3.03.2018

O filho da dona Lindu e o bisavô da Analu

 

Ricardo Stuckert
3 de Março de 2018
Da numerosa família Silva, aí está ele na entrevista, não direi de corpo inteiro, porque ele não cabe em entrevista alguma, nem em biografia, tal a sua vida. De peito aberto, isto sim. Com o caráter que não há jornalista da velha mídia que encare, com a presença moral que faz com que todos os outros pareçam minúsculos diante dele.
Filho da dona Lindu, a presença determinante na formação do seu caráter. Ele, que considera que as mulheres são muito superiores aos homens: é às mães que os filhos apelam quando precisam de alguma coisa, todos nós, homens, também apelamos sempre para eles para resolver nossos problemas. São elas que seguram as petecas das casas. A imagem da dona Lindu ficou permanentemente para ele como referencia de ser humano de valor, de temperamento, de tenacidade, de amor.
Analua é a primeira bisneta, que nasceu 15 dias depois da morte de dona Marisa. Ele disse, naquele momento, que havia perdido a companheira da sua vida, mas que havia ganho uma menina para amar por toda a vida. Com ela no colo, olhando os dois um nos olhos do outro, são a própria imagem do presente e do futuro. Ele passou a toma-la como interlocutora, quando diz que não teria coragem de olhar nos olhos dela, se estivesse mentindo hoje para o povo e não teria o que dizer à ela, com 10 anos, se ela o interpelasse, dizendo que ele não teria agido com a coragem necessária na situação atual.
Ai está ele, com a calma e a coragem dos grandes, dos que tem certeza de que encarna o que o Brasil precisa para sair da crise. Com paciência de Jó, respondendo as perguntas clichês que os editores impõem aos jornalistas, como condição de entrevistar o Lula e dar-lhe a palavra. Como sempre, como aconteceu com os juízes a quem ele declarou, os jornalistas também se sentem pequenos, complexados.
Pois é esse homem que acumulou, graças a seu caráter, a experiências acumulada ao longo das lutas e à sua inteligência, a melhor capacidade de reflexão estratégica sobre o Brasil. A versão integral da entrevista – o jornal censurou, pela edição, partes importantes, que podem ser lidas integralmente na internet – traz reflexões que comprovam porque Lula é o único grande líder politico nacional e de massas no Brasil deste século.
Um dos exemplos é a clareza com que ele reitera – a contracorrente de alguns pré-candidatos que pretendem estar no campo da esquerda, mas que questionam a divisão entre direita e esquerda e se abrem para uma "terceira via"- como um candidato de direita, para vencer hoje no pais, precisa contar indispensavelmente com os tucanos. Assim como um candidato de esquerda necessita contar inevitavelmente com o PT.
Da mesma forma que ele recorda a proposta que ele fez, na Colômbia, a Eduardo Campos, para ser o vice da Dilma em 2014, com o que, como diz ele, hoje seria o candidato do próprio PT e da esquerda. Proposta rejeitada.
Lula acumulou uma visão da história recente do Brasil, que lhe permite compreender não apenas o que aconteceu, com as potencialidades do presente e suas projeções para o futuro. Admiram sua calma, que se dá justamente por essa compreensão, que falta aos outros pré-candidatos. Enquanto ele é candidato pelo Brasil, outros o são por seus partidos ou por eles mesmos.
Por isso a imagem do Lula se projeta de maneira tão superior a todos os outros. Porque ele revela sua generosidade em relação aos que o criticam, demonstra como está por acima dos conflitos menores que permeiam a esquerda, se dirige de maneira elegante aos outros, sabe que ele representa a esquerda como um todo e não é apenas mais um na disputa.
Dona Lindu e Analua o acompanham por onde quer que ele vá. Junto com todos nós.

3.02.2018

Cientistas avançam no uso células-tronco para doenças incuráveis

Pesquisadores americanos obtiveram resultados positivos 

em uma experiência com células-tronco extraídas da pele

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, obteve resultados positivos em uma experiência com células-tronco extraídas da pele. A descoberta tem o potencial de tratar com sucesso doenças até agora incuráveis.
No estudo, os cientistas”reprogramaram” células adultas em células-tronco pluripotentes (iPSC, na sigla em inglês). Segundo Ganna Bilousova, do Centro Gates de Medicina Regenerativa e uma das responsáveis pela pesquisa, os testes desenvolvidos permitiram resolver a ineficácia registrada até o momento na hora de criar células-tronco a partir de células adultas.
Ganna explicou que, atualmente, de cada 1.000 células adultas, apenas uma ou duas chegam a ser iPSC. “Os pesquisadores do Colorado encontraram uma maneira que acelera drasticamente esse processo conforme melhora a segurança desta tecnologia para aplicações clínicas”, especificou Ganna.

A pesquisa

Basicamente, os cientistas se concentraram em doenças da pele e em reprogramar células sadias e doentes, ou seja, reativar certos genes não ativos em células adultas para transformá-las em iPSC.
O novo método permite contar com uma quantidade ilimitada de células próprias do paciente, gerar as iPSC fora do corpo, manipulá-las geneticamente, transformá-las em células de vários tipos e transplantá-las ao paciente, ou usá-las para futuras pesquisas médicas.
“Ficamos surpresos ao descobrir como simples manipulações do tempo e das doses das moléculas de ácido ribonucleico podem afetar a eficiência da reprogramação”, disse a cientista, que acrescentou que agora o processo é menos tóxico e tão preciso que pode ser aplicado a uma só célula.

Potencial contra doenças incuráveis

Dennis Roop, diretor do Centro Gates da universidade e outro líder da pesquisa, acredita que a descoberta tem o potencial de ajudar a desenvolver tratamentos baseados em células-tronco adultas “para curar doenças até agora sem cura, como as epidermólises bolhosas” (EB), que tornam a pele mais frágil.
“Não existem tratamentos efetivos para EB, e a tecnologia iPSC dá a oportunidade de desenvolver uma tratamento corretivo permanente baseado em células-tronco para estas graves doenças que produzem bolhas na pele”, afirmou Gate
s

Os sintomas de Alzheimer: Sinais de Alerta Precoce




Você esqueceu onde você colocou suas chaves. Ou você não consegue lembrar o nome de uma atriz de um filme particular que você gosta muito. Ou talvez você está confiando mais e mais em notas para lembrar-se que você precisa fazer tarefas importantes. Se você se identificou está sofrendo de Alzheimer?
Na maioria dos casos, a resposta é provavelmente não. A maioria de nós, à medida que envelhecemos, tem a experiência de  alguma perda “normal” de memória, aqueles irritantes “momentos de branco”. Especialistas dizem que o esquecimento das chaves não é motivo de preocupação, mas esquecer para que as teclas do telefone são usadas, no entanto, pode ser. Com isto em mente, se você ou um ente querido está tendo problemas de memória que parecem estar piorando mais rapidamente ou acontecendo com muito mais freqüência do que antes, talvez seja hora de visitar o seu médico.
A seguir, alguns sinais de alerta da doença de Alzheimer, juntamente com ressalvas que você deve ter em mente:
Esquecimento. Pessoas com Alzheimer precoce muitas vezes encontram-se regularmente esquecendo informações importantes que acabaram de aprender. Por outro lado, provavelmente não há necessidade de se preocupar com lapsos ocasionais, como esquecer sua carteira ou o esquecimento de nomes – estes tipos de lapsos de memória são normais e acontecem a maioria das pessoas à medida que envelhecem.
Dificuldade em completar tarefas. Pessoas com Alzheimer precoce podem não ser capazes de lembrar os passos necessários para cozinhar uma refeição ou usar um programa de computador. No entanto, esquecer o que você estava indo fazer ou falar no meio do caminho, não é incomum quando isso acontece de vez em quando.
Desorientação. Se você se perder no seu bairro, ou sentir que não sabe como chegar em casa porque você esqueceu onde você está e como você chegou lá, esses são sinais que podem indicar a presença de Alzheimer. Mas lembre-se, estas duas questões são muito diferentes do que simplesmente esquecer onde estavam indo, o que pode acontecer a qualquer um de tempos em tempos.
Extravio de objetos. Colocar objetos em lugares estranhos – como as chaves do carro no microondas, ou o seu secador de cabelo na máquina de lavar – pode ser um sinal da doença de Alzheimer. Não se preocupe se você ou seu amado temporariamente esquecem onde está as chaves ou uma bolsa, por exemplo.
Lapsos de julgamento. Se você perceber que você ou seu ente querido começou a exibir alguns comportamentos estranhos – como colocar roupas de cama pesadas em um dia quente ou usar a mesma roupa dia após dia, ou ainda, dar muito dinheiro a mendigos ou pessoas desconhecidas, há motivo para suspeitar de Alzheimer.
Se você leu algo que lhe preocupou, procure seu médico. Se você ou seu familiar já tem o diagnóstico, procure profissionais de Reabilitação que possam te ajudar a diminuir a progressão da doença e te ajudem a manter sua qualidade de vida pelo maior tempo possível. É possível ter qualidade de vida, busque-a! E conte com nossa família do reabilitacaocognitiva.org para ajudar a sua família, envie-nos email para contato@reab.me

5 fatos sobre o Alzheimer que todo mundo precisa conhecer

Essa doença é cercada de particularidades e desafios. Conheça alguns

A doença de Alzheimer acomete sobretudo os idosos, é incurável e se agrava com o tempo. O principal sintoma desse declínio cognitivo é a perda progressiva da memória. Mas essa doença, cheia de particularidades, vai além disso. Destacamos alguns pontos importantes que todo mundo deveria saber. Confira:
1 – Ela é cada vez mais comum
Quase 44 milhões de indivíduos ao redor do mundo têm Alzheimer. E as projeções esboçam um aumento exponencial: em 2030, 75 milhões serão afetados pela doença, quantidade que deve pular para 135 milhões em 2050. Há uma explicação clara para essa provável guinada: o aumento da expectativa de vida.
2 – Os médicos ainda não conhecem muito bem sua origem
Os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre os motivos que causam o declínio cognitivo. Eles sabem que há um aumento de uma proteína chamada beta-amiloide nas redondezas dos neurônios, que gera placas capazes de destruir as conexões entre as células. Outra causa conhecida tem a ver com uma proteína, chamada Tau, que forma novelos prejudiciais aos neurônios. Ninguém desvendou, porém, quais fatores desencadeiam esse processo.
3 – A maioria dos medicamentos falha
Segundo um levantamento da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, 99% das drogas testadas entre 2002 e 2012 contra esse tipo de demência não trouxeram qualquer resultado positivo. E isso tem tudo a ver com o tópico anterior, já que os especialistas não sabem o que atacar exatamente. Outro motivo para a falta de remédios eficazes é que, nos estágios graves, por mais que se retire a proteína que embaralha a memória, as células nervosas já morreram — e não há como reverter a situação. O diagnóstico geralmente é tardio, dificultando a eficácia dos tratamentos que retardam a progressão da doença.
4 – Não é só a memória que sofre
Estudiosos da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, recrutaram 130 voluntários — uma parcela com a enfermidade e outra sem quaisquer problemas. Todos experimentaram tiras alimentícias (uma espécie de papel com sabores diversos). Ao final do teste, 26% dos sujeitos com o quadro moderado não sentiram o gosto direito, ante 3% dos que possuíam o cérebro intacto. E não é só o paladar que sai perdendo quando o Alzheimer ganha terreno. Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constataram que a proteína beta-amiloide também provoca transtornos depressivos. Linguagem, atenção e orientação espacial também são abaladas.
5 – Tem como prevenir
Apesar desse mal não ter cura, algumas medidas simples ajudam – e muito – a preveni-lo.
Mexa o corpo: pesquisadores das universidades da Califórnia e de Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos, descobriram que quem se exercita mais tem um cérebro maior, sobretudo em áreas associadas à memória e ao Alzheimer, a exemplo do hipocampo. Os experts calcularam que o risco de desenvolver a doença caiu pela metade nesse pessoal.
Mexa também a cabeça: quanto mais exercitar o cérebro, melhor. Desafie o raciocínio com leituras, cursos, jogos de videogame… A inatividade cognitiva aumenta em 19% o risco de ter Alzheimer.
Controle o peso: Manter-se em forma evita danos às artérias que, com o passar dos anos, boicotam as atividades neuronais. Nesse sentido, também é crucial controlar colesterol, pressão e diabete.
Alimentação: Uma dieta rica em peixes, azeite de oliva, vegetais e castanhas resguarda os neurônios. Frutas vermelhas são outra ótima pedida

Coisas que fazem bem

VOX: PARA 56%, CONDENAÇÃO DE LULA FOI POLÍTICA

A INCRÍVEL AUTODESTRUIÇÃO DE UM PAÍS

CONTEE DENUNCIA MENDONÇA AO MPF POR TENTATIVA DE CENSURA À DISCIPLINA DO GOLPE

LULA: “SE QUEREM ME PRENDER, VÃO ARCAR COM A RESPONSABILIDADE DO QUE VAI ACONTECER NO PAÍS”

Força e Luz

Queridos Amigos da Terra,

Os ensinamentos passados para vós são lições para todos. Cada um de vós, com sua bagagem de conhecimentos, é capaz de adquirir sempre novos ensinamentos. Rugas e idade física não representam extensa sabedoria sempre, e sim nossas atitudes é que mostram nossa maneira de pensar e refletir sobre diversas situações.

Não percam o equilíbrio em momentos de tensão. O Pai sempre estará perto para lhes dar a mão. Não se esqueçam do valor do vosso caráter, e não desçam a escada da maturidade por tão baixas provocações. Lembrem-se principalmente que, quando o lobo permanece muito quieto, é porque está esperando a hora certa para atacar.

Força e luz para todos,

Roberval C.

 
Médium: GP
Santos – SP