5.01.2011

A PRATICIDADE DOS NUTRIENTES EM CÁPSULAS

A praticidade dos nutrientes em cápsulas

Veja os benefícios e os perigos desta opção!

Muitos problemas do nosso organismo são causados pela falta de algum nutriente. Essas substâncias são naturalmente encontradas em diversos alimentos, como frutas, carnes e legumes, mas, nem sempre conseguimos seguir uma alimentação saudável e ingerir tudo o que é necessário para que o nosso corpo funcione a todo vapor.
Hoje em dia, existem no mercado diversas cápsulas que podem nos ajudar a suprir estas deficiências e manter o organismo em dia. Porém, vale lembrar que esta alternativa não é a ideal, o melhor mesmo seria ingerir os alimentos em natura, de forma regular.
Segundo a nutricionista Bruna Murta, em uma cápsula de vitamina A, por exemplo, encontramos a quantidade ideal a ser consumida diariamente: 2,8 miligramas. Contudo, nas cápsulas, esse alimento é processado, de forma que esse consumo só deve ser feito se não houve outras maneiras de melhorar a alimentação.
A nutricionista diz ainda que não existem contra indicações para o consumo dessas cápsulas, mas deve-se ter atenção na compra de mais de um complemento alimentar, pois eles podem conter o mesmo elemento, aliado a outros, e causar uma super dosagem, como a hipervitaminose.
Nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo[1].
Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.[2]
Do ponto de vista da botânica e da ecologia, os nutrientes básicos são o oxigénio, o dióxido de carbono e os sais minerais necessários para a vida das plantas e dos outros seres vivos autotróficos.
As plantas e os constituintes do fitoplâncton formam assim a base da cadeia alimentar, uma vez que vão servir de alimentação aos animais.
Os seres vivos que não têm a capacidade fotossintética, como os animais, os fungos e muitos protistas, alimentam-se de plantas ou de outros animais, que podem estar tanto vivos como em decomposição. Para estes seres, os nutrientes são os compostos orgânicos e os minerais existentes nesses alimentos. Entre os principais nutrientes (macronutrientes) estão os hidratos de carbono, prótidos e lípidos; os micronutrientes incluem as vitaminas e os microminerais (ou oligoelementos).

A importância da água

O citoplasma das células vivas é constituído por uma solução aquosa de várias substâncias e, por essa razão, a água tem um lugar fundamental na nutrição dos seres vivos. Um conceito de nutriente é a de um soluto, ou seja, uma substância que sofreu dissolução em água[3]. Deste ponto de vista, não pode dizer-se que a água seja um nutriente, embora seja indispensável para o processo de absorção ou assimilação dos nutrientes.
Este conceito é mais diretamente observável nas plantas que, quando cultivadas, devem ser regadas e, muitas vezes necessitam de adubação, ou seja, é necessário fornecer-lhes uma solução onde se encontrem dissolvidos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Nos animais e seres unicelulares heterotróficos, os nutrientes são absorvidos depois da sua digestão, no sistema digestivo ou em organelas especializadas; este processo consiste em transformar os alimentos em substâncias que, em solução possam ser assimiladas pelas células.

Nenhum comentário: