5.03.2011

Moda Americana: Ioga sem roupa

Prática de ioga pelado ganha adeptos no Rio

Moda americana conquistou instrutor carioca, que monta turma no Largo do Machado. Proposta é aliar benefícios da atividade com um trabalho de reforço da autoestima

Rio - Uma moda que conquistou os Estados Unidos está chegando ao Rio com a promessa de tornar os cariocas mais ‘zen’ e desinibidos. Trata-se de uma nova modalidade de ioga, na qual os participantes ficam inteiramente nus. Os adeptos garantem que o fato de estar peladão ajuda a entrar em contato com a ‘verdadeira essência’ e sentir os benefícios da prática mais intensamente. Os mais conservadores defendem que a ideia é ‘coisa de depravado”.
Prática geralmente é realizada em galpões e academias, mas em alguns estados há reuniões ao ar livre | Foto: Arquivo Pessoal
O professor Deva Vasant, 63, que dá aulas no espaço Surya (Rua das Laranjeiras, 63 Sobrado), já está formando uma turma para iniciar formalmente o ‘Naked Yoga’ aqui no Rio. Ele conta que já tem quatro interessados e espera novas adesões para começar os trabalhos: “A prática ainda está pouco conhecida, os que me procuraram até agora são pessoas ligadas ao movimento naturalista. Acho que é ótimo fazer ioga sem roupa se você se sente confortável assim. Quem tem essa filosofia de vida fica em maior sintonia com os movimentos”, explica Vasant.

O instrutor admite que existe a possibilidade de pessoas “mal-intencionadas” procurarem o grupo, mas garante que faz uma seleção e que essas pessoas naturalmente se afastam quando percebem que não há nada de sexual na empreitada: “Quando vê que não se encaixa ali, ela sai por conta própria”.

Isis Phoenix, instrutora de ioga nu em Nova York, conta que “descobriu” a prática por acaso. Um dia, em casa, estava saindo do banho e resolveu praticar sem roupa: “Foi a melhor experiência da minha vida! Você aprende a amar cada linha do seu corpo”. Isis conta que nas suas aulas, a proporção é de 7 homens para 3 mulheres.

Nem todos têm essa visão assexuada da novidade. Algumas linhas chamam a atenção por serem “quentes”. O instrutor Ryan Clifford, por exemplo, conquistou o público gay com um DVD em que ensina ioga nu e troca beijos e amassos com o companheiro.

Novidade divide opiniões
A prática do ioga nu ganhou popularidade com o professor David Oliphant em 2008, em Las Vegas. No mesmo ano, o teólogo Georgy Monty Davis ganhou na Justiça o direito de praticar ioga sem roupa nos parques de San Francisco. A decisão o tornou celebridade nacional e ele até anunciou que pretende se candidatar a prefeito.

Hoje há cerca de mil adeptos da prática no país. Escolas chegam a receber famílias inteiras querendo fazer ioga nu juntos, e muitas aulas misturam homens e mulheres. Mas nem todo mundo concorda com a ideia: “Eu não vejo o ponto disso tudo. Ioga funciona muito bem com roupa”, pondera a instrutora Mary Dillion, que ensina em Manhattan.
POR CRISTINE GERK
O Dia

Nenhum comentário: