2.29.2008

A ANVISA e a Qualidade

Por:Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques


Agência redefiniu as regras para o registro e a renovação do registro de medicamentos no Brasil. As mudanças se basearam nos seguintes princípios:

1. adoção de três paradigmas para o registro de medicamentos: homeopatia, alopatia fitoterápica e alopatia sintética. A homeopatia leva em conta a energia vital proveniente do processo de dinamização de um extrato vegetal, animal ou mineral. A alopatia fitoterápica tem como base o princípio de que extratos vegetais, compostos de substâncias produzidas pela natureza são tão ou mais seguros e eficazes que os produzidos sinteticamente por tecnologias avançadas. A alopatia sintética faz uso da tecnologia de produção e avaliação de um medicamento oriundo de sínteses químicas ou biológicas;

2. verificação da qualidade quanto à reprodutibilidade (igualdade entre lotes), segurança e eficácia terapêutica dos medicamentos dentro dos marcos dos três paradigmas por meio de comprovação laboratorial ou de estudos clínicos;

3. adoção do critério da relação entre baixo risco sanitário e tratamento de sintomatologia aguda como base para a definição da categoria de venda dos produtos isentos de prescrição médica;

4. exigência da certificação de Boas Práticas de Fabricação para concessão de registro para linha de produção de medicamentos;

5. redução da assimetria de informação (diferenças de níveis de informação na cadeia prescritor-ponto de venda-paciente) e aumento do controle sobre a veracidade da propaganda de medicamentos feita para prescritores e pacientes;

6. aumento do controle da venda de medicamentos de tarja preta;

7. ampliação do acesso a medicamentos pela maioria da população;

8. informatização e desburocratização do processo de registro e das alterações pós-registro.

9. ampliação do monitoramento da qualidade dos medicamentos já em comercialização;

10. redução do número de associações irracionais (dois ou mais princípios ativos que possam levar a um aumento de toxicidade sem aumento de eficácia, princípios ativos em quantidade insuficiente para atingir o efeito desejado ou em desacordo com guias de prática clínica);


OS TRÊS PARADIGMAS

Do ponto de vista do desenvolvimento da ciência, o paradigma da alopatia sintética utiliza fármacos sintéticos ou semi-sintéticos, muitos provenientes do isolamento ou modificações de moléculas de produtos naturais durante a etapa de pesquisa do fármaco. A produção em escala industrial destas moléculas garante a reprodutibilidade lote a lote, e os resultados dos estudos de segurança e eficácia podem ser aplicados a todos os lotes.

O paradigma da homeopatia utiliza-se do princípio de diluições sucessivas e agitação de soluções para extrair a energia vital de substâncias vegetais, animais ou minerais. A essa energia vital é debitada o poder de cura ou prevenção de doenças conforme as características individuais dos pacientes. A qualidade da produção em escala industrial destes produtos somente pode ser garantida por inspeções periódicas dos quesitos de Boas Práticas de Fabricação e Controle. Não há parâmetros científicos, atualmente, capazes de quantificar a energia vital levando, assim, a dificuldades para comprovação da eficácia terapêutica.

O paradigma da alopatia fitoterápica tem como base o uso de extratos de substâncias vegetais aos quais a tradição cultural de alguns povos ou sub-grupos populacionais atribuem eficácia terapêutica. A produção industrial em escala destes produtos pode apresentar problemas de reprodutibilidade lote a lote caso não sejam acompanhados de controle de qualidade que envolva a mensuração de marcadores (padrões) específicos de cada produto. Estudos clínicos de segurança e eficácia são possíveis para validar a informação proveniente da tradição cultural.


QUALIDADE

A qualidade de um produto começa pela inspeção satisfatória de sua linha de produção condizente com a descrição detalhada do processo de produção aliada às respectivas metodologias de controle de qualidade em diferentes etapas. O perfil de segurança e eficácia é obtido por meio da análise dos ensaios clínicos (envolvendo seres humanos) controlados, preferencialmente randomizados (fase 3), de um produto novo ou da revisão bibliográfica de utilização em diferentes sub-grupos populacionais em produtos de uso tradicional.

Para as cópias: genéricos e similares, não há necessidade de repetir os ensaios clínicos fase 3 desde que comprovem equivalência farmacêutica (teste in vitro para comprovar que têm a mesma formulação) e bioequivalência (teste in vivo para comprovar que têm a mesma absorção e distribuição na corrente sanguínea) para aqueles que necessitam ser absorvidos pelo trato gastro-intestinal (teste de biodisponibilidade relativa). A escolha dos medicamentos de referência para os testes de equivalência leva em conta o primeiro a registrar o produto com apresentação de ensaio clinico na fase 3 ou em caso de ausência destes estudos, o mais vendido que apresente dados confiáveis de farmacovigilância.

Há ainda a possibilidade de registro de novas associações para similares, sem apresentação de ensaios clínicos fase 3, por meio de análise caso a caso de testes de biodisponibilidade relativa.

A qualidade das matérias-primas influencia na qualidade dos medicamentos. As empresas privadas têm que certificar seus fornecedores para garantir a equivalência e bioequivalência lote a lote. Se houver alterações no processo de fabricação de uma matéria-prima ou alteração de fornecedor, a equivalência farmacêutica e a bioequivalência podem ser comprometidas. A certificação de fornecedores e o controle de qualidade no recebimento da matéria-prima na empresa fazem parte das boas práticas de fabricação. As empresas farmacêuticas públicas (laboratórios oficiais) têm enfrentado dificuldades para se adaptarem a esta prática, o que demandará para 2004 uma ação conjunta governamental para resolver o problema.


CATEGORIA DE VENDA

Como a Vigilância Sanitária não tem o devido controle sobre a venda de medicamentos de tarja vermelha (sob prescrição médica), na prática o acesso a estes medicamentos sem o receituário médico é livre. A importância de critérios para a permissão de venda sem prescrição médica está relacionada ao direito de propaganda direta ao consumidor. Portanto, no Brasil de hoje, há a necessidade de associar risco sanitário baixo com indicações terapêuticas, que são os termos permitidos para a propaganda direta ao consumidor.

Deve-se utilizar os critérios de categoria de venda para não permitir a propaganda direta ao consumidor de produtos que mesmo com risco sanitário baixo tenham indicações terapêuticas cuja eficácia é controvertida. Exemplos: probióticos e anti-sépticos locais.


BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÂO E CONTROLE

Inspeções periódicas em linhas de produção no espaço fabril pela Vigilância Sanitária têm levado à modernização das linhas de produção e a uma maior capacidade de garantir a qualidade de produtos. Para fortalecer o cumprimento da legislação específica que trata das boas práticas de fabricação e controle, o registro de produtos somente será aprovado em caso de condições satisfatórias na última inspeção e com o pedido já protocolado na Anvisa, por parte da empresa, da certificação da linha inspecionada.


ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO E FALSA PROPAGANDA

As bulas e rótulos são os instrumentos de informação sobre medicamentos dirigidos aos pacientes e prescritores por parte da indústria. No passado recente, estes instrumentos eram usados para fins de marketing e não havia controle por parte da Vigilância Sanitária sobre o conteúdo das bulas. Não há ainda um compêndio de bulas com informações validadas e atualizadas por parte da Anvisa a serviço de pacientes e prescritores. Este ano será lançado o Compêndio de Bulas de Medicamentos, para suprir esta necessidade. As bulas dos medicamentos novos não poderão ter informações suprimidas, presentes nas bulas dos países de origem do medicamento. Similares e genéricos deverão seguir o conteúdo das bulas dos medicamentos de referência.

As propagandas diretas ao consumidor e aos prescritores são monitoradas por meio de um convênio com diversos grupos universitários. Multas e processos judiciais são aplicados àqueles que violam as leis atuais e divulgam falsas informações.


CONTROLE DA VENDA DE MEDICAMENTOS COM TARJA PRETA

O uso racional de medicamentos depende de diversas iniciativas. A Anvisa, por meio da Gerência de Vigilância em Serviços de Saúde, vem promovendo cursos de Boas Práticas de Prescrição em alguns Hospitais-Escolas do País. Porém, além da prescrição racional, cabe o controle informatizado da distribuição e consumo de medicamentos de alto risco para evitar abusos em sua utilização. Este ano será implantado o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que permitirá o aperfeiçoamento do controle da movimentação de medicamentos, substâncias e plantas controladas. Após a efetivação deste sistema para medicamentos controlados, o mesmo será estendido a medicamentos de tarja vermelha. Dessa forma, o gerenciamento das movimentações, desde a fabricação/ importação até o consumo final de tais produtos, poderá ser efetivamente acompanhado pelos órgãos de controle competentes.


FACILITAR O ACESSO

Hoje, a aprovação de um medicamento novo no Brasil, também leva em conta os dados de preço no mercado internacional, para que o governo possa negociar valores adequados ao consumidor brasileiro. Os medicamentos genéricos, no momento de seu lançamento, são 35% mais baratos que os produtos que copiam. Os laboratórios oficiais que produzem medicamentos distribuídos pelo SUS gratuitamente estão isentos das taxas da Anvisa e têm prioridade na análise de seus processos. A execução da política de controle de preços de medicamentos, definidas pela Câmara de Medicamentos com participação interministerial, está sediada na Anvisa.


INFORMATIZAR E DESBUROCRATIZAR

A construção do banco de dados da Anvisa (Datavisa) facilitará a rastreabilidade, a verificação de toda a história de um produto desde o seu registro, a avaliação das atividades e a produção de relatórios gerenciais. É um processo em construção que se aprimora dia a dia com a entrada de dados neste sistema e seu desenvolvimento concomitante em termos de complexidade. Processos como a petição eletrônica, avaliação de bula, transmissão de dados de farmacovigilância, já estão em andamento. Hoje há uma fila de petições organizada eletronicamente o que facilita a transparência das atividades e o planejamento adequado para suprir a demanda de análise de processos.

A introdução da notificação de contratos de terceirização de etapas de produção no lugar de petições para a análise a anuência prévia para estes contratos pela Anvisa vem contribuir para a desburocratização. O cumprimento das regras dos contratos de terceirização será averiguado durante as inspeções de boas práticas de fabricação por linha de produção.


MONITORAMENTO PÓS-MERCADO

A farmacovigilância tem uma rede que já conta com a adesão de várias empresas, centros de toxicologia, secretarias estaduais de saúde e 100 hospitais sentinelas. Há, ainda, acesso a dados internacionais. Para este ano, está prevista a conclusão do processo informatizado da coleta e análise de dados. Os hospitais sentinelas já estão conectados em rede e o envio de relatório à Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorrerá por meio eletrônico. Hoje, já existem atividades regulares de monitoramento pós-mercado de produtos genéricos, entretanto ainda se encontram aquém da necessidade. Para facilitar a produção de padrões de qualidade no Brasil a preços compatíveis houve um grande apoio ao crescimento e estruturação da Farmacopéia Brasileira (instituição que cuida da padronização das fórmulas farmacêuticas).


REDUÇÃO DE ASSOCIAÇÕES IRRACIONAIS

No paradigma da alopatia sintética, associações racionais são aquelas em que há evidência de que há aumento de eficácia sem aumento de toxicidade; os diferentes fármacos têm mecanismos de ação distintos e atendem a um único diagnóstico. As associações podem se apresentar em uma mesma formulação ou em duas ou mais apresentações em uma mesma embalagem para uso concomitante ou seqüencial. A nova legislação exige estudos clínicos fase 3 para a permanência no mercado de associações entre drogas sintéticas com fitoterápicos e/ou homeopáticos e/ou vitaminas e de associações com quatro ou mais princípios ativos sintéticos. Entre antigripais e hepatoprotetores, alguns princípios ativos foram listados para serem retirados das formulações.


REPRESSÃO À FALSIFICAÇÃO

Três medidas conjuntas estão permitindo o combate à falsificação de medicamentos no país: obrigação da presença do número do lote em cada nota fiscal de medicamentos transportados, cadastramento dos estabelecimentos farmacêuticos na Anvisa e capacitação de inspetores das vigilâncias sanitárias estaduais. Essas medidas permitem que as regulamentações quanto a exigências de qualidade se ampliem sem o risco de as empresas que não queiram se adaptar às novas legislações insistam em permanecer no mercado de forma clandestina.


ENCONTROS TÉCNICOS COM AS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS ESTADUAIS

Entre 2002 e 2003 realizaram-se oito encontros técnicos com as vigilâncias sanitárias estaduais para a discussão, principalmente, de aspectos relacionados à farmacovigilância, inspeções, estudo das propostas de regulamentação em consultas públicas, farmácias de manipulação e outros temas específicos. Este ano os encontros continuarão ocorrendo.

REPACTUAÇÃO DO TERMO DE AJUSTES E METAS COM ESTADOS E MUNICÍPIOS

O Termo de Ajuste e Metas (TAM) acordado em 2003 para vigir em 2004, facilitará a integração das atividades entre a Anvisa, os estados e os municípios, permitindo maior eficiência das atividades descentralizadas e delegadas.


FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO E FARMÁCIAS VIVAS

A regulamentação de registro de produtos fitoterápicos tem como abrangência medicamentos cujos princípios ativos são exclusivamente derivados de drogas vegetais. Não é objeto de registro planta medicinal ou suas partes, após processos de coleta, estabilização e secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. Portanto, as farmácias vivas não são objeto de regulamentação.

Quanto às farmácias de manipulação, há uma legislação em vigor sobre boas práticas de manipulação. Em 2003, tendo em vista óbitos por má prática de manipulação em produtos de baixo índice terapêutico (alto risco), estes chegaram a ser proibidos de serem manipulados. Tal medida foi substituída por nova legislação que permite a manipulação destes produtos com critérios mais rígidos de controle.


MEDICAMENTOS NOVOS

Na área de medicamentos novos a Câmara Técnica de Medicamentos deixou de ser a única responsável pela avaliação de eficácia e segurança desses produtos, e passou a ter principalmente uma função de subsidiar a Agência por meio da padronização de critérios de análise e da emissão de pareceres sobre temas controversos. Uma postura importante adotada pela Anvisa foi a de não aprovar o registro de medicamentos oncológicos novos que não tenham comprovado sua eficácia por ensaios clínicos controlados, independentemente de eles terem sido registrados por outras agências reguladoras. Até que tais evidências sejam apresentadas e aceitas esses produtos podem ser utilizados no país em ensaios clínicos e em programas de acesso expandido, situações nas quais o ônus permanece com as empresas farmacêuticas, ao invés de ser transferido para o SUS.


PESQUISA CLÍNICA

Na área de pesquisa clínica três propostas de regulamentação passaram por consulta pública. Pelo menos duas outras propostas deverão passar por consulta pública ao longo deste ano. Entre todas elas, duas, a relativa à obrigatoriedade de notificação de eventos adversos observados em estudos clínicos e a de realização de auditorias nesses estudos representam um avanço considerável no controle da pesquisa clínica no país, pois permitirão que a Anvisa acompanhe o desenrolar desses estudos ao invés de apenas aprovar sua realização.


PATENTES

Os pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos passaram a ter sua análise obrigatória pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 1999, através do instituto da anuência prévia. Ressalta-se que esta anuência é concedida ou negada após a avaliação do pedido, considerando além dos aspectos formais da análise (verificação técnica dos requisitos de patenteabilidade) e os aspectos próprios de saúde pública (acesso aos medicamentos e avaliação técnica dos compostos).

Vale lembrar que, quando a patente é concedida, o seu detentor passa a ter direitos exclusivos de exploração do objeto protegido (produção, utilização, comercialização sem concorrência, venda ou importação) pelo período de 20 anos. Por isso, há a necessidade de uma análise criteriosa dos requisitos para a concessão de tal benefício, tendo sempre em conta que esta proteção pode se refletir diretamente no custo final do medicamento.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


A tarefa é controlar a proliferação de nomes comerciais diferentes para produtos iguais. Várias são as causas para esta situação:

1. As indústrias de medicamentos vêm se especializando. Algumas são fortes em fabricação, investindo em linhas de produção modernas que têm menos riscos de desvios de qualidade. Outras se destacam no desenvolvimento de produtos, investindo em pesquisa e desenvolvimento. Há ainda as que investem em equipes de propagandistas que visitam periodicamente consultórios médicos. Essa especialização vem propiciando o aparecimento de inúmeros acordos comerciais para a produção de um mesmo medicamento, porém com o lançamento do produto no mercado com diferentes nomes comerciais para fins de controle de venda por cada uma das empresas parceiras da produção.

2. Inúmeras fusões de empresas e posterior alteração de local de fabricação levaram ao acúmulo de nomes comercias para mesmos medicamentos pelos mesmos fabricantes. Continuaram a comercializar o mesmo medicamento com nomes comercias diferentes para não perderem o valor de marketing que estes produtos tinham antes da fusão de empresas.

3. Cabe lembrar que algumas empresas lançaram o mesmo medicamento com vários nomes comerciais para ocupar o mercado dificultando o aparecimento de concorrência.

4. Com a introdução dos medicamentos genéricos, várias empresas entraram neste mercado, porém não abriram mão do mercado com nomes comerciais. Trata-se do mesmo produto de uma mesma linha de produção com embalagens diferentes.


As conseqüências diretas para a vigilância sanitária desta situação são:


1. dificuldade na rastreabilidade de um mesmo produto por ocasião de suspeita de desvio de qualidade, pois cada registro se associa a uma marca/nome comercial e não a um mesmo fabricante/local de fabrico.

2. ineficiência no sistema de registro de medicamentos pois há uma multiplicação de processos a serem analisados por técnicos diferentes.

3. ineficiência no controle de preços e grau de monopolização por falta de informação sobre quem é quem no mercado.

Há a necessidade de novas regras para a obtenção do número de registro de um medicamento. Estas regras não devem engessar o desenvolvimento das parcerias entre as indústrias e devem eliminar as ineficiências descritas acima e riscos à vigilância sanitária.

2.27.2008

Porque Qualidade?

Porque Qualidade?

Se Você ficar satisfeito com a sua resposta as próximas dez perguntas,
então não leia o restante do texto.

· Qual o seu lucro/prejuízo com sistemas e processos no último semestre?

· Como comprová-lo?

· Quais atividades sob sua responsabilidade tendem a gerar mais prejuízo?

· As Rotinas de suas atividades são definidas?

· A sua logística atende satisfatoriamente a seus Clientes?

· Seus funcionários sabem exatamente o que fazer em todas as circunstâncias?

· Seus fornecedores atendem satisfatoriamente?

· Como garantir a confiabilidade dos dados que você usa ou gera?

· Qual o "custo invisível" de seu melhor produto?

· Como garantir lucro e qualidade sem aumentar os custos em demasia?

Se Você continuou a leitura você está na mesma situação da maior parte
dos empresarios.

Os problemas da moda, como: Globalização, El Niño, Crises: do México,
Asiática; Russa; do Japão, EUA, do Brasil, do Afeganistão têm tornado as
empresas cada vez menores e com trabalhadores multifuncionais.
Para você ter uma idéia, guarde este artigo por um ano
e veja quantos itens complicadores você inclui na lista acima.

Com todos os funcionários sobrecarregados, preocupados com a produção,
ficam difíceis as tarefas de infra-estrutura, como por exemplo:
controlar e corrigir sistemas e gerar informações,
em nível gerencial, para orientar a tomada de decisões.

Neste ponto, se você estiver se identificando completamente com a
situação, novamente podemos dizer que você é parte da maioria. Assim,
apresentarei algumas das questões mais comuns e algumas das respostas
possíveis:

Devo criar um sistema de garantia da qualidade?
As empresas que superaram as dificuldades ocorridas nas últimas
décadas no País e no mundo possuem um nível de Qualidade considerável
pois continuam atraindo seus Clientes e se mantém ao largo das
vississitudes econômicas, garantindo sua sobrevivência.
Um sistema da qualidade pode ser o diferencial que você precisa para atrair seus
clientes, mas um bom sistema da qualidade irá além: permitirá a você
responder com segurança àquelas perguntas do início do texto.
Você conhecerá e dominará os principais fatores que afetam seus negócios,
gerenciando-os através de indicadores e referências pré definidas.
Note que não é sem motivo que os softwares de gestão tem aumentado sua
fatia no mercado, e o que foi verdade ontem, hoje talvez não o seja.

Como implanto um sistema da qualidade?
A forma mais fácil para se implantar um sistema da qualidade é
utilizar as normas ISO. E destes a norma mais comum é a ISO 9000. A
norma ISO 9000 aborda de forma genérica as necessidades dos sistemas
da qualidade, podendo ser adotada em empresas de qualquer tipo e
tamanho. Caso a atividade fim da empresa seja baseada em laboratório
(ensaios ou calibrações), a norma mais adequada é a NBR ISO/IEC 17025.
Podem ser adotadas também outras normas, como a ISO 14000, que aborda
o aspecto ambiental, normas de GMP (RDC 210/03) ou outras específicas.

Qualquer que seja a norma o principal é estruturar o sistema e
colocá-lo para funcionar, sendo importante também certificá-lo,
pois no fim o sistema deve ser a satisfação de todos os envolvidos
e o diferencial será sempre a qualidade dos produtos e serviços obtidos.


Boas Práticas Farmacêuticas

2.26.2008

ESTUDO IDENTIFICA PROTEÍNA ESSENCIAL PARA MEMÓRIA

ESTUDO IDENTIFICA PROTEÍNA ESSENCIAL PARA MEMÓRIA
12/02/2008
Uma equipe de pesquisadores argentinos identificou uma proteína capaz de transformar uma lembrança passageira em algo de caráter permanente, informou hoje o jornal local La Nación. Um dos integrantes do grupo é Iván Izquierdo, pesquisador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Segundo os cientistas - todos, exceto Izquierdo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires -, a administração dessa proteína seria a peça-chave para promover a permanência e o armazenamento de longo prazo da memória. No ano passado, a equipe descobriu que uma lembrança só permanece na memória se o cérebro sintetizar poucas horas depois do ocorrido uma proteína que interveio em sua formação, a BDNF (sigla em inglês). "Nessa experiência, se a síntese de BDNF ocorresse, as lembranças duravam 12 dias; mas se esse processo fosse bloqueado, só duravam dois. Outra pergunta apareceu durante os trabalhos: é possível transformar uma lembrança passageira em algo permanente?", contou um dos pesquisadores, Pedro Beckinschtein. Para provar sua hipótese, a equipe testou em roedores os efeitos de duas experiências. "Em ambas, os animais desciam de uma plataforma e encontravam com uma grelha que dava um choque elétrico, mas a descarga era mais suave em uma do que na outra", descreveu Beckinschtein. O especialista acrescentou que, enquanto um grupo formava memórias que duravam 12 dias, o que recebia o choque mais suave só conseguia ter lembranças por dois. Então, os animais do segundo grupo recebiam injeções de BDNF no hipocampo durante a fase de 'estabilização diferida' da lembrança. "Quando o tempo que os animais demoravam para descer da plataforma foi medido e a análise estatística foi feita, o efeito ficou claro: no grupo que deveria ter formado uma memória passageira, uma lembrança permanente foi criada após a injeção de BDNF", explicou o cientista. Para outro dos pesquisadores, Jorge Medina, a descoberta abre perspectivas inesperadas, e foi importante por "demonstrar que, a princípio, seria possível modificar a duração das lembranças". "Por exemplo, se houver o bloqueio do sistema que gera a permanência da lembrança quando uma pessoa sofre algo traumático, seria possível fazer com que essa memória durasse pouco. Ou seja, se a síntese de BDNF for manipulada naturalmente ou com medicamentos, há a possibilidade de controlar a duração de uma memória", afirmou. O cientista contou que, após os experimentos com animais, o objetivo dos pesquisadores "é provar que este período de 'estabilização diferida' (12 horas após a formação da lembrança) também atua nos seres humanos".
Fonte: Agência EFE - Notícias Terra

A arte de não adoecer

26 de fevereiro de 2008


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos".

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo, a repressão dos sentimentos, a magoa, a tristeza, a decepção degenera até em câncer. Então vamos confidenciar, desabafar, partilhar nossa intimidade, nossos desejos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e poderosa terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão".

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções".

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - " Não viva de aparências".

Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de estar bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se".

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie".

Quem não confia , não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste".

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

"O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Fonte:Drauzio Varela

Medicamentos com aditivos podem provocar hiperatividade em crianças

LONDRES - Um estudo conduzido na Grã-Bretanha apontou que 40% dos medicamentos infantis comercializados no país contêm aditivos que podem provocar hiperatividade em crianças.

A pesquisa, realizada por especialistas da ONG Food Commission, analisou 50 medicamentos administrados em crianças, incluindo analgésicos, xaropes e antibióticos.

Os pesquisadores descobriram que dos 50 medicamentos, 28 continham substâncias químicas associadas à falta de concentração e impulsividade.

"
Pedimos que os farmacêuticos dêem o alerta. As bulas ficam escondidas (ONG Food Comission)
"
--------------------------------------------------------------------------------

Essas substâncias, a maioria corantes e conservantes, estão em uma lista de sete aditivos apontados em um estudo da Universidade de Southampton University divulgado em setembro passado, que mostrou evidências de que misturas de corantes e conservantes teriam ligação com níveis elevados de hiperatividade em crianças.

Aditivos
Segundo a Food Commission, alguns dos medicamentos com as substâncias são receitados para crianças com menos de três anos.

Os aditivos foram encontrados em 17 dos 37 remédios produzidos à base de paracetamol, entre eles o popular Calpol. Também foram encontrados aditivos em dois de 11 medicamentos feitos com ibuprofeno e em quatro de nove xaropes analisados.

Entre os antibióticos, três dos cinco produtos feitos à base de amoxilina e duas das oito fórmulas à base de eritromicina também continham as substâncias.

Segundo a Food Commission, os aditivos encontrados foram os corantes alimentícios Tartrazina, Quinilina amarela, Carmoisina, Ponceau 4R e Vermelho allura, além do conservante Benzoato de Sódio.

Anna Glayser, porta-voz da Food Commission, alertou os pais para o "perigo das substâncias".

"Nós pedimos que os farmacêuticos dêem o cartão vermelho para corantes artificiais desnecessários. Como as bulas ficam escondidas dentro das caixas, é quase impossível para os pais saberem qual produto estão comprando."

"Muitos pais não querem expor seus filhos a aditivos desnecessários, especialmente os que são ligados à hiperatividade e outros problemas de saúde", disse a porta-voz.

"
Os aditivos têm uma função válida, como evitar que o medicamento prescreva ou dar uma cor mais atraente (Associação de Produtores da Grã-Bretanha)
"
A associação dos produtores de medicamentos da Grã-Bretanha, Proprietary Association of Great Britain, disse, em comunicado, que não há evidências de que o uso de aditivos em remédios para crianças seja prejudicial à saúde.

"Os aditivos têm uma função válida, como evitar que o medicamento prescreva ou dar uma cor mais atraente do que a apresentada pelos ingredientes originais".

A associação disse, no entanto, que está esperando uma revisão que está sendo realizada pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) sobre o uso de corantes alimentícios e "tomará atitudes se necessário".

Fonte: BBC

Código Farmacêutico Oficial em Consulta Pública (Anvisa)

Código Farmacêutico Oficial em Consulta Pública

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a Consulta Pública nº. 4/2008 aos interessados em contribuir com a revisão das monografias da Farmacopéia Brasileira. “É uma oportunidade para que todas as instituições públicas e privadas, profissionais da área e sociedade em geral participem do processo de atualização das monografias”, destaca a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito.

As sugestões para a consulta pública podem ser enviadas até o próximo dia 05 de abril. A atual revisão do Código Oficial Farmacêutico teve início em janeiro deste ano. A primeira fase do projeto deverá ser concluída, com a revisão bibliográfica de 1.727 monografias de matérias-primas, especialidades farmacêuticas e plantas medicinais, constantes nas quatro edições da Farmacopéia, além daquelas já produzidas e ainda não publicadas. As universidades credenciadas irão apontar quais monografias deverão ser excluídas, quais permanecerão na Farmacopéia e quais serão submetidas à análise laboratorial, que corresponde à segunda fase do projeto. Além disso, qualquer pessoa interessada pode se manifestar durante o processo de consulta pública.

Controle de Qualidade

A farmacopéia estabelece os requisitos mínimos para a fabricação e o controle da qualidade de insumos e especialidades farmacêuticas utilizados no país. O documento serve como parâmetro para as ações da vigilância sanitária, como registro, fiscalização e análise fiscal. “O Código Oficial Farmacêutico Brasileiro é de uso obrigatório para os que fabricam, manipulam, fracionam e controlam produtos farmacêuticos”, esclarece Luiz Armando Erthal, adjunto de diretor da Anvisa e membro da Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira (CPRFB).

O processo completo de revisão da Farmacopéia também tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento técnico e científico da área. “A partir deste trabalho, pretende-se acrescentar novas substâncias ao conjunto da Farmacopéia Brasileira, levando em consideração os recursos naturais existentes no país, que ainda são pouco pesquisados”, prossegue Erthal.

A farmacopéia também permite ao cidadão conhecer as características de um medicamento antes de adquiri-lo. De acordo com Decreto 96.607/1988, as drogarias e farmácias são obrigadas a manter à disposição do consumidor um exemplar da Farmacopéia atualizado.

Histórico

A primeira edição da farmacopéia foi publicada em 1929, a segunda e a terceira edições são de 1959 e 1976, respectivamente. A última teve início em 1988 e foi publicada em seis fascículos, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003 2005. Todas estão em vigor. Ao final do processo de revisão, será publicado um Código Farmacêutico Oficial atualizado em um compêndio único.

Participação

Contribuições à Consulta Pública podem ser enviadas para o e-mail cp4.farmacopeia@anvisa.gov.br, por fax para o número (61) 3448-1119, ou por carta para: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/DIMCB/Farmacopéia Brasileira, SEPN 515, Bloco B, Ed. Ômega, 5º andar, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70.770-541.

Todas as sugestões precisam estar devidamente justificadas. Elas serão submetidas à Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira (CPRFB).

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Novas oportunidades de empregos ou estágios( RJ)

QUIMICA OU FARMÁCIA COM MESTRADO EM QUIMICA

Oportunidade em uma empresa farmaceutica do ramo odontologico para a area de desenvolvimento de produtos. O requisito principal para esta vaga e que a pessoa resida no rio de janeiro, tenha mestrado na área de quimica com a graduação em quimica ou farmácia. Não é necessário experencia anterior. Currículos podem ser enviados para fatima.guimaraes@dfl.com.br

TÉCNICO MECÂNICO

Estamos selecionando para multinacional do segmento de off-shore: TÉCNICO MECÂNICO. Formação 2º grau Técnico em Mecânica. Inglês intermediário a avançado. Experiência em serviços técnicos de prevenção, manutenção e concerto de equipamentos de geração de energia. Conhecimentos de sistemas mecânicos de motores geradores de energia. Realizar reparos, montagem e desmontagem de componentes, diagnóstico de problemas e revisões preventivas dos equipamentos. Disponibilidade para residir na região de Macaé e trabalhar embarcado eventualmente. Os interessados devem enviar CV para: prs@grupofoco.com.br mencionando o cargo no campo assunto.

GERENTE DE PROJETOS

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes. Experiência em gerenciamento de pessoas e equipes; Experiência de 4 a 6 anos na Gestão de Projetos e na realização de estudos clínico-farmacêuticos em empresas de médio/grande porte (farmacêutica ou CRO); Para atuar no Rio de Janeiro.



MONITOR DE PESQUISA CLÍNICA II

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes. Profissional da Área Médica, Farmacêutica, Medicina, Biologia e Enfermagem; Experiência em monitoria de pesquisas clínicas. Conhecimentos dos processos regulatórios, envio/ recolhimento de material de estudo, farmacovigilância entre outras atividades relativas a condução de estudos clínicos; Para atuar no Rio de Janeiro.


ENCARREGADO DE ARMAZÉM

EMPRESA DE GRANDE PORTE DO RAMO ALIMENTÍCIO NA REGIÃO SERRANA-RJ, SELECIONA PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA: Exigido Formação Superior em Administração de Empresas. Experiência de 2 anos como Encarregado de Armazém, conhecimentos em logística, experiência com coordenação de equipes e cumprimento de metas. Indispensável disponibilidade para residir na cidade de Teresópolis-RJ. Interessados deverão enviar o currículo com pretensão salarial para rdcarvalho@ativaassessoria.com.br


ESTÁGIO EM ENGENHARIA CIVIL

Empresa localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro busca estagiário de Engenharia Civil para estágio de 6hs (flexíveis) com o seguinte perfil: Alunos do Curso de Engenharia Civil a partir do 4º período, com disponibilidade para estagiar 30hs semanais; Bons conhecimentos de AutoCad e pacote Office; Inglês avançado; Empresa oferece: Bolsa de R$ 700,00 + R$ 88,00 de Ajuda de Custo. ESTUDANTES INTERESSADOS E DENTRO DOS PERFIS ACIMA, FAVOR ENVIAR CURRÍCULO PARA: triagemcv@terra.com.br E ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 3385-4848 FALAR COM LUCIANE CABRAL (DE 10HS ÀS 14HS). AINDA TEMOS VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS SEGUINTES CURSOS: DIREITO, ECONOMIA, LETRAS, BIOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, OCEANOGRAFIA E VAGAS DE NÍVEL TÉCNICO


ESTÁGIO EM TREINAMENTO TÉCNICO

Empresa localizada na Barra da Tijuca, com fábrica em Jacarepaguá busca estagiário de Administração para estágio de 6hs com o seguinte perfil: Alunos do Curso de Administração a partir do 4º período, com disponibilidade para estagiar 30hs semanais; Ter previsão de formatura para julho / dezembro de 2009; Estudar em curso noturno; Bons conhecimentos do Pacote Office; Inglês e espanhol avançado; Empresa oferece: Bolsa de R$ 649,00 + VT + VR (14,00); Local do estágio: Jacarepaguá / Curicica. ESTUDANTES INTERESSADOS E DENTRO DOS PERFIS ACIMA, FAVOR ENVIAR CURRÍCULO PARA: triagemcv@terra.com.br E ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 3385-4848 FALAR COM LUCIANE CABRAL (DE 10HS ÀS 14HS). AINDA TEMOS VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS SEGUINTES CURSOS: DIREITO, ECONOMIA, LETRAS, BIOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, OCEANOGRAFIA E VAGAS DE NÍVEL TÉCNICO




ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / ADMINISTRAÇÃO

Empresa localizada em Campos busca estagiários com o seguinte perfil: Estar cursando Administração / Engenharia de Produção do 3º ao 5ºperíodo. Disponibilidade para estagiar 4hs/dia (tarde). Bons conhecimentos do Pacote Office. Bolsa auxílio de R$ 450,00 + Vale transporte. Local: CAMPOS. ESTUDANTES INTERESSADOS E DENTRO DOS PERFIS ACIMA, FAVOR ENVIAR CURRÍCULO PARA:triagemcv@terra.com.br E ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 3385-4848 FALAR COM LUCIANE CABRAL (DE 10HS ÀS 14HS). AINDA TEMOS VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS SEGUINTES CURSOS: DIREITO, ECONOMIA, LETRAS, BIOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, OCEANOGRAFIA E VAGAS DE NÍVEL TÉCNICO



VAGAS


Comecei a trabalhar na UTC no inicio de 2008, estou coordenando o setor de projetos para um novo contrato, com a Petrobras/ UN-RIO, que acabou de iniciar e sera de 5 anos. Este contrato é para a manutenção das plataformas P-34, P-53 e PRA-1 e a UTC ira executar os projetos nas instalações da base de Niteroi, que fica na avenida do contorno proximo a ponte Rio-Niteroi. Solicito a sua ajuda para divulgação das vagas disponiveis e indicação de profissionais que estejam interessados em novas oportunidades. Cito abaixo as vagas disponiveis para profissionais com experiencia em projetos industriais petroquimico ou offshore. Engenheiros Quimicos- (Projeto Basico); Engenheiros Civis (Calculo estrutural); Engenheiros Mecanicos (Calculo estrutural ou projetos de equipamentos); Projetistas de instrumentação. (Projeto de detalhamento); Projetistas de tubulação. (Projeto de detalhamento); Projetistas de estrutura. (Projeto de detalhamento); Projetistas de eletrica. (Projeto de detalhamento); Administrador de PDS. Modeladores de PDS. Tecnico de Qualidade. Tecnico de Planejamento. Voce pode enviar os curriculos, de preferencia com pretensao salarial para o meu e-mail (luis.barreto@utc.com.br).


GERENTE DE PROJETOS


A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes.Experiência em gerenciamento de pessoas e equipes; Experiência de 4 a 6 anos na Gestão de Projetos e na realização de estudos clínico-farmacêuticos em empresas de médio/grande porte (farmacêutica ou CRO); Para atuar no Rio de Janeiro.



MONITOR DE PESQUISA CLÍNICA II

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes. Profissional da Área Médica, Farmacêutica, Medicina, Biologia e Enfermagem; Experiência em monitoria de pesquisas clínicas . Conhecimentos dos processos regulatórios, envio/ recolhimento de material de estudo, farmacovigilância entre outras atividades relativas a condução de estudos clínicos; Para atuar no Rio de Janeiro.


ENGENHEIRO DE PRODUTO

Rio de Janeiro - RJ. Sobre nosso cliente: Nosso cliente é líder mundial no fornecimento de bombas, válvulas, selos mecânicos e serviços para indústria de energia, gás e química. Oferta: Reportando-se ao Gerente de Engenharia, suas principais atividades serão: Orientar equipes na montagem de bombas; Desenvolver e acompanhar os cronogramas; Conferir desenhos e projetos mecânicos; Dar suporte técnico ao cliente; Estruturar arquivos de desenhos e documentos de projetos. Perfil desejado: Buscamos um profissional com formação em Engenharia, referencialmente Mecânica, e no mínimo de 2 anos de experiência em projetos de bombas hidráulicas. Facilidade de trânsito entre níveis hierárquicos e boa comunicação serão grandes diferenciais. Inglês fluente é obrigatório. rafaelfaria@michaelpage.com.br

ANALISTA (ESTATÍSTICA)

Recrutamos ANALISTA (Estatística) para oportunidade profissional em empresa de grande porte na Área de Telecom. Requisitos: Curso superior de Estatística. Experiência de 02 a 03 anos em: Processos de telecom relacionados a operações a clientes. Aplicação de técnicas estatísticas como amostragem e modelagem e análise de informações. Conhecimentos Técnico e Específicos: Conhecimentos na utilização da ferramenta SPSS (desejável SAS), Domínio do pacote office (word, excel, power point), Desejável conhecimento de modelagem de dados. Atividades: Apurar as origens da inadimplência através do levantamento de dados. Perfil: Bom raciocínio lógico. Condições da vaga: Contratação CLT + benefícios. Os candidatos interessados deverão encaminhar currículo, o mais breve possível para vagas@astem.com.br, informando no assunto ANALISTA (Estatística) e pretensão salarial



TÉCNICO MICROBIOLOGISTA

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá-RJ, seleciona: Técnico Microbiologista. Requisitos: Formação técnica ou superior na área biológica. Experiência de estágio ou trabalho em Controle de Qualidade Microbiológico, principalmente: preparo de meios de cultura, análise de água, análise de esterilidade, análise de LAL-Gel Clot, contagem, identificação de microorganismos, controle microbiológico ambiental. Horário de trabalho: Segunda a sábado de 6:00h às 14:20h. A empresa oferece: Salário R$1144,00, refeição no local, convênio farmácia, cartão alimentação e VT. Favor enviar currículos somente para o e-mail: cq@dfl.com.br


TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Técnico em Eletrônica. Segue abaixo o perfil com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Experiência mínima de 1 ano em reparos na área eletrônica. Capaz de realizar manutenção eletrônica nas principais máquinas e equipamentos da produção. Conhecimentos das políticas de prevenção de riscos ambientais, pessoais, patrimoniais, e as respectivas regras em sua atividade. Capaz de fazer os primeiros atendimentos nas áreas de instrumentação e balanças. Conhecimento de componentes e conceitos básicos de eletrônica. Utilizar microinformática, software de gestão de manutenção. 2ºGrau Técnico em Eletrônica - Possuir CREA.


ESTAGIÁRIO TÉCNICO QUÍMICO OU FARMÁCIA

RIO DE JANEIRO. Pré-requisitos: Indispensável: Estudantes que estejam cursando a partir do 4º Módulo CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA OU FARMÁCIA no horário: NOTURNO ou que já tenham concluído a parte teórica e estejam faltando carga horária de estágio para finalizar o curso; Bons Conhecimentos em informática - Indispensável: Word e Excel; Conhecimentos Técnicos: Análise de MP, Diluições, Análise de Bases, Preparo de Reagentes, Calibração de Phmetro, Coleta de Amostras. Disponibilidade para atuar 6 horas por dia, de segunda à sexta: 7h às 13h; Local de Estágio: RAMOS - Rio de Janeiro; Atividades que serão desenvolvidas: Dará suporte ao Laboratório de Controle de Qualidade na Manipulação dos Medicamentos: no controle dos processos, análise de MP, diluições, coleta de amostras, análise de bases, calibração de Phmetro, preparo de reagentes, controle de prazos de validade, instrumentos de calibração, entre outros. Oferecemos: Bolsa Auxílio: R$300,00; Vale Refeição: R$5,00 por dia - Sem custo para o Estagiário; Vale Transporte - Sem custo para o Estagiário; 40% de descontos em nossos produtos; Plano de Saúde e Odontológico por co-participação. Interessados enviar currículos curriculo2008@gmail.com, colocando no Assunto o nome da Vaga em questão. Obs: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo. Não havendo contato neste prazo, teremos interesse em manter seu cv conosco, por um ano, para futuros processos seletivos.


TÉCNICO MICROBIOLOGISTA

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá-RJ, seleciona: Técnico Microbiologista. Requisitos: Formação técnica ou superior na área biológica. Experiência de estágio ou trabalho em Controle de Qualidade Microbiológico, principalmente: preparo de meios de cultura, análise de água, análise de esterilidade, análise de LAL-Gel Clot, contagem, identificação de microorganismos, controle microbiológico ambiental. Horário de trabalho: Segunda a sábado de 6:00h às 14:20h. A empresa oferece: Salário R$1144,00, refeição no local, convênio farmácia, cartão alimentação e VT. Favor enviar currículos somente para o e-mail: cq@dfl.com.br


ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO - ÁREA DE UTILIDADES / ENGENHEIRO DE PROJETOS

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Engenheiro de Manutenção - Área de Utilidades. Segue abaixo o perfil com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Cerca de 3 anos de experiência em trabalhos na área de instrumentação industrial e manutenção de equipamentos, adquirida em ambiente de manufatura, preferencialmente, em empresas que atuam com equipamentos pesados na produção de fluídos. Apto para ser o responsável técnico da manutenção dos equipamentos de utilidades (ar comprimido, vapor, refrigeração, climatização, etc), linhas de distribuição de fluidos e instrumentação. Domínio e pratica de: Tecnologia e técnicas (mecânica, elétrica, automatismo). Instalações de produção de fluidos (eletricidade, vapor, ar comprimido). Gestão de PDR'S. Metrologia, medição de fluidos. Sistemas de qualidade (DPCM, ISO 14001, ISOTS16949). Graduação em Engenharia, Preferencialmente Mecânica / Química / Processos. Atividades a serem desempenhadas: Elaboração de estudos e projetos, em suas diversas fases, para os equipamentos da área de não processo. Entregar equipamentos e dossiês aos clientes, dentro das especificações, custos e prazos previstos. Chefiar projetos de médio e grande porte. Definição das necessidades funcionais, em apoio a clientes. Elaboração de análises de viabilidade, especificação de dossiês. Acompanhamento de fabricação dos equipamentos. Definição e coordenação da implantação de equipamentos, partida de equipamentos. Formação do pessoal de operação e manutenção.


CHEFE DE PRODUÇÃO/ MANUTENÇÃO

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Chefe de Equipe de Produção. Segue abaixo dois perfis com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Experiência de cerca de 2 anos em função similar de Supervisor de Produção que exerça atividades de liderança em manutenção ou já tenha atuado em manutenção dos equipamentos da produção. Habilidade na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Formação em Administração ou Engenharia. Desejável Nível Médio em Eletrônica ou Mecânica. Apto a Manter suas atividades e área de trabalho em conformidade com os Sistemas de Qualidade, Gestão Ambiental e Segurança. Disseminar a política de prevenção de riscos ambientais, pessoais e patrimoniais, a partir da gestão de sua equipe.




CHEFE DE PRODUÇÃO

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Chefe de Equipe de Produção. Segue abaixo dois perfis com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Experiência de cerca de 2 anos em função similar em indústria de grande porte. Habilidade na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Apto a : Desenvolver os planos técnico e humano respeitando os Sistemas de Qualidade, de Gestão Ambiental e de Segurança. Decidir sobre todos os assuntos ligados a gestão e ao desenvolvimento dos recursos humanos de seu negócio. Gerenciar os recursos humanos, técnicos e financeiros de seu negócio, com o objetivo de cumprir as metas, de acordo com os objetivos fixados. Manter em suas atividades e área de trabalho a conformidade do Sistemas de Qualidade, Gestão Ambiental e Segurança. Disseminar a política de prevenção de riscos ambientais, pessoais e patrimoniais, a partir da gestão de sua equipe. Formação superior - desejável.


TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA / AUTOMATISMO.

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Técnico de Manutenção Elétrica. Segue abaixo o perfil com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Requisitos Necessários: Possuir Curso Técnico completo em: Eletrônica ou Eletrotécnica. Desejável Graduação em Engenharia Elétrica, Eletrônica ou Eletrotécnica. Experiência de 5 anos na função de Técnico de Manutenção Elétrica ou Eletrônica. Experiência no ramo industrial. Possuir Conhecimento de Automação Industrial. Possuir Conhecimento em: Instalação e produção de fluídos (utilidades); Metrologia; Produtos e procedimentos de fabricação; Gestão de peças de reposição.

ESTAGIÁRIO DE FARMÁCIA

Estamos selecionado estagiário de farmácia, favor enviar CV: RIO DE JANEIRO - BARRA DA TIJUCA. Requisitos básicos: Língua Inglesa. Cursando faculdade de farmácia. More perto da Barra. Valor da Bolsa R$ 750,00. diniz.00@zaz.com.br

PROPAGANDISTA

Indústria farmacêutica de pequeno porte, localizada na Baixada Fluminense, contrata: (sexo feminino), com penetração em redes de farmácias, idade até 30 anos, boa aparência, para início imediato. Aquelas que já tenham sido PVC terão prioridade. A empresa oferece salário compatível, ajuda de custo e prêmio por objetivos. Os currículos devem se enviados por e-mail para ccaconsult@hotmail.com, citando o cargo pretendido.

ESTAGIÁRIO(A) PARA CONTROLE DE QUALIDADE

Indústria farmacêutica de pequeno porte, localizada na Baixada Fluminense, contrata: cursando a partir do terceiro período de graduação em química. Aqueles que tiverem curso técnico em química e/ou alguma experiência em controle de qualidade terão prioridade. A empresa oferece bolsa auxílio, vale transporte e refeição no local. Os currículos devem se enviados por e-mail para ccaconsult@hotmail.com, citando o cargo pretendido.

MONITORES DE PESQUISA CLÍNICA

Estou com vagas em aberto de monitores de pesquisa clínica para o Rio de Janeiro (para trabalhar em CRO). É exigido experiencia em monitoria no mínimo um ano. Mandar cv para rh@captativa.com.br




FARMACEUTICO(A)

Indústria farmaceutica localizada no RJ contrata com urgEncia: farmaceutico(a), para assumir a Gerencia do Controle da Qualidade. Conhecimentos em: validação (método, limpeza e processo, HPLC, estabilidade, rotinas de CQ, balanço da Polícia Federal, desenvolvimento de método). Só iremos receber os currículos com pretensão salarial. garantia@makrofarma.com.br A/C.: Jeanne

------

ENGENHEIRO DE PROJETOS PLENO

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Requisitos: Superior Completo em Engenharia Civil ou Arquitetura. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Domínio do Pacote Office. Sólidos Conhecimentos de AutoCad e MS Project. Experiência Mínima de 05 anos em Gestão de Projetos em Grandes Empresas. Atividades: Gerenciamento de projetos de construção ou reforma incluindo arquitetura, obras civil, montagem, elétrica, etc. Definição e implantação de soluções para melhorar produtividade / qualidade / segurança. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosconsultoria@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.

ANALISTA DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Horário: noturno. Requisitos: Superior Completo em Engenharia Química, Farmácia ou Química. Inglês Intermediário. Usuário do Pacote Office. Conhecimentos técnicos de bancada, preparo de soluções, análises físico-quimicas e de packaging. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.



ANALISTA DE PCP SR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Requisitos: Superior Completo em Administração, Engenharia ou Economia. Inglês Avançado. Domínio do Pacote Office. Mínimo de 03 anos de experiência em PCP ou Planejamento. Atividades: Elaborar o planejamento de produção de seus terceiros com uma visão de curto e médio prazo, estabelecendo a previsão de produção considerando-se as várias referências de produtos, conjugando-se nessa análise a capacidade dos terceiros, produtos em ruptura, matéria-prima, embalagens, cobertura de estoque, saturação na produção, etc; Validar um cronograma de execução da programação diária da produção por referência de produto dos terceiros e garantir seu cumprimento; Discutir diariamente em reunião com os terceiros o planejamento do dia, em virtude de: rupturas, alteração no plano de vendas, promoções especiais, problemas nas linhas de produção, estoque, visando estabelecer prioridades e alternativas nos terceiros; Emitir a Ordem de Fabricação especificando produto. Emitir a Ordem de Serviço do produto e quantidades necessárias para envase; Manter-se interado dos problemas nos terceiros, a fim de redimensionar a programação acordada, acertando detalhes e aproveitando-se de todos os recursos disponíveis; Assegurar o cumprimento das normas de qualidade, segurança, gestão e legislação trabalhista de toda a equipe. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.

ESTÁGIO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Local: Pavuna. Requisitos: Cursando Graduação em Química Industrial, Engenharia Química ou Farmácia com previsão de formatura para julho de 2009 ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Desejável Francês. Domínio do Pacote Office. Experiência prática de manipulação de fórmulas em laboratório, Análises Físico-Químicas. Conhecimento de Estatística básica e coleta de dados, Processos Industriais, Mecânica dos Fluidos, Análises Físico-Químicas. Noções de Iso 9000:2000. Atividades: Contato com outras fábricas do grupo. Coleta de dados do processo e composição de histórico. Análise de dados. Proposição de melhoria do processo. Gestão de padrões de fórmulas. Análise de laboratório. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto: ESTÁGIO DE PROCESSOS.


ESTÁGIO EM QUÍMICA INDUSTRIAL

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Local: Pavuna. Requisitos: Cursando Graduação em Química Industrial, Engenharia Química ou Farmácia com previsão de formatura para julho de 2009 ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Desejável Francês. Domínio do Pacote Office. Experiência prática de manipulação de fórmulas em laboratório, Análises Físico-Químicas. Conhecimento de Estatística básica e coleta de dados, Processos Industriais, Mecânica dos Fluidos, Análises Físico-Químicas. Noções de Iso 9000:2000. Atividades: Contato com outras fábricas do grupo. Coleta de dados do processo e composição de histórico. Análise de dados. Proposição de melhoria do processo. Gestão de padrões de fórmulas. Análise de laboratório. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto: ESTÁGIO DE PROCESSOS.

ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Carga Horária: Escala de 12x36. Horário: 06:00h às 18:00h. Requisitos: Curso Técnico em Química completo. Superior Completo ou Cursando em Química ou Farmácia. Inglês Avançado. Domínio do Pacote Office. Experiência em analise de matéria-prima. Conhecimento de Espectrometria IR ou UV/visível, Densidade eletrônica + refratometria, Titulação potenciométrica + Karl fischer, Viscosidade em Brookfield, Cromatografia gasosa. Atividades: Analisar as matérias-primas conforme as especificações da empresa. Gerir e guardar a sua documentação, reagentes e padrões de análise. Guardar amostras na retenção. Fazer aferição e calibração dos equipamentos de controle. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosconsultoria@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.



ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Local: Pavuna. Requisitos: Cursando nível superior em Engenharia Química, Engenharia Produção ou Engenharia de Materiais com previsão de formatura para julho ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Domínio do Pacote Office. Conhecimento de materiais plásticos. Visão de Produtividade, Capacidade de filtrar informações e lidar com as áreas e interesses distintos. Experiência de estágios em Indústria será um diferencial. Atividades: Interface entre diversos setores da empresa (Marketing, Logítica, Produção) para desenvolvimento de novos produtos; Acompanhamento e report mensal dos indicadores da área. Responsável pela realização dos testes físicos de qualidade dos projetos conforme orientação dos métodos de controle da empresa. Análise dimensional das embalagens/moldes (Fluxo Logístico). Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Local: Pavuna. Requisitos: Cursando nível superior em Engenharia Química, Engenharia Produção ou Engenharia de Materiais com previsão de formatura para julho ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Domínio do Pacote Office. Conhecimento de materiais plásticos. Visão de Produtividade, Capacidade de filtrar informações e lidar com as áreas e interesses distintos. Experiência de estágios em Indústria será um diferencial. Atividades: Interface entre diversos setores da empresa (Marketing, Logítica, Produção) para desenvolvimento de novos produtos; Acompanhamento e report mensal dos indicadores da área. Responsável pela realização dos testes físicos de qualidade dos projetos conforme orientação dos métodos de controle da empresa. Análise dimensional das embalagens/moldes (Fluxo Logístico). Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.

ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Local: Pavuna. Requisitos: Cursando nível superior em Engenharia Química, Engenharia Produção ou Engenharia de Materiais com previsão de formatura para julho ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Fluente. Domínio do Pacote Office. Conhecimento de materiais plásticos. Visão de Produtividade, Capacidade de filtrar informações e lidar com as áreas e interesses distintos. Experiência de estágios em Indústria será um diferencial. Atividades: Interface entre diversos setores da empresa (Marketing, Logítica, Produção) para desenvolvimento de novos produtos; Acompanhamento e report mensal dos indicadores da área. Responsável pela realização dos testes físicos de qualidade dos projetos conforme orientação dos métodos de controle da empresa. Análise dimensional das embalagens/moldes (Fluxo Logístico). Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


ENGENHEIRO BLACK BELT

Formação em Engenharia. Experiência em Lean Manufacturing e Seis Sigma. Conhecimento de processo de fabricação e planejamento. Conhecimento de custos e cálculos financeiros. Habilidade em uso de Excel (Macros) e PowerPoint. Habilidade em liderança, negociação, motivação e planejamento. Sólidos conhecimentos da língua inglesa. A empresa é multinacional e atua no segmento de Oil&Gas, oferece amplos benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional. Os interessados deverão enviar currículo até 22/2/2008 para o e-mail: virtuerh@yahoo.com.br


ENGENHEIRO DA QUALIDADE

Formação em Engenharia desejável em Mecânica. Experiência de 3 anos na área da qualidade, com desenvolvimento de fornecedores na área de usinagem e caldeiraria, com atuação em acompanhamento de não-conformidades e monitoramento de planos de ação e treinamentos. Desejável conhecimento em auditorias da qualidade, saúde, segurança e meio-ambiente. Inglês avançado será um diferencial. A empresa é multinacional do segmento de Oil&Gas, oferece amplos benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional. Os interessados deverão enviar currículo até 25/2/2008 para o e-mail: ilson.cipriani@oi.com.br

TÉCNICO NA FIOCRUZ

Está sendo solicitado com urgência de uma pessoa com experiência em espectrometria de massa/proteoma para preencher vaga de técnica em espectrometria de massa. O candidato deverá possuir formação em biologia, química e afins e disponibilidade de 40horas semanais. O candidato selecionado irá operar um espectrômetro de massa, modelo TOF-TOF. Será oferecida uma bolsa de estudos para Técnicos e Tecnologistas - bolsa TEC/TEC (Convênio FIOCRUZ / FAPERJ). Os interessados devem contactar as Professoras Leila de Mendonça-Lima ou Marcia Moreira pelo telefone 3865- 8201, em horário comercial(9:00 - 17:00 horas).




ENGENHEIRO MECÂNICO PROJETISTA

Nós da MSARH, estamos assessorando uma multinacional francesa no preenchimento de algumas vagas de Engenheiro Mecânico Projetista. Segue abaixo o perfil com os requisitos requeridos. Os interessados deverão encaminhar currículo para aline.monteiro@msarh.com.br. Os requisitos para o cargo são: Experiência de 3 anos em elaboração, implantação e desenvolvimento de projetos mecânicos na área industrial. Apto a desenvolver projetos mecânicos para manutenção, implantação de melhorias, acompanhamento de disponibilidade de equipamentos, análise dos módulos de falhas, entre outros. Experiência no desenvolvimento de projetos para instalações industriais, atuando na elaboração de documentos, pareceres e especificações técnicas, fluxogramas de processos, seleção de componentes e equipamentos, definição de layout e melhorias de cálculo. Apoio técnico a equipe de manutenção e planejamento, propondo melhorias e soluções nos problemas de manutenção utilizando ferramentas e programas como: MS- Project; Análise de falhas. TPM; Auto Cad; Identificação e controle dos riscos ergonômicos, a saúde e a segurança do trabalho. Formação: Desejável Engenharia Mecânica. Inglês nível básico. Conhecimentos de francês


TÉCNICO DE MICROBIOLOGIA

Estamos com 01 vaga em aberto para técnico de microbiologia. Horário de Trabalho: 8:00 - 12:00 ou das 13:00 - 17:00. Local: Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos interessados enviar currículum para: samanthabrigo@ig.com.br


FARMACÊUTICO

Vaga para farmacêutico assumir responsabilidade técnica em transportadora, zona norte da cidade RJ. 4 horas por dia, seg à sexta. Salário Piso. Interessados devem enviar currículo para: farma_tc@yahoo.com.br


FARMACÊUTICO

Drogaria em Campo Grande (RJ) contrata para responsabilidade técnica de 07:00 às 15:00 de segunda a sexta e sábado de 08:00 às 12:00, preferência a quem more na região, piso profissional + passagem. Tratar com Sr.João tel. 24134053.


FARMACÊUTICO

Drogaria em Campo Grande (RJ) contrata farmacêutico RT para oito horas diárias, período diurno. Contato com Sr. João, tel. 33947599 ou 24134053.



EXECUTIVO DE CONTAS - HOSPITALAR

Rio de Janeiro (base). Experiência mínima de 3 anos na área de propaganda/vendas hospitalares no Rio de Janeiro. Domínio do mercado Público. Para indústria multinacional de grande porte no segmento hospitalar. Enviar cv para vagas@wpharhma.com.br com o titulo do cargo desejado.

CONSULTOR COMERCIAL

Estamos selecionando para Multinacional: Consultor Comercial para atuar na região de Macaé. Perfil: 3º grau completo; Inglês intermediário; Experiência de 3 anos em vendas de produtos/ serviços para empresas off-shore. Os interessados devem enviar CV para prs@grupofoco.com.br, mencionando o código do cargo no campo assunto.

2.25.2008

AIDS: EVITAR DEPENDE DE VOCÊ

EVITAR DEPENDE DE VOCÊ



Mais de 36 milhões de pessoas no mundo foram infectadas pelo vírus HIV, que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida como Aids. Embora estivesse associada a homossexuais e usuários de drogas no começo dos anos 80, hoje a doença atinge homens e mulheres indiscriminadamente, fazendo com que, qualquer indivíduo com vida sexualmente, ativa esteja suscetível à contaminação. Uma vulnerabilidade com várias causas, mas que tem a falta de informação como o principal vilão. Informe-se e previna-se.



O QUE É A AIDS?

A aids é uma doença que provoca a falência do sistema imunológico do indivíduo, ou seja, de suas defesas naturais, impedindo que o organismo combata adequadamente os agentes causadores de enfermidades. O corpo humano fica, então, sujeito a infecções que combateria facilmente se não houvesse a infecção pelo HIV.



QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS?

Os sintomas da aids dependem, na verdade, dos sintomas da doença oportunista que surge em decorrência da deficiência imunológica. Assim, esses sintomas são muito variados e não são típicos da infecção pelo HIV, pois, podem aparecer em outras situações. Os sintomas mais comuns são: diarréia crônica, febre e sudorese, aparecimento da candidíase oral (sapinho), problemas de pele, pneumonia por Pneumocystis Carinni e emagrecimento exagerado. A manifestação desse conjunto de sintomas significa que o sistema imunológico do paciente já foi comprometido pelo vírus.



É POSSÍVEL QUE UMA PESSOA CONTAMINADA NÃO TENHA SINTOMAS?

Sim. Um indivíduo soropositivo pode conviver com o HIV sem manifestar sintomas importantes por cerca de 10 anos, embora esse período varie muito de uma pessoa para outra.



COMO A AIDS É TRAMSITIDA?

O vírus HIV não é transmitido pelo contato casual, como compartilhar utensílios domésticos, usar o mesmo banheiro, beijar e abraçar. Só existem quatro vias de transmissão:

- sexual (relações anais, vaginais e orais);

- intravenosa (compartilhamento de seringas de drogas);

- perinatal (transmissão da gestante para o filho);

- contato com sangue (em acidentes de trabalho ou em uma transfusão de sangue).



QUAL É A VIA DE TRANSMISSÃO QUE MAIS FAZ VÍTIMAS DA AIDS?

Atualmente, a maioria dos casos de aids ocorrem devido a relações homossexuais masculinas e heterossexuais desprotegidas, ou seja, sem ouso de preservativo (camisinha). Uma parte considerável ainda ocorre pelo uso de drogas endovenosas.



QUER DIZER QUE A AIDS NÃO ATINGE APENAS HOMOSSEXUAIS E USUÁRIOS DE DROGAS?

É claro que essas pessoas estão mais expostas à aids. No entanto, a troca freqüente de parceiros sexuais fez com que a incidência da doença entre os heterossexuais aumentasse muito. Para se ter uma idéia, em São Paulo, a aids é a primeira causa de morte entre mulheres de 15 a 44 anos. Com isso, igualmente cresce o número de crianças que já nascem infectadas. Estimativas indicam que milhões de bebês serão contaminados pela via perinatal ao longo dos próximos anos.



COMO UM APESSOA PODE SER PROTEGER CONTRA A AIDS?

O uso da camisinha em qualquer relação sexual é o meio mais eficiente. Reduzir as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis, gonorréia e clamídia também vem se mostrando uma medida relevante. Isso ocorre porque as DST quebram as defesas naturais que a região genital possui, favorecendo a contaminação pelo HIV. Não compartilhar seringas é outra atitude preventiva, mas é específica para usuários de drogas injetáveis.



DÁ PARA IMPEDIR QUE O FILHO DE UMA PORTADORA DO HIV VENHA A NASCER CONTAMINADO PELO VÍRUS?

É possível reduzir para menos de 2% o risco do bebê nascer contaminado pelo HIV se a gestante realizar o pré-natal com uma equipe especializada de obstetra e infectologista, aderindo a um tratamento com medicamentos anti-retrovirais, que impedem a replicação do HIV no organismo. Por conta disso, a aids em recém-nascidos está sendo erradicada nos países desenvolvidos, o que revela a importância de toda mulher fazer o teste de HIV no pré-natal.



O TESTE DE HIV É SEGURO? FORNECE UM RESULTADO CONFIÁVEL?

Sim. Com a metodologia empregada hoje em dia, o exame para detectar o HIV no sangue é extremamente seguro, tendo uma precisão próxima de 100%. Ainda assim, quando o resultado dá positivo, os laboratórios realizam um segunda análise para confirmar.



O RESULTADO DO EXAME DE UMA PESSOA QUE ACABOU DE SER CONTAMINADA PODE DAR NEGATIVO?

Pode. Não ainda fazer o teste de HIV no dia seguinte de uma relação desprotegida. Há um tempo de viragem logo após a contaminação, dentro do qual não é possível detectar os anticorpos no sangue. Em 90% dos casos, esse período equivale a dois meses.



A AIDS AINDA É UMA DOENÇA CONSIDERADA FATAL?

Após 1995, quando o coquetel de medicamentos que bloqueiam a replicação do HIV passou a ser adotado para o tratamento dos portadores, a aids deixou de ser uma sentença de morte. Hoje, estima-se que a sobrevida dos pacientes que fazem essa terapia seja bastante prolongada e com melhor qualidade de vida. A aids é considerada atualmente uma doença controlável.



UM PORTADOR DE AIDS EM TRATAMENTO PODE LEVAR UMA VIDA NORMAL?

Sim, mas mesmo vida normal tem seus problemas. Primeiro é necessário ajustar adequadamente os horários de tomas os remédios e se acostumar com seus efeitos colaterais, que são importantes. Vale observar que, com o aumento da expectativa de vida do portador de aids, cada vez mais ele precisa ser reintegrado à sociedade. Afinal, a aids atinge muitas pessoas jovens, que, com o acompanhamento regular de uma infectologista e uma boa aderência ao tratamento, podem e devem continuar levando uma vida normal.



Fonte: Centro de Medicina Diagnóstica Fleury

Camilo, Brandão e Moraes em visita do Ministro da Saúde em Farmanguinhos


Boas Práticas Farmacêuticas
Visita do Ministro Temporão à Farmanguinhos / Fiocruz (Inauguração do laboratório de anti-retrovirais)
Foto:
Roberto Camilo - Vice diretor de operações
Antonio Celso Brandão - Gerente da Qualidade
Antonio Carlos Moraes - Assessor executivo de vendas

O que fazer para relaxar

O que fazer para relaxar
25 de fevereiro de 2008


O que fazer para relaxar? Na hora do rush você está louco para chegar em casa e não consegue, porque o trânsito não deixa. O nível do estresse está nas alturas.

» Veja o passo-a-passo de algumas dicas:


O professor Jefferson Duarte, da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, acredita que a filosofia desta arte oriental pode ajudar muito nessas horas de estresse.

"O Tai Chi defende uma postura mais defensiva, onde a pessoa tem que ceder, baixar a guarda. Em situações do trânsito, onde as pessoas costumam se agredir verbalmente, esta é uma postura bem adequada", acredita.

Duarte afirma ser muito importante que a pessoa foque suas atenções nos ombros e nos cotovelos, pois são partes do corpo que acumulam muita energia. "O ombro alto acumula energia e acarreta dor. Por isso, é importante que a pessoa consiga manter o cotovelo apontado para baixo para distribuir a energia para o corpo todo".

O professor de Tai Chi orienta que a pessoa que estiver no trânsito deve tentar fazer todos os movimentos de forma mais lenta, com o intuito de relaxar mais. "É importante você também se voltar para o seu corpo nestas horas. Música lenta ajuda bastante", afirma.

Confira dicas de exercícios do professor Jefferson Duarte e da fisioterapeuta Sandra Mieko para poder encarar o trânsito de uma forma mais saudável.

1 - Mantenha a coluna sempre reta.

2 - Relaxe os ombros com os cotovelos para baixo na hora de segurar o volante.

3 - Concentre-se na respiração, tentando mexer o baixo ventre (região do umbigo).

4 - Rotacione os ombros, tanto para frente quanto para trás. De preferência, tente desenhar um círculo com os movimentos.

5 - Se o trânsito estiver parado, rotacione o pé também.

6 - Flexione os punhos, alternando a palma da mão para dentro e para fora (20 segundos para cada movimento).

7 - Faça massagem de movimentos circulares com o dedo polegar na palma da mão.

8 - Faça automassagem nos ombros.

9 - Flexione lateralmente a cabeça para os dois lados.


Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan
Tel: (11) 3884-8943

Fonte: Página Terra

2.24.2008

PATENTES:Laboratório tenta alongar prazos na justiça

17/02/2008 - 10h15
Laboratório tenta alongar prazos de patente na Justiça
Levantamento da Pró-Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) aponta que os brasileiros pagarão o equivalente a US$ 104 milhões a mais entre 2007 e 2008 caso os laboratórios "de marca" consigam estender o prazo das patentes de seus medicamentos na Justiça.

Entre eles, estão drogas usadas contra doenças do coração, câncer, entre outros males que afetam boa parte da população.

Essa cifra atingirá US$ 367,65 milhões de 2007 a 2013, se todas as ações em curso contra o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) obtiverem sucesso. É o que afirma Odnir Finotti, presidente da Pró-Genéricos.

Para chegar aos números, os técnicos da Pró-Genéricos consideraram o volume de cada medicamento em litígio e projetaram o consumo até 2013, admitindo o ritmo de crescimento das vendas dos últimos anos, desconsiderando a inflação e as variações cambiais no período. Em seguida, multiplicaram o valor pelo preço médio unitário de mercado e descontaram 35%, índice mínimo de barateamento exigido pela lei.

Antecedentes

Mauro Maia, procurador-chefe do Inpi, considera que essas disputas judiciais estão criando uma insegurança jurídica. "A lei protege o detentor da patente até que a questão seja resolvida pela Justiça."

Segundo Maia, os laboratórios recorrem -mesmo perdendo- porque, na prática, isso estica o prazo da patente.

No último dia 12, dois laboratórios foram derrotados no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). Um deles, o Eli Lilly, tinha solicitado reconhecimento da patente estrangeira do Tezampanel, remédio contra dores crônicas.

A juíza Márcia Helena Nunes afirmou que o laboratório depositou o pedido de patente em 1993. Naquele ano, ainda não se permitia o patenteamento de medicamentos no país.

Em 1995, o Brasil aderiu ao Acordo Mundial de Comércio, conhecido como Trips, uma exigência para que não sofresse sanções no âmbito da Organização Mundial do Comércio. Pelo Trips, as patentes do exterior passaram a valer no país.

Mas, com a promulgação da LPI (Lei de Propriedade Industrial), em 1996, os laboratórios tiveram de passar para o sistema "pipeline". Por ele, as patentes no exterior, cujos remédios não tivessem sido lançados, poderiam ser registradas no Brasil pelo tempo remanescente em relação ao máximo de 20 anos previsto pela LPI.

"Se uma droga estivesse patenteada há cinco anos lá fora, ela teria mais 15 anos de vigência no país", diz a advogada Elisa Santucci, especializada em propriedade industrial.

Segundo o TRF-2, o Eli Lilly não tinha incluído o Tezampanel no "pipeline" nem estava coberto pelo Trips.

Outra decisão, tomada contra o Novartis, impediu que a patente do Elidel, remédio contra eczemas e dermatites, vigorasse até 2014, cinco anos além do vencimento. Caso isso acontecesse, o Novartis teria uma patente por 25 anos e isso, segundo a juíza do TRF-2, é ilegal.

Trombose

Em janeiro, o Sanofi-Aventis disputou a extensão da patente do Plavix, um conhecido remédio contra a trombose arterial. Ele pleiteava oito anos mais e seu pedido foi indeferido.

Segundo o desembargador do TRF-2, André Fontes, esses laboratórios registram as patentes em seu país de origem e, muitas vezes, conseguem lá a extensão do prazo. "O problema é que eles querem que essas alterações vigorem aqui", afirma. "A lei diz que, no Brasil, vale o primeiro registro."

Apesar disso, Fontes considera que não há consenso sobre o assunto. Muitos tribunais, como o Superior Tribunal de Justiça, já deram ganho de causa aos laboratórios "de marca".

Dicas sobre " Anemia" "Terceira Idade" "Fibras" "Antioxidantes X Atividade Física"

Anemia
A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. Diversos motivos levam à anemia, dentre os quais se pode citar hemorragia, anormalidade genética, doenças crônicas, toxicidade por drogas e ausência de nutrientes, sendo neste caso denominada de anemia nutricional ou carencial.
Relacionadas principalmente à deficiência de ferro no organismo, as anemias nutricionais são causadas por: - dieta desbalanceada com ingestão inadequada de ferro; - absorção inadequada do nutriente devido à diarréia, gastrite e interferência de drogas; - aumento da necessidade de ferro para crescimento como adolescência e gravidez; - perda de sangue por excesso de sangue menstrual, úlcera, entre outros.
A anemia pode ser diagnosticada por exames de sangue específicos para verificar a presença de ferro e os sintomas decorrentes são cansaço, menor desempenho no trabalho, pele pálida, parte interna das pálpebras rosa claro, gastrite, anorexia e pica (desejo de consumir elementos não alimentares como o gelo, terra ou amido).
Para sanar a anemia, o possível sangramento deve ser tratado, e a suplementação deve ser feita com a utilização de comprimidos de ferro contém sulfato ferroso, gluconato férrico ou um polissacarídeo.
Na alimentação, a carne vermelha é a melhor fonte de ferro, seguida por fígado, peixe e gema de ovo, mas pode também ser encontrado em alimentos vegetais como feijões, as ervilhas e as hortaliças de coloração verde escuro. A vitamina C (ácido ascórbico) é o único elemento dos alimentos que aumenta a absorção de ferro, portanto, podem ser consumidos na mesma refeição.
É importante que, mesmo após os resultados dos exames comprovarem que o indivíduo não está mais anêmico, realizar exames periódicos e continuar a suplementação, para que garantir reservas do mineral no organismo.

Alimentação na terceira idade
O aumento da expectativa de vida aliado a profundas mudanças no organismo resulta cada vez mais na busca da qualidade de vida pela terceira idade. Fase da vida esta, que tem início aos 60 anos e que é caracterizada como uma população em crescimento, pois segundo pesquisas realizadas no ano 2000 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há aproximadamente 15 milhões de idosos no Brasil e se prevê que no ano de 2020 será a maior população de idosos.
No processo natural de envelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas, tais como alterações na dentição, dificultando a mastigação, e diminuição da capacidade digestiva e absortiva de nutrientes, que acompanhadas de alterações nas necessidades nutricionais, como redução das necessidades de energia, influenciam na qualidade da nutrição dos idosos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no próximo milênio os principais problemas nesta faixa etária serão hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e doença de Alzheimer. Nota-se que todos estes problemas estão ligados à alimentação, seja como causa, forma de tratamento ou controle.
Os principais cuidados com a nutrição começam com a adequação do valor calórico e de nutrientes ingeridos, em especial do ferro e cálcio, para evitar anemia, osteoporose e outras deficiências.
Também é fundamental estar atento à variedade de alimentos consumidos durante as refeições, pois os idosos tendem a comer mais pães, massas e alimentos em forma líquidas e pastosas, devido à facilidade de preparo e ingestão.
Uma alimentação equilibrada, com alimentos naturais, ricas em frutas, verduras e legumes, e pobre em gorduras é sempre a melhor opção, independente da faixa etária.
Sendo assim, é necessário estar atento aos hábitos alimentares desta população: quantidade, variedade e freqüência de alimentos ingeridos, perda ou ganho de peso repentinos, entre outras mudanças de comportamento.
O acompanhamento médico é fundamental para diagnosticar qualquer doença e, se houver dúvidas sobre alimentação, procure um nutricionista para ajudar.

Atividade física e antioxidantes
A atividade física regular é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde para todas as idades, inclusive na gestação e na fase pós-parto. O sedentarismo por outro lado é um fator de risco para o desenvolvimento de enfermidades como a doença arterial coronariana.
Portanto, a atividade física intensa aumenta a formação de espécies reativas de oxigênio (os radicais livres), causando lesões musculares e danos na membrana, prejudicando o desempenho de atletas. Essas injúrias causadas pelo estresse oxidativo estão relacionadas com uma série de doenças, como o câncer, aterosclerose e o diabetes.
Na atividade intensa há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigênio do organismo e um aumento de 100 a 200 vezes na captação de oxigênio pelo tecido muscular, favorecendo o aumento da produção de espécies reativas de oxigênio. Dessa maneira, as modalidades esportivas que obtém energia através de metabolismo aeróbico sofrem mais conseqüências do que as que utilizam o sistema anaeróbico.
Para prevenir os efeitos causados pelo estresse oxidativo, o organismo possui vários mecanismos antioxidantes, sendo alguns dependentes do Zinco, que tem como recomendação a ingestão diária de 8mg para mulheres e 11mg para homens. Atletas geralmente apresentam ingestão dietética desse mineral insuficiente para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a demanda bioquímica do organismo.
A suplementação de Zinco por atletas tem sido associada com maior força e resistência muscular, e cabe ressaltar que esse consumo suplementar deve ser feito com acompanhamento de um profissional nutricionista e com cautela para evitar possíveis efeitos adversos.
Dentro dos grupos dos minerais, além do zinco, o selênio também apresenta um importante papel contra os radicais livres e juntamente com a vitamina A, pode ajudar na prevenção ao desenvolvimento de tumores e na terapia da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) se consumido em quantidades adequadas. Praticantes de atividade física com longa duração devem ter como aliado uma dieta rica em nutrientes antioxidantes. Estudos mostram quais são os alimentos que tem maior Capacidade Antioxidante Total (CAT), são eles: castanha do pará, guaraná em pó, café pronto para consumo, chocolate amargo, maçã, couve manteiga, beterraba.
As vitaminas C, E e β-caroteno são considerados excelentes antioxidantes, capazes de seqüestrar radicais livres com grande eficiência. Os alimentos como frutas, verduras e legumes contém agentes antioxidantes, tais como vitaminas C, E e A, clorofila, flavonóides e carotenóides que restringem a propagação de reações em cadeia e as lesões induzidas pelos radicais livres.
Para uma dieta rica em alimentos com CAT, é importante que seja colorida, contendo alimentos de grupos como o marrom (café, castanha do pará, chocolate amargo, feijão e guaraná) com valores elevados de CAT, seguidos pelo grupo dos roxos (berinjela, beterraba, suco de uva) e os verdes (alface, couve manteiga e limão).

O que há de novo sobre as fibras
As fibras alimentares são carboidratos não digeridos facilmente pelo organismo, e podem ser divididas em dois grupos: insolúveis e solúveis. Diversos são os benefícios que cada uma proporciona ao organismo.
É consenso que o consumo de fibras é necessário para o bom funcionamento do organismo. Na década de 70 foram realizadas diversas pesquisas que mostraram que doenças como hipertensão arterial, infarto e distúrbios gastrintestinais eram raros em comunidades com baixo consumo de alimentos processados. Atualmente, a importância é reconhecida até mesmo pela legislação brasileira, a qual torna obrigatória a informação nutricional da quantidade de fibras nos rótulos dos alimentos industrializados.
A recomendação diária do consumo de fibras para um adulto é de 20 a 30 gramas/ dia e quando não for possível atingi-la por meio da alimentação, um profissional qualificado deve indicar a melhor maneira de suplementá-la.
As fibras alimentares adicionadas em alimentos e que podem ser usadas como suplementos são denominadas fibras funcionais, exemplos: pectina, goma, celulose, lignina, inulina e frutooligossacarídeos (FOS). Segundo as diretrizes norte-americanas e canadenses, para serem consideradas funcionais, as fibras devem exercer efeito laxativo e/ou normalizar as concentrações de lipídeos na corrente sangüínea e/ou atenuar a resposta glicêmica.
O efeito laxativo das fibras está relacionado com a motilidade do intestino, por meio da formação de massa de resíduos e conseqüente aumento da contração e movimentação desse conteúdo por todo o intestino. Já sua atuação na resposta glicêmica refere-se principalmente as fibras solúveis, que formam uma espécie de gel e tornam a absorção da glicose e de nutrientes mais lentas.
Diversos estudos confirmam os efeitos das fibras solúveis para atenuar a dislipidemia, seja pela redução da absorção intestinal do colesterol, pelo aumento da excreção fecal dos ácidos biliares ou pela inibição da síntese do colesterol. A redução dos níveis sanguíneos de colesterol total também está relacionada ao consumo de FOS, o qual proporciona a inibição das bactérias patogênicas e o aumento da colonização do trato gastrintestinal por bactérias benéficas ao organismo, denominadas bifidobactérias, resultando em mudança na flora intestinal.
Fonte: Qualy Food

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA RISCOS DAS NANOPARTÍCULAS

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA RISCOS DAS NANOPARTÍCULAS
08/02/2008
Preocupante resultado do desenvolvimento das nanotecnologias, as nanopartículas se infiltram de modo inédito no corpo humano e em outros organismos vivos, obrigando os profissionais e os consumidores a revisarem as medidas de prevenção sanitárias, alertaram os especialistas. Os profissionais que participam da elaboração ou da produção destes novos materiais, que serão dois milhões até 2015, são os mais expostos à inalação destas partículas pelo menos de duas a três vezes inferiores a 100 nanômetros. As nanopartículas, extremamente diferentes entre si no que diz respeito às suas propriedades químicas, têm como ponto comum uma massa muito fraca, que, no entanto, ocupa proporcionalmente uma superfície considerável. "Quanto mais a matéria se divide em pedaços pequenos, mais reativa é e, por isso, mais perigosa", afirmou Daniel Bloch, médico laboratorista da Comissão Francesa de Energia Nuclear (CEA), em uma entrevista concedida em Paris no Observatório de Micro e Nanotecnologias (OMNT), uma estrutura comum ao CEA e ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Na indústria, a exposição ao pó é tradicionalmente medida com a ajuda da massa de partículas, mas com os nanomateriais "a superfície será provavelmente um parâmetro mais pertinente que a massa", avaliou. Segundo Bloch, "os valores limites de exposição profissional poderiam ser muito elevados caso se trate de aerossóis de nanopartículas". Felizmente, existem meios para evitar a exposição, já que os dispositivos que são eficazes com os gases também o são com as nanopartículas. Mais de 550 produtos que estas novas matérias contêm já são comercializados, em quantidades cada vez maiores. As substâncias mais freqüentes são o óxido de titânio e o óxido de silício, usados nos cremes corporais. Francelyne Marano, diretora do laboratório de citofisiologia e toxicologia celular da Universidade Paris 7, lembra que "a ultrapassagem da barreira cutânea não se produz quando a pele está sã, mas é possível em caso de insolação, por exemplo". Alguns destes materiais são também utilizados na alimentação, como o silício coloidal, que entra na composição do chocolate em pó para evitar a formação de grânulos. A capacidade destes novos materiais de passar dos pulmões ao sangue e depois aos outros órgãos continua sendo pouco conhecida, ressalta Marano, ressaltando a preocupação oriunda do fato de que se voltou "a encontrar o tipo de conformação do amianto nos nanotubos". Já se sabe que as nanopartículas podem provocar, em concentrações elevadas, um estresse oxidante e, por isso, inflamações. Na natureza, "podem transportar pela grama grandes quantidades de contaminantes conhecidos" como o arsênico ou os pesticidas, explicou, por sua vez, Jean-Yves Bottero, diretor do Centro Europeu de Geociência do Meio Ambiente (Cerege), na Aix-en-Provence (sul da França). Por sorte, seu impacto em curto prazo se vê limitado pelo fato de que "as nanopartículas parecem ser rapidamente bloqueadas em sua transferência e se mantêm no solo sem alcançar o lençol freático", afirma. Isso, no entanto, não impede que, ao que parece, se tenha "em escassas doses e em longo prazo, uma alteração mascarada do DNA (patrimônio genético)", assim como efeitos sobre a biodiversidade.
Fonte: AFP - Notícias Terra

BULAS INCENTIVAM AUTOMEDICAÇÃO ?

BULAS INCENTIVAM AUTOMEDICAÇÃO, DIZ ESTUDO
11/02/2008
Os dados que acompanham os remédios são incompletos, aponta levantamento feito pelo Idec com 19 medicamentos. Versão genérica do Prozac (antidepressivo), por exemplo, omite alerta de que pacientes jovens podem ter comportamento suicida. As bulas dos remédios vendidos nas farmácias brasileiras são incompletas e incentivam a automedicação, aponta um estudo recém-concluído do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Isso, diz a entidade, pode comprometer seriamente a saúde das pessoas. O antidepressivo Prozac (da Eli Lilly), por exemplo, traz o alerta de que pacientes jovens podem ter idéias e comportamentos suicidas durante o tratamento. E avisa: "Os médicos devem ser consultados imediatamente se os pacientes de todas as idades relatarem quaisquer pensamentos suicidas". O Cloridrato de Fluoxetina (da EMS), uma das versões genéricas do Prozac, simplesmente não diz nada sobre esse risco. O Idec se debruçou sobre as letras miúdas que acompanham 19 remédios (antidepressivos, calmantes, antiinflamatórios, vasodilatadores, anti-reumáticos e drogas contra pressão alta e para baixar o colesterol) e constatou que há diferenças significativas entre as informações dos medicamentos de referência (originais) e seus genéricos ou similares. A entidade também comparou as bulas nacionais com as americanas. Nos Estados Unidos, os antiinflamatórios avisam -com destaque- do risco de morte por problemas cardiovasculares durante o tratamento. No Brasil, o Voltaren e o genérico Diclofenaco Sódico (ambos da Novartis) não trazem esse alerta. A mesma diferença, na comparação com o produto americano, foi encontrada nas bulas do antiinflamatório Cataflam (da Novartis) e do genérico Diclofenaco Potássico (da Medley). Em 2004, o antiinflamatório Vioxx foi retirado do mercado no mundo inteiro após um estudo ter mostrado o aumento do risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. "Essas irregularidades violam o direito do consumidor à informação correta e completa. Podem representar um risco à saúde. Existe muita intoxicação por remédios", diz Karen Lagen, a responsável do Idec pela pesquisa. AUTOMEDICAÇÃO - Há casos em que, na avaliação do Idec, as bulas incentivam que os pacientes façam uso de remédios sem acompanhamento médico. No antidepressivo Zoloft (da Pfizer), por exemplo, lê-se o seguinte: "Se você não responder à dose de 50 mg, pode aumentar a dose". O estudo apontou ainda que muitos medicamentos não trazem orientações caso o paciente se esqueça de tomar uma dose. Supondo que deve tomar três doses ao dia e acidentalmente pulou a segunda, ele deve dobrar a terceira dose? Ignorar o esquecimento e tomar a terceira normalmente? Tomar a segunda dose imediatamente, não importando a hora? Segundo o Idec, 11 dos 19 medicamentos não sanam essa dúvida. Para o médico sanitarista José Ruben de Alcântara Bonfim, coordenador da Sobravime (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos), uma origem das falhas é o fato de as bulas não serem atualizadas periodicamente. "Como os médicos no Brasil não são obrigados a notificar os efeitos adversos dos medicamentos -apenas a indústria [farmacêutica]-, muitas bulas estão incompletas, desatualizadas." Os laboratórios fabricantes dizem que apenas seguem as determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que seus folhetos têm a aprovação da agência. Para o Idec, a atuação da Anvisa está longe da ideal, pois permite que as bulas dos medicamentos de referência e as dos genéricos e similares sejam diferentes -embora o efeito no organismo deva ser, teoricamente, o mesmo. "A Anvisa deve ser mais rigorosa e melhorar a legislação", diz Karen Lagen. A pesquisa do Idec chegou à Anvisa. A agência informou que as irregularidades apontadas serão investigadas. "Se confirmadas, serão corrigidas e ensejarão medidas punitivas para os laboratórios infratores. O desrespeito às normas de registro de medicamentos constitui uma infração sanitária", disse Pedro Ivo Sebba Ramalho, da assessoria técnica da presidência da Anvisa. As punições vão de uma advertência à apreensão dos produtos e à interdição das empresas. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. A agência informou ainda que está estudando fazer mudanças nas bulas para, "entre outros objetivos, viabilizar o direito à informação adequada e clara sobre produtos, em especial sobre os riscos". Professor da Unifesp defende as bulas mais "enxutas" e menos detalhadas - DA REPORTAGEM LOCAL - O médico Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, considera que a melhor bula de remédio é aquela que tem menos informações. Para ele, dados que interessam apenas ao médico têm de ser omitidos. O folheto que acompanha o remédio deve trazer somente as orientações gerais para os pacientes. "Se você põe numa bula que o remédio pode levar a suicídio, o paciente simplesmente não toma o medicamento. Ele fica atemorizado. Não dá para colocar na bula todos os efeitos colaterais", afirma Lopes. O médico, que também é professor na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), conta a orientação que costuma dar. "Eu digo ao acompanhante do paciente: "Tira a bula, senão ele não toma o medicamento". Quantas vezes eu já fiz isso..." LINGUAGEM COMPREENSÍVEL - O presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica diz que as bulas brasileiras são "bastante boas" e não devem seguir as americanas, que são extremamente detalhadas. "As bulas não devem ter informações que são da alçada do médico. As americanas são verdadeiros minicapítulos de um compêndio de farmacologia, que não acrescentam nada ao paciente", afirma. Segundo Lopes, cabe ao médico informar os efeitos colaterais no momento da consulta, com uma linguagem compreensível, e deixar claro que o paciente deve voltar ao consultório caso surja alguma reação inesperada. "As dúvidas devem ser esclarecidas sempre com o médico, não com a bula." O único senão das bulas nacionais, na opinião de Lopes, é o fato de não serem idênticas às dos medicamentos de referência e as dos genéricos. "Não faz sentido serem diferentes." (RW) LABORATÓRIOS DIZEM CUMPRIR TODAS AS NORMAS DA ANVISA - Pfizer admite mudar trecho de bula do Zoloft; Novartis diz que Voltaren e Cataflam são vendidos só com receita médica. DA REPORTAGEM LOCAL - Os laboratórios farmacêuticos citados na pesquisa do Idec (Eli Lilly, Biosintética, Novartis, Medley, EMS e Pfizer) afirmaram que as informações que acompanham seus remédios seguem rigorosamente as normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Acusada pelo Idec de incentivar a automedicação, no caso do antidepressivo Zoloft, a Pfizer disse que "não encoraja nem incentiva a automedicação de nenhum produto", mas admitiu que pode fazer mudanças no trecho da bula apontado como problemático ("Se você não responder à dose de 50 mg, pode aumentar a dose"). "Estamos revendo esse pedaço da bula e vendo se é o caso de adicionar algo como "siga a orientação do seu médico". De qualquer forma, esse tipo de alerta já é encontrado em grande quantidade na bula do remédio", disse o diretor médico da Pfizer, João Fittipaldi. A Novartis respondeu que a acusação de incentivo à automedicação nos casos dos antiinflamatórios Cataflam (de referência e genérico) e Voltaren (de referência) não procede porque os dois medicamentos, com tarja vermelha, só podem ser vendidos com receita médica, após uma consulta com um profissional. A Eli Lilly diz que não traz na bula do Prozac informações sobre problemas cardiovasculares porque as normas da Anvisa exigem apenas as "reações adversas" (decorrentes do tratamento), e não os "eventos adversos" (não necessariamente decorrentes do tratamento). "A informação presente no material americano faz referência a eventos adversos relatados no sistema cardiovascular, informando inclusive que não há associação causal", disse a empresa, por nota. No caso do antidepressivo cloridrato de fluoxetina (versão genérica do Prozac), que não traz o alerta sobre o risco de idéias e comportamentos suicidas em pacientes jovens, o laboratório EMS disse que o medicamento é vendido apenas com receita médica e que "o médico é o profissional habilitado para orientar o paciente". "O conteúdo das bulas EMS é condizente com a do seu medicamento de referência", disse o laboratório, em nota. O remédio de referência, entretanto, traz o alerta sobre o risco de comportamentos suicidas. A respeito das comparações que o Idec fez com as bulas dos medicamentos americanos, os laboratórios e a própria Anvisa disseram que as regras válidas para o Brasil não são iguais às dos Estados Unidos. Fonte: Folha de São Paulo

FARMÁCIAS CONTESTAM NOVA REGRA DA ANVISA
08/02/2008
Cerca de duas mil farmácias ligadas à Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) conseguiram, na 19ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, uma liminar que suspende a aplicação de penalidades pelo não-cadastramento no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que fiscaliza a venda de medicamentos entorpecentes e psicotrópicos. O prazo de adaptação ao novo sistema, criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), era o dia 28 de janeiro (com exceção do norte do país), mas farmácias em todo o país têm ido à Justiça contestá-lo alegando falhas no cadastramento. O novo sistema da Anvisa entrou em funcionamento em maio de 2007 e tem o objetivo de monitorar de forma mais rápida o consumo abusivo de cerca de 450 medicamentos e substâncias sob controle - como anabolizantes e remédios para emagrecimento. Isto porque ele permite que a fiscalização seja feita semanalmente e por via eletrônica, por meio de dados enviados pelas farmácias e drogarias diretamente à Anvisa. Até então, as informações eram prestadas de forma manual e trimestralmente para os agentes da vigilância sanitária. O prazo inicial estabelecido pela Anvisa - novembro do ano passado - já havia sido adiado em função de uma liminar. De acordo com informações da agência, até agora aproximadamente 49 mil estabelecimentos no país se habilitaram no novo sistema de fiscalização, mas não há uma estimativa do total de estabelecimentos existentes. O que está motivando as ações judiciais não é o novo sistema em si, mas a suposta dificuldade no cadastramento e a multa prevista em caso de descumprimento da norma. No caso da ação ajuizada pela Anfarmag, a entidade pediu a suspensão do prazo e da aplicação das penalidades previstas até que o sistema estivesse em pleno funcionamento. De acordo com o vice-presidente da Anfarmag, Álvaro Favaro Júnior, até agora as farmácias não foram autuadas devido à compreensão dos agentes da vigilância sanitária. A Justiça Federal intimou a Anvisa a prestar esclarecimentos em até dez dias e concedeu uma liminar para que o órgão se abstenha de aplicar as penalidades referentes à adoção do sistema até a vinda das informações - o que beneficia cerca de dois mil estabelecimentos associados à Anfarmag, localizados em São Paulo e em 19 municípios paulistas. Segundo o advogado Wander da Silva Saraiva Rabelo, do escritório Moreau Advogados, que defende a Anfarmag no caso, a partir da obtenção da liminar será colocada em prática uma estratégia para ampliar a propositura de ações judiciais em outros Estados e garantir o direito de extensão do prazo aos cinco mil associados da entidade no Brasil. "A liminar possibilita a defesa administrativa das farmácias em caso de multas", diz. O prazo de cadastramento no novo sistema da Anvisa - novembro do ano passado - foi adiado anteriormente em função de uma ação impetrada em outubro pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne 21 redes de farmácias no país. A entidade ajuizou uma ação declaratória da ilegalidade da resolução da Anvisa que instituiu o sistema e conseguiu, na 26ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, uma liminar para garantir às afiliadas da Abrafarma o não-cumprimento da resolução. A Anvisa acabou por estender o prazo para 28 de janeiro deste ano, mas, ainda assim, as contestações judiciais continuaram. Em dezembro, o Tribunal Regional Federal (TRF) do Rio de Janeiro concedeu uma liminar em uma ação ajuizada pela Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) - que reúne cerca de mil farmácias e drogarias - ampliando o prazo de adesão dos associados ao novo sistema para 27 de fevereiro. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, o sistema já está completamente normalizado e as falhas alegadas ocorreram devido à sobrecarga de acessos de estabelecimentos que resolveram fazer o cadastro, disponível desde maio, somente nos últimos dias do prazo. Segundo o órgão, cerca de seis mil cadastros foram feitos entre os dias 25 e 30 de janeiro. A assessoria informou ainda que a Anvisa irá recorrer das decisões obtidas pela Anfarmag e pela Ascoferj na Justiça. - Luiza de Carvalho, de São Paulo -
Fonte: Valor Econômico