2.25.2008

AIDS: EVITAR DEPENDE DE VOCÊ

EVITAR DEPENDE DE VOCÊ



Mais de 36 milhões de pessoas no mundo foram infectadas pelo vírus HIV, que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida como Aids. Embora estivesse associada a homossexuais e usuários de drogas no começo dos anos 80, hoje a doença atinge homens e mulheres indiscriminadamente, fazendo com que, qualquer indivíduo com vida sexualmente, ativa esteja suscetível à contaminação. Uma vulnerabilidade com várias causas, mas que tem a falta de informação como o principal vilão. Informe-se e previna-se.



O QUE É A AIDS?

A aids é uma doença que provoca a falência do sistema imunológico do indivíduo, ou seja, de suas defesas naturais, impedindo que o organismo combata adequadamente os agentes causadores de enfermidades. O corpo humano fica, então, sujeito a infecções que combateria facilmente se não houvesse a infecção pelo HIV.



QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS?

Os sintomas da aids dependem, na verdade, dos sintomas da doença oportunista que surge em decorrência da deficiência imunológica. Assim, esses sintomas são muito variados e não são típicos da infecção pelo HIV, pois, podem aparecer em outras situações. Os sintomas mais comuns são: diarréia crônica, febre e sudorese, aparecimento da candidíase oral (sapinho), problemas de pele, pneumonia por Pneumocystis Carinni e emagrecimento exagerado. A manifestação desse conjunto de sintomas significa que o sistema imunológico do paciente já foi comprometido pelo vírus.



É POSSÍVEL QUE UMA PESSOA CONTAMINADA NÃO TENHA SINTOMAS?

Sim. Um indivíduo soropositivo pode conviver com o HIV sem manifestar sintomas importantes por cerca de 10 anos, embora esse período varie muito de uma pessoa para outra.



COMO A AIDS É TRAMSITIDA?

O vírus HIV não é transmitido pelo contato casual, como compartilhar utensílios domésticos, usar o mesmo banheiro, beijar e abraçar. Só existem quatro vias de transmissão:

- sexual (relações anais, vaginais e orais);

- intravenosa (compartilhamento de seringas de drogas);

- perinatal (transmissão da gestante para o filho);

- contato com sangue (em acidentes de trabalho ou em uma transfusão de sangue).



QUAL É A VIA DE TRANSMISSÃO QUE MAIS FAZ VÍTIMAS DA AIDS?

Atualmente, a maioria dos casos de aids ocorrem devido a relações homossexuais masculinas e heterossexuais desprotegidas, ou seja, sem ouso de preservativo (camisinha). Uma parte considerável ainda ocorre pelo uso de drogas endovenosas.



QUER DIZER QUE A AIDS NÃO ATINGE APENAS HOMOSSEXUAIS E USUÁRIOS DE DROGAS?

É claro que essas pessoas estão mais expostas à aids. No entanto, a troca freqüente de parceiros sexuais fez com que a incidência da doença entre os heterossexuais aumentasse muito. Para se ter uma idéia, em São Paulo, a aids é a primeira causa de morte entre mulheres de 15 a 44 anos. Com isso, igualmente cresce o número de crianças que já nascem infectadas. Estimativas indicam que milhões de bebês serão contaminados pela via perinatal ao longo dos próximos anos.



COMO UM APESSOA PODE SER PROTEGER CONTRA A AIDS?

O uso da camisinha em qualquer relação sexual é o meio mais eficiente. Reduzir as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis, gonorréia e clamídia também vem se mostrando uma medida relevante. Isso ocorre porque as DST quebram as defesas naturais que a região genital possui, favorecendo a contaminação pelo HIV. Não compartilhar seringas é outra atitude preventiva, mas é específica para usuários de drogas injetáveis.



DÁ PARA IMPEDIR QUE O FILHO DE UMA PORTADORA DO HIV VENHA A NASCER CONTAMINADO PELO VÍRUS?

É possível reduzir para menos de 2% o risco do bebê nascer contaminado pelo HIV se a gestante realizar o pré-natal com uma equipe especializada de obstetra e infectologista, aderindo a um tratamento com medicamentos anti-retrovirais, que impedem a replicação do HIV no organismo. Por conta disso, a aids em recém-nascidos está sendo erradicada nos países desenvolvidos, o que revela a importância de toda mulher fazer o teste de HIV no pré-natal.



O TESTE DE HIV É SEGURO? FORNECE UM RESULTADO CONFIÁVEL?

Sim. Com a metodologia empregada hoje em dia, o exame para detectar o HIV no sangue é extremamente seguro, tendo uma precisão próxima de 100%. Ainda assim, quando o resultado dá positivo, os laboratórios realizam um segunda análise para confirmar.



O RESULTADO DO EXAME DE UMA PESSOA QUE ACABOU DE SER CONTAMINADA PODE DAR NEGATIVO?

Pode. Não ainda fazer o teste de HIV no dia seguinte de uma relação desprotegida. Há um tempo de viragem logo após a contaminação, dentro do qual não é possível detectar os anticorpos no sangue. Em 90% dos casos, esse período equivale a dois meses.



A AIDS AINDA É UMA DOENÇA CONSIDERADA FATAL?

Após 1995, quando o coquetel de medicamentos que bloqueiam a replicação do HIV passou a ser adotado para o tratamento dos portadores, a aids deixou de ser uma sentença de morte. Hoje, estima-se que a sobrevida dos pacientes que fazem essa terapia seja bastante prolongada e com melhor qualidade de vida. A aids é considerada atualmente uma doença controlável.



UM PORTADOR DE AIDS EM TRATAMENTO PODE LEVAR UMA VIDA NORMAL?

Sim, mas mesmo vida normal tem seus problemas. Primeiro é necessário ajustar adequadamente os horários de tomas os remédios e se acostumar com seus efeitos colaterais, que são importantes. Vale observar que, com o aumento da expectativa de vida do portador de aids, cada vez mais ele precisa ser reintegrado à sociedade. Afinal, a aids atinge muitas pessoas jovens, que, com o acompanhamento regular de uma infectologista e uma boa aderência ao tratamento, podem e devem continuar levando uma vida normal.



Fonte: Centro de Medicina Diagnóstica Fleury

Nenhum comentário: