7.12.2014

Campeão olímpico e ex-recordista mundial, Ian Thorpe assume que é gay

Revelação foi feita em entrevista para TV australiana que irá ao ar neste domingo. Ele negava rumores para manter imagem de "jovem modelo de seu país"

Por Sydney, Austrália

natação ian thorpe etapa copa do mundo cingapura (Foto: Agência EFE)Ian Thorpe revela que é gay (Foto: Agência EFE)
Após anos de especulação e muitos rumores sobre sua sexualidade, o ex-nadador australiano Ian Thorpe finalmente admitiu que é gay. A revelação do ex-recordista mundial, dono de oito medalhas olímpicas - cinco de ouro - e 11 vezes campeão do mundo foi feita ao jornalista Michael Parkinson em uma entrevista que irá ao ar neste domingo pela manhã, no canal 10 da Austrália. No bate papo, Thorpe disse ainda que entrou em depressão justamente pelo fato de esconder sua opção sexual por tanto tempo.  
De acordo com o Daily Telegraph, da Austrália, Ian Thorpe teria negado sua homossexualidade durante muitos anos pela pressão de ser um jovem modelo de seu país, mas que agora se sentia pronto para admitir. Segundo a reportagem, as aventuras do ex-nadador com mulheres no passado era uma forma de proteger sua imagem. 
Na sua biografia lançada em 2012, Thorpe confrontou as especulações e negou os rumores de que era homossexual.
- Para registro, eu não sou gay e minha experiência sexual é sempre foram normais. Me sinto atraído por mulheres, amo crianças e sonho em construir uma família um dia. Eu sei o que é crescer e ser questionado sobre minha sexualidade. Já fui acusado de ser gay antes e sei o que é isso - afirmou Ian Thorpe, à época.
Ian Thorpe na seletiva de natação na Australia (Foto: AFP)Ian Thorpe negou em sua biografia que era gay (Foto: AFP)

Entrevista Dilma Rousseff - Eleições 2014 INTEGRA



CASOS PERDIDOS




Não desista das pessoas! Não desista de você mesmo!
Ninguém é um caso definitivamente perdido até que o último suspiro seja dado. Batalhamos muitas vezes para ajudar as pessoas e acabamos nos sentindo cansados quando a única impressão que temos é que nada muda, nada acontece. Nesses momentos sentimos como se não tivesse jeito e o sentimento de impotência diante da situação pode nos impelir a desistir. Mas não estamos dentro do coração de ninguém, não sabemos o que nossas ações, nossos esforços estão fazendo, talvez o gelo esteja derretendo e paramos no mau momento.
Não é por que as pessoas ficam caladas e não demonstram reação que o que fazemos por elas não possua efeito. A mente guarda tudo o que recebe, a alma se apega a afeições e um coração endurecido pode se sentir tocado.
Claro que seria mais fácil ter uma varinha de condão e sair resolvendo os problemas de todo mundo, transformando gatas borralheiras em lindas cinderelas, pessoas más em anjos e resolvendo os problemas de infelicidade daqueles que nos são caros. Mas não é bem assim que funciona com a vida.
A única varinha de condão que possuímos é a nossa vontade de ajudar, nosso coração inteiramente disponível e um amor desmesurado. Podem não ser coisas suficientes, mas são básicas e um grande começo.
Não conheço ninguém que seja incapaz de ajudar, nem que seja orando, dando uma mão, um pouco de atenção, ficando do lado. Isso é o que geralmente chamamos de amizade.
E, ajudando aos outros, nos ajudamos a nós; restabelecendo a felicidade de alguém é a nós que estamos reconstruindo, pois não há maior recompensa por um grande esforço que ver um grande sorriso e olhos que brilham.
Deus também não nos considera casos perdidos, pois nos levanta a cada queda e nos perdoa a cada deslize. Olhe-se bem no espelho: mesmo com todas as suas imperfeições, você é capaz de ir adiante e vencer suas barreiras emocionais e existenciais.
Não... não existem casos perdidos, existem apenas pessoas mais difíceis de serem ajudadas e que não compreenderam ainda que podem sair do poço, mas quando maior for nosso desafio, maior será nossa vitória.
Abrace a coragem, vista-se dela! Há muitos que precisam de você e, sobretudo, Deus conta com você!

A (IN)TOLERÂNCIA




As flores toleram as abelhas, mesmo se estas lhes tiram o néctar, mesmo se, por vezes, por acidente, uma pétala se machuca.
A natureza tolera os ventos que arrastam folhas e quebram os galhos, tolera as torrentes e correntes que não perguntam o que carregam na sua passagem. 
A própria lua tolera as mudanças e acolhe serenamente cada fase com dignidade.
Só nós, humanos e racionais, somos assim intolerantes com a vida, com o próximo, com o que nos acontece, com o que deixa de nos acontecer, com as diferenças e os diferentes que mal suportamos.
Damos de nós e queremos ficar inteiros; recebemos e queremos continuar os mesmos, abastados do nosso eu, sem as máculas dos pecados que nos deixariam iguais a todo mundo.
Queremos amar o que nos é próximo, pois que nos disseram "ama a teu próximo" sendo que esse outro deve ser uma correspondência daquilo que somos. O que é diferente nos decepciona e nos faz sofrer.
Por isso cobramos tanto dos outros e permitimos que essa negra nuvem encha nossa alma de tristeza ao depararmos com ações e reações diferentes das que esperamos.
Mas não é amar tolerar que o outro seja outro e aceitar com resignação e alegria até que, mesmo nos possíveis deslizes, esse encha nossa vida de  novos ares e novas flores?!
A tolerância é uma incontestável prova de amor e de humildade; é o eu que se inclina para se reerguer mais rico, mais pleno, mais aberto, mais solto e mais livre.
Mais livre!!! E por isso mesmo mais feliz!
Ser flexível na vida não é se curvar. É simplesmente abrir-se como abrem-se nossas janelas para que o sol entre e ilumine nosso recinto. É um ceder que nos enobrece, pois nos permite degustar da vida nos seus mínimos detalhes.

Câmara discute eficácia dos medicamentos genéricos

Deputado pede até criação de uma proposta de fiscalização para que a Anvisa passe a analisar a qualidade desses fármacos rotineiramente

 
Pesquisa do Instituto Proteste mostrou que 83% dos entrevistados acredita na eficiência do remédio genérico (Rafael Ohana/CB/D.A Press)
Pesquisa do Instituto Proteste mostrou que 83% dos entrevistados acredita na eficiência do remédio genérico
Desde 2000, o Brasil concede registro para medicamentos genéricos. Eles têm a mesma substância ativa e fórmula dos remédios originais, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalizados da mesma forma que os de marca. Nas farmácias, o consumidor encontra mais de 21 mil apresentações diferentes de genéricos. E o que é melhor: eles são obrigados, por lei, a custar no mínimo 35% menos do que os de marca.
A eficácia dos medicamentos genéricos foi debatida numa audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Se por um lado os genéricos caíram no gosto popular, principalmente, por causa dos preços mais baixos, por outro a classe médica tem questionado a eficácia desses medicamentos.
Para esclarecer essas críticas, o deputado Sérgio Brito (PSD-BA) apresentou uma proposta de fiscalização e controle para saber o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo para garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos disponibilizados no mercado brasileiro. Essa proposta está sendo analisada pela Comissão de Defesa do Consumidor.

Pesquisa

Uma pesquisa do Instituto Proteste mostrou que, em 2011, o preço mais em conta foi o que levou 60% dos entrevistados a optar pelos genéricos na hora da compra. Para 83% das pessoas os genéricos são tão eficazes quanto os remédios de marca.

O problema é que essa mesma pesquisa demonstrou a desconfiança dos médicos em relação aos genéricos: 23% acreditam que os genéricos apresentam mais efeitos colaterais e 30% dizem que eles não são eficazes como os medicamentos  de marca. Além disso, 45% dos médicos entrevistados afirmam que o processo de avaliação da qualidade dos genéricos é menos exigente.

O Dr. Rogério Hoefler farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia é taxativo: "o brasileiro pode confiar nos genéricos". Segundo ele, qualquer produto é passível de ter desvio de qualidade e todos devem ser averiguados e punidos. A possibilidade de falhas ocorre com qualquer tipo de medicamento. "Não podemos generalizar", adverte.

A Anvisa rebate as críticas sobre a fiscalização dos medicamentos genéricos. Ricardo Borges, gerente de tecnologia farmacêutica da agência reguladora, diz que o controle é permanente, rigoroso e atende a padrões internacionais.

Para Hoefler, é preciso fazer estudos comparativos de medicamentos de marca e genéricos para fundamentar essa pesquisa da Proteste. "Se está no mercado e está registrado é um produto que tem qualidade".

O presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Henrique Tada, informa que os genéricos representam 30% de todos os medicamentos consumidos no País. E que foi exatamente o padrão de qualidade que se exige desse remédio que ajudou essa indústria a se firmar.

(com Agência Câmara)
 
Nota BPF:  Antes dos deputados criticarem os medicamentos genéricos, quanto a sua eficácia e segurança, era importante consultar e visitar  os setores responsáveis por esses produtos. Sabemos muito bem que a classe médica não vê com bons olhos este seguimento da indústria farmacêutica.   

Vacina protege contra dengue

Vacina, que teve eficácia de 56%, foi 1ª a ser testada em um grupo grande.
Para o sorotipo 2 da dengue, proteção foi de apenas 35%.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
Aedes Aegypti mosquito da dengue (Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP) 
Até o momento, não existe uma vacina apovada
contra a dengue, transmitida pelo Aedes aegypti
(Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)
A vacina experimental contra a dengue que está atualmente na fase mais avançada de desenvolvimento garantiu, em testes, uma proteção de 56,5% contra a infecção, mas não protegeu igualmente contra todos os sorotipos. Enquanto o grau de proteção contra os sorotipos 3 e 4 foi de 75%, e contra o sorotipo 1 foi de 50%, a proteção contra o sorotipo 2 foi de apenas 35%.

Os resultados de um estudo que testou o produto em 10.275 crianças asiáticas serão publicados na revista científica “The Lancet”, na edição desta sexta-feira (11). O estudo também mostrou que a vacina conseguiu prevenir 88,5% dos casos de dengue hemorrágica, que são os mais graves.

Para o infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), o baixo índice de proteção contra o sorotipo 2 pode significar que o número de ocorrências de infecções por esse sorotipo ao longo do estudo não tenha sido suficiente para avaliar com precisão o grau de proteção. Para ele, os resultados são significativos, pois a imunização seria capaz de reduzir em mais de 50% o número de casos sintomáticos.

Das 10.275 crianças de 2 a 14 anos que participaram do estudo, 6.851 receberam a vacina contra dengue e 3.424 receberam placebo. Em um período de um ano após a imunização, houve 250 casos de dengue confirmados, 117 no grupo vacinado e 133 no grupo que recebeu placebo. Os dados mostram que a vacina ofereceu uma proteção geral de 56,5% levando em conta os quatro sorotipos.

“Com certeza, mais estudos são necessários, principalmente para tirar a dúvida sobre a baixa eficácia quanto ao sorotipo 2”, diz Barbosa. Ele observa que, apesar disso, em regiões em que a situação da dengue é emergencial, onde a rede hospitalar não é capaz de atender com eficácia os casos da infecção, como ocorre no sudeste asiático, a adoção da vacina pode ser estudada.

A empresa Sanofi Pasteur, que desenvolve a vacina, já tinha divulgado dados preliminares do estudo em março. Esta foi a primeira vez que uma vacina contra dengue chegou à fase 3 de estudo clínico, que envolve testes em um grande número de voluntários.

A partir da divulgação desses resultados, as agências regulatórias dos países asiáticos já podem considerar a análise da vacina para a inclusão em seus sistemas de saúde. De acordo com a médica Sheila Homsani, gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur, a empresa vai começar a se reunir com as agências regulatórias para que elas determinem as exigências para o registro da vacina.

Vacina no Brasil
Já no Brasil, uma possível avaliação do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que ele passe a ser comercializado no Brasil ainda deve esperar os resultados de um outro estudo feito na América Latina. Neste estudo, a mesma vacina foi testada em mais de 20 mil pessoas. Do Brasil, participaram 3550 voluntários. De acordo com Sheila, os resultados serão divulgados no segundo semestre e, dependendo dos dados obtidos, a Sanofi poderá submeter o registro da vacina à Anvisa.


Você só usa 10% do cérebro? Sabe de nada, inocente

5 mentiras sobre o cérebro que você jurava ser verdades



Kindle
Share78

Scarlett Johansson  - em seu novo filme, ela é especial por usar mais de 10% do cérebro. Acredite, você faz o mesmo (Foto: Reprodução/Youtube)

VOCÊ SÓ USA 10% DO CÉREBRO? SABE DE NADA, INOCENTE

Ninguém nega que Scarlett Johanson seja uma pessoa incrível. Basta assistir a um filme da atriz para chegar a essa conclusão. No seu novo trabalho, o filme Lucy, Scarlett interpreta uma mulher que desenvolve incríveis poderes depois de começar a usar mais de 10% do cérebro. Pelo trailer, divulgado em abril, o filme parece uma história de ação empolgante. Falha no que diz respeito à ciência. Afinal, Scarlett já usa, na vida real, mais de 10% do cérebro. Na verdade, ela usa o cérebro inteiro. Nisso, ela, você e eu somos muito parecidos.
A história de Lucy se apoia em um antigo mito da neurociência – o de que humanos possuem capacidades cerebrais não utilizadas, uma espécie de potencial latente. Ideias assim são comuns. Para esclarecer alguns enganos sobre o funcionamento do cérebro, o canal do Youtube AsapSCIENCE lançou um vídeo em que corrige alguns erros populares. Inspirados pela iniciativa, decidimos fazer o mesmo. Abaixo, destruímos 5 mitos sobre o sistema nervoso.

1 – Você usa somente 10% do seu cérebro
Bobagem. Ao contrário do que a sabedoria popular sustenta, os humanos não desperdiçam nenhuma área do cérebro. O conjunto todo é muito bem utilizado. Nem todas as áreas, porém, ficam ativas simultaneamente. Durante uma corrida, por exemplo, a atividade cerebral é mais intensa nos centros responsáveis pelas funções motoras.
A origem do mito dos 10% é desconhecida. Acredita-se que ele esteja associado a um discurso que William James, um dos fundadores da psicologia moderna, proferiu em 1906, durante um encontro da Associação de Psicologia Americana: “Comparado com o que poderíamos ser, estamos apenas semi-despertos. Fazemos uso de apenas uma pequena parcela de nossos recursos físicos e mentais”. James estava errado. A ideia de que apenas uma parte do cérebro é utilizada persistiu, mesmo tendo sido desmentida pela ciência, provavelmente porque é divertido pensar que possuímos capacidades ainda desconhecidas para desenvolver.


2 – O álcool mata seus neurônios
Esse mito tem origem, provavelmente, na ressaca pós-bebedeira. Qualquer um que acorde com um bate-estaca instalado sobre a cabeça, depois daquela noite de farra, é capaz de concluir que perdeu metade do cérebro ou mais. Podemos ficar tranquilos – no geral, o álcool não basta para destruir neurônios. Mesmo assim, álcool em excesso pode trazer prejuízos para o cérebro. A substância deteriora a ponta dos neurônios, os dentritos. Dentritos danificados têm dificuldade para estabelecer ligações entre as células, as chamadas sinapses.  O dano, felizmente, é reversível.
3 – Pessoas criativas têm o lado direito do cérebro mais desenvolvido
Você já deve ter escutado a história de que, se você é mais lógico, usa mais o lado esquerdo do cérebro. Se é mais criativo, tem o lado direito mais desenvolvido. Mito.Os lados do cérebro são, de fato, mais ou menos especializadas em determinadas funções: o lado esquerdo está relacionado às habilidades das pessoas com a linguagem enquanto que o lado direito ajuda a entender emoções. Mesmo assim, os estudos realizados até hoje não foram capazes de demonstrar a existência de uma preponderância do lado direito ou esquerdo nos indivíduos. Criativas ou analíticas, as pessoas continuam tendo cérebros muito parecidos.

4 – Ouvir música clássica deixa as crianças mais inteligentes
Esse mito ganhou popularidade quando a revista Nature publicou, em 1993, um artigo de neurocientistas da Universidade da Califórnia a respeito dos efeitos da música no desenvolvimento cerebral. A partir dele, ficou conhecido o termo “efeito Mozart”.  A ideia geral explorada pelo trabalho era de que ouvir composições clássicas, como as do artista austríaco, teria efeitos sobre o cérebro. O trabalho é contido em suas conclusões – os autores não usam, por exemplo, a frase “efeito Mozart” em lugar algum.  A pesquisa tampouco foi conduzida em crianças – suas cobaias foram 36 estudantes universitários adultos. Em três ocasiões, os jovens receberam tarefas de lógica para realizar. Antes de cada tarefa, passaram 10 minutos escutando puro silêncio, uma fita de relaxamento ou 10 minutos das melhores obras de Mozart. Por um curto período, os alunos que ouviam Mozart tinham um desempenho melhor que os demais. Como essa conclusão evoluiu para envolver crianças e pais enlouquecidos tocando Stravinski durante a gestação, é uma dúvida que persiste.
Claro que escutar música clássica não é má ideia, se isso te apraz. Aliás, escutar música é bom, qualquer que seja a melodia, independentemente do gênero. Pesquisas recentes sustentam que, mesmo que a música não te deixe mais inteligente, ela faz bem para seu corpo e mente. Um trabalho publicado em 2011 no periódico Nature Neuroscience afirma que, quando você ouve suas canções favoritas, o cérebro libera ondas e dopamina, uma substância que provoca prazer.
5- Humanos têm 5 sentidos
Tato, paladar, visão, audição e olfato. Desde criança, aprendemos que esses são os cinco sentidos de que, no geral, os seres-humanos fazem uso para se orientar. Não é mentira. É uma meia verdade. Na realidade, a ciência ainda reconhece outros sentidos tais como o senso de equilíbrio ou a capacidade de sentir a passagem do tempo. O número mais aceito é de nove sentidos, mas alguns pesquisadores sustentam que eles podem chegar a mais de 20.

Papa diz que Copa do Mundo permitiu encontro de nações e religiões

Pontífice divulgou mensagem pelo Twitter.
Vaticano nega rivalidade entre Fransciso (argentino) e Bento XVI (alemão).

Do G1, em São Paulo
Papa Francisco publicou mensagem sobre a Copa do Mundo no Twitter  (Foto: Reprodução/Twitter)Papa Francisco publicou mensagem sobre a Copa do Mundo no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

O Papa Francisco publicou neste sábado (12) em sua conta no microblog Twitter uma mensagem sobre a Copa do Mundo disputada no Brasil. "A Copa do Mundo fez encontrar-se pessoas de diferentes nações e religiões. Possa o desporto favorecer sempre a cultura do encontro", afirmou o pontífice.
As vésperas do confronto entre Argentina e Alemanha na final da Copa do Mundo, neste domingo (13), no Estádio do Maracanã, no Rio, o Vaticano minimizou  os rumores de rivalidade entre o papa Francisco, um argentino, e seu antecessor Bento XVI, um alemão.
Em resposta à intensa especulação da mídia sobre a possibilidade de os dois verem a partida juntos, que chamou de “engraçada”, o Vaticano pediu aos torcedores que façam uma “pausa pela paz” antes da decisão de domingo para lembrar as vítimas da guerra e da pobreza.
Um funcionário do alto escalão do Vaticano, que trabalha com Francisco e com o papa emérito Bento XVI, disse à Reuters que ainda não se tomou nenhuma decisão sobre como os dois passarão a noite de domingo (13).
Bento XVI, notou a fonte, não gosta de futebol, mas acrescentou: “Vamos ver. A situação atual é inédita.”
Papa x Papa
À esquerda, o alemão Papa Emérito Bento XVI; à direita, o argentino Papa Francisco (Foto: Filippo Monteforte/AFP/Arquivo e Alessandro Bianchi/Reuters)À esquerda, o alemão Papa Emérito Bento XVI; à direita, o argentino Papa Francisco (Foto: Filippo Monteforte/AFP/Arquivo e Alessandro Bianchi/Reuters)
O porta-voz do Vaticano disse não crer que Bento XVI, atualmente com 87 anos e vivendo sua aposentadoria em reclusão em um ex-convento no Vaticano, assistirá ao jogo por causa do horário – em Roma a partida começa às 21h.
Já Francisco é fã de futebol. Ainda arcebispo de Buenos Aires, era torcedor entusiasmado do clube San Lorenzo, e foi membro honorário do time apelidado de Santos de Boedo, em função da vizinhança onde foi fundado em 1908 por um grupo de jovens que incluía um padre.
O Conselho de Cultura do Vaticano, que trabalha com esportes, classificou a especulação pré-jogo de “engraçada e divertida”, mas declarou que irá pedir um momento de silêncio no domingo para “pensar em coisas importantes” como a paz.
“Vamos fazer uma pausa pela paz”, disse o monsenhor Melcher Sánchez de Tosca y Alameda, subsecretário do conselho, anunciando a hashtag #PAUSEforPeace nas mídias sociais.
Sánchez se referia à tradição da Grécia antiga de interromper todos os conflitos durante os Jogos Olímpicos.
“Por que não para a Copa do Mundo? Por que não uma pausa, um momento de silêncio, uma trégua pela paz?”, indagou.
Um porta-voz do conselho disse que depende de cada torcedor, cada seleção e cada organização, incluindo a Fifa, se, como e quando querem observar um momento de “silêncio ou reflexão ou pausa” para lembrar os que estão sofrendo.

Ativista Sininho é presa na casa do namorado em Porto Alegre

Elisa Quadros Pinto Sanzi foi detida na manhã deste sábado (12).
Prisão faz parte de operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Rafaella Fraga e Fábio Almeida Do G1 RS e da RBS TV
Sininho está detida no Aeroporto Salgado Filho (Foto: Carla Simon/G1)Sininho está detida no Aeroporto Salgado Filho (Foto: Carla Simon/G1)
A ativista Elisa Quadros Pinto Sanzi, 28 anos, conhecida como Sininho, foi detida em Porto Alegre na manhã deste sábado (12). A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que Sininho foi presa na casa do pai. Na verdade, ela foi presa na casa do namorado. O erro foi corrigido às 12h16)
No Rio de Janeiro, a corporação deflagrou uma operação para cumprir mandados de prisão expedidos pela 27ª Vara Criminal contra acusados de promover atos de vandalismo durante protestos realizados na capital fluminense. A investigação é da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
A manifestante Elisa Quadros, conhecida como Sininho, chega à 17ª Delegacia Policial, em São Cristóvão, para depor no procedimento aberto para investigar a morte do cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Andrade durante protesto no Rio. (Foto: Armando Paiva/Fotoarena/Estadão Conteúdo) 
Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho (Foto:
Armando Paiva/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
A prisão de Sininho foi efetuada  por volta das 6h na casa do namorado, no Centro Histórico de Porto Alegre, por policiais do Rio de Janeiro, com auxílio de agentes do Departamento de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul. Ela ficará detida no aeroporto, onde aguarda um voo para o Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, trata-se de um mandado de prisão temporária por formação de quadrilha armada.
Nascida em Porto Alegre, a jovem que tem o apelido da fadinha da história de Peter Pan é formada em cinema. Sininho deixou a capital gaúcha aos 11 anos e foi morar no Rio de Janeiro com a mãe e o padrasto.
Apesar de participar das manifestações populares no Rio de Janeiro desde o ano passado, Sininho passou a ser investigada após a prisão de Fábio Raposo, o primeiro dos suspeitos de participação na morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, 49 anos, da TV Bandeirantes, em um dos protestos em fevereiro deste ano. Ele foi atingido por um artefato explosivo quando registrava o confronto entre manifestantes e policiais em manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio. Internado em estado grave, o cinegrafista morreu dias depois. Sininho durante as investigações foi ajudada pelo PSOL no Rio .

Contracepção por controle remoto



por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz

Chips contraceptivos que são implantados sob a pele da mulher, liberando diariamente hormônios no organismo, já são utilizados em todo o mundo. A novidade surgida na semana passada é que agora tais chips podem ser acionados por controle remoto. Pesquisadores dos EUA desenvolveram a tecnologia que funciona em uma peça de quatro centímetros quadrados. A mulher não mais precisa valer-se de clínicas para ligar ou desligar o chip. O novo equipamento está recebendo nos EUA o apoio de Bill Gates. 

Acredite no Brasil

 

A derrota para a Alemanha não pode apagar o brilho da organização impecável de uma das maiores Copas do Mundo da história. O País deve se orgulhar de sua capacidade de realizar grandes feitos e da competência e da qualidade de seu povo

Ana Carolina Nunes (acarol@istoe.com.br), Paula Rocha e Yan Boechat*

Finalmente chegou ao fim na terça-feira 8, em Belo Horizonte, o trauma que marcou o Brasil pelos últimos 64 anos e ajudou a moldar a visão que os brasileiros têm de si. Quis o destino que o fantasma do Maracanazo, drama que perseguiu e maltratou a autoestima nacional por mais de seis décadas, tenha sido enterrado com uma derrota vergonhosa e acachapante para a Alemanha, no Mineirão. Os sete gols marcados pelo time Müller, Klose, Khedira & cia tornaram aquele chute meio mascado de Ghiggia em 1950 um mero soluço na vitoriosa história do futebol brasileiro. Ainda é cedo para entender a real dimensão de uma derrota tão impactante numa semifinal de Copa do Mundo disputada em casa. Mas nunca é tarde para o País analisar o passado e não incorrer no profundo erro que cometeu em 1950 após perder o Mundial em pleno Maracanã: a crença de que a culpa para o fracasso em uma partida de futebol se deve a uma fragilidade, a uma inferioridade, a um pecado original intrínseco à identidade brasileira. O que ocorreu nestes 64 anos que separam as duas hecatombes prova, com demonstrações indiscutíveis, que o Brasil e os brasileiros precisam livrar-se de uma vez por todas do que o gênio Nelson Rodrigues classificou como complexo de vira-latas.
abre.jpg UNIÃO
Brasileiros de todas as cores, credos e classes uniram-se para
fazer desta uma das maiores Copas de todos os tempos
Os profundos avanços econômicos, sociais, tecnológicos e culturais brasileiros nas últimas seis décadas são suficientes para aniquilar na raiz qualquer ilação sobre uma pretensa precariedade da alma nacional. De nação puramente agrária, em um lento processo de industrialização e absolutamente desigual, o Brasil transformou-se em uma das maiores economias do mundo, numa das mais avançadas democracias do planeta, dono de um parque tecnológico pujante e ator importante no cenário geopolítico regional e global. Trata-se ainda, é verdade, de um país em construção, com uma série de duros e complexos desafios a enfrentar. Mas é inegável que o Brasil de 2014 não parece nem sombra daquele de seis décadas atrás – e isso não é obra de vira-latas preguiçosos e desleixados. Creditar a derrota de terça-feira a uma suposta supremacia moral alemã, ou a vícios de um povo indolente, é jogar fora mais de 50 anos de trabalho suado, de história vitoriosa confirmada por uma infinidade de estatísticas. Até mesmo no campo – hoje de gosto amargo – do futebol. Desde 1963, as duas seleções se enfrentaram 22 vezes. O Brasil venceu 12 confrontos e empatou cinco. Já os alemães venceram apenas cinco jogos, incluindo a goleada do Mineirão.
O vira-latismo, apesar de antigo, é persistente. Volta e meia uma espécie de surto toma conta do País e, olhando-se de longe, tem-se a impressão de que o Brasil está sempre prestes a sucumbir a uma inerente incapacidade. Foi assim nos meses que antecederam a Copa do Mundo. Até o início da competição, uma vaga de pessimismo espalhou-se por todos os cantos. Os estádios não ficariam prontos, os aeroportos iriam colapsar, a violência tornaria a vida dos estrangeiros um inferno, os protestos e greves paralisariam a economia. O clima era tão ruim que até mesmo o Comitê Olímpico Internacional se dizia preocupado com a capacidade de o País organizar um evento da magnitude da Olimpíada.
ACREDITE-02-IE-2329.jpg DEU CERTO
O risco de um apagão no sistema de transportes se mostrou infundado
e milhares de estrangeiros cruzaram o país sem problemas
ACREDITE-03-IE-2329.jpg
Não foi preciso muito tempo para a realidade se impor. Em menos de uma semana de Mundial, brasileiros, turistas, jornalistas e mesmo quem estava do outro lado do mundo já começavam a considerar esta como a melhor Copa de todos os tempos. Goleadas históricas, jogos notáveis, viradas emocionantes, disputas improváveis de pênaltis fizeram dentro do campo este Mundial para lá de especial. Fora dele, centenas de milhares de turistas ficaram absolutamente encantados com a maneira de ser do brasileiro. O acolhimento, a generosidade, a capacidade ímpar no mundo de viver com as diferenças e se adaptar a elas conquistaram aqueles que vieram ao Brasil temendo encontrar o caos em seu sentido mais amplo.
Mesmo na infraestrutura, uma área em que o Brasil de fato precisa avançar muito, tudo deu certo. O transporte público nas grandes cidades, como em São Paulo, Rio ou Belo Horizonte, funcionou sem problemas. Os aeroportos, o grande calcanhar de aquiles deste Mundial, suportaram o fluxo concentrado de passageiros de forma exemplar. O percentual de voos atrasados durante a Copa foi inferior à média europeia, por exemplo. E os estádios, tão criticados, cumpriram seu papel com elegância. É verdade que alguns deles, como a Arena Corinthians, iniciaram o torneio ainda necessitando de ajustes, mas que foram resolvidos rapidamente. Apesar do naufrágio do time brasileiro, é impossível não concordar que, se essa não foi a “Copa das Copas”, chegou muito perto de ser. Até um esquema milionário de venda de ingressos por tubarões ligados à Fifa – impunes em várias paragens – acabou desbaratado pela sempre tão criticada polícia brasileira. “Tudo funcionou bem, tudo foi ótimo. Menos a nossa seleção, essa é que não ficou pronta para o Mundial”, brinca o humorista Hélio de La Peña. Outro que ficou impressionado com o que viu foi Mauricio de Sousa, o criador da turma da Mônica. “Foi um sucesso. A profecia da catástrofe não se concretizou.”
IEpag50a55_CopaAcredite-3.jpg
Qual o motivo, então, para o brasileiro ter apostado tanto no fracasso da sua Copa e ter temido um constrangimento colossal justo no seu grande momento de apresentar ao mundo a capacidade de organizar um evento desta magnitude? “É engraçada a dúvida que surgiu no Brasil sobre sua condição de realizar um megaevento de porte mundial”, diz Bryan McCann, professor de história brasileira da Universidade Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos. “Foi tudo muito aceitável ou melhor do que a média mundial e quem apostou em desastre claramente exagerou”, diz ele. Para o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo, Valter Caldana, o que houve foi um debate acalorado demais, que induziu ao erro de avaliações. “O debate saiu do campo técnico e político e foi para o campo eleitoral, o que sempre pode ultrapassar os limites do bom senso”, diz ele.
01.jpg
Com as questões de infraestrutura resolvidas, sobrou espaço para que o Brasil mostrasse ao mundo exatamente o que tem de mais único, de mais especial, algo que os próprios brasileiros têm dificuldade em compreender e aceitar: a tal da brasilidade, esse conjunto de características que une um país de dimensões continentais como nenhum outro no mundo. Darcy Ribeiro, o antropólogo que, como poucos, conseguiu traduzir em palavras a alma brasileira, gostava de dizer: “Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia”. O sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor do best-seller “A Cabeça do Brasileiro”, diz que, apesar da tradição europeia, não somos um povo europeu. “Essa Copa serviu para mostrar ao mundo as características muito próprias do brasileiro, como a alegria, a flexibilidade e a nossa imensa capacidade de conciliação”, diz ele. “O brasileiro poderia ser mais sério, é verdade. Mas por outro lado não podemos renegar quem somos. A alegria do povo brasileiro é algo maravilhoso, não podemos perder isso”, diz o filósofo Renato Janine Ribeiro. Darcy Ribeiro argumentava que essa alegria veio do índio, para quem o sentido da vida era só um: viver.
ACREDITE-04-IE.jpg JEITINHO
A improvisação e a alegria dos brasileiros conquistaram os turistas
E não se trata apenas de alegria. Há muita capacidade também. São poucos os países do mundo que podem se orgulhar de ter uma empresa de pesquisa como a Embrapa, que com tecnologia puramente nacional conseguiu fazer com que o Brasil se transformasse em um dos maiores produtores de grãos do planeta. Ou como a Embraer, por exemplo, que pelo empenho de engenheiros nacionais é hoje uma das quatro maiores fabricantes de aviões do mundo. Ou o que dizer de artistas que influenciaram – e influenciam – a arte mundial, como João Gilberto, Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos. Por isso, imaginar que a derrota, por mais humilhante que seja, em uma partida de futebol, tem o poder de sintetizar a pretensa inferioridade de um povo como o brasileiro é mais que burrice, trata-se de má-fé. Como diria João Ubaldo Ribeiro, com toda a sua crítica ácida à formação histórica do Brasil: Viva o povo brasileiro.
02.jpg
Foto: Laurence Griffiths/Getty Images,Mario Tama/Getty Images; ANDRÉ LUCAS ALMEIDA/FUTURA PRESS; Marcio Fernandes/AE; FERNANDO NUNES/FUTURA PRESS; Bruno Santos/TERRA, LUCY NICHOLSON

Dilma diz que polícias não devem ficar sob controle dos estados

Em entrevista à rede de televisão norte-americana CNN, a presidenta afirmou que a Constituição deve ser modificada para o Governo Federal ter mais ingerência sobre a segurança pública
Reprodução
Dilma CNN
Presidenta foi entrevistada pela rede de televisão CNN
A presidenta Dilma Rousseff defendeu que os estados tenham menos controle sobre as policias em entrevista à rede de televisão norte-americana CNN exibida na última quarta-feira, 9. Em sua fala, ela afirmou que são necessárias mudanças na Constituição para que a segurança deixe de ser uma atribuição das unidades federativas.
“O combate à criminalidade não pode ser feito com os métodos dos criminosos. Muitas vezes isso ocorre, e nós não podemos também deixar intocada a estrutura prisional brasileira”, disse Dilma, após ser questionada sobre a alta letalidade da Polícia Militar. “Eu acredito que nós teremos de rever a Constituição. Por quê? Porque essa é uma questão que tem de envolver o Executivo federal, o estadual, a Justiça estadual e federal. E porque também há uma quantidade imensa de prisioneiros em situações sub-humanas nos presídios.”
Na entrevista, Dilma disse que a letalidade da polícia “talvez seja um dos maiores desafios do Brasil”. Em sua pergunta, a jornalista Christiane Amanpour disse que a atuação da polícia brasileira “parece ser um legado ruim desse tipo de tortura, ditadura e da falta do Estado de direito que a presidenta combatia”.
Atualmente, segundo a Constituição, as policiais federais são as únicas controladas pelo Governo Federal. A Polícia Civil e a Militar são controlados pelos estados e, no caso desta última, seus agentes respondem por seus crimes na Justiça Militar.
As declarações de Dilma foram feitas na semana seguinte à divulgação do Mapa da Violência. O estudo indica uma grande responsabilidade dos policiais na elevada taxa de homicídios no País. No ano passado, a polícia matou cinco cidadãos por dia no Brasil, quatro vezes mais do que nos Estados Unidos e duas vezes e meia o índice registrado na Venezuela, segundo o anuário estatístico.

Máfia dos ingressos: jornalista britânico oferece ajuda à Justiça do Rio





  Justiça nega habeas corpus a 'tubarão' da máfia dos ingressos, Ray Whelan

Polícia Civil e Ministério Público já consideram como foragido o diretor da empresa Match, parceira da Fifa

Justiça nega habeas corpus de Ray Whelan

Tubarão da máfia dos ingressos está foragido


O Plantão Judiciário do Rio de Janeiro negou na madrugada desta sexta-feira (11) o pedido de habeas corpus ao inglês Raymond Whelan, diretor da Match Hospitality, empresa parceira da Fifa. Ele é considerado foragido da Justiça desde a tarde desta quinta-feira (10), quando teve a sua prisão preventiva decretada.
Raymond Whelan é acusado de ligação com a máfia dos ingressos para a Copa do Mundo. As buscas pelo executivo por policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) começaram antes das 16h, mas ele não foi encontrado. A polícia chegou atrasada ao Copacabana Palace, onde ele estava hospedado. 
Segundo as primeiras informações, Ray teria saído pela porta dos fundos do hotel por volta das 15h, uma hora antes da chegada dos policiais. Dos 12 indiciados por integrar a quadrilha, o executivo inglês era um dos dois que estava em liberdade graças a um habeas corpus concedido terça-feira (8). O outro era o taxista Marcelo Pavão da Costa Carvalho, que se entregou à tarde à polícia.
Nesta quinta, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público e determinou a prisão dos envolvidos na máfia dos ingressos, inclusive de Ray Whelan. A ordem de prisão foi emitida pela juíza Joana Cortes, do Juizado Especial do Torcedor. O único que não teve o pedido de prisão solicitada pelo Ministério Público foi o advogado José Massih, por ter colaborado com as investigações.
O inquérito da Operação Jules Rimet foi recebido na quarta-feira pelo Ministério Público. Doze presos, incluindo o CEO da Match Services, única autorizada pela Fifa para comercializar os tickets, Raymont Whelan, foram indiciados pelos crimes de cambismo e associação criminosa. Ontem, a polícia pediu a prisão preventiva dos detidos desde o início da operação no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O Jornal do Brasil  vem acompanhando de perto o caso e publicou, em primeira mão, denúncias a respeito do esquema de venda irregular de ingressos para a Copa. Inclusive, o JB já alertava para os riscos de Ray fugir antes de ser preso. 
>> Os bastidores da Fifa nas vendas de ingressos para a Copa no mercado negro
O caso traz à tona outro, que ocorreu há dois meses e que até agora não teve desfecho: um sargento do Corpo de Bombeiros foi flagrado vendendo ingressos para a Copa mas, até agora, o inquérito está parado.
>> Cambista na Copa: dois meses depois, bombeiro ainda não foi julgado
Veja mais reportagens sobre o caso Match/Fifa:
>> Jennings sobre Ray Whelan, da Match: "Ele sabe de absolutamente tudo"
>> Executivo da Match, Ray Whelan foi contratado pela CBF na gestão de Teixeira
>> Justiça nega habeas corpus a argelino Lamine Fofana1 /0
Nesta quarta (9), o JB publicou uma reportagem revelando o Relatório Anual e o Demonstrativo Financeiro da Match referente ao ano de 2012, onde é detalhado um empréstimo da Fifa à empresa no valor de US$ 10 milhões, para ser investido no serviço de hospitalidade na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O documento foi enviado pelo jornalista e escritor britânico Andrew Jennings. O empréstimo, detalhado na página 19 do relatório, no item "Valores a vencer após um ano", foi feito de forma generosa, sem cobrança de juros e com o prazo de pagamento total para janeiro de 2015.
O conteúdo do relatório da Match destaca que grupo atua como provedor de serviços e agente de vendas para o fornecimento de soluções para acomodação, ingressos, transporte e hospitalidade para "Titulares de Direitos" e "Comitês Organizadores" dos maiores eventos esportivos internacionais. No tópico "Revisão dos negócios", é esclarecido que o grupo, este ano operando sob contrato com a FIFA para o "Escritório de Acomodação da FIFA", o grupo, esteve diretamente envolvido nos eventos da FIFA sub-17 Copa do Mundo México 2011; FIFA sub-20 Copa do Mundo Colômbia 2011; Copa do Mundo feminina da FIFA 2011; Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2011; Copa do Mundo da FIFA 2014 Brasil (sorteio Preliminar); Congresso da FIFA 2011. Além desses trabalhos, o grupo ressalta que tem um contrato "de longo termo" com a Fifa por meio da subsidiária Match Services AG, para prover acomodação, ingressos e solução informática para a Copa do Mundo no Brasil, assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, também no país. O grupo também vendeu pacotes de viagem e acomodação para os jogos da "Ryder Cup" em 2012, no Medinah Country Club, em Illinois, nos Estados Unidos. E ainda tem um contrato com o Ryder Cup Europe LLP para estender as atividades do grupo para o novo ciclo de jogos até 2014. 
Ray Whelan foi libertado da 18a. DP (Praça da Bandeira) na última terça-feira (8), após pagar fiança de R$ 5 mil e por determinação de um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). A prisão temporária de cinco dias foi expedida pelo Juizado Especial do Torcedor, mas a desembargadora Marília de Castro Neves Vieira, considerou a prisão ilegal, pois desobedeceu o princípio da proporcionalidade. A Justiça reteve o passaporte de Whelan. Em nota, a Match informou nesta quarta (9) que Whelan vai devolver a credencial da Fifa. 
O franco-argelino Mohamed Lamíne Fofana, acusado de chefiar a quadrilha e preso no dia 1º de julho, segue detido no Complexo Penitenciário de Bangu, junto com outros 10 membros da máfia dos ingressos. A Justiça negou o habeas corpus de Lamine Fofana, permitindo o pedido de prisão preventiva pela PC, já que o prazo de prisão temporário do suspeito encerra nesta quinta (10).



Andrew Jennings disse que tem documentos importantes e pretende entregá-los ao MP


 Cláudia Freitas



O jornalista e escritor britânico Andrew Jennings, que publicou dois livros - "Um Jogo Sujo" e "Um Jogo cada vez mais Sujo" - revelando o esquema ilegal de venda de ingressos para a Copa do Mundo no mercado paralelo internacional, pelo Grupo Match em parceira com a Fifa, já se colocou à disposição da Justiça do Rio para ajudar a reunir provas contra as empresas estrangeiras. O promotor responsável pelo caso, Marcos Kac, disse que a contribuição de Jennings pode ser importante para as investigações em andamento. 
Jennings disse nesta sexta-feira (11/7) ao Jornal do Brasil que tem documentos que incriminam a Fifa e a Comissão Brasileira de Futebol (CBF) na máfia dos ingressos e que pode entregá-los ao MPE.  Segundo Jennings, se a Polícia Civil e a Justiça pressionarem o diretor executivo da Match Hospitality, Raymont Whelan, vai conseguir desvendar a máfia da comercialização ilegal de entradas para o Mundial, que acontece desde o ano de 1986, segundo o britânico. Quanto a possibilidade de Ray Whelan fugir do Brasil usando alguma aeronave particular, Jennings diz que os "Blatters" (se referindo à Joseph Blatter, presidente da Fifa, e seu sobrinho, Phillip Blatter, um dos sócios do Grupo Match), vão fazer de tudo para ajudar o executivo da multinacional sair de território brasileiro antes de qualquer interrogatório. 1 / 10
Vazamento de informações podem ter ajudado Ray Whelan
A Polícia Civil do Rio disse nesta sexta (11) que acredita no vazamento de informação que facilitou a fuga de Ray Whelan do hotel Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade, após sua prisão ser decretada pela Justiça, na tarde da quinta-feira (10). Whelan está envolvido com a venda ilegal dos ingressos da Copa no mercado negro internacional e foi indiciado pelos crimes de  cambismo e associação criminosa. Um vídeo gravado pelos policiais mostra que Whelan abandonou a sua suíte no hotel às pressas, deixando a televisão ligada e as malas sob a cama.
O promotor Marcos Kac aconselhou a Polícia Civil a procurar a ajuda da Polícia Federal para evitar uma possível saída do executivo do país. Os policiais federais atuariam na inspeção das aeronaves particulares, já que Whelan teve o seu passaporte apreendido pela Justiça. O vídeo gravado pelos policiais da 18a. DP (Praça da Bandeira) também revela que Whelan deixou o luxuoso hotel por uma portaria usada apenas pelos funcionários, na companhia do seu advogado Fernando Fernandes. Após avaliar as imagens, a polícia também levantou a hipótese de processar Fernandes por facilitar a fuga do seu cliente.
Rumores dão conta de que uma aeronave particular, de propriedade de um diretor da Fifa, já teria partido com Ray Whelan para destino ignorado, inclusive deixado o país. A Polícia Federal e a Polícia Civil dizem desconhecer a informação. 



Andrew Jennings
Andrew Jennings
Pelas explicações da Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, a logística do esquema de inspeção das aeronaves é feita dentro das limitações legais e nos aeroportos oficiais. Segundo a PF, houve a inserção das informações de Raymont Whelan no seu sistema de procurados e se o executivo tentar embarcar em qualquer aeronave nos aeroportos do Rio, inclusive no Aeroporto de Jacarepaguá, de onde partem os jatos particulares, será identificado e impedido de seguir viagem. A Ascom da PF ressaltou que a diligência ativa, ou seja, a busca e captura de Whelan, é de responsabilidade da Polícia Civil, que deve manter a vigilância nos helipontos particulares.   
Jornal do Brasil entrou em contato com o hotel Copacabana Palace para questionar o pagamento da estadia de Ray Whelan, se foi feito de forma particular ou por alguma empresa nacional ou estrangeira. O hotel se recusou a fornecer qualquer informação sobre o executivo da Match. "Liguem para a Match ou para a Fifa, mas o hotel não está autorizado a dar informações sobre clientes", disse a Assessoria de Comunicação do Palace.
Ainda nesta sexta (11), o promotor Marcos Kac levantou a possibilidade das condições de fuga de Ray Whelan do hotel Copacabana Palace, serem avaliadas pelo Ministério Público Estadual. Segundo o promotor, o hotel deve ser questionado sobre a estadia de Whelan. Kac disse que, para as autoridades policiais e Justiça o hotel não poderá sonegar informações. "Senão estariam inseridos em um crime capitulado na própria Lei de Organização Criminosa". 
>> Copacabana Palace deve prestar esclarecimentos à Justiça na fuga de Whelan
Justiça nega habeas corpus
O Plantão Judiciário do Rio negou nesta sexta (11) o pedido de habeas corpus ao inglês Raymond Whelan. Segundo as primeiras informações da polícia, Whelan teria saído pela porta dos fundos do hotel por volta das 15h, uma hora antes da chegada dos policiais. Dos 12 indiciados por integrar a quadrilha, o executivo inglês era um dos dois que estava em liberdade graças a um habeas corpus concedido terça-feira (8). O outro era o taxista Marcelo Pavão da Costa Carvalho, que se entregou à tarde à polícia.
Na quinta, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público e determinou a prisão dos envolvidos na máfia dos ingressos, inclusive de Ray Whelan. A ordem de prisão foi emitida pela juíza Joana Cortes, do Juizado Especial do Torcedor. O único que não teve o pedido de prisão solicitada pelo Ministério Público foi o advogado José Massih, por ter colaborado com as investigações e já está em liberdade.
O inquérito da Operação Jules Rimet foi recebido na quarta-feira pelo Ministério Público. Doze presos, incluindo o CEO da Match Services, única autorizada pela Fifa para comercializar os tickets, Raymont Whelan, foram indiciados pelos crimes de cambismo e associação criminosa. Ontem, a polícia pediu a prisão preventiva dos detidos desde o início da operação no Rio de Janeiro e em São Paulo.



Obra do jornalista britânico Andrew Jennings
Obra do jornalista britânico Andrew Jennings

>> Os bastidores da Fifa nas vendas de ingressos para a Copa no mercado negro
O caso traz à tona outro, que ocorreu há dois meses e que até agora não teve desfecho: um sargento do Corpo de Bombeiros foi flagrado vendendo ingressos para a Copa mas, até agora, o inquérito está parado.
>> Cambista na Copa: dois meses depois, bombeiro ainda não foi julgado

Veja mais reportagens sobre o caso Match/Fifa:
>> Jennings sobre Ray Whelan, da Match: "Ele sabe de absolutamente tudo"
>> Executivo da Match, Ray Whelan foi contratado pela CBF na gestão de Teixeira
>> PGR diz que relação entre Match e Fifa é privada e não tem autonomia sobre ela

Na quarta (9), o JB publicou uma reportagem revelando o Relatório Anual e o Demonstrativo Financeiro da Match referente ao ano de 2012, onde é detalhado um empréstimo da Fifa à empresa no valor de US$ 10 milhões, para ser investido no serviço de hospitalidade na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O documento foi enviado pelo jornalista e escritor britânico Andrew Jennings. O empréstimo, detalhado na página 19 do relatório, no item "Valores a vencer após um ano", foi feito de forma generosa, sem cobrança de juros e com o prazo de pagamento total para janeiro de 2015.
O conteúdo do relatório da Match destaca que grupo atua como provedor de serviços e agente de vendas para o fornecimento de soluções para acomodação, ingressos, transporte e hospitalidade para "Titulares de Direitos" e "Comitês Organizadores" dos maiores eventos esportivos internacionais. No tópico "Revisão dos negócios", é esclarecido que o grupo, este ano operando sob contrato com a FIFA para o "Escritório de Acomodação da FIFA", o grupo, esteve diretamente envolvido nos eventos da FIFA sub-17 Copa do Mundo México 2011; FIFA sub-20 Copa do Mundo Colômbia 2011; Copa do Mundo feminina da FIFA 2011; Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2011; Copa do Mundo da FIFA 2014 Brasil (sorteio Preliminar); Congresso da FIFA 2011. Além desses trabalhos, o grupo ressalta que tem um contrato "de longo termo" com a Fifa por meio da subsidiária Match Services AG, para prover acomodação, ingressos e solução informática para a Copa do Mundo no Brasil, assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, também no país. O grupo também vendeu pacotes de viagem e acomodação para os jogos da "Ryder Cup" em 2012, no Medinah Country Club, em Illinois, nos Estados Unidos. E ainda tem um contrato com o Ryder Cup Europe LLP para estender as atividades do grupo para o novo ciclo de jogos até 2014. 
Ray Whelan foi libertado da 18a. DP (Praça da Bandeira) na última terça-feira (8), após pagar fiança de R$ 5 mil e por determinação de um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). A prisão temporária de cinco dias foi expedida pelo Juizado Especial do Torcedor, mas a desembargadora Marília de Castro Neves Vieira, considerou a prisão ilegal, pois desobedeceu o princípio da proporcionalidade. A Justiça reteve o passaporte de Whelan. Em nota, a Match informou nesta quarta (9) que Whelan vai devolver a credencial da Fifa. 
O franco-argelino Mohamed Lamíne Fofana, acusado de chefiar a quadrilha e preso no dia 1º de julho, segue detido no Complexo Penitenciário de Bangu, junto com outros 10 membros da máfia dos ingressos. A Justiça negou o habeas corpus de Lamine Fofana, permitindo o pedido de prisão preventiva pela PC, já que o prazo de prisão temporário do suspeito encerra nesta quinta (10).