4.08.2010

Suor em excesso


Perturbações da sudação

O suor é segregado pelas glândulas sudoríparas e transportado para a superfície da pele por meio de canais. A sudação ajuda a manter o corpo frio. Por isso, as pessoas suam mais quando faz calor. Também o fazem quando estão nervosas ou com stress.

O suor é composto principalmente por água, mas também contém sal (cloreto de sódio) e outras substâncias químicas. Quando uma pessoa sua muito, a água e o sal perdidos devem ser restabelecidos.

Sudação excessiva

A sudação excessiva (hiper-hidrose) pode afectar toda a superfície da pele, mas regra geral limita-se às palmas das mãos, às plantas dos pés, às axilas ou às virilhas. A zona afectada costuma ficar rosada ou branco-azulada e nos casos graves a pele pode apresentar fissuras, descamar-se e amolecer, sobretudo nos pés. Por vezes, a zona afectada exala um odor fétido (bromidrose), causado por bactérias e leveduras que decompõem o suor e a pele molhada.

As mãos e os pés suados são uma reacção normal à ansiedade. É também habitual uma pessoa suar muito quando tem febre. No entanto, uma sudação frequente e abundante em todo o corpo requer atenção médica porque pode ser um sinal de hiperactividade da tiróide, de uma baixa de concentração de açúcar no sangue ou de uma alteração na zona do sistema nervoso que controla a sudação. As análises ao sangue podem determinar se a função tiroideia ou a concentração de açúcar no sangue são anormais

Causa da sudamina

A sudamina verifica-se quando as glândulas sudoríparas estão obstruídas ou rompidas e o suor fica retido sob a pele.

Glândula e canal sudoríparos em estado normal Canal rompido


Tratamento

Uma sudação abundante nas palmas das mãos, nas plantas dos pés ou nas axilas pode ser controlada até certo ponto com a aplicação, à noite, de uma solução de cloreto de alumínio. Primeiro, seca-se a zona afectada, em seguida aplica-se a solução e por último cobre-se toda a zona com uma fina película plástica. Pela manhã retira-se a película e lava-se a zona. Algumas pessoas precisam de duas aplicações diárias; este procedimento costuma aliviar o problema durante uma semana. Se a solução irritar a pele, deverá interromper-se a utilização da película plástica.

Uma solução de metenamina também pode ajudar a controlar a sudação abundante. Por vezes recorre-se à iontoferese com água corrente, processo em que se aplica uma corrente eléctrica fraca à zona afectada. Se o tratamento falhar num caso de sudação extrema, pode-se proceder a uma medida muito mais drástica, que consiste na extirpação cirúrgica das glândulas sudoríparas axilares. O acompanhamento psicológico ou um tratamento com ansiolíticos podem aliviar os casos de sudação provocados por ansiedade.

Para controlar o odor é necessário manter minuciosamente limpa a zona afectada; deste modo, eliminam-se os microrganismos responsáveis pelo cheiro.

O banho diário com sabão líquido que contenha cloro-hexidina ou outro anti-séptico e a aplicação de uma preparação de cloridrato de alumínio (presente na maioria dos desodorizantes comerciais) são eficazes contra o odor; pode ser útil a depilação das axilas. Algumas pessoas podem precisar de cremes bactericidas ou loções com antibióticos (como a clindamicina ou a eritromicina) para eliminar o cheiro.

Sudamina

A sudamina é uma erupção cutânea que surge quando o suor fica retido.

Quando os estreitos canais que transportam o suor até à superfície da pele ficam obstruídos, o suor retido causa inflamação, o que provoca irritação (fogagem) e comichão. A sudamina consiste normalmente numa erupção caracterizada por vesículas minúsculas, mas também pode apresentar-se como grandes zonas de pele avermelhada.

A sudamina é mais frequente nos climas quentes e húmidos, mas as pessoas que se resguardam demasiado num clima frio também podem desenvolvê-la. As zonas mais frequentemente afectadas pela erupção são o tronco e as coxas.

Reduzindo a sudação, o problema costuma ficar controlado. É importante manter a pele fresca e seca, bem como evitar as condições que possam aumentar a sudação: o ar condicionado é ideal. São utilizadas, com frequência, loções com corticosteróides, às quais por vezes se adiciona um pouco de mentol. No entanto, estes tratamentos tópicos não são tão eficazes como a alteração do meio ambiente e o uso de vestuário adequado.

Merck

Saiba mais


O suor ou a transpiração é o “termostato” de nosso organismo. Ao transpirarmos ocorre o resfriamento do organismo com a evaporação do suor da superfície da pele para manter a nossa temperatura em torno de 36,5º C.

A transpiração não emagrece. É o gasto calórico que faz emagrecer e não a “perda” d’água do organismo. A sauna deve ser encarada como uma forma de relaxamento e lazer, mas não como meio de emagrecimento ou de liberação de toxinas..

A sua balança acusa um peso menor em função da perda de líquidos e não por queimar “gordura”. Basta fazer um teste nestas balanças que dão toda composição corporal.

Muito importante após atividade física, sauna ou transpiração intensa é a hidratação, ou seja, procure ingerir bastante líquido para repor a água eliminada para manter o nível de hidratação e o funcionamento correto de seu organismo.

Há vários fatores que influem na intensidade da transpiração, que varia de pessoa para pessoa, que vão desde estados emocionais, fatores físicos e hábitos alimentares.

O odor desagradável da transpiração ocorre pela ação de bactérias presentes nas glândulas sudoríparas se “alimentam” do suor e como subproduto deste processo surge o cheiro característico.

Hiperidrose é o excesso de transpiração que deve ser tratado sob orientação médica. Em casos acentuados a medicina dispõe inclusive de cirurgias, minimamente invasivas.

O desodorante é o principal aliado na hora de controlar o cheiro desagradável do suor.

Diferença entre desodorante antiranspirante e antiperspirante: Ambos combatem o odor característico da transpiração, porém o antiperspirante reduz a sudorese e o antiranspirante não.

Cuidado especial é indicado para o uso de desodorantes após a depilação. Prefira produtos suaves evitando-se aqueles que contenham álcool etílico.

Bons desodorantes evitam o mau-cheiro por várias horas, mesmo no calor intenso.

Há uma grande variedade de produtos, são spays, cremes, sticks e roll-nos, para peles sensíveis, alguns sem álcool e sem perfume, outros com cremes em sua formulação.

Não deixe de procurar seu dermatologista.

Nenhum comentário: