5.07.2011

ANTES, DURANTE E DEPOIS DE UMA CORRIDA

Antes, durante e depois de uma corrida

Faça a sua corrida valer à pena! Confira dicas que vão te ajudar a entrar em forma e manter a sua saúde.

Tudo nesta vida tem início, meio e fim. E isso não poderia ser diferente quando o assunto é o exercício físico. A corrida, por exemplo, uma das grandes paixões dos brasileiros, precisa de uma preparação adequada, cuidados durante o treino e uma boa finalização para que se atinja o efeito desejado. Confira as dicas que vão te ajudar a turbinar esta atividade!

Antes da Corrida

- Consuma alimentos ricos em carboidratos e com baixo índice glicêmico. Eles são absorvidos lentamente pelo organismo, evitando, assim, a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

- 15 minutos antes, coma uma fruta. Banana, maçã e mamão são as melhores opções. Assim, você não correrá o risco de sentir fome durante o exercício.

- Quando for se vestir, opte por roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.

Durante a Corrida

- Fique de olho na freqüência cardíaca. O melhor é fazer uma avaliação médica e junto a ele verificar qual a variação normal.

- Comece com caminhadas lentas e aumente o ritmo com o passar do tempo.

- O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: O importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

- Para respirar corretamente durante o exercício, a dica é: Inspire duas vezes pelo nariz e solte o ar três vezes pela boca, de acordo com o ritmo da sua passada.

Depois da Corrida

- Alongar-se é fundamental! Além disso, beba água para hidratar o corpo e faça uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

5 DICAS PARA FAZER SEU ALMOÇO DE DIA DAS MÃES SAUDÁVEL E ORIGINAL


5 dicas para fazer seu almoço de dia das mães saudável e original
Prepare um almoço delicioso para sua mãe.


Se você está cuidando da boa forma e isso está lhe deixando desanimado para o almoço de dia das mães, algumas dicas podem acabar com o seu problema. Usando o bom senso e a criatividade, muitas receitas podem deixar a sua reunião, deliciosa e sem quilinhos extras.
 Com a ajuda da chef Nany Albertim, criamos 5 dicas para o seu almoço arrancar elogios e  você ainda economizar calorias.
 Confira!
 1 – A entrada não fará menos sucesso sem os salgadinhos e pastinhas. Os wraps, por exemplo, são lights e fáceis de ser feitos, além de dar um charme no visual da sua mesa. Mousses de legumes, servidos com torradas, também são uma saída para evitar as tentações.
  2 – Os drinks podem ser a sensação da sua reunião, sem ser calóricos. Diversas receitas de bebidas com ou sem álcool são deliciosas e possuem poucas calorias.
 3 – Invista nos molhos. Eles podem ter baixíssimas calorias e dão uma bossa nas receitas, desde as entradas até as sobremesas. Além disso, os molhos também podem ser o diferencial de pratos simples. Uma batida no liquidificador, por exemplo, pode tornar o molho de azeite, limão e aceto balsâmico super cremoso e saboroso.
  4 - Os acompanhamentos podem fazer a diferença na hora de reduzir as calorias do almoço. Eles podem variar de legumes no vapor, a cremes ou tortas. O segredo está na técnica a ser usada, como o blanchir (colocar os legumes em um recipiente com gelo, após o cozimento), o, confit (cozimento do alimento na própria gordura) ou o degourjet (alimentos grelhados no sal grosso).
 5 – A sobremesa não precisa ser a vilã. Usando frutas, flans de baixa caloria ou dietéticos e massa integral, você pode elaborar uma receita leve e muito saborosa. O cheesecake, o brigadeiro com recheio de frutas e as frutas confit podem ser boas dicas.

ALTERNATIVAS PARA SE EXERCITAR LONGE DAS ACADEMIAS

Alternativas para se exercitar longe das academias

Sem gastar dinheiro, você pode eliminar calorias e conquistar o corpo que tanto deseja!

Mesmo que você não goste de frequentar academias, não existe desculpa para não malhar. Aqueles que preferem métodos alternativos para a prática de exercícios, podem lançar mão de diversas opções criativas e de fácil execução. Além disso, a atividade física, longe das salas de aula, pode trazer outros benefícios, como o baixo custo e a integração com a natureza.
Com a ajuda da personal trainner Darlene Figueiredo, montamos algumas opções para você treinar com conforto e segurança. Confira.
Andar de bicicleta – você pode praticar este exercício tanto passeando, quanto para ir ao trabalho. Além disso, você estará contribuindo para dar uma melhorada no trânsito e com o meio ambiente. Que tal eleger a bicicleta como seu meio alternativo de transporte?
Remo – A prática do esporte tem feito sucesso, principalmente, entre as mulheres. Ao contrário do que se pode pensar, o treino para amadores é simples e moderado, além de ser um exercício de baixo impacto, que agride menos as articulações.
Fazer passeios ao ar livre, como trilhas e caminhadas na praia – Você pode estar curtindo um visual que, com a correria da rotina, talvez nem note que existe e também pode aproveitar essa hora para relaxar e ter um momento só seu.
Caminhar ou correr na areia – É unanimidade: na areia você trabalha todos os seus músculos e emagrece bem rápido.  Sem contar que ainda pode dar um mergulho no fim do exercício.
Exercícios na areia – Uma moda recente, esse tipo de exercício é um dos mais simples e eficazes. Você pode usar equipamentos como bolas e elásticos que são leves e baratos. Os movimentos trabalhados geralmente são de equilíbrio e força e podem ser combinados com as corridas ou caminhadas na própria areia. Essa atividade tem um gasto calórico alto, além de ser dinâmica, o que espanta a preguiça.
Fazer aulas de dança, yoga ou lutas em casa - Essa é uma novidade, já mostrada pelo Suadieta. Diversos professores estão dando aulas, de diversas modalidades, na própria casa do aluno. Além disso, você ainda pode montar um grupo com seus amigos e garantir momentos de diversão.
Montar uma academia em casa pode ser outra maneira de se sentir confortável – Em um ambiente com privacidade, você pode se sentir mais à vontade para praticar os exercícios. E o fato de não ter que sair de casa elimina qualquer desculpa.

CORRIDA: O EXERCÍCIO ESTÁ LIBERADO!

Corrida: o exercício está liberado!

Era uma vez o mito da corrida!

Caiu por terra o mito de que a corrida pode ser prejudicial às articulações. Se você é uma daquelas pessoas que usava esta desculpa para não tentar este tipo de atividade, pode ir tratando de arrumar outra, pois exercícios como este não causam a osteoartrite, segundo a publicação Journal of Anatomy.
O problema causado pela degeneração da cartilagem articular, na verdade, pode ser controlado através do exercício físico. Além disso, correr traz milhares de benefícios, já que ajuda na perda de peso e, com isso, evita a obesidade, que pode vir a sacrificar as juntas e articulações de todo o corpo.
Quem sofre deste mal não pode fazer atividades de impacto quando está na crise, mas deve fazer atividades mais leves até poder voltar a correr, diz o fisioterapeuta Fabio Fajardo.
“A pessoa que tem osteoartrite não pode correr enquanto estiver sentindo dor. Ela precisa fazer, primeiro, uma preparação física para fortalecer a musculatura, para depois poder praticar a corrida. O ideal é começar com a caminhada.” Explica.
O especialista esclarece, ainda, que correr não causa a doença: “A corrida não é a causadora da osteoartrite. Na verdade, todo mundo, ao envelhecer, vai sofrer com o desgaste das articulações. Contudo, não é a pratica desta atividade que vai determinar quem vai ter e quem não vai ter problemas como este. Isso no caso dos praticantes amadores. Os atletas de alto impacto é que, por terem um desgaste maior, estão mais propensos a este mal”.

Máscaras para Cílios

Máscaras para cílios: aprenda a utilizá-la

Especialista dá todas as dicas.


Quando se trata da região dos olhos, as mulheres costumam caprichar na maquiagem. Para muitas, esta a parte mais marcante e sensual de um rosto. E na hora de investir na beleza, vale tudo, até mesmo dar uma aumentada e uma colorida nos cílios.
Contudo, as dúvidas sobre as máscaras para cílios ainda são muitas. Para esclarecer algumas delas, confira uma entrevista com a beauty artist Erica Monteiro.
1 - Os cílios também possuem texturas e volumes diferentes? Quais seriam as principais diferenças?
Assim como existem diferenças nos tipos de cabelos das pessoas, existem também tipos e diferenças entre os cílios. Temos os de textura fina e grossa. Alguns são retos e outros mais curvados, os naturalmente curtos e os longos. É interessante que a mulher entenda também as características dos seus cílios na hora de fazer o make.
2 - Quais as máscaras mais indicadas para cada características de cílios?
Existem vários tipos de máscara, cada uma destinada a um tipo de cílio. Hoje, o mercado oferece formulações que alongam e curvam os cílios e outras próprias para dar volume e curvar. Pessoas que, por exemplo, possuem um cílio crespo, devem aplicar, preferencialmente, máscaras para alongar.
3 - Como deixar os cílios alongados, curvados, separados, cheios e bem escuros usando a máscara?
Quando eu faço uma maquiagem, eu utilizo três tipos de máscara numa mesma pessoa: uma para encher, outra para alongar e, finalmente, uma para separar. Cada passo possui um tipo de produto específico. O uso do curvex é essencial. Algumas mulheres, por terem cílios bem curvados, não necessitam do uso desta ferramenta, porém o número é muito pequeno. Cerca de 90% das mulheres precisam de um curvex.
4 - Que outros efeitos a máscara pode dar aos cílios?
A máscara é considerada como uma ajuda milagrosa. Ela tem a capacidade de dar vida ao olhar.
5 - A máscara colorida pode ser usada durante o dia e à noite?
Pode sim, mais vai depender muito do estilo da pessoa que fizer o uso desse produto.
6 - Para qual tonalidade de pele ou ocasião a máscara colorida é mais indicada?
Acredito que uma máscara colorida deva ser usada em situações mais divertidas. Num ambiente sério demais, ela não combina. Tudo tem que ser bem descontraído. A tonalidade do pelo dos cílios deve ser clara, caso contrário a cor não pega.
7 - Qual o benefício/vantagem de aplicar uma máscara incolor nos cílios? Ou ela é indicada somente para a sobrancelha?
Se a pessoa já tem volume nos cílios, não vejo grandes benefícios da máscara incolor, a não ser o de pentear. Assim como cabelo, o cílio também amassa e deve ser arrumado.
8 - Hoje, as máscaras possuem aplicadores com formatos variados. Qual a utilidade de cada aplicador?
Existem muitas diferenças entre cada formato. Cada um é determinado para dar um efeito diferente do outro.

9 - Qual a forma correta de aplicação da máscara? Quantas camadas para evitar excessos e deixar o resultado bonito?
Deve-se prestar muita atenção na hora da aplicação. Se a mulher passar de qualquer jeito, a escova vai marcar os cílios. A máscara, atualmente, tem uma secagem muito rápida. Sendo assim, a mulher tem que ser ágil, para que não seque e dificulte o processo.  O indicado é passar três camadas para que não tenha excesso de produto.
10 - Por que a máscara deve ser aplicada com movimento de zig-zag sobre os cílios?
Esse tipo de movimento contribui para que a máscara penetre melhor.

MAQUIAGEM: CONHEÇA AS NOVIDADES E DESCUBRA ALGUNS TRUQUES

Maquiagem: conheça as novidades e descubra alguns truques

Maquiagem HD é a nova mania entre famosas!

A maquiagem é uma grande aliada das mulheres na busca pela perfeição. Ela ajuda a disfarçar os poros, as olheiras, as espinhas e a maioria dos “defeitinhos” do rosto. Hoje, como a tecnologia está avançando a toda velocidade, estes produtos também se modernizam.
O último lançamento no Brasil foi a linha HD, no fim do ano passado. A maquiagem, que já é uma febre nos EUA e já tem diversas celebridades como adeptas, foi criada para as atrizes por conta da tecnologia de imagem de alta definição, em que todas as imperfeições são reveladas aos telespectadores. Essa linha adere melhor à pele, disfarça qualquer ruga e deixa um aspecto super natural. Diversas marcas já disponibilizam a linha HD.
Os blogs de maquiagem são a febre do momento. Neles, é possível encontrar diversas dicas, comprar online, fazer cursos rápidos e adquirir produtos importados muito mais baratos. As donas dos blogs geralmente compram os produtos fora do país, onde o preço é muito mais em conta e revendem nos sites. Elas vendem não só maquiagem, mas todo tipo de cosmético e tratamento estético.
Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar na produção.
1)Limpar a pele pode parecer frescura, mas faz uma grande diferença no resultado final da sua produção. Então limpe, hidrate e, se precisar, passe um gelinho para fechar os poros e ajudar na fixação
2)Alguns itens são fundamentais para qualquer estojo: corretivo, pó compacto, base, rímel transparente, rímel preto, lápis de olho, gloss, batom e blush são alguns desses itens.
3)Use a base em pó compacta, de longa duração e com redução de poros. Ela não derrete como as bases líquidas e fixa muito melhor na pele, mesmo se você tem a pele oleosa.
4)Um ótimo fixador de maquiagem pode ser feito em casa. Para o mixing caseiro você vai misturar uma colher de glicerina líquida para duas de água filtrada. Use por um mês e depois faça uma nova. É impressinante como potencializa as cores a duração.
5)Se você não sabe se maquiar, faça um cursinho. Geralmente eles são rápidos e têm um bom preço. A maquiagem pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia, além disso, também pode ser um momento de prazer.

10 TRUQUES RÁPIDOS DE BELEZA

10 truques rápidos de beleza

Tudo o que você precisa fazer para se manter linda 24 horas por dia!

- Lavou o cabelo? Então, aplique um leave-in ou um óleo de silicone nos fios ainda úmidos. Isso dará mais brilho aos fios.

- Você é adepta do secador? Para que o liso fique mais natural e o cabelo não danifique, passe um defrizante antes de fazer a escova.

- Para quem quer dar mais volume aos cabelos, a melhor opção ainda é o velho bobe. Enrole as madeixas, passe um fixador, seque com secador e solte-as.

- Fez uma escova toda modelada, mas está com medo de não durar? Dê um jato de ar frio com o secador depois da escova pronta.

- Para o batom fixar mais tempo, passe uma camada de batom, uma de pó compacto e depois mais uma de batom. Ele te acompanhará durante a noite inteira!

- Passe lápis branco na parte interior dos cílios para ficar com um olhar mais aberto e marcante.

- Se você é uma daquelas pessoas que fica com a parte dos olhos branca após passar o corretivo, tem uma saída. Passe a base antes do corretivo. Mas, vale lembrar que isso só funciona com corretivos cremosos.

- Esfumace os olhos! Passe o delineador normalmente e com a ajuda de um pincel com ponta de esponja, dê um toque para esfumaçar.

- Para que o seu esmalte não fique cheio de bolinhas, mergulhe os dedos em um copo de água com gelo cinco minutos após pintá-las.

- Quando o esmalte começar a descascar, passe uma mão de um esmalte clarinho qualquer sobre as unhas. Deixe por 15 segundos e retire com algodão.

OS STEPS DE BELEZA DAS MULHERES


Os steps de beleza das mulheres
Linda em caráter de urgência! Os produtos que toda mulher deve ter na bolsa para usar a qualquer momento do dia ou da noite.


Muitas mulheres podem nunca ter pegado em uma chave de fenda na vida, nem saber para que serve o macaco do carro. Mas, toda representante do sexo feminino que se preze, tem na bolsa, pelo menos, um batonzinho para melhorar a aparência de cansada depois do trabalho.
E são muitas as opções para serem usadas como steps da beleza. Afinal, nunca se sabe quando uma de nós precisará estar linda e poderosa em pouco tempo, como num passe de mágica!
Para casos como happy hours ou um encontro depois do trabalho, 10 dicas de produtos que prometem deixar você transformada!

• Limpeza dos cabelos: Shampoo a seco, Klorane, 150 ml, R$ 45,00

• Para limpar o rosto: Sabonete Neutrogena, Johson e Johson, R$ 10,00
• Como se fosse banho: Lenços Higienizantes Umedecidos Intimos Racco, caixa com 10 unidades, R$ 28,00
• Antiflacidez para o rosto: Nívia Visage Expert Lift Tônico, R$ 26,00
• Rosto lindo: Magix Creme Disfarce para poros e linhas finas, Avon, R$ 40,00
• Disfarce o cansaço: Baton corretivo, Payot, R$20,00
• Pele sedosa: Dream Matte mouse, Maybelline, R$35,00
• Brilho discreto: Gel iluminador para o rosto, Avon, R$30,00
 Lábios bonitos: Batom Hidralip Make B, O Boticário, R$ 30,00
• Cabelos impecáveis: Mini Chapinha Prancha Portatil  200°c 15 Cm – Bivolt, R$14,00

Dores de cabeça e enxaqueca





Dores de cabeça e enxaqueca 

 
A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo, os cuidados que se deve ter com as dores de cabeça em crianças; os problemas das pessoas que sofrem de enxaqueca e as causas mais freqüentes.

As dores de cabeça são um mal extremamente comum, mas, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. A dor varia de intensidade: é sentida como um ligeiro desconforto ou como uma dor insuportável. As causas são tão variedade que, muitas vezes, fica difícil determinada com exatidão qual o problema físico ou emocional que está na raiz do problema.
Felizmente, em sua maioria as dores de cabeça não são sintomas de um problema grave, mas apenas sinais de tensão, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais. Algumas vezes a dor de cabeça é reflexo de um distúrbio em alguma outra parte do corpo, muito raramente ocorrendo como resultado de uma doença grave.
A enxaqueca é um tipo especial de dor, que afeta apenas uma área limitada da cabeça. Em geral, é acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou perturbações da visão.
Por que a cabeça dói?
A dor pode originar-se na parte externa do crânio, como resultado da contração e da tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo. Ou, então, pode ter origem no lado interno do crânio, devido a uma inflamação, distorção ou algum outro problema que esteja afetando os vasos sangüíneos ou as membranas que envolvem o cérebro.
Mas, em ambos os casos, estão envolvidos os mesmos nervos, isto é, aqueles que enviam sinais de dor no cérebro.
Por isso, é muito difícil determinar a causa de uma dor de cabeça baseando-se apenas no tipo de dor experimentada.
Tipos de dor de cabeça
Dor de cabeça provocada por tensão:
Esta é de curta duração, mas volta a atacar de tempo em tempo, quando não se combate a causa. Ela é em geral o resultado da fadiga e das tensões diárias. Ocasionalmente, esta dor de cabeça muito freqüente indica a presença de males crônicos, como anemia, pressão alta ou uma doença nos rins.
A aspirina ajuda a aliviar a dor, mas não se deve tomar mais do que dois comprimidos de cada vez. Se necessário , repete-se a dose quatro horas mais tarde.
Algumas medidas preventivas podem ser efetuadas, como tentar relaxar mais e evitar situações de tensão. Se isso não der resultado e as dores de cabeça voltarem a ocorrer, consulte um médico.
Dor de cabeça relacionamento com excessiva emocional
A dor que começa durante o dia e aumenta de intensidade no final da tarde é, em geral, o resultado de uma tensão intensa e prolongada, muitas vezes acompanhada de depressão e de outros distúrbios psicológicos.
Os analgésicos aliviam a dor temporariamente, mas, se ocorrer todos os dias , é importante ir ao médico. Caso ocorram outros sintomas, como perda de peso ou dificuldades para dormir, porque eles podem ser indícios de uma depressão mais séria.
Dores de cabeça em pessoas idosas
As dores de cabeça que afetam as idosas em geral têm causas mais graves do que as que ocorrem em pessoas jovens.
Uma dor intensa pode ser um dos sintomas do herpes-zoster, popularmente, conhecido como cobreiro (uma infecção causada por vírus), ou de uma doença dos ossos localizada em torno do globo ocular pode indicar a presença de glaucoma (pressão anormalmente alta no globo ocular). A dor de cabeça que vem acompanhada de perda de peso e de sensibilidade no couro cabeludo pode ter como causa uma inflamação das artérias que irrigam o couro e os olhos.
Tratamento: todos estes casos requerem urgentes cuidados médicos.
Dor de cabeça provocada por infecção
Este tipo de dor, bastante comum em crianças é, em geral , acompanhado de febre provocada por dor de dente, sinusite ou infecção no ouvido.
Tratamento: a criança deve ficar em repouso, com o quarto na penumbra. Além de aspirinas infantsl, deve-se dar a ela uma grande quantidade de líquidos. É sempre bom, todavia, consultar um médico.
Dor de cabeça provocada por sinusite
Ela ocorre em pessoas de qualquer idade quando os seios nasais (cavidades existentes em torno e atrás do nariz) ficam congestionados e, em seguida, infeccionados. A dor manifesta-se na testa e nas faces, o nariz fica obstruído e os olhos lacrimejantes.
Tratamento: quando as inalações, que devem ser feitas duas vezes por dia, não resolvem, o médico em geral receita um descongestionante nasal ou antibióticos.
Dor de cabeça diretamente associada à fadiga ocular
Muitas dores de cabeça começam atrás ou em volta do globo ocular depois que uma pessoa lê ou escreve durante um tempo prolongado. Elas são quase sempre provocadas pela tensão nos músculos do pescoço, deve-se consultar um oftalmologista.
Dor de cabeça associada a dores no pescoço
Muitas vezes ela provém de uma dor que tem início no pescoço, estende-se para os músculos do couro cabeludo , passando a afetar a parte posterior da cabeça, as têmporas e o fundo dos olhos.
Esse tipo de dor de cabeça é muito comum depois dos 50 anos de idade, quando muitas pessoas passam a sofrer de dores reumáticas, de fibrosite ou ligeira artrite no pescoço.
Tratamento: as pessoas que sofrem regularmente desse mal não podem expor-se a correntes de ar. Devem usar encostos especiais no banco do carro e observar uma postura correta. Qualquer pessoa que sofra ataques freqüentes desse tipo de dor de cabeça deve consultar um médico, que receitará analgésicos antiinflamatórios e recomendará outros tipos de tratamento, como massagens, relaxantes musculares ou o uso de um colete ortopédico.
Dor de cabeça provocada por pancadas e ferimentos
Por mais leves que possam ser, um ferimento ou uma pancada na cabeça costuma provocar dores, muitas vezes acompanhadas de espasmos musculares e de tonturas. Estas dores desaparecem com o tempo, mas podem ser intensificadas pela ansiedade que provocam.
Tratamento: o tratamento médico imediato nesses casos consegue aliviar a dor e diminuir sua freqüência e, algumas vezes, o médico recomenda um programa gradativo de exercícios.
Dor de cabeça provocada por problemas cerebrais graves
As dores de cabeça raramente têm como causa um problema grave no cérebro, como um tumor ou um abscesso. Mesmo quando existe um tumor cerebral, a dor de cabeça é um sintoma que ocorre apenas nos estágios avançados da doença e, em geral, é mascarada por sintomas mais acentuados, como fraqueza e formigamento nos braços e nas pernas , distúrbios da fala vômitos e rigidez dos músculos do pescoço. Contudo, é extremamente improvável que a dor de cabeça ocorra como o único sintoma deste tipo de problema.
Enxaqueca
A enxaqueca não é um problema grave mas algumas vezes chega a causar sérios transtornos na vida de uma pessoa sujeita a crises constantes.
A enxaqueca ocorre em intervalos irregulares e as crises duram entre 2 e 30 horas. A dor quase sempre se localiza num lado da cabeça e vem acompanhada de perturbações da visão, nauseas e vômito. Outros sintomas que podem ocorrer são alterações de humor, sede ou fome anormais e perturbações do sono.
As crises assumem formas diferentes durante a vida do paciente. Por exemplo, em algumas mulheres nas quais as crises parecem estar associadas aos ciclos menstruais, outros sintomas, como tonturas substituem as dores de cabeça à medida que elas entram na menopausa.
O ataque de enxaqueca parece ser causado por uma mudança na sensibilidade dos vasos sangüíneos da cabeça. No início da crise, alguns desses vasos se contraem, provocando uma redução no suprimento de sangue para parte da cabeça e do cérebro. Esse fato faz surgir alguns sinais, como embaraçamento da vista e dormência, que ocorrem antes de algumas crises de enxaqueca. À medida que a constrição desaparece, os vasos sangüíneos se dilatam e o paciente sente uma dor de cabeça latejante que, em geral, afeta apenas um dos lados da cabeça.
Causas da enxaqueca
Nem sempre é possível identificar o fator que desencadeia esse transtorno nos vasos sangüíneos da cabeça. Por exemplo, uma crise extremamente violenta às vezes ocorre sem uma causa aparente, depois de um longo período sem nenhuma crise.
Nos homens, principalmente, as crises de enxaqueca costumam ocorrer nos fins de semana ou durante um feriado, provavelmente como resultado do relaxamento que se segue após uma semana de trabalho. Um sono prolongado, uma mudança nos hábitos alimentares ou o excesso de bebida também podem ser parcialmente responsáveis pela crise. Outros fatores que causam uma crise de enxaqueca são: ansiedade, choque emocional, fadiga, mudanças súbitas de temperatura, iluminação inadequada e inalação de poluentes.
Tipos de enxaqueca
Muitos tipos diferentes de enxaqueca já foram identificados. Estão descritos abaixo os tipos mais comuns.
Enxaqueca comum
As dores de cabeça freqüentes podem afetar apenas um lado da cabeça ou ambos, e duram entre 2 e 30 horas; algumas vezes elas vêm acompanhadas de náuseas e vômitos. Também podem ocorrer perturbações da visão ou cegueira parcial, embora estes sintomas estejam normalmente associados à enxaqueca clássica.
A enxaqueca comum se inicia, em geral, na puberdade e afeta um em cada dez adultos. Por outro lado, uma em cada cinqüenta pessoas sofre de enxaqueca clássica, e outros tipos são mais raros.
Enxaqueca clássica
Uma crise de enxaqueca clássica provoca uma dor latejante num dos lados da cabeça. Ocorrem outros sintomas, como cegueira temporária ou parcial, vômitos e extrema sensibilidade a luz e a sons.
Enxaqueca basilar
As mulheres jovens são as mais afetadas por esse tipo de enxaqueca que esta associada ao transtorno de uma artéria específica que irriga a parte posterior do cérebro. Os sintomas que acompanham esse tipo de dor de cabeça são tonturas, cegueira temporária e desmaios.
Dor de cabeça múltipla
Considerando um tipo de enxaqueca, afeta quase exclusivamente os homens. A dor surge em intervalos regulares, uma ou duas vezes por dia, e dura 1 ou 2 horas; em geral, o paciente já acorda de manhã com dor de cabeça. A ingestão de bebida alcoólica muitas vezes desencadeia um ataque desse tipo.
A dor intensa e penetrante ocorre em volta do olho, do ouvido ou da face; ela às vezes vem acompanhada de lacrimejamento, congestão nasal e vermelhidão no lado afetado.
Tratamento: o paciente deve repousar num quarto às escuras e tentar dormir. Analgésicos são extremamente eficazes quando tomados bem no início da crise.
Se os analgésicos comuns não surtirem efeito, consulte um médico. Ele receitará medicamentos e, eventualmente, tranqüilizantes, que deverão ser tomados com regularidade para prevenir ou atenuar as crises.
A enxaqueca e a dieta alimentar
Você precisa descobrir se o que originou a enxaqueca foi algum dos alimentos que costumam provocar uma crise, e começar a reintroduzi-los aos poucos. Você então poderá constatar se existe uma ligação entre um determinado alimento e a freqüência das crises.
Lúcia Helena Salvetti De Cicco Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, porém, o tratamento tem sido negligenciado. Os especialistas estimam que até 75% dos adultos de 18 a 65 anos sofreram com dores de cabeça no ano passado.
De acordo com o estudo, poucos casos são diagnosticados por um profissional. Desses, cerca de 40% estão associados à enxaqueca e tensões e 10% ocorrem por uso excessivo de remédios. O estudo mostra que metade das pessoas com dor de cabeça buscou a automedicação e apenas 10% procuraram um neurologista, porcentual ainda menor na África e no Sudeste Asiático.
A OMS aponta que a dor de cabeça impõe alto custo financeiro à sociedade, como a perda de produtividade dos trabalhadores, que custa mais que as medidas preventivas de saúde. Nesse sentido, a organização recomenda o aumento dos investimentos no tratamento e na prevenção das dores. Foram analisados dados de 101 países, que respondem por 86% da população mundial.

5.06.2011

Suco com 7 frutas protege coração

Acerola, maçã, uva, mirtilo, morango, 'lingonberry' e 'chokeberry' seriam a mistura mais efetiva, segundo pesquisadores franceses.

Uma pesquisa francesa indica que uma receita que mistura o suco de sete frutas pode diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame.
Os cientistas testaram diferentes 'vitaminas' com 13 frutas diferentes e descobriram - em testes de laboratório com porcos - que algumas misturas eram mais efetivas em fazer com que as paredes das artérias relaxassem.
A receita ideal, segundo os pesquisadores, inclui frutas fáceis de se encontrar no Brasil, como maçã, uva, morango e acerola. Mas encontrar os demais ingredientes - mirtilo, lingonberry (amora-alpina ou arando-vermelho) e chokeberry (conhecida nos Estados Unidos como aronia)- pode ser uma tarefa complicada.
Polifenóis
Estudos anteriores revelaram que compostos encontrados nas frutas, os polifenóis, protegem o coração e impedem o entupimento das artérias.
Os cientistas franceses decidiram então testar o efeito antioxidante de diferentes misturas de sucos de frutas.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Estrasburgo, o coquetel de sete frutas mais efetivo testado por eles aumentaria o fluxo de sangue para o coração, garantindo um melhor equilíbrio entre nutrientes e oxigênio.
O estudo, publicado no periódico "Food and Function", da Royal Society of Chemistry, também descobriu que alguns polifenóis são mais potentes que outros e que sua capacidade de eliminar radicais livres que podem danificar células e DNA é mais importante que a quantidade de polifenóis encontrada em cada fruta.
Saúde
Tracy Parker, da organização British Heart Foundation, diz que a pesquisa confirma a evidência de que o consumo de frutas e legumes reduz o risco de doenças cardíacas, mas faz uma ressalva.
'Nós ainda não entendemos por que, ou se, algumas frutas e legumes são melhores que outros. Mesmo este estudo admite que os cientistas não conseguiram estabelecer nenhuma ligação', diz ela.
'O que sabemos é que devemos comer uma boa variedade de frutas e legumes como parte de uma dieta balanceada, e suco de fruta é uma maneira prática e gostosa de fazer isso. Mas precisamos lembrar que sucos contêm menos fibras e mais açúcar que a fruta original.'
Da BBC

Café, exercícios e assoar o nariz são 'gatilhos' de derrames.

Pesquisa feita na Holanda mostra que consumo de cafeína encabeça lista de elementos que contribuem para rompimento de aneurisma.

Café, exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, segundo uma pesquisa feita na Holanda. O estudo feito com 250 pacientes identificou oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.
Todos eles provocam um súbito aumento na pressão arterial, que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica "Stroke".
O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, estoura. Isso pode resultar em danos cerebrais ou morte.
Os pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht, acompanharam 250 pacientes durante três anos para identificar o que provoca derrames. Todos os fatores citados na pesquisa aumentam a pressão arterial capaz de resultar em ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo como estudo.
Segundo a Stroke Association, uma entidade assistencial britânica voltada para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVCs), serão necessárias mais pesquisas para verificar se os fatores citados podem de fato provocar derrames.
Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a sangramentos no cérebro.
O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os "gatilhos" de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%.
De acordo com a neurologista Monique Vlak, autora do estudo, "todos esses fatores induzem a um súbito aumento da pressão sanguínea, o que parece ser uma causa possível para a ruptura do aneurisma".
A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas tem um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame.
O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e por falta de exercícios físicos.
Sharlim Ahmed, pesquisador da Stroke Assocation, afirmou que "um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possibilidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os fatores identificados nesses estudos estão definitivamente relacionados com um derrame ou se seriam apenas coincidências".
"É preciso realizar diversos outros estudos para aferir se cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa",
BBC

MANIA DE COMER... VOCÊ TEM ALGUMA?


Mania de comer... Você tem alguma?
Até as manias tem vez na sua dieta!

Quem não tem mania de alguma coisa na vida? Todo muito tem! Inclusive, mania de comer determinado alimento que se adora. E o que você ama de paixão, mesmo que não seja a comida mais saudável do mundo, pode sim estar do seu cardápio, desde que se tenha bom senso. O macete, para não acabar com sua dieta, é controlar os impulsos gulosos e escolher opções light daquilo que mais sacia sua vontade. Veja alguns exemplos:

• Chocolate
Prefira os amargos, com mais teor de cacau. Este tipo vai ajudar você a matar a vontade de comer chocolate, mas não vai estourar os números de calorias que você pode consumir. Cuidado com o “só vou comer um quadradinho”! Seu organismo vai acabar te pedindo mais, porque o açúcar é estimulante e manda para o seu cérebro a informação que só um não basta.
• Pão
Escolha os integrais, que são ricos em fibras. Elas servem, nesse caso, para retardar a digestão, e o resultado disso é que você leva mais tempo para sentir fome novamente.
Outro tipo magrinho de pão é o sírio.  O francês até é permitido, se você tirar o miolo. E pense bem no que vai escolher para rechear o seu pãozinho! É ai que geralmente a gente perde a mão e extrapola as calorias.
• Massa
De preferência integral e com molho vermelho. As fibras da massa integral vão te dar mais saciedade e o molho de tomate é a opção menos calórica de todas. Existem também as massas sem glúten ou as massas feitas de farinha de arroz, que são digeridas com mais facilidade pelo nosso organismo.
• Fritura
Prepare-as com óleo de canola. Fique atento com o azeite que é conhecido por conter gordura boa, porém, quando esquentado, suas propriedades nutricionais se alteram e ele se transforma em um vilão para a saúde. Em lugar de fritar o que você gosta de comer, experimente assar. Os alimentos assados não perdem sabor e ficam mais saudáveis.
• Bebida alcoólica
Vinho pode. O teor de álcool do vinho é menor do que o das opções destiladas. Além disso, já está provado que vinho faz bem ao coração e pesquisas dão conta de que o vinho tinto pode até ajudar a manter a boa forma. Esqueça o chopinho e a cerveja, que os nutricionistas chamam de “caloria vazia”!

5.05.2011

Lavagem Cerebral



A história das coisas

CABELOS BRANCOS: QUAL A CAUSA E COMO DISFARÇAR

Cabelos brancos: qual a causa e como disfarçar

Saiba como fazer com os indesejáveis fios brancos.


O aparecimento dos cabelos brancos, cedo ou tarde, atormenta a vida de qualquer mulher.  Sim, porque todas elas se preocupam quando este momento chega! E motivos para justificar o aparecimento dos fios grisalhos são variados: o chefe, os filhos, o marido, a sogra... E ainda poderíamos listar muitos outros. Mas, o estresse não é o grande vilão neste caso. A verdade é que estudos feitos na Universidade de Nova York comprovaram que os fios brancos são fruto do envelhecimento mesmo, não tem jeito.
 
Nosso corpo produz uma substância chamada peróxido de hidrogênio, que com o passar dos anos vai se acumulando nos fios. Além disso, a produção de melanina, que dá cor aos cabelos, diminui. É esta soma de fatores que culmina no surgimento dos indesejáveis fios brancos!
Como não podemos impedir este processo, o cabeleireiro Iran Nascimento dá dicas para acertar no tom e na beleza das madeixas:
Melhores produtos nacionais recomendados:
• Linha cliente da Nutrisse
Cobre muito bem os fios brancos.
• Linha cliente da BioColor
Não altera a tonalidade da cor indicada na embalagem.
• Linha cliente da Koleston
Cobre bem os cabelos brancos, porém o tom fica mais escuro do que o indicado na embalagem.
O profissional explica como garantir que os fios fiquem tonalizados e com a cor uniforme:
• Antes de colorir os cabelos, o ideal é que a mulher faça uma mordaçagem, técnica de preparo do cabelo que vai receber a tinta. Pegue água oxigenada 10 volumes, líquida, e aplique nos fios com pincel ou algodão. A água oxigenada vai servir para abrir as cutículas dos fios que vão receber a tintura.
• Para as mulheres com muitos fios brancos, o ideal é o uso de água oxigenada 20 volumes, para garantir a boa cobertura da tinta.
• Faça uma pré-secagem do cabelo com secador (não precisa deixar totalmente seco).
• Passe a tintura sem retirar dos fios a água oxigenada.
• Siga as instruções de uso da embalagem do produto.
• E para finalizar o tratamento capilar, faça uma hidratação com um creme de massagem repositor de massa.
sua dieta

SÁBIOS PROVÉRBIOS

 
Não esperdices o tempo, porque ele é o estofo da vida.
Não esperes por sapato de defunto.
Não esperes que o teu amigo te faça o que tu podes fazer.
Não esperes que te faça o amigo o que tu puderes.
Não esperes ser muito amado, se só de ti tiveres cuidado.
Não está fora de canseira quem os pés muda para a cabeceira.
Não estendas as pernas além do cobertor.
Não esteve em mim que isso não se atalhasse.
Não esteve por mim que isso não se atalhasse.
Não estou para dar migas a um gato.
Não exagerarem o nosso valor é nos ofender.
Não existe nada tão ruim, que não possa ficar pior.
Não existem mulheres frígidas, mas apenas mal esquentadas.
Não faça passos largos quem tem pernas curtas.
Não faças a outrem o que não queres que te façam.
Não faças a outrem o que não quererias que te fizessem.
Não faças aos outros o que não desejas para ti.
Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.
Não faças bem a beleguim, nem te fies em vilão ruim.
Não faças bem a vilão ruim, nem te fies de beleguim.
Não faças bem, não te virá mal.
Não faças de uma mosca um elefante.
Não faças horta em sombrio, nem casa ao pé do rio.
Não faças mal à conta de te vir bem.
Não faças mal a teu vizinho, que o teu vem pelo caminho.
Não faças nada sem consultar a almofada.
Não faças o mal, se não queres que te façam.
Não faças o mal, se não queres receber igual.
Não faças perguntas e não ouvirás mentiras.
Não faças vinho em terra de senhorio.
Não fale de rabo quem tem rabo.
Não fales como doente, nem mores entre vil gente.
Não fales do que não entendes.
Não fales mais que a boca.
Não fales sem ser perguntado e serás estimado.
Não falta pé inchado para sapato velho.
Não falta quem sempre vem.
Não faltará rei que vos mande, nem papa que vos excomungue.
Não falte vontade, que não faltará lugar.
Não fartes o criado de pão; não te pedirá requeijão.
Não faz a vestidura quartapisada ao gato.
Não faz passo largo quem ter perna curta.
Não faz pouco quem sua culpa deita a outro.
Não fazer as coisas pela metade.
Não fazer o que os outros fazem não é pecado.
Não fede nem cheira.
Não ferir nem matar não é covardia, mas bom natural.
Não fez Deus a quem desamparasse.
Não ficar pedra sobre pedra.
Não fico rico, mas me divirto.
Não fies, nem confies, nem filho de outro cries.
Não fies nem um tostão de quem põe os olhos no chão.
Não fio nada até amanhã.
Não foge quem retira.
Não foi ele que inventou a pólvora.
Não foi morte de homem, nem casa queimada.
Não foi morte de homem, nem roubo de igreja.
Não furtes uma agulha, que depois furtarás ouro.
Não gabes a égua na subida.
Não gabes um dia bom sem lhe veres o fim.
Não gastes vela com mau defunto.
Não gastes vela com ruim defunto.
Não gosta do doce quem não prova do amargo.
Não gozar para não sofrer é segredo de bem viver.
Não guardes para amanhã o que hoje podes fazer.
Não há abelhas, não há mel..
Não há água mais perigosa do que a que não soa.
Não há alegria sem dor.
Não há amante discreto, nem louco que saiba aconselhar.
Não há amigo nem irmão, havendo dinheiro na mão.
Não há amigo ruim, nem pequeno.
Não há amizade no cobiçoso.
Não há amor como o primeiro.
Não há amor como o primeiro, nem pão como o alvo, nem carne
como o carneiro.
Não há amor sem amargor.
Não há amor sem ciúme.
Não há amor sem disciplina, nem disciplina sem amor.
Não há ano, afinal, que não tenha o seu natal.
Não há asas mais leves que as do medo.
Não há atalho para o êxito.
Não há atalho sem trabalho.
Não há ausentes sem culpas nem presentes sem desculpas.
Não há banquete, por mais rico, em que alguém não jante mal.
Não há barbeiro mudo nem cantor sisudo.
Não há bela sem senão.
Não há bela sem senão, nem feia sem sua graça.
Não há bem-estar como em casa estar.
Não há bem que cem anos dure, nem mal que a eles ature.
Não há bem que sempre ature, nem mal que não acabe.
Não há bem que sempre dure.
Não há bem que sempre dure, nem mal que muito ature.
Não há bem que sempre dure, nem mal que não acabe.
Não há besta fera que não se alegre com a sua companheira.
Não há boa terra sem bom lavrador.
Não há boas leis porque mandam, mas porque se guardam.
Não há boas razões para os tolos.
Não há boi cansado, nem cantor bem medrado.
Não há bom caldo só com água.
Não há bom pano sem seu avesso.
Não há bom que não possa ser melhor, nem mau que não possa
piorar.
Não há bonito sem senão, nem feio sem condão.
Não há botica sem receitas.
Não há cabeça a que falte carapuça.
Não há cabeças mais duras que as cabeças vazias.
Não há cabra bom, nem doce ruim.
Não há caminho tão plano, que não tenha algum barranco.
Não há cantiga sem seu lé-lé-lé.
Não há cão nem gato que não o saiba.
Não há capuz por mais santo em que o diabo não possa meter a
cabeça.
Não há cárceres bonitos, nem amores feios.
Não há carne sem osso, nem fruta sem caroço.
Não há carta sem resposta.
Não há casa boa sem gado nem coroa.
Não há casa farta onde a roca não anda.
Não há casa onde não haja "cala-te, cala-te".
Não há casa sem Maria.
Não há casamento pobre, nem mortalha rica.
Não há cavalo, por bom que seja, que não tropece.
Não há cavalo que não tropece.
Não há cavalo sem senão.
Não há cavalo sem tacha.
Não há cavalo tão bom, que não tropece.
Não há cego que se veja, nem torto que se conheça.
Não há cego que se veja, nem torto que se enxergue.
Não há ceia sem toucinho, nem sermão sem Santo Agostinho.
Não há cerradura, se de ouro é a gazua.
Não há cheia no rio sem que lá entre água turva.
Não há cinzas sem lua nova (= Após o carnaval).
Não há coisa dificultosa aos homens.
Não há coisa encoberta, senão aos olhos da toupeira.
Não há coisa mais barata que a que se compra.
Não há coisa mais difícil de dizer aos homens que a verdade.
Não há coisa mais leal que o coração.
Não há coisa que tanto pegue como a silva.
Não há coisa rogada que não seja cara.
Não há coisa velha, se é dita a seu tempo.
Não há comida abaixo da sardinha, nem burro abaixo do jumento.
Não há como a mulher para fazer do homem quanto quer.
Não há como um dia depois do outro.
Não há conta que não se pague.
Não há crime sem lei.
Não há cunha melhor que a do mesmo pau.
Não há cunha melhor que a do próprio pau.
Não há de faltar uma hora para a gente morrer.
Não há defunto rico, nem noivo pobre.
Não há defunto sem choro, nem cachorro sem dono.
Não há desgraçado sem amparo.
Não há despesa maior que a de tempo.
Não há dia sem tarde.
Não há dia sem tarde, nem gosto sem desgosto.
Não há direito a que não corresponda um dever.
Não há ditado velho, se a gente o diz em tempo.
Não há doido que se conheça.
Não há dois altos sem uma baixa no meio.
Não há dois sem três.
Não há domingo sem missa, nem segunda-feira sem preguiça.
Não há domingo sem missa, nem segunda sem preguiça.
Não há efeito sem causa.
Não há entrudo sem lua nova, nem páscoa sem lua cheia.
Não há esperança sem temor, nem amor sem receio.
Não há esperto que não encontre outro.
Não há espirituoso a quem não vença o discreto.
Não há estômago um palmo maior que outro.
Não há fechadura, se de ouro é a gazua.
Não há fechadura tão forte que uma gazua de ouro não possa abrir.
Não há feio sem sua graça, nem bonito sem seu senão.
Não há feitiço como o bom serviço.
Não há festa sem comer.
Não há filho único que não seja preguiçoso.
Não há fogo sem fumo.
Não há fome que não dê em fartura.
Não há fome que não traga fartura.
Não há formosa sem senão, nem feia sem sua graça.
Não há formosura sem ajuda.
Não há formosura sem senão.
Não há fumaça sem fogo.
Não há fumo sem fogo.
Não há função, nem brincadeira, que não acabe por bebedeira.
Não há funfum sem funeta.
Não há galinha gorda por pouco dinheiro.
Não há ganhos mais seguros que os da economia.
Não há gato e cão que não o saiba.
Não há gato nem cachorro que não saiba.
Não há gato que mie sem nascer.
Não há geração sem mau nem rio sem vau.
Não há geração sem rameira ou ladrão.
Não há glória sem inveja.
Não há gosto que não custe.
Não há gosto que não se compre a poder de paciência.
Não há gosto sem desgosto.
Não há grande causa que dispense ajuda.
Não há grande peso sem contrapeso, nem subida sem descida.
Não há guerra de mais aparato que muitas mãos no mesmo prato.
Não há homem feliz sem mérito, nem infeliz sem culpa.
Não há homem mais homem do que outro.
Não há homem que possa saber tudo.
Não há homem sem homem.
Não há homem sem nome, nem nome sem sobrenome.
Não há homem sem senão.
Não há honra sem trabalho.
Não há inimigo pequeno.
Não há inimigos que sejam pequenos.
Não há ladrão sem capa.
Não há ladrão sem consentidor.
Não há ladrão sem encobridor.
Não há ladrão sem o santo de sua devoção.
Não há légua pequena, nem quartilho grande.
Não há livro tão mal que não tenha algo bom.
Não há louco sem acerto, nem sábio sem loucura.
Não há luar como o de janeiro, nem amor como o primeiro.
Não há lucro sem trabalho.
Não há luz com a da manhã, nem comer como com fome.
Não há má palavra, se a puserem no seu lugar.
Não há má palavra, se não for mal tomada.
Não há madeira sem nó.
Não há madeira tão verde que não ateie.
Não há madre como a que pare.
Não há maior dificuldade que pouca vontade.
Não há maior feitiço que o bom serviço.
Não há maior louco do que o que tem obrigação de ter juízo.
Não há maior mal que o descontento de cada qual.
Não há maior prometer que o que não tem que dar.
Não há maior prova do delito que o papel escrito.
Não há maior surdo do que aquele que não quer ouvir.
Não há maior tolice que viver pobre para morrer rico.
Não há mais amigo que Deus e dinheiro na algibeira.
Não há mais bronze que anos onze.
Não há mais difícil em tudo que o bem começar.
Não há mal que bem não traga.
Não há mal que cem anos dure, nem bem que os ature.
Não há mal que muito dure, nem bem que ature.
Não há mal que o tempo não cure.
Não há mal que sempre dure.
Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe.
Não há mal que sempre dure, nem bem que sempre ature.
Não há mal sem bem.
Não há mal sem bem, cata para quem.

Boas Práticas Farmacêuticas: FRASES FAMOSAS

Boas Práticas Farmacêuticas: FRASES FAMOSAS

Seu filho vai comer bem a vida toda (parte1)

Nunca se falou tanto em alimentação infantil. Vivemos uma epidemia de notícias que tentam, sempre, buscar explicações para a criança que não come, para a que está obesa ou para a que não gosta de legumes e verduras. Nos últimos meses, foram lançados três livros que tratam com exclusividade desse assunto (veja a lista na última página desta matéria) . O Twitter foi invadido por pais ávidos por uma ajuda virtual para a hora de comer que caiba em 140 caracteres. E não acabou. A cidade de São Paulo tem um serviço de delivery de papinha orgânica e uma consultoria de alimentação para crianças que faz até atendimento domiciliar, e em São Francisco (EUA) foi inaugurada a Pomme Bébé, uma loja com refeições apenas para os menores. O desafio, sempre, é descobrir como fazer ou tornar a alimentação do seu filho ainda mais saudável e melhor. O que os cientistas vêm descobrindo é que o foco das pesquisas não deve se restringir à criança, apenas, mas também à mãe. Não, você não entendeu errado. Os avanços na medicina mostram que o primeiro passo para cuidar da alimentação do seu filho começa na gestação.
A primeira pesquisa sobre alimentação na gravidez é de 1889. Desde então, os cientistas tentam mostrar quanto os nove meses são decisivos na vida do bebê, e agora eles estão descobrindo que ela influencia até nas preferências gustativas. O Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia (EUA) é um centro que, há 19 anos, estuda como as preferências de sabor surgem. “A gravidez é um momento de ensinar muitas coisas ao bebê”, afirma Julie Menella, psicobiologista desse centro. Isso é a chamada reprogramação epigenética, ou seja, aquilo que independe da sua herança genética.
É sabido que, pelo líquido amniótico, o feto consegue sentir sabores e odores do que você come. As novas pesquisas – e mais de 300 foram apresentadas em um congresso em Munique (Alemanha) ano passado – mostram a influência que isso tem sobre o paladar da criança. Um dos estudos conduzidos por Julie comparou o comportamento de dois grupos de gestantes. O primeiro tomou suco de cenoura por toda a gravidez. O segundo bebia água. Quando os bebês nasceram, eles foram estudá-los. Os filhos das que tomaram suco comiam mais cereal com cenoura. Alguns especialistas no Brasil reverenciam essas descobertas. “Esse olhar ainda não foi totalmente incorporado pelos profissionais de saúde, mas isso vai acontecer em breve”, afirma Roseli Sarni, nutróloga, pediatra da Universidade Federal de São Paulo.
Você leu tudo isso e ficou pensando que sua alimentação na gravidez não foi tão boa? “Nunca é tarde para mudar e ensinar seu filho a comer bem”, diz Julie. Essas pesquisas são importantes porque servem como um estímulo a mais. “Outros fatores precisam ser levados em conta. A alimentação no primeiro ano de vida é a mais importante”, afirma Marco Babieri, pediatra, professor da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto (SP).
Com tanta preocupação, soa estranho os estudos também revelarem que hoje as crianças com menos de 1 ano comem doces, lasanhas prontas e outros produtos industrializados. Para a psicóloga Sandra Leal, professora da Unesp-Bauru (SP), não se trata de um comportamento contraditório. “A questão não é falta de informação, é o excesso. Você tem tudo, mas não sabe para onde ir”, afirma. CRESCER, com a ajuda de especialistas, selecionou dez passos do que fazer ou não no primeiro ano e traz muitas ideias e soluções criativas para a alimentação dar certo desde o começo.
Foto Guilherme Young; Ilustração Luda
Larissa usa Green
  1. Comece na gravidez
Inúmeras pesquisas mostram o impacto da sua alimentação no crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Uma boa notícia é que os médicos afirmam que as grávidas tendem a aceitar mais facilmente mudanças no cardápio. Um estudo recente, feito na Nova Zelândia com 3.500 gestantes, mostrou que as que consumiam pelo menos três porções de verduras, legumes e frutas por dia tinham 50% menos chance de ter um bebê com peso abaixo do esperado.
• Fique longe dos alimentos industrializados ou fast-food. Essas refeições prontas têm altas quantidades de sódio para garantir a conservação por mais tempo. Como a gestante tende a reter mais líquidos naturalmente, o consumo excessivo de sal pode levar à pré-eclâmpsia, com aumento da pressão arterial.
• Novos estudos mostram a importância do consumo de ovo. Ele é rico em um nutriente chamado colina, que ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebê. Fale com seu médico mas, em geral, você pode consumir até três unidades por semana.
• Salmão e outros peixes de água fria, como bacalhau e cação, são ricos em ômega 3. Coma pelo menos três vezes na semana e, de preferência, assado – e não frito.
• Alguns alimentos que você nem imagina são muito importantes. O brócolis é fonte de folato, uma substância que previne a malformação do tubo neural e do sistema cardiovascular do bebê (e ainda diminui a terrível sensação de enjoo). A couve é fonte de cálcio, que colabora no desenvolvimento ósseo do feto.
  2. Capriche na receita
Para ser perfeita e ter todos os nutrientes que seu bebê precisa, a papa precisa ter quatro ingredientes básicos, sempre: uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca etc.), uma de proteína (carne bovina, aves, ovo, peixe etc.) e pelo menos uma de legumes e uma de verdura.
• As leguminosas, como o feijão e a lentilha, são ricas em ferro (protege contra a anemia) e fibra (ajuda o intestino a funcionar).
• Prefira fazer os legumes no vapor. Eles ficam mais firmes, preservam mais sua cor e nutrientes, além de apresentarem mais sabor.
• Amasse os alimentos com um garfo. Deixe pedacinhos também para estimular a mastigação.
• Varie sempre os ingredientes. Por exemplo: o chuchu pode estar na salada, refogado, no vapor, em purê, com alguma carne, em tortas, em cubinhos etc.
  3. Cuide do tempero
Papinha de criança tem que ser gostosa, sim. Se você provou e não gostou, acredite, a comida também não vai animar seu filho.
• Temperos estão liberados: cebola, alho e ervas verdes, como salsinha, cebolinha, coentro.
• Até a salada pode fugir do tradicional vinagre, com sal e azeite. Você pode usar: limão, erva-doce fresca e sal batidos no liquidificador e coados; caldo de maracujá, cheiro-verde, mel e uma pitada de sal; cenoura, cheiro-verde, vinagre e orégano liquidificados; vinagre, azeite, sal, folhas de manjericão e damascos secos batidos no liquidificador.
Confira tambem

Seu filho vai comer bem a vida toda(parte2)

Seu filho vai comer bem a vida toda

Esse é o seu desejo, não é? Veja aqui dez passos para isso acontecer – e por que os cuidados começam na gravidez

Fernanda Carpegiani e Thais Lazzeri • Fotos Guilherme Young e Ilustrações Luda

Foto Guilherme Young; Ilustração Luda
Eduardo usa Bb Moderno
  4. Nunca desista dos legumes
Não, fruta não substitui os legumes. Cada tipo de alimento é fonte de um determinado nutriente. Em outras palavras, verduras e legumes se complementam. As frutas têm mais vitamina C. Já a fibra solúvel, que aumenta o poder de saciedade e ajuda a impedir a absorção de glicose e gordura em excesso, está presente na cenoura, e assim por diante.
Veja algumas dicas da nutricionista Elaine de Pádua para seu filho comer mais legumes e verduras: ponha cenoura, beterraba e até couve na massa da panqueca; em tortas, experimente colocar escarola ou almeirão; misture legumes variados na carne moída; prepare purê de mandioquinha e abóbora.
  5. Não aceite o primeiro não
É provável que toda vez que seu filho provar um novo alimento faça careta e até cuspa. Isso não significa que ele não gostou. Estudos mostram que você deve oferecer o mesmo alimento pelo menos 12 vezes antes que ele entre para a lista do que seu filho não gosta.
• O disfarce de um alimento é aceitável desde que o mesmo seja oferecido em sua forma natural. Tudo bem picar aqueles legumes que ele não come e cozinhar junto com o arroz, mas ele também precisa aparecer no prato do seu filho de forma mais visível.
• Crie a “hora da mordida”. Na casa da nutricionista Claudia Lobo funciona assim: sempre que tem algum alimento novo, todos têm que dar uma mordidinha nele para experimentar. Seu filho vai ficar com vontade de brincar também!
  6. Aprenda a substituir alguns alimentos
Tudo bem se seu filho não come cenoura, mas adora beterraba, que tem nutrientes semelhantes. Você tem que insistir para saber o que ele gosta de verdade, mas algumas escolhas fazem parte da formação do paladar dele. Veja aqui outras trocas possíveis:
• Almeirão, couve-manteiga, escarola, espinafre ou chicória: são ricos em cálcio, magnésio, ácido fólico e fibras.
• Tomate e couve-flor: ricos em vitamina C.
• Pêssego, nectarina e mamão: fonte de betacaroteno e fibras.
  7. Prepare-se para resolver problemas
Não comece achando que tudo vai dar certo na primeira tentativa. As dificuldades fazem parte desse processo de aprenzidado.
• Cuide da ansiedade. Sua expectativa pode ser maior que a fome do seu filho, e você nem imagina o quanto pode se decepcionar com uma careta depois do trabalho que você teve para fazer uma papinha.
• Comprar quilos e mais quilos de legumes e verduras de uma só vez é um erro: seu filho não vai comer como um adulto. Talvez você precisa comprar apenas mais uma ou duas unidades de cada legume. As frutas, sim, vão ser em maior quantidade.
• Desligue a televisão e deixe os brinquedos e livros afastados. Eles desviam a atenção da comida.
• Se for usar sal, ponha sempre pequenas quantidades. Esse condimento em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
• Vete a presença de industrializados. Não tenha dúvida que seu filho vai aceitar bolachas, gelatinas etc. A questão é que, além do açúcar, não recomendado nessa fase, esses produtos são pobres em nutrientes e contêm corantes e conservantes, além de gorduras que fazem mal à saúde. Os embutidos, como salsicha, linguiça e bacon, também não devem ser oferecidos.
• Se tirar a carne bovina da papa, é preciso repor a quantidade de ferro que seu filho não vai consumir. Uma alternativa são as verduras de folha verde-escura. De qualquer maneira, converse com o pediatra.
Foto Guilherme Young; Ilustração Luda
David usa You
  8. Evite o açúcar
É desnecessário adoçar suco, leite ou a papa de frutas. A criança não tem o costume anterior, então, não vai sentir falta se você nunca usar (nem ninguém da família). Em festas de aniversário, nada de docinhos nem refrigerante para o bebê. O açúcar contribui para a obesidade: esse excesso de calorias é depositado no corpo em forma de gordura.
• Não use o doce como recompensa. Uma rotina organizada é que vai fazer a diferença.
• A primeira fruta que seu filho vai provar não precisa ser na forma de suco. A nova recomendação tem um motivo: quando você bate, fibras e nutrientes são perdidos. Comece pela papa de uma fruta naturalmente doce, como a banana. Por isso não substitua todas as frutas que ele precisa comer por dia por sucos. Atenção: batida ou não, precisa ser consumida em até 30 minutos para não perder os nutrientes.
  9. Deixe a criatividade rolar solta
Com as informações básicas em mãos do que seu filho precisa comer, você pode usar a imaginação para fazer novos preparos e combinações.
• Faça pasta de ricota com vegetais picados em pedaços bem pequenos e ofereça com bolachas salgadas no lanche da manhã ou da tarde.
• Prepare misturas inusitadas. Cozinhe legumes junto com o feijão, coloque farelo de aveia no purê, couve-flor no arroz e misture purê de abóbora com o de batata.
• Ele não gosta muito de salada? Misture os ingredientes com legumes cozidos ou coloque alface picada e cenoura ralada na papinha.
• Para comer com as mãos: cenoura cortada em palito, batata-doce em rodela, talo do brócolis cozido com um pouco de azeite ou o bulbo da erva-doce.
• Você conhece a farinha de banana verde? Ela ajuda no funcionamento do intestino e pode ser usada junto com a de trigo. Na receita, use metade de cada tipo.
• Em vez de colocar uma xícara de óleo na massa da torta, ponha apenas metade e acrescente duas colheres de sopa de linhaça, rica em gordura poli-insaturada. Essa gordura é importante para o desenvolvimento da criança, e ajuda a diminuir o colesterol no sangue.
  10. Acerte no leite
O ideal é que você amamente exclusivamente por seis meses. Depois, intercale as refeições com o aleitamento materno. Se for introduzir um novo leite, decida com o pediatra qual é o melhor. O leite é rico em cálcio, que auxilia no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes, e de proteínas.
• Preste atenção no consumo. É importante você dar na quantidade certa para não faltar nenhum nutriente para o seu filho – nem exagerar e ele tomar apenas leite e não se alimentar direito. De 7 meses a 2 anos, são três a quatro porções de 120 ml; de 2 a 3, são cinco de 120 ml; de 4 a 6 são quatro de 180 ml (essa recomendação inclui leite e derivados). Introduza, aos poucos, derivados que são ricos em cálcio, como queijo e iogurte natural. Se o seu filho recusar o leite, eles servem como substitutos.
• As fórmulas podem ser servidas na temperatura ambiente. Já o leite materno armazenado tem que ser aquecido antes porque a geladeira é uma fonte de contaminação, e o aquecimento mata os microorganismos que se proliferam ali.
  Veja aqui os livros recém-lançados sobre alimentação infantil:
Comida de Criança – Ajude seu Filho a se Alimentar Bem Sempre, Cláudia Lobo (Ed. Summus).
O Que Tem no Prato do seu Filho? Um Guia Prático de Nutrição Infantil para Pais, de Elaine Pádua (Ed. Alles Trade).
O Livro Essencial da Alimentação Infantil – Receitas deliciosas e respostas para as dúvidas mais comuns, de Annabel Karmel (Ed. Publifolha).
Outras fontes: Gisélia Alves, professora da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, vinculada ao curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco; Priscila Maximiliano, nutricionista, da clínica Nutrociência (SP); e Sônia Venâncio, pediatra, do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo