5.16.2015

O que será que nos falta?

Nossas Sombras e as Doenças

"Vivemos em um mundo caracterizado pela dualidade. É o claro e o escuro, o quente e o frio, o Yang e o Yin (princípios do Taoísmo, uma filosofia oriental), a vida e a morte, o Bem e o Mal, o positivo e o negativo, o masculino e o feminino, o gostar e o não gostar, o querer e o não querer. Estamos completamente imersos na dualidade. E sempre nos falta algo, nos sentimos incompletos, imperfeitos, insuficientes. O que será que nos falta? O que é que tanto tentamos compensar com bens materiais, com divertimento, com comida, álcool, drogas, sexo, sem deixar de mencionar tudo que usamos para nos abastecer de provisões narcísicas, como conhecimento, títulos, sensação de poder, honrarias, elogios que nos vêm do outro. Quando nos sentimos aceitos, integrados, nos sentimos bem. Quando o outro nos acolhe, nós nos sentimos amados, nos sentimos maiores, melhores, mais completos. Parece que a separação que existia entre o “Eu” e o “Ele” ou entre o “Nós” e os “Outros” se esvai, se dissipa, deixa de existir. E essa é uma sensação maravilhosa porque temos a sensação que somos uma Unidade.

Essa separação, essa visão que as coisas são duais, é criada pela mente humana. É ela que entende a realidade como dividida em polaridades opostas. Esses dois polos não existem separadamente, um precisa do outro para existir. Eles são opostos e complementares, eles se unem para fazer o todo,
 o Um, a Unidade.

A Unidade é o que todos buscamos e ela só pode ser obtida pela conjunção dos opostos.

Todos temos uma sombra, que são aqueles aspectos que afastamos o mais possível de nós mesmos; são os aspectos que não desejamos ver, que não queremos reconhecer que existem dentro de nós. Temos muito medo de nossa sombra. Gostaríamos de expurgar essa sombra porque acreditamos que, somente assim, nós e nosso mundo nos tornaremos bons e felizes. Entretanto, acontece justamente o contrário. A sombra contém tudo aquilo que nós e nosso mundo precisamos para chegar à Unidade. Precisamos da nossa sombra para nos integrar. Caso contrário, seremos apenas metades. Metades as-sombra-das o tempo todo. Assombradas pela outra metade.

E o que a sombra tem a ver com a saúde e a doença? Acontece que é a sombra o que nos torna doentes. A sombra nos faz adoecer porque ela é o que está nos faltando.

Vou citar um livro que explica isso muito bem. “Todo sintoma é um aspecto da sombra que se precipitou no corpo físico. É no sintoma que se manifesta aquilo que nos falta… O sintoma usa o corpo como um instrumento para fazer a pessoa tornar-se outra vez um todo…Se uma pessoa se recusa a viver um princípio em sua consciência, esse princípio desce para o nível do corpo e aparece então com sintoma. Dessa maneira, a pessoa é obrigada a viver e, a despeito de tudo, a manifestar o próprio princípio que rejeitou. É assim que o sintoma providencia a totalidade do indivíduo, ele é o substituto físico do que falta à alma.”*

As doenças se manifestam através dos sintomas. Quando somos obrigados a conviver com nossos sintomas, a lidar com eles, a nos perguntar de onde vêm e por que existem, temos a oportunidade de enxergar e reconhecer aquilo que nos falta integrar dentro de nós em nosso caminho em direção à Unidade. E esse é nosso maior propósito. Voltar à Unidade."

Interessante...

Autor: Dra Karen Câmara
Fonte: Fãs da Psicanálise

Forças especiais dos EUA entram na Síria e matam líder do 'EI'

Operação autorizada pelo presidente americano apesar de alto risco tinha objetivo de capturar um dos cabeças ligados ao financiamento da organização.

Da BBC
Militantes do Estado Islâmico podem ter avançado para muito perto de Palmira (Foto: BBC)Militantes do Estado Islâmico podem ter avançado para muito perto de Palmira (Foto: BBC)
Forças especiais americanas conduziram uma operação no leste da Síria que culminou com a morte de uma alta autoridade do autodenominado "Estado Islâmico" e a prisão de sua esposa - também envolvida com o grupo, informou o Pentágono.
A operação, realizada na madrugada deste sábado (16), foi autorizada pelo presidente Barack Obama, na capacidade de comandante-em-chefe das Forças Armadas americanas.
O plano tinha como objetivo capturar Abu Sayyaf, descrito pelo Departamento de Defesa dos EUA como uma peça-chave no mecanismo de financiamento do "Estado Islâmico". Ele tinha um papel militar e ajudava a dirigir os negócios do EI em transações de petróleo, gás e recursos ilícitos, afirmou o órgão em nota.
Sayyaf e cerca de dez outros militantes morreram na troca de tiros. Nenhum soldado americano morreu no incidente, disse a Casa Branca.
A mulher dele, Umm Sayyaf, descrita como cúmplice em "atividades terroristas" e possivelmente na escravização de uma jovem da etnia yazidi resgatada durante a operação, foi presa.
Ofensiva contra o EI
Obama autorizou o plano apesar do fraco apetite da opinião pública americana por operações de terra envolvendo soldados do país. No entanto, forças especiais podem ser mais facilmente mobilizadas para ações desse tipo, afirmou a correspondente da BBC em Washington Rajini Vaidyanathan.
A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Bernadette Meehan, disse que a operação foi conduzida "com total consentimento das autoridades iraquianas".
Mais cedo, a imprensa síria informou que forças do governo mataram pelo menos 40 militantes do EI, incluindo o "ministro do Petróleo" do grupo, durante uma ofensiva no maior campo de petróleo do país, Deir al-Zour.
Petróleo e gás são fontes importantes de financiamento do "Estado Islâmico", dizem analistas e fontes de inteligência. A milícia controla grande parte do território sírio e iraquiano.
A luta contra a milícia continua em diversas frentes. O Iraque enviou reforços para a cidade de Ramadi, onde a milícia tomou edifícios importantes na sexta-feira e hasteou neles sua bandeira. Ramadi fica a 100 quilômetros de Bagdá.
Na quinta-feira, militantes do EI ocuparam partes da cidade síria de Tadmur. A cidade é vizinha de Palmira, fundada há 4 mil anos e considerada uma das joias arqueológicas do Oriente Médio.
Teme-se que, se a cidade cair nas mãos do EI, pode ser a próxima "vítima" das depredações do grupo extremista muçulmano. Mas o avanço do EI em direção a Palmira está sendo contido pelo exército da Síria.

JUVENTUDE TRANSVIADA - LUIZ MELODIA

Álcool, insonia, estresse e o desempenho sexual

O desejo sexual, também conhecido como libido, é essencial para uma vida plena e saudável. Ele pode ser definido como uma sensação que impulsiona a pessoa a buscar ou a tornar-se receptiva ao encontro sexual.
No entanto, é muito comum que o desejo sexual sofra diminuição, de forma passageira em alguns casos, e em outras de forma progressiva.
Uma série de fatores fisiológicos e psicológicos podem diminuir o desejo sexual. Confira a seguir as 07 principais causas para a falta de desejo sexual!

1. Sáude mental

Desejo sexualEstresse. Mesmo que você seja o tipo de pessoa que trabalha muito bem sob pressão, o estresse pode ser a causa da diminuição do desejo sexual. É como se o cérebro desvia a energia sexual para outras áreas.
Problemas financeiros, no trabalho ou de saúde estão entre as maiores causas de estresse.
Não deixe de aproveitar suas noites e finais de semana, buscar atividades de lazer e praticar exercícios como forma de melhorar sua vida sexual.
Depressão. Muitas vezes confundida com estresse, a depressão é uma doença que afeta diversas áreas da vida pessoal, incluindo o desejo sexual. Felizmente existe tratamento para este problema.

2. Problemas no relacionamento

Desejo sexualProblemas não resolvidos no relacionamento são umas das principais causas na diminuição da libido. A proximidade emocional e a cumplicidade são ingredientes importantes no desejo sexual.
Comunicação deficiente, traição da confiança e outras barreiras à intimidade podem estar fazendo com que o seu apetite sexual desapareça.

3. Álcool

Desejo sexualA descontração gerada por alguns doses moderadas podem esquentar um encontro ou relacionamento. Porém o uso abusivo de bebidas alcóolicas podem entorpercer o desejo sexual, resultando mais em sono, do que em uma noite apimentada.

4. Sono desregulado

Desejo sexualCaso você esteja acordando muito cedo ou indo para cama muito tarde, isso pode estar diminuindo o seu desejo sexual.
Insônia crônica ou apnéia são alguns dos problemas que podem estar desregulando o seu sono. A falta de uma noite bem dormida gera fadiga, o que pode atrapalhar a seu desejo sexual.

4. Medicamentos

Desejo sexualAlguns medicamentos podem reduzir o desejo sexual. Mudar para uma outra medicação ou dosagem diferente pode resolver o problema. No entanto toda mudança dever ser orientada pelo médico.
Medicamentos comumente ligados à perda do desejo sexual:
  • Anti-hipertensivos. Alguns medicamentos para controle da pressão arterial prejudicam o desejo, cabe a você comunicar o problema ao cardiologista.
  • Antidepressivos. Nem todos antidepressivos provocam redução do desejo sexual, nem toda pessoa que os utiliza terá tais problemas. Expor o problema ao psiquiatra é o primeiro passo para contornar a falta de desejo sexual.
  • Contraceptivos orais. Varia de pessoa para pessoa e também está relacionado ao tipo de medicamento.
  • Anti-histamínicos (tratamento de alergias).
  • Quimioterapia (tratamento de câncer)
  • Anti-retrovirais (tratamento da AIDS).

6. Menopausa

Desejo sexualÉ comum a redução do desejo sexual na menopausa, principalmente devido a queda do hormônio estrogênio, responsável por características fisiológicas e psicológicas do sexo feminino. Sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e dor durante as relações sexuais, podem fazer com que o sexo torne-se desconfortável.
O uso de lubrificantes nas relações sexuais ajuda a  evitar o desconforto. 
O médico ginecologista pode indicar tratamentos específicos para esta fase, que incluem reposição hormonal e gel intra-vaginal, com ótimos resultados.

7. Ansiedade de desempenho sexual

Homens podem acabar se preocupando excessivamente com seu desempenho, o que afeta o desejo sexual, podendo até mes

TOP Camila Alves

Conmebol elimina o Boca Juniors da Libertadores da América

Equipe foi punida por conta dos incidentes com a sua torcida no clássico contra o River Plate, pela competição continental

O DIA
Argentina - O Boca Juniors está eliminado da Libertadores da América 2015. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nesta sexta-feira, a decisão de retirar os 'Xeneizes' da competição, após os incidentes com sua torcida no clássico diante do River Plate, no estádio La Bombonera. O Boca terá até às 14h (horário de Buenos Aires) do próximo sábado para apresentar sua defesa. Segundo a entidade, o River Plate será o adversário do Cruzeiro.
O presidente do Boca, Daniel Angelici, disse, em entrevista coletiva, que ligou para o mandatário do River, Rodolfo D'Onofrio, para pedir desculpas. O cartola admitiu que já aguarda uma punição da Conmebol para o Boca. 
SUPERGALEIRA: Confira as imagens da confusão na partida entre Boca e River
Após a volta do intervalo, a partida foi marcada por uma grande confusão. Jogadores do River foram atingidos por spray de pimenta dos torcedores do Boca
Foto:  Efe
O túnel que dava acesso ao gramado para os jogadores do River Plate foi alvejado por gás de pimenta, lançado pela torcida do Boca Juniors. Pedra e garrafas foram jogadas no gramado e até um drone com 'um fantasma da série B', uma provocação ao River, sobrevoou o estádio. Tudo isso no intervalo da partida. Pelo Twitter, a Conmebol se manifestou sobre o caso.
"Foi decretado o fim entre Boca e River. O River Plate está classificado para as quartas de final da Libertadores", foi a primeira nota publicada. Pouco depois, a conta registrou uma tabela com os confrontos da próxima fase, colocando o River como rival do Cruzeiro.
Três jogadores do River sofreram queimaduras de 1º grau e vários outros disseram que foram atingidos pelo gás. A arbitragem suspendeu o jogo, mesmo restando os 45 min finais, mais os acréscimos. Além da eliminação, o estádio La Bombonera ainda poderá ficar suspenso por dois anos de competições internacionais.

Racismo na ginástica




RIO - Responsável pela Associação Educafro, que promove cursos pré-vestibulares para negros e carentes, o frei David dos Santos, anunciou que a entidade irá processar os ginastas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Medina Flores por terem feito piadas de maus gosto contra seu companheiro de treinamento Ângelo Assumpção, em vídeo enviado ao GLOBO. A ideia do religioso é a de que os jovens e suas famílias e a própria Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) tenham de pagar uma indenização por isso. O religioso contou ter-se reunido ontem com sua assessoria jurídica, que concluiu que Ângelo está sozinho, num ambiente em que é o único negro.Ângelo Assumpão em foto de arquivo 

O caso veio à tona na sexta-feira. No video, Ângelo, alvo de comentários racistas, Arthur Fellipee Henrique conversavam no café, durante o período de treinamento em Portugal. No episódio os três companheiros de Ângelo compararam a raça negra a um celular com defeito, cuja tela é preta, e a um saco de lixo, também preto. Em reportagem divulgada pelo Esporte Espetacular da Rede Globo, no domingo passado, dia 10, Ângelo havia admitido que um companheiro de clube já havia manifestado sua insatisfação pelo fato de ele estar obtendo resultados melhores.— Todos os demais brancos, que brincam sempre com o racismo antinegro, se esqueceram da rede social, que desta vez, trabalhou a favor do negro. Eles portanto, terão de pagar pelo veneno que lançaram. O video que eles gravaram, pedindo desculpas, foi assistido por quatro advogados que concluiram não haver verdade nos depoimentos dos outro três jovens atletas. Assistimos também a resposta de Angelo, e sentimos que foi a palavra de quem não quer ter problema onde ele é minoria. Nós nos perguntamos o quanto a direção da CBG deve ter influenciado — argumentou ao GLOBO, por telefone, de São Paulo —. Decidimos abrir um processo, porque o video publicado feriu a todos negros brasileiros que lutam por justiça. Vamos pedir que os pais dos jovens que fizeram as piadas e a CBG paguem 50 bolsas de estudos para jovens negros. É uma possibilidade. Vamos entrar com o processo nos próximos dias. Estamos verificando se há no Facebook deles outras agressões anteriores.
— Tinha um menino que não gostava muito de mim. Ficava denegrindo minha imagem, porque sou negro, uma coisa que não tinha muito no clube naquela época. Então, ele não aceitava que eu dividisse o mesmo espaço e que eu estivesse começando a dar resultados, e ele não. É difícil para uma pessoa sempre acostumada sempre a ganhar, ter as coisas mais facil, não batalhar tanto por aquilo. Temos de pegar aquilo, filtrar o que é de bom, de beneficio para a gente e transformar isso em coisas boas. Não ficar se prendendo a tanto preconceito,e sim a evoluir — declarou Ângelo, campeão da prova de salto da etapa de São Paulo da Copa do Mundo.
A ideia de um processo havia sido levantada pelo secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Giovanni Harvey, para quem houve evidente manifestação de racismo.
— Isso não está descartado, seja por iniciativa do ofendido, seja do Ministério Público — disse Harvey. — Vou solicitar ao ouvidor nacional da Secretaria, Carlos Alberto Júnior, que apure as responsabilidades, à luz dos códigos da CBG e do COB e das leis antirracismo do país. Não sei como irá avaliar o caso, nem o que vai decidir, mas é possível o processo.
Já a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, disse ao “Globo Esporte” que apura o caso e pode punir o trio. A entidade divulgou nota, encaminhando a situação para seu Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), anunciou que fará um intenso trabalho educativo com atletas e técnicos, para evitar que isso se repita, e repudiou o racismo.
Para o advogado Humberto Adami, presidente da Comissão Nacional de Escravidão Negra do Conselho Federal da OAB, a melhor solução seria a de educar os agressores sobre a história da África e a dos negros no Brasil, pois usaram estereótipos ouvidos em casa ou na escola:
— A CBG não pode ser frouxa. Tem de ser firme no combate ao racismo.
Professor da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Bairon considera que o racismo agrede, exclui e elimina o outro, que não é visto como ser humano e torna-se alvo fácil:
— Estas manifestações racistas são aparentemente inofensivas, mas sustentam outras mais graves.

Petrobras registra lucro de R$5,3 bilhões no primeiro trimestre de 2015

Promotor leva três tiros na porta de casa em Manaus;

AMAZONAS
 veja o VÍDEO
Ele já teve alta; motivo do crime é investigado.
Promotor leva três tiros na porta de casa em Manaus; veja o VÍDEO (Reprodução/Rede Amazônica)

Papa Francisco recebe presidente palestino por 20 minutos no Vaticano

Mahmoud Abbas foi recebido e ambos conversaram com o auxílio de um intérprete na Biblioteca Privada do pontífice

EFE
Vaticano - O papa Francisco se reuniu por cerca de 20 minutos neste sábado com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, no Vaticano. O líder palestino foi recebido por volta das 10h05 locais (5h05 em Brasília) e ambos conversaram com o auxílio de um intérprete na Biblioteca Privada do pontífice. Acompanhado de uma delegação de onze pessoas, Abbas cumprimentou o pontífice em sua chegada ao Palácio Apostólico e, em seguida, conversaram em particular.
Mahmoud Abbas foi recebido pelo papa Francisco por 20 minutos no Vaticano
Foto:  Alberto Pizzoli / EFE
Depois, trocaram presentes publicamente. Abbas presenteou o papa com relíquias e um rosário, que os abençoou. O pontífice deu a Abbas um exemplar de sua exortação apostólica "Evangelii Gaudium", em inglês, e uma medalha "símbolo do anjo da paz que destrói o espírito maligno da guerra".
Além disso, o pontífice disse a Abbas que havia pensado nele porque o líder palestino "é um anjo de paz". O encontro terminou com um abraço entre ambos e com a despedida de Abbas, que disse ao papa: "Nos vemos amanhã", devido à cerimônia de canonização de duas beatas palestinas no Vaticano.

DESAFIO DO AJUSTE É O MESMO DO PLANO REAL

Durante solenidade em comemoração dos 50 anos do CMN, ministro da Fazenda voltou a destacar a importância do ajuste fiscal

POR MARCELLO CORRÊA / RENNAN SETTI


Joaquim Levy e o presidente do BC, Alexandre Tombini, na cerimônia pelos 50 anos do Conselho Monetário Nacional, no Rio – Fabio Rossi / Agência O Globo
 Diante de dezenas de ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comparou os desafios da economia à reforma que instituiu o Plano Real, em 1994. Durante solenidade em comemoração dos 50 anos do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão deliberativo do BC, na noite desta sexta-feira, Levy voltou a destacar a importância do ajuste fiscal, aliado aos esforços para retomar o crescimento da atividade econômica.
— Em primeiro lugar,, no evento no Rio de Janeiro.
Mais cedo, durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Levy afirmou que “a União não daria as costas aos estados”, em referência ao esforço do governo para pôr fim à chamada guerra fiscal, causada pelo impasse sobre a reforma do ICMS, um dos pontos mais delicados da reforma tributária.
— Estou certo de que os próximos 50 anos serão tão desafiadores como os que tivemos até agora. Certamente, o fortalecimento de nossas instituições é parte essencial para o nosso exercício democrático — disse o titular da Fazenda.
O ministro destacou o anúncio desta semana feito pelo BNDES, que criou um fundo de suporte aos emissores de debêntures de infraestrutura.
— Nas atuais circunstâncias fiscais, a participação do BNDES para permitir essa complementaridade é uma ação de grande alcance que nos permite aproximar de um dos desafios mais importante dos últimos anos. Que é tentar diminuir a dualidade do nosso mercado de crédito. É legítimo pensarmos em diminuir essa dualidade. Veremos um protagonismo cada vez maior do crédito livre… aquilo que nos distingue, cada vez mais, como uma economia madura e equilibrada.
Levy destacou também a importância da presença do Brasil na OCDE, organização que reúne os países ricos.
— O governo quer desenvolver um trabalho mais próximos com a OCDE. É muito importante, é ali que se discute temas relevantes como a concorrência. Queremos estar presentes, assim como estamos no G20, para participar do desenho de regras que nos afeta — disse.
Na plateia do evento estavam convidados como os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan, Maílson da Nóbrega e Ernane Galvêas.
Fonte: O Globo

Coxinha Wanessa adota novo corte de cabelo e vira alvo de brincadeiras


Do UOL, em São Paulo

 Ouvir texto

0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Reprodução/TV Globo
Prestes a lançar um novo trabalho, intitulado #W15 em referência aos seus 15 anos de carreira, a cantora Wanessa decidiu fazer uma transformação radical no cabelo, buscando uma nova atitude. A mudança foi mostrada em uma matéria exclusiva do programa "Vídeo Show", na tarde desta quarta-feira (13).
Antes com os fios lisos, escuros e compridos, ela deixou os cabelos mais curtos, loiros e cacheados. Ao ver o resultado, a cantora comentou que nunca havia se visto assim.
"Eu estou muito diferente, meio assustada, mas estou gostando. Estou me sentindo ma mulher nova, renovada, mas confesso que ainda estou em reconhecimento próprio", brincou, ainda no salão.
Mais tarde, no Twitter, disse aos fãs que está muito feliz com os elogios sobre seu novo visual. "Mas ainda tem muuuita coisa pra vocês verem", ressaltou.
Assim que a mudança foi divulgada, o novo corte da cantora virou motivo de piada e gerou várias comparações inusitadas:
Assim que a mudança foi divulgada, o novo corte da cantora virou motivo de piada e gerou várias comparações inusitadas:Assim que a mudança foi divulgada, o novo corte da cantora virou motivo de piada e gerou várias comparações inusitadas:

Ajuste fiscal

ECONOMIA

Desafio é manter a disciplina fiscal, diz Levy em Florianópolis

Ministro da Fazenda disse ainda que a reunião deste domingo em Brasília para definir os cortes vai adotar como parâmetro o ano de 2013

Dilma vetará mudança na aposentadoria para não prejudicar ajuste

Mas presidente estuda alternativa. Objetivo do governo é garantir que idade e tempo de contribuição aumentem progressivamente 17

Salvador Martins Gomes vai conseguir se aposentar mais cedo se a medida for aprovada
Foto: Leo Martins / Agência O Globo

População começa a avaliar efeito das mudanças na aposentadoria

Nova regra pode beneficiar trabalhadores, mas levanta dúvidas sobre viabilidade 4