6.19.2009

Maior controle com antibióticos

Entidades se unem para defender prescrição e dispensação corretas.

Sistema tem de ser preparado para receber mais dados.

Anvisa estuda proposta para impedir venda de antibióticos sem receita.

Temporão diz que se automedicar para a nova gripe é um ‘disparate’

Governo brasileiro faz alerta contra automedicação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciou os trabalhos para incluir os antibióticos no sistema de medicamentos de uso controlado.
A informação foi divulgada (Anvisa), na quarta-feira (17), em São Paulo.

“A intenção é que realmente (os antibióticos) passem a ser controlados”, afirmou Márcia Gonçalves de Oliveira, coordenadora do sistema, que participou de reunião sobre o uso racional das drogas com diferentes entidades do setor de saúde.



De acordo com diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, os antibióticos passarão a ser controlados, com registro de dados da receita e retenção da prescrição ou de uma cópia, como já ocorre, por exemplo, com psicotrópicos.

A mudança ocorrerá até o fim do ano e auxiliará no combate à resistência bacteriana às drogas, relacionada ao mau uso do medicamento.

Calcula-se que, em até 40% dos casos, bactérias causadoras de infecções urinárias já sejam resistentes a um dos tipos de antibióticos.


O prazo poderá se estender até o próximo ano porque o sistema tem de ser preparado para receber mais dados.
Entidades do setor de saúde, entre elas o Conselho Regional de Farmácia de SP, o conselho de odontologia paulista e as sociedades de infectologia e pediatria, anunciaram a criação de uma liga para atuar em prol da correta prescrição e dispensação de antibióticos.
“Os antibióticos não são um medicamento comum”, enfatizou a presidente do conselho de farmácia.

Fonte: globo.com

6.17.2009

ORIGENS DAS CÃIBRAS NOTURNAS




Episódios são comuns, sobretudo em pessoas mais velhas. Múltiplas causas podem estar ligadas ao fenômeno.
Por que temos cãibra enquanto dormimos ou descansamos?
Na maioria dos casos, não existe causa aparente para as fisgadas nos músculos, geralmente na panturrilha, que não estejam associadas a exercícios vigorosos, dizem autoridades médicas.
Ataques de cãibra à noite são bastante comuns, especialmente em pessoas mais velhas. Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos. A maioria das cãibras noturnas não está associada a doenças graves por trás, mas diabetes e problemas circulatórios estão entre as condições que devem ser excluídas por um médico, especialmente se a cãibra for frequente e severa.
A cãibra também pode ser um efeito colateral de algum remédio prescrito. Uma explicação popular para as contrações involuntárias envolve redes de nervos superativas nos grandes músculos da perna.
Todavia, não existem evidências conclusivas de que isso é verdade, ou quais causas poderiam estar associadas. Outros pesquisadores sugerem que as cãibras são um efeito da desidratação, conhecida por envolver espasmos após a prática de exercícios.
O senso comum sugere beber água o suficiente durante o dia e antes de deitar-se, assim como evitar cobertores pesados que impeçam os dedos do pé de ficarem estirados. Exercícios leves de alongamento podem ajudar.
Se você desenvolver cãibra, pode relaxar o músculo fisgado com um leve alongamento e uma massagem; caminhar ou ficar de pé, se você aguentar; e talvez um banho morno. - C. Claiborne Ray -

Esta noite, enquanto visitava meu mundo imaginário durante o sono, fui desperto por uma que talvez seja a pior das dores: A Cãibra!
Um Cãibra terrível na perna direita que costumo sentir em noites muito frias. É terrível e inigüalável. Sentia como se estivesse arrancando minha perna com uma alavanca.
Minha esposa ficou sem saber o que estava acontecendo, pois eu mal conseguia falar, só sabia ranger os dentes e rolar de um canto a outro, agonizando e achando que iria morrer!!
Depois que passou, voltei ao meu soninho clássico...
Mas, procurei saber um pouco mais sobre esta maldita dor. As cãibras — ou câimbras — são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São freqüentes durante exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalizada por enzimas.
A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à cãibra.
Manter boas condições de oxigenação são necessárias para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente massageando a área. Existem condições clínicas expecíficas que levam a cãibra que devem ser tratadas específicamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
Segundo o Dr. Raimundo Marques Nascimento, Cardiologista e Presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia, para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de água-de-coco ou uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo.
Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente (como na minha noite anterior), em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.
Curiosamente a dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor. Neste caso, os musculosos sofrem mais na cãibra

HEMOTERAPIA


A Hemoterapia moderna se desenvolveu baseada no preceito racional de transfundir-se somente o componente que o paciente necessita, baseado em avaliação clínica e/ou laboratorial, não havendo indicações de sangue total. A maioria das padronizações de indicação de hemocomponentes está baseada em evidências determinadas através de análise de grupos de pacientes, nunca devendo ser empíricas ou baseadas somente na experiência do profissional médico envolvido. As indicações básicas para transfusões são restaurar ou manter: a capacidade de transporte de oxigênio, o volume sangüíneo e a hemostasia.
Devemos ressaltar que as condições clínicas do paciente, e não somente resultados laboratoriais, são fatores importantes na determinação das necessidades transfusionais. Sabemos também que apesar de todos os cuidados, o procedimento transfusional ainda apresenta riscos (doença infecciosa, imunossupressão, alo-imunização), devendo ser realizado somente quando existe indicação precisa e nenhuma outra opção terapêutica.
Como o procedimento transfusional apresenta risco potencial, a decisão deve ser compartilhada pela equipe médica com o paciente ou seus familiares, se o mesmo não tiver condição de entendimento, os riscos devem ser discutidos e todas as dúvidas devem ser esclarecidas. Em situações relacionadas com crenças religiosas existem orientações específicas que devem ser discutidas com o médico hemoterapêuta do serviço.
Qualquer orientação quanto à conduta para transfusão de determinados hemocomponentes através da determinação de critérios, protocolos ou guias de utilização (guidelines) nem sempre levam em consideração variações e características individuais dos pacientes, portanto, estas orientações não devem ter a intenção de suplantar a avaliação criteriosa e individualizada do profissional médico envolvido com o tratamento do paciente que leva em consideração situações clínicas particularizadas e/ou especiais, porém, devem servir como orientação básica no processo decisório.

A seguir apresentaremos as indicações de cada hemocomponente disponível

Concentrado de Hemácias
A transfusão de concentrado de hemácias (CH) tem como objetivo restabelecer a capacidade de transporte de oxigênio e a massa eritrocitária, portanto, sua indicação está relacionada com o comprometimento da oferta de oxigênio aos tecidos, causada pelos níveis reduzidos de hemoglobina.
Indicações: Nas anemias, a capacidade de transporte de oxigênio reduzida é compensada por:
−aumento no débito cardíaco (elevação da freqüência cardíaca principalmente);
−aumento na quantidade de 2,3 - DPG (2,3 – difosfoglicerato) das hemácias que leva a um desvio da curva de dissociação de oxigênio da hemoglobina. Em conseqüência deste aumento observamos uma maior oferta desse nível tecidual.

Apesar destas alterações compensatórias há casos que estas são insuficientes. Nesses casos está indicada a reposição da massa eritrocitária através da transfusão de concentrado de hemácias (CH).
Não há evidências que seja necessário transfundir um paciente para se obter níveis “normais” de hemoglobina no pré-operatório. Estudos revelam que grupos de pacientes com hematócrito em torno de 25% não apresentaram maior morbidade ou mortalidade pós-operatória.
Pacientes portadores de miocardiopatia isquêmica submetidos recentemente a revascularização se beneficiam com níveis de hemoglobina de 10,0 g/dL, estes estudos demonstram uma redução da morbidade e mortalidade no período pós-operatório imediato.
Não encontramos justificativa para manutenção dos níveis de hemoglobinas acima de 10g/dL em pacientes oncológicos submetidos a procedimentos quimioterápicos e/ou radioterápicos, sempre a indicação deve ser a presença de sinais de descompensação clínica. Alguns estudos demonstram que em situações específicas de pacientes em tratamento radioterápico de grandes massas tumorais, níveis mais levados de
hemoglobina potencializam a formação de radicais livres melhorando o efeito da radioterapia. Estes estudos não demonstram resultados clínicos evidentes, porém existe uma possibilidade teórica desta ação benéfica, portanto aconselha-se manter níveis de hemoglobina entre 9,0 e 10,0 g/dL nestas situações, mesmo na ausência de sinais objetivos de descompensação clínica.
Nas hemorragias agudas, a reposição inicial deve ser com cristalóide e/ou substitutos sintéticos do plasma. O uso de concentrado de hemácias fica reservado para perdas sanguíneas estimadas superiores a 30% da volemia (aproximadamente 1.500mL).
Armazenamento: o CH deve ser armazenado a temperaturas constantes de +2 a +6oC, em câmaras de conservação específicas para esta finalidade. Se coletados com CPDA-1 como anticoagulante podem ser utilizados até 35 dias após a coleta. Soluções de conservação contendo estabilizadores de membrana eritrocitária permitem o armazenamento por até 42 dias como SAG-manitol e ADSOL®.
Orientações para transfusão: Os CHs devem ser infundidos preferencialmente em acesso venoso exclusivo, periférico, utilizando “scalps” ou cateteres de calibre superior a 19 e 20, respectivamente. O tempo de infusão deve ser de 90 a 120 minutos (min), não devendo permanecer a temperatura ambiente por mais de 6 horas, portanto o tempo de infusão não deve ser superior a 4 horas. Em situações especiais como em pacientes portadores de sobrecarga volêmica ou doença cardíaca grave com insuficiência cardíaca congestiva, o tempo de infusão pode ser mais longo, porém respeitando o limite máximo de 4 horas.
Critérios para transfusão de concentrado de hemácias:

Ht ≤ 15% ou Hb ≤ 5,0 g/dL com anemia crônica e sem sinais de hipóxia tecidual;

Ht ≤ 21% ou Hb ≤ 7,0 g/dL com anemia aguda e sem sinais de hipóxia tecidual e sem fatores agravantes;
Manual de Orientações para uso d e hemocomponentes e derivados
6

Ht ≤ 27% ou Hb ≤ 9,0 g/dL em pacientes portadores de arteriosclerose cardiovascular sem angina (frequentemente pacientes idosos) e clinicamente estáveis;

Ht ≤ 27% ou Hb ≤ 9,0 g/dL em pacientes portadores de doença pulmonar crônica ou aguda, com pO2 inferior a 80 mmHg;

Ht ≤ 27% ou Hb ≤ 9,0 g/dL em pacientes com quadros de isquemia tecidual aguda ou aumento do consumo de oxigênio pela condição clínica;

Ht ≤ 30% ou Hb ≤ 10,0 g/dL em pacientes portadores de miocardiopatia isquêmica no período pós-operatório imediato de cirurgia de revascularização;

hemorragias agudas (perda sangüínea superior a 10 mL/kg de peso em uma hora).
Podemos citar como fatores que comprometem a oferta de oxigênio: presença de doenças pulmonar grave, aterosclerose, insuficiência miocárdica ou outra doença cardíaca, ou que elevam o consumo de oxigênio: sepsis, trauma grave, pós-operatório de cirurgias de grande porte. Outras condições especiais podem existir e a decisão de indicação de transfusão de CH deve ser discutida com o médico hemoterapêuta.
Crianças com idade inferior a 14 anos: Deve-se prescrever o volume a ser transfundido (mL). Para se obter um incremento no hematócrito de 7 - 10% ou 2 a 3g/dL da hemoglobina, deve-se transfundir 10 mL/kg de peso.
As indicações de CH em recém nascidos (RNs) e pacientes cirúrgicos serão discutidas separadamente por possuírem características específicas.
Concentrado de Hemácias Modificado:
CH Lavadas com salina:
A lavagem promove uma redução de 60 - 80% dos leucócitos e mais de 95% do plasma existente na unidade de CH.
Indicações: Nos pacientes portadores de deficiência seletiva de IgA, de hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) quando forem ser
transfundidas unidade não ABO idênticas e nos casos de pacientes que apresentam reações alérgicas relacionadas a proteínas plasmáticas.
Não é eficaz na profilaxia da sensibilização leucoplaquetária.
Armazenamento: +2 - +6oC, por 24 horas após a lavagem pelo risco de contaminação microbiana pela utilização de sistema aberto para lavagem com solução fisiológica.
CH Pobre em Leucócitos
Os Concentrados de Hemácias Pobre em Leucócitos (CH-PL) são produzidos utilizando sistemas de coleta que permitem a retirada da camada leucocitária (sistema top-and-botton). Este componente caracteriza-se por uma baixa contaminação leucocitária (redução de cerca de 80% dos leucócitos contaminantes) mantendo em torno de 107 a 108 leucócitos por unidade e um menor volume de plasma. Esta leucorredução e redução do conteúdo de plasma leva a uma redução da ocorrência e intensidade dos sintomas de RFNH e de reações alérgicas, respectivamente.
Indicações: Nos pacientes com antecedentes de RFNH ou reações alérgicas (um ou dois episódios anteriores) associadas a transfusões de CH.
CH Desleucocitado
Obtidos através do uso de filtros de 3a geração (poliester ou algodão), com redução de pelo menos 99,9% dos leucócitos contaminantes. Este procedimento é suficiente para a redução do risco de aloimunização contra antígenos leucocitários (HLA e HNA) associado à transfusão. A desleucocitação também reduz a ocorrência de aloimunização contra antígenos plaquetários (HPA), porém de maneira menos eficaz.
Indicações: nos casos onde há necessidade de profilaxia da sensibilização contra antígenos leucocitários como: anemia aplástica grave, renais crônicos candidatos a transplante de rim cadáver, portadores de anemia crônica em regime de transfusão regular (anemia aplástica, doença falciforme, talassêmicos, portadores de síndrome mielodisplásica, etc), candidatos a transplante de medula óssea e nos pacientes que mantêm reação febril não hemolítica (RFNH) mesmo com uso de CH-PL.
A desleucocitação, por reduzir o número de células nucleadas contaminantes nos CHs, também reduz o risco de transmissão de doenças infecciosas por agentes intra-nucleares, portanto deve ser utilizada com o objetivo de reduzir a transmissão de infecção pro citomegalovírus (CMV) em: recém nascidos, transfusões intra-útero e transfusão em pacientes imunossuprimidos com sorologia não reagente para CMV (IgM e IgG negativas).
Armazenamento: se utilizado sistema fechado (sistema de conexão estéril ou desleucocitação com filtros in line) o mesmo do componente original. Se o método de desleucocitação utilizar sistema aberto, validade de 24 horas se mantido em condições ideais de armazenamento.
CH Irradiado:
Os hemocomponentes celulares são irradiados com utilizando radiação gama com a finalidade de inativar células imunocompetentes viáveis contaminantes dos CHs, fazendo deste modo profilaxia da doença transplante versus-hospedeiro associada a transfusão (GVHD-TA). A capacidade proliferativa destas células é abolida com dose mínima de 2.500 Rads, sem alterar significativamente a função dos componentes, porém estes ainda mantêm as propriedades antigênicas possibilitando a sensibilização contra antígenos leucocitários.

− Obrigatórias: imunodeficiências congênitas do tipo celular, transfusões intra-uterinas, transfusões de recém-nascidos (RNs) prematuros (menos 28 semanas e/ou baixo peso menor 1.500g), ex-sangüíneotransfusões de RNS (independente da idade gestacional no parto), pacientes após o início do condicionamento para transplante de medula óssea (TMO) até a completa suspensão da imunossupressão, portadores de anemia aplástica grave sob terapêutica com soro anti-linfocítico ou ciclosporina e na transfusão de componentes celulares obtidos de parentes de 1o grau (pais e irmãos).
− Relativas: portadores de linfoma de Hodgkin e não Hodgkin, de leucemias agudas ou crônicas e tumores sólidos pós-quimioterapia com drogas citotóxicas em altas doses (ARA-C e MTX principalmente) ou análogos da purina, pacientes pós transplante de órgãos sólidos (rim, fígado, coração/ pulmão) em uso de drogas imunossupressoras (principalmente ciclosporina e globulinas anti-linfocíticas).
Armazenamento: As mesmas do CH “standard”, não existe risco para os profissionais. A irradiação leva a uma lesão das hemácias, portanto a validade do CHs deve ser reduzida.
CH Fenotipadas
O programa de utilização destes CHs é chamado “Programa de Hemácias Fenotipadas”, consiste na utilização de CH tipados para antígenos de outros sistemas além do ABO para pacientes sensibilizados ou profilaticamente. Os sistemas mais imunogênicos são o Rh, Kell, Duffy e Kidd.
Indicações (anexo II): o objetivo é evitar que os pacientes transfundidos cronicamente sejam aloimunizados contra antígenos eritrocitários. É indicado nos portadores de talassemia, de anemia falciforme em programa de transfusão regular, de anemia aplástica e de síndrome mielodisplásica.
Pacientes já aloimunizados apresentam um maior risco de aloimunização (chamados de bom respondedor), portanto é recomendável que se faça a profilaxia para outros sistemas eritrocitários.
Programa profilático: recomenda-se utilizar CH fenotipadas para os seguintes antígenos:
− C,c,E,e (sistema Rh), K, k (sistema Kell), Fya, Fyab (sistema Duffy), Jka, Jkb (sistema Kidd), Dia (sistema Diego), S,s (sistema MNS): em portadores anemia falciforme;
− C,c,E,e (sistema Rh), K, k (sistema Kell), Fya (sistema Duffy), Jka (sistema Kidd), Dia (sistema Diego): hemoglobinopatias hereditárias (exceto anemia falciforme), doença de membrana eritrocitária ou deficiência enzimática em programa de transfusão crônica, portadores de anemia hemolítica autoimmune com fenotipagem e/ou genotipagem conclusivas, receptores crônicos de transfusão de CHs com aloimunização prévia (anticorpos imunes e clinicamente significativos) – com dois ou mais anticorpos identificados;
− C,c,E,e (sistema Rh), K, k (sistema Kell): síndromes mielodisplásicas, anemia aplástica grave, doença mieloproliferativa crônica (por exemplo: LMC, LMMC, mielofibrose, etc.), hemoglobinúria paroxística noturna, aplasia pura de série vermelha, telanjectasia hereditária hemorrágica, receptores crônicos de transfusão de CHs com aloimunização prévia (anticorpos imunes e clinicamente significativos) – com somente um anticorpo identificado.
Armazenamento: as mesmas condições que para CH “standard”. É necessária uma programação para estas transfusões, pois às vezes não temos à disposição unidades adequadas.
Recomendações Gerais
− Recomenda-se a utilização de CHs com menos de 15 dias de armazenamento nas seguintes situações: portadores de insuficiência renal crônica em diálise, transfusões maciças (> 10 unidades de CH em 24 horas), pacientes em terapia intensiva com suporte ventilatório, cirurgias cardíacas com circulação extra-corpórea ou outras situações onde a oferta de oxigênio deve ser ideal ou potencializada;
− Em transfusões de pequenos volumes (recém-nascidos) é recomendada a utilização de sistema de aliquotagem em sistema fechado com o objetivo de reduzir exposição;
− Não está contra-indicada a utilização de CH conservados em SAG-manitol ou ADSOL® em RNs ou pacientes pediátricos exceto para ex-sanguíneotransfusão.

Plasmas e Derivados
Constitui a porção líquida do sangue e apresenta 3 funções básicas: manter efeito oncótico do sangue, mediar a coagulação e a fibrinólise e propriedades anti-sépticas.
Plasma Fresco Congelado
O plasma fresco congelado (PFC) é preparado de doações de sangue total ou obtido por procedimentos de aférese. Este último método não é autorizado em nosso país, exceto em situações especiais. O volume pode variar de 150 a 400 mL, dependendo da forma de obtenção. O plasma é congelado rapidamente (em até 6 horas após a coleta) atingindo uma temperatura inferior à –30oC com o objetivo de manter a atividade de todos os fatores de coagulação próxima ao normal.
Indicações:
Deficiência de um único fator de coagulação: Nesta situação só deve ser utilizado se não tivermos a disposição produto purificado (hemoderivado), pois este possui maior segurança. Essas situações são pouco freqüentes e a indicação de reposição deve estar sempre associada à presença de sangramento ou risco deste na realização de procedimento invasivo. Também existe indicação de uso de PFC em situações de risco trombótico como no caso da deficiência de fator XI (FXI).
Deficiência múltipla de fatores da coagulação: Esta indicação deve sempre estar associada à presença de sangramento ou de risco aumentado para este. Como exemplos, podemos citar: insuficiência hepatocítica grave, coagulação intravascular disseminada, transfusão maciça, etc.
O comprometimento da hemostasia acontece quando a deficiência do fator ou fatores da coagulação for severa, resultando numa atividade inferior a 30 – 40%. Esta deficiência corresponde a uma avaliação laboratorial com TP/RNI e/ou TTPa/R maior ou igual a 1,6 – 1,8 ou TP/AP inferior a 30%.

Situações mais freqüentes de indicação:
− coagulopatia intravascular disseminada (CID) com sangramento;
− reversão imediata dos efeitos dos dicumarínicos (anticoagulação oral por antagonizar a vitamina K e diminuir a síntese dos fatores II, VII, IX e X), por sangramento ou necessidade de procedimento cirúrgico;
− púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) e síndrome hemolítico urêmica (SHU) como produto para reposição nas plasmaféreses terapêuticas;
− doença hepática grave com deficiência de fatores de coagulação severa em presença de sangramento ou necessidade de procedimento cirúrgico;
− reposição de fatores de coagulação em situações de transfusão maciça;
− deficiência de antitrombina - III (AT-III).

Não deve ser utilizado somente para expansão volêmica, nem como suporte nutricional.
Armazenamento: -20 a -30oC, por 1 ano, descongelado a 37oC protegido da exposição a água do banho-maria, infundido em 30 - 60 minutos, não permanecer a temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Dose:
− Ataque: doses de 10 a 15 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas 30 a 60 minutos, parecem corrigir significativamente a deficiência dos fatores de coagulação restabelecendo a hemostasia. No caso preparo para procedimentos invasivos, deve-se aguardar 1 hora para realizar procedimento, não sendo necessário o controle laboratorial pré-procedimento. Nas situações de transfusão maciça com deficiência de fatores de coagulação comprovada laboratorialmente deve-se utilizar esta dose.
− Manutenção: doses de manutenção só estão indicadas nos casos de perpetuação das causas de consumo (por exemplo CID) ou do sangramento, após a utilização da dose de ataque. A manutenção de ser de 20 a 30 mL/kg de peso/dia dividido em 3 ou 4 doses, durante período necessário. Atenção: considerar peso ideal do paciente.
Somente transfundir pré-procedimento invasivo e/ou cirúrgico se TTPa/R ou TP/RNI for superior a 1,6 - 1,8.
A reposição não é necessária, independente do resultado TP/RNI e/ou TTPa/R, se o paciente não estiver sangrando ou não houver a necessidade de procedimento cirúrgico e/ou invasivo.
Orientações para transfusão: o PFC deve ser infundido preferencialmente em acesso venoso exclusivo, periférico, utilizando equipos que contenham filtros de 170 – 200 μm. A punção venosa pode ser feita com “scalps” ou cateter de pequeno calibre. O tempo de infusão deve ser de 30 a 60 minutos, não devendo permanecer a temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Crioprecipitado
Componente obtido a partir do plasma fresco congelado (PFC). Contém aproximadamente 50% do Fator VIII (70 - 80 UI), 20 - 40% do Fibrinogênio (100 - 350 mg), algum Fator XIII e fibronectina presentes originalmente na unidade de PFC. O Crioprecipitado (CRIO) contém tanto a fração coagulante quanto a de von Willebrand do Fator VIII.
Objetivo: Reposição de Fator VIII, fator XIII e Fibrinogênio.
Indicações: As indicações deste do CRIO estão previstas em regulamento técnico da ANVISA (Resolução RDC No23 de 24 de janeiro de 2002). Deve ser utilizado:
− repor fibrinogênio em pacientes com hemorragia e déficit isolado congênito ou adquirido de fibrinogênio, quando não se dispuser do concentrado purificado (hemoderivado) e dosagens inferiores a 70 - 100 mg%;
− repor fibrinogênio em pacientes com coagulopatia intravascular disseminada (CID) e graves hipofibrinogenemias (inferiores a 70 - 100 mg%);
− repor fator XIII em pacientes com hemorragias por déficit deste fator, quando não se dispuser do concentrado purificado (hemoderivado);
− repor fator de von Willebrand (fvW) em pacientes portadores de doença de von Willebrand (dvW) que não têm indicação de DDAVP ou não respondem ao uso do mesmo, apenas quando não se dispuser de concentrado de fvW ou de concentrados de fator VIII ricos em multímeros de fvW.
A utilização em situações não previstas acima deve se comunicada ao responsável técnico do serviço, para posterior notificação a Vigilância Sanitária.
Armazenamento: -20 a -30o C, por 1 ano, deve ser descongelado a 37o C protegido da exposição a água do banho-maria e administrado em até 2 horas após o descongelamento.

Dose: Usualmente 1U / 10kg de peso, dose diária, se dosagem de fibrinogênio inferior ou igual a 100 mg% e com sangramento clínico. Não se deve realizar reposição empírica (sem dados laboratoriais). Nos casos de doença de von Willebrand deve-se utilizar protocolo específico de tratamento dependendo da gravidade do sangramento. O tempo de infusão deve ser de 30 a 60 minutos.

Albumina Humana
A albumina é uma proteína presente em grandes concentrações no plasma humano e á principal responsável pela manutenção da pressão coloidosmótica. Além desta função ela também está associada ao transporte de substâncias vitais e a inativação de substâncias tóxicas. Dois terços da albumina corposral está no compartimento extravascular. Na prática clínica atual a indicação mais freqüente é nas reposições volêmicas quando está contra-indicado o uso de cristalóides ou substitutos sintéticos do plasma.
Indicações :
− em doentes portadores de síndrome nefrótica insuficiência hepatocítica grave, enteropatias perdedoras de proteína e grandes queimados onde haja hipoproteinemia aguda com comprometimento hemodinâmico (hipotensão, choque), queda da filtração glomerular (oligúria) ou alteração da função renal (elevação das dosagens de creatinina);
− em situações de reposições volêmicas agudas com refratariedade ao uso de cristalóides;
− no tratamento de ascites volumosas refratárias, preferencialmente na reposição de paracenteses volumosas (superior a 5 litros drenados);
− na profilaxia ou tratamento de síndrome hepatorenal associado a peritonite bacteriana espontânea (PBE) em pacientes cirróticos;
−na reposição volêmica em grandes queimados;
− reposição volêmica em procedimentos de plasmaférese terapêuticas;

para preenchimento (priming) da bomba de circulação extracorpórea (CEC) em cirurgias cardíacas;
Armazenamento: 4oC, por até 5 anos, infusão em 30 - 60 minutos. Disponível comercialmente a 20% (hiperosmolar) ou 4% (iso-osmolar).

Albumina 20% - 50ml - 10g / frasco
Manual de Orientações para uso d e hemocomponentes e derivados
17

Albumina 4% - diluir - 5 frascos (250ml) em 750 ml de SF 0,9%.
Dose: a dose a ser utilizada depende do déficit de volume estimado, lembrando que um frasco de albumina humana a 20% corresponde a uma expansão volêmica de 200 a 250 mL. Nas paracenteses volumosas, preconiza-se a reposição de 5 a 10 g de albumina por litro de ascite drenado (por exemplo: drenado 6 litros → 3 a 6 frascos). Nas PBE utilizar: dose inicial: 1 g/ kg de peso ideal do paciente e manutenção de 2 a 4 frascos/dia.
Em outras situações: administrar 1 - 2 frascos, EV, em 30 - 60 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia ou em maior quantidade se necessário. Nunca repor albumina em níveis séricos superiores a 2,0g/l, nível em que pressão coloidosmótica é adequada.

Concentrado de Plaquetas
O concentrado de plaquetas (CP) pode ser obtido a partir de unidade individual de sangue total (CP unitárias) ou por aférese, coletadas de doador único. Cada unidade de CP unitárias contém aproximadamente 5,5 x 1010 plaquetas em 50 - 60 mL de plasma, já as unidades por aférese contém 3,0 x 1011 plaquetas em 200 - 300 mL de plasma (correspondente a 6 - 8U de plaquetas unitárias). Em toda transfusão de plaquetas deve-se levar em conta os benefícios e os riscos de estimulação antigênica contra antígenos do sistema HLA e HPA que leva a refratariedade a transfusões subsequentes (principalmente após 20 - 30 doadores diferentes).
Desta forma, dependendo do objetivo final pode ser proposta a seguinte recomendação:
Transfusões terapêuticas (contagem desejada superior a 40.000/μL):
− adultos > 55Kg de peso – dose mínima de 6,0 X 1011 (8-10 U de CP unitárias e 1-1,5 U CP obtidas por aférese)
− pacientes 15-55Kg de peso – dose mínima de 3,0 X 1011 (4-6 U de CP unitárias e 0,5-1 U CP obtidas por aférese)
− crianças < 15Kg – dose de 5-10 mL/Kg
Transfusões profiláticas (contagem desejada superior a 25.000/μL):
− adultos > 55Kg de peso – dose mínima de 4,0 X 1011 (6-8 U de CP unitárias e 1 U CP obtidas por aférese)
− pacientes menores – dose 1U de CP unitárias para cada 10-15Kg de peso
Porém, a dose de plaquetas pode ser calculada de maneira mais detalhada ou precisa, identificando-se o incremento plaquetário desejado (IP) e levando-se em conta a volemia sanguínea (VS) e o seqüestro esplênico estimado (aproximadamente 33%), utilizando-se para isso a fórmula abaixo:

Dose (x109) = IP x VS / F onde:
IP – incremento plaquetário desejado (x109/L)
VS – volemia sanguínea (L)
F – fator de correção (0,67)
Administração e avaliação de rendimento transfusional
O tempo de infusão da dose de CP deve ser de aproximadamente 30 minutos (min) em pacientes adultos ou pediátricos, não excedendo a velocidade de infusão de 20-30 mL/Kg/hora. A avaliação da resposta terapêutica a transfusão de CPs deve ser feita através de nova contagem das plaquetas 1 hora (h) após a transfusão, porém, a resposta clínica também deve ser considerada. Em pacientes ambulatoriais a avaliação laboratorial 10 min após o término da transfusão pode facilitar a avaliação da resposta e possuí resultados comparáveis. Dois indicadores podem ser calculados e são úteis no acompanhamento da eficácia transfusional principalmente em transfusões profiláticas:
1. Recuperação plaquetária – R (%)
R = IP x VS x 100 / dose (x109) onde:
IP – incremento plaquetário desejado (x109/L)
VS – volemia sanguínea (L)
2. Incremento corrigido da contagem (ICC)
ICC = IP x SC / dose (x1011) onde:
IP – incremento plaquetário desejado (x109/L)
SC – superfície corporal (m2)
Utilizando estes indicadores, define-se como uma transfusão de CPs eficaz resultados de R(%) superiores a 30% em 1 h e a 20% em 20-24 hs após a transfusão ou de ICC superiores a 7,5 em 1 h e a 4,5 – 5,0 em 20-24 hs.

Esta avaliação é útil na prática clínica para o diagnóstico de refratariedade plaquetária.
Indicações de transfusão de Concentrado de Plaquetas
Basicamente, as indicações de transfusão de CP estão associadas a plaquetopenias desencadeadas por falência medular, raramente indicamos a reposição em plaquetopenias por destruição periférica ou alterações congênitas de função plaquetária.
I. Plaquetopenias por falência medular
A discussão inicial que surge quanto a indicação de transfusão de CP em pacientes portadores de plaquetopenias associadas a falência medular (doenças hematológicas e/ou quimio e radioterapia) refere-se a utilização de transfusões profiláticas. Nas situações de plaquetopenias por tempo determinado, freqüentemente associadas a métodos terapêuticos para doenças oncológicas ou onco-hematológicas, como quimioterapia, radioterapia e transplante de células progenitoras hematopoiéticas, indica-se a transfusão profilática se contagens inferiores a 10.000/μL na ausência de fatores de risco e se inferiores a 20.000/μL na presença de fatores associados a eventos hemorrágicos como febre (>38oC), manifestações hemorrágicas menores (petéquias, equimoses, gengivorragias), doença transplante versus hospedeiro (GVHD – graft versus host disease), esplenomegalia, utilização de medicações que encurtam a sobrevida das plaquetas (alguns antibióticos e antifúngicos), hiperleucocitose (contagem maior que 30.000/mm3), presença de outras alterações da hemostasia (por exemplo, leucemias promielocítica aguda) ou queda rápida da contagem de plaquetas.
Alguns trabalhos identificam duas situações especiais: a primeira, pacientes pediátricos toleram contagens plaquetárias mais baixas, definindo-se como critério de indicação de transfusão de CP contagens inferiores a 5.000/μL em pacientes estáveis, e em segundo, pacientes adultos portadores de tumores sólidos teriam maior risco de sangramento quando submetidos a quimio e/ou radioterapia associado a necrose tumoral, sendo indicado transfusão de CP se contagens inferiores a 20.000/μL.

E situações em que a plaquetopenia por falência medular tem um caráter crônico (por exemplo, anemias aplástica grave, síndrome mielodisplásica, etc.), os pacientes devem ser observados sem transfusão de CP, esta estaria indicada profilaticamente somente se contagens inferiores a 5.000/μL ou se inferiores a 10.000/μL na presença de manifestações hemorrágicas.

II. Distúrbios associados a alterações de função plaquetária
Pacientes portadores de alterações da função plaquetária raramente necessitam de transfusões de CPs. Nas situações de disfunções congênitas como trombastenia de Glanzmann (deficiência congênita da GPIIb/IIIa), síndrome de Bernard-Soulier (deficiência da GPIb/IX), síndrome da plaqueta cinza (deficiência dos grânulos alfa), etc. a ocorrência de sangramentos graves é pouco freqüente. A recomendação terapêutica é de transfusão de CPs pré procedimentos cirúrgicos ou invasivos e no caso de sangramentos após utilização sem resultados de outros métodos como agentes antifibrinolíticos e DDAVP (1-deamino-8-D-arginina vasopressina).
Freqüentemente, em pacientes submetidos a procedimentos cardíacos cirúrgicos, com utilização de circulação extracorpórea por tempos superiores a 90-120 min, a função plaquetária pode estar comprometida, por mecanismos associados a ativação plaquetária, desencadeando sangramento difuso intra-operatório, nesta situação, mesmo com contagens superiores a 50.000/μL, está indicado a transfusão de CPs.

III. Plaquetopenias por destruição periférica
Três situações mais freqüentes e de importância podem ser caracterizadas neste grupo, onde temos um consumo aumentado e/ou destruição por mecanismos imunes das plaquetas:
Transfusão maciça: espera-se uma contagem inferior a 50.000/μL se aproximadamente duas volemias sangüíneas forem trocadas do paciente, nesta situação recomenda-se a transfusão de CPs se a contagem for inferior a 50.000/μL e se inferior a 100.000/μL na presença de alterações graves da hemostasia, trauma múltiplo ou de sistema nervoso central;

Coagulopatia intravascular disseminada (CID): esta situação a reposição de plaquetas e fatores de coagulação é desencorajada, pois, não há evidências de efeitos benéficos profilaticamente, porém, em presença de sangramentos, mesmo que sem gravidade no momento, deve-se iniciar a reposição de fatores de coagulação (PFC) e de CPs objetivando contagens superiores a 20.000/μL;
Plaquetopenias imunes: a mais freqüente forma de plaquetopenia imune é a púrpura trobocitopênica imune (PTI), associada a presença de auto-anticorpos antiplaquetas, nesta situação a transfusão de CPs é restrita a situações de sangramentos graves, que coloquem em risco a vida dos pacientes. A terapêutica de reposição deve ser agressiva e sempre associada a formas de tratamento específico como altas doses de corticóides e imunoglobulina.

IV. Procedimentos cirúrgicos ou invasivos em pacientes plaquetopênicos
Existe uma grande variedade de dados associados a indicações de transfusão de CP em pacientes plaquetopênicos submetidos a procedimentos cirúrgicos ou invasivos, porém, a dificuldade de comparação entre os trabalhos leva a uma dificuldade de definição de critérios conclusivos. Existe um consenso que contagens superiores a 50.000/μL são suficientes para a maioria dos casos, exceto, para procedimentos neurocirúrgicos e oftalmológicos onde níveis mais elevados são exigidos (superiores a 80.000 a 100.000/μL). A tabela a seguir demonstra diferentes critérios de indicação para transfusão de CP em situações cirúrgicas específicas que podem ser utilizados como orientação de conduta. Cabe ainda ressaltar que nestes procedimentos a habilidade do profissional que executa o mesmo é relevante na ocorrência de complicações.

Indicação de transfusão para procedimentos cirúrgicos e/ou invasivos
Condição
Nível Desejado (/μL)
Punção lombar para coleta de líquor ou quimioterapia
pacientes pediátricos
pacientes adultos
superior a 10.000/μL
superior a 20.000/μL
Biópsia e aspirado de medula óssea
superior a 20.000/μL
Endoscopia digestiva
sem biópsia
com biópsia
superior a 20.000 – 40.000/μL
superior a 50.000/μL
Biópsia hepática
superior a 50.000/μL
Broncoscopia com instrumento de fibra óptica
sem biópsia
com biópsia
superior a 20.000 – 40.000/μL
superior a 50.000/μL
Cirurgias de médio e grande porte
superior a 50.000/μL
Cirurgias oftalmológicas e neurológicas
superior a 100.000/μL

V. Situações especiais
Compatibilidade ABO
As plaquetas possuem antígenos ABH na sua superfície e níveis de expressão variáveis individualmente. Existem evidências que a transfusão de CP ABO-incompatíveis reduz em aproximadamente 20% o incremento da contagem pós transfusional e parece ser mais relevante quando os títulos de anticorpos naturais presentes no receptor são elevados associado a alta expressão do correspondente antígeno nas plaquetas do CP, situação esta pouco freqüente. O significado clínico da transfusão de CP ABO-incompatível parece pouco relevante. Contrariamente, existem evidências que a transfusão de CP ABO-incompatíveis desenvolva refratariedade de causa imune - associada a aloimunização - com maior freqüência quando comparado com transfusões de plaquetas ABO-idênticas. Em resumo, deve-se preferir transfusões de CP ABO-compatível, porém, se esta não for possível, optar por transfusões de unidades ABO-incompatíveis em pacientes que não necessitarão de suporte crônico.
Compatibilidade RhD
A aloimunização contra o antígeno RhD está associada a contaminação por hemácias dos CPs. Alguns estudos demonstram a ocorrência desta aloimunização em aproximadamente 10% dos pacientes RhD-negativos transfundidos com CPs RhD-positivos, esta é menos freqüente em pacientes onco-hematológicos e pediátricos e nos que recebem CPs obtidos por aférese (menor contaminação por hemácias) e pode ser evitada utilizando-se imunoprofilaxia anti-D (imunoglobulina anti-D).
Contra-indicações
Duas situações clínicas possuem contra-indicação formal para a transfusão de CP a menos que ocorra sangramento grave, colocando em risco a vida do paciente, estas são: púrpura trobocitopênica trombótica (PTT) e plaquetopenia induzida por heparina (PIH). Esta contra-indicação se deve a associação com a piora do quadro clínico dos pacientes ou complicações tromboembólicas.
Resumo das Indicações (anexo IV):
Plaquetopenias por falência Medular: transfundir quando contagem:
− inferior a 10.000/mm3 sem fatores de risco;
− inferior a 20.000/mm3 em presença de fatores de risco;
− inferior a 30.000/mm3 para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos (biópsias exceto biópsia hepática e renal, acesso venoso central, coleta de líquor);
− inferior a 50.000/mm3 para procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte;
− inferior a 100.000/mm3 para neurocirurgias e em pacientes pós procedimento com circulação extra-corpórea.

Os fatores de risco associados a sangramentos em pacientes plaquetopênicos são: esplenomegalia, febre e/ou sepse, uso de medicações (anfotericina, vancomicina, globulinas anti-linfocíticas) e GVHD.
Plaquetopenias por consumo periférico: (púrpura trombocitopênica imune, hiperesplenismo, CID). A transfusão de CP é extremamente ineficaz, deve-se realizá-la somente se houver sangramento com risco de vida, sempre na vigência de tratamento da causa de base. Evitar transfundir CPs em portadores de PTT e plaquetopenia induzido por heparina.

Armazenamento: a temperatura ambiente (22oC ± 2oC), por 5 dias, em agitação contínua, infundido em 30 minutos.

Dose
As plaquetas contidas numa unidade de CP unitária, em condições ideais, deve elevar a contagem em 5.000 a 10.000/μL em um receptor com 60-75Kg. As unidades de CP obtidas por aférese permitem transfundir quantidades maiores de plaquetas em volumes ainda toleráveis. Considera-se como dose padrão, 4-8 unidades de CP unitárias que corresponde a 3,0 a 6,0 x1011 plaquetas para pacientes adultos. Em caso de pacientes pediátricos, 10 mL/Kg de peso em neonatos e crianças pequenas e 1U/10Kg de peso em crianças maiores.
Em situações em que a resposta à transfusão é inadequada por causas não imunes, doses elevadas de CP parecem ser ineficientes. Modelos matemáticos demonstram que a resposta à transfusão depende do tamanho do paciente e da contagem inicial, portanto, estes parâmetros devem ser utilizados na escolha da dose a ser transfundida.
Nunca transfundir empiricamente, sempre se deve realizar o controle laboratorial. Em caso de situações excepcionais, com sangramentos graves, doses maiores podem ser necessárias.
Temos a disposição concentrados de plaquetas modificados:
− CP irradiados: profilaxia da doença transplante-versus-hospedeiro associada à transfusão (GVHD-TA);
− CP desleucocitados: profilaxia de aloimunização contra antígenos leucocitários (HLA e HNA) e da reação febril não hemolítica (RFNH).

Fatores de Coagulação Concentrados

Fator VIII:
Obtido a partir de um “pool” de plasma humano, com pureza variável e submetido a processo de inativação viral ou através de técnicas de produção de proteínas recombinantes. Indicado no tratamento de manifestações hemorrágicas ou em uso profilático em procedimentos fisioterápicos ou cirúrgicos em pacientes portadores de hemofilia A.

Fator IX:
Apresenta as mesmas características do fator VIII, deve ser utilizado no tratamento de hemofílicos B.

CPPA: (Complexo Protrombínico Ativado)
Constituído de ativadores e precursores dos fatores de coagulação vitamina K dependentes, inclusive os fatores VIII e X ativados. Está indicado em pacientes portadores de altos títulos de inibidor do fator VIII ou IX.

Fator VII ativado:
Obtido através de técnicas de produção de proteínas recombinantes. Utilizado como alternativa na terapêutica dos pacientes hemofílicos portadores de inibidores e que não respondem adequadamente ao CPPA.

Antitrombina III: (AT III)
Derivado obtido de “pool” de plasma humano submetido à inativação viral, utilizado no tratamento da deficiência congênita de AT III, patologia associada a fenômenos trombóticos.

Orientações para transfusão de hemocomponentes e derivados
Os hemocomponentes devem ser transfundidos utilizando-se equipos específicos para sangue que possuem filtros de 170 a 200μ. O acompanhamento do procedimento deve ser feito objetivando a detecção precoce de sinais e sintomas associados a reações transfusionais e estes se presentes devem sempre ser notificados e devidamente investigados.

Uso da benzetazil com bebida alcoolica

Uso da benzetazil, e gostaria de saber se euposso ingerir bebida alcoolica no tratamento.
A bebida alcoólica tem efeito diurético e a penicilina é em grande parte eliminada pelos rins.
Desta maneira a ingesta de bebida alcoólica reduz o tempo de vida útil e o nível circulante do antibiótico na corrente sanguínea, reduzindo assim sua eficácia.
Não chega a ser proibido, mas deve ser evitado ou reduzido ao mínimo.

Fonte: Sociedade Mineira de Pediatria

6.16.2009

ANVISA PROÍBE TROCA DE MEDICAMENTO DE MARCA OU SEU GENÉRICO POR UM SIMILAR e OFERTA LEVE 3, PAGUE 2 É PROIBIDA EM DROGARIAS

Estabelecimento que desobedecer à legislação poderá ser multado e interditado. O consumidor chega à farmácia com a receita na mão.
O medicamento prescrito pelo médico acabou e o genérico também. Alguns funcionários apresentam como opção um medicamento similar, a prática é proibida pela Anvisa, exceto nos casos em que estiver prescrito o princípio ativo do medicamento na receita.
Conforme a Resolução nº 391, de 9 de agosto de 1999, da ANS, farmácias e drogarias somente podem substituir o medicamento prescrito pelo genérico correspondente.
Os casos de desobediência à legislação poderão resultar aos estabelecimentos flagrados advertência, interdição, cancelamento da licença ou multa, de acordo com a Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Quando o medicamento prescrito pelo médico é o nome comercial , somente esse medicamento ou o seu genérico pode ser vendido pelo farmacêutico.
Se, no entanto, na receita estiver prescrito o nome do sal, ou o princípio ativo, o estabelecimento poderá vender o medicamento similar, desde que esse esteja registrado no Ministério da Saúde.
Fonte: Guia da Farmácia


OFERTA LEVE 3, PAGUE 2 É PROIBIDA EM DROGARIAS
15/06/2009
Ultrafarma e Onofre são autuadas pela ANVISA. Segundo o Agora, as ofertas "leve 3, pague 2" e "leve 4, pague 2", da rede de drogarias Ultrafarma, foram suspensas pela Anvisa. No site da farmácia havia a promoção, com medicamentes como o anti-inflamatório diclofenaco de potássio e o analgésico paracetamol. A proibição vale para todos os medicamentos que não são de uso contínuo e a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão. Para a Anvisa, a campanha estimula o uso indiscriminado dos medicamentos, não tem frases de advertência obrigatórias. Outra irregularidade, segundo a Anvisa, é que a promoção tem vários medicamentos que precisam de receita médica para serem adquiridos - a propaganda para o público em geral é proibida nesses casos e só é liberada para profissionais da área. Na área de genéricos do site da Drogaria Onofre tem a promoção Preço Azul, em que o consumidor leva três medicamentos e paga o preço de dois. Um exemplo é o xarope expectorante acetilcisteína. A unidade custa R$ 14,54 e, adquirindo três, o consumidor paga R$ 29,08 em vez de R$ 43,62 - a Anvisa diz não ter localizado a promoção. As drogarias podem fazer as ofertas em casos de produtos de perfumaria.
Fonte: Guia da Farmácia

6.15.2009

Saiba o que fazer para sua memória não falhar

Neurocientista dá dicas para memorização.

Você consegue decorar números de telefone? Digamos que você tenha que discar um número novo. Até conseguir discar, você fica repetindo o número mentalmente. Se dá ocupado, você disca de novo, sem problemas.

Mas se depois de desligar, você precisar discar o número de novo. Ainda vai lembrar?

Acontece que, do mundo de informações que o cérebro recebe a cada instante poucas são realmente importantes. Apenas as que recebem o foco da nossa atenção ganham acesso a um tipo memória: a memória de trabalho.

Existem vários tipos de memória. A memória de trabalho é função das partes laterais do córtex pré-frontal. É ela que mantém ativas as ideias que os olhos não enxergam mais, como números de telefone, para que o restante do cérebro possa trabalhar com elas. Enquanto você presta atenção no número novo, ele fica na sua memória de trabalho.

Mas quando você muda de assunto - por exemplo, porque a pessoa do outro lado atendeu a ligação - o conteúdo da sua memória de trabalho muda. Nisso, o número de telefone que estava na sua memória desaparece. Você presta atenção na voz com quem fala, lembra do que queria dizer, ouve o que o outro responde.

A memória de trabalho funciona como um bloquinho de recados, onde cada folha é eliminada assim que é usada.

Apesar de temporária, a memória de trabalho é a porta de entrada para outros sistemas de memória mais duradouros, como o hipocampo, que entram em ação quando relacionamos a informação nova a outras informações mais antigas.

Como só entra para a memória de trabalho o que recebe nossa atenção, o que fazemos sem notar, ou em gestos automáticos, sem entrar para a memória de trabalho, dificilmente será lembrado.

Portanto, para lembrar de informações novas e também do lugar onde você deixa seus óculos, a carteira ou a chave, a dica da neurociência é simples: diga para você mesmo o que está fazendo com eles.
Assim você presta atenção no que faz e sua memória agradece!

Globo. com

CLASSIFICADOS

--- 17/06/2009 ---

ENGENHEIRO

Engenheiro de Telecomunicações, Elétrica ou Eletrônica. FUNÇÃO: Desenvolver serviços de telecomunicações e gerir funcionários / processos. BENEFÍCIOS: Assistência Médica, Assistência Odontológica, Celular fornecido pela empresa, Vale-transporte, Contratação CLT (Efetivo). Faixa Salarial: A Combinar (ENVIAR SUA PRETENSÃO SALARIAL). REQUESITOS: Experiência em empresa de telecomunicações. Nível superior completo em Engenharia de Telecomunicações, Elétrica ou Eletrônica (ou similares). Capacidade e Experiência de gestão de equipe. Para candidatar-se envie o currículo com pretensão salarial para empregos@vivamelhor.com e coloque no assunto "ENGENHEIRO".


ESTAGIO PARA ÁREA AMBIENTAL

O Instituto Capacitare em parceria com Empresa Multinacional de Grande Porte, busca estudantes do curso de: Biologia, Engenharia Química / Ambiental ou Oceanografia para vaga de estágio de 6h / dia com o seguinte perfil: Estudantes a partir do 5º período que tenham a disponibilidade de estagiar por pelo menos 1 ano e meio (previsão de formatura entre dezembro de 2010 e julho de 2011); Com disponibilidade para estagiar 6h / dia no Centro; Inglês Fluente (é primordial para a vaga). Atividades propostas: Suporte na avaliação de dados ambientais; Verificação de diagnósticos ambientais; Pesquisa e suporte à licenciamento. Local do estágio: Centro do Rio. Empresa Oferece: Bolsa auxílio de 950,00. Vale-refeição: R$19,43/dia. Auxílio-transporte: R$95,00/mês. Interessados que se enquadrarem no perfil acima, favor Encaminhar currículo atualizado com urgência para: luciane@institutocapacitare.com.br colocando no assunto da mensagem: ESTÁGIO AMBIENTAL. Demais candidatos fora do perfil poderão efetuar cadastro diretamente pelo site www.institutocapacitare.com.br


ESPECIALISTA EM PRODUTO

Imprescindível experiência com produtos Farmacêuticos; Experiência com treinamento de produtos; Desejável experiência em procedimentos oftalmológicos; Formação acadêmica superior completa; Inglês mínimo intermediário; Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Descrição das atividades: Atuará como apoio técnico para a área comercial, acompanha o processo para orientação técnica ao médico, entre outros; Local de trabalho: Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico e saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.


FARMACÊUTICO

Empresa no ramo do comércio farmacêutico contrata. Horário de trabalho: comercial. Salário: R$ 1.247,00 + VT. Necessário: Terceiro grau completo em Farmácia; conhecimento do sistema SNGPC. Os interessados devem enviar currículo no corpo do e-mail para: projetorh@ascoferj.com.br, colocando no assunto: Farmacêutico.

COORDENADOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Indústria Farmacêutica de médio porte localizada na Ilha do Fundão - RJ contrata Técnico em Química para atuar como coordenador de laboratório de Controle de Qualidade. REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO: Escolaridade: Formação Técnica em Química (imprescindível CRQ); Experiência mínima de 02 anos em laboratório de Controle de Qualidade de indústrias química e/ou farmacêutica; Conhecimentos em cromatografia líquida, espectrofotometria e procedimentos analíticos. Conhecimentos de informática: Word, Excel etc. Inglês técnico. Sexo: ambos. PRINCIPAIS ATIVIDADES: Coordenação das atividades do laboratório de Controle de Qualidade; Análises de matérias-primas, produtos acabado e a granel e materiais de embalagem; Controle em Processo; Validação de métodos analíticos. A EMPRESA OFERECE: Salário: À combinar + benefícios (auxílio transporte, alimentação e plano de saúde). Horário de trabalho: de 2ª a 6ª de 8:00 às 17:00 h. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para: garantiadaqualidade@silvestrelabs.com.br

VENDEDOR EXTERNO (TÉCNICO)

Assessorando nosso cliente, empresa no segmento de equipamentos hospitalares,recrutamos para o RIO DE JANEIRO: VENDEDOR EXTERNO (TÉCNICO) (JOVENS UNIVERSITÁRIOS OU RECÉM FORMADOS). Formação Acadêmica: Nível Superior Completo ou Cursando em Biologia, Fisioterapia, Enfermagem, Química, Farmácia ou Biomedicina. Requisitos: Experiencia como vendedor. Vivencia em elaboraçao de orçamentos. Domínio do Pacote Office. Carro próprio. Atividades: Venda de Equipamentos Hospitalares para hospitais públicos e particulares (carteira de cliente já formada). Prospecçao de novos clientes. Venda de serviços (aluguel e manutençao). Os candidatos interessados deverao encaminhar CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


MINISTRANTE FARMACÊUTICO, BIÓLOGO OU QUÍMICO

Perfil: Graduação em Farmácia, Biologia ou Química. Pós Graduação e Mestrado (diferencial) . Inglês Fluente ou Avançado. Disponibilidade: Sábado e/ou Domingo. Local: São Paulo e outras Capitais. Experiência em treinamentos. Experiências específicas de acordo com os temas abaixo: Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade; Assuntos Regulatórios ; Pesquisa Clínca; Boas Práticas de Fabricação; Documentação Técnica; Capacitação da RDC 204; Cromatografia Líquida e Gasosa; Qualificação de Equipamentos; Qualificação de Fornecedores; Qualificação Térmica; Enviar CV com pretensão por hora/aula para: inc.cursos@yahoo. com.br; Vaga para São Paulo e outras Capitais. Assunto: Tema da vaga (....)

ESPECIALISTA EM PRODUTO

Imprescindível experiência com produtos Farmacêuticos; Experiência com treinamento de produtos; Desejável experiência em procedimentos oftalmológicos; Formação acadêmica superior completa; Inglês mínimo intermediário; Total disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Descrição das atividades: Atuará como apoio técnico para a área comercial, acompanha o processo para orientação técnica ao médico, entre outros; A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico e saúde. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br . Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br com pretensão salarial E COLOCAR NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA. Local de trabalho: Rio de Janeiro

ANALISTA DA QUALIDADE

Indústria farmacêutica localizada no Rio de Janeiro seleciona Analista da Qualidade para trabalhar em Validação de Processos, com o seguinte perfil: Nível superior completo; Inglês técnico; Conhecimento desejável em Validação de Processos; Conhecimento desejável em produtos estéreis. Enviar currículos com pretensão salarial para: cassiopessanha@yahoo.com.br ou bcb_bago@yahoo.com.br

TÉCNICO DE QUÍMICA

Gostaria de disponibilizar uma vaga para técnico de química, controle de qualidade, em fabrica de fraldas descartáveis no municipio de Japeri. Ideal para que resida na baixada fluminense. edmundo_martins@oi.com.br


ANALISTA CQ SR (ESTABILIDADE)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente . Conhecimento no QM-SAP (QA 32) . 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica na área de Estabilidade . Desejável experiência em projetos . Conhecimento de Estatística e compilação de dados. Analista de Controle de Qualidade Sr para: Coletar dados relacionados aos estudos de estabilidade e análises de release dos produtos. Compilar dados e resultados analíticos . Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com

ENGENHEIROS

Empresa multinacional procurar engenheiros com experiência comprovada na venda de sistemas hidráulicos e filtros metálicos para os setores siderúrgico, hidrelétrico, petroquímicos e afins. O candidato deve ter fluência em inglês e/ou alemão. Salário fixo de $R 4.000+ benefícios+automóvel+comissões.
Trabalho base em São Paulo, porém com deslocamento em todo o país e exterior.
Os interessados devem enviar o currículo para tqfsite@tqfsite.eng.br destacando a sua carteira de clientes.

ANALISTA DA QUALIDADE

Indústria farmacêutica localizada no Rio de Janeiro seleciona Analista da Qualidade para trabalhar em Validação de Processos, com o seguinte perfil: Nível superior completo; Inglês técnico; Conhecimento desejável em Validação de Processos; Conhecimento desejável em produtos estéreis. Enviar currículos com pretensão salarial para: cassiopessanha@yahoo.com.br ou bcb_bago@yahoo.com.br

ANALISTA DE MEIO AMBIENTE

Empresa localizada em Rio Bonito contrata: ANALISTA DE MEIO AMBIENTE. Salário: 1.964,00 + Benefícios, Horário de trabalho: 08:00 às 18:00. Local: Rio Bonito (a partir de Julho - São Gonçalo). Início imediato. Requisitos: Experiência com administração de Licenças e Compensações Ambientais. Documentação da área de meio ambiente (IBAMA, FEEMA, assim como vistorias). Formação Superior Completa ou Cursando (Preferncialmente voltada para a área). Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para g.frazao@hotmail.com .ASSUNTO: MEIO AMBIENTE. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL SERÃO DESCARTADOS.


TST

Para atuar em laboratório farmacêutico na Zona Norte do RJ. É desejável que tenha experiência, e no mínimo 1 ano, em indústria farmacêutica. Inglês intermediário; Domínio de informática; A empresa oferece salário + VT + Ref. Local + Ass. Médica e Odontológica. Favor enviar currículo com PRETENSÃO SALARIAL para: curriculo@workepower.com.br . Colocar no assunto da mensagem TST - COM EXP. IND. FARMACÊUTICA

ENGENHEIRO SUBSEA

*ATENÇÃO*: NÃO SOMOS UMA EMPRESA DE RH, PORTANTO NÃO ENVIE O CV CASO VOCE NÃO SE ENCAIXE NO PERFIL REQUISITADO. ENGENHEIRO SUBSEA. Experiência mínima de 2 anos com embarques Offshore, preferencialmente em embarcações tipo AHTS, ambos os sexos; CREA ativo/em dia; Somente com formação em Eng. Mecânica, Naval ou Civil; Inglês fluente; Essencial ter conhecimento na área de Engenharia Submarina, Disponibilidade para viagens e embarques; Domínio de informática (AutoCad, Pacote Office e Outlook); Horário de trabalho (7:30h as 17:00h -2ª a 5ª e 7:30h as 14:30h - 6ª); Local de trabalho: Barra da Tijuca - RJ (desejável residir próximo); Vale Refeição (R$ 18,00/dia) sem desconto em folha; Vale Alimentação (R$ 10,00/dia) sem desconto em folha; Seguro de Vida; Assistência Médica Unimed Omega (quarto privativo; sem co-participação; sem desconto em folha); Plano Odontológico Unimed (sem co-participação; sem desconto em folha); Plano de Previdência Privada BrasilPrev; Os interessados deverão encaminhar CV informando pretensão salarial para o e-mail: barraoff@gmail.com. Não aceitaremos currículos sem a pretensão salarial. Mencionar no assunto: ENGENHEIRO SUBSEA


TÉCNICO QUÍMICO PARA ANATÔMICO

Consultoria contrata para laboratório anatômico de Universidade: Técnico químico - RJ. Escolaridade: Ensino Médio Técnico em Química. Descrição Sumária Do Cargo: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Descrição De Atividades Típicas Do Cargo: Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos. Proceder à montagem de experimentos reunindo equipamentos e material de consumo para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa. Fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa. Proceder à análise de materiais utilizando métodos físicos, químicos, físico-químicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando metodologia prescrita. Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios. Proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios. Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados. Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo. Utilizar recursos de informática. Interessados enviar currículo no corpo do e-mail mencionando salário atual ou último salário para: recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br, informando no campo assunto o nome da vaga Necessária experiência anterior em anatômico. Currículos em anexo e fora do perfil serão descartados.


ANALISTA CQ SR (ESTABILIDADE)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente . Conhecimento no QM-SAP (QA 32) . 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica na área de Estabilidade . Desejável experiência em projetos . Conhecimento de Estatística e compilação de dados. Analista de Controle de Qualidade Sr para: Coletar dados relacionados aos estudos de estabilidade e análises de release dos produtos. Compilar dados e resultados analíticos . Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


TÉCNICO DE QUALIDADE

Empresa de médio porte do seguimento de engenharia mecânica seleciona: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO COM EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 1 ANO EM QUALIDADE. Perfil/ Atribuições: Conhecimentos da norma ISO 9000, entre outras; Conhecimentos intermediários do pacote office e internet; Vivência com documentação da qualidade; Fiscalização de não conformidades. A empresa oferece: Fixo de 1.200,00 + VR ( 10,50) + VT + Plano de Saúde e Odontológico + Seguro de Vida. Regime contratação: CLT. Horário: 7:30 às 17:20hs. Local: São Cristóvão. Interessados dentro do perfil, favor encaminhar currículo no corpo do e-mail para melissa@sinergyconsultoria.com.br colocando no campo assunto o título da vaga.

TÉCNICO QUÍMICO


Consultoria contrata para laboratório de Universidade: Técnico químico - RJ. Escolaridade: Ensino Médio Técnico em Química. Descrição Sumária Do Cargo: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Descrição De Atividades Típicas Do Cargo: Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos. Proceder à montagem de experimentos reunindo equipamentos e material de consumo para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa. Fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa. Proceder à análise de materiais utilizando métodos físicos, químicos, físico-químicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando metodologia prescrita. Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios. Proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios. Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados. Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo. Utilizar recursos de informática. Interessados enviar currículo no corpo do e-mail mencionando salário atual ou último salário para: recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br, informando no campo assunto o nome da vaga. Currículos em anexo e fora do perfil serão descartados.


AUXILIAR DE LABORATÓRIO


Consultoria contrata para laboratório de Universidade: Auxiliar de Laboratório - RJ. Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Descrição Sumária: Desenvolver atividades auxiliares de laboratório de acordo com as áreas específicas. Oferecemos salário fixo + benefícios. Interessados enviar currículo no corpo do e-mail mencionando salário atual ou último salário para: recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br, informando no campo assunto o nome da vaga. Currículos em anexo e fora do perfil serão descartados.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Consultoria contrata para laboratório de Universidade: Técnico de Laboratório - RJ. Escolaridade: Ensino Médio Técnico - Completo. Descrição Sumária: Desenvolver atividades de laboratório de acordo com as áreas específicas e supervisionar as atividades do Auxiliar de Laboratório. Descrição detalhada das tarefas que compõem a Função: Ter noções de combate a incêndios e primeiros socorros; Criar e seguir procedimentos operacionais e protocolos de Biossegurança; Preparar e normatizar soluções e pesagens; Orientar o manuseio, lavagem e secagem de vidrarias (precisão ou não); Manusear, calibrar e manter equipamentos e utensílios laboratoriais; Assistir aos docentes em atividade prática nos laboratórios. Oferecemos mais salário fixo + benefícios. Interessados enviar currículo no corpo do e-mail mencionando salário atual ou último salário para: recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br, informando no campo assunto o nome da vaga. Currículos em anexo e fora do perfil serão descartados.


ANALISTA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Dermage - Empresa Nacional de médio Porte. Carrgo: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento. Local: Rio de Janeiro. Bairro: Bonsucesso. Requisitos: Sólida experiência na função. Curso de cosmetologia. Vivência em controle de qualidade e técnicas de laboratorio. Superior Completo. Os candidatos interessados deverão encaminhar o cv para : curriculo@dermage.com.br . No assunto, informar: Analista de P&D

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Consultoria contrata para laboratório de Universidade: Técnico de Laboratório - RJ. Escolaridade: Ensino Médio Técnico - Completo. Descrição Sumária: Desenvolver atividades de laboratório de acordo com as áreas específicas e supervisionar as atividades do Auxiliar de Laboratório. Descrição detalhada das tarefas que compõem a Função: Ter noções de combate a incêndios e primeiros socorros; Criar e seguir procedimentos operacionais e protocolos de Biossegurança; Preparar e normatizar soluções e pesagens; Orientar o manuseio, lavagem e secagem de vidrarias (precisão ou não); Manusear, calibrar e manter equipamentos e utensílios laboratoriais; Assistir aos docentes em atividade prática nos laboratórios. Oferecemos mais salário fixo + benefícios. Interessados enviar currículo no corpo do e-mail mencionando salário atual ou último salário para: recrutamento_consultoriarh@yahoo.com.br, informando no campo assunto o nome da vaga. Currículos em anexo e fora do perfil serão descartados.


TREINEE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, MECÂNICA E PETRÓLEO

Empresa no Rio de Janeiro, seleciona para o seu Programa de Trainee, os candidatos com o seguinte perfil: RECEM FORMADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, MECÂNICA E PETRÓLEO. (aceitamos cv´s no último ano dos cursos mencionados). Formado até: 02 anos - Imprescindível inglês avançado. Desejável conhecimento em word, excel e power point. Atividades: Processos administrativos, contato com fornecedores, participações em reuniões, foruns e workshops Salário: R$ 4.185,00 + VT + VR + ASS. MÉDICA. Horário: 08 horas diárias. Local: Centro - RJ Os candidatos interessados e DENTRO DO PERFIL solicitado, deverão encaminhar o currículo para o e-mail: fredericaa@cieerj.org.br mencionando no assunto: OE ENGENHARIAS


SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE CONTRATA: Supervisor de Produção para o Rio de Janeiro. Superior completo em ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OU ENGENHARIA DE ALIMENTOS; Experiência em indústria, com gestão de pessoas (necessário); Conhecimento do pacote Office e internet; Disponibilidade para trabalhar de SEGUNDA À SÁBADO em um dos três turnos (06:00 às 14:20, 14:20 às 22:40 ou 22:40 às 06:00); Atividades: Responsável por uma linha de produção, e pelos funcionários desta linha (escalas, marcações de pontos, etc.), metas de produtividade, controle e gestão dos indicadores; Características: Bom líder, motivador, responsável, comprometido; Salário: 3.276,00; Benefícios: Alimentação no local, Assistência Médica e Odontológica, Participação nos resultados, Seguro de Vida, dentre outros; Necessário residir no Rio de Janeiro. Interessados enviar currículo para veronicarh@grupolet.com colocando no assunto Supervisor de Produção.

ESTAGIO EM FARMACIA

Farmacopa - Farmácia de Manipulação, unidade Tijuca (Pça Sans Pena) contrata estagiário , cursando a partir do 6º período (ou que já tenha cursado as matérias Farmacodinâmica e Farmacotécnica); 20h / semana; residência próxima a Tijuca. A empresa oferece bolsa-auxílio (R$ 240,00) + vale-transporte (1 passagem ida / volta). Dinamismo e proatividade complementam o perfil. Início imediato". OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA jpguedes@uol.com.br

GERENTE DE OPERAÇÕES & CONTRATOS

Recrutamos para multinacional prestadora de Serviços de Perfuração / Fluidos/ Controle de Sólidos: Profissional com superior completo em Engenharia ou Geologia. Inglês fluente. Sólida experiência no Gerenciamento de Operações e grandes Contratos na área de Perfuração/ Fluidos/ Controle de Sólidos, junto a Petrobras e demais Operadoras de Petróleo a nível nacional. Deve dominar todos os elementos de Perfuração de Poços / vivência em Licitações e Desenvolvimento de Novos Negócios. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO-RJ

ENGENHEIRO DE PROCEDIMENTOS (SUBSEA CONSTRUCTION)

Recrutamos para multinacional, atuando na área de instalação/ construção off-shore: Formado em Engenharia Civil, Mecânica ou Naval. Inglês fluente. Conhecimentos específicos de Excel, Word, AutoCad ou Inventor, Vivência em rotinas para elaboração de procedimentos de instalação submarina; Experiência nos processos de instalação de equipamentos subsea e estruturas submarinas e atividades associadas, por intermédio de mergulho saturado e/ou ROV. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br. Local: RIO DE JANEIRO-RJ

ENGENHEIROS DE PRODUTOS SUBSEA

Recrutamos para multinacional, atuando na área de instalação/ construção off-shore: Formado em Engenharia Mecânica ou Naval, Inglês fluente, Experiência com softwares de elementos finitos em trabalhos na área subsea. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO-RJ

ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO SENIOR

Recrutamos para multinacional de Engenharia de Projetos: Formação Engenharia Mecânica, Civil ou de Produção. Inglês avançado. Sólida experiência em Planejamento Físico-Financeiro de obras no segmento Químico/Petroquímico/Siderúrgico/Plataformas. Disponibilidade para viagens e possíveis embarques. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO -RJ

GERENTE COMERCIAL

Recrutamos para multinacional NO SEGMENTO de construção submarina: Engenheiro. Inglês fluente. Sólida experiência na gestão comercial em empresas de construção submarina, fabricantes de equipamentos subsea ou prestadoras de serviços na área de equipamentos submarinos. Vivência em prospecção de novos negócios, elaboração de propostas e relacionamento com Petrobrás e demais operadoras. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO-RJ


LÍDER EM PRÉ-COMISSIONAMENTO

Recrutamos para multinacional, atuando na área de instalação/ construção off-shore: Formado em Engenharia Mecânica, Naval, Elétrica, de Petróleo ou Metalúrgica. Inglês fluente. Desejável conhecimento dos softwares AutoCAD, Microstation, MS Project. Sólida experiência e vivência em gestão de pré-comissionamento em projetos de dutos rígidos/flexíveis/umbilicais. Disponibilidade para eventuais embarques. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO - RJ

LIDER PIPELINES

Recrutamos para multinacional, atuando no área de instalação/construção submarina: Profissional com no mínimo 6 anos de formado em Engenharia Civil, Mecânica ou Naval. Inglês avançado para fluente. Sólida experiência, em rotinas de dimensionamento e instalação de dutos rígidos, flexíveis e umbilicais. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO -RJ


COORDENADOR DE CONTRATOS

Recrutamos para multinacional de que atua em instalação e manutenção de equipamentos subsea: Formação em Engenharia . Inglês fluente. Experiência no mínimo de 4 anos em coordenação de equipe técnica e coordenação de contratos, com embarcações marítimas. Irá coordenar uma equipe com 50 técnicos/engenheiros off-shore em regime 15 por 15 em embarcações marítimas. Desejável conhecimentos de instalação ou manutenção de árvore de natal molhada. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: MACAÉ -RJ


GERENTE DE PROJETOS

Recrutamos para empresa de grande porte NO SEGMENTO de instalação/construção submarina: Engenheiro com 15 anos de formado. Inglês fluente. Sólida experiência em Gestão de Projetos na área de Óleo & Gás. Certificado pelo PMI. Informar pretensão salarial. Enviar CV para talentos@psicologosassociados.com.br . Local: RIO DE JANEIRO-RJ


GERENTE DE PROJETOS

Recrutamos para empresa de Engenharia Offshore: GERENTE DE PROJETOS - Engenheiro, inglês fluente, certificado pelo PMP, experiência acima de 15 anos na área de projetos, sendo pelo menos 5 anos na área de óleo & gás. Currículum URGENTE, com pretensão salarial para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br. Visite nosso site e veja nossa relação de oportunidades (www.psicologosassociados.com.br)

ENGENHEIRO DE PROJETOS
Requisitos: Experiência na elaboração de procedimentos de instalação submarina; Experiência nos processos de instalação de equipamentos subsea e estruturas submarinas e atividades associadas, por intermédio de mergulho saturado e/ou ROV. Conhecimentos específicos de AutoCad. Formado em Engenharia Civil, Mecânica ou Naval. Inglês avançado. Disponibilidade para eventuais embarques. Os currículos devem ser encaminhados para loupe@loupe.com.br


ANALISTA DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE QUALIDADE JR. Horário: noturno (18:00h rs 06:00h) - Escala: 12x36. Requisitos: Superior Completo em Engenharia Química, Farmácia ou Química. Ingles Intermediário. Usuário do Pacote Office. Experiencia com Higienizaçao Industrial. Conhecimentos técnicos de bancada, preparo de soluçoes, análises físico-químicas e de packaging. Experiencia em Industria de Grande Porte. Os candidatos interessados deverao encaminhar seu CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Perfil técnico: Formado em Engenharia civil ou de Segurança do trabalho, e/ou com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; Inscrição no CREA; Experiência na criação e implantação de projetos de CIPA, Experiência em ministrar aulas e treinamento em CIPA. Atividades: Irá ministrar cursos, treinamentos e palestras ligadas as NR: 5, 9,10, 15, 16, 23 e 24. Avaliação de riscos; Programas de inspeções e auditorias; Programas de manutenção preventiva e corretiva; Acompanhamento da saúde dos funcionários, através de exames ocupacionais; PCMSO, PPRA, PPP, Mapa de Risco, SIPAT, CIPA. Os candidatos que tiverem interesse deverão encaminhar currículo, com PRETENSÃO SALARIAL, para carga horária de 40/ semana. CLT (alimentação, Transporte e Plano de saúde) e PJ. Responder somente para o E-mail digolins@gmail.com

NUTRICIONISTA SUPERVISORA


Empresa no ramo de distribuição de alimentos, contrata para INÍCIO IMEDIATO : 01 NUTRICIONISTA SUPERVISORA, com desejável experiência de 5 anos como Nutricionista Chefe em empresa de alimentos ou cozinha industrial. SUMÁRIO DO CARGO: Coordenar as unidades de negócio da empresa sob a sua responsabilidade e as Nutricionista Chefe e suas equipes de trabalho responsáveis pelo processo de fabricação de alimentos assegurando a qualidade esperada pelos clientes, realizando o controle dos custos planejados, o faturamento, o relacionamento com clientes e o cumprimento das normas e procedimentos previstos no Manual de Boas Práticas de Manuseio de Alimentos (MBPMA) e da Vigilância Sanitária. Domínio das Técnicas de Qualidade, Técnicas de Produção e Gestão de Equipes, Gestão de Custos, Administração de Contratos, Boas Noções da Legislação Trabalhista e as Normas da Vigilância Sanitária. Salário à combina + Benfícios. Horário: Diarista ( seg à sexta ). Obs.: Possuir veículo próprio. INTERESSADOS (AS) ENVIAR CURRÍCULO COM PRETENSÃO SALARIAL, PARA O E-MAIL alessandra@coresabor.com.br - COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA.
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Estamos recrutando para atuar em nosso cliente em Jacarepaguá: Técnico de Segurança do trabalho ( 01 vaga ). Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Experiência comprovada na função. CNH válida. Fácil acesso ao local de trabalho. Disponibilidade de horário. Prática em ronda de segurança, controle de EPIs, CIPA, palestras, DDSs, NR11. Desejável conhecimento em operações com máquinas e equipamentos. Somente candidatos dentro do perfil solicitado, devem direcionar seus currículos colados no corpo do e-mail para: rh_rosa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto: TST.

TÉC DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de médio porte, recruta para o Rio de Janeiro: TÉC. DE SEGURANÇA DE TRABALHO. Local: Centro. Requisitos: Formação em Téc.de segurança do trabalho. Experiência de 1 a 2 anos na área. Sólidos Conhecimentos do Pacote Office. Habilidade no relacionamento interpessoal, fluência verbal, atenção concentrada, dinamismo e empatia complementam o perfil. Benefícios: Salário (a combinar); Plano de Saúde; Convênio farmácia; Plano Odontológico; Vale Refeição ou Alimentação; Vale transporte e Convênio com Universidades. Horário: Segunda a Sexta - Feira das 07:30 às 16:30. Os candidatos interessados que estejam dentro do perfil podem encaminhar CV COM PRETENSÃO SALARIAL para pfreitas@jcom.com.br, mencionando no campo assunto: Tecnico de Segurança do Trabalho.

ENGENHEIRO QUÍMICO - RJ

Empresa Multinacional na área de Cimento contrata: ENGENHEIRO QUÍMICO - RJ. Conhecimentos e experiências: Análise de documentação técnica; Métodos de testes químicos; Procedimentos de segurança. Necessário: Superior Completo em Engenharia Química (CRQ); Conhecimentos em concreto/ cimento; Inglês Fluente. Responsabilidades: Contribuir para o alcance dos objetivos da qualidade da empresa; Executar testes de cimento; Garantir a relevância dos resultados da análise; Pesquisa de mercado com a concorrência; Suporte técnico para as vendas. Interessados, enviar currículo contendo a pretensão salarial para o e-mail: oportunidades_2007@yahoo.com.br


ESTAGIÁRIO(A) DE ENG. PRODUÇÃO, QUÍMICA OU QUÍMICA

ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, QUÍMICA OU QUÍMICA INDUSTRIAL. Área de Atuação: Atividades: Apoio na reestruturação, reorganização, manutenção e controle das atividades da área da qualidade. Requisitos: Cursando do 4º ao 6º período; Previsão de formatura após Julho/2010; Inglês fluente; Domínio do Pacote Office (word, excel e powerpoint). Aos interessados, favor enviar currículo atualizado com disponibilidade de horário e período do curso para tpoliveira@firjan.org.br colocando no assunto do e-mail "Qualidade - CTS Ambiental". Tijuca - CTS AmbientalR$ 626,77 + Vale transporte e vale lanche.Disponibilidade para estagiar 30 horas/semanais (manhã ou tarde).Qualidade.

ENGENHEIRO

POR FAVOR, SÓ ENCAMINHE SEU CV SE VOCÊ FOR ENGENHEIRO (A) E ESTIVER DENTRO DO PERFIL SOLICITADO. Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ENGENHEIRO - IRÁ ATUAR COMO SUPERVISOR DE CENTRO DE DISTRIBUIÇAO. Local: Duque de Caxias. Requisitos: Superior Completo em ENGENHARIA. Ingles Intermediário. INDISPENSÁVEL Experiencia mínima de 02 anos em OPERADORES LOGÍSTICOS. Experiencia comprovada em logística em Centros de Distribuiçao. Conhecimento do sistema SAP módulo WMS (preferencial) ou outros sistemas WMS. Liderança de Equipe. Atividades: Supervisionar a logística interna do Centro de Distribuiçao da empresa. Elaboraçao e acompanhamento de indicadores de desempenho. Planejamento Estratégico e Operacional. Os candidatos interessados deverao encaminhar seu CV COM PRETENSAO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


PETRÓLEO, ÓLEO E GÁS

EMPRESA DE GRANDE PORTE NO RAMO DE PETRÓLEO E GÁS CONTRATA: ASSISTENTE DE DIRETORIA. Formação: Superior cursando ou completo. Preferencialmente Engenharia, Petróleo e Gás. Idioma: Inglês Fluente. Pacote Office: Avançado. Buscamos candidatos que tenha iniciativa, raciocínio lógico, pró-ativo, dinâmico e queira crescer profissionalmente na área. Atividades: Irá se reportar e trabalhar diretamente com o diretor da empresa, preparação de planilhas, estudos financeiros, apresentações, contratos, orçamentos, licitações, etc. Empresa oferece: Salário + Pacote de benefícios. Local de trabalho: Centro RJ. Candidatos dentro do perfil encaminhar o currículo com a Pretensão Salarial para: curriculos.rj2009@yahoo.com.br colocar no assunto: Petróleo e gás.


TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO BANCÁRIA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos, está assessorando uma Multinacional de grande porte a procura de Técnicos de Automação Bancária para trabalhar em Porto Real - Rio de Janeiro. Perfil : Formação: Técnico Eletrônico. Experiência e Conhecimentos em: Planejar instalações de equipamentos eletrônicos. Vivência nas configurações de computadores, equipamentos eletrônicos e dispositivos para sistemas integrados. Experiência em manutenção e suporte de assistência técnica dos equipamentos. Conhecimentos em PLC, câmeras de visão, encoders, sensores e painéis. Total disponibilidade para viagens. DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR EM PORTO REAL - RJ. Os interessados favor enviar currículo atualizado, com pretensão salarial para cristiane.souza@msarh.com.br

BOLSISTA ENGENHARIA E/OU QUIMICA - INT

Agradeço se você puder divulgar esta vaga para bolsista: Nível superior; preferencialmente nas áreas de engenharia e química; Conhecimento da norma ABNT NBR/ISO 17025:2005; Conhecimento desejável das normas ISO 9001:2000 e ISO Guia 65; Experiência em elaboração de procedimentos da qualidade; Conhecimento de ferramentas da qualidade; Boa comunicação; Senso de organização; Dinâmico, criativo; Bolsa FAPERJ no valor de R$ 1.300,00. Contatos: Solange.barros@int.gov.br 2123-1301 (Solange - Novos Tecnologistas), Gabriela.simoes@int.gov.br 2123-1170 (Gabriela)


OPERADOR DE COMPRESSÃO E DE REVESTIMENTO

Aos interessados em vagas para operador de compressão e de revestimento no Rio de Janeiro por contrato temporário enviar CV para barbaraizumi@yahoo.com.br


FARMACÊUTICO

Hospital de Grande Porte contrata: Imprescindível experiência em farmácia hospitalar. Superior completo, desejável pós na área hospitalar. Local de Trabalho: Humaitá. Salário + Benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCMAINHAR CVS PARA selecao@cssj.com.br


QUÍMICO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando uma Multinacional de grande porte a procura de um Engenheiro Químico / Químico para atuar no Rio de Janeiro. Perfil : Formação: Formação em Química ou Engenharia Química. Experiência e Conhecimentos em: Oriundos de Indústria. Vivência em controle de qualidade de produtos. IMPRESCINDIVEL VIVÊNCIA COM TINTAS PASTOSAS. Experiência em Laboratório industrial e produção química. Inglês avançado. Caso tenha interesse ao alguém para indicar, por favor encaminhar currículo para elaine.ayres@msarh.com.br e/ou larissa.loureiro@msarh.com.br

CONSULTOR CIRURGICO

Estou trabalhando uma vaga para o RIO DE JANEIRO, com o cargo de CONSULTOR CIRURGICO. Vaga efetiva,fixo + comissão + benefícios. Perfil: Superior completo; Experiência sênior como propagandista / vendedor; Experiência em produtos cirurgicos e principalmente oftalmo; Disponibilidade para viagens. Enviar CV para: daniella_fernandes@captativa.com.br

FARMACÊUTICOS

Estamos selecionando Farmacêuticos com inglês fluente para posições de analista (validação de métodos, documentação e controle de qualidade), para atuar em projeto. (Vaga efetiva). O profissional será o interface da empresa com a sede (EUA). Os interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ENGENHEIRO ELETRICISTA

Superior completo em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas ou Engenharia Mecânica Química, automação, Eletrica. Inglês avançado. Sólida edperiência na área. Conhecimento e desejo de trabalhar com desenvolvimento de siftware de engenharia (CAE). Conhecimento em lógica de programação, Visual Basic, SQL-Server. de 25 a 40 anos. Salário à combinar + Auxilio alimentação + Plano de saúde bradesco TOP; Local de trabalho: Centro/RJ. interessados comparecer com currículo nesta 2ª feira dia 11/05/09 de 9:00 as 14:00h. na Rua camerino, 128 sala 801 Centro/RJ - Próximo a Embratel e ao colégio pedro II, ou enviar currículo para rhagir2@yahoo.com.br, colocano no assunto: Engenheiro Eletricista.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Ensino superior completo em engenharia. Enviar currículos com pretensão salarial. Salário: A combinar + Benefícios. Enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


ENGENHEIRO MANUTENÇÃO PREDIAL

Ensino superior completo em engenharia. Enviar currículos com pretensão salarial. Salário: A combinar + Benefícios. Enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Ensino superior completo em engenharia. Enviar currículos com pretensão salarial. Salário: A combinar + Benefícios. Enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


TÉCNICO EM ELETRÔNICA

03 VAGAS - EFETIVA. Salário: R$ 800,00 à R$ 1500,00 (de acordo com o profissional) + VT + VR: 8,50 p/ dia+ Assistência Médica DIX (parcial). Local: Jacarepaguá - RJ. Horário de Trabalho: 08:15 às 18:00 (2ª à 6ª). Formação Escolar: 2º grau técnico com CREA (obrigatório). Atividades/Requisitos: Experiência com reparos em nobreak, estabilizadores e geredores; manutenção de retificadores e inversores; Possuir habilitação "B"; Imprescindível possuir CREA; Disponibilidade para início imediato. As interessadas enviar CV URGENTE, NO CORPO DO E-MAIL , para selecaorj@taopromocoes.com colocar no assunto a função "TÉCNICO ELETRÔNICA". Não serão analisados currículos sem o CÓDIGO.

TÉCNICO MECÂNICA

Experiência sólida em manutenção preventiva, corretiva e preditiva de origem mecânica em máquinas, peças, acessórios e equipamentos industriais, preferencialmente com vivência em equipamentos de envase. Imprescindível que possua formação completa a nível de 2º Grau Técnico Mecânico em curso de longa duração. A proposta inclui remuneração compatível com o mercado e um plano de benefícios que inclui Assistência Médica e Odontológica extensiva a dependentes, participação nos lucros e resultados, alimentação no local de trabalho, bolsa de estudos, dentre outros. A CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O PROCESSO SELETIVO SERÁ FEITA ATRAVÉS DE EMAIL, PORTANTO, SERÁ IMPORTANTE QUE VERIFIQUE CONSTANTEMENTE SUA CAIXA DE MENSAGENS NAS PRÓXIMAS SEMANAS. Os interessados, que preencham ao perfil desta vaga, deverão enviar currículo, anexado em Word, para o email: rhastem@gmail.com com pretensão salarial, mencionando no assunto da mensagem o código: TECMEC

ESTAGIÁRIA DE NUTRIÇÃO

Empresa de varejo contrata: Estagiária de Nutrição: Cursando faculdade de Nutrição a partir do 4º período (ideal 6º período). Horário: 6h diárias a combinar. Local: Unidades da empresa (zona sul, norte e oeste do Rio de Janeiro). Oferecemos bolsa auxílio compatível com a função, refeição no local, transporte e excelente ambiente de trabalho. Candidatas interessadas enviar currículo no corpo do e-mail, para curriculum@hortifruti.com.br, colocando no assunto o cargo pretendido.

ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE

Atribuições do cargo: Realizar o controle estatístico de processos através da coleta e analise de amostras de produtos e tomar as medidas corretivas ou preventivas necessária para a garantia da qualidade do produto final. Fiscalizar e tomar medidas corretivas para a garantia da higiene dos manipuladores de alimentos, bem como da parte predial. Formação educacional: Técnico em Química ou Alimentos. Noções de Excel e Word. Salário: R$ 700,00. Oferecemos refeição no local + vale transporte + plano de saúde e odontológico após seis meses. Expediente de segunda a sexta-feira, das 07h12min às 17h00min. Disponibilidade para início imediato. walmarco2@yahoo.com.br


INSPETOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Assessorando nosso cliente buscamos: INSPETOR DE CONTROLE DE QUALIDADE . Salário: R$ 900,00 + VT + Assistência Médica SESI + Cesta Básica. Local: RAMOS - RJ . Horário: 07:15 às 17:30 (2ª à 5ª) e 07:15 às 15:15 (6ª). Formação Escolar: 2º grau completo . Atividades / Requisitos : Experiência mínima de 1 ano e conhecimentos com leitura e interpretação de desenhos técnicos, metrologia e elaboração de relatórios. Atividades a serem desenvolvidas: Inspecionar produtos, peças conjuntos acabados ou em processamento, verificando dimensões e resistência, utilizando instrumentos de precisão. Controle de qualidade da produção. Inspeção das peças usinadas. Possuir disponibilidade de horário. As interessadas enviar CV, anexo ao Word, para flavia@taopromocoes.com colocar no assunto o CÓDIGO CONTROLE DE QUALIDADE, Não serão analisados currículos sem o CÓDIGO.

ANALISTA DE LICITAÇÃO

Para trabalhar em Indústria Farmacêutica Nacional no Rio de janeiro. Os interessados deverão encaminhar currículo , último salário e pretensão salarial para o e-mail labuxbaum@ig.com.br.


ESTAGIÁRIO EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

A vaga refere-se ao serviço de análise de informação junto ao setor de farmácias de manipulação, cosméticos e biotecnologia. O estagiário terá como objetivo analisar oportunidades e ameaças de mercado, focando questões que transitam desde o marketing, gerenciamento de pessoas, regulatório, tributário e trabalhista. O trabalho envolve também o apoio a uma central de negócios (organização de dados e negociação), realização de workshops e serviço de resposta a consultas. Pré Requisitos: Cursar entre o 5º e o 6º período dos cursos: farmácia, biblioteconomia, comunicação, marketing, administração, economia e engenharia de produção; Inglês e Pacote Office. Favor colocar currículo no corpo do e-mail. Local: Núcleo de Inteligência Competitiva Setorial, Fundação BIO-RIO - Cidade Universitária. Contato: nicsfarma@biorio.org.br


TST

Para Indústria Farmacêutica- RJ. Local: Zona Norte do RJ. Salário e benefícios compatíveis com o mercado; Perfil: Curso Técnico com Registro; Experiência na função em INDÚSTRIA FARMACÊUTICA; Domínio ferrramentas informatizadas; Favor somente enviar o seu currículo se estiver dentro do perfil solicitado!! ! É imprescindível ter experiência comprovada em CTPS em INDUSTRIA FARMACÊUTICA; Enviar currículo com pretensão salarial para curriculo@workepower.com.br Colocar no assunto da msg: TST - IND. FARMACÊUTICA


ESTAGIÁRIOS DE FARMÁCIA

Oportunidade de estágio em empresa de Criobiologia (coleta, processamento e criopreservação de células-tronco do cordão umbilical), localizada na Fundação Bio-Rio - Cidade Universitária (RJ) para o setor de Garantia da Qualidade. Requisitos: Cursando graduação em farmácia - 3 ou 4 período (imprescindível); Inglês intermediário; Sexo feminino; Boa fluência verbal, organização e responsabilidade são imprescindíveis; Disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas semanais; Vontade de trabalhar com rotinas administrativas de indústria farmacêutica (emissão de procedimentos operacionais, manuais e demais documentos). Benefícios: Bolsa auxílio; Vale transporte; Plano de Saúde. Os interessados devem enviar CV para o e-mail coordenacao.qualidade@cryopraxis.com.br

ANALISTA DE VALIDAÇÃO SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no QM-SAP (QA 32). 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Conhecimento e interesse em validação de processos, Analista de Validação Sr para: Revisão para detecção de Gaps nos pacotes de validação de processos concluídos, considerando como referência as regulamentações vigentes, com foco nos requerimentos de validação de processos. Coleta de todos os procedimentos e registros locais para suporte da estratégia de remediação. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com

ANALISTA DE DOCUMENTAÇÃO SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - Rj contrata: Profissional com superior completo em Biologia, Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no SAP. 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Analista de Documentação Sr para: Garantir a criação / alteração de documentos internacionais, alinhados aos documentos locais. Realizar inventário dos produtos e matéria-prima no sistema SAP. Comparar documentos internacionais com os locais. Identificação dos Gaps e adequação da documentação local. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ANALISTA CONTROLE DE QUALIDADE SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no QM-SAP (QA 32). 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Desejável experiência em projetos. Conhecimento de Estatística. Analista de Controle de Qualidade Sr para: Coletar dados relacionados aos estudos de estabilidade e análises de release dos produtos. Compilar dados e resultados analíticos. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ANALISTA DE VALIDAÇÃO SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no SAP. 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Conhecimento e interesse em criação / adequação de métodos. Analista de Validação Sr para: Criação / alteração de especificações e métodos de análise de acordo com os compêndios vigentes. Validação da lista de matérias-primas e produtos ativos. Identificar diferenças e recursos necessários para implementação das metodologias. Verificar métodos internacionais e adequação dos métodos locais. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


OPERADOR DE COMPRESSÃO E DE REVESTIMENTO

Aos interessados em vagas para operador de compressão e de revestimento no Rio de Janeiro por contrato temporário enviar CV para barbaraizumi@yahoo.com.br


CONSULTOR CIRURGICO

Estou trabalhando uma vaga para o RIO DE JANEIRO, com o cargo de CONSULTOR CIRURGICO. Vaga efetiva,fixo + comissão + benefícios. Perfil: Superior completo; Experiência sênior como propagandista / vendedor; Experiência em produtos cirurgicos e principalmente oftalmo; Disponibilidade para viagens. Enviar CV para: daniella_fernandes@captativa.com.br



TECNICO

INDUSTRIA DE COSMETICO NA CIDADE DO RJ NECESSITA CONTRATAR UM TECNICO COM EXPERIÊNCIA EM ANALISE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS DE HIGIENE. POR FAVOR INTERESSADOS ENVIAR CURRICULO PARA O EMAIL : edmundo_martins@uol.com.br. A VAGA É PARA NÍVEL TÉCNICO.

------

ESTAGIÁRIO ENG. QUÍMICA OU AMBIENTAL - CTS AMBIENTAL

O SISTEMA FIRJAN Seleciona para Estágio: ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA OU AMBIENTAL. Atividades: Realização de cálculos de balanço de massa; Verificação de etapas de processos produtivos; Pesquisas sobre as melhores tecnologias ambientais nos processos estudados; Organização de pastas e arquivos; Acompanhamento de atividades/projetos; Auxílio na elaboração de propostas técnicas/comerciais na área de P+L. Requisitos: Cursando do 4º ao 6º período; Previsão de formatura após Julho/2010; Conhecimentos de princípios de engenharia, fenômenos de transporte e química tecnológica. Horário:Disponibilidade para estagiar 30 horas/semanais (manhã ou tarde). Bolsa:R$ 626,77 + Vale transporte e vale lanche. Local de Estágio:Tijuca - CTS Ambiental. Aos interessados, favor enviar currículo atualizado com disponibilidade de horário e período do curso para tpoliveira@firjan.org.br colocando no assunto do e-mail "Estagiário(a) de Engenharia Química ou Ambiental - CTS Ambiental".

ESTÁGIO ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando estagiários de: ESTAGIÁRIOS DOS SEGUINTES CURSOS: ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Grande possibilidade de efetivação. Período/ano: a partir do 7º ao 10º período. Requisitos desejáveis: pacote Office avançado. Horário de trabalho: 6 horas - a combinar. Local do estágio: Campo Grande - RJ. Bolsa auxílio: R$ 1.161,00+benefícios. Atividades: Relacionadas à área. Os interessados enviar currículo para o e-mail : fernanda.pantoja@gruposeres.com.br e se cadastre no nosso site: www.gruposeres.com.br Mencionar no assunto: CAMPO GRANDE

ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO


Empresa de grande porte no ramo de Geoinformação seleciona: ANALISTA DE GEOPROCESSAMENTO. ENVIAR CURRICULOS COM PRETENSÃO SALARIAL. Perfil: Experiência em processamento de imagens; Experiência em produção de dados usando imagens; Desejável experiência em tecnologia ESRI; Formação em Engenharia Cartográfica ou Geografia. Salário: Pretensão Salarial. Local: de Trabalho: Barra da Tijuca - RJ. SÓ SERÃO ANALISADOS CURRICULOS COM PRETENSÃO SALARIAL. Interessados enviar curriculos com PRETENSÃO SALARIAL para o e-mail: rh@gisplan.com.br com assunto ANALISTA GEO

OPERADOR DE CAMPO

Parceiros SKY do Rio de Janeiro contratam mulheres e homens para atendimento de campo. REQUISITOS: Experiência em instalação de TV, eletroeletrônico e telecomunicações. Atendimento ao público. Carteira de habilitação emitida há 1 ano, no mínimo. Desejável carro próprio. 2 grau completo. Disponibilidade para trabalhar aos sábados. Encaminhar CV até o dia 13 de maio para almeida.psico@globo.com, identificando no assunto o código TECRJ

CONTROL SYSTEM TECHNICIAN

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Control System Technician. -Maintain all control systems, PLC's, servers, HMI's and computerized equipment on the facility to the highest standards and report any malfunctions to the Maintenance Superintendent. -Perform regular back-ups of software and control parameters. Perform regular control, alarm and trip parameter checks to verify compliance with design specifications. Principle Functions of the Position; Carry out corrective and preventive maintenance of the main HMI Control Systems and PLC controls systems. Manage the efficiency, storage and reporting of Data Servers. Maintain the inventory of Control Systems spare parts and stores, ensuring correct and prompt ordering. Maintenance of the FPSO IT and Telecommunications Systems. Continuously report work schedules, consumption of spare parts and consumables, and purchasing requirements to the Lead E & I Technician. Ensure that all work is carried out in compliance with: (1) Requirements and provisions of the Company ----- -Electrical Safety Rules and management systems; (2) Maintenance operations procedures. Ensure effective communication within the Maintenance Department, and to coordinate and cooperate with the OIM and other departments, ensuring that they are made aware of maintenance activities. Ensure the Permit to Work (PTW) system is adhered to and that all isolations to plant and machinery are in compliance with the Company Philosophy. Participate in the effective monitoring, audit and review of management systems and procedures, and to contribute to their further development where appropriate. Ensure that the FPSO Waste Management Plan is being followed. Safety Critical Functions: Ensure the safe and efficient functioning of Fire & Gas Systems, Shut Down Systems emergency plant controls interface and critical communications systems. Manage the maintenance and records of safety critical elements. Ensure that the technical integrity of the control and safety systems is maintained at all times/ERT Team Member. Experience Factors: Advanced English. COMPETENCE CRITERIA: Academic Achievements / Certifications. Recognized technical or academic qualification. Assessed as competent to fulfill the function of Authorized Person Electrical. Approved instrument / control / electrical apprenticeship or equivalent training scheme. Demonstrated Knowledge/Skills: Thorough knowledge of the Electricity at Work Regulations and the IEE Wiring Regulations. Knowledge of the PCC Maintenance Philosophy, AMOS maintenance system, Safety Critical Elements (SCEs), and the Combined Written Scheme for Examination and Verification of SCEs. Thorough knowledge of the PTW system and risk assessment procedures. Thorough understanding of instrument systems, and of inspection and maintenance routines for instrument systems. Understanding of production and marine systems, including the principles of all hydrocarbon systems and their safety critical interfaces and dependencies. A Empresa está trabalhando com pretensão salarial (portanto é super importante essa informação) A contratação será imediata! Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.

VALE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO

De 6 a 24 de maio, estarão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2009 da Vale. Serão oferecidas 315 vagas para estudantes do ensino técnico e superior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Pará e Maranhão. As inscrições podem ser feitas através do site www.vale.com. Para os universitários serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como Engenharia, Administração, Arquitetura, Química, Direito, Informática, Comunicação, Psicologia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Comércio Exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site. Estudantes de nível técnico terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 14 cursos - entre eles, Eletrônica, Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Elétrica, Química, Informática, Administração, Meio Ambiente, Secretariado, Administração e Enfermagem. Os selecionados iniciarão o estágio em agosto de 2009 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 600,00 a R$ 900,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre 4 e 6 horas, dependendo da função. Para participar do processo seletivo os universitários devem estar em período equivalente a dois anos para concluir o curso; ter conhecimentos de inglês e de informática. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados e ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório. Serviço: O que: Programa de Estágio da Vale . Quando: 06 a 24 de maio de 2009 . Quantidade de vagas: 315 . Como se inscrever: acesse o site www.vale.com e clique no link oportunidades . Mais informações para Imprensa: Patrícia Malavez - Assessoria de Imprensa Vale . Tel: 3814-9965 . Janaina Rezende - Assessoria de Imprensa In Press . Tel: 3814-6301 . Site: www.vale.com