7.11.2014

Alemanha ensina fair play com futebol sem firula e respeito

Mesmo diante de um time esfacelado, alemães foram objetivos e mantiveram postura em campo

Terra

000_DV1813789.jpg
A aula aplicada pela Alemanha na goleada por 7 a 1 sobre o Brasil ultrapassou os limites táticos, técnicos e psicológicos. Da postura em campo à repercussão no dia seguinte ao jogo histórico, os alemães ensinaram o que é fair play no futebol.
Ganhando de 5 a 0 em 30 minutos, a Alemanha não fez uma firula até o final da partida mesmo diante de um time esfacelado, tonto e perdido em campo. Continuou trocando passes objetivos e os dribles sempre foram para a frente. Manteve o domínio do jogo em busca de mais gols, não em humilhar o adversário.

O placar de 7 a 1 é consequência desta proposta. A cada gol, a comemoração era controlada. Ao final da partida os jogadores tiraram selfies no Mineirão, mas evitaram uma festa efusiva. Foram aplaudidos pela torcida brasileira.

O zagueiro Metersacker admitiu um relaxamento natural com a facilidade que se apresentou a partida e a vitória poderia ser ainda maior. Mas o técnico Joachim Löw acredita que todo o grupo manteve o foco e a postura correta no segundo tempo inteiro.

“Na realidade, não foi uma euforia. Todos estavam felizes e satisfeitos pois conseguíamos sentir que esse resultado já representava a vitória. Não perdemos a noção da realidade, apesar da felicidade no vestiário”, disse.

O fair play alemão teve sequência na repercussão da goleada. Em todas as entrevistas pós-jogo não houve um provocação, uma declaração que tentasse diminuir o Brasil pela humilhação em campo. A palavra respeito passou a ser empregada em cada discurso, e Löw lembrou que viveu frustração semelhante em derrota na semifinal de 2006 em casa.

No dia seguinte à vitória, na última quarta-feira, mais manifestações neste sentido. Podolski, que não participou o jogo por contusão, postou uma mensagem pedindo “cabeça erguida e respeito a amarelinha com sua história e tradição”. Até o site da federação, em uma mensagem cortês e sem nenhuma ironia, agradeceu a hospitalidade recebida no Brasil e lembrou que passou o mesmo em 2006 e conseguiu se recuperar.

A postura ajudará a Alemanha a ganhar a torcida brasileira na final mesmo depois de 7 a 1. Rivalidade com a Argentina à parte, os alemães desde a preparação na Bahia mostraram-se simpáticos e agradeceram a recepção no Brasil. Por mais traumática que tenha sido a goleada, os alemães evitaram o papel de carrascos sujos e malvados na história do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: