4.10.2010

O novo MIS (Museu da Imagem e do Som) no Rio de Janeiro

O novo MIS (Museu da Imagem e do Som) no Rio de Janeiro será construído onde hoje se encontra a boite HELP na Praia de Copacabana.

Segundo planejado, deverá ser aberto ao público em 2012. Projeto do escritório nova-iorquino é inspirado no calçadão de Copacabana e abrigará biblioteca, videoteca, café, restaurante, espaço para shows, palestras e até mesmo salas de exibição ao ar livre

Tragédia em Niterói- Sobe para 216 o número de mortos pelas chuvas


Máquinas trabalham em buscas no morro do Bumba, em Niterói
Foto: EFE

Com mais um corpo encontrado no Morro do Bumba, em Niterói, vítima do deslizamento no local, sobe para 216 o número de vítimas de mortos em todo o estado do Rio de Janeiro. Os bombeiros encontraram a vítima por volta das 12h35 deste sábado.

Uma pessoa que havia sido resgatada na quarta-feira e estava no Hospital Azevedo Lima, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta manhã. Até o momento, são 31 mortos na comunidade, e 136 na cidade de Niterói.

A cidade de Niterói, na região metropolitana, foi a mais afetada. Dois corpos foram encontrados na marugada deste sábado, elevando o número de mortos para 136.

Cinquenta PMs fazem o isolamento do local, enquanto 90 Bombeiros trabalham nos resgates junto com 18 homens da Força Nacional. Vinte e quatro operam as máquinas: oito escavadeiras de grande porte e quatro retroescavadeiras.

Entre as vítimas fatais estão uma criança, cuja idade não foi identificada, e uma mulher. Outros três corpos, de três mulheres, foram encontrados nos escombros. Um deles foi identificado como sendo de Nádia Carvalho, 37 anos.

O deslizamento ocorreu aproximadamente às 19h30, soterrando cerca de 50 casas. As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local às 20h50. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, coronel Paulo Machado, disse que encontrar sobreviventes em casos como esse é mais difícil que no terremoto no Haiti, onde foram encontradas pessoas vivas após 15 dias de buscas.

"Ao contrário de desastres como do Haiti, onde pessoas foram encontradas após 15 dias, em um deslizamento como este é muito difícil encontrar sobreviventes. O trabalho que estamos realizando aqui é tão intenso quanto o que realizamos em Angra. Ainda há esperanças. Enquanto houver, vamos continuar trabalhando", disse o coronel.

O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmou que, em casos de deslizamentos de terra, é mais difícil a formação de bolsões de ar que permitam a respiração dos soterrados por mais tempo. Assim, a tarefa de encontrar sobreviventes fica mais difícil.

Mortes por cidade
De acordo com os Bombeiros, o maior número de vítimas fatais está em Niterói (134). A cidade do Rio de Janeiro teve 60 óbitos por causa das chuvas, seguida de São Gonçalo (16). As cidades de Nilópolis, Paracambi, Petrópolis e Magé tiveram uma morte cada. A corporação afirma que não tem um balanço de desabrigados e desalojados, já que as prefeituras dos municípios atingidos ainda não informaram esses dados.

Doações
A prefeitura do Rio de Janeiro indicou endereços de unidades da Guarda Municipal onde podem ser entregues doações para vítimas das chuvas. A administração municipal afirma que a intenção é arrecadar colchonetes, alimentos não-perecíveis, água, além de roupas. Os endereços são:

-Centro Administrativo São Sebastião
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova;

-Cruz Vermelha
Praça Cruz Vermelha, 10 - Centro;

-Centro De Referência Da Assistência Social Germinal Domingues
Rua Ambiré Cavalcanti, 95 - Rio Comprido;

-Quadra do Gres Mangueira
Rua Visconde de Niterói, 1072;

-Centro de Referência Especializado da Assistência Social Maria Lina
Rua São Salvador, 56 - Laranjeiras;

-Centro de Referência Especializado da Assistência Social Arlindo Rodrugues
Rua Desembargador Isidro, 48 - Tijuca;

-Centro de Referência da Assistência Social Rinaldo de Lamare
Avenida Niemeyer, 776 - São Conrado;

-Região Administrativa Jacarezinho
Praça da Concórdia;

-Quadra Escola de Samba Jacarezinho
Avenida Dom Helder Câmara em frente ao nº 2066
Atendimentos: 482 pessoas do Jacarezinho, 30 famílias do Morro do Urubu (Piedade), 40 famílias da Vila União (Manguinhos), 40 famílias da Vila Maracá (Tomáz Coelho);

-4ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua da Regeneração 654 - Bonsucesso;

-Centro de Referência da Assistência Social Anilva Dutra Mendes
Posto de Saúde Nagib Farah - Rua Antônio Albuquerque s/nº - Jardim América;

-5ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua Capitão Aliatar Martins, 211;

-Centro de Referência Especializado da Assistência Social Professora Márcia Lopes
Rua carvalho de Souza, 274 - Madureira;

-6ª Coordenadoria de Assistência Social (Subprefeitura da Zona Norte)
Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576 - Guadalupe;

-Coordenadoria de Assistência Social Francisco Sales Mesquita (RA da PAVUNA)
Rua Sargento de Milícias s/nº - Pavuna - ao lado da Delegacia;

-7ª Coordenadoria de Assistência Social
Estrada do Guerenguê, 1630 - Curicica;

-Centro de Referência Especializado de Assistência Social Daniela Peres
Rua Albano, 313 - Praça Seca;

-Creas Adailza Sposati
Rua Professor Carlos Venceslau, 211 - Realengo;

-Centro de Referência da Assistência Social Heloneida Studart
Rua Rangel Pestana, 510 - Bangu;

-9ª Coordenadoria de Assistência Social
Rua José Euzébio s/nº - antiga rua do Rádio - Campo Grande;

-Centro de Referência da Assistência Social Cecília Meireles
Diretor: Devanir. Telefone: 9461-2856 e Ângela - 8684-8444
Rua Olinda Elis, 470 - Rampa 4 - 3º andar - Campo Grande;

-10ª Coordenadoria de Assistência Social
Avenida Brasil s/nº - Santa Cruz (esquina com avenida Padre Guilherme Decaminada);

-Centro de Referência Especializado da Assistência Social Padre Guilherme Decaminada
Rua Lopes Moura, 46 - Santa Cruz;

-Plaza Shopping (Niterói)
Rua Rua Quinze de Novembro, 8 - Niterói;

-Carioca Shopping
Estrada Vicente de Carvalho, 909 - Zona Norte;

-Cadeia de Supermercados Pão de Açúcar (todas as 99 lojas no estado Rio estão recebendo);

-Lamsa (empresa que administra a Linha Amarela)
Na própria Linha Amarela, na central Passe Expresso;

-Escola de Propaganda e Marketing (ESPM)
Rua do Rosário, 90 - Centro;

-Instituto Abel
Rua Mario Alves, 2 e Avenida Roberto da Silveira, 29 - Niterói.

Com informações do O Dia
10 de abril de 2010 • 06h02 • atualizado às 13h53

Técnica de 'lavagem cerebral' pode aumentar sobrevivência de prematuros

Uma técnica criada por pesquisadores britânicos, que "lava o cérebro" de bebês muito prematuros, poderá ajudar na sobrevivência destas crianças.

O estudo, da Universidade de Bristol, envolveu 77 bebês prematuros. O sangramento no cérebro é um dos problemas mais temidos para a maioria destes bebês, pois pode causar dano cerebral ou até mesmo levar à morte.

A técnica dos pesquisadores britânicos, que envolve a drenagem do cérebro durante a introdução de um novo fluido no lugar, pode reduzir este risco.

Os cientistas afirmam que o procedimento é realizado durante alguns dias na criança e é necessário um acompanhamento para garantir que a pressão no cérebro do bebê não aumente muito.

Mas a técnica só poderá ser usada em bebês muito prematuros, com grandes hemorragias, que podem levar o cérebro e a cabeça a se expandirem muito, em um problema conhecido como hidrocefalia.

O neurocirurgião pediátrico Ian Pople, um dos líderes da pesquisa, disse à BBC que espera que a técnica esteja disponível em breve no sistema de saúde público da Grã-Bretanha.

"Esta é a primeira vez que qualquer tratamento, em qualquer lugar do mundo, mostrou benefícios para estes bebês tão vulneráveis", afirmou.

Atualmente o tratamento padrão para crianças prematuras consiste em inserir várias vezes agulhas na cabeça ou na coluna para remover o excesso de fluidos acumulados, durante alguns meses, antes que um dreno seja inserido para retirar o fluido pelo abdome.

A pesquisa da Universidade Bristol, publicada na revista especializada Pediatrics, descobriu que o novo tratamento, chamado de Drift, é mais eficaz.

Primeiro bebê

Um dos primeiros bebês que recebeu o novo tratamento, durante os primeiros testes, foi o britânico Isaac Walker-Cox, de South Gloucestershire, hoje com nove anos.

Ele tinha apenas 1% de chances de sobrevivência quando nasceu, 13 semanas antes do tempo previsto.

A mãe, Rebekah Walker-Cox, afirmou que o menino atualmente tem uma leve paralisia no lado esquerdo do corpo, mas leva uma vida normal.

"Ele não tem nenhum problema mental, sua média de leitura é acima do normal e ele é muito bom com computadores. Ele leva a vida normalmente e é um menino expansivo e feliz", afirmou.

"Esta nova pesquisa é muito interessante e sempre aprovamos qualquer (pesquisa) que tenha o potencial de melhorar os resultados para bebês nascidos doentes ou prematuros", disse Andy Cole, da instituição de caridade britânica para crianças prematuras Bliss.

"Os primeiros resultados desta pesquisa são encorajadores e estamos ansiosos para ver como estas descobertas podem ser traduzidas para os tratamentos que podem garantir melhores resultados para estes bebês tão vulneráveis",

BBC Brasil

Acupuntura alivia depressão durante a gravidez

Até um quarto das mulheres sofre de depressão durante a gravidez e muitas são relutantes em tomar antidepressivos. Agora, um novo estudo sugere que a acupuntura pode oferecer algum alívio durante a gravidez, mesmo que o método não tenha se mostrado eficaz contra a depressão no geral.

A pesquisa da Universidade de Stanford recrutou 150 mulheres deprimidas, grávidas de 12 a 30 semanas, e, aleatoriamente, escolheram 52 para receber acupuntura específica para sintomas de depressão, 49 para acupuntura comum e 49 para massagem sueca.

Cada mulher recebeu 12 sessões de 25 minutos cada; as que receberam acupuntura não sabiam qual tipo estava designado a elas. No tratamento específico para depressão, as agulhas são inseridas em pontos do corpo que especialistas dizem corresponder a sintomas como ansiedade, abandono e apatia.

Depois de oito semanas, quase dois terços das mulheres do grupo da acupuntura específica para depressão mostraram uma redução de pelo menos 50% em seus sintomas, comparado a pouco menos da metade das mulheres tratadas com a massagem ou a acupuntura comum.

As descobertas aparecem na edição de março da "Obstetrics & Gynecology". A principal autora, Rachel Manber, professora de psiquiatria e ciências comportamentais em Stanford, disse que os resultados sugerem que alguns sintomas de depressão durante a gravidez podem estar relacionados ao desconforto físico, que é aliviado pela acupuntura. Ainda assim, os resultados foram notáveis,
New York Times

Meditação transcendental ajuda a tratar depressão

A meditação transcendental pode ser uma forma efetiva de reduzir a depressão, indicam dois estudos apresentados na reunião anual da Sociedade de Medicina do Comportamento, realizada em Seattle (Estados Unidos).

As pesquisas, realizadas na Universidade Charles Drew, de Los Angeles, e a Universidade do Havaí, incluíram participantes negros e nativos do Havaí maiores de 55 anos com risco de sofrer doenças cardiovasculares.

A depressão é considerada um importante fator de risco neste tipo de doença, de acordo com os cientistas.

Os participantes de ambos os estudos que praticavam a meditação transcendental mostraram uma redução importante dos sintomas de depressão na comparação realizada com os grupos de controle.

Os estudos, financiados pelos Institutos Nacionais da Saúde, constataram que a maior queda foi registrada entre os participantes que tinham sintomas de depressão clínica.

"Esses resultados são encorajadores e comprovam os testes de eficácia da meditação transcendental como ajuda terapêutica para o tratamento da depressão clínica", assinalou Héctor Myers, autor de um dos estudos e diretor de Treinamento Clínico do Departamento de Psicologia da Universidade de Los Angeles.

Nos Estados Unidos, calcula-se que cerca de 18 milhões de pessoas de idade avançada sofram algum tipo de depressão.

Gary Kaplan, professor de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, destaca a importância de se reduzir a depressão em pacientes de idade de risco de problemas cardíacos. Segundo ele, "qualquer técnica que não envolva uma medicação adicional nessa parte da população é bem-vinda".

Efe, em Washington

Receitas naturais reduzem TPM


Receitas naturais reduzem TPM, que piora humor de 56% das brasileiras

A gangorra hormonal antes da menstruação inferniza a vida de seis em cada dez brasileiras --para não falar nos homens à sua volta, que muitas vezes sofrem por tabela os efeitos da coisa. A popularidade da tensão pré-menstrual, ou simplesmente TPM, está cientificamente comprovada: a expressão faz parte do vocabulário de quase todas as mulheres.

Nervosismo e ansiedade são os principais sintomas relatados por elas: 76,4% das mulheres que têm TPM sofrem esse tipo de problema. Mais da metade delas têm alterações de humor e crises de choro, a metade delas sente cólicas fortes e pouco mais de um terço relata dor e inchaço nos seios.


Ioga atenua o desconforto físico e a instabilidade emocional na época da TPM
As constatações são de um estudo feito pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Durante pouco mais de um ano, os pesquisadores entrevistaram pessoalmente 1.053 mulheres entre 18 e 40 anos, de seis capitais brasileiras.

Os resultados foram publicados na revista científica "International Journal of Gynecology and Obstetrics" e mostram uma realidade que não poderia ser diferente: 65,4% das entrevistadas consideraram que todas as mulheres em algum momento da vida já experimentaram a TPM e 87,5% confirmaram que os sintomas acontecem antes da menstruação.

Hipócrates, o médico grego, relatou as alterações hormonais no ano 400 a.C., mas as primeiras descrições oficiais da TPM só apareceram em 1931. Estudos epidemiológicos brasileiros nunca foram feitos -o que havia até agora eram pequenos trabalhos localizados.

"O ineditismo desse trabalho está em traçar o perfil da mulher moderna. Trata-se de um raio-x sério do problema, que foi feito com rigor científico e incluiu mulheres de todas as regiões do país", diz o ginecologista Carlos Alberto Petta, professor da Unicamp e autor principal do levantamento.

Alternativas

O problema é comum, mas não dá para generalizar. Há mulheres que não têm TPM. Segundo a pesquisa, essas sortudas são 40% da população.

Existem três graus do problema: leve (45% das mulheres), moderado (45%) e intenso (10%). Nesse último grau, a TPM também é chamada de transtorno disfórico e considerada uma doença, que necessariamente deve ser tratada com medicamentos.

Mas esse tipo de distúrbio intenso --tratado em geral com antidepressivos e anticoncepcionais--, é raro. Na maioria dos casos, dá muito bem para aliviar os sintomas que aparecem nos dias que antecedem a menstruação com uma série de atitudes simples relacionadas a alimentação, atividades físicas e outras saídas naturais.



ISTO AJUDA

Chá de camomila
E de maracujá são consagrados para aliviar crises nervosas e promover uma sensação de relaxamento. São ideais para mulheres com sintomas de ansiedade e nervosismo. Já a erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) é indicada para mulheres que apresentam sintomas depressivos.

Óleo de prímula
Seu princípio ativo é o ácido linoleico, um tipo de ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo. Mesmo sem comprovação científica dos benefícios, é um produto natural, que melhora o trânsito intestinal e diminui o inchaço do corpo. É administrado em cápsulas.

Castanhas
São uma importante fonte de ácidos graxos ômega-3, 6 e 9. Também são ricas em vitamina B6, um nutriente que tem participação no controle dos níveis de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar, além de combater as náuseas, a acne, as dores de cabeça e a irritabilidade.

Frutas
Mulheres com tensão pré-menstrual podem apresentar níveis baixos de magnésio. A ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, como a banana, o figo e os frutos do mar, nesse período, podem contribuir para compensar essas deficiências ao elevar os níveis de serotonina.

Ioga
A prática de ioga atenua o desconforto físico e a instabilidade emocional. Há posições que relaxam e abrem a região do ventre, facilitando o fluxo menstrual e aliviando as cólicas. Anderson Allegro, da escola Aruna Yoga, diz que a instabilidade emocional pode ser contornada com a técnica de Yoga Nidra, o relaxamento profundo.

Uma série de exercícios respiratórios (os pranayamas) também reduz o desconforto. "Inspiramos contando de um a três, retemos o ar contando de um a três novamente. Expiramos contando, agora, de um a seis", ensina. A prática regular da ioga também ajuda a equilibrar o sistema endócrino, fazendo com que as alterações hormonais se tornem menos intensas, diz Allegro.

Bolsa de água quente
Conforto que passa de mãe para filha, a bolsa reduz dores e desconfortos abdominais, como a cólica menstrual, relatada por 45% das mulheres. "Ela proporciona uma sensação de relaxamento semelhante a um banho morno", diz o ginecologista Cláudio Basbaum, do hospital São Luiz.

Verduras
Não existem evidências científicas sobre efeitos específicos desses alimentos. Mas ingerir folhas escuras, nozes e cereais integrais (todos ricos em magnésio) pode provocar um aumento da serotonina, neurotransmissor que está em baixa durante a TPM e que contribui para a melhoria da autoestima e das oscilações do humor.

Acupuntura
Entre as alternativas não-medicamentosas para o alívio da TPM, a acupuntura é a mais recomendada. Segundo a médica acupunturista Angela Tabosa, da Unifesp, ela atua de duas formas: energicamente --as cólicas seriam uma estagnação de energia na pelve e, assim, a acupuntura restabeleceria a circulação energética, diminuindo a dor-- e por meio da ação analgésica, que possui resultados científicos comprovados.

Fibras
Alimentos como arroz integral, aveia, gérmen de trigo e pães integrais ajudam a regular o intestino e proporcionam a sensação de saciedade. Assim, segundo a nutricionista Thaís Seabra, a mulher acaba consumindo menos açúcares simples e gorduras --alimentos que, em excesso, colaboram para piorar os sintomas da TPM.

Exercícios aeróbicos
A prática regular de atividades físicas também ajuda a driblar a TPM. Fazer exercícios aeróbicos (correr, dançar, pedalar) três vezes por semana por ao menos 30 minutos tem um resultado próximo ao dos medicamentos: alivia em cerca de 40% os sintomas, diz Aline Polanczyk, do ambulatório de TPM da PUC- RS. As atividades de ritmo aceleram o metabolismo e aumentam a produção de endorfinas --que trazem relaxamento e bem-estar.

Leite e derivados
São ricos em cálcio e ajudam a reduzir o desconforto e as dores no corpo. Ingerir leite e derivados favorece a absorção de magnésio --o que eleva os níveis de serotonina no organismo. Mas há um porém. Queijos muito gordurosos e salgados (como parmesão, gongonzola e brie) são desaconselhados. Os mais indicados são ricota fresca e minas.

Massagem e drenagem
Um dos nós da TPM é a retenção de líquido. A drenagem linfática é uma massagem que estimula a circulação da linfa (que carrega as toxinas acumuladas), para que ela seja eliminada pelo suor ou pela urina. "Além de auxiliar na eliminação do líquido, a drenagem também é relaxante. Muitas mulheres aumentam o número de sessões quando entram no período da TPM", diz a fisioterapeuta Maria Teresa Bicca Dode, da Clínica Hara.

ISTO ATRAPALHA

Sal
O excesso de sal favorece a retenção de líquido e o inchaço, o que contribui para sintomas clássicos da TPM. Alguns alimentos, como melancia, agrião e aspargo, ajudam a eliminar água do corpo, reduzindo o inchaço.

Álcool
Além de aumentar a instabilidade emocional, o consumo de bebidas alcoólicas também pode elevar a probalidade de a mulher apresentar dor de cabeça, fadiga, insônia e até mesmo depressão.

Chocolate
Apesar de proporcionar uma sensação de bem-estar no início (devido ao aumento da serotonina), o excesso de chocolate tem efeito contrário e piora os sintomas (porque tem substâncias comprovadamente excitantes).

Cafeína
Café, chá-preto e alguns refrigerantes aumentam a ansiedade, a insônia e a instabilidade emocional. Assim, recomenda-se evitar esse tipo de bebida, pois elas são excitantes do sistema nervoso central.

Folha de São Paulo

Albert Einstein critica Deus

Em carta inédita, Albert Einstein ataca Deus

Uma carta inédita de Albert Einstein datada de 1954, ano anterior ao de sua morte, traz pela primeira vez críticas contundentes do físico à religião. No manuscrito dirigido a seu amigo filósofo Eric Gutkind, que será leiloada hoje em Londres, o autor das teorias da relatividade retrata as práticas religiosas como "infantis".

"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas".

O conteúdo da carta difere de declarações anteriores de Einstein, que, segundo historiadores, nunca havia deixado muito clara a sua visão sobre a religião. Nessa seara, o físico era mais lembrado pela frase "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega".

Na carta a Gutkind, porém, Einstein classifica a crença em Deus como "produto da fraqueza humana", e não poupa nem a religião do povo ao qual pertencia. "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis." Einstein, um sionista que teve papel importante na criação do Estado de Israel, diz a Gutkind que não acredita que os judeus sejam um povo "escolhido".

A carta traz um certo tom de descrença na humanidade e a noção de que o poder corrompe as pessoas. Os judeus, diz, só estariam "protegidos dos piores cânceres por lhes faltar poder".

A casa de leilões Bloomsbury, onde o manuscrito original será vendido, diz estar "100% certa" da autenticidade do documento e que espera conseguir por ele um preço entre US$ 12 mil e US$ 16 mil. O vendedor é um colecionador particular.

Historiadores não costumam retratar Einstein como ateu, mas a imagem pode mudar com a publicação da carta. Sua visão sobre Deus era tida apenas como não-clerical ("Não creio no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal").

Folha de São Paulo
Associated Press

Mulheres se sentem mais atraídas por homens com carros caros

Motor e aparência elegantes do carro Bentley Continental (foto) fez com que mulheres avaliassem bem seus donos, afirma pesquisa


Psicólogos da Universidade do Instituto de Wales, em Cardiff, no Reino Unido, afirmam ter provado que homens cujo carro tem valor mais alto fazem mais sucesso com as mulheres.

Os pesquisadores mostraram fotografias de alguns homens a um grupo de mulheres. Cada um estava sentado em um modelo de automóvel: um no modelo prata Bentley Continental, cujo preço é 70 mil libras (R$ 243 mil), e outro em um Ford Fiesta.

Michael Dunn coordenou a pesquisa e afirma que, segundo o resultado, mulheres avaliaram o homem melhor caso ele possuísse o carro com um "motor e aparência elegantes, do que um velho modelo."

Motor e aparência elegantes do carro Bentley Continental (foto) fez com que mulheres avaliassem bem seus donos, afirma pesquisa
Sua pesquisa, publicada na última edição do "Jornal Britânico de Psicologia", também mostra que homens são mais interessados no visual das mulheres, e não em seus veículos.

De acordo com o jornal britânico "The Daily Telegraph", os pesquisadores disseram que homens testados pelo mesmo método não se impressionaram por qualquer carro que a mulher dirigisse, porque eles julgavam o seu rosto e a sua forma.

Dunn disse que seu resultado confirma que mulheres julgam homens por sua riqueza e status, enquanto o sexo masculino observa, inicialmente, a aparência feminina.

"Há uma enorme variedade de evidências que sugerem que o sexo feminino é mais influenciável por riqueza e status. Não é um fenômeno recente; é muito arraigado, e a evidência não é apenas uma piada", disse.

"O enfoque feminino nas questões de riqueza e status ocorrem porque, se as posses do homem existem, ele terá melhores condições de cuidar da prole do casal."

O psicólogo acredita que esse instinto humano básico não mudará no futuro --mesmo que mulheres estejam mais independentes e com situação financeira melhor. "Aparentemente, o estereótipo das mulheres sobre o status masculino é verdadeiro e, falando em termos de evolução, isso faz sentido", afirma.

"Mesmo com a ascensão do número de mulheres com carreira e sucesso financeiro, o fato de elas poderem ser bem-sucedidas não tem efeito em como elas se sentem atraídas pelos homens. Mulheres ricas ainda mostram preferência por homens com alto status."

Folha de São Paulo

EUA alertam contra droga proibida que "dissolve" gordura (lipostabil e lipoblaste)



A FDA (agência americana que regula remédios e alimentos) fez ontem um alerta contra tratamentos que prometem dissolver gordura, mas não têm eficácia comprovada, e notificou uma empresa brasileira que importa e distribui produtos para esse fim nos EUA.

Os procedimentos, chamados de lipodissolução e mesoterapia, usam injeções das drogas fosfotidilcolina (lipostabil) e desoxicolato de sódio (lipoblaste). Ambas são proibidas para uso estético aqui e nos EUA, mas são vendidas lipostabililegamente.

A empresa brasileira notificada tem sede em Fortaleza (CE) e vende as drogas em dois sites em inglês, hospedados no Brasil. A FDA fez um alerta à empresa para impedir a importação e distribuição dos produtos nos EUA e afirmou que vai fazer uma notificação às autoridades brasileiras reguladoras.

Mesmo sem ter recebido o comunicado oficial da FDA, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) disse que, como o site tem domínio brasileiro, vai fazer uma autuação à empresa para que ela retire a propaganda e a venda das substâncias, já que o produto não cumpre as exigências sanitárias.

A fosfotidilcolina era, originalmente, usada para tratamento de embolia gordurosa, mas, segundo a Anvisa, não há informações sobre a segurança do produto na dissolução de gorduras localizadas e, por isso, o uso e a fabricação foram proibidos em 2003.

Já o desoxicolato de sódio, que age da mesma forma, pode ser encontrado na composição de alguns remédios, mas não tem autorização para uso estético, de acordo com a agência.

"A ação era a mesma, mas ele provocava mais reações, como dor e inchaço", diz a dermatologista Andréia Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Venda ilegal

Apesar da proibição da venda das substâncias, a Folha encontrou clínicas em São Paulo e no Rio que confirmaram oferecer tratamento com o desoxicolato de sódio. A reportagem também encontrou ao menos quatro comunidades do Orkut que vendem os medicamentos. A Anvisa disse que fará uma análise desse comércio e poderá autuar clínicas e farmácias de manipulação. A multa varia entre R$ 2.000 e R$ 1,5 milhão.

Folha de São Paulo

Resista um pouco mais, que tudo passa.

Há dias em que temos a sensação de que chegamos ao fim da linha.

Não conseguimos vislumbrar uma saída viável para os problemas que surgem em grande quantidade.

Com você não é diferente. Você também faz parte deste mundo cheio de provas e expiações. Desta escola chamada terra.

E já deve ter passado por um desses dias, e pensado em desistir...

No entanto vale a pena resistir...

Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando.

Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.

Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã... Mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.

Resista mais um pouco mesmo que os pessimistas digam para você parar... mesmo que sua esperança esteja no fim.

Resista mais um momento mesmo que você não possa avistar, ainda, a linha de chegada... mesmo que a insegurança brinque de roda a sua volta.

Resista um pouco mais, ainda que a sua vida esteja sendo pesada na balança dos insensatos, e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.

As dores, por mais amargas, passam...

Tudo passa...

A ilusão fascina, mas se desvanece...

A posse agrada, porém se transfere de mãos...

O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa.

O prazer alegra, todavia é efêmero.

A glória terrestre exalta e desaparece.

O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...

Tudo, nesta vida, tem um propósito...

A dor aflige, mas também passa.

A carência aturde, porém, um dia se preenche.

A debilidade física deprime, todavia, liberta das paixões.

O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita.

A submissão aflige, entretanto fortalece o caráter.

O fracasso espezinha, ao mesmo tempo ensina o homem a conquistar-se.

A situação muda, como mudam as estações...

O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha suas tintas sobre a folhagem. O inverno chega e, sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas.

Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume...

Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando perfume no ar e reverdecendo novamente a paisagem...

Assim, quando as provas lhe baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir... resista um pouco mais.

Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço...

E essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você resista.

Resista, porque alguém que o ama está sentado na arquibancada do tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade...

.....................................

Não se deixe abater pela tristeza.

Todas as dores terminam.

Aguarde que o tempo, com suas mãos cheias de bálsamo, traga o alívio.

A ação do tempo é infalível, e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como a brisa leve abranda o calor do verão.

Mais depressa do que supõe, você terá a resposta, na consolação de que necessita.

Por tudo isso, resista... e confie nesse abençoado aliado chamado tempo.

Momentos de Reflexão

Descoberto novo ancestral do homem


Professor Berger posa com o filho, Matthew, junto à sua descoberta | Foto: AFP“

Dois esqueletos parcialmente fossilizados de uma espécie de hominídeo, com quase dois milhões de anos, foram descobertos na África do Sul, levantando o véu sobre uma nova etapa da evolução humana, segundo trabalhos divulgados ontem pela ‘Science’. Dois espécimes — uma mulher adulta e um homem jovem — com uma idade estimada entre 1,95 e 1,78 milhão de anos, foram encontrados perto um do outro, em 2008, em boas condições de conservação numa caverna a 40 km de Johannesburgo.

Estes fósseis nos dão um olhar extraordinariamente detalhado a um novo capítulo da evolução humana e abrem uma janela para um período crítico, quando os hominídeos fizeram a mudança da dependência na vida nas árvores à vida no solo”, disse Lee Berger, principal autor do artigo.

Eles caminhavam eretos e compartilhavam vários traços das primeiras espécies conhecidas de ‘Homo sapiens’, com braços longos e mãos curtas e fortes, o que poderá ajudar a responder a alguns questionamentos científicos. Tinham pélvis evoluídas, dentes pequenos e pernas longas que permitiam que corressem como um homem. Também é provável que fossem capazes de subir em árvores.

“Esta nova espécie partilha mais características derivadas dos primeiros ‘homos’ do que qualquer outra espécie de australopiteco, e por isso representa um candidato a ancestral para o gênero”, disse Berger, paleo-antropólogo da Universidade de Witwatersrand, em Johnnesburgo.

Os dois espécimes tinham cerca de 1,27 metro de altura. A fêmea pesava 33 quilos e o jovem macho, cuja idade é estimada em 10 anos, 27 kg.

Estes fósseis nos dão um olhar extraordinariamente detalhado a um novo capítulo da evolução humana e abrem uma janela para um período crítico, quando os hominídeos fizeram a mudança da dependência na vida nas árvores à vida no solo”, disse Lee Berger, principal autor do artigo.

Eles caminhavam eretos e compartilhavam vários traços das primeiras espécies conhecidas de ‘Homo sapiens’, com braços longos e mãos curtas e fortes, o que poderá ajudar a responder a alguns questionamentos científicos. Tinham pélvis evoluídas, dentes pequenos e pernas longas que permitiam que corressem como um homem. Também é provável que fossem capazes de subir em árvores.

“Esta nova espécie partilha mais características derivadas dos primeiros ‘homos’ do que qualquer outra espécie de australopiteco, e por isso representa um candidato a ancestral para o gênero”, disse Berger, paleo-antropólogo da Universidade de Witwatersrand, em Johnnesburgo.

Os dois espécimes tinham cerca de 1,27 metro de altura. A fêmea pesava 33 quilos e o jovem macho, cuja idade é estimada em 10 anos, 27 kg.

G1.com


Saiba mais

Cientistas da África do Sul anunciam descoberta de novo ancestral do homem
Fêmea adulta e macho adolescente caíram em fosso há 2 milhões de anos.
‘Australopithecus sediba’ traz pistas de período pobre em registros fósseis.



Crânio do primeiro indivíduo localizado, o U.W. 88-50 (MH 1), no sítio de Malapa, África do Sul (Foto: Brett Eloff, cortesia de Lee Berger e da Universidade de Witwatersrand)
Os fósseis de uma fêmea com cerca de 30 anos de idade e um garoto com cerca de 13 que morreram ao cair em um fosso de 50 metros, possivelmente no meio de uma tempestade, revelam um novo ancestral da espécie humana. Batizada de Australopithecus sediba, trata-se de uma espécie de hominídeo que revela dados inéditos de um período da história até hoje carente de vestígios fósseis. Os achados ocorreram no sítio de Malapa, na África do Sul, uma região rica em cavernas que é revirada pela ciência desde 1935.


Cientistas encontram mais antigo ancestral humano na Etiópia


Crânio do primeiro indivíduo localizado, o U.W. 88-50 (MH 1), no sítio de Malapa, África do Sul (Foto: Brett Eloff, cortesia de Lee Berger e da Universidade de Witwatersrand)
Os cientistas Lee Berger e Paul Dirks, ambos da Universidade Witwatersrand, em Johannesburgo, descobriram os primeiros esqueletos em agosto de 2008. Contaram com sorte de criança: Matthew, filho de Berger com apenas 9 anos à época, foi o primeiro a achar um pedaço (a clavícula) do antepassado humano. Berger, que fez pós-doutorado só para estudar clavículas, percebeu na hora que estava diante de uma grande descoberta para a paleoantropologia.

Crânio do primeiro indivíduo localizado, o U.W. 88-50 (MH 1), no sítio de Malapa, África do Sul (Foto: Brett Eloff, cortesia de Lee Berger e da Universidade de Witwatersrand)
Tanto a fêmea quanto o adolescente têm cerca de 1,30 metro. Com os ossos da dupla, os cerca de 60 cientistas envolvidos na escavação localizaram uma grande quantidade de fósseis de animais em um estado de conservação inédito: roedores, coelhos, um antílope e até um felino dente-de-sabre.


Crânio do 'Australopithecus sediba' (crédito: Brett Eloff, cortesia de Lee Berger e da Universidade de Witwatersrand)
Os australopitecos – do latim australis, “do sul”, e do grego pithekos, “macaco”) formam um gênero de diversos hominídeos extintos, bastante próximos aos do gênero Homo. O Australopithecus africanus, datado em 2,5 milhões a 2,9 milhões de anos, tem sido considerado o ancestral direto do gênero Homo (das espécies Homo habilis, Homo rudolfensis e Homo erectus, nessa ordem). Agora, o Au. sediba (sediba significa "fonte"), datado em 1,78 milhão a 1,95 milhão de anos, se candidata a ocupar esse posto.

A região conhecida como Berço da Humanidade, na África do Sul, onde fica o sítio fossilífero de Malapa (Foto: cortesia de Paul Dirks)
Em teleconferência na quarta-feira (7), Berger contou que haverá um concurso na África do Sul para que estudantes escolham o nome do "ancestral adolescente". "Será parte de uma campanha de educação científica."

Ele também revelou que o grupo encontrou pelo menos outros dois indivíduos no mesmo sítio. Como as escavações ainda estão sendo realizadas, Berger não quis dar mais detalhes.

Os artigos "Australopithecus sediba: a New Species of Homo-like Australopith from South Africa" e "Geological Setting and Age of Australopithecus sediba from Southern Africa" serão publicados na edição de sexta-feira (9) da revista “Science”.

Esquema publicado no artigo que sai na revista 'Science' desta semana explica como a dupla perdeu a vida (crédito: reprodução Science)

G1.com

Medicina genética garante fim de doenças hereditárias potencialmente perigosas



Através de fertilização in vitro, menina Chloe se livrou do câncer de cólon.
Procedimento ainda é caro, e mexe com questões éticas e religiosas.

Enquanto Chad e Colby Kingsbury olham sua filha de 2 anos brincando no tanque de areia, em sua casa no subúrbio de Chicago, não deixam de pensar um milhão de vezes: Chloe nunca ficará doente.


Como todos os pais, eles queriam que a filha chegasse ao mundo com as mesmas chances que a maioria das crianças. Mas havia um problema. “Em minha família, há um gene de câncer que matou minha mãe, meus dois tios. Tenho dois primos que estão com a doença”, diz Chad.

Este gene pode levar a uma forma de câncer de cólon que afeta a pessoa no meio da vida; normalmente por volta dos 45 anos. Ele possui o gene e, segundo as leis da genética, havia 50% de chances de passar para seus filhos.

Muitas pessoas com o gene não manifestam o câncer. E, se a doença for diagnosticada e tratada cedo, a taxa de sobrevivência é de 90%. Ainda assim, o risco mostrou-se alto demais diante das opções disponíveis.


O casal conheceu um procedimento médico cada vez mais comum: o P.G.D. (Diagnóstico Genético Pré-implantacional). Nele, os futuros pais fazem fertilização in vitro e selecionam apenas os embriões que não possuem estes genes potencialmente perigosos. “O P.G.D. pega um embrião em estágio inicial, retira uma célula, examina atrás de mutações genéticas e, se o embrião não possui mutações, é implantado e se torna um feto”, explica o doutor Dr. Kenneth Offit, diretor de genética no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.

O processo exigiu que Colby tomasse injeções frequentes de hormônio e sofresse uma extração de óvulos dolorosa. E, para pagar pelo procedimento, o casal teve de usar mais de US$ 10 mil de suas economias. Um fato que, segundo os médicos, pesa muito.


O P.G.D. está disponível desde os anos 90. Mas com este conhecimento difundido, mais pessoas estão optando por esta escolha. O doutor Offit sugere que parte disso tem a ver com o desejo dos casais de controlar o próprio destino, em vez de deixar a natureza seguir seu curso. “Nos últimos anos, percebi cada vez mais que muitos desses jovens têm uma sensação de poder ao assumir o controle quando percebem que podem ter filhos que não carregarão as mesmas mutações que eles, seus pais, seus avós e muitas gerações passadas”.

Segundo o casal, parte da dificuldade foi explicar para outras pessoas sobre a ideia de interferir na natureza. Isso significou passar por cima de preocupações religiosas de suas famílias, e convencer amigos de que aquilo não era algo da ficção científica. “Explicar o processo que nem nós mesmos entendíamos parecia algo de um filme espacial e diziam: por que vão fazer isso?”, diz Colby.

Um em cada 200 americanos carrega uma mutação genética que os tornam suscetíveis a ter câncer de seio e cólon. Dois tipos de câncer hereditários que já podem ser testados. Mas quanto mais os cientistas aprendem sobre a genética do câncer e outras doenças hereditárias, mais os dilemas ficam complexos.

E essa discussão já está acontecendo. Mas enquanto isso, casais como Colby e Chad seguem o desejo de ter filhos livres de doenças que assolam suas famílias. Eles, inclusive, já estão planejando ter mais um filho.

New York Times

4.09.2010

Felicidade garante coração saudável e Receitas para o bem-estar

Felizes e entusiastas tem menos risco de sofrer do coração do que aqueles que são tristonhos e estressados. A descoberta - quase óbvia - é dos pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Num estudo que analisou a relação entre felicidade e doenças do coração, eles concluíram que se as pessoas fizessem mais aquilo que as deixa feliz, reduziriam significativamente o risco de sofrer infarto ou angina.

"Estamos muito felizes com a descoberta", afirmou Karina Davidson, diretora do Centro de Comportamento e Saúde Cardiovascular de Columbia. Segundo ela, vários fatores combinados produzem esse efeito. "Pessoas felizes tendem a dormir melhor e a apresentar comportamentos mais saudáveis. Além disso, tem menos estresse em suas vidas", disse.

A pesquisa, publicada no European Heart Journal em fevereiro, acompanhou 1739 pessoas, durante 10 anos.

O estresse envolvido em situações de contrariedade pode mesmo levar ao estreitamento das artérias. Além disso, ele ativa as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue.

A soma dos dois efeitos leva a uma condição propícia para o entupimento de uma artéria, o que causa o infarto e o acidente vascular cerebral. "A felicidade, associada a bons hábitos, libera hormônios que são protetores para o sistema cardiovascular", garante.

O especialista diz que pessoas de bem com a vida costumam cuidar mais da saúde e gerenciar os problemas sem sobrecarregar o organismo. Já os estressados têm mais chance de desenvolver a síndrome metabólica, que é uma reunião de disfunções - como pressão alta, excesso de gordura abdominal, níveis anormais de colesterol e elevada taxa de açúcar no sangue - fatores que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infarto.

Otávio ensina ainda que o estresse ativa o sistema nervoso simpático e ele libera adrenalina e noradrenalina, que aceleram o coração e aumentam as chances de arritmias e espasmos nas artérias do coração. "O estresse libera também o hormônio cortisol que, além de alterar o bom funcionamento dos vasos, altera o metabolismo de gorduras e açúcares".

A depressão - mal que acomete duas vezes mais mulheres do que homens - também leva a alterações no sono e à irritabilidade. "Juntas, elas acendem o estopim do sistema nervoso simpático, aumentando a pressão e acelerando os batimentos cardíacos".

Além disso, a depressão se associa aos maus hábitos como o sedentarismo, alimentação em excesso e o tabagismo. "Ela ativa o sistema inflamatório que acelera o processo de aterosclerose (depósito de gordura nas artérias)".

Para se ajudar, não basta apenas querer ficar feliz. É preciso juntar uma série de fatores. "O que se sabe é que algumas atividades, como a meditação e o relaxamento, liberam na circulação substâncias protetoras e diminuem os hormônios ligados ao stress, como o cortisol e a adrenalina".

Fora isso, Otávio lista outras atitudes que podem trazer mais alegria aos dias - e deixar longe os pesadelos do coração.

Reconheça suas limitações: Procure não se preocupar excessivamente com aquilo que não está em suas mãos.

Compartilhe suas preocupações: Converse com alguém capaz de lhe ouvir e dar palpites, ajuda bastante.

Pratique atividade física: Os exercícios fazem o cérebro liberar substâncias que auxiliam no relaxamento.

Sorria mais: A prática induz o cérebro a produzir neurotransmissores ligados ao bem-estar.

Procure meditar: Fique só, em silêncio, na penumbra, pensando apenas em coisas boas. Os pensamentos influenciam a química cerebral.

Descanse: Insônia e tensão só geram mais e mais estresse.

Divirta-se: O lazer é uma medida preventiva inigualável quando se fala em saúde cardiovascular.

Seja mais sociável: Interagir com amigos, familiares ou colegas de trabalho ajuda a espantar a tristeza e a depressão, que são notórias inimigas do coração.

Organize as atividades: Fazer tudo ao mesmo tempo provoca um nervosismo tremendo. Faça uma coisa de cada vez, dando prioridade às tarefas que são de fato mais urgentes.

Respire corretamente: Sente-se confortavelmente. Feche os olhos e inspire, contando até seis. Prenda o ar por mais seis segundos e expire, bem devagar.

Durma bem: Para um bom sono, feche os olhos e os movimente para cima. Faça uma contagem regressiva de 30 a zero. Repita o procedimento quantas vezes precisar.

Fonte: Otávio Gebara

Receitas para o bem-estar

Pesquisa do IBGE e do Ministério da Saúde mostra que 80% dos habitantes do Sudeste se acham saudáveis. Para realmente ter saúde, especialistas dizem ser indispensável boa alimentação e exercício físico.

Rio - A população do Rio de Janeiro acha que vai bem, obrigada. Pelo menos foi o que revelou pesquisa sobre a saúde do brasileiro, feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, divulgada dia 31. Segundo o estudo, 80,1% dos habitantes da região Sudeste consideram sua saúde “boa” ou “muito boa”.

Mas o que fazer para realmente ficar saudável? De acordo com especialistas, a receita infalível é aliar atividade física à boa alimentação.

O cardiologista e clínico Marcos Benchimol recomenda, em primeiro lugar, que se tenha uma vida ativa fisicamente em qualquer idade. “Isto não significa, necessariamente, atividades físicas programadas, em academias, mas fazer as tarefas de casa, subir escadas ou preferir caminhar a tomar condução para pequenos trajetos”.

Os efeitos serão ainda mais benéficos se a atividade física gerar bem-estar psicológico, o que certamente irá ocorrer se for praticada uma modalidade que se goste e em companhia de outras pessoas.

“A atividade prazerosa e divertida libera substâncias que dão sensação de bem-estar, como a serotonina”, garante a psicóloga Maria Valésia Vilela.

“Para se sentir saudável, o mais importante é estar de bem com a vida, levá-la com humor e se divertir”.

O ocio, de uma forma geral, é algo a ser evitado, pois é paralisante e pode levar à depressão.

“Atividade física e boa alimentação nos fazem sentir saudáveis, mas para estar bem completamente é preciso ter o lado emocional tranquilo”.

Percentualmente em relação aos homens, menos mulheres se declararam com a saúde boa ou muito boa (79,5% contra 75,2%).

Elas, segundo o ginecologista do Instituto Fernandes Figueira Cláudio Crispi, devem ter uma dieta rica em fibras, cálcio e derivados de soja. Este último, explica, “tem efeito estrogênico e age como uma reposição natural do hormônio perdido com a menopausa”.

Doenças crônicas castigam os brasileiros, diz estudo

Os dados da pesquisa do IBGE e do Ministério da Saúde mostram que a Região Sudeste tem um dos maiores percentuais de pessoas com pelo menos uma doença crônica (34,2%).

Pressão alta, dor nas costas, reumatismo, asma e depressão estão entre os males mais citados pelas pessoas entrevistadas.

Em todo o Brasil, dos 59,5 milhões que relataram ter alguma doença crônica, 36 milhões sofrem com três delas. “O aumento da longevidade traz mais problemas de saúde”, disse Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE.

O índice de pessoas que dizem sofrer de doenças crônicas chega a 79,1% entre os maiores de 65 anos.

O Dia

VAGAS COM QUALIFICAÇÃO


ASSISTENTE DE QUALIDADE

Principais atividades a serem desenvolvidas: Revisar conforme orientações, procedimentos, registros, planos, fluxos e planilhas de controle. Acompanhar as atividades de segurança do trabalho (SST) e do meio ambiente, planejar e ministrar treinamentos e atividades de trabalho. Divulgar os Procedimentos, Planejamentos e Registros do SGQ. Atualizar e Comunicar os Objetivos e metas do SGQ, divulgando os resultados nos locais de uso. Realizar auditorias internas. Revisar conforme orientações, procedimentos, registros, planos, fluxos e planilhas de controle. Realizar treinamentos de Capacitação e Integração. Acompanhar ações corretivas, preventivas e não-conformidades. Elaborar rotinas e procedimentos relacionados a Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Empresa oferece salário + beneficios. Horario de 8:00 as 17:30 segunda a sexta feira. Local de Trabalho Centro - RJ. Candidatos no perfil enviar currículo com pretensão salarial para o e-mail rh@feelingrh.com.br colocando no assunto Assistente de Qualidade


FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL (HOMEOPATA)


IMPRESCINDÍVEL POSSUIR HABILITAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM HOMEOPATIA. Assessorando o nosso cliente, estamos buscando FARMACÊUTICO (A) para atuar nas seguintes funções: Responsabilidade Técnica de Unidade de Farmácia de Manipulação. Gestão de equipes de laboratório e de área de atendimento ao cliente. Atendimento ao cliente. Outras atividades inerentes à função. Formação: Superior Completo em Farmácia (com habilitação em Homeopatia). Especialização em Alopatia e Homeopatia. Requisitos Indispensáveis: Habilidade no trato com os clientes e suas particularidades. Facilidade para atuar na gestão de pessoas (liderança). RESIDIR EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO A NITERÓI E SÃO GONÇALO. Enviar currículo, COLADO NO CORPO DO E-MAIL, para drhempresa@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o cargo desejado


ENGENHEIRO DE PRODUTO

Empresa multinacional americana do segmento de fabricação de equipamentos para a exploração de petróleo e gás. Vaga para a cidade do Rio de Janeiro. Conhecimento: Softwares - Ansys, Matlab, Fortran e outros. Experiência em Design de Linhas Flexíveis, Umbilicais, ISUs e Tubos Rígidos. Formação: Graduação - Engenharia Naval, Mecânica, Metalurgia ou de Materiais. Inglês - Avançado. Habilidades: Busca contínua de aprimoramento dos conhecimentos. Comprometimento com o Trabalho. Saber trabalhar em Equipe. Solicito aos candidatos que estiverem no perfil e tiverem interesse na oportunidade que enviem currículo com pretensão salarial para o e-mail: vagasprofissionais@yahoo.com.br com o assunto - ENGENHEIRO DE PRODUTO.


QUÍMICO INDUSTRIAL


Indústria de produtos químicos em expansão no RJ contrata para seu quadro efetivo: QUÍMICO RESPONSÁVEL. EXIGIMOS: EXPERIÊNCIA COMPROVADA COMO QUÍMICO INDUSTRIAL DE 05 ANOS; SEXO MASCULINO; CONHECIMENTO PROFUNDO EM FÓRMULAS PARA CÊRAS, EMULSÕES, LIMPADORES MULTI USO E NOVAS FRAGRÂNCIAS; HABILIDADE PARA MINISTRAR TREINAMENTOS; FORMAÇÃO SUPERIOR (PÓS-GRADUAÇÃO E OUTROS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO SERÃO UM DIFERENCIAL); SABER TRABALHAR EM EQUIPE, ACEITAR LIDERANÇA; OFERECEMOS: AMPLO E ATRAENTE PACOTE DE BENEFÍCIOS. CURRÍCULOS ANEXADOS OU FORA DO PERFIL SERÃO EXCLUÍDOS! FAVOR INFORMAR A ÚLTIMA REMUNERAÇÃO E A PRETENSÃO SALARIAL. Só envie seu currículo se estiver dentro do perfil pedido, responda esta mensagem com o currículo COLADO no corpo do e-mail para: rh.fontes@yahoo.com.br

ANALISTA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Ambos os sexos. Desejável formação em engenharia. Experiência comprovada na implantação e acompanhamento dos procedimentos do SGQ. Local de trabalho: Centro - Rio de Janeiro. Horário de trabalho: Seg á Sex 8:30h ás 17:30h. A empresa oferece salário + VR R$13,00 + Ass médica e odontológica (Unimed) + Riocard . Os interessados devem enviar o currículo com a pretensão salarial para o corpo do email selecao1@boaghenterh.com.br


ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA

Escritório de Propriedade Industrial seleciona: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA - MECÂNICA/ ELÉTRICA/ INDUSTRIAL/ ELETRÔNICA; Cursando até o 6º período da faculdade (previsão de formatura para Dez/2011 ou Jul/2012). Disponibilidade para 6h ou 4h de estágio (MANHÃ E TARDE); Inglês e alemão avançado/fluente - PARA ESCRITA E LEITURA (Imprescindível); Conhecimentos em MS Office; Carga horária: de 2ª a 6ª feira - 4horas ou 6 horas de estágio. Bolsa-auxílio: de acordo com o período e carga horária (variável entre R$ 1.000,00 à R$ 1.400,00) + Vale transporte e Refeição no local. Os candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo no corpo do e-mail para estag.tecnico@gmail.com colocando no assunto: ESTAG.ENG.


ANALISTA DE QUALIDADE

Assessorando nosso cliente, buscamos: ANALISTA DE QUALIDADE (INÍCIO IMEDIATO). Vaga Efetiva. Salário: Pretensão salarial + Benefícios. Formação Escolar: Superior Completo. Desejável - MBA ou pós na área de atuação. Sexo: Ambos os sexos. Experiência nas atividades/responsabilidades relacionadas ao cargo desempenhado. Atividades/responsabilidades: Realizar atividades de suporte nas áreas de Gestão da Qualidade e Regulatório, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa. Conhecimentos com ISO 9001, Auditoria Interna, RDC-59 e Legislação Sanitária. Usuário em Informática à nivel avançado do Pacote Office. Inglês intermediário. Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais. Disponibilidade para nício imediato, não serão aceitos currículos de profissionais que estejam trabalhando. Enviar pretensão salarial e último salário. Horário: 08:30 às 18:00 (2ª à 6ª) . Local de Trabalho: Barra da Tijuca - RJ. Aos interessados enviar CURRÍCULO ANEXO AO WORD para flavia@taopromocoes.com e no assunto colocar o ANALISTA DE QUALIDADE.


ESTÁGIO EM ENGENHARIA

(1 VAGA). A S&L RECURSOS HUMANOS SELECIONA PARA O SEU CLIENTE DE GRANDE PORTE: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA - Ensino Superior ENGENHARIA ELÉTRICA, ELETRÔNICA, TELECOMUNICAÇÕES OU TECNÓLOGO CURSANDO (do 5 até o penúltimo período); Atividades a serem desenvolvidas: Abertura e acompanhamento de PTW´s (solicitação de aprovação para intervenções na rede); Responsável pela atualização das agendas dos técnicos de campo; Acerto de cadastro de telefones; Realização de desinstalação de equipamentos; Atualização de planilhas de controle. Experiências necessárias: Imprescindível o conhecimento do Pacote Office (Principalmente EXCEL). A empresa oferece: Salário: R$600,00 + Benefícios ( VT + VR + ASSISTÊNCIA MÉDICA). Horário: Segunda a sexta (flexível). Currículos fora do perfil serão EXCLUÍDOS! Os interessados deverão mandar o currículo ( no corpo do email e anexo) com o assunto ESTAGIO ENGENHARIA para: paula.santos@slrh.com.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa atuante no ramo de Transportes,localizada no Porto da cidade do Rio de Janeiro, bairro Caju, contrata TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Principais atividades: Responsável pela implantação das medidas de segurança e higiene do trabalho, controlando o seu cumprimento, visando minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, de acordo com as normas regulamentares. Avaliar as condições de uso dos EPI`s do terminal, avaliando se os mesmos estão adequados às tarefas executadas pelos funcionários; Realizar inspeções nas áreas de riscos da empresa, observando os procedimentos adotados pelos funcionários para execução de suas tarefas, avaliando a possível ocorrência de acidentes, estudando e propondo a adoção de medidas que minimizem a exposição de acidentes de trabalho; EXPERIÊNCIA: Conhecimentos nas normas ISO; Experiência na função; Disponibilidade de horário. Benefícios: plano de saúde Sulamérica (extensivo a 3 dependentes - desconto mensal R$ 0,01), plano odontológico (extensivo a 3 dependentes - desconto mensal R$ 1,85 por pessoa), vale-transporte (Riocard), alimentação no local etc. Encaminhar cv com pretensão salarial. Os interessados devem encaminhar currículos para: captacao_recursosrh@yahoo.com.br


GERENTE DE OPERAÇÕES EM TELECOM

Nosso cliente, empresa nacional (com participação de capital norte-americano) de médio porte do segmento de telecomunicações (Banda Larga Corporativa - Redes Ponto a Ponto - Internet Wireless - Links Temporários - VoiP) - com Administração Central na Região da Av. Paulista - São Paulo - busca para sua Unidade do Rio de Janeiro - RJ: GERENTE DE OPERAÇÕES EM TELECOM - RIO DE JANEIRO - RJ. Responder pela gestão da equipe técnica de operações, instalações, visadas, infra-estrutura, suporte e desenvolvimento/programação, atendendo as especificações e compromissos assumidos com o cliente. Responsabilidades e Atribuições Principais: Coordenar equipe técnica; Analisar e propor soluções para diversos problemas com clientes; suporte a área comercial com relação a produtos, serviços e soluções; planejamento para novas implementações de rede; Ministrar treinamentos periódicos para a equipe técnica, comercial e administrativa; Responsável técnico da Empresa perante a ANATEL; Elaborar periodicamente relatórios de resultados alcançados pela equipe técnica (SLA, Anatel, etc.); Estabelecer e controlar estoque mínimo de peças e equipamentos; Elaborar relatórios de SLA e indicadores de rede; Desenvolver e implementar projetos de rede; Instrução e especializações: Graduação em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações - preferencialmente com CREA; cursos de especialização na área de telecomunicações. CCNA - Cisco; Protocolos de Roteamento e rede de alta velocidade; Redes Wireless; TCP/IP; Gestão de negócios e tecnologia; Redes de Acesso (SDH e PDH); Telefonia básica; Telefonia Celular (GSM, TDMA e CDMA). Inglês no mínimo entre intermediário e avançado. Experiência técnica em telecomunicações; experiência em gestão de equipes técnicas. A empresa oferece: Excelente ambiente de trabalho e possibilidades de crescimento; Contratação efetiva (CLT); Salário mensal em torno de R$ 7.000 / Benefícios: - AM extensiva aos dependentes; - PPR/PLR - Ótimo VR - Seguro de Vida e demais pertinentes à posição e compatíveis com o mercado. Todos os nossos processos são gratuitos para o candidato, quem responde por nossos honorários são as empresas contratantes. Enviar Currículos detalhados para o email: speedconsult@uol.com.br / Escrever no assunto: GER. OPER. TELECOM - RJ . Desejamos saber a pretensão salarial (vejam faixa da empresa), mas imprescindível informar a remuneração atual.

TEC ENFERMAGEM DO TRABALHO

N. IGUAÇU. VAGA FEMININA . ATÉ 4 MODAIS DIÁRIOS. Apenas candidatos oriundos de EMPRESA (Industria). Não serão avaliados cv`s oriundos de CONSULTORIOS ou HOSPITAIS. LEIA O PERFIL; NÃO PANFLETE SEU CURRÍCULO. CURRÍCULOS FORA DO PERFIL SERÃO DELETADOS. Industria de grande porte localizada em NOVA IGUAÇU seleciona com URGENCIA: TEC ENFERMAGEM com experiência comprovada em CTPS. POSSUIR COREN ATIVO. Vivencia em atendimento, em sistema PCMSO; PPRA; CIPA; Exames periódicos, adimensionais e dimensionais. Escolaridade: 2º Grau Tec Enfermagem. Salário: R$ 1050,00 VT + ASS MÉDICA e ODONTO (EXTENSIVO FAMILIA) + Cesta Básica + Refeição no Local + Convênios com estabelecimentos comerciais. Horário de Trabalho: Segunda a Sexta / 07:15 AS 17:00. Interessados devem encaminhar currículo para igor@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto TEC ENFERMAGEM TRABALHO - N. IGUAÇU


ENGENHEIRO GEOTÉCNICO

Empresa no seguimento de ENGENHARIA CONSULTIVA seleciona com URGENCIA para trabalhar no RIO DE JANEIRO: ENGENHEIRO GEOTÉCNICO. Experiência no desenvolvimento de projetos e coordenação de atividades relacionadas a obras de terra (projeto de fundações, estruturas de contenção, análise de estabilidade, escavação de materiais pétreos e terrosos, obras em túneis, aterro sobre solos com baixa capacidade de carga, estruturas em solo reforçado, rebaixamento de lençol freático, instrumentação geotécnica e domínio de ensaios de laboratório e campo em materiais pétreos e terrosos). Conhecimentos de informática - Geoslope, Plaxis, pacote office, autocad e msproject. FORMAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL (COM ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNIA). Os interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para igor@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto ENGENHEIRO GEOTECNICO.


ENGENHEIRO CIVIL

Grupo Let recruta: ENGENHEIRO CIVIL. Salário: R$3.500,00 + Insalubridade + Benefícios; Local de trabalho: Duque de Caxias. Escala: Segunda a Sexta. Atividades: Operação de aterro. Não é necessário experiência na atividade, o funcionário será treinado. OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR O CURRÍCULO PARA THALITA@GRUPOLET.COM / COLOCANDO NO ASSUNTO O NOME DA VAGA.


MANIPULADOR

Selecionamos URGENTE, profissionais com ensino médio completo, com experiência na produção de produtos dermatológicos (cremes, comprimidos e etc.). Local de Trabalho: Flamengo. Salário: R$ 600,00 + VT + VR . Enviar currículo no corpo do e-mail para: janaina.reis@extraquadro.com.br. Atenção: Currículos fora do perfil acima serão descartados.

ENGENHEIRO (A) DE VENDAS

VOLTA REDONDA. Alliage Consultoria em Recursos Humanos seleciona para empresa multinacional: ENGENHEIRO (A) DE VENDAS. Pré-Requisitos EXIGIDOS: Nível superior completo em ENGENHARIA MECÂNICA, DE PRODUÇÃO OU ELÉTRICA; Experiência em prospecção de novos negócios e gerenciamento de carteira de clientes; Experiência com vendas em indústrias; Domínio do pacote Office; Possuir Carteira de Habilitação; Residir na mesma cidade ou em regiões próximas. Observações: A empresa disponibiliza: Carro, laptop e celular. A função não envolve gestão e sim atividade comercial de campo. Local de Trabalho: Volta Redonda / RJ. A empresa oferece: PLR, Previdência Privada, Assistência Médica e Odontológica, Ticket Refeição e Seguro de Vida. IMPORTANTE: Enviar o currículo com PRETENSÃO SALARIAL para katinareis@yahoo.com.br e mencionar no assunto do e-mail o nome da vaga: ENGENHEIRO DE VENDAS. Informamos que seu currículo será analisado com base no perfil do cargo e somente entraremos em contato com os candidatos que forem considerados APTOS nesta etapa, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias da data de sua inscrição. Não havendo contato nesse período, mantenha o seu currículo atualizado no site da Alliage para futuras oportunidades.


TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Empresa no ramo de Automação Predial e Segurança Eletrônica, contrata Técnico em Eletrônica para desenvolver as seguintes atividades: Certificado de curso Técnico de Eletrônica; Comprovação de experiência mínima de 01 (um) ano na função, comprovada mediante a apresentação da carteira profissional; Conhecimentos necessários: Inglês técnico intermediário; domínio em nível usuário: Windows XP, Office, Internet, noções de desenhos arquitetônicos: plantas baixas de arquitetura e instalações prediais; domínio em nível intermediário das instalações prediais de todas as áreas supervisionadas e controladas pelo sistema de automação; interpretação de esquemas de ligação. Efetivo: 01(um) residente; CLT, VT, VR. Rio de Janeiro - CENTRO. Favor enviar curriculum para jonilson@oi.com.br


AUXILIAR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Indústria de grande porte localizada no Rio de Janeiro contrata: Cargo: Auxiliar de Controle de Qualidade/ Inspetor da Qualidade. Salário: R$1.449,23 + adicional noturno + insalubridade. Benefícios: Cesta básica, convênio médico e odontológico, participação nos resultados, alimentação no local e vale transporte. Horário: 21: 45 às 07:00 h. Experiência: 03 anos na função. Escolaridade: Ensino médio completo . Curso: Medição Industrial . Conhecimentos dos instrumentos: Paquímetros, micrômetros e trenas . Descrição das atividades: Realiza Inspeção visual e dimensional dos produtos fabricados e de acordo com sua área de atuação; Preenche diariamente os relatórios referentes às inspeções realizadas; Retira amostras para a realização de ensaios destrutivos; Executa ensaios destrutivos de acordo com a necessidade prevista nos procedimentos específicos; Quando solicitado, realiza inspeção de recebimento de materiais; Quando solicitado, realiza inspeção de devolução de materiais e utiliza instrumentos de medição para a realização das inspeções realizadas. Os interessados que estiverem dentro do perfil, favor encaminhar curriculum para isabellarh.guerra@yahoo.com.br, colocando como título o nome da vaga.


ESTÁGIO TÉCNICO EM METALURGIA, QUÍMICA OU MECÂNICA

Indústria de grande porte localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, oferece vagas para Estagiário Técnico. Deve estar cursando técnico em Metalurgia, Química ou Mecânica. Disponibilidade para estagiar no mínimo 12 meses. Horário: 7h30min às 16h45min, durante 4 dias na semana. Terá 1 dia de folga mais o sábado e o domingo. Dinâmico, comprometido e que se identifique com a área industrial. Local de estágio: Santa Cruz. Bolsa auxílio de R$: 767,00 + Benefícios (Refeição no local, Ônibus da empresa...) . Os interessados devem enviar currículo para vagasindustria@ontime.srv.br, colocando no assunto a palavra Estágio Técnico.


ESTÁGIO ENGENHARIA MECÂNICA

(Santa Cruz). Consultoria do Centro do Rio contrata para um de seus clientes no seguinte perfil: Conclusão da graduação no final do segundo semestre de 2011 no curso superior de engenharia de mecanica; Desejavel dominio de ingles; Desejavel dominio do Pacote Office; Disponibilidade para estagio 4 dias na semana de 7:30 as 16:45h. BOLSA AUXILIO: PENULTIMO ANO R$: 918,00. ULTIMO ANO R$: 1027,00. BENEFICIOS: ASSISTENCIA MEDICA + ASSISTENCIA ODONTOLOGICA + PROGRAMA DE AUXILIO MEDICAMENTO + TRANSPORTE + REFEICAO NO LOCAL. Interessados devem encaminhar curriculo NO CORPO DO E-MAIL para vagasindustria@ontime.srv.br


ENGENHEIRO CIVIL PLENO

SENAC RIO SELECIONA: ENGENHEIRO CIVIL PLENO. Requisitos: Formação superior em Engenharia Civil; Conhecimentos em AutoCad; Experiência anterior nas atividades descritas abaixo. Descrição das atividades a desempenhar: Especificações técnicas das obras a serem contratadas; Fiscalização de obras; Verificação e elaboração de projetos. Número máximo de inscritos: 2000 candidatos. Benefícios: Vale transporte + Vale Refeição + Assistência Médica (Rede Amil) + Assistência Odontológica + Seguro de Vida + Plano de Previdência Privada + Auxílio Funeral. Interessados deverão acessar o site www.rj.senac.br, seção "trabalhe no Senac Rio" e cadastrar o currículo na respectiva vaga.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SENAC RIO SELECIONA: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Formação Superior em Engenharia com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência anterior como Engenheiro de Segurança do Trabalho, nas atividades descritas abaixo. Descrição das atividades a desempenhar: Elaborar procedimentos quanto a higiene e segurança do trabalho; Analisar projetos de construção civil e de instalações, emitindo parecer técnico afim de adequá-los às normas legais de segurança; Assessorar na elaboração de treinamento de higiene, segurança e prevenção de incêndios; Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança, quanto à complexidade dos trabalhos a executar; Vistoriar, avaliar, realizar perícias, emitir pareceres, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos; Controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança. Número máximo de inscritos: 2000 candidatos. Benefícios: Vale transporte + Vale Refeição + Assistência Médica (Rede Amil) + Assistência Odontológica + Seguro de Vida + Plano de Previdência Privada + Auxílio Funeral. Interessados deverão acessar o site www.rj.senac.br, seção "trabalhe no Senac Rio" e cadastrar o currículo na respectiva vaga.

ENGENHEIRO DE DESENVOLVIMENTO PLENO

Vesuvius Refratários empresa de médio porte multinacional seleciona para seu quadro de funcionários: ENGENHEIRO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PLENO - RJ. Perfil: Superior em Engenharia Metalurgica ou de Material; Indispensável ingles fluente e espanhol intermediário; Oriundo de industrias multinacionais; Atividades: Analisar peças e falhas para apresentar melhoria na qualidade dos serviços para os nossos clientes; Discutir resultados analíticos e relatórios aos clientes; Analise de planta CCAR e localizar os bloqueios e os meios para soluções destes. Salário: R$ 5.500,00 + assistencia médica sulamérica 100% custiado pela empresa, assistencia odontologica, VT + VA R$ 130,00 + refeição no local + previdencia privada, seguro de vida e auxilio funeral. Local de trabalho - Campo Grande - RJ. Horário: Comercial. Os interessados devem encaminhar CV para: mariana.vesuvius.hr@gmail.com, escrevendo no assunto: ENGENHEIRO DE DESENVOLVIMENTO PLENO.


ENGENHEIROS DE PROCESSOS

Vesuvius Refratários empresa de médio porte multinacional seleciona para seu quadro de funcionários: ENGENHEIRO DE PROCESSOS PLENO - RJ. Perfil: Superior em Engenharia Mecanica ou Física; Indispensável ingles fluente e espanhol intermediário; Oriundo de industrias multinacionais; Atividades: Desenvolver e analisar através dos sistemas do computador e dinamica e fluxo da fábricação das peças, afim de gerar maiores negócios através de novos projetos; Sugerir novas tecnologias no campo para gerar novos projetos. Analisar fluxo do Tundisk e moldes; Salário: R$ 5.500,00 + assistencia médica sulamérica 100% custiado pela empresa, assistencia odontologica, VT + VA R$ 130,00 + refeição no local + previdencia privada, seguro de vida e auxilio funeral. Local de trabalho - Campo Grande - RJ. Horário: Comercial. Os interessados devem encaminhar CV para: mariana.vesuvius.hr@gmail.com, escrevendo no assunto: ENGENHEIRO DE PROCESSOS.


ANALISTA DE PCP

Empresa multinacional de grande porte no ramo de fabricação de refratários (industria), seleciona para seu quadro de funcionários: ANALISTA DE PCP ( PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO) - 2 Vagas. Perfil: Superior completo em engenharia de produção ou áreas afins; Responsável pela coordenação de material de produção; Conhecimento técnico de insumos para refratários; Formulação de relatórios gerenciais; Contato com a área comercial de formecedores; Possuir ingles fluente; Residr nas proximidades de Campo Grande - RJ. Salário R$ 2.600,00 + diversos benefícios. Os interessados devem encaminhar CV para mariana.vesuvius.hr@gmail.com, escrevendo no assunto ANAL. PCP


ESTÁGIO DE GESTÃO AMBIENTAL / TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Indústria de produtos de Telecomunicações, 35 anos no mercado, seleciona estagiários no seguinte perfil: Curso: Gestão Ambiental ou Técnica em Meio-Ambiente . Período/ano: 3° e 6° período. Horário de estágio: A combinar. Local de estágio: Jacarepaguá - RJ. Bolsa auxílio: R$ 640,00 + VT + Cesta básica. Atividades: Dar suporte na área de compras. Os interessados enviar currículo no corpo do email para suelen.andrade@gruposeres.com.br ate o dia 05/04/ e se cadastrar no site www.gruposeres.com.br . Mencionar no assunto: COMPRAS


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA - TEMPORÁRIO

SUPERIOR COMPLETO. IMPRESCINDÍVEL REGISTRO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO. CONHECIMENTO DE OHSAS 18000, iso 9000 E iso 14000. vivência NA FUNÇÃO. LOCAL: ITABORAÍ. CARGA HORÁRIA: 8H. Salário: R$ 4.590,00. Benefícios: VT + tr (15,00) + va (120,00) . Os interessados devem ENCAMINHAR CURRÍCULO PARA RECRUTA155@YAHOO.COM.BR, COLOCANDO O NOME DA VAGA NO ASSUNTO.

ESTÁGIO MICROBIOLOGIA

Empresa no ramo de saúde seleciona estagiário de MICROBIOLOGIA. Curso: Microbiologia . Período/ano: 4º e 5º período. Requisitos desejáveis: Usuário do Windows, Word, Excel, Acess. Noção de Inglês. Horário de trabalho: Á combinar - 6h ao dia. Local do estágio: Taquara - RJ. Bolsa auxílio: R$ 770,00 + VT + Refeição no local. Atividades: Projeto de suporte a produção ligado à linha látex, manipulação de reativos, soluções. Os interessados enviar currículo no CORPO do e-mail para: cintia.lopes@gruposeres.com.br , Mencionar no assunto: MICROBIOLOGIA e se cadastrar no nosso site: www.gruposeres.com.br


ESTÁGIO ENGENHARIA

Empresa de grande porte seleciona estagiários nas áreas de Engenharia Mecânica, produção, elétrica, metalúrgica ou Administração. Período/ano: Cursando até o 5º período no turno da tarde/noite. Requisitos desejáveis: Usuário do pacote office, inglês intermediário. Atividades: Auxiliar na manutenção do sistema de gestão da área produtiva. Horário de trabalho: das 07:00 às 13:00h. Local do estágio: Pavuna. Bolsa auxílio: R$ 1.000,00 + VT+ Refeição no local + Cesta Básica. Os interessados enviar currículo para o e-mail : cintia.lopes@gruposeres.com.br e se cadastrar no nosso site: www.gruposeres.com.br Mencionar no assunto: 075


ESTÁGIO ENGENHARIA CIVIL OU ARQUITETURA

Empresa no ramo de gerenciamento de propriedades seleciona estagiários de Engenharia Civil ou Arquitetura. Período/ano: a partir do 4º período . Requisitos desejáveis: Usuário do pacote Office; conhecimento de Autocad. Horário de trabalho: 9h às 16h ou 10h às 17h (o aluno deverá estudar no turno da noite). Local do estágio: Botafogo - RJ. Bolsa auxílio: R$ 750,00+ VT+ VR 506,00. Atividades: auxiliará no gerenciamento das demandas de clientes em um edifício. Os interessados enviar currículo no CORPO do e-mail para: cintia.lopes@gruposeres.com.br , Mencionar no assunto: 077 e se cadastrar no nosso site: www.gruposeres.com.br


ESTÁGIO TÉCNICO ELETRÔNICA/ELETROTÉCNICA OU ENGENHARIA ELETRÔNICA

Empresa no ramo de saúde seleciona estagiário. Curso: Técnico em Eletrônica/Eletrotécnica ou Engenharia Eletrônica. Período/ano: 4º ao 6º período. Requisitos desejáveis: Usuário do Windows, Word, Excel, Acess. Horário de trabalho: Á combinar â?" 6h ao dia. Local do estágio: Taquara - RJ. Bolsa auxílio: R$ 770,00 + VT + Refeição no local. Atividades: auxílio na manutenção de equipamentos, entre outros. Os interessados enviar currículo no CORPO do e-mail para: cíntia.lopes@gruposeres.com.br , Mencionar no assunto: 079 e se cadastrar no nosso site: www.gruposeres.com.br


GERENTE DE MONTAGEM

Empresa Multinacional Americana, no segmento de petróleo e gás, situada no Rio de Janeiro, seleciona para Gerente de Montagem pessoas com: Formação em Engenharia Mecânica ou de Produção; Sólida experiência em processos de montagem, teste e validação de equipamentos e produtos de ANM (Árvore de Natal Molhada); Forte experiência em liderança de equipes, controle de qualidade, melhoria de produtividade; Experiência em manufatura enxuta; Conhecimentos ou formação Six Sigma (Green Belt). Inglês Avançado (Essencial); O profissional Gerenciará todo o processo de montagem de produtos , assegurando metas de produção e bom desempenho dos equipamentos, interagindo com os demais departamentos técnicos da empresa, entre Engenharia, Supply Chain, Controle de qualidade, Projetos e outros; Candidatos interessados e dentro do perfil, favor responderem para o e-mail rhoportunidades@yahoo.com.br com o assunto: GERENTE DE MONTAGEM.


SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

Para empresa multinacional americana do segmento de petróleo e gás. (5) vagas para o Rio de Janeiro. Experiência com controle de qualidade e melhoria de produtividade. Experiência com manufatura enxuta. Sólida experiência em processos produtivos em empresas do segmento de usinagem, automotiva e mecânica em geral. Vivência com liderança de equipes. Graduação em: Engenharia Mecânica ou de Produção; Inglês Avançado a Fluente (Essencial). Atividades: Controlar o fluxo de ordem de produção. Coordenar equipe, distribuir as atividades, acompanhar a modelagem. Cumprir todo o programa de produção, com a qualidade desejada. Supervisionar as tarefas de cada pessoa na produção, controlar o estoque, utilizar as planilhas de acordo com a necessidade da produção. Solicito o envio de currículo com pretensão salarial, PARA O E-MAIL: VAGASPROFISSIONAIS@YAHOO.COM.BR


INSPETOR TÉCNICO

Consultoria (13 de Maio) contrata para um de seus clientes no seguinte perfil: Técnico em eletrônica - Temporário com chances de efetivação. Conhecimentos necessários: Imprescindível experiência anterior em Assistência Técnica da linha de áudio/vídeo e/ou da linha branca (geladeira,freezer etc). Coordenação de equipe de técnicos. Bagagem Administrativa e Comercial,isso é,conhecimento comercial com revendedores para reuniões e processos de gestão. O candidato deve possuir: Formação técnica em eletrônica. CNH e veículo. Disponibilidade para viagens. Atividades à desenvolver: Gerenciamento das redes. Supervisão de técnicos. Controle de ordens de serviço. Credenciamento e descredenciamento dos postos. Visitas às revendas. Ps: Atuação em HomeOffice. Salário: R$ 1830,00 + benefícios. Os interessados dentro do perfil devem encaminhar o currículo urgente no corpo da mensagem para recrutamento.carioca@yahoo.com.br colocando no campo do assunto o título da vaga


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Estamos selecionando para Construtora de grande porte, candidatos com o seguinte perfil: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Recém formados! Com experiência segurança do trabalho na área da construção civil. Com conhecimento em construções de pontes, viadutos, obras de grande porte, drenagem, etc. Local: Cidade Universitária-Ilha do Fundão/RJ . Horário: Comercial . Salário: Estamos trabalhando com pretensão salarial + Benefícios . Interessados e no perfil comparecer com currículo nesta 2ª feria dia 05/04/2010 de 9:00 as 12:00h., na Rua Camerino, 128 sala 801 Centro - RJ - Próximo a Embratel.


ENGENHEIRO GEOTÉCNICO

Empresa no seguimento de ENGENHARIA CONSULTIVA seleciona com URGENCIA para trabalhar no RIO DE JANEIRO: ENGENHEIRO GEOTÉCNICO. Experiência no desenvolvimento de projetos e coordenação de atividades relacionadas a obras de terra ( projeto de fundações, estruturas de contenção, análise de estabilidade, escavação de materiais pétreos e terrosos, obras em túneis, aterro sobre solos com baixa capacidade de carga, estruturas em solo reforçado, rebaixamento de lençol freático, instrumentação geotécnica e domínio de ensaios de laboratório e campo em materiais pétreos e terrosos). Conhecimentos de informática - Geoslope, Plaxis, pacote office, autocad e msproject. FORMAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL (COM ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNIA). Os interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para igor@empregourgente.com.br mencionando no campo assunto ENGENHEIRO GEOTECNICO.

ENGENHEIRO (A) DE VENDAS

VOLTA REDONDA. Alliage Consultoria em Recursos Humanos seleciona para empresa multinacional: ENGENHEIRO (A) DE VENDAS . Pré-Requisitos EXIGIDOS: Nível superior completo em ENGENHARIA MECÂNICA, DE PRODUÇÃO OU ELÉTRICA; Experiência em prospecção de novos negócios e gerenciamento de carteira de clientes; Experiência com vendas em indústrias; Domínio do pacote Office; Possuir Carteira de Habilitação; Residir na mesma cidade ou em regiões próximas. Observações: A empresa disponibiliza: Carro, laptop e celular. A função não envolve gestão e sim atividade comercial de campo . Local de Trabalho: Volta Redonda / RJ . A empresa oferece: PLR, Previdência Privada, Assistência Médica e Odontológica, Ticket Refeição e Seguro de Vida . IMPORTANTE: Enviar o currículo com PRETENSÃO SALARIAL para katinareis@yahoo.com.br e mencionar no assunto do e-mail o nome da vaga: ENGENHEIRO DE VENDAS. Informamos que seu currículo será analisado com base no perfil do cargo e somente entraremos em contato com os candidatos que forem considerados APTOS nesta etapa, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias da data de sua inscrição. Não havendo contato nesse período, mantenha o seu currículo atualizado no site da Alliage para futuras oportunidades.


ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO

Consultoria de RH recruta: Engenheiro de Aplicação. Requisitos: Superior Completo em Engenharia ou Quimica. Diferencial ter experiência com indústria. Conhecimento de trabalho em sistemas mecânicos ou elétricos (bomba e controles). Idioma: INGLÊS AVANÇADO/FLUENTE. Atribuições: Realiza e dá suporte às atividades relativas à instalação, manutenção preventiva e manutenção remediadora dos sistemas de alimentação química. Responsável por entender e acompanhar as diretrizes de segurança e os procedimentos emitidos pelas fábricas dos clientes e internos. Características: Facilidade de relacionamento interpessoal; Liderança; Comunicação; Criatividade; Organização; Planejamento; Negociação. Salário: Trabalhando com Pretensão Salarial (informar no curriculo). Benefícios: VR + ASS. Médica e Odontológica + PLR + Previdência Privada + Convenio Farmácia. OS INTERESSADOS DENTRO DO PERFIL ENVIAR CURRICULO PARA NATALIA@GRUPOLET.COMCOM NOME DA VAGA NO ASSUNTO. OS CURRICULOS FORA DO PERFIL E SEM ASSUNTO NÃO SERÃO AVALIADOS.


ENGENHEIRO (A) DE VENDAS

Alliage Consultoria em Recursos Humanos seleciona para empresa multinacional no ramos de gases industriais: ENGENHEIRO (A) DE VENDAS . Pré-Requisitos EXIGIDOS: Nível superior completo em ENGENHARIA; Experiência em prospecção de novos negócios e gerenciamento de carteira de clientes; Experiência com vendas em indústrias; Domínio do pacote Office; Possuir Carteira de Habilitação; Residir na mesma cidade ou em regiões próximas. Observações : A empresa disponibiliza: Carro, laptop e celular . A função não envolve gestão e sim atividade comercial de campo . Local de Trabalho: Volta Redonda / RJ. A empresa oferece: PLR, Previdência Privada, Assistência Médica e Odontológica, Ticket Refeição e Seguro de Vida. IMPORTANTE: Enviar o currículo com PRETENSÃO SALARIAL para recruta_alliage@yahoo.com.br e mencionar no assunto do e-mail o nome da vaga: ENGENHEIRO DE VENDAS . Informamos que seu currículo será analisado com base no perfil do cargo e somente entraremos em contato com os candidatos que forem considerados APTOS nesta etapa, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias da data de sua inscrição. Não havendo contato nesse período, mantenha o seu currículo atualizado no site da Alliage para futuras oportunidades.


TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso de Técnico em Segurança do Trabalho (com registro no MTE). Ensino Superior Completo ou em Curso. Mínimo de 02 anos de experiência em Indústria (tem que ter experiência trabalhando em Fábrica). Conhecimento de Meio Ambiente. Bons conhecimentos de Informática. Desejável Inglês. Horário de Trabalho - 07:30 as 17:30 h (seg a sex). A empresa oferece R$ 2.150,00 + VT + Refeição + VA + AM + Seguro Vida + PLR + Auxílio Farmácia. Interessados favor encaminhar currículo para recrutamento43@yahoo.com.br


TÉC. MEIO AMBIENTE

Multinacional de grande porte seleciona estagiários de: Técnico em Meio Ambiente. Período/ano: Previsão de formatura: dez/2010 até julho /2011. Requisitos desejáveis: Usuário do pacote office . Horário de estágio: 30 horas semanais. Local de estágio: Campo Grande. Bolsa auxílio: R$ 520,00 + transporte + alimentação . Previsão de início do estágio: abril/2010. Os interessados se cadastrar no nosso site www.gruposeres.com.br e enviar currículo para o e-mail : paula.calvano@gruposeres.com.br Mencionar no assunto : 063


ESTÁGIO NO SETOR DE GARANTIA DA QUALIDADE

Gostaria de anunciar a seguinte vaga para o Rio de Janeiro - R.J. Selecionamos candidatos à vaga de estágio no Setor de Garantia da Qualidade. OBS.: Não é necessária experiência anterior. Objetivos: Auxiliar nas atividades desenvolvidas pelo Setor de Garantia da Qualidade, e execução de atividades sob supervisão. Principais Responsabilidades: Acompanhamento e execução de atividades relacionadas ao Sistema de Garantia da Qualidade, tais como: revisão e elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão, elaboração de treinamentos, gerenciamento de sistema de treinamentos, acompanhamento da qualificação de fornecedores, calibração de equipamentos e instrumentos, validações, auditorias internas entre outras atividades. Auxiliar a Gerência da Garantia da Qualidade na execução das atividades relacionadas ao setor. Requisitos: Estar cursando faculdade de Farmácia, preferencialmente entre o 4º e 7º períodos, com disponibilidade para 30h semanais. Além disso, é imprescindível domínio da língua inglesa e conhecimentos avançados de informática. São características importantes: iniciativa, liderança, boa fluência verbal e escrita, pró-atividade, interesse no aprendizado, sociabilidade e organização. Benefícios: Bolsa auxílio: R$ 400,00; Vale transporte. Os interessados devem enviar CV para o e-mail selecao_gq@yahoo.com.br

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

O Grupo Cemeru Saúde, situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, contrata Técnico de Laboratório. Não aceitaremos currículo de coletor. Requisitos: Experiência no mínimo de 1 ano no como Técnico em patologia com conhecimento em automação, experiência com aparelho de bioquímica e hematologia, bancada e leitura de lâminas (urina, fezes e hematologia). Residir na Zona Oeste (imprescindível). Disponibilidade Plantão Noite ou Diurno. Os interessados deverão enviar o currículo no corpo do e-mail e em anexo. Encaminhar para grupocemeru@yahoo.com.br, colocando no assunto o nome da vaga em questão. Aceitaremos APENAS os currículos dentro do perfil.


ESTAGIÁRIO DE QUALIDADE

Empresa com forte atuação no mercado de eletrônica naval situada no Rio de Janeiro, busca estagiário de Asministração a partir do 3º período com inglês fluente disponibilidade para 6 horas diárias, bons conhecimentos do pacote Office/Windows/Internet. Atividade a ser desempenhada: Atualização dos indicadores da Qualidade. Suporte no controle e arquivamento dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade. Auditoria diária das Ordens de Produção para checar existência de não conformidades no processo. Verificar o cumprimento dos procedimentos da qualidade diariamente na operação. Checar se as pesquisas de satisfação de clientes estão sendo aplicadas e tratadas devidamente. Auditar os relatórios de não conformidade quanto ao seu tratamento. Bolsa Auxílio: R$ 560,00. Benefícios: VR + VT + seguro de vida. Carga Horária: 30 horas semanais. Enviar cv no corpo do e-mail para: rhconsultoriagarrot@yahoo.com.br


GESTÃO AMBIENTAL / TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Indústria de produtos de Telecomunicações, 35 anos no mercado, seleciona estagiários no seguinte perfil: Curso: Gestão Ambiental ou Técnica em Meio-Ambiente . Período/ano: 3° e 6° período. Horário de estágio: A combinar. Local de estágio: Jacarepaguá - RJ. Bolsa auxílio: R$ 640,00 + VT + Cesta básica. Atividades: Dar suporte na área de compras. Os interessados enviar currículo no corpo do email para suelen.andrade@gruposeres.com.br ate o dia 05/04/ e se cadastrar no site www.gruposeres.com.br . Mencionar no assunto: COMPRAS

COORDENADOR INDUSTRIAL

Empresa: Confidencial. Realizar e acompanhar planejamento estratégico; - Acompanhar os processos fabris; Realizar ações de melhoria que garantam a qualidade dos processos fabris; Implantar e garantir a uniformidade no Sistema de Gestão Industrial; Garantir a disponibilidade dos produtos para atender a demanda do mercado; Promover a redução de perdas. Superior Completo. Comunicação - Liderança - Negociação - Planejamento. Programa de segurança alimentar; ISO 9000. Local de trabalho: RIO DE JANEIRO. Benefícios da vaga: TICKET ALIMENTAÇÃO, ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA. Envie seu currículo no corpo do email para melhor@melhoremprego.com



ENGENHEIRO DE PRODUTO

Empresa multinacional americana do segmento de fabricação de equipamentos para a exploração de petróleo e gás. Vaga para a cidade do Rio de Janeiro. Conhecimento: Softwares - Ansys, Matlab, Fortran e outros. Experiência em Design de Linhas Flexíveis, Umbilicais, ISUs e Tubos Rígidos. Formação: Graduação - Engenharia Naval, Mecânica, Metalurgia ou de Materiais. Inglês - Avançado. Habilidades: Busca contínua de aprimoramento dos conhecimentos. Comprometimento com o Trabalho. Saber trabalhar em Equipe. Solicito aos candidatos que estiverem no perfil e tiverem interesse na oportunidade que enviem currículo com pretensão salarial para o e-mail: vagasprofissionais@yahoo.com.br com o assunto - ENGENHEIRO DE PRODUTO.


REPRESENTANTE COMERCIAL DE MEDICAMENTOS

Industria de Medicamentos contrata Representante Comercial de Medicamentos. Com Carro próprio; Sem Experiência na função; Sem restrições de idade; Preferência Masculino; Salário entre 1600,00 ( Fixo e Ajuda de Custo). Regiões - Espírito Santo ( Cachoeiro de Itapemirim e região, Vitória) São Paulo ( Jabaquara, Santo Amaro, Itaim) RJ ( Botafogo, Ipanema, Praça S. Pena). Encaminhar CV para patriciaabv@yahoo.com.br

4.08.2010

Anvisa: Informes

SNGPC: Validação de arquivos XML

8 de abril de 2010

Informamos que desde o dia 05 de abril os arquivos XML estão demorando mais tempo para serem validados. Diante disso, a equipe de informática da ANVISA já foi acionada para resolver o problema e normalizar o sistema o mais rápido possível.

Enfatizamos que o RT mantenha o hábito de acessar diariamente o status de transmissão para verificar se o arquivo foi validado e aceito. Somente após isto, o RT deve enviar outro arquivo.

Lembramos que de acordo com o Art. 6º da IN 11/2007 discorre:

Não deverão ser objeto de autuação pelo órgão de vigilância sanitária competente os problemas decorrentes de dificuldades técnicas temporárias, entendidas como dificuldade de natureza operacional ocorrida no sistema, caracterizado como falha, interrupção ou ausência de comunicação na transmissão de dados e informações por período igual ou superior a 24 horas.

O endereço permanente de acesso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/index.asp

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)

A Anvisa publicou recentemente a Resolução RDC n.º 44/09 que instituiu as Boas Práticas Farmacêuticas e reforçou o papel das farmácias e drogarias como
locais de promoção da saúde, com base na Lei n.º 5.991/73 e na Política Nacional de Medicamentos (Portaria n° 3.916/MS/GM, de 30/10/1998) e de Assistência Farmacêutica (Resolução do CNS n.º 338, de 6/5/2004).

A regulamentação possui o objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores, contribuir para a proteção e a promoção da saúde da população e harmonizar as ações de controle e fiscalização desses estabelecimentos em todo o país.

De acordo com as novas regras, o farmacêutico poderá monitorar a pressão arterial do paciente para saber se a medicação para controle da pressão arterial
está fazendo efeito, bem como monitorar e aferir os parâmetros de glicemia e temperatura corporal para o acompanhamento do tratamento, além de
administrar medicamentos injetáveis e inalatórios e realizar o atendimento domiciliar para a prestação desses serviços. A resolução também trata da
solicitação de medicamentos pela internet e telefone.

Normas complementares estabelecem quais medicamentos isentos de prescrição poderão permanecer ao alcance dos consumidores, mediante autoserviço
(link para a IN). Alertar que o consumo indevido de medicamentos pode levar ao surgimento de reações adversas graves, interações com outros
medicamentos ou alimentos, mascarar sintomas de doenças potencialmente graves e intoxicações decorrentes do uso abusivo e indiscriminado,
comprometendo a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, é responsabilidade desses estabelecimentos e deve ser um compromisso com a população.

Farmácias e drogarias também não poderão vender produtos diferentes do que autoriza a Lei n.º 5.991, de 1973, como refrigerantes, chocolates, máquinas
fotográficas, entre outros (link para IN). Diversos estados e municípios possuem legislação específica que contraria a legislação federal, mas o Superior
Tribunal de Justiça (STJ) tem manifestado entendimento que ampara a regulamentação da Anvisa (link para a notícia). A farmácia é um estabelecimento
diferenciado que não pode ser banalizado com produtos que não têm qualquer relação com o seu objetivo.
A Anvisa está percorrendo todos os estados brasileiros para discutir com os profissionais farmacêuticos, proprietários de farmácia e com representantes da sociedade as novas regras para os estabelecimentos farmacêuticos e demais temas relacionados com o controle sanitário de medicamentos (combate à falsificação, SNGPC, Notivisa, propaganda, novas regras para bulas, etc.). Conheça os principais
pontos da RDC 44 / 09 e as principais dúvidas.

Manual de Testes de Eficácia em Produtos Desinfetantes

A Anvisa publicou no mês de setembro a 3ª Edição do Manual de Testes de Eficácia em Produtos Desinfestantes. Desenvolvido especificamente para as
condições brasileiras, o manual apresenta as pragas de maior ocorrência no país e mais representativas para a saúde pública, contra as quais devem ser
testados os raticidas, inseticidas e repelentes que serão registrados na Agência. Também traz metodologias padronizadas que avaliam de forma completa a
eficácia dos produtos desinfestantes comercializados no país. O manual estará disponível a todos os laboratórios, instituições de pesquisa e empresas, no
site da Anvisa, e também na forma impressa.

Notificação de saneantes

A Anvisa publicou a RDC nº 42, de 13/08/09, que estabelece o procedimento totalmente eletrônico para a notificação de produtos saneantes de risco I, como
detergentes líquidos e amaciantes. Esta norma visa dar mais agilidade ao processo de registro, propiciando uma análise mais detalhada da Anvisa dos
produtos com maior risco para a população. Também busca diminuir a informalidade no setor de saneantes, em que a grande maioria das empresas são
micro e pequenas, a partir da maior facilidade da regularização junto á Anvisa e da redução do custos com a simplificação dos procedimentos de registro.
Bulas de Medicamentos mais Claras e Objetivas

A Anvisa definiu um novo marco regulatório para as bulas de medicamentos com a publicação da RDC nº 47/09
Foram definidas novas regras visando à elaboração de bulas mais objetivas e adequadas para cada público – pacientes e profissionais de saúde. Quanto à forma, foi definido o tipo e tamanho da letra, espaçamento entre linhas e letras, cor de impressão e outras características que melhorarão a legibilidade e leiturabilidade das bulas. A letra será a Times New Roman no corpo do texto com tamanho mínimo de 10 dez pontos, ou seja, as bulas terão letra maior que antes.

As bulas para o paciente, elaboradas na forma de pergunta e resposta, estarão separadas das bulas para os profissionais de saúde e conterão apenas informações sobre o medicamento que acompanha haverá uma bula para cada tipo de medicamentos, impedindo que uma bula tenha informações sobre, por exemplo, solução
injetável, comprimidos e solução numa mesma bula, o que poderia resultar na administração de um medicamento na dose incorreta devido a grande número
de informações.

As bulas para os profissionais de saúde, a fim de auxiliálos
na prescrição e dispensação dos medicamentos, serão mais detalhadas. Para os
medicamentos comprados nas farmácias, o paciente encontrará na embalagem do medicamento somente a bula para o paciente.
Mas ambas as bulas estarão disponíveis no Bulário Eletrônico da Anvisa. Além disso, haverá a harmonização das bulas dos medicamentos genéricos e similares com os seus
respectivos medicamentos de referência, ou seja, as bulas de medicamentos com o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s) terão informações semelhantes.
O acesso dos portadores de deficiência visual ao conteúdo das bulas em formato especial, conforme necessidade do paciente, a partir de solicitação para a
empresa, também foi regulamentado nesta resolução. A expectativa é de que a adequação da maioria das bulas as novas regras ocorrerá durante o ano de
2010, quando as novas bulas começarão a ser disponibilizadas pelas empresas e encontradas no mercado.

Notificação de Reações Adversas ao tamiflu

A Anvisa publicou a RDC nº 45/09, de 26 de agosto de 2009, que torna
obrigatória a notificação pelos profissionais de saúde e o monitoramento de
qualquer evento adverso e queixa técnica relacionados ao uso de
medicamentos contendo oseltamivir, o princípio ativo do Tamiflu.

O objetivo é aumentar as informações sobre a segurança da medicação durante a pandemia de Influenza A (H1N1). Deve ser mantido o contato com o paciente durante
todo o período de realização do tratamento, de forma a propiciar a
comunicação do aparecimento dos eventos adversos.
A Anvisa também divulgou dois alertas orientando os profissionais de saúde a monitorar as pacientes grávidas e crianças menores de um ano que estejam fazendo uso doTamiflu. Para os menores do um ano, a Anvisa recomenda que os médicos
façam uma avaliação nas primeiras 48 horas e 30 dias após o uso da primeira
dose. As mulheres grávidas devem ser avaliadas neste mesmo intervalo e em
até 30 dias após o parto.
Fonte: Anvisa