5.02.2011

ESTRESSE X SAÚDE

Depois de uma briga com o namorado(a), você ataca uma barra de chocolate?
Seu tempo livre você usa para planejar novos projetos e reavaliar seu emprego atual?
No trânsito, você não consegue se desligar do engarrafamento e vive reclamando por estar sempre atrasado(a)?
Então, infelizmente, os fatos não mentem: você é uma pessoa estressada.

O estresse é considerado um problema dos tempos modernos que pode causar doenças auto-imunes (como a psoríase e o lúpus), afeta a pressão arterial e o funcionamento do organismo como um todo e pode causar dores musculares por pura tensão.  Vivermos uma vida acelerada, na qual estamos constantemente atrasados e preocupados com tudo ao mesmo tempo, é que cresceu tanto o número de pessoas estressadas. 'Neste cenário, praticar atividades físicas, comer regularmente e de forma saudável e fazer atividades de lazer como ir ao cinema ou ler um livro pode virar uma missão impossível'.

Estresse e obesidade

Quando você ouvir que estresse engorda, saiba que não se trata apenas de comer além da conta para compensar frustrações ou comer fast-food por falta de tempo. Ele provoca alterações metabólicas que fazem com que engordemos mesmo comendo menos! Uma boa maneira de medir o nível de estresse no sangue é por meio do exame do cortizol, que quando estamos estressados é produzido em excesso provocando acúmulo de gordura, principalmente no abdomen, e retenção de líquidos.

Então, a primeira coisa é tentar virar o jogo: mesmo com uma vida corrida, é preciso encontrar algum tempo para si mesmo. Faça alguma coisa que você goste e relaxe, mesmo que seja meia hora por dia. Se for preciso, acorde mais cedo e pratique uma atividade física ou uma terapia alternativa como a acupuntura e o shiatsu para ajudar a relaxar. Quando não for possível ter este momento só seu todos os dias, reserve ao menos um dia por semana para você e vá ao cinema ou marque de ir dançar com os amigos. Pequenas mudanças de hábitos no dia-a-dia podem provocar verdadeiros milagres.

No entanto, se você já procura ter momentos de lazer e continua se sentindo estressado, pode ser portador de estresse crônico, um problema que atinge quem já convive com situações de estresse há tempos e não consegue lidar com elas.  Buscar a terapia nestes casos pode ser fundamental.(Márrcia Coelho)

Nenhum comentário: