Dane-se as regras!


      Azar o seu querida   
      [por uma vida menos ordinária.]



                


      Uma vez uma amiga minha se apaixonou por dois garotos. Um dia um amigo meu foi para a cama com duas garotas que conheceu naquele mesmo dia. Uma colega de trabalho minha uma vez comprou um batom que não era da cor que ela queria e deu para uma outra pessoa. Um primo meu troca de celular todo ano. Um conhecido troca de namorada. Um incorrigível troca de amor [todo ano] e agora eu pergunto: você sabe o que os garotos, as garotas, o batom, o celular, a namorada e o amor têm de comum entre si [hoje em dia]? Eles são todos descartáveis. As pessoas ficam umas com as outras e, no dia seguinte, às vezes fazem de conta que são apenas bons amigos, às vezes fazem de conta que não se conhecem e às vezes ficam com outras pessoas. a amiga de uma amiga minha gosta muito de um garoto, e ele, dela. Há um ano eles ficam. Eles não telefonam um para o outro, nem combinam de sair para jantar, mas eles ficam com outras pessoas. eles se gostam, e se descartam. porque hoje, o que não é descartável é démodé, igual roupa da coleção passada e celular que não tira foto. o descartável torna a vida muito mais prática, como abrir a lata do lixo e jogar fora [mas jogar o quê?]. E eu fico aqui me perguntando, se as pessoas não se importam de magoarem umas às outras ou se elas simplesmente não se magoam por serem e tornarem os outros descartáveis. As pessoas usam umas às outras. para se tornarem populares. para se sentirem importantes. Para não se sentirem sós. Para conseguirem um emprego. Para conseguirem dinheiro. E depois elas descartam o que não interessa mais. Os relacionamentos terminam sem conversas amigáveis ou sem conversa alguma. E, hoje, para ser relacionamento tem que ser namoro oficializado ou noivado efetuado. todas as noites em mesas de bares, no carro pela cidade e na porta de casa não fazem do sentimento um relacionamento. Nem o próprio sentimento parece ser capaz de fazer de si próprio um relacionamento. às vezes me pergunto se amores de verdade realmente existem. E então me lembro de uma amiga que não tinha celular até pouco tempo. e lembro que eu a-do-ro roupas de coleções passadas. e lembro de um casal de amigos que são as almas mais gêmeas que eu já conheci [até os cabelos!]. E todo mundo sabe que a coca-cola da garrafa de vidro é mais gostosa do que a da latinha e do que a da garrafa de plástico. E aprendo que as exceções existem [para confirmar a regra]M mas que se danem as regras!

      quase.nada: andrea mello